FAA recuperam equipamento militar da UNITA
17-04-2006 | Fonte: A Capital
As Força Armadas Angolanas estão a ser apetrechadas com equipamento militar de última geração adquiridos pela UNITA no âmbito do seu esforço para sustentar a guerra contra o Governo, soube o Semanário A Capital de fonte militar.

De acordo com a fonte, já foram enviadas à Cote D’Ivoire, onde estavam guardados os meios militares que agora passam a fazer parte da estrutura orgânica das FAA, três missões militares, tendo sido a primeira chefiada pelo General Jacinto Bândua.

Do lote do referido equipamento fazem parte peças de artilharia de última geração e meios blindados que a UNITA não pôde fazer entrar no território nacional, um pouco por causa das sanções que sobre ela impediam.

A fonte admitiu que estejam em curso demarches para determinar o país onde eventualmente estejam os hipotéticos meios aéreos de que muito se falou a UNITA ter comprado nos anos em que o país esteve em guerra.

Por outro lado, a mesma fonte avançou que importantes meios de defesa anti-aérea das FAA foram oferecidos à Republica de Cuba no ano passado por solicitação das autoridades daquele país caribenho.

As remessas foram feitas entre os meses de Setembro e Dezembro do ano passado sob fortes medidas de segurança, tendo o material bélico sido enviado no período da noite para não despertar a curiosidade da população. Entre os meios oferecidos conta-se os famosos “Quadrat” cruciais na contenção da relativa supremacia aérea que o exército sul-africano detinha sobre o exército angolano, sendodefinido como infalível no abate dos alvos aéreos.
 
Comentários
Quer Comentar?
Nome E-mail ou Localização
Comentário
Aceito as Regras de Participação