altomarinho (lisboa): nos sabemos que samakova diz a verdade sobre estas situações e só peca pela sua fraca amplitude,mas que é na realidade muito pior. ABAIXO A DITADURA ,E OS SEUS PRETAGONISTAS
Amilcar (Lisboa): O Dr Samakuva demonstrou mais uma vez maturidade politica ao focar os problemas reais que afectam os Angolanos, mpor isso quero enviar-lhe o meu muito obrigado, numa hora como esta conturbada para o nosso pais cabe aqueles que tem uma visão mais clara do mundo explicar a atual situação que Angola vive, falasse do crescimento economico é verdade ele existe mas em termos macroeconomico, porque tal crescimento não afecta o povo, por isso é necessario que o estado Angolano crie politicas microeconomicas para tentar minorar sofrimento do povo Angolano, sou assim puderemos dizer que Angola esta a crescer. senão vejamos bastou em Luanda chover para que toda a porcaria mal feita viesse ao de cima, não basta tapara buracos ou contruir mil edificios que nos proximos 10 anos viram a cair, o que é preciso fazer é criar condições para que os Angolanos estejam sempre em primeiro, como criar emprego, melhorar os salarios de quem ja trabalhar, melhorar as pensões dos nossos idosos e militares na reforma, melhorar o sistema educacional para que a corrupção existente diminua, melhorar a politica de protecção das nossas crianças,em suma é preciso que os nossos dirigentes ganhem juizo para conseguirem fazer alguma coisa para que os Angolanos possam dizer valeu apena. 1º O ANGOLANO, 2º O ANGOLANO, 3º O ANGOLANO O ANGOLANO SEMPRE LEMBRAM-SE DESSA FRASE? PENSEM
Lìder (Luanda): Dr Samakuva mesmo nao sendo militante do seu partido, mas sempre fui um grande admirante seu pela sua educacao e cultura democràtica, agora acho que està na hora de comecar a ser um pouco mais agressivo, a muito mais para se criticar deste governo do que as suas palavras de sempre. PS: Gostei quando fizeste a comparacao JES Salazar, continue um pouco mais agressivo
comanda buato (malange): o povo angolano 5ano e ja muito vcs cao povo guerilheiro ja chego mometo de naser novo rebelhao nao a mudaca sem revolocao
MANSANGA MA LAU- mbisa kanana : Falta muitas coisas para que os fanaticos do sistema reconhecam que a democracia policiada em angola, nao corresponde com as perspectivas do povo. essa politica de declarar em todas coisas que , desde que a guerra acabou, fizemos isso ou pretendemos fazer aquilo é mais um ALIBI que os ALI BABA, pretendem confundir o povo. como já disse uma vez, o ISRAEL, A COLOMBIA, o PAQUISTAO , a INDIA etc...sao paises que sempre tiveram crises militar, mas o desenvolvimento deles justifica a boa governacao. nao me venham a dizer o OGE do Estado angolano a 100% serviu para o esforco da guerra. provincias do litoral e luanda que nao conheceram a guerra ,as um municipio como KAZENGA com a populacao maior que a provincia do MOXICO mas o MPLA nem um hospital conseguiu a construir. a que se deve isso? o programa da unita nao pode ser posto no ar, antes do inicio oficial das campanhas eleitoral, dali seria um erro PORQUE OS INCAPAZES DO MPLA, VAO COPIAR TUDO. mas o exemplo vivo do programa da unita, foi revelado pelo S. VELOSO que pôs os vossos jornalistas em prova para que vao verificar IN LIVE que : enquanto os doentes angolanos sao transportados no carro de mao- bruète- trota, lá no parking as ambulâncias estao a secar com o solo e molhar com chuvas- medidas tomadas por mpla; enquanto que a populacao morre por falta de medicamentos, contentores a se estragarem que compraram com o dinheiro do povo, enquanto que vem um aparelho sofisticado para o povo, o vosso lider manda suspender a sua montagem. é isso ali que a unita, pretende acabar.
malagino : para reforcar o irmao que me antcedeu e dar uma licao ao salazar dos santos presidente do mpla que a arma de uma nacao e o capital humano e nao petroleo dar formacao aos angolanos ,coisa que voce nao quer porque prefer ver os angolanos no obscurantismo so assim que conseques reinar seu criolo
YOLUKA : Amigos, eu nao entendo muito sobre o campo economico mas tenho um ponto a realcar neste espaco. O ZeDu referi-se ultimamente no Guine Equatorial de que a arma do desenvolvimente destes dois apises e o petrolio, eu digo que este presidente da republica de angola esta muito enganado! A arma do desenvolvimento de um pais no meu entender nao e as riquezas que esta pais possui. A namibia, posso no meu entender dizer que esta na via de desenvolvimento em relacao a muitos paises do mundo e um desenvolvido em relacao angola. Mas eles nao tenhem riquezas que nos temos. O recurso humano e o maior que um pais pode oferecer para o desenvolvimento e nao petroleo etc. O ZEDU deve mudar de estrategia fora do qual, entao que de o poder aos mais jovens.
