Angola admitida como membro da OPEP
14-12-2006 | Fonte: Angop
A República de Angola foi hoje admitida como membro de pleno direito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), durante a 143ª conferência extraordinária desta instituição, que decorre em Abuja, Nigéria.

Na reunião, Angola está representada por uma delegação encabeçada pelo ministro dos Petróleos, Desidério Costa(na foto), e que integra técnicos seniores do seu sector.

A propósito da adesão do país à organização petrolífera, em recentes declarações, o ministro Desidério Costa disse que o acto garante que, na qualidade de produtor, Angola não fique isolada do mundo. Referindo-se à política de preços, disse não depender do facto do país estar ou não filiado à OPEP. "Existe uma política estabelecida pela organização e os demais países, filiados ou não, apenas se sujeitam a respeitá-la".

Com uma produção actual de 1,4 milhões de barris por dia, Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana, atrás da Nigéria, prevendo os responsáveis do sector que possa atingir uma produção de dois milhões de barris diários em 2007 devido ao início da exploração de novos poços.

A zona marítima ao longo da costa angolana está dividida em 74 blocos de exploração, em águas rasas, profundas e ultra-profundas, dos quais apenas cerca de três dezenas estão actualmente em operação.

As reservas petrolíferas do país estão estimadas em cerca de 12,5 mil milhões de barris.

Em 2005, o sector petrolífero angolano representou 90 por cento das exportações e metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país, sendo ainda responsável por 80% das receitas fiscais.

Integram a OPEP, além de Angola, Argélia, Arábia Saudita, Emiratos Árabes Unidos, Iraque, Irão, Líbia, Indonésia, Nigéria, Venezuela, Koweit e Qatar.
 
Comentários
Quer Comentar?
Nome E-mail ou Localização
Comentário
Aceito as Regras de Participação