Ananias (eduananias1@hotmail.com): Há um grupo de 13 familias que controlam as intituições bancárias, governamentais, os esportes, o mercado musical e cinematográfico, e o petróleo, ou seja são os donos do mundo. eles ditam o que deve subir e o que deve cair, o que deve ou não ser moda, são extremamente racistas, e diabólicos, e se eles conseguem causar guerras, doenças, e promoção do homossexualismo, polêmicas como essazinha aí...é café pequeno
Marta (Londrina - PR): Quanto mais conheço os seres humanos, mais amo os animais!! Bando de racistas, dão bola ao que um velho gagá desses diz e ainda se acham inteligentes!!
Thuaregue de qualquer lugar : Infelizmente o sr James Watson é também um psicopata social, que pretende com isso? Acendeu alguma luz? Beneficiara alguem? Quando acabar com os negros africanos vai se voltar contra os aborígenes e depois os indígenas do Brasil e das Americas. E o que diz o "Nobel" senhor dos Indianos ? Gostaria que ele nos respondesse.
Namybia Bantoo : Os negros da africa ainda são resistentes á realidade que se avizinha, reacionários e ao mesmo tempo muito atrasados mentalmente, infelizmente isso é verdade, muito supersticiosos, sou negra moro em outro país e fico muito triste com toda a miseria e tristezas que ainda existem lá, para mim o negro na Africa desistiu, tem o ambiente influencia muito, eu os acho melacólicos, talvez eles mesmos saibam que não há salvação e com todos os problemas que já tem, com todas as doenças físicas, daí um diz que são todos burros, só faltou dizer que são retardados também, todos eles já tem uma queda, uma perda de imunidade muito grande. Foram escravizados porque não tinham as mesmas armas que os colonizadores brancos, viviam lá no continente negro como se fosse na idade da pedra, mas era seu viver,não estão lá para serem rotulados, a realidade deles sempre foi diferente, o que os brancos não souberam foi respeitar e não respeitam até hoje, medir o Q.I deles é a gota que faltava. Fico triste porque até hoje muitos africanos continuam agindo como como antes, são dóceis na sua miséria, fazem festa para branco que aporta em seu pais, mesmo que o branco só leve miséria para eles e ainda os chamam de burros.
neyy (joci_kt@hotmail.com): o racismo esta na cabaça de cada um a inteligencia não esta na cor da pele esta nas oportunidade pois sou negro não tiver pre escola nem um bom estudo escrevo errado falo errado tive que fazer suplitivo para termina os meus estudo estou fazendo facultade de t.i tenho muita tificuldade de aprendizado pois o meus estudo e muito frago pois é ie isso ai
cleverson (cleverson.gr@hotmail.com): Desde quando raça influencia no desempenho cerebral de uma pessoa? Sem generalizar, sem culpar os habitantes da Africa por "culpados da própria miséria", a Africa é um lugar seco, com baixos indices de chuva, o clima quente e seco não lhe oferece muitas opções de agricultura, nem mesmo de agropecuaria,e aí?? Sem produções, como fica a economia de um lugar destes?? Não vai pra frente. Inteligencia não vem da genetica, se fosse assim ja seria analfabeto, mas não, sou negro, tenho 1 anos e hoje estudo em uma universidade federal, conquista que consegui com muito desempenho e anos de estudo, com apenas 25 vagas disponiveis para o meu curso, pude superar mais de 2 mil candidatos, dentre eles branquinhos como alguns aí que se dizem superiores por serem brancos. Os seres humanos nascem apenas como um corpo que pouco a pouco com influencias socio-culturais vão se tornando indivíduos, ninguem nasce sabendo mais, nem menos, ninguem nasce sabendo falar, sabendo o que é feio e o que é bonito, sabendo o que é masculino e feminino, ninguem nasce gay, como tambem NINGUEM nasce hetero, tudo se forma a partir de uma convivência sócio-cultural então o cara que disse isso (ele é um filosofo?) não buscou teorias profundas sobra a fonte do conhecimento porque a mesma vem da ambito cultural de convivência social (e estudos :), ninguem nasce sabendo de absolutamente nada, e a sua raça não define se vc vai ser um genio ou um tapado, vc vai definir isso, estudando ou sendo um tapado. Conheço muitos brancos tapados by the way e adoro pisar no recalque, principalmente quando vejo esses jovens branquinhos e bonitos indo pra esses serviços de menor aprendiz que pagam 400 reais por mês e que não vão servir em nada para o seu futuro, mas cadê?? Eles não são "geneticamente" superiores a mim, porque eles não estão ocupando meu lugar e de todos os negros da universidade federal do Rio de Janeiro enquanto eu estou lá,no lugar deles, no onibus a caminho do meu estagio de menor aprendiz porque não consigo entrar na federal e tenho que pagar uma faculdade particular qualquer coisa pra viver? Todos somos iguais, e se por acaso vc se ache inferior a alguem devido as distintas raças que vc e ele possue, amigo, vc é mais ignorante que uma alpaca!
Adolf (Hitler): viva a Alemanha
Conhecimento (bala1234568910@hotmail.com): ://super.abril.com.br/ciencia/brancos-sao-mais-inteligentes-negros-44339.s
king (carloscastelo888@gmail.com): os negros são inferiores intelectualmente?TEORIA QUE TEM GANHADO CORPO NOS USA, baseado em inúmeras estatísticas, como desempenho em provas de ensino médio nos USA, ou baixíssimo índice de negros ganhadores do prêmio nobel, apesar de 40 anos de cotas raciais
António PI Ma´rio (Luanda-Anónimo): s que vos pariu cambandas de racista, brancos,Negros, Bufalos da , voçes merecem isso.
weazy africano (nelioweazy@gmail.com): Mozambique,oh sinceramente vejamos tanto branco como negro ha existencia De genios e inteligentes quem e de Africa pode afirmar isso oque ha e falta de oporunidades.
negro com orgulho (verton.fi@gmail.com): se os negros são menos inteligentes, é por que não somos privados de nossos direitos, o governo não se preoculpa com a educação do povo, mas os negros estão em alta pois o que eu vejo é um monte de brancos querendo ser negro, na vestimenta, nas musicas, nas girias etc... JESUS É NEGRO E BRANCO, ELE AMA TODOS NOIS, VAMOS PREGAR O AMOR, POIS É DISSO QUE O MUNDO PRECISA
Rafael locks (Rafael_locks): Logico que brancos são mais inteligentes,so que hoje em dia nada contra negros pode ser divulgados,porque se não é racismo,mas pesquisas dizendo que negros são mas rapidos que brancos ou algo assim pode,espero que o mundo acabe logo,porque se continuar assim daqui alguns anos,os negros vam poder matar,estrupar brancos que sera tudo normal,pois se reclamar vam alegal racismo.
fred (jucalima@hotmail.com): Verdade
Nicolau (sofrannicolae@gmail.com): SE AS PESSOAS SÃO "IGUAIS", PORQUE A ÁFRICA É UM LIXO DE ?!
Giullia Endrews (Brasil): Eu discordo da opinião desse cientista aí, porq em primeiro lugar ñ devemos julgar as pessoas pela aparência, eu sou metade americana, metade italiana (a culpa é dos meus pais) ou seja, eu sou branca, e conheço muitos negros q são muito mais inteligentes q muitos brancos por aí. Isso aí vai de cada um. SOMOS IGUAIS, se existem negros "burros", a culpa é deles pq hoje em dia a pessoa é"burra" por opção... FALA SÉRIO, ainda existem pensamentos racistas em um mundo totalmente moderno...
honda (hondaemerson03@gmail.com): Só existe uma fórmula mágica para alcançar igualdade entre os povos. Os negros (QI-0), os brasileiros (QI-85) e demais povos devem melhorar os QI de seus descendentes, seguindo os exemplos dos negros mestiços americanos (QI-85). Negros e brasileiros devem fazer seleção genética procurando na comunidade machos e fêmeas de QI altos. Com certeza seus descendentes terão mais condições no futuro. Veja o exemplo do Brasil (QI-85). Somos escravos dos alemães, americanos, ingleses, asiáticos, todos QI acima de 105. Pagamos R$ 500,00 num tênis que custa 1/10 para produzir. Como temos QI baixo, não temos competência para inventar e nem inovar. Se os negros e também os brasileiros, a partir de hoje iniciar seleção genética (como fazem os grandes fs e a Embrapa, no Brasil) as novas gerações poderá brigar em igualdade de condições com os alemães, americanos, ingleses, asiáticos, etc. Mas não basta somente isso. O Brasil tem APAE espalhado por todo o território. Deveria também criar Associação para as crianças superdotadas desenvolverem seus potenciais. Usar o dinheiro de bolsas família, pobreza, AIDS e presidiário para incentivar nossas crianças a estudar 5 horas de matemática/física por dia. Talvez os negros, os brasileiros de QI mais elevado esqueceriam samba, futebol, carnaval e sexo para tornarem-se grandes matemáticos, engenheiros ou cientistas, iguais os alemães, americanos, ingleses e asiáticos.
Realista : Acho que todos sabem que negros são mais burros, eles são nada mais que mão de obra.
Luis Luamba : Li toudo comentario , so negro , e devo vos diser que essa pesquisa é a mais abusurda. a questao da inteligencia nao esta na cor da pele , esta na disponibilidade dos meios que lhe sao proporcionado desde a eterna idade. as oportunidade os negro sao um povo perceguido, alguns branco nao querem ver o sucesso do negro. Nos negros estamos lutando para chegar la , e estamos no caminho serto. muitos cientista negros descubriram, e enventa voisa, mais a media nao divolga porque os branco estao senpri por barreira demaneiras a nao , divulgar . Nos negro somos batalhador, ritimista, otimista , estamos chegar la,. ainda falta mais com dedicaçao e esforço conseguiremos. tenho orgolho infinito de ser negro.
Luciano Colucci (yannis.nh@gmail.com): Achei certo quando ele diz "cientistas possam deixar de dizer apenas o que está politicamente correto" que é o que acontece e não é bom para quem quer saber das verdades. E como foi previsto a questão caiu para a discussão racial. Agora, e se o negro for menos inteligente? Desqualifica-o como ser-humano? Eu acho o asiático mais inteligente que nos caucasianos e não tenho nenhum problema com isso. Eles criam, inventam e ralam e eu usufruo e recebo como um bem que outros humanos fazem a humade. As diferentes são importantes e se é boa ou ruim depende da ótica de quem vê. Como diz nas escrituras" Mateus 6:22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais treva!
Negrão (j-zadzurc.14@hotmail.com): Penso que o senhor James Watson deve ter qualquer problema com os negros e com os gays. Sinceramente, a cor da pele não define a inteligência de niguem. A inteligência é desenvolvida, com o estudo, mas a burice sim essa é genética, pois ninguem nasce aprendido. Digo e repito em todo o génio há uma " anta" porque pensam que sabem tudo, mas não sabem nada. Outra coisa o watson vem ca com as suas filosofias mas nunca foi capaz de assumir que el ganhou o nobel da medicina graças ao trabalho de outras pessoas. Sou negro, sou estudante universitário e sinto que sou um dos mais inteligentes da minha turma, modéstia à parte. Meus professores brancos, me gabam e meus colegas também. Todos nós somos capazes de ser inteligentes e génios, só temos de saber aplicar para ser melhor que nós mesmos. A maior parte do brancos são mais inteligentes que os negros pk os negros só tiveram contato com a escola a poucas decadas atraz, o que dificulta muito as coisas para os negros.
larissa trajano (laritrajano15@hotmail.com): trabalho pra escola debate (contra);0 liaa jasmiim e lari
Eliel (eliel.jesus@bol.com.br): Ele apenas foi realista, negros na maioria das vezes são mais ignorantes que os brancos.
Ana (São Paulo): A raça caucasiana nunca teve problemas em aceitar que a raça mongoloide(asiáticos)são mais inteligentes. E mais: Se o artigo dissesse o contrário, que negros são mais inteligentes, aposto que teriam 0 comentários aqui. Usuário"Desta vez": O que deu base pra escravidão no passado não foi achar que negros eram menos inteligentes e sim achar que eles não tinham alma, e boa parte desse conceito teve a bíblia como base, então reclame com uma entidade qualquer aí.
ricardo (contato@negroseindios.com): Os negros não são menos inteligentes que o branco,simplesmente eles não tiveram muita chance, uma prova disso é cota de 20% pra estudar. Agora o que o branco não sabe, é que eles nasceram do negro, ou seja o negro gerou o branco. então quem é na verdade o menos inteligente?
waldir de oliveira (waldir122@terra.com.br): É CLARO QUE ELE ESTÁ CERTO, BASTA OLHAR PARA O CONTINENTE AFRICANO . SÓ A AFRICA DO SUL É MELHOR ENTRE AS OUTRAS NAÇOES. POIS FOI PRATICAMENTE IDEALIZADA POR INGLESES.
Rodrigo (Paraná): Esse cientista está coberto de razão, temos que aceitar isso, os próprios estudiosos já disseram que os negros tem bilau maior, e pra compensar isto, os brancos nasceram com mais inteligência.
anonimo : Sou negro e tenho um qi de 150 duvido q esse medico ai tenha mais q 120
Anônimo : Negrão tem pinto grande e QI pequeno.
carlosandresoaresdossantos (carlosandresoaresdossantos102@gmail.com): Gostei do comentario da laura! Realmente nunca ouve um povo mais perseguido e humilhado que os negros,na africa os negros que eram derrotados em tribos rivais eram escravizados para lava a honra, mas eles tinha o mesmo privilegio comiam a mesma coisas que os vitoriosos comiam.Mas eles que tinham de produzir eles e que faziam, o serviço, os europeus sabiam disso ai começou a comercializa escravos e trazer em navios negreiros para o ocidente os europeus implantarão a forma mais selvagem, de escravidão no mundo, e foi por um perildo de 400 anos fomos tratados pior que animais atualmente os negros são os mais pobre em qualquer local que a negros tem mais pobreza e claro que existe negros ricos mas fomos ,os povo mais humilhados e perseguido da terra eu ja fui abordado por policia 5 vezes e nunca cometi crime o mundo e racista atribuem tudo de reim a nos negros por tamos em situação desfavoravel na sociedade,somos vistos como maginais e sidadões de segunda classe mas negros da africa europa oceania americas asia ergão as cabeça pois YAH nos ama se sofremos desse tanto e porque somos capazes de vencer so os mais fortes são desefavorecidos e humilhados sesse tanto a ponto de quere prova nossa inferioridade apesar das perceguição e da escravidão tamos ai pra contar historia mesmo que somos pobre tamos fasendo muitos filhos e em breve vamos ser vitoriosos porque ninguem fica sempre por baixo aqueles que nos inferiorizou vão arrepender porque somos o povo da biblia só os ditos superior por acha que ser branco e ser mais inteligente ler a biblia deuteronomio 28 la ta nossa historia la esplica porque somos rejeitados e odiado vamos vencer pois YAH ta do nosso lado mensagem de um negro de cabelos pixaim bem duro de pele cor de terra marrom avermelhado preto e uma cor variada da raça negra nem todo negro tem pele preta
Nicolau (sofrannicolae@gmail.com): O cientista americano tem razão, os negros são mais burros! Basta comparar a Alemanha com a miserável África afogada em ! Basta comparar no Brasil a Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná com a miserável Bahia!!!