Critico : Lendo certos comentarios dos simpatizantes do Mpla, so me resta dizer que precisamos um novo governo. Angola precisa embarca-se muma revolucao do desenvolvimento humano, somos uma nacao de analfabetos.
Santinho (Luanda): Tudo regrediu, onde até os brigadistas ou o pessoal envolvido sacrificadamentre nas eleições não recebe salários é mesmo só em Angola. O orçamento foi aprovado pelos deputados e salários não existem. No entanto o CTE foi pago isto é o MPLA transferiu dinheiro para esta empresa mais não para pagar salários
LUYEYE lua SOLE : Muitos querem dar licão democratica à oposicão,exigindo mais do que a oposicão hoje tem feito.Mas quem vos disse que angola é um PAIS democratico?Muitos desses professores da democracia versus mpla,aqui neste site,não querem ouvir falar de alternancia do poder,não querem descentralizacão do poder.Exigem programas de governacão da UNITA,sem que ninguem saiba precisamente quando é que as eleicòes terão lugar.Eu não sou do mpla,mas conheco a visão politica global do mpla,por isso qualquer angolano bem informado pode muito bem conhecer as linhas mestres da visào politica da UNITA,mas tacticamente,é prematuro um partido falar de todos detalhes de governacão quando ninguem sabe da data de eleicòes,porque até que o dia D chegue,pode haver alteracões consideraveis na cena politica.Imaginem que as eleicões venham a ter lugar em 2012,para que comecar a falar agora,num PAIS onde existe uma falsa democracia. Um cidadão com um cerebro sã,deve ajudar a conquista de reformas,criticar o governo,mas não é todo tempo culpabilizar a oposicão.O Mano SAMAKUVA fez referencia à situacões concretas,qualquer angolano de boa fé pode sim reconhecer isso.imaginem,mesmo no espaco virtual somos obrigados a comentar como anonimos,acham isso saudavél para a democracia?
sim mais velho (nos tambem): Estamos a procura do sr. q se ident. com AGUAS, o kota que nos antecedeu tem razao, e nos lhe procuramo, voce é a pessoa que pensou no futuro nesta pagina pensaste no dia dos nossos netos. queremo contacto.
sim mais velho (nos tambem): Estamos a procura do sr. q se ident. com AGUAS, o kota que nos antecedeu tem razao, e nos lhe procuramo, voce é a pessoa que pensou no futuro nesta pagina pensaste no dia dos nossos netos. queremo contacto.
sim mais velho (nos tambem): Estamos a procura do sr. q se ident. com AGUAS, o kota que nos antecedeu tem razao, e nos lhe procuramo, voce é a pessoa que pensou no futuro nesta pagina pensaste no dia dos nossos netos. queremo contacto.
ooooh pa (canawa): OOOOlha AGUAS, esta é para ti...apartir de agora AGUAS você é meu amigo, por que de todas as bocas que mandaram aqui no site , a sua é que valeu à rir meu, por que nâo falaste de confusâo, de odio, de estiga, de insultos, das negativas de ninguem mas você focou a unidade e desenvolvimento do país, epa me mandas o seu numero de fone ou caixa elektro. para lhe conhecer melhor.aguardo
ooooh pa (canawa): OOOOlha AGUAS, esta é para ti...apartir de agora AGUAS você é meu amigo, por que de todas as bocas que mandaram aqui no site , a sua é que valeu à rir meu, por que nâo falaste de confusâo, de odio, de estiga, de insultos, das negativas de ninguem mas você focou a unidade e desenvolvimento do país, epa me mandas o seu numero de fone ou caixa elektro. para lhe conhecer melhor.aguardo
Kuiluanje : Neste preciso momento o senhor SAMAKUVA,é quem têm monstrado, mudança democratica alternativa, ,Olhem nos ja nao aceitamos o malabarismo,anti-democratico presente. Este pais sou ira para frente,se existir uma verdadeira uniao fraternal. Somos todos Angolanos do MPLA,UNITA,FNLA,etc. mais nao combino, com estes novos ideais, e caricaturas ai presente.Abaixo o capitalismo selvagem inplantado, em que os mais fracos sao victima,deste sistema usurpador, lapidador, da riqueza dos Angolanos.FIlho do M. revoltado.
