Luanda celebra 432 anos
25-01-2008 | Fonte: Angop
A cidade de Luanda, capital de Angola, assinalou esta sexta-feira o seu 432º aniversário.

Fundada a 25 de Janeiro de 1576 pelo governador português Paulo Dias de Novais, a região de Luanda era vista como ponto estratégico no comércio entre África, Europa e Américas.

No início, os portugueses estabeleceram-se na ilha do Cabo, à entrada da Baía de Luanda, sendo depois transferidos para o continente, devido às melhores condições de povoamento.

Invadida pelos holandeses em 1641, a cidade foi reconquistada por Salvador Correia de Sá e Benevides, em 1648, com uma armada de 12 navios e 1200 homens.

Nesta ocasião, o nome da povoação foi alterado para São Paulo de Assunção de Loanda, pois a reconquista deu-se no dia da Assunção da Virgem Maria.

Em 1662, Luanda é elevada à condição de cidade, tendo seus moradores privilégios iguais aos dos cidadãos do Porto, em reconhecimento ao papel decisivo de seus habitantes na reconquista de Angola.

Durante muito tempo, a economia de Luanda girou em torno do comércio de escravos e da exploração do marfim, perfil este que foi alterado com a conquista de novas terras no interior e com a construção do Caminho de Ferro até Malanje, abrindo novas possibilidades para o comércio.

No século XX, Luanda experimentou a prosperidade e a estagnação. Se em meados da década de 1960 a cidade era uma das mais belas e desenvolvidas de todo o continente africano, após a independência e a guerra civil a situação mudou.

Projectada para uma população de 600 mil habitantes, Luanda suporta, actualmente, cerca de cinco milhões de moradores, na sua maioria saídos de outras zonas do país por causa da guerra.

Deste fenómeno emergiu a cidade em profundos problemas sociais, como a falta de água potável e de energia eléctrica em alguns bairros, problemas de saneamento básico, constantes acumulações de lixo, ausência de infra-estruturas e de habitações, a destruição dos espaços verdes bem como as construções anárquicas em todo o perímetro da capital.

Contudo, para fazer face à carência habitacional e acudir outras situações, o Governo alargou a capital com o projecto conhecido como Luanda Sul, onde foram construídas mais de 2500 residências.

Na mesma senda, o Governo está a implementar cinco programas de reabilitação das vias estruturantes e terciárias da cidade, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos.

Os projectos compreendem estruturas, drenagem, iluminação pública, levantamentos topográficos, travessias áreas para pedestres, entre outros.

No capítulo do saneamento básico, com vista a melhorar a qualidade de vida dos munícipes, o Governo da Província de Luanda tem procurado investimentos conducentes a uma cada vez mais eficiente limpeza do meio, que passa pela melhoria dos métodos de recolha do lixo, em cumprimento a um programa aprovado em Conselho de Ministros.

Luanda está actualmente dividida por nove municípios designadamente, Ingombota, Maianga, Rangel, Samba, Sambizanga, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Cacuaco e Viana.
 
Comentários
Quer Comentar?
Nome E-mail ou Localização
Comentário
Aceito as Regras de Participação