RB (renatorg01@gmail.com): COMO VOCÊS SÃO UNS S, ALISEM OS FATOS! COMO UMA NAÇÃO VÍTIMA DE MALDADE E CRUELDADE DURANTE SÉCULOS IRIA SE ERGUER TÃO RAPIDAMENTE ? SIM, ISSO TUDO QUE OS IMBECIS APONTARAM NOS COMENTÁRIOS SÃO NADA MENOS QUE SEQUELAS DA AMBIÇÃO DOS BRANCOS. SE OS NEGROS SÃO INFERIORES INTELECTUALMENTE, PAREM E PENSEM... OS NEGROS NUNCA ESCRAVIZARAM NENHUMA OUTRA ETNIA OU SEJA : MESMO MILENIOS ATRÁS, OS NEGROS JÁ UTILIZAVAM CONCEITOS EMPREGADOS POR NÓS, CIDADÃOS DO SÉCULO 21..."SOMOS TODOS IGUAIS E DEVEMOS RESPEITAR NOSSOS ESPAÇOS" E QUANDO UM I ME DIZ QUE O BRANCO FOI SUPERIOR PORQUE NA NATUREZA OS ANIMAIS MAIS FORTES SE APROVEITAM DOS MAIS FRACOS, MAS HÁ SÓ UM DETALHE QUE VOCÊ ESQUECEU... NÓS TEMOS UMA CAPACIDADE A MAIS SOBRE TODOS OS OUTROS ANIMAIS (EXCETO VOCÊ) PODEMOS PENSAAAAAR ! SOU BRANCO, MAS TENHO VERGONHA DE PESSOAS QUE PENSAM ASSIM, VOCÊS SIM SÃO INFERIORES INTELECTUALMENTE.
drika (paraná): A diferença genética entre as duas raças é pequena, mas ainda não se sabe qual a função desses genes. se esses genes são responsáveis por indivíduos com 10 pontos a menos de QI e mais violentos, é o suficiente para fazer toda a diferença. pra mim é evidente, basta analizarmos a história em diferentes regiões do mundo, desde o passado até os tempos atuais que fica claro que a diferença vai muito além da cor de pele.
pedro silva (portugal): os mais burros do mundo sao os portugueses
Tatiane (tatty_anegirl@hotmail.com): preconceituoso, com pensamento primitivo. De nada adianta o prêmio nobel que recebeu.
Aline (Alineei@hotmail.com): Chamar loiros de burros nao é racismo mas negro de burro é? vcs estao de gem nao é? vcs sao uns safados racistas ! a população branca do mundo é % só, vcs que estao como a maioria ficam fazendo racismo com os brancos mas no final se fazem de vitimas e passam a imagem que é ao contrario da realidade.. tudo preconceituoso safado..
Anónimo : Eu acho esse testo uma mentira
Cidadão do Mundo (USA): Se alguém têm dúvidas à respeito dessa afirmação, então dê uma olhada no que diz esse link: ://vnnforum.com/showthread.php?t=121641 O primeiro passo para a resolução de um problema é assumir que ele existe. Enquanto ficarmos com essa hipocrisia do politicamente correto nunca iremos resolver os problemas entre brancos e negros.
carlosandresoaresdossantos (carlosandresoaresdossantos102@gmail.com): Antigamente os negros dominavam o mundo os egipsios ,os babilonicos, a sivilização sumeria,o imperio nubio o reino de male ,os hebreus, o grande zimbabwe o reino da rainha ranavalona ,são um dos poucos exemplo de reinos poderozicimo!E e ingrassado que os brancos roubo a noça identidade, falando que os egipsios, os babilonicos ,e a sumeria era reinos brancos! Ate o grande zimbawe e o reino de mali os brancos tem a cara de pal de diser que foi os arabes que contruio, se são tão inteligente assim ,porque sempre roubo os meritos dos negros destruino os nariz das estatuas egipsias, e pintando jesus de branco os brancos ainda roubo nossa identidade de hebreus porque os escravos que vei da africa era hebreus e os brancos não comenta isso ,na mentira e no robo de cutura isso são canpiões. E são paranoicos , racistas se esse cientista e tão inteligente, criace um creme anti rugas pois esse homem ta bem acabado, pareceno maracuja de gaveta!
José Santos (Brasil): Detesto quando a ciência é empregada para separar os seres humanos. Nossos genes são idênticos, e os brancos são descendentes diretos dos primeiros seres humanos da Terra, não por coincidência, todos africanos. A tragédia envolvendo a população negra foi causada pela ESCRAVIDÃO, que prejudicou enormemente todos os Africanos e foi fruto da malícia inescrupulosa dos Europeus. Os negros sofrem hoje as consequências dos abusos cometidos pelas potências no passado. Enquanto os Europeus se deliciavam com o dinheiro e recursos dos povos saqueados, os negros eram colocados em campos de concentração para servir de escravos. O problema é HISTÓRICO e não genético. É mais um imbecil malicioso querendo se sentir melhor que os demais, utilizando estatística viesada que desconsidera a realidade da história humana.
Mary Anne (Senegal): num primeiro momento, fiquei chocada com tantos comentarios anonimos e racistas de pessoas que se dizem brancas(ridiculo um brasileiro pensar que e puro branco,mesmo os gauchos), ja que ja se comprovou que nao existe raca pura.o interessante e que, quem esta exaltando a inteligencia branca fala tanta besteira e tem tantos erros de portugues, que e incrivel!Pessoas que nao tem a forca emocional para lidar com todo tipo de personalidade, acaba culpando a 'cor' do individuo, ou sua classe social.sendo voluntaria aqui, recebo varias criancas na sala de aula, e desculpem, mas tem uma menina escandinava que da vontade de socar, de tao burra que e!as criancas africanas falam tres, quatro linguas numa facilidade incrivel, e tem uma inteligencia pratica de dar inveja!acho ridiculo os 'brancos'tentarem se levantar da propia em que estao, veja o que a inteligencia branca fez com o mundo!onde Hitler esta agora?ou a Alemanha ?
hpuhgffhg (adsd@_hotmail.com): sabe oq e mais no brasil, q alguns abre a boca pra dizer q loiras sao burras q portugueses sao burro e isso n e racismo neh, loiras maioria sao nordicos i olha so sao o povo mais inteligente do mundo os alemaes fato olha a tecnologia q os cara tinha os estados unidos so q oe hj porcausa dos loiros burros q pra ganha perdao tiverao q migra pros EUA pra desenvolver o programa espacial eles praticamente criaro o mundo de hj, e os burros portugas q n sao nada burros dominaro metade do mundo no seculo 15 e tal era os lhoes onde ia, o pior n e nem isso tem gente q ve abri a boca pra chama esse tipo de pessoa de burro e esquece q seu ancedente e 1 inbecil q n serviu nem pra defende seu proprio povo fico la limpando caco dos outros
ricardo silva (ricopush290392@hotmail.com): essa afirmaçao é um tanto ridicula...o rei salomao foi e sempre sera o homem mais sabio e mais inteligente que existiu e vai existir...e ele morava ond?? em israel...e israel tem pele branca ??kk claro que não kkk na minha opiniao a raças brancas tiveram mais oportunidades pra se desenvolverem pq viviam em climas gelados,as terras era mto mais propicias ao desenvolvimento,ja os negros viviam em terras escassas de alimentos,havia mta fome,sede.Como se desenvolver num ambiente desses?? não sou nem branco nem negro sou pardo(mestiço),mas julgar que um e outro é mais inteligente que outro é mta burrice...
Bruno (brunoaioriadl@hotmail.com): primeiramente eu concordo em parte com esse homem na sua declaração, eu sou negro e eu concordo em parte da seguinte maneira: para mim existiu uma que ganhou faculdades muito alem do normal e comum num intercambio de conhecimento depois da chegada de seres estrangeiros a terra,esses seres deram material genetico deles criando uma raça hibrida imagem e semelhança deles na terra a raça adamica, que depois se espalhou dominando, essa raça também creio eu ser aqueles povos indo europeus,eu não creio que todo de pele clara é mais inteligente do que um de pele escura, é genética e não cor, eu sou negro mas sou mestiço e vejo que sou muito mais inteligente que muitos brancos e muitos negros ,mas acho que a inteligencia esta ligado a genetica dessas raças que foram tocadas pelos "deuses" linhagens até reais e vejam a africa , quem domina quem é o negro que é dono das grandes corporações e governos mundiais?,é algum pais da africa dono de alguma tecnologia?claro que não ,foram todos subjulgados pela raça caucasiana,principalmente alemã francesa inglesa etc todos de linhagens que remontam a arvoré genealogica da nobreza que foram aqueles que tiveram o contato com os "deuses" e obtiveram seu conhecimento tecnologia etc...o povo vive uma mentira ,eu sou negro e dou credito de que existem linhagens sanguineas distintas que controlam a toda maioria exatamente por serem mais inteligentes e eles são os arianos sem sombra de duvidas!os faraós eram brancos,eram uma expansão dos povos do caucaso ,gregos,iranianos,persas todos são descendencia desses que tiveram contato e misturados com os Deuses, são chamados de filhos de deus na bíblia,é a linhagem adâmica do sete que eram humanos hibridos descendentes de mistura de dna dos chamados divinos os estrangeiros.tanto negros que tem material genetico de alguma possivel miscegenação ancestral no passado acabaram recebendo material genetico de linhagens mais puras e absorveram um pouco a inteligencia dos arianos,alias irã significa isso onde chamavam de pérsia ,terra dos brancos, como também asquenaz na biblia é a alemanha hoje! os eslavos e povos europeus são mais inteligentes e foi atravez deles que sempre vieram as descobertas cientificas etc, racismo é na minha opnião alguem querer tirar vantagem dos povos inferiores e escravizalos o que é feito hoje em dia e ninguem diz nada, e os povos fortes se escondem atraz dessa falsa igualdade para se fazerem de frageis ,porem eles são sim superiores tanto é q eles é que controlam o mundo!
laura (marinelauri@yahoo.com): e triste , teoria mais burra.Se fomos a estudar a historia das civilizacaoes antigas do Egipto eram todos negros de pel muito escura.e ja tinham uma medicina avancada e muito deselvolvivento.Muita coisa da medicina moderna foi tirada dali.Claro que os pretos foram durante seculos,massacrados sem lhes terem dado oportunidades para nada ,e esse c que falou essa se esquece que ,os avos dele e trizavos foram amamentados pelas negras,as proprias maes nao lhes amamentavam,se muitos hoje estao ai e consseguem abrir a goela para falar e porque amas de leite os susteram durante muito tempo.se nao tivessem tirado o povo preto donde estavam e cada um ficasse na sua terra ,as coisas seriam bem diferentes ,depois de tanta matanca tanta barbaridade contra o povo preto ,e absurdo e ,burrice quererem comparar com quem sempre teve privilegios,se este senhor fosse inteligente nem ousaria fazer tais comparacoes,devia comparar com pessoas que foram dadas as mesmas oportunidades e nao ao contrario,se forem na internet ,irao ver que quem inventou o smafero de transito,a geleira,vcs brazieleiros chamam geladeira,e muitas outras coisas de utilidade foram pretos ,mais por NAO terem tido oportunidades muitos nao podiam pagar a patente ,o direito de invencao,e por isso muita coisa que os pretos inventaram acabaram por cair na maos dos colonos e fizeram passar como se eles e que inventaram.hoje vece em varios paises um grande crescimento do povo preto,em Angola muito,jovens emprendedores,inteligentes,vou falar de alguns,ha um que inventou um dicionario virtual na lingua ectica ,kimbundu,outro inventou um relogio sUper diferente com varias funcoes que esta a dar sucesso na Alemanha,ha um angolano cientista na afrika do sul,a jovens africanos que inventaram um sabonete que cura a malaria e muitas outras coisa que passam despercebidas ,porque a tv nunca vai querer reparar a imagen que eles trouxeram ao mundo, que os pretos sao assado e cozido,mais com paz e oportunidades eles chegam muito longe e acredito que daqui ha uns anos ,muitos cargos serao ocupados por pessoas muito inteligentes nao so de raca branca ,mais muitos pretos.Na escola onde eu andava era a unica preta na Holanda ,faziam de tudo para nao avancar e me pregavam partidas roubavam meus trabalhos ,porq achavam que uma afrikana nao tinha capacidade ,mais eu lhes mostrei a forca que o preto tem de superacao,e no fim do ano com o meu diploma na mao eles tiveram que admitir ,que os pretos sao sim inteligentes.com tanta maldade que ja fizeram contra a raca preta ,se o CRIADOR DOS CEUS E DA TERRA NAO GOSTASSE DE NOS E NAO NOS GUARDASE HOJE JA NAO EXISTIRIA NEHUM PRETO,NUNCA NA HISTORIA DA HUMANINDADE UMA RACA FOI TAO MASSACRADA COMO A RACA PRETA ,E SE HOJE EXISTIMOS E AINDA ESTAMOS CRESCENDO E NASCENDO EM MASSA E PORQUE YAH NOS AMA.PARA O MEU POVO PRETO QUERO DIZER PERMANECAM NO AMOR ,NAO DEEM O TROCO PELA MESMA MOEDA ,MAIS VALORIZEM SE ,PERMANECAM FIRMES E UNIDOS ASSIM MOSTRAREMOS AO MUNDO QUE SOMOS ABENCOADOS,MESMO SENDO HUMILHADOS PERSSEGUIDOS E MALTRATADOS NOS CHEGAREMOS LA ,PORQUE ESTA E A VONTADE DE YAH.ABRACO A TODOS
sonia (soniarevolta@yahoo.com): Os pretos sao burros. Esta comprovado! Se nao fosse assim nao teria o negrinho do supremo aprovado as cotas nas universidades. Teria dito que isso e uma falha do ensino publico e isto que deveria melhorar Que dor de cabeça e ter funcionario preto. Nenhuma capacidade de aprender. E falar ao vento
Jonh K. (São Paulo): Claro que os brancos são mais inteligentes, basta ver a forma que escrevem aqueles que não aceitam um fato científico
carlos andre soares dos santos (carlosandresoaresdossantos102@gmail,com): isso e bobera eu fis um cursso de reprodução animal junto com centenas de aluno a maioria branca mas eu fui com a maior media 9, esse cientista se foce inteligente teria criado um produto pra fica mas jovem sua cara e parecido com maracuja de gaveta
anônimo (achouogui@gmail.com): Este homem é apenas um grande tolo inteligente porém não sábio, grandes um Nobel, o Obama ganhou o Nobel da paz!!! Dá pra acreditar nesses prêmios, vocês sabem porque matemáticos não recebem Nobel, pesquisem, é ridículo o motivo!!