DELFIM (luanda): Há de facto um retrocesso neste processo democrático. Senão vejamos. A Unita até hoje não sabe que líder levará às aleições. Samakuva ou chivucuvucu? Retrocesso? até hoje não se sabe o que a Unita fará com os 16. Retrocesso? Até hoje não se sabe qual o projecto da Unita para o futuro. Nem programa de governo têm. Retrocesso? Onde param os militantes da Unita no Huambo, Bié, KK, Huíla e Benguela, onde não há actividade política? É mesmo retrocesso. AKA
Pedro Andrade (luanda): Samakuva, estou contigo, este governo esta corrompido e apenas satisfaz os interesses dos que dele fazem parte, em especial os LIBANESES, CHINESES e RUSSOS, e isso sabemos sao mafias e traficantes de droga. TENS O MEU VOTO NAS PROXIMAS ELEICOES, Angola tem de mudar
Isabel (Lisboa): Já lá vai a altua em que o MPLA era o Povo e o povo era o MPLA, Somos uma familia Angolana e na certa temos todos pensamentos e ideais políticos diferentes, felizmente! Logo por isso acho que qualquer partido que venha trazer á tona situações anti-democráticas e violações dos direitos humanos é sempre bem vindo. Só assim é que certas mentalidades "atrasadas" podem encontrar a luz da sabedoria e da maturidade.
kavalandunga (lx): Samukuva tem dado lições de politica, aos restantes lideres politicos angolanos e até ao própio povo angolano, meus amigos temos de ser mais coerentes, comentar com fundamento, dizer mal por dizer, ou só porque Samukuva representa outro partido que não o nosso, não é coerente, as pessoas têm que olhar para Angola com esperança, de que um dia vai melhorar e tem que se procurar alternativas, tudo que tem muito tempo tem vicios, e o poder não escapa a essa regra, o governo do MPLa é um governo viciado, estaõ desde 1992 no poder já mostraram aquilo de que são capazes (quase nada), é hora de deixar Samukuva entrar e mostrar aquilo de que é capaz e se não for capaz de muito, então nas próximas eleições saí, é assim que funciona a democracia, pena que em Angola esta tarda em afirmar-se. Não se pode temer o futuro com base no passado, quem assim pensa é covarde e não quer o melhor para angola, é hora de olhar em frente esquecer as magoas da guerra e acreditar num futuro melhor.
Kissonde : Para o meu caro amigo e produto mampela,o Mbisa sempre lhe quero dizer que em Angola poucos sabem o que se passa e depois falam sem conhecimento de causa. Por isso, eu que vi com os meus olhos na RPT em Portugal uma reportagem em que os Migs do Mpla bombardearam o Huambo quando a Unita controlava e as bombas cairam mesmo em frente do Hospital e em casas de habitação e mataram pessoas. Eu vi um velhote tirar um rapaz sem vida com 17 anos e gritar:"Meu Zezito, Meu Zezito!" E depois esse velhote foi entrevistado e ele pediu:"Senhor Presidente José E. Santos. Porque nos bombardeiam? Nós somos do Mpla". Então a Unita afinal não era o que vocês mampelas propagam, porquanto exitiam mampelas assumidos nas zonas da Unita. E porque o mpla não autoriza Televisões privadas? Têm medo destas imagens aparecerem e serem desmascarados? Vamos mas é lutar pela Democracia e deixar de acusar a Unita de ter partido 75% do território, porque isso é Demagocia. Agora dizer quem partiu mais, eu não sei nem me interessa já. A mim interessa-me o desenvolvimento de Angola, a Democracia e a Liberdade do povo angolano. E acabar com a miséria! Força Samakuva, a luz ao fundo do tunel!
