SERÁ? (Planeta Terra): Será que na província de Cabinda se explora mais petróleo que no Zaire? Não sabemos nós que a exploração do Bloco 0 (Cabinda) anda está em fase de declínio? Não sabemos nós que os blocos mais prósperos actualmente são os 15 e 17 (localizados no Zaire e não em Luanda como o Governo tem feito crer)? Não sabemos nós que antes desta descoberta o Soyo era a única região de Angola com exploração ON-SHORE (pela TOTAL)? Temos nós lido realmente as estatísticas de exploração petrolífera por Blocos? E se temos lido, temos as interpretado corretamente? Por outro lado, porque o povo do Zaire sempre reivindica menos sobre o petróleo que é aí explorado mesmo ao lado das casas de gente miserável, fazendo transparecer que só opovo de Cabinda e que "sofre"? Será isto reflêxo de que factores: da diferença nas injustiçãs ou na capacidade das populações de cada uma destas províncias em "ver", "rever", "refletir" e "protestar"? Se Cabinda realmente produz mais petróleo que o Zaire, porque o Projecto Angola Gas Natural Liquefeito (que captará gás associado vindo de blocos em off-shore) estará localizado no Soyo? Se assim for, se realmente o Zaire produz mais petróleo que Cabinda, será do interesse do Governo que as pessoas continuem a pensar o contrário? Porque seria? Seria para evitar que outros "Cabindas" surgissem em Angola? VIVA OS ANGOLANOS!
Isabel (Lisboa): Que petroleo é esse que faz a vida do povo Angolano piorar e a vida do estrangeiro andar sobre rodas?
UÍGENSE (ALEMANHA): Ôh senhor Chuto, que tipo de pessoa és? O senhor e o teu presidente, são mesmo uma vergonha para este país. São pessoas como tu, que o ZEDU quer ver neste país para bem fazer o que ele sabe : ROUBAR; ROUBAR e mais roubar para o sofrimento dos angolanos.
bambula (bambula@hotmail.com): Pronto depois desta descoberta os peritos estatisticos da Ca na sua nova pesquiza anuciaram que em so existe 49% de angolanos pobres"meu deus esta e a nossa desgraca>
Arlete Sambo (Greensboro NC USA): Isso significa mais miseria para o povo de Cabinda. E mais riquesa para os sanguinarios e incompetes do MPLA e Jose Eduardo dos Diabos.
Kamundongo puro (Luanda): É agora que o Zé Petroleo e a Isabel dos Saldos vão roubar bem.
Petroleo (Petroleo): Quem trabalha nmo mundo do petroleo sabe que esta descoberta nao e tao boa como parece. Dos 170 milhoes de barris, a Roc so vai poder tirar no maximo 17 milhoes porque o petroleo que encontraram em MUITO PESADO. Os jornais gostam de inflamar a situacao! Na pagina da Roc Oil, ve-se que o petroleo e muito pesado e que o montante a ser recuperado vai ser no maximo 10 %
Petroleo (Petroleo): Quem trabalha nmo mundo do petroleo sabe que esta descoberta nao e tao boa como parece. Dos 170 milhoes de barris, a Roc so vai poder tirar no maximo 17 milhoes porque o petroleo que encontraram em MUITO PESADO. Os jornais gostam de inflamar a situacao para enganar o povo!!!!
Monje (Luanda): OBRIGADO CLÁUDIO VOCÊ É CONHECEDOR DA MATÉRIA.Continue a dar-nos (internautas) algumas noções sobre o Ouro Negro,afinal é de todos nós e nós não percebemos patavina nenhuma.Para mim quando alguém fala em petróleo é como se estivesse falar chinês.Pior ainda quando se fala dos dodós que daí resultam.Porque qunto mais descobertas parece,atenção estou a dizer PARECE,que mais miséria aumenta.Um abraço.Se for engenheiro desejo-te os maiores sucessos.