Danillo (danilloollinad@yahoo.com.br): eu não concordo, eu acho, bhá.... quem somos nós ao confrontarmos com um nobel :???? as vezes a verdade doi.!
eduardo santos (salvador/bahia /brasil): Queridos bom dia eu sou um homem e de cór preta,mais quero aqui discordar da teoria ou seja da opinião do sr;James Watson,pois bem vejo que ele estar muito precipitado em suas colocações, e dificil de acreditarmos no que ele estar falando sendo ele uma pessoa tão inteligente como dizem ser ele.Eu no meu modo de vér vejo que se tem um pouco de racismo clamufado em suas colocações,espero que eu esteja errado mais esse e o meu ponto de vista diante do que eu ja pesquisei de sua pessoa,mais eu acredito nas autoridades investigativas que ha de concluir se e ou não verdade a questão de racismo e ele e muito inteligente imagine o legado que ele estar deixando.Queridos em outras palavras isso e um absurdo se for possivel pesquisar um pouco a respeito de alguns ditadores da nossa historia vamos aprender muita coisa a respeito desse sr;James Watson,eu não estou aqui fazendo nehum prejugamento da sua pessoa apenas eu estou colhendo fatos que ele relaciona em seus artigos,serar que ja se fez uma investigação a respeito do relacionamento dele com a familia e com os vizinhos colegas de trabalho parentes pessoas proximas a ele.Queridos por favor olhem com carinho esse link que eu vou deixar aqui ,caso tenha alguma pessoa que queira ser um empreendedor e alavacar os seus negocios es ai uma boa maneira de se fazer marketing,pois bem eu posso garantir uma coisa suas vendas vão crescer muito por favor antes de uma ideia formada sobre esse negocio pesquise por favor es ai o link;Queridos bom dia e a graça e paz para todos da parte do sr;jesus cristo seja com vosco,eu venho por intermédio desse para lhes apresentar esse negocio que pode fazer com quer voçes dé uma alavacada em suas vendas,queridos por favor olhem co...m carinho não deixe essa rica oportunidade passar pois seja prodente Deus que te abençoar mais precisa que voçe mache isso e prosiga faça o que deve ser feito por voçes ok,vai ai a grande dica olhem pesquisem e se voçes verem que e algo bom e maravilhoso como o e tome sua decisão e boa sorte que jesus cristo continue te abençoando,es ai um link no qual poderá vér as dicas de crescimento nas vendas por intermédio desse novo negocio de marketing seja qual for seu negocio vai vender e muito desde que tenha boa qualidade e claro mais por favor olhem o link ai; ://produtos.amarelasinternet.com/riquezas3
luis de maliza (maliza@facebook.com): li guase toudos comentario i não acredito q aimda existe pessoas desse tipo,nemhuma raça é superior a outra,a questão qestão de diser q negro não eventou nada é pura mentira.emxiste vários ciêntistas negros.ao evestigares escreve ciêtista negros.
Marcilio (marciocorreaxavier@oi.com.br): Bem eu não entendo porque muitas pessoas ainda atribuem a diferença do negro em relação ao branco, pela cor da pele. A cor da pele não tem absolutamente nada a ver com as diferenças raciais. A principal diferença racial entre negros e brancos está na intelectualidade e não na pele.
Gustavo (gustavodias@gmail.com): Negro é uma raça recalcada. Isso não é racismo e sim uma estatística clara que todo mundo pode comprovar. se o branco tiver boa condição financeira ou boa aparência como cabelo liso e olhos claros, aí essa pessoa vira um alvo pra eles. digo isso por experiência de vida. 95% dos calotes que eu ganhei ao londo dos meus 45 anos, vieram dos negros. Eles se fazem de amigos pra ganhar sua confiança e depois te dão o golpe. como diz o velho ditado...quando ele não caga na entrada, ele caga na saída. Reflitam e verão que isso é a mais pura verdade. não era pra ser assim, mas isso não vai mudar nunca enquanto existir as duas raças. Perguntem pras pessoas de boa aparência como olhos claros e cabelo liso. Todos vão falar que são perseguidos também.
anonimo (mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm): Isto não é verdade, é a pesquisa mais absurda que já vi, meu pai é negro, meu irmão é negro, o Presidente dos Estados Unidos é negro e o que eles teem em comum?Um QI acima da média,
martinho filho (martinhofilho.rj@gmail.com): concordo plenamente basta olhar na historia kem foi escravizado o mais inteligente domina o menos inteligente a historia ja nos diz tudo
Cleitton Miranda (cleittonbiologo@gmail.com): Descordo, o que ha é desigualdade entre Brancos e negros, Na maioria os Brancos possui acesso a educação infelizmente "superiores"(ou melhores) aos negros.
Anônimo (Brasil): A raça negra é por natureza de péssimo caráter, rouba, assassina e estupra (mulheres brancas) por ódio e inferioridade. Afinal, aquele que é inferior não aceita a superioridade do outro... simples assim, eu por exemplo dos meus 8 funcionários não contrato negros e minha empresa vai bem, obrigado.
PINHEIRO : Se ele se diz tão inteligente,eu o desafio numa partida de xadrez.Há eu sou negro.VC ACEITA KKKKKKKKKKKKK
Nicolau (nicolaesofran@gmail.com): Seu babaca, compare só a África miseravel com a Europa, para ver se os brancos não são mais inteligentes, deixa de ser abestalhado!
lele (leolopes42@gmail.com): O cérebro pode ser exercitado, assim como um músculo será bem desenvolvido, fato aceitável e comprovado cientificamente. Os comentários acima são teorias não estudadas(experimentalmente), apenas a opinião de um cientista. Que na minha opinião deveria ter suas idéias posta a prova, seria ótimos para os negros saber se lugar e até onde podem ir.
Dalmo Javarini (d.javarini@hotmail.com): Acho também um absurdo a comparação deste cientista maluco. Minha teoria é a sequinte: Se aparece um problema e você consegue resolve-lo, pode ter certeza que vc. é uma pessoa inteligente; porém existem realmente os fatores do desemvolvimento das suas células neuroticas ou seja, se o seu lado esquerdo do cérebro é usado mais do que o lado direito com certeza você é mais inteligente que o branco, preto, vermelho ou amarelo. Gostaria apenas de lembrar ao leitores e o cientista maluco que o Criador (Deus) não tem cor.
Rafael (Rafael_locks_20@hotmail.com): é logico que a pesquisa é a verdade,só que como o povo hoje em dia esta tão acostumado a chamar de racismo qualquer coisa que se trate de pretos que ,mesmo uma pesquisa comprovada eles vem falar que un medico é racista,vi uma tal julia acima chamar disso,sinceramente ser falso moralista ,bancar de bonzinho e humano,repitir frases como"ah vc é racista" so porque esta na moda,pra serem bem vistos pelas pessoas à sua volta é uma coisa ,ser retardado mental que não analysa a realidade é outra,desde o começo da humade os brancos foram superiores ao negros,porque?me digam porque não foram os negros que colonizaram os brancos?me falaram que é porque os negros são pobres e sempre foram escravizados,viveram oprimidos por tribos e ditadores,etc..etc..pos bem bando de burros,no começo da humade todas as raças estavam na estaca zero,não existia nada e ninguem sabia nada,então digam me porque os brancos e asiaticos evoluiram no aprendizado das coisas e os negros não aprenderam nada?isso estou falando antes dos brancos colonizarem negros,bem antes,a milhares de anos atras.digam me porque a maior taxa de criminalidade são de negros?vam me dizer que porque sao explorados,discriminados,pobres,sem chances,dai eu digo ,na europa do leste existe paises muitos pobres igual a africa e com branco discriminados tbm e nem por isso eles roubam ou matam,a verdade é uma so ,só que as pessoas (moralistas de ) querem vendar os olhos dos outros e seus proprios olhos pra isso,e fazer as pessoas acreditarem que pretos são tão inteligentes como brancos ou asiaticos,nao estou falando de pessoas morenas igual beyonce ou riahna que se dizem pretas,mas tem mas mistura com branco doque eu,e sum de verdadeiros pretos,de cor preta
Logicamenten falando (anonimo@anonimo.com.br): Ele esta falando de estatísticas e números, resumindo para vocês ele quis dizer que tem mais pretos burros do que branco, entenderam? Se tem algum branco que não entendeu isso é por que e burro também!ignorantes são os que acreditam que números mentem, para mim ja inferior que sem deixar dominar ou e dominado...foi o que aconteceu com a maioria negra..logo qualquer pessoa com um pouco de massa encefálica deduz, que os brancos dominaram e dominam os pretos...logo o que se conclui? o cara e estudioso de fatos não de opiniões falso moralistas e falso otimismo...as estatísticas não mentem, por que então paises ou ate mesmo estados brasileiros com maioria branca e minoria negra e parda possuem maior PIB e melhor indicadores sociais? só falta agora um babaca falar que e culpa da escravidão e dos brancos/escravocratas...Mas a lógica e somente uma logo se foi escravizado ! e por que é inferior/derrotado! ora bolas não existe mais lógica nessa de mundo metido a sensacionalista? Vocês assistem muito TV globo e novelas surreais aonde a empregada domestica mora no Leblon no mesmo prédio que a patroa branca, e acham que a ONU e humanista demais...olhem os números pessoal e menos pequenas frases de efeito política...e claro que para um político corrupto quanto mais preto burro melhor..melhor ainda achar que eles são mais que os brancos...para não dizer iguais!!! Infelizmente ser racista e falar a verdade! Mas para que falar a verdade para surdos burros ...melhor deixar como esta..essa escravidão invisível aonde o escravo acha que manda so por que dizem que ele e igual..mas no final do mês ele vê quem manda...quem tem mais dinheiro...quem comanda..ei vocês negros olhem os chefes de vocês, a maioria é negra ou branca? Pensem nisso antes de falarem s...os que negros que são melhores agem mais como branco do que com pretos culturalmente mama áfrica, vocês querem até alisar o cabelo e ficarem mais brancos, Beyonce que diga! Tomem vergonha na cara e vão trabalhar e ganhar a liberdade por força, não por dó ou piedade da sociedade que voces culpam pela fraqueza própria fraqueza! Quando falo isso incluo os pretos e índios ou qualquer raça que foi dominada, e hoje quer participação nos lucros por que perdeu!brincadeira como as pessoas com a suposta evolução ficam cada vez menos meritocratas e mais medíocres e comunistas...sabe de uma coisa precisamos e mudar de povo..por isso que os políticos tem que roubar desse povo escravizado pela ilusão do comunismo...ja que tudo e igual..seu dinheiro e meu tb..entao se de roubo de vocês! Ok? Conclusão todo mundo e igual..os melhores são de outro mundo entao!
Artur (Bangladesh): Sincericídio! Foi isso que o cientista fez hoje em tempos do politicamente correto, todos sabemos disso, mas não podemos falar.
Anderson Paschoalon (anderson.paschoalon@gmail.com): kkkk coitado do velhinho, hahah falando sério agora: "E daí que se descubra que uma raça tenha propensão a ser mais inteligente?" E realmente é provavel que alguem tenha alguma propensão genética a ser mais inteligente sim, podem ser negros, brancos, asiaticos, mulatos...... Mas gente, qualquer um com bom senso sabe que uma propensão não quer dizer nada. O que realmente importa para definir se algum vai ser inteligente, estudiosa ou burra é o AMBIENTE que ela é criada. Se empregados negros são mais burros, como o velho gaga disse, com certeza a responsavel por isso não foi a genética, e sim a falta de educação básica.....
julia (toledo): alem de velho ainda é racista.e depois quer respeito
maria (cascavel): vi muitos comentarios que falavam que os negros sao burros.antes de falarem isso se olhem no espelho e vcs veram quem sao realmente os burros que aindam praticam o racismo isso serve tanto para os negros quanto para os brancos.
Irnieu (Stanislau): É claro que ele diz que os negros são menos inteligentes, pois é branco. Se fosse o contrário, ele estaria dizendo que os negros são os mais inteligentes... Nós tentamos provar o que acreditamos e o que nos convem.
negra : o que difere os tons de pele é somente a concentração de melanina produzidas pelas células.... que conhecimento tem estas pessoas racistas
Danilo Guidi (danilo_guidi@hotmail.com): Eu não entendo porque ninguem fala sobre isso quando se trata de cotas raciais, onde o defençoeres de tais so culpam a miséria negra por causa do racismo dos brancos e de um escravisamento de 120 anos atras. Onde um negro rico pode ter o dereito de entrar numa faculdade só por ser negro "inferior", e um branco pobre fica de fora mas se tiver outro irmão de pai e mae que tenha feições negra tal tera direito a cotas. Muitos argumentam que a situção dos negros é devido o racismo, mas depois da segunda guerra mundial os japones vieram para ca sem nada e sofreram um racismo disgraçado e hoje aqueles cabeçudos (literalmente) oculpam as melhores universidades do brasl. Issas cotas são ridiculas é conpra de voto do pt, eles estão nos rolbando na maior cara de pau e parece que ninguem tem corage de falar a verdade que os negros não entram nas faculdade por em grande parte serem mais burros que os brancos e tais mais burros que os amarelos. Quem não entrou na facul por de cotas ,repito, esta sendo rolbado, cara fora de comum essa história de cotas pura compra de votos e safadesa. O governo esta se tornando facista
andre (andre-feuser@hotmail.com.br): E o populacho se levanta, os negros fazem parte dos antigos ancestrais primatas entao fazem parte de uma sub-raça que deve ser extinta e se nao forem serao os brancos extintos, os pretos apenas sao moralistas na hora de dizerem que sao iguais mas na hora de ser honestos e disciplinados eles ridicularizao o homen branco por ser correto.
josef (Angola): em primeiro lugar escrevo que estou muito triste , não acreditava que ainda existia pessoa com preferencia de cor li todos os comentarios e deu para ver tanto os negros como os brancos cada um puxa a sardinha para sua grelha como pode alguem com a mente desenvolvida pensar que é melhor que todos os negros olhe lembrem-se sempre disso o cerebro é como os musculo quanto mais voce vai para o ginasio treinar mais grande tu ficas acontece as mesma coisa com o estuda quanto mais voce estuda mais inteligente voce fica.olhemosa grandes sabios nem sempre são aqueles que inventam algo mais aquele que sabe como e quando hagir em sictuações complicadas.não deixe tu o negro de fazer o que tu estas atentar criar por causa deste comentario sem cabimento
Filhos (são paulo): Abaixo estão alguns cientistas negros e suas invenções: E A LISTA É GRANDE.. Dr. Daniel Hale Williams, executou a primeira cirurgia aberta de coração; Alexander Miles, elevador; Alice Parker, fornalha de aquecimento; C. J. Walker, artefatos para cuidar do cabelo; Charles Drew, preservação estocagem de sangue, implantou o primeiro banco de sangue do mundo; Elbert R. Robinson, bonde elétrico; Dr. Ernest E. Just, fertilização e a estrutura celular do ovo, mundo a primeira visão da arquitetura humana ao explicar como trabalham as células; Frederick Jones, ar condicionado; Garret A. Morgan, semáforo e primeira máscara contra gases; George T. Samon, secadora de roupas. John Love, apontador de lápis; William Purvis, caneta-tinteiro; George Washington Carver, métodos de cultivo que salvaram a economia do sul dos Estados Unidos na década de 1920; Granville T. Woods, transmissor do telefone que revolucionou a qualidade e distância que podia viajar o som; Jan E. Matzelinger, máquina de colocar solas nos sapatos; John Standard, geladeira; Joseph Gammel, sistema de supercarga para os motores de combustão interna; Lee Burridge, máquina de datilografia; Lewis Howard Latimer, filamento de dentro da lâmpada elétrica; Lloyd Quarteman, primeiro reator nuclear na década de 1930; Lloyde P. Ray, pá de lixo; Lydia O. Newman, escova para pentear cabelos femininos; McCoy, sistema de lubrificação para máquinas a vapor; Dra. Patricia E. Bath, dispositivo laser para cirurgia de cataratas; Dr. Philip Emeagwali, computador mais rápido do mundo, 3,1 bilhões de cálculos por segundo, possibilitando estudar o aquecimento global, as condições do tempo e determinar como o petróleo flui sob a terra; Percy L. Julian, o desenvolvimento do tratamento do mal de Alzheimer e do glaucoma; Philip Downing, caixa de correio; Raphael E. Armattoe, encontrou a cura para a doença do verme da água da Guiné com sua droga Abochi; Richard Spikes, inventou a mudança automática de marchas; Roberto E. Shurney, pneumáticos de malha de arame para o robô da Apolo XV; Sarah Boone, tábua de passar roupas. Thomas W. Stewart; esfregão para limpar o chão; W. A. Lovette, prensa de impressão avançada; John Burr, máquina de cortar grama; William Berry, máquinas de carimbo e cancelamento postal; William Hinton, primeiro manual médico sobre a sífilis.