Aguas : A partir de hoge deixei de ser Angolano.Angolanos irmãos de outra hora aproveitem estes valorosos quadros sejam eles da Unita,Fnla e tantos outros por Angola fora.Inteligencia,talento até mesmo esperiências ainda existe em alguns Angolanos de verdade,pensem e repensem deiam volta ao mal e joguem no seguro para o futuro dos vossos filhotes.
fd-uige : Amigo anonimato do Lobito, se o sr. vive noutro planeta e não vê o que se passa em Angola não comenta. Talvez o sr. só tem uma refeição por dia, o seu salário é uma miséria e de palapala não passa. Favor não comenta mais nada. As mortes por chuva é sinal de má governação, as greves dos professores são factos de uma vida economica e social degradada. Tudo que o Presidente Samakuvo disse é a verdade e são factos visíveis a olhos de todos.
Angolano na diáspora (masteracf@yahoo.com): Meus caros amigos o Dr Isaías tem muita razão, nesses comentários que ele faz, para um como Angola poder caminhar bem, mais bem mesmo no verdadeiro sentido da palavra é necessário que reina a democracia a todos os níveis, porque se assim não for estaremos perante a um País perturbado e mediocre. Eu antes de fazer os meus comentários tenho lido alguns comentários que me fazem ficar triste.E gostava de deixar aqui algumas dicas: antes de começarem a escrever, pensam no tema e façam uma lista de ideias de todo que está relacionado com a temática e depois disso façam uma pequena Introdução. Para depois desenvolver e concluir. Um abraço, Master
KISONDE- e o povo : meu irmao kisonde ou zeca ongiva, lhe admiro bastante com o amor e euforia que tens apresentado ao defender os principios do GALO NEGRO. isto é a democracia e liberdade de expressao. mas uma vez que condenamos e criticamos os outros pelos seus erros, também devemos atentamente olhar ao nosso lado e vermos as nossas falhas. como tens dito que o fanatismo e obscurantismo é o mal da maioria dos que compoem essa patria nossa "a terra mae", mas de um lado ao outro muitos democratas declarados nao se safa desse mesmo fanatismo como o meu irmao KISONDE que parabeniza tudo que faz a referência do SAPO NEGRO- desculpas pelo erro GALO NEGRO. será que em nenhuma ocasiao constataste os erros dos nossos galos e da oposicao em geral? na Franca a tendencia esquerdista na legislacao JOSPIN viu que para destruir o muro do gericó, era nescessário uma uniao; e A MESMA UNIAO dita esquerda unida, ecrasou e destruiu o murro do gericó que é a direita. e vice-verssa a direita unida em UMP- conseguiu de consolidar o seu objectivo vingando os esquerdista. a vitória do UMP- uniao da maioria présidencial. toda oposicao desorganizada acaba num fracasso. acho eu, que a UNITA cavalgando sozinho ou bem colaborando secretamente com o regime que pretende detronar isso será o fin da oposicao. nesse preciso momento o SAMAKUVA mal dirige o movimento e nem estratégia tenhem para destruir o gigante mpla. hoje estamos a ver o episódio KABANGO estamos prestos para voltar na época do canibalismo. amanha quem sabe o que vai acontecer nos outros como o SAPO ou GALO NEGRO. sem olvidar as armas nas maos dos incautos, a comunicacao social comunista, os simbolos da nacao que tudo nos recorda do comunismo, e que a tal unita mantém a boca fechada. isto é a vitória completa do MPLA- PARTIDO DO TRABALHO SOB OLHADA SILENCIOSA DO AGOSTINHO NETO E DE VLADMIR LENINE.
Minglay (Do Catambor(catambor01@hotmail.com)): Vejo que es um lider muito bom intelectualmente, mas falta-te carisma. Talvez porque Savimbi nos habituou assim, mas as tuas palavras carregadas de razao é verdade,nao tocam no fundo do coraçao aos Angolanos. Se a democracia retrocedeu, isso deveu-se em parte a oposição fraca que o nosso país tem.Fragilizada ainda por cima com quisílias internas, disputas pelo poder no interior dos partidos, a falta de união, as tendencias regionalistas e tribalistas, etc,etc.para o bem do país precisamos de uma oposiçao aguerrida, convicta,compacta e unida.Desta forma ajudaria nao so a sociedade, mas ate o proprio eMe. Precisas ser mais demagogo e agressivo Sr samakuva.Um candando para todos!!
nelson-brasil : aparece com outras informaçôes , pois estas da não reflexâo economico no padrão de vida da classe menos favorecida já havia dito . assim , é do conhecimento de todos que há de facto um grande retrocesso no que concerne o processo democratico , tendo em vista a grande valorização ou apoio que noisso governo vem tendo de países que fizeram parte do bloco comunista como ucrania , china , romenia , etc , não existe liberdade de emprensa .