Claudio Londa (Luanda): Aproveito para corrigir o artigo noticiado pelo Jornal de Angola, quando diz que "as previsões iniciais apontavam para reservas totais de 33 milhões de barris pelo que a descoberta foi mais do que cinco vezes superior" Na verdade a descoberta não foi cinco vezes superior ao previsto porque aqui temos dois números diferentes mais relacionados: 1 - O petróleo bruto (muitos o chamam de óleo) original "in situ", aquilo que a natureza pôs no local, para este caso corresponde a 170 milhões de barris. 2 - Tendo em conta a tecnologia disponível no mercado internacional e o tipo de petróleo em causa, e muitos outros factores (por exemplo contratuais,), a empresa Roc Oil prevê produzir 20% desse petróleo que a natureza pos nesse local, o que corresponde a a reservas de aproximadamente 33 milhões de barris. Nota: Reservas não é o total de petróleo bruto que se encontra num determinado reservatório é somente aquela parte desse petróleo bruto que é possível extrair de lá, e isso normalmente, segundo a media internacional tem sido de aproximadamente 40% do petróleo bruto "in situ".
A ULTIMA RESISTENCIA FLEC-FAC (SUISSE): Assim o Mpla fica mais ambicioso, mais rico, mais criminoso, mais armado e mais tempo no poder! e isto aumenta o vicio dos dirigentes do Mpla mais ricos de Angola a continuar a invadir e occupar o enclave de Cabinda que sera independente tarde ou cedo, quando o situaçâo politica do Mpla vai se destabilizar-se: com a "operaçâo anaconda 2" sobreviver quem poder!
Freedom Fighter (Luanda): Caros Brothers; Mais uma desgraça para o povo angolano e alegria para a familia Van Dunem, mais morte para o povo de Cabinda, que desgraça.
Radio maquela do zombo....Vova : Esta aqui as realidade, quem quer sabe quanto ganha o Ze a cada baris do Petroleo, vai no Google escreve: Les.milliards.d.Elf-M6 Capital, é um film comple. mais cuidado esta em frances
Nyata buso : mais 60cent da comicao para o presidente da rep, a cada baris. estamos lixado. porque nao da essa 60cent na construcao dos hospital.
água viva (luanda): ora viva. Deus abençoa sempre os seus filhos e por que que o pai nunca dá as melhores condições aos seus próprios filhos? Agora com a grande descoberta espero não ter mais inconveniências em organizar, recosntruir a província. Que constroem mais escolas, casas de qualidade, instituições para empregar dos muitos jovens que só Deus sabe de como eles se defendem para ganhar o seu pão de cada dia. Cabinda é uma terra abençoada, então vamos todos trabalhar de mãos dadas até porque serão os nossos filhos, netos e bisnetos um dia a comandar o país com dignidade, isto sim se nós os adultos os instruirmos bem. Viva Angola. Desta descoberta é só um cheirinho, virá mais novidades. Fuiiiiiiii............
Negro Angolano : Agradecia que os orgãos de informação, não veiculassem mais informações acerca do descobrimento de petróleo, porque isto choque muito a moral deste povo mal amado e sofrido. È sabido que estas descobertas não favorece de modo alguém no suprimento das necessidades básicas das populações em detrimento de meia dúzia de individuos, seus amigos , familiares e suas amantes. Que a noticia do petroleo fique só entre o "Triângulo das Bermudas"( Sonangol, BNA, e Futungo), o resto não nos interessa.
Dibika Nkulu (Mabata Missinga): Petroleo e mais petroleo. Tudo bem, dadiva Divina, que seja bem aproveitada. Muitos dizem que o conflito ou o desentendimento entre Cabindeses e Angolanos tem como base esta riqueza, eu nao concordaria porque ja em 1885 os dignatarios deste territorio mesmo sem sonhar da existencia deste precioso produto optaram por uma via que todos sabem - a liberdade, defenderam os usos e costumes da sua terra, serah tambem assim quando este petroleo acabar. Quem dele ganha, que tire o melhor proveito...