Anônimo (haha não digo!): Pelamor. Vocês são as ou se fazem? Isso tudo trata-se de história. Se os brancos que houvessem sido escravos? Tratados como mercadoria? Sem direito a educação e nenhuma? Então nos encontrariamos diante de "Negros são mais inteligentes que os brancos" =* beijinhos, lesados q
washington S .m (w.santos94@otmail.com): ISSO E UMA TREMENDA DE UMA IGNORANCIA PENSADORA . ESSA VAI SER A RESPOSTA MAIS OBJETIVA DE TODAS ; VC LENDO , SENDO NEGRO OU BRANCO PRESTA BEM ATENÇAO ... O SER HUMANO POSSUI UM CARA CHAMADO CEREBRO ,ESSE CEREBRO NAO RESPONDE PELA MELANINA SUA CONFIGURAÇAO NAO TEM NADA A VER COM COR DE PELE ;TODOS NOS SOMOS DIRIGIDOS POR ESSE CEREBRO ;EM PESQUISAS FOI COMPROVADO QUE O SER HUMANO SO UTILIZA DE 4 A % DA CAPACIDADE CEREBRAL ;VC SENDO NEGRO OU NAO TEM A MESMA CAPACIDADE DE CONSEGUIR 10 15 30 35 80 % ETC... PORTANTO PARA CEREBRO FUNCIONAR NAO E PRECISO DE MELANINA PARA ELE CRIAR !
Alexsandro (albuquerque20@live.com): Dna são tijolos que constroem tudo que é vivo mas nem por isso significa que somos próximos uns dos outros chipánze tem 98 por cento do nosso material genético e não se parece conosco, enquanto ao conceito raça isso é só uma frescura,claro que existem raças um vira latas e um piti bull tem o mesmo material genético ambos são caes mas muito diferentes posso construir uma mercêdes e depois usar o mesmo material e construir um fusca dirija os dois e me fale se notou algumas melhoras,tudo que é vivo evolui para melhor ou pior claro que so os mais aptos fortes e adaptados ao meio sobrevivem ma natureza o que é fraco é eliminado
João Pedro (Brasil): verdade, eu nunca vi um negro inteligente, ainda bem que meu sangue é 100% europeu
Ferrão (Luanda): Em primeiro lugar, é erradíssimo que se diga, "esta raça é superior ou inferior àquela" - conceito negros e brancos - na medida em que apenas existe UMA RAÇA, a ESPÉCIE HUMANA, de acordo com Bíblia Sagarada (Génegis 1:26-2) Em segundo lugar, a teoria apresentada já não tem espaço, nos dias atuais. O avanço científico do século 21 coloca bem fora de questão essa tese caduca. Em terceiro lugar, é absolutamente utópico hierarquizar o GÉNERO HUMANO, até porque ele é UNO. Em quarto lugar, investigações biológicas de auge científico revelam inequivocamente que todos os grupos humanos possuem a mesma estrura biológica, não havendo diferença alguma a nível mental, que possa inferiorizar este ou quele grupo de seres humanos.
Just (Brasil): Bem pra esclarecer as idéias... eh só ver a história da humade e ver que foram os mais evoluidos...tipo em continente com muito frio como a europa ...tinha mais necessidade de fogo para sobreviver...reinos, politica na grecia..os brancos de totas as outras raças como os negros, asiaticos e indios, os Brancos são mais inteligentes e todas as outras raças se beneficiam com as conquistas dos brancos e descobertas tanto na tecnologia e ciência.
Racista 100% (kas@gmail.com): Negro é inferior, eles nunca inventaram nada que preste nem se quer uma roda, só religião. Todos as demais raças tiveram invenções significativas para a humade menos os negros... diga ai eles não são inferiores? A escravidão foi pior para as demais raças não para o negro que polui varias nações.
Henriques (Huíla): A genealidade cientifica ñ me empreciona tanto,pq nela há muitos cientistas que são gênios endiabrados. O que vem de Deus ñ marginaliza,só mesmo vindo do diabo para magoar ofender e desrespeitar.Esse maligno visto que queria se encarnar na nossa raça e tem lhe saido errado agora resolveu nos magoar com aqueles que um dia Deus usou para nos despertar das trevas.
Henriques (Huila): Sou negro aceitar isso é envergonhar o nome de quem criou minha raça(O Deus Soberano),deste modo é responsabilidade de quem nos criou provar as de mais raças o contrário.Sendo ou ñ sendo acho que tudo passa pelo padrão que se adopta para mr-se tal ponto de vista.Mas digo que em verdade em verdade o povo de israel e santo,sábio e inteligente porque mesmo sendo o mais sábio que a humade ja conheceu pouco se enalteceu nestas coisas;Tanto mais que já foi vítima de mesmos abusos que os negros espalhados pelo mundo inteiro sofre. Sendo ou ñ sendo me orgulho porque hoje em dia é o continente que mais enche igrejas para invocar o Santíssimo Deus. Israel, egipto e etiopia serão um só profecias que ñ vêm de homens mas sim de um Deus Santo e soberano.E desde quando é que a superania é maior que a soberania?Eu me enalteço naquele que é soberano e ñ naquele que se julga ser ser superior nisto ou naquilo porque tudo isso são vaidades. Nem Gregos,nem judeus,nem romanos;Nem brancos nem negros amarelos,etc tudo é para honra e gloria de Jeova Deus
ronald satos (ronald_bboy@hotmail.com): ELE FALA ISSO POR QUE E UM RACISTA NA HISTORIA ANTIGA OS COM QI MAIS ELEVADOS ERAM BRANCOS POR QUE OS NEGROS NÃO TINHÃO COMO ESTUDAR POR QUE ERAM ESCRAVISADOS OU NÃO PODIAM ESTUDAR JUNTO COM BRANCOS ESSE CARA E UM I!
malanjino de gema (malanje): Se o branco e tão inteligente,onde estão? Sadam Hussein Hitler Moumar Khadaf e outros? Este prêmio devia ser retirado porque não tem perfil pra tal
Anonimail (anonimail@ooooii.com): Verdade, não é?, aliás, quem caga mais? São Os Brancos não é??? É facil dizer o que convém, se for assim, deve-se pesquisar sobre tudo. O que é bom & ruim.
Bom (sfsdfs@hotmail.com): Bom... Gostaria de saber se o homem africano também tem o parentesco nearthental que o Europeu tem, se o mesmo não tiver, está explicado toda a diferença adaptativa. É uma pergunta cientifica, não tem nada a ver com racismo.
francisco (giovvannavanessa@rotmail): depende da motivaçao de cada um conheso muitos negros super inteligentes e vs versa Deus nos fes iguais basta cada um buscar seu espaso no mundo preconseituoso os Asiaticos e os Japoneses nao sao os mais enteligentes mas a sua educasao e organisaçao fas pareser ser os mais inteligentes
Daniboy (United States of America): Ele diz isso porque nunca ouviu falar em Percy Julian. Notável cientista negro americano que superou, inclusive, muitos brancos europeus.
Vinicius (vinny-932@hotmail.com): Ele fala isso só por que os negros da africa não tem a oportunidade de estudar , acho que isso é besteira
will (Brasil): Isso é uma besteira, e também é mentira porque o nível intelectual de todos é igual, o negro não se destaca tanto, porque não tem oportunidades como os brancos em meio a tanto racismo como destacar-se
Tina Pereira : Caros comentaristas!Em pleno século XXI ler comentários tão descabido tanto de Brancos, como de Negros é falta de deontologia! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito! Albert Einstein.
NAZI (goiania): Da pra perceber ,estive obsservando todo preto quando arruma um dinheirinho prefere uma loira para casar e ter filhos,sabem do lixo racial que são! o fato é que muitos nao possuem capacidade cerebral pra aceitar a verdade.O próprio metodo cientifico pode se dar o mérito a raça branca
simone : Na minha opnião a inteligencia surge de acordo com a vontade de querer aprender sobre determinada coisa, estar sempre correndo atrás do que você quer com determinação, convicção e não por cor de pele, isso cria raiva, pois a midia fala tanto em deixar de racismo, preconceito,mas são eles mesmos que geram tudo isso!!!
Anónimo (manaus): Negros inventaram as piramides do egito e todo aquela civilização quie até os dias de hojes estudiosos "superiores " não conseguem decifrar, além de ter durado na hegemonia por três milênios, e agora?
Anónimo (Benguela): O cientista pode ter a sua razão. Eu sou negro. Não tenhamos vergonha que a raça branca diga isto. O continente negro q é africa como está? Os tais dirigentes aonde depositam dinheiro? Porque não em africa? Aí está o tal problema. O homem negro tem dificuldade no pensamento. Quando lhe aparece alguem com melhor visão é inimigo. Eu não sinto vergonha com a teoria deste cientista. Nós os negros somos iguais a qualquer raça mais no pensamento somos inferiores e atrasados em tudo. Ainda não conseguimos fabricar nada. No nosso continente ainda há gente q não conhece roupa.
Carlos Kleitch (CKleitch@hotmail.com.br): .. São constatações científicas. Não é porque uma raça é menos inteligente que a outra que mudará seu valor. Somos todos seres humanos. Agora, a imbecilidade daqueles que se recusam a aceitar sua raça é que causa o seu "desvalor". Criam-se cotas prá negro em tudo como se isso fôsse justiça compensatória. Estas atitudes burras é que acirram o preconceito e o racismo.
Anónimo (frank29926@hotmail.com): O que a História prova é que o ambiente força a adaptação, e que os arianos, como foram forçados a viverem em condições climáticas hostís, frio por exemplo, tiveram de usar um pouco mais a massa cefálica para sobreviver. O Grande problema é que junto com a inteligência, também adquiriu uma total falta de respeito para com seus semelhantes e uma incapacidade motora (Preguiça) para com o trabalho. Achando mais fácil mentir, pilhar, saquear e escravizar com suas crenças e deuses impostos até hoje.
Estauta de peuda pensandora (Nowhere): Sé mais burra ou não eu não sei, mas que corre mais isso eu tenho certeza. O Usain Bolt que o diga! PS. Quem repudiou esta noticia deve manter a coerência e repudiar o RAP e o FUNK CARIOCA. Ou não ?
Anália Torres (Brasil): Nunca vi tanta asneira num só artigo. Só falta agora o ilustre cientista dizer que quem toma café fica preto e, portanto menos inteligente. Abaixo o fascismo!
Anónimo : essa opinião foi muito preconceituosa, visto que o calca"doutor" é calcasiano, muitos dos "melhores" são negros, nelson mandela, michael jackson, Henry T. Sampson (celular), Garret Morgan (semaforo), e até uma população inteira como os egipcios, talvez devemos penssar que são os mais evoluidos pois uma vez que os "brancos" se idolatrão tanto sendo um comportamento digamos menos inteligente.
maxel (maqmil@hotmail.com): é claro que os negros são menos dotados de inteligencia, isto esta bem claro, em toda a sociedade, é fato a ciência mais um vez esta correta, palmas para ciência, e os ignorantes que me desculpem
Anónimo (luanda): acho que o senhor citado não falaria besteira afinal é um doutor na area,mas as pessoas ricas e bonitas são melhores aceitas,não entendo por que os negro fazem chapinha e casam com brancos e dizem que é pra seus filhos nascerem mais brancos.
Clarieni (Brasil): Ja pensaram se eles inventam no laboratorio um remedio para erradicar com agente, seria como naquele filme de Will Smith (A Lenda) e ficariam apenas os brancos na terra.
Victor (victor.sainz@uol.com.br): ridículo, esse cara devia ter guardado a opinião dele pra ele! Sou branco e não penso assim. Qualquer pessoa com boa oportunidade de estudo e investimento na carreira pode ser uma pessoa de sucesso!
André (coimbra): os negros (antes de serem colonizados pelos europeus) vivam como só à 30 000 anos se vivia na europa. Isto não é suficiente? eu não tenho dúvidas que é. Os negros que estudam cá em portugal parece uns
Lubango005 (Lubango): A ser verdade ou não, não interessa. O mais importante é acreditar que somos diferentes. Nada de humilhações nem complexos. Quem se ofende consente. Para mim, só repito o que sempre tenho dito: racismo é só mais uma das doenças, os que padecem desta, devem ser tratados com muito cuidado até reconhecerem o seu estado
Anónimo : Este dito senhor, Premio Nobel da Medicina, ao dizer que osbrancos sao mais inteligentes que os Negros e pura demonstracao racica e ignorante. Saiba um genio como ele, que diferenciar a cor da epide
JOCA SAVIMBI (LISBOA): Penso eu que esta teoria nao faz sentido,porque nos que estudamos na Europa apercebemo nos que ha brancos mennos inteligentes que os Negros,o Continente precisa de muitas Universidades,Escolas
Hugo Diniz de Oliveira (hugo.dinizhd@yahoo.com): Sou um afro brasileiro, nem sei se essa denomição e valida, mas me considero negro, apesar e ser filho de branco com negro... Minha mãe negra brica com meu pai q sangeu negro e mais forte is seus quantro fihos sairam negros e bonitos rsrsrs
adriana alves (arinos): todos somos iguais perante os olhares de Deus.todos somos irmaos em cristo jesus entao porque alguns ainda insutam uns aos outros somos igais noa importa a raça a cor de pele .....