Mbisa Kanana (Luanda): Aumento da pobreza é que não há pois cada dia que passa o nível de vida dos pobres vai sendo influenciado positivamente. Realmente o crescimento da economia não tem o impacto esperado na vida das populações a não ser meia dúzia de gatos pingados que pensam ser os donos de todos nós. Há necessidade de incrementar as medidas de correcção e controlo da pobreza pois nos relatórios é tudo muito bonito mas na prática não vemos ninguem FAZER ACONTECER. Os Kwachas que ajudaram em 75% transformar muitos angolanos em pobres também deviam arregaçar as mangas com programas credíveis, pois pelo blá blá habitual nota-se que não têm traquejo para lidar com factos que atentem a uma boa governação em Angola.
cleo (namibe): estou de acordo com o sr.isaias samakuva,há muito que deixou de haver democracia em angola e se há não é para todos.
Mwata Mwatchilwange (Luanda): Parabéns Dr Isaias Samakuva, é preciso dizer as coisas tal como se segue na realidade. A Democracia retrocedeu, porque já não há oposição em Angola. Mfulumbinga Lando Victor era oposição Radical depois de morrer Dr Jonas Malheiro Savimbi, os Angolanos agora passaram para meros miseraveis. Até quando ??????? Pobreza extrema num pais onde , segundo se diz mais rico do mundo: Diamantes, Petroleo, Café, Madeira,uranio até mercurio e água para oferecer ao Planeta terra. Tudo quando falaste é verdade, mas esta onde a vossa oposição ???? Zé esta sempre a vos tribular, eleições em 2005, depois 2006 agora 2008, depois sera 2014, ondem anda a oposição ?????
Bandalha no ministerio de trabalho (Indemnização desviada): A Unita tem que saber fazer a oposição com Mpla.Denuciar o que está andar mal em Angola.controlar o partido opositor das sua promeças do bem estar do povo e não realizadas.defender para diciplinar a justiça.Procurar ganhar votos no povo através dos erros cometidos nos outros partidos opositores: Um grande Exemplo, A Bandalha no Ministerio de trabalho, os antigos trabalhadores Angolanos na Antiga Republica Democratica Alemão, uns estão sem a sua indemnização. o governo Alemão está a espera quém lhe solicitar a relação a isso para falar a verdade. Os antigos Militantes do Mpla FPLAs estão sem a sua indemnização.A Unita causo não souber fazer bem a oposição com o Mpla, o Partido irá realmente na urna com bolsos furrados, é uma pena.O Mpla é um partido dos varoes vigosos inteligentes. Abre olhos kuachas. Viva MplA Viva Mpla.
Yietutantete-París : Outra coisa! além da língua dos portugueses, para o desenvolvimento integral dos povos Africanos, necessitamos falar como simbolo da identidade Angolano e dos Bantus. Qual é essa lingua? Se olhamos pela dimensao histórica do reino do Kongo que abarcava a actual Angola, Kongos (Democrático e Brazavill), Gabao, onde actualmente perdura esta língua Kikongo, e com uma cultural intelectualmente forte, para o bém de todos os Angolanos, sem ar de separaçao ao contrário como forma de unir os Bantus, falemos a língua KIKONGO, KIKONGO!!!!!!
Eme Muene (Ao Joao Preto): Joao Preto, seja mais espansivo. Pare de cimentar a ideia de que os pretos sempre se contentarao com as sobras. Eh verdade que o aquartelamento dos matadores eh um acto positivo mas nao deverah nunca ser apresentado como um favor oferecido as vitimas.
Kissonde : Força Senhor Samakuva. Você é a esperança de 90% dos angolanos, você será de certeza a luz que ilumina os angolanos no caminho do progresso e da Democracia. Só 10% da população é que teve a independência de Angola, os outros 90% têm aquilo a que o Luís Araujo chama de Endocolonialismo. Muitos desses dos 10% apoaim aqui e em todo o lado a continuidade da Ditadura e da corrupção. Mas eles ainda não perceberam que estão num barco sem rumo, nem perceberam que remar contra a Democracia e liberdade dum povo, é o mesmo que remar contra a maré. Eles nem atribuem licenças de rádios em AM (Amplitude Modelada) porque essa propagação atinge longas distancias e o governo mampela quer continuar a manter as populações na ignorância. Esse governo do Mpla não conseguirá enganar todos os angolanos. Só serão enganados aqueles que figem engolir a história do pioneiro Ngangula por oportunismo. Os outros, na altura certa saberão fazer o X do voto no quadrado certo: UNITA!