UNCLE SAM (www.forget.@me.com): Pessoal por mais que seja dificil uma mudanca, mas eu como angolano acho e peco atodos de cabinda ao Cunene q e chegada a hora da mudanca, nao podemos continuar com um pais rico, dirigentes corruptos,gatunos comecando pelo mais velho Jes q muito admirava, mas tem demostrado a sua incompetencia de governacao, kem nunca admirou Anibal Rocha? hoje vemos o homen agredindo fisicamente pacatos trabalhadores sem que ajustica cobre deste Canibal das rochas com todo respeito.neste mundo so homens de verdade e k arriscam por mundancas perpestivando o futuro. conforme dissera um dia o Jes k o povo angolano nao vive de salario nao sei bem ate hoje o k ele kis dizer com isso. k o povo angolano e especial em k? nao sei. povo sem casas para morar,os k tem as suas casas sao destruidas como acontece na vina no cacuaco um pouco por toda cidade de luanda, sem emprego, saude, alimentacao, em suma um povo sem nada e o futuro e incerto.pessoal por favor vamos mudar o pais, gritando bem forte MPLA fora nas proximas eleicoes tenho dito.
Anónimo : um povo sem educaçao continuara sempre na miseria, o povo é burro tem medo de sair na rua de reclamar os seus direitos, o mpla dos estrangeiros continuara sempre de colonizar o povo angolano.tanto petroleo tanto mizeria.
uma chapada na cara dos Angolanos : coitadinhos dos Angolanos 30 anos se matar por causo do Petroleo. o Deus esta a mostrar o seu poder em Angola.vamos ver qual a desculpa de falta de agua em Luanda.
uma chapada na cara dos Angolanos : coitadinhos dos Angolanos 30 a se matar por causo do Petroleo. o Deus esta a mostrar o seu poder em Angola.vamos ver qual a desculpa de falta de agua em Luanda.
Mukelele (Rio de Janeiro): Porque os Portugueses da GALP de novo...já bastaou roubarem Angola durante 400 anos. Agora é a vez dos outros países.
Anónimo : DIGAM A VERDADE. SABEMOS QUE NO SOYO, PROVINCIA DO ZAIRE TAMBEM TEM PETROLEO MAS, O QUE LA SE EXTRAI NEM A METADE DE UM TERCO DO QUE SAI EM CABINDA. ANGOLA SEM CABINDA, É UM ESTADO MISERÁVEL POR ISSO O MPLA PREFERE MANTER A TODO CUSTO O SEU CONTROLO POIS, EM NOME DE ANGOLA O MPLA SAQUEIA CABINDA E MANDA LIXAR TODO ANGOLANO QUE NAO FOR DO MPLA ASSIM COMO O POVO CABINDA NO SEU TODO..... THIS IS GONNA END SOON, SUCKERS...
Miguel (Londres): Mais umas Mansoes no Dubai e na Riviera Francesa, umas fazendinhas no Brasil, um jatinho novo para ver se perde o medo de andar de aviao ja que os novos Boeings estao cheios de poeira e nao acompanham com os ultimos fatos. Uns bilioes espalhados pelas diversas contas bancarias dos paraisos fiscais que esses Europeus andam com a mania de congelar o "Cumbu" por da ca aquela palha. Sembora Ladrao, Angola e tua!
JACINTO ANONIMO (CAZENGA): PETROLEO DESCOBERTO AQUI; PETROLEO DESCOBERTO ALI; E NOS? QUANDO VEREMOS ALGO DOS DIVIDENDOS? QUANDO É QUE VAMOS USUFRUIR DOS POSSOS DE PETROLEO? QUANDO HAVERÁ MAIS AJUDA ASOCIAL DA PARTE DO GOVERNO? SERÁ QUE TEMOS QUE MORRER TODOS DE FOME COM TANTO PETROLEO EM ANGOLA? JACINTO ANONIMO!