XCNaNgAygD (julie_buer@yahoo.com): With the bases loaded you srtcuk us out with that answer!
Sérgio (fortaleza): Sou a favor de um holocausto com brancos e asiáticos
Anónimo (são paulo): somos racionais, mas somos animais, e dentre todos os animais sempre existirá uma raça que seja mais inteligente que a outra, não seria difente com seres humanos.
Anónimo (Brasil): deixem de ser hipócritas. isso é verdade!!! antes de criticar tem que saber dos fatos. existem diferenças que vão além da cor da pele entre brancos, negros e orientais. os negros tem de 3 a 20 porcento mais testosterona que os outros, o que faz com que eles levem vantagem em muitos esportes, ganhem músculos mais rápido e até tenham em média um pênis ligeiramente maior. o qi dos negros é em média 85, brancos 100 e orientais 105. mas isso não significa que alguns brancos não possam ser melhores nos esportes e nem que alguns negros não possam ser mais inteligentes. sei lá, parece que as pessoas tem algum complexo de culpa pela injustiça da escravidão no passado e hoje querem dizer somos todos iguais, ninguém é melhor do que ninguém. na verdade isso so vale se for perante a deus, porque não há como negar que existem pessoas mais inteligentes e menos inteligentes, bonitas e feias, fortes e fracas e por ai vai. tem muito mais pra falar mais vou parar por aqui.
LIA (BRASIL): Com certeza ele é a maior prova de que existem brancos burros.Este ancião Equus asinus não leu o suficente pra ter tomado conhecimento da existência de Charles Drew;de Mamokgethi Setati;Tshilidzi Marwala,Debra Meyer e Tania Douglas;por exemplo!Existem outros,é claro,mas os malditos brancos detentores da mídia fazem questão de omitir,por isso não chega ao nosso conhecimento.Tem aluns medíocres que dizem que não temos capacidade,o problema é que não conseguimos expor nossa inteligência,um primo meu já teve a prova rasgada quando passou em curso de formação de oficial para a policia militar.o comandante "branco" se indignou com o fato de ele ter tirado a melhor nota.Depois dizem que não temos capacidade!
Anónimo (Caxito): um idiologo com capa de biologo, não consegue conter seu monologo nos grandes momentos de crise senil.
anonimo (simões filho): gostaria de informa a os que se julgam inteligentes que comentaram aqui que o propiocientista se desculpou, explicando que a idéia de superioridade branca não tem comprovação científica.
Honesto (negro@uol.com.br): Lógico que um branco é mais inteligente do que um negro! As únicas pessoas que questionam disso são ... adivinhem....os próprios negros! Coincidência né! Agora me digam o nome de algum negro famoso que inventou alguma coisa de útil:telefone,avião,vacinas, fez alguma descoberta no campo da física da química, ganhou algum prêmio nobel referente a intelectualidade! Tem vários né!
Victor hugo (Brasil): A inteligência humana nunca poderá ser medida genéticamente,raciocínio complexo,abstrato,e principalmente capacidade de aprendizado,fazem do progresso intelectual algo mais cultural que genético.
Wederson Almeida (Sete Lagoas - MG - Brasil): Na verdade, o facto desse sujeito, mesmo sendo "doutor" e branco, dizer uma besteiras dessas já me faz pensar que o contrário é que verdade! Se ele, e os que compartilham dessa idéia "monstrenga" não conseguem ver o que os negros sofreram na história para justificar seu "atraso" já mostram-se ignorância da parte deles. Isso não é polêmica, é um disparate!
falo mesmo : não anonimo as erado, eminem(mais drogado) e aquela a vaca mais vaca do mundo a madonna(é branca né) assumiram publicamente que queriam ser brancos. uouuuuu, esse nazista ai em cima é branco, pq nos meus estudos nós além de inteligentes somos bem dotados fisicamente. não é atoa q a branca qdo prova o nosso cabo n quer mais outra coisa, vces brancos soitados, vos deram documentos de 10, 12 cm p o diferencial absurdo dos nossos 21cm a 27 cm. viva malcom x, marvin gay richard spikes, joseph gamme,alice parker,frederick jones,lee burridge,lewis howard latimer, charles drew,lloyd quarteman,etc.... vai estudar mis anonimo. bjos halle berry
Anónimo (brasil): concordo com a ciência...os negros que se destacaram na sociedade foram...por meio de jogos como pelé, danças como michael jakson, e outros. nao é racismo...porque na maioria dos paises os negros tem oportunidades tantos quantos os brancos, e ai o que eles estão esperando entao? ja chegou a hora deles mostrarem que são iguais aos brancos na inteligencia...e quanto ao racismo eu veijo que os negros são mais racistas do que os brancos, porque nunca ouve na história em que um branco quiz se negro, mais houve um que era negro e quiz ser branco. michael jakson
Anónimo : têm uns ai que dizem que os negros são inferiores, não é?primeiro que se fossemos inferiores jamais chegariamos aonde estamos e outra tem um garoto ai chamado lukas que nem escrever não sabe...certo com s(serto)meu caro por favor aprenda a escrever para depois opinar direito
EMERSON (RECIFE): CLARO QUE É VERDADE, SE OS NEGROS SÃO TÃO INTELIGENTES QUANTOS OS BRANCOS, PQ OS PAÍSES DE PRETOS SE ENCONTRAM NA POBREZA? PQ ELES NÃO TIVERAM CHANCE? E PQ OS BRANCOS TIVERAM E NEGROS NÃO?PURA VERDADE
HELENA (INTERIOR DE SP): Acredito que a raça branca é bem mais inteligente, os negros tem muita habilidade para a dança, eles tem muito molejo, os brancos são geralmente mais travadinhos, mas em matéria de inteligencia acho os brancos bem a frente
Marcelo Muniz (São Paulo): Ai há um fundo de verdade sim... se não houvesse, a maioria dos países africanos e outros países de população preta (Haiti) não estariam na situação em que hoje se encontram. O Branco é resultado de mestiçagem do Neandertal com o CroMagnon (primeiros sapiens sapiens), muitos acham que os neandertais eram "burros e brutos" mas a verdade é que estes foram os primeiros humanos a conviver em grupo e adquirir linguas, enquanto os cromagnons (pretos) viviam de forma solitária. Os únicos povos que não possuem gens neandertal são os africanos. Não é racismo, é fato. Idiotice é fechar os olhos para a realidade.
Ra (Brasa): Finalmente alguém conseguiu quebrar o politicamente correto e falar alguma coisa que bate com a verdade dos fatos que conhecemos. è só ver a linha evolutiva das duas espécies e começo a concordar com o cara. Alias ele é premio nobel de medicina e os que estão negando a teoria dele não sao nada.....
THEBREU RAZALAS (BRASIL): o homem é um resultado constante do meio em que vive, por isso, é uma tremenda falta de "inteligência" atribuir inferioridade ou superioridade intelectual a um determinado grupo. O poder cognitivo é desenvolvido ao longo do tempo e isso é o que deve ser visto. Questões como essa não deveriam levar a argumentos tão estupidos. Opiniões que remetem ao pré-conceito devem ser jogadas, mesmo com análise, mas prontamente, na lixeira da ignorância.Nem poder negro nem poder branco, mas poder de igualdade!
Nelson Brasil da Silva (nelson.poeta@gmail.com): Quando ví isto jornal Cheguei a ficar pasmado Com o que o cientista Disse que tinha apurado. Falou que tinha estudado As etnias presentes Comparando branco e negro O branco era inteligente. Com isso branco e negro Não competiriam igual Porque o negro teria Menor capacidade intelectual. Isso ai é preconceito Em pleno´seculo XXI Falar cousas deste jeito Não é para qualquer um. Tem de ser um cara tapado Que no que fala não pensa E deve ser processado As provas estão com a imprensa. Porque se não processarem Deixarem as cousas assim Ele vai continuar E isso não terá fim. Não é porque é um cientista Que se deve perdoar Se falou pro jornalista tem o dever de pagar. Pois se fosse um individuo Sem um nome de expressão Estaria como bandido Condenado na prisão. CRIME IMPUNE Se o mundo hoje é justo E trata a todos igual Condene este individuo Ou o interne em um hospital. autor: Nelson Brasil da Silva.
GRAVE (LUANDA): A INTELIGÊNCIA NÃO ESTÁ NA COR, CONSIDERO A TEORIA DESTE CIÊNTISTA ABSURDA E ERRADA NÃO DEVEMOS CONFUNDIR O SOFRIMENTO DA COR NEGRA COM A INTELIGÊNCIA DEVEMOS É INCUTIR NAS NOSSAS MENTES QUE NEGROS E BRANCOS SOMOS TODOS IGUAIS A COR É SÓ UMA DIFERÊNÇA O QUE NÃO QUER DIZER QUE UM BRANCO OU UM NEGRO NÃO SOFRE OU VIVE PARA SEMPRE
Marco (RJ - Brasil): Acho um absurdo querer comparar inteligências. O que aconteceu com a população negra foi uma política segregacionista que exclui-os da participação em escolaridade, pelo menos no Brasil. Não sei se isso ocorre também noutros países, deve acontecer. Acho mais absurdo ainda todos os comentários impregnados de desinformação, preconceito e tolices que leio nesse site. Queres, tu que crítica com preconceito e racismo, saber o que deves fazer? Mata-te e some daqui. Aqui não há espaço para pessoas não gratas. Brasil-Angola - PAZ.
JFK (São Paulo): Antes era só a religião que atrapalhava a ciência,hoje em dia não se pode nem fazer pesquisas sobre fatos antropológicos comprovados que vem esta papagaiada te chamando de racista.
Miguel (Vitória-ES): Não existe ninguém com conhecimentos científicos nesse mundo que possa criticar se pondo acima de James Watson, o pai do estudo da genética humana moderna.
Loira Inteligente (Luanda-Angola): Cambada de gente com muita falta de informação tú ou anónima antes de mim, tú Sr. Emerson do Recife e todos os outros cmo vocês, nazistas de uma #%^&*, gente $%^&*, gente dessabida, #$%^&*, sem cultura, valores, com falta de informação, gente manchada pelo triste fato de serem cmo são, dá ate %^*&...
Anónimo (Estados Unidos da america): Concordo plenamente com este senhor extremamente inteligente,os bracos sempre se mostraram genios e os negros,uns animais grosseiros.eu sou muito branca e sou super-dotada,ou seja quanto mais mais branco a chance de ser super-dotado e maior.eu nao sei de nenhum super-dotado negro.Eu nao sou racista,sou realista.
Emerson (Recife mas sou branco graças a Deus!): Concordo com este homem, a fonte da miséria, feiura e desgraça no mundo é o negro. Nem sei o porque da existência dos negros, são lixos, pragas malditas! A existência deles é um fracasso!!
Lukas (Lukasariel@hotmail.com): Eles estao sertos, eu nunca ouvi diser q um negro inventou algo de estraordinario na raça humana,tipo como ex:computador,aviao,etc.. isso foi tudo invençao de brancos
NegoBom (BH-MG): Não se mede a inteligência de um ser humano através da pigmentação de sua pele . Existem Brancos,Negros,amarelos,indígenas e todas as raças existentes no planeta com inteligência além dos limites.
Pati (Sao paulo): teu nariz ,branco horroroso ki o brancos sao mais inteligente.
mr. bin (sempreever@hotmailo.com): eu acho q. o nêgro é o nearthental e o branco é o homo sapien.
lut (luan): seu rabo que os bracos sao mais inteligente que os negros
Emerson (Recife): Concordo com este homem, a fonte da miséria, feiura e desgraça no mundo é o negro. Nem sei o porque da existência dos negros, são lixos, pragas malditas! A existência deles é um fracasso!
Marivaldo (valdounited@hotmail.com): Infelismente é assim! no mundo inteiro existem inúmeros racistas, não só por parte de branco como também de negros. Os brancos são racistas em relação ao negro e os negros são racistas em relação ao branco, eu estou cansado de ver isso. Tem muitos brancos que querem tirar uma casquinha dos negros, mas também tem negros que querem tirar uma casquinha dos brancos. "É Branco versus Negro". Sou branco e, vejo, eu Marivaldo, mais negros racistas em relação aos brancos dos que os próprios brancos. As pessoas não vêem isso não? quem for inteligente e perspicaz, verá isso. Eu sou vítima disso, não sou racistas, não chingo nenhum negro, não tenho preconceito e, nem falto o respeito. Mas o que vejo é discriminação deles em relação à mim. Até minha irmã que é branca sofre com isso. Na minha cidade por exemplo: moro em Brasília e, tem muitos negros por aqui, porém, seja, na minha cidade, colégio, trabalho ou em qualquer lugar sempre vai ter um caso assim, de negros ficarem com preconceitos com nós. E não somos nós que procuramos o tal de discriminação, são eles negros ou negras que procuram. Estou cansado de ver isso. Já ouvir dizer da própria boca de negros que odeiam brancos e querem que todos se lasquem, no caso são todos os brancos, incluindo pessoas boas, crianças, pais de famílias e etc... isso é uma falta de vergonha, respeito, educação, classe, postura e ética. Eu fiquei várias vezes constrangido por causa disso. Nunca dirigir a palavra à nenhum negro, porém já fui desrespeitado inúmeras vezes. A questão: quem é inteligente nesta história?
João Victor (monguilo@hotmail.com): Puxa vida que besteira. Bom, sei que ao longo da história, todos os ciêntistas renomeados foram brancos, claro que porque eram os únicos a estudarem, os negros sempre foram os escravos. Sou negro sei que atualmente em nivel de (QI) um Negro nigeriano Philip Emeagwali está em terceiro lugar, com 190 pontos, falo dos gênios vivos, mesmo porque antigamente os NEGROS nem estudavam. sei tambem que a capacidade de pensar é igual pois se não os cérebros seriam diferentes ou até mesmo o número de neurônios, mais esse inteligente que gerou a polêmica não conseguiu provar nda em questão disso, ele só fez essa matéria para que possamos discutir, ja que está fora da mídia a muito tempo, e o povo bobo lê e acha que é verdade, racistas, sem compaixão, sei que no futuro mais gênios negros surgirão e esses DRs. que estão atrás de um NEGRO em Pontos de QI, não vão mais querer aparecer. Aliás todos aqui estão atrás de um NEGRO em nivel de QI então avaliem isso.
Anderson Gustavo (andergustavo@limao.com.br): Nossa detalhe muitos erros de português! Mas não sei se realmente os Brancos são mais inteligentes ou são eles que tiveram no passado grandes oportunidades para serem inventores de tudo no futuro...
juliana (alcantil): O SENHOR JAMES INFELIZMENTE DEIXOU SEU EGO SUPERAR O EU. POR SER UMA PESSOA ERUDITA ACREDITO QUE O MESMO QUEIRA APENAS LEVANTAR QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DO ASSUNTO, PESSOAS COMO ELE GOSTAM DO DESAFIO.
francisco borges (agorademorou@hotmail.com): acredito q este homem esta esquecendo que Deus criou varias raças, e esta misturando conhecimentos eruditos com inteligencia nata, o que faz o ser humano sobreviver em dificuldades estremas, afinal se este cientista fosse parar em uma ilha deserta sem seus lixos hi-tec gostaria de ver ele sobreviver com essa inteligencia que ñ sabe se quer pegar um peixinho de 5 cm para sobreviver ! viva a diversidade criada por Deus!!!