Kéba-Miramar : Senhores, falam com propiedades e resepeitam este homem!!! Nao é focê a comentar no alheio é que vai fazer frente A Zé Dú e a sua corrupçao!!!
Anónimo : Já estava com saudades de notícias da Unita. Dão sempre pra rir. E mais ,com o anedótico Kissonde.
Anónimo (luta@yahoo.com): doctor samakuva tens que falar com mais animo estais sempre a dormir
Joao Preto (Joao_Preto75@yahoo.com): Dizer que o processo retrocedeu é falso. O país esta em paz, e não conseguimos medir o beneficio de tal paz mas, sabemos que é sempre superior aos custos da guerra. Há que trabalhar mais de forma abrangente e global mas, não me parece que o discurso de Samakuva esteja no ponto de reconhecimento, que muito tem sido feito. Exemplo: o aquartelamento das tropas.
1000000% Uige : A Ultima vez em angola é mais propaganda que o trabalho. Porque!
A economia com as bariga vazia, que isso : Para o Ze eduardo é so o crescimento mais nada, a vida social humana nao lhe interesse, o mais nesserio para ele é ver os jornal national como international falar do crescimento economico de Angola isso ja é muito para ele, tambei se fomos a ver graca a aomento e descoberta de algum pocio do petrole, isso mesmo um qualquer partido sem esperiecia da governacao pode vir antigir esse tipo da economia que tanto faze as propaganda, isso nao foi por uma forca do Sr Mora. se nao ouve-se novo descoberto e aomento do preco do petrole international eu acho como a corrupcao que se ve em angola, estariamos longe de falar da economia. o Petrole Angola produz se fosse um Pais europeu podia tingir no praso de 10 ano um devolvimento tao elevado 2000-X de angola ectual.
LUTHER KING (RANGEL): Obviamente que o Sr. Samakuva tem toda Razão. O crescimento Económico em Angola só terá impacto na vida do povo Angolano quando Angola for de Facto Um Estado de Direito. Sem Democracia pode haver crescimento, mais não Desenvolvimento. E o Desemvolvimento envolve varias vertentes, dentre os quais se destaca o Desenvolvimento Humano, o que não é o caso do nosso País. A Miséria e Pobreza Extrema continuam a aumentar no Páis. Mais isto preocupa quem está no Poder? Obviamente que não. Enquanto o Povo não despertar e lutar pelos seus direitos não havera mudança. Mais Não Há Bem Que Dure e Mal Que Não Acabe.
Viokala-Âtlanta. : Senhor angolano fora! o que o povo nao quer é a corrupçao e a incompetencia visível. 90 por cento da populaçao em Luanda nao têm água potável. Isto é para nao falar nas provincias e aldeas. Há muito dinheiro dos petróleos e outras, mas que o povo nao vê. Porque camarads corruptos o desviam para interesese oscuras?!!!. O prtuguês cometeu genocidio em Angola, mas o governo também esta a esquecer as necessidades maioritarias do povo: como estradas em todo o país, escolas em todo o pais, saúde em todo o pais, electricidade em todo o pais, água em todo o país etc, etc,. É verdade que tecnicamente isto nao é possivel em pouco tempo e tudo de uma vez, mas que o governo teria já começado a implemetaçao estratégica de estes projectos. Se nao meterem a trablharem os chineses conforme aos contractos firmados, vao aproveitar o ambiente da corrupçao no pais, e nao vao trabalhar como deveriam; nao esquece que China foi ou é a pocuco quase comunista!!!
Dikota (Uíge): vejem bem o kota Samakuva,se tornou numa galinha linda.O galo morreu e a galinha cacaréja alto,cuidado q´as raposas controlam a fúria do elemento.hahahaha à democracía nunca exístiu e nunca existirá,enquanto os velhos angolanos(UNITA-mpla)caducados nao deixarem à politica ,olha o ZÉ-DURA está doente e penso q´ja nao quer mais por medo dos Rastas q´vêm por aí,e queremos uma parte do BOLO. Bumbooclat
Sempre Atento : Realmente o Sr. Samakuva tem absoluta razão, na medida que o governo tenta atraves de algumas realizações incutir que o pais esta a desenvolver, só que na realidade essas realizações não tem feito impacto ao cidadão, que continua a perder a esperança de uma Angola prospera. Por outro, o governo peca no tocante as condições sociais e dignidade aos angolanos, vistos que os salarios miseros continuam a vigorar com olhar silencioso das entidades patronais, que nada fazem para mudar este quadro negro. Tó a crer, que com esta geração que supostamente lutou para uma Angola independente existir, não viremos o nosso pais livre de todas as miserias sociais que se vive, na medida que eles acham que são os donos do pais e devem mandar e abusar do poder.
Angolano (Fora): Caros amigos,camaradas e compatriotas,fico muitas vzes envergonhado ao ler os nossos comentarios neste espaço,à momento fico a pensar que nao temos ainda a capacidade de anàlise politica,ainda somos fanàticos de partidos politicos,Meu conselho se me permitirem,é gostarmos de Angola e o seu futuro melhor, deichemos de ser os porta voz do mal, nao acredito que sendo Angolanos nao gostamos da nossa mae pàtria,agora vamos analizar objectivamente o artigo que se encontra no espaço OBRIGADO meus irmaos porque penso que somos da mesma porçao de terra chamada ANGOLA
LUAU PRESENTE outraves blablas sem eco : Mas ate quanto que o Senhor deixara de tocar fita na era dos CD e DVD? queremos saber o teu plano para Angola e nao acusacoes mais acusacoes que pelo os vistos estes desmandos sao feitos pelos seus ex-apoiantes que ja passaram ao outro lado por motivos acima mencionados. Ate ja nao consigo mais ler as tuas noticias que nao sao educativas e pouco menos aconselhiadoras, fui para nunca mais ler as tuas bla blas
Joao Preto (Joao_Preto75@yahoo.com): Bem dito. Temos de fazer, temos de construir... temos de trabalhar... discurso construtivo e abrangente, porque o problema é global e estrutural.
Nzamba Mbimbi (Luanda / cazenga): Concordar com algumas linha de panalises do presidente Samakuva. Mas mesmo assim critico o papel da oposição em Angola, principalmente a UNITA, que têm responsabilidade estado artenativo. O povo esta sem ritimo, sem rumo e as projecções do governar para o desenvolvimento colectivo, esta engavetado por oportunistas e semeam descraça para muito. Não se acredita que a oposição cale-se perente tanto saqueamento monetario desta elite corrupta no poder. Não se pode dizer que temos um pais normal com esta miseria toda. O crescimento economico que nos é, apresentado so é compreendido pelos seus signitarios e compadres dos mesmo, o povo, este que deveria ser o alvo na governação, não vê nem sente os efeitos deste crescimento. Este governo dirigido pelo José Eduardo dos Santos, já não têm reflexos para conduzir o paise a bom porto, tudo em Angola é resumido na gasosa (Corrupção). O Paise não tem nenhum sistema de urgencia nem emergencia, não tem politicas crediveis que orgulho ou dê esperanças ao cidadão. Por exemplo: Luanda não têm nehuma estrada mas o presidente aceita um projecto da Baía de Luanda, orçado em 137 milhões de Dolares, é inacreditavel em governações sã, mas aqui é aceite porque é iniciativa de compadres ou militantes. Este projecto acabado não vai beneficiar mas 500 mil Angolanos mas já as estradas de Luanda iriam beneficiar os 5 milhões habitante de Luanda e não so. A oposição precisa despertar mas os populares que com medo de represarias, são esforçados a encher comicios e maratonas. Angola esta a fundar-se nas mãos destes utentes, que so criam politicas para assegurar os negocios das estirpes, compadres. È preciso encontrarmos uma Angola, onde o Angolano é o centro das atenções, onde o Angolano é o projecto principal na governação, onde o compadrismo e a militancia não serve de referencia, mas sim o carecter, onde aja oportunidade de desenvolvimente para todos, uma Angola livre de persiguições, onde a justiça e liberdade é vivido por todos. O presidente esta sem norte e muito mal acompanhado, vamos salvar o paise. Tchaw Angolanos Sofridos
Viokala-Âtlanta : Como Angola sigue guiado pelos fracassados comunistas incompetentes, corruptos, camaradas, asassínos, a pobreza generalizada do generoso e sempre sofrido povo angolano estará longe danificar a vida da populaçao. Primeiro foram os portuguese, que aproveitando do seu atraso na Europa, desmandar em Angola; fizem tudo que podiam fazer ao povo: escrivizaram, violaram, mataram asassinaram, cometeram todo o críme possível. Agora com a cara de cuitadinhos, querem chamar irmaos aos angolanos porque têm interesses oscuras, na rica Angola, mas que lhes advertimos do perigo das suas vidas. Por outro os camaradas corruptos, mal formados, incompetentes, a pisarem o povo, dedicando só as tantas mulheres, sem trabalharem.