O Pensador Brasil (leandrolangone@gmail.com): Não tem nada a haver isso de racismo, a etnia branca é superior intelectualmente no brasil onde tem pobre sempre há muito filhos, nordestinos que veem pra São Paulo, e em sua maioria continuam pobres.
INTOLERANCIA (joinville): SE ELE SE ACHA TÃO INTELIGENTE, PQ ELE Ñ VIRA PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDO DA AMERICA, OU O HOMEM MAIS PODEROSO DO MUNDO?????....VINDO DE UM BRANCO, Ñ TEMOS Q DISCUTIR SOBRE O ASSUNTO.....A VERDADE É Q OS BRANCOS SEMPRE TIVERAM MAIS OPORTUNIDADES Q OS NEGROS, AS MELHORES ESCOLAS E UNIVERSIDADE, OQ PODE-SE CONCLUIR É Q MAIORIA DOS BRANCOR TIVERAM ACESSO A MAIS CONHECIMENTOS E TECNOLOGIA...PERGUNTO AO CINETISTA , QUANTOS NEGROS FREQUENTARAM OS CURSOS COM ELE, QUANTOS ELE VIU TER ALGUMA OPORTUNIDADE?...FORA GRANDES DESCOBERTAS FEITA POR NEGROS Q NUNCA FORAM DIVULGADAS PELAS MIDIAS.........MAS ISTO ESTA MUDANDO
doutor tadeu neto 8qualidade sanguinea) (cardioball-metodo@sapo.pt (elvas-Portugal)): o senhor James Watson,comete um erro que desde logo confirma a sua nula inteligencia;subestimar uma raça,um continente.a inteligencia europeia tradicional deriva da revoluçao industrial seculos XVII E XVIII.
Douglas (Brasil): O negros com certeza são quase burros se comparados aos brancos. Concordo com o cientista.
Helder Silva Lopes (Bragantino@hort.com): - Só se discute este assunto por complexo de culpa (de quê?). O branco, como o oriental, é mais inteligente que o preto.
Arthur (São Paulo): Cara, vcs são um bando de leigos!!!! e querem falar que o cara que ganhou o prêmio NOBEL está errado! Poupe-me, se o cara falou isso é porque está certo!
Luciana (lucianadesouza@contato.net): eu sou negra e não concordo com isto, pois sempre tirei e continuo tirando as melhores notas da classe e quase tudo que faço e aprendo eu consigo sem o menor problema. O que vocês podem dizer quanto a isto?
branco (denis_jny@yahoo.com.br): eu tava lendo ai os comentariose vi que uma garota denominando-se "negra", criticou um irmao de raça chamando-o pejorativamente de inteligente por ter escrito escravizavão em vez de escravizavam, algo comum na net tanto entre negros quanto entre brancos. so digo algo, ela que eh uma ignorante, fica criticando o meu brodi enquanto fala "barcno (queria dizer branco) burro". uma prova da teoria do dr. 100% raça branca!
doutor tadeu neto (qualidade sanguinea). (cardioball-metodo2sapo.pt (elvas-Portugal).): a teoria do senhor james watson,nao faz sentido.a inteligencia de negros e brancos e diferente.na europa e eua nao ha inteligencia sim organizaçao.os negros sao + inteligentes.
anonimo (brasil): acredito que existam diferenças entre as etinias e raças. existem em animais, e não somos diferentes deles. somos animais racionais e temos diferenças, tanto fisicas quanto intelectuais. algumas especies se desenvolveram ais que outras, teoria da evolução explica isso. muito embora alguns negros se sintam ofendidos com a matéria publicada, temos que perceber que a indignação se dá de forma passional e não racional. foram estudos que levaram o dr. a ter esta conclusão. apanhados históricos e antropológicos deduzem que o homem branco é superior em algumas virtudes e em outras não. isso n significa q o negro é uma subespécie. muito pelo contrário, significa que existem estudos que comprovam isso. o cerebro do homem é maior do que o da mulher, significa que existe diferenças raciais e de gênero que fazem com que uma raça, espécie ou genero seja diferente da outra. qualquer discussão sobre o tema, com o tom apaixonado, não seria considerado tecnico. o que vejo, é que, mais uma evz, o tom politicamente correto está sendo adotado nos comentários como forma de anti-racismo.. o racismo se deu em outra época. oq ue se faz agora é ume studo, e para os que não gostam de estudo, ficam apegados na paixão, mais parecem ignorantes com relação aos fatos e o conehcimento empírico das pesquisas. nada de blablabla.. acho q muitas pessoas toma isso como uma ofensa e se sentem inferiores quando se diz que o homem branco ariano é superior fisicamente e intelectualmente ao negro africano.. nãoé a toa que os negros africansos e desenvolveram menos e em algumas tribos, como disse um comentador, vivem em verdadeiro estado de primatas, em tribos e em comportamentos animalescos, praticando até mesmo o canibalismo.
Vicente (vicadolfi@ig.com.br): Anne não seja ridícula! É lógico que há tanto brancos como negros no Brasil, embora a maioria da poulação seja misturada sim. Mas dizer que não há brancos nem negros no Brasil?! Bah! você não sabe do que está falando... quanto ao assunto do texto, é muito complexo sim, precisa ser analisado com mais cuidado, mas a fundo, porque se for verdade é preciso redirecionar toda a educação para negros, nos países ocidentais baseada em modelos europeus. Agora em nome do "politicamente correto" certamente estas pesquisas não poderão ser levadas a fundo.
White man ! (whitewhite@hotmail.com): Não é racismo é a realidade des de os primordios pretos tinha de usar apenas sua força enquanto os brancos tinham ótimas ideais para que pudesem sobreviver sejamos realista, brancos são realmente mais inteligentes que pretos! (Poder Branco)
José (josetsousa@gmail.com Portugal): Preconceito é falta de inteligência.. Preconceito e Racismo juntos.. É não ter qualquer tipo de Inteligência.. Todo o homem é igual..
Matheus Cassio Silva (Brasil Ribeirão Preto): Puro racistas, se eles fossem negros eu queria ver se eles continuariam a aceitar essa coisa preconceituosa.
anne (arinha162009@hotmal.com): Se vocês soubessem um poucoquinho so de historia saberiam que foram os negros que que educaram(ensinavam,professores)os filhos do brancos que viam de portugal, mas os livros didaticos escondem isso nao e mesmo? Isso não e uma questão de inteligencia e uma questão de oportunidade, os negros nao tiveram a mesma oportunidade que os brancos era trabalhar ou trabalhar...mas se vocês enssistem em fala que os brancos são mas inteligente não posso fazer nada mas entao eu posso dizer que negro tem mas coração,temas força somos donos que uma voz maravilhosas que muitos ditos brancos não tem de uma beleza sem igual e ja ia me esquecendo podemos ir na praia e nao sair toda vermelha e com marquinha mas nao gosto de generalizar não e por atos de um ou de outro que eu vou generalizar todos os ditos brancos"afinal não a brancos ou negros no Brasil somos uma raça misturada"...Mas como estava falando sou professora em todas as salas de aula que passei encontrei crianças ditas brancas com muitas dificuldates e crianças ditas negras que não tinha tantas dificuldades como a dita branca ou vice versa em fim a inteligenia e uma herança genetica mas Ou seja, mesmo sendo algo inato,herança genetica esta sujeita a ser alterada por fatores ambientais e, mais ainda, pela maneira como nos comportamos! E isso a gente vamos para com essa bobera cada um conhece a sua capacidade intelectual e as condições de as cercam nao e a cor da pele que vai definir se vc e mas ou menos inteligente.
INVESTIGADOR FEDERAL (jose@hotmail.com): PESSOAL PODEM TER CERTEZA QUE JA DENUNCIEI, E ESTOU ENTRANDO EM CONTATO COM A POLÍCIA FEDERAL. ESSES DELITOS RACISTAS E OFENSAS CONTRA A ETNIA NEGRA TEM QUE SER PUNIDO. O SITE JA ESTÁ SOB INVESTIGAÇÃ
Bloco rubio (Cidadão do Mundo): Existe algum país miseravelmente pobre que seja de maioria branca? Ao mesmo tempo, existe algum país exportador de tecnologia que seja de maioria negra?
Igualdade e Oportunidade (Brasil): O perfil genético das raças é o mesmo (os cientistas estão cansados de repetir). A sobrevivência facilitada das regiões quentes, (abrigo fácil do frio, mais alimentos: frutas e diversificação animal) deixaram certa acomodação. Nos países frios, a estória é outra, pensaram, trabalharam e se afadigaram mais para sobreviver, daí uma cultura de vida e progresso diferente. Mas as raças são iguais e formam o ser chamado:humano.
pepe : OS NEGROS SÃO UMA ETNIA TÃO EVOLUIDA E INTELIGENTE QUE NAS ZONAS DE AFRICA QUE NÃO SOFRERAM INFLUENCIA DO HOMEM BRANCO AS TRIBOS AINDA VIVEM NA IDADE DA PEDRA....ÁFRICA É UM CONTINENTE RIQUISSIMO EM RECURSOS NATURAIS E NEM ASSIM CONSEGUEM SAIR DA FOME E DA MISERIA....CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS....DEIXEM DE CINISMO E HIPOCRISIA E ACEITEM A VERDADE POIS TODOS VCS LÁ NO FUNDO SABEM QUAL É ELA....OUTRO PORMENOR: SE BARACK OBAMA TEM UM PINGO DE INTELIGENCIA DEVE TER HERDADO DO SANGUE BRANCO DA SUA MAE , POIS COMO MUITOS SE ESQUECEM ELE É MESTIÇO E NÃO NEGRO...
renan (brasil): engraçado né, não temos mesmo negros que criaram alguma coisa, mas os "brancos criaram tantas coisas que hoje matam muitas pessoas,criaram coisas que estao destroindo o planeta... enfim os brancos são mais inteligentes mesmo...então branquelada porque voces nao criam algo pra extimar os negros, os indios, os pardos e etc... assim vocês ficam com essa terra que esta se acabando...tsunami...terremoto..epidemias e etc
anónimo (GB@HOTMAIL.PT): SÓ UM BRANCO RACISTA, POBRE E SAUDODISTA DA ESCRAVATURA DO PASSADO CONTRA OS NEGROS PODERÁ DIZER TAL BARBARIDADE. O BRANCO É TÃO INTELIGENTE, QUE SEM O NEGRO, E OUTRAS MINORIAS, NUNCA FOI A LADO NENHUM. LANÇOU DUAS BOMBAS ATÓMICAS SOBRE NAGASAKI E IROSHIMA PORQUE RECONHECEU E POR INVEJA NÃO SE CONFORMOU QUE OUTRAS RAÇAS SÃO MAIS I NTELIGENTES QUE A SUA. TODA A HUMANIDADE VEM DE ÁFRICA, TODO O BRANCO SÓ FOI TORNADO BRANCO PELO CLIMA, POIS ELE É NATURALMENTE NEGRO. QUER SE APROVEITAR DA COR DA PELE PARA SE SOBREVALORIZAR, MAS NÃO TEM UM VINTÉM NO BOLSO. E SE NÃO FOR A AFRICA E OS NEGROS, OS BRANCOS NÃO VÃO A LADO NENHUM.ESTÁ HISTORICA E CIENTIFICAMENTE COMPROVADO. O BRANCO É UM PARASITA QUE VIVE PENDURADO NO NEGRO E TEM INVEJA DA FORÇA E DA HUMANIDADE E INTELIGÊNCIA DESTE. QUANDO A HUMANIDADE SE UNIR PELA RAÇA NEGRA, NÃO MAIS BRANCO NOJENTO ALGUM LEVANTARÁ A SUA VOZ.
DarkBoMM : Se vcs derem uma pequena olhada na história verão que há muitas figuras negras marcantes ex:Nelson Mandela,Barack Obama,Luther King... porém a inteligência nos dias de hoje é marcada como raciocínio e nessa área os brancos possuem mais poder...Todos os grandes cientistas,físicos,químicos,historiadores eram brancos.Sem falar que suas descobertas mudaram o geito do "homem" ver o mundo
CLAUD (Brasil): O mal dos brancos colonizadores foi não ter exterminado essa sub-raça negra logo no seu inicio,em vez de escraviza-los,teriamos poupado todo esse mal.
Venancio (GTergte@yahoo.com): é evidente que o
Avlis (Brasil): Bem, Nobel qualquer um que faz besteira recebe né? Vide o Obama com o nobel da paz.
tereza (brasil): Os egipcios eram o que mesmo??? Eles devem ser europeus, por isso contribuiram na economia, medicina, tecnologia...estar no continente africano foi so um deslise!! Fala serio... cada povo tm seu valor..
MB (Luanda): O homem é tão burro q até nomeou este homem como vencedor do premio nobel, o homem branco é tão burro q até tem cientista q ainda pensa dessa forma.esse branco já ouviu falar de luther king, nelson mandela, barack obama, pele, miachael jackson, jonas savimbi, michael jordan etc, etc... esse branco já ouviu falar dos brancos como jorge bush, maradona, bin landen, etc, etc...a unica diferença das raças é na cor e nada mais!!!!!!!!!!!!!!!!!
Victor (victorm.souza@hotmail.com): Mais é verdade, brancos são diferentes de pretos , assim como os asiáticos também são , se fosse todo mundo igual , todo mundo seria de uma raça só , os asiáticos RULES
Tiago (Portugal): isso é estúpido, tenho 1 colega de turma que é excelente aluno e é mulato, tenho 1 colega de atletismo de alta competição que tem média de 16.5 no mesmo curso científico que eu. O Célio Khibo está no 3º ano de faculdade e é angolano.
Wald (chifurimbola@hotmail.com): O cérebro dos negros tem cor diferente do cérebro dos brancos? acho que nao... as pessoas nao pensam com a pele, o fato dela ser escura ou clara nao muda nada!!!
Leonardo (Brasil): Se a teoria fosse de que os negros seriam mais inteligentes que os brancos, seria racismo?
Rui (Turres Veteras): Siko, se Portugal não tivesse a riqueza que teve no passado, provavelmente metade do mundo que agora damos como primeiro mundista não tinha sido descoberto. Julgo que o senhor Watson (que não é de todo elementar) se exprimiu mal (o a noticia é muito mal escrita em todo o lado, bahh para a imprensa), uma coisa é a predisposição da raça em ser mais inteligente que outra, não significa que essa raça é mais inteligente que a outra. Toda a nossa vida terráquea pode ser resumida a estatísticas (suuure), e se umas raças têm mais predisposição para inteligência, não quer dizer que a saibam usar. Acho que algo que se pode dizer é que as pessoas que lêem notícias e se baseiam nas mesmas para dizer barbaridades são realmente mais burras que as que lêem e pesquisam sobre o assunto. Toda a imprensa está putrificada, é mais importante vender e formar cabeças de ovo (ovo de galinha branca, de galinha negra, de galinha beje) que dizer a noticia.. o jornalista devia ser imparcial!!!!!
Alan Matins K (Brasil SP): Pois bem, quanto ao comentario do tal renomado Dr James "digno" de premio nobel fica claro a quem queira que não é digno de atenção, mas lendo os "best sellers" (comentarios) postados aqui rsrsrsr. ka pra nós não aguentei! rsrsrs negros e brancos se guerreando nos comentarios rsrs fazendo o mesmo que o tal James. Estes colocando seu egoismo a prova fazem comentarios sem fundamento nenhum (balela) foi quando cheguei no cm do amigo /Iron dias/ o qual atribui os egipcios como uma nação inteligente é claro mas como uma nção de cor branca ai é duido heim colega!!! Vamos promover um debate sadio, inteligente hooo rsrs! se a esposa de Moises (Zipora)escuta uma coisa desta ela rola no caixão rsrsrsr ops! na época dela não tinha caixão né uii kkk
Anónimo (Bra): Depois de um tempo estamos vendo algo muito interessante. O homem mais poderoso do mundo,Obama, é branco de doer os olhos. Dê oportunidade a quem precisa e todos veremos que não existe diferença.
Cristine (Brazil): Acredito que seja mentira,pois não são as raças q fazem de nós alguem...e sim quem somos!Então creio q isso não exista...
Canopus (Divinópolis): Não podemos fazer escolhas quanto à nossa raça. Mas poderemos influenciar a aparência de nosso futuro corpo não físico onde os anjos recolocarão nossas almas. Nesse mundo, em algum lugar do universo, muitos últimos serão primeiros e muitos primeiros serão últimos ou talvez nem existirão mais. O que determinará isso não é tanto a inteligência, mas a capacidade de amar. E a pesquisa dessa capacidade é individual. Dentro de cada um de nós há alguém fazendo isso.
Anónimo ( SUMBE): TUDO BEM ÈLE TEM MUITAS RAZOES DE PENÇAR ASSIM,È UMA PENA ÈLE COMO BIOOLOGO NAÔ TER CONSIGUIDO TRAVAR O ENVELHECIMENTO DA SP HUMANA PARA VER MUNDO SEM DIVISOES. TALVES HOJE ÈLE ENTENDERIA A RAÇA NEGRA E A AFRICA
Goldberg (goldberg@fotohubert.com.br): O branco é sim mais Inteligente,Tudas as invenções se devem ao homen Europeu e aos Judeos outro povo muito inteligente.
Anita (Lisboa): Fala por ti otário lá por teres inveja dos brancos isso não quer dizer que todos sintam o mesmo que tu...ninguém tem a culpa que sejas um mal amado que nem escrever sabe.Tu tens inveja sim mas não é dos brancos é dos negros civilizados e evoluidos que se esforçam diariamente pra melhorar as suas vidas. Vê se cresces e coloca as mãos a trabalhar vai estudar e melhorar intelectualmente garanto-te que vais ser mas feliz em vez de andares por ai armado em FALHADO!
ado (joinville Brasil): e uma grande mentira dizer que os negros são melhores do que os brancos nos esportes, na música, na ciencia! os brancos são mais civilizados do que os negros ok!
Negro Africa (Paraíba): so negro e não entindi bem a pesquiza, mas eu axo que eu e meus irmão somo mais burro mesmo, sempre foi e sempre seremo. e como todo negro sinto inveja dos branco.
Siko (Portugal): Este cientista devia ter tirado um dia de férias enquanto realizava a pesquisa pra visitar alguns países africanos e constatar como muitos africanos conseguem curar doenças com a medicina tradicional(vai chamar pouco inteligentes aquelas pessoas que sem irem a escola, sem conhecerem aquilo que voçês brancos chamam de civismo e sem um computador a frente são capazes de fazer.O problema da África são os políticos e não as pessoas.temos o exemplo de Portugal que teve no passado tanta riqueza e atualmente é um dos mais pobres países europeus pergunto-me se não tivessem tido essa riqueza o que seriam hoje? um pais de terceiro mundo com certeza.Não é por ser premio nobel ou por ser cientista que não tem os seus preconceitos...desde quando é que ir pra escola e ter uma formação acadêmica elimina sentimentos preconceituosos a uma ser humano. já agora porquê é que ele não fez um estudo onde compara brancos com asiáticos (chineses e japoneses).Os seres brilhantes também têm sentimentos ruins...faz parte da natureza humana.
Silvio (Portugal): Este estudo é uma armadilha pra os brancos que vão pegar-se nisso para ficarem conformados e nada fazerem para evoluir e os pretos estes sim revoltados com esta idéia vão esforçar-se para evoluir.Resultado: Vamos ficar para tras.Simplesmente não acredito nesta idéia,pode até ser verdade que os brancos tenham mais feitos mas é perigoso relacionarmos isso com a cor da pele.Acordem pra realidade!
sandra (Portugal): A moral dos portugueses dá pra rir...roubaram tanto em Africa e no Brasil que foi preciso os fundos comunitários para terem uma vida digna. O que foi feito da vossa inteligência de brancos? Se este cientista quer ser mais credível pelo menos que faça referência a brancos realmente inteligentes não generalize as conclusões do estudo a brancos burros que querem esconder-se por tras da cor para evidenciarem-se.Alguns brancos perdem muito tempo a querer mostrar ao mundo que são superiores pq é uma raça triste que vive de medos e complexos...a vossa arrogância mete dó.Mas felizmente há brancos que querem e sonham com um mundo melhor.Viva a paz!
luciane (lucy_jesusmeumestre@hotmail.com): eu acho que isso e rasismo pra me os negro e os branco tem a mesma inteligencia,porque não existe pessoa melhor todos somos iguais.
Nempretonembranco (Marte): Afinal tudo que é palido é inteligente? Vou pedir ao meu vizinho branco que é pedreiro para me inventar uma maquina que faz electricidade de borla. Já estou farto de pagar contas
能इटिसなә : Interessante Homo Sapiens Sapiens! Uma raça querendo ser superior a outra, vocês não perderam o instinto animal. Contudo, uma diz ser superior a outra, Então um diz ter a prova que é superior e outra fala: - não, não, não e não! somos todos iguais. Claro, na parte moral não a dúvida são iguais, pois um quer subjulgar a raça do outro! ...
Ingrid (Brasil): Se as oportunidades de progresso economico, intelectual, ou científico fossem as mesmas dadas aos negros e brancos quais seriam os resultados?? Ou a fome, a miséria, a doença tem cor?? Beijos aos que querem construir um mundo melhor onde o valor seja o respeito à dignidade da pessoa humana.
Robson (São Paulo): Os brancos fizeram muitas coisas, devido o estado de necessidade e clima no qual viviam os negros porem não tinham tais necessidades, com tudo, aonde o negro chegou depois de ser tirado de suas terras de origem parece que é pouco, mas não para o pouco tempo de abolições arredor do mundo. Se for comparar os feitos pelo branco desde o inicio obviamente o branco terá uma grande vantagem. Mas os negros que foram levados de suas terras estão se sobressaindo nos esportes, musicas, política, ciências e outras áreas. Ainda é pouco mais isso é um processo e como o branco estão estagnado se perguntando quem é mais ou menos inteligente, os negros estão avançando a despeito das dificuldades e barreiras que lhe são colocadas no dia a dia.
aop (aop): E dificil aceitar mais enquanto os negros viviam caçando na africa os brancos tiveram que se desenvolver mais ja que o lugar era menos propicio por isso tiveram que desenvolver mais capacidade intelectual. os negros tem mais capacidae fisica e os brancos intelectual e virtude dos seus ancestrais.
Anónimo : disso tenho a certeza que o branco foi sempre mais inteligente que o negro,pois o negro possui das terras mais ferteis da terra e nada fazem ,andam a murrer a fome eles dizem que so o branco é que é criminoso,reparem para sertos paises de africa as crianças a desapareçerem ,quase todos os dias ha massacres nas ruas de africa e negros com os seus irmaos negros ,nem eles se dao bem ,com os brancos tambem aconteçe,ainda no sec.xxl os brancos é que controlam quase toda a esploraçao nos paises africanos porque eles nao teem capaçidades de a explurar senao nao deixavam ninguem a esplurar e outras coisas mais
Ulfsark (Minas Gerais): Niger of night... Os mesmos americanos colocaram Bush no poder. Pense um pouco antes de falar suas besteiras. Um ganhador do nobel de medicina precisa mesmo estudar mais? haha Poder Branco!
axl (daiana_party@hotmail.com): aprende a escrever ta mais que provado que negro e burro mesmo enquanto as civilizações europeias ja tinham inventado navios casas comercio os negros africanos nao conseguiam nem construir barracas para morar ainda chegaram e enganaram a todos os negoes africanos srsrsr e niger se escreve nigger burro mais uma prova
Niger of Night (EUA): se os negros não fossem tão inteligentes acredito que os norte-americanos não colocariam um no poder... o velhinho cientista tá enganado, tem que estudar um pouco mais, né seu velho safado... tinha que ser um branquelo babaca pra inventar essa historinha. algum negão comeu a bunda dele e ele não gostou... hauahauhauahaua. Poder negro!
Anónimo (Roma19772007@gmail.com): James watson,só uns dos melhores cientistas do mundo,no qual põem em causa,a sua invetigação,baseada em testes,questionários(uma intensa pesquisa que a maioria das pessoas só está habituada a ver em filmes),que no final deu uma explicação para o qual a maioria dos humanos não sabe interpretar devido à pouca capacidade cognitiva de que dispõem.. Este senhor não fala de raças, mas sim etnias,isso porque raça não existe apenas espécie(humana).A maioria dos africanos,e principalmente suas mutações com caucasianos,traz-nos sujeitos que não estão preparados para a evolução e sua posterior adaptação, perante o real e o possível futuro evolutivo da espécie humana,não será autónoma,não tem dinamismo, sem a ajuda de etnias,mais evoluidas.-
roberto (roberto-aa@hotmail.com): sim talves este senhor tenha razão, so quero saber de uma coisa. porque negro e mais sadio . vive mais.adoece menos chega facil facil aus 100 anos. onegro pode não ser mais inteligente que o branco, mais e muito mais humano poia ha 2000 mil anos enquanto os brancos suravam e escarnecia de um homem tambem brano? que eatava pra ser crusificado não so pelos brancos , amrelos vermelhos, ele deichou num canto sua enxada e voi ajudar cristo alevar a cruz
Anónimo (Nepal): muito triste e demostra puro racismo , embora seja fruto de negra e branco . tenho a dizer que a raca negra è bastante inteligente embora com bastante sofrimento causado pela raça branca e falta de oportunidades . Veja so o seu comentario de empregados negros ? Isso demostra tudo , sempre a por o negro embaixo.
Iron Dias (iron-dias@hotmail.com): Existem indícios na pré-historia que evidencia e/ou demonstram com clareza que o homem branco é sem dúvida mais inteligente se compararmos o índice de desenvolvimento intelectual em relação ao homem negro. Para comprovar este fato, basta analisar a pré-história e a história antiga. Por exemplo: Posso citar alguns exemplos: estude sobre a idade de pedra, do bronze, do chumbo e quais foram as civilizações que desenvolveram a tecnologia de fundição do ferro e do ouro. Então, será possível comprovar que o Homem Branco é sem dúvida mais inteligente que o homem Negro. Em seguida, devem tomar conhecimento sobre os grandes navegantes a cerca de 5 mil até 1 mil anos atrás. Também, pesquisar quando ocorreu o primeiro contato do homem branco com o homem negro, lá no nordeste da África. Por exemplo: A história antiga nos revela que havia naquele tempo; pirâmide no Egito, grandes monumentos na Grécia, no mediterrâneo, na China, e, nas Américas. Podemos citar: Os Maias e os Incas. Todas estas civilizações, tiveram inteligência suficiente para inventar, construir e colaborar com o desenvolvimento tecnológico até os dias de hoje. Enquanto isto, naquele tempo, a cerca de 10 mil anos, até o período dos grandes navegantes, refiro sobre as descobertas continentais, as civilizações africanas, digo, os povos indígenas tribais negros, viviam totalmente isolados, sem a influencia da cultura do homem branco e não foram capazes de criar ou inventar nada, foram fadados a viverem milhares de anos, sem ter o conhecimento ou domínio das fundições dos metais, não construíram nenhum tipo de monumentos, obras de arte tais como, por exemplo, as que existem na Grécia antiga, na Europa ocidental, nas Américas, como também não tinham grandes embarcações marítimas, etc., etc., etc. Por quê ?
Branco (BRASIL): Eu ja sabia, faltava um artigo cientifico pra comprovar.
MerumMinus (Brasil): É impressionante como os comentários são petulantes, gente que não faz a mínima ideia de nada querendo dar opinião numa pesquisa... isso não é a opinião dele é resultado de uma pesquisa. Quem são vocês pra querer bater a pesquisa de um cientista desse porte com um monte de palavras vazías ? Gente aí dizendo coisas do tipo "é uma pesquisa falsa e tira lhe o prestijo de ser bom cientista porque a inteligência não se mede pela cor. considero lhe como um racista o sr. acima referido." Quem foi que disse que ele mediu a inteligência pela cor ? ou vocês são muito burros ou estão cegos. Muito antes dos resultados dessa pesquisa essa diferença de capacidade entre negros e brancos é claramente demonstrada pela história (e não me venham dizer que é por falta de oportunidade)
Isa : Pode até ser esse negócio aí de brancos serem mais inteligente que os negros, porém existe aí uma excessão,pois existem alguns negros que são mais inteligentes que alguns brancos.
Anónimo (inglaterra): Eu acredito na superioridade intelectual do branco em relação ao negro a varios estudos cientificos provando isto, a maior prova é que o negro nunca inventou nada de positivo para o mundo, todos os grandes cientistas são caucasianos, veja o fracasso do Brasil, que apesar de ser o pais mais rico do mundo não conseguiu evoluir, a parte mais produtiva (rica) do Brasil e da america do sul é onde se concentra maior quantidade de caucasiano, o filosofo da França A. Gobineau quando morou no Brasil no seculo XIX já tinha alertado para este fato, o Brasil fracassou como nação porque o português esqueceu a suas origens européia, o mesmo fato esta acontecendo agora com os estados unidos que esta perdendo a sua origem britânica e está caminhando rapidamente para a decadência.
Felipe (felipedelphioracle@gmail.com): Eu soh digo uma coisa preto ou branco (Inteligentíssimo ou não) a sabedoria deles pra Deus é simplismente Loucura... :)
Nelsinho (Manchester,Oldham): A inteligencia nao ta na cor da pele,por ixo meu bro amarra e mostra o teu valor,representa
Adriana (Porto): para mim não se trata de haver pessoas mais ou menos inteligentes... trata-se de haver mais ou menos educação na infância. é obvio que antigamente e mesmo agora as oportunidades oferecidas não são minimamente iguais para pretos e brancos!!
negra (lisboa): vejam o comentério do 1º anónimo.ele é barnco e escreveu "escravizavão" , quando queria dizer escravizavam. realmente um branco muito inteligente, não há duvidas!!!!
Romeu Wilson K, Morais (rowilsonmorais@yahoo.combr): bié-kuito muito sinceramente fiquei decepcionado pela informação dada pelo cientita acho que não é verdade essa experiência que ele mostrou, é uma pesquisa falsa e tira lhe o prestijo de ser bom cientista porque a inteligência não se mede pela cor. considero lhe como um racista o sr. acima referido.
C (Mexico): Isso de fato, é algo inconjugável. Tipo de pessoas assim são as mais podres. A diferença de cor, não faz ninguém mais inteligente, ou mais burro. Pleno século XXI me deparo com tamanha palhaçada.
PEPE : NA ALTURA DO COLONIALISMO NUNCA UM NEGRO MORREU DE FOME ÁS MÃOS DO HOMEM BRANCO, HOJE EM DIA É A MISÉRIA QUE ESTÁ AOS OLHOS DE TODOS. A ISLÂNDIA É UMA ILHA PEQUENA SITUADA NO ÁRTICO COM MISEROS RECURSOS NATURAIS E TRANSFORMOU-SE NUM PAIS RICO GRAÇAS Á TECNOLOGIA E Á SABEDORIA DOS POVOS NÓRDICOS QUE TRANSFORMARAM UM DESERTO GLACIAR NUMA NAÇÃO PRODUTIVA. ÁFRICA É O MAIS RICO DOS CINCO CONTINENTES A NIVEL DE RECURSOS E IRÓNICAMENTE O MAIS MISERAVÉL ONDE PROLIFERAM A FOME E A DOENÇA. OS EUROPEUS JÁ DESCOLONIZARAM O CONTINENTE Á MAIS DE QUATRO DÉCADAS MAS OS NEGROS GRAÇAS Á SUA IGNORÂNCIA CONTINUAM A ATIRAR AS CULPAS PARA CIMA DO EUROPEU , ESQUECENDO-SE QUE O SEU MAIOR PREDADOR É O PRÓPRIO NEGRO. QUE LEGADO DEIXARAM OS NEGROS NA HISTÓRIA? A RESPOSTA É NENHUM, JÁ QUE SE HOJE EM DIA OS NEGROS TÊM ACESSO A MEDICAMENTOS, AUTOMÓVEIS,INFORMÁTICA ENTRE MUITAS OUTRAS MARAVILHAS DA TECNOLOGIA PODEM AGRADECER AOS BRANCOS E ORIENTAIS QUE AS CRIARAM.
Anónimo : se os brancos não fossem inteligentes,vocês não estariam aqui nesse país com comida na boca algo para beber e computador para vocês mexerem e ainda querem discutir que os negros são iguais parem com essa idéia,se fossem iguais porque eles não evoluiram como os brancos ou como os amarelos,e tem outra todos nascemos iguais e tivemos tudo em nossas mãos agora so os inteligentes souberam utiliza-la o melhor possível,tudo que foi revolucionário foi criado pelos brancos,os negros são tão inteligentes que escravizavão seu proprío povo...
Anónimo : tem Pessoa branca que gosta de negro,Pode se misturar e a nação cada vez mais será burra,e so pensará em futebol mulher pelada e sexo,e não pensarão em estudar...
marcela (marcela-alana@hotmail.com): não liguem pra o que ele fala diz isso porque é branco.velho gaga ainda fica com ess cara de sinico não tem nem vergonha na cara
Anónimo : isso n tem nada a v kra eu sou branca mas me amarro num negro
trizna (sao paulo): os perceberam que para iniquilar o branco em sua forma de agir,luta pela cultura nacional,ciencia,na atual conjuntura precisam alavancar o preto contra o branco, todo o ouro e a midia judaica tem planos alem de perder de vista-eles sabem esperar- a questao nao e saber se e mais burro ou mais inteligente-mas se ainda serve para os judeus que parasitam em nacoes,se ja esgotaram as suas reservas de inteligencia e energia-agora desponta a asia como lider-nao precisam mais do branco-e so ler que os rabinos escrevem em suas reunioes.esta tudo la.
Januári Jonas (isaifenejonas@yahoo.com.br): Esta é a pior mentira ciêntifica que já ouvi até hoje. Há brancos menos inteligentes assim també como há negros. O autore desta afirmação deve mostras provas materias que convençam o mundo e serem mais de 3 ou 4 investigador a chegarem a mesma conclusão, agora um só? deve estar extressado ou talvez a idade esta a fezer-lhe mal! Caso isto esteja comprava universalmente, não é motivo dos negros se sentirem inferiores aos brancos, porque a diferença faz a harmonia na natureza, imagem os nossos irmãos brancos são espertalhãos, e não tenhem nada de riqueza, precisam de tudo um pouco o que é nosso" petroleo", e por outro lado o que seria do universo se não houvesse variados e diferentes cores? então saibam que a difernça cria o que é bom para todos, mas antençaõ, repito que só vamos aceitar isso, se forem criados dois brancos e dois negros nas mesmas condições e oportunidades.
Einstein (Londres): Sinceramente estou muito triste com o Nobel de 1962 ( que tristeza), decepcionaste-me Dr James, nem da para acreditar que ganhas-te o prémio nobel da Medicina... Einstein disse ´´ Nós só utilizamos 10% do nosso potencial mental´´ mas parece que tu só usas 0,9%... e ja agora eu me pergunto para alem desta ridicula afirmação tens algo que prova que os brancos são mais inteligentes??? O que realmente precisamos são resultados de experiencias laboratoriais( só para não ser cruel acredito que podera se provar o inverso), e mais , eu tenho empregados brancos e sei que problemão tenho tido com eles...ate agora dos poucos negros que ingressaram na melhor universidade do mundo M.I.T(são os melhores da suas salas, falo por conhecimento de causa, tbem estudo la)
IGUALDADE : fico indignada como um homem que se diz tão inteligênte dizer tamanha tolice, na verdade os negros e os brancos são realmente diferentes, tudo porque todos nos os negros e brancos sofremos mudanças de adaptações climaticas, exemplo por que o peixe tem nadadeiras e escamas? porque eles vivem nas aguas e por isso tiveram que sofrer mudanças para sobreviverem, então aconteceu a mesma coisa com nos seres humanos aqueles que viveram em uma região de clima quente seus corpos tiveram que produzir melaninas e seus cabelos encresparem para poder ficarem protegidos dos efeitos do sol no caso os negros, e os brancos produziram mais celulas adiposas(celulas de gordura) para poder sobreviverem nas regiões de clima frio, e assim por diante as mudanças de adaptações foram acontecendo, por questão de sobrevivencia, enquanto os negros viviam em festa sem se preucupar com o que comer porque a região onde viviam era privilegiada por plantações e animais para se alimentarem, os brancos viviam tentando produzir coisas, exemplo algum tipo de armas para cambiar com outras regiões em busca de comida para poderem sobreviver isso vez com que os brancos conseguisem escravizar os negros porque enquanto os negros se divertiam com festas e louvar os seus deuses, os brancos se preoucupavam como iriam conseguir alimentos para sobreviver, então começaram a produzir armas para poder através delas conseguir o que queria, então se hoje os negros e brancos viverem em condições iguais com certeza intelectualmente não teremos diferença alguma. a unica diferença e que as oportunidades e condições infelizmente não são iguais para todos.
Franklin Rosário (Angola/luanda): Após todos os comentarios ainda assim discordo eu plenamente com a teoria do cientista (mais um a mergulhar nas profundezas do...tem de investigar mais)em dizer que os negros são menos inteligente que os branco(teoria de racista). O homem, melhor dito todo o ser humano vive de acordo a sua realidade objetiva. obrigado
Yaran Pereira (Brasil): Não há diferenças entre nós...... Somos Homo Sapiens Sapiens Como diz a Ciência, e o conceito de inteligência não provém da raça e sim das oportunidades de estudo que a pessoa obteve durante sua vida. Machado de Assis o Maior escritor Brasileiro era NEGRO.... Eu sou branco e brasileiro e não carrego o racismo comigo e voces só irão evoluir quando seguirem estes meus passos
Fabrício (Brasil): Os brancos morrem de medo que as verdades sobre eles sejam ditas, isso sim, então correm inventar coisas sobre outros povos para que as atenções não fiquem sobre eles. Eles se conhecem muito bem. Os chineses já foram alvo, os judeus, os negros ainda o são. Então vou dizer algumas verdades sobre brancos (rednecks, arianos e afins), e tem muito mais de onde veio: Os brancos possuem maior índice de psicopatia, retardo mental, doenças congênitas, distúrbios sexuais (Fetichismos) como pedofilia. Se o lobo frontal de um branco for afetado e ele sobreviver, vira um psicopata, o mesmo acontecendo com um negro suas faculdades intelectuais e emocionais permanecem. Os negros possuem maior índice de regeneração neuronial. Os brancos possuem mais gordura no cérebro. Os brancos possuem aparelho digestivo menos eficiente (precisam comer muito), que se assemelha ao de um herbívoro (maior) enquanto os negros possuem aparelho digestivo que mais se assemelha ao de um carnívoro/onívoro (mais curto) sendo mais eficiente na absorção de nutrientes (vegetal ou animal). Os negros possuem o cortex visual primário mais desenvolvido. Os brancos possuem acúmulo de gordura na região do lobo frontal, como adaptação ao frio. Os brancos tem parentesco com neandertais. A 18 mil anos os negros já praticavam a agricultura enquanto os brancos ainda eram catadores e moravam em cavernas. O antigo egito era negro enquanto os brancos estavam afiando ossos em pedras. Os brancos controlam uma baixa variação de eventos (baixa agitação molecular) e fazem um "downgrade" mundial através do caos para se adaptar (são "racionais", "pé no chão" e provincianos), os negros acostumados com uma altíssima variação de eventos (maior agitação molecular) "voam" mais alto mas tb se sentem desestimulados pelo "downgrade" imposto pelos brancos. Os brancos enxergam os negros como seus predadores, AHAAAA, agora sim deu para entender q é tudo medo que os brancos tem dos negros!!! O que vcs não sabem é que nosso paladar é refinadíssimo ;)
Flavia (Johannesburg): Possas!!!Como podem dizer que nao aceitam linguagem vulgar e aceitar ser publicado oque este homem esta a afirmar.Deste jeito muitos africanos sentem-se ofendidos. Europa pode ate ser o continente mais desenvolvido comparando com Africa mas isto nao quer dizer que nos os africanos somos burros
Einstain : desde há tempos o homem branco sempre despertou 1º q o negro e é de louvar a eles q hoje em dia vivemos um mundo moderno e cheia de tecnologia.o branco desde então se dedicou e destacou em descobrir certas ciências nunca se importou quanto tempo o levaria mas sempre deixou a formula para q outros dessem continuidade é assim q hoje existe o computador,aviões,medicina moderna e outros;por acaso nenhum negro consta na evolucão de nenhuma ciência.o ciêntista q comentou q o branco é mais inteligente q o negro não está querendo ser racista mas sim realista e nós mesmos negros já sabemos disso.
Daniela (Porto): É verdade que os povos africanos de um modo geral estão atrasados, mas isso não mostra nenhuma relação com a raça. Por acaso calhou de se desenvolver em África uma raça negra. É a lei da selecção natural. Não sei se este senhor fez algum estudo sério ou se só quis gerar polémica. Para poder tirar essa conclusão teria de avaliar o mesmo número de indivíduos negros e brancos do mesmo estrato sócio-económico e com grau de escolaridade semelhante. Enquanto não fizer isso, nem sequer devia abrir a boca sobre o assunto. Não dêem valor a meras opiniões ou especulações.
Anónimo : familia royal- africana. steve bicko, patrice lumunba, nkuame nkruma, agostinho neto, tomas sankara, luther king, luck dubbe,e outros por revelar foran mortos para voces continuaren a vossan diabolica teoria de serem mais intelligente. essa e a era das grandes revelacoes. nos vos perdoamos. toda verdade vira com a vinda de cristo. roubar a nossa africa e matar-nos e uma realidade que mostra a vossa burrisse. toda intelligencia basiada na malvadesa significa burrice. os portugueses ja estam a pagar o mal que fiseram-nos.a african esta a acordar. mataran os nossos antepassados mas nos os descendentes estamos vivos. um dia voces os brancos vam acabar por reconhecer que a vossa malvadesa e a razao da vossa desteruicao. meus irmaos negros leem a biblia. seram salvos. todos sabemos que voces matan todo negro intelligente. hoje o negro a ser presidente na america. o vosso imperio construido com o nosso sangue esta a acabar. por favor irmaos negros leem a bi´blia. deus e poderoso e nos amou por isso criou a africa.
canivete : Ele referia-se aos negros americanos, pois os africanos ainda são mais burros.
zeca fortes (benguela): o meu comentario e relactivo a recente acontecimento que se deu com o raper 50 cent no meu pais angola ,aquele acto deichou bem claro o clima de instablidade que reina no nosso sistema de segunca social ,todo angolano corre hoje o risco de ser asaltado em qualquer rua das grandes cidades do pais escepta as onde viven os dirigentes,devemos levar as nossas autoridades a refletir na seguranca pessoal do angolano ,concluindo manchou a imagem do regime e de quem patrocina a vinda de tais artistas
zeca fortes (benguela): o meu comentario e relactivo a recente acontecimento que se deu com o raper 50 cent no meu pais angola ,aquele acto deichou bem claro o clima de instablidade que reina no nosso sistema de segunca social ,todo angolano corre hoje o risco de ser asaltado em qualquer rua das grandes cidades do pais escepta as onde viven os dirigentes,devemos levar as nossas autoridades a refletir na seguranca pessoal do angolano ,concluindo manchou a imagem do regime e de quem patrocina a vinda de tais artistas
DIOGO NETO-Lisboa : Branco mais inteligente que o Negro-eu diria assim: desde os tempos remotos o negro teve uma vida precária, mais inclinada ao tradicionalismo(feitisaria,bruxaria,polegamia etc etc.)isso e outras contribuiram para o baixo desenvolvimento da capacidade mental e intelectual desta raça; já o branco è recipruco de que frizei. Conclusão quem não pensa não desenvolve e quem não desenvolve não progride, ês a rezão do nosso querido Continente pobre cada vez mais pobre mesmo com os recursos naturais que temos não possuimos capacidades para o desenvolvimento.-
DIOGO NETO-Lisboa : Branco mais inteligente que o Negro-eu diria assim: desde os tempos remotos o negro teve uma vida precária, mais inclinada ao tradicionalismo(feitisaria,bruxaria,polegamia etc etc.)isso e outras contribuiram para o baixo desenvolvimento