MANSANGA MA LAU : pela forma que o processo do registo eleitoral vai desenvolvendo, eu nao creio mais na oposicao angolana. se a unita teve os 70 e tal deputados aquilo foi gracas a figura emblemática do DR. SAVIMBI, hoje com o que estamos a ver, estou certo que nem os 20% nao vao atingir, porque a oposicao quase nao existe e está bem desorganizado e o seu impacto no terreno nao se verifica. sabes porque meu maninho samakuva? porque vocês sao lentos e corrompidos, tudo o que dizes é para desviar atencao dos angolanos e por fin estás de acordo com o teu amigo SECRETO JES. roubar, partilhar. minas de diamantes para o mpla e os seus generais = minas de diamantes para unita e os seus acolatras, de igual pocos de petroleo, vos conhecemos. veja só, és tu, você mesmo o meu maninho que fez o plano das eleicoes para 2005, mas é mesmo tu e os teus acolatras que foram aceitar e ouvir tudo que determinava o REI JES sem oposicao, e daqui a poucos o REI JES vai dizer eleicoes só em cima do meu cadaver e vais aceitar. é mesmo você que faz a luta da substiuicao dos deputados sabendo que o mesmo parlamento carece da legitimidade popular. enfin há muitas coisa para lhe dizer, até quando vamos ver a nova bandeira, o novo hino nacional e a nova insignia? até quando a neutralidade dos meios da comunicacao? se o mpla faz e desfaz isso é com a vossa combina.
CANBINDIANO NA BELGICA (Vamos cair na Realidade pa): Valeu a intervenção do cota Samakuva. Muito sinceiramente as pessoas estão a ficar ofuscadas pelos empriendimentos que o estado a erguer porquase todo lado de Luanda e arredores. Muitos pensam que asim Angola esta a desenvolver. Isso não é e nunca sera um desenvolvimento enquanto as pessoas estiverem a dormir no arlento e os extrangeiros a gozarem da boa vida.Fico por aqui, espero que o cota Samakuva e todos os outros lideres de partidos politicos continuem a denuciar os actos de ofuscação que o coitado povo esta a viver, sem poder dar conta da realidade, e dos seus direitos como cidadões.
caxito : ha muito bons comentarios mas a realidade e outra.angola ficara nos piores paises da africa subsariana em termos de desenvolvimento dentro de cinco anos,ficara um pais de crime organizado,pior que brasil
Anónimo : Caro irmão angolano Samakuva,isto o que dizes é a sua retorica.Mas o pano de fundo demostra sua incapacidade de reorganizar a unita para o pleito eleitoral. O sr. é um homem que me parece muito bem educado, mas me parece ser um dos elementos da unita que não consegue descernir o real problema da sociedade angolana. a probreza que o senhor tanto fala não caiu do céu,mais o facto é que os senhores sempre defenderem mudanças politicas e economicas no tempo do monopartidarismo.Porque agora se queixa?, Não é foi a unita que sempre pressiou o FMI a realizar mudanças economicas e financeiras. O sr. sabe que esta instituição nunca defendeu programas sociais dos governos. Veja muitos dos paises africanos que abraçaram sem acautelar os efeiots perversos destas medidadas.Quanto o processo democratico, o senhor parece quer confundir a opinão publica nacional e internacional com estas supostas acusações,dizendo que o processo democratico recuou.Pergunto não está decorrer registo elitoral? O sr.já não fez o seu registo? O sr. já não participou do conselho da a republica? Já todos sabemos que as eleições legislativas decorrerão em 2008 e as presidencias em 2009? O senhor que tanto dizia que desde as primeiras eleições em 92 até a data não havia uma data para as proximas eleições? O sr. depois da runião do conselho da republica disse que está estava esperançado que finalmente há datas para realização do pleito eleitoral.Olha meu senhor digo-te uma coisa serás ultrapassado pela dinamica que o país está tomando é só uma questão de tempo. aguarde porque em angola ninguem está espera dos subsidios do partidos politicos, povo quer tarbalho,emprego ou seja empresas para rgerar riquezas e como tal rendimentos para as familias, ao estado caberá criar estas condições e isto está sendo feito,embora o sr. ignorar tal facto. Com eleições periodicas, o pais vai se democratizando. Um abraço e coragem, viva angola e viva o povo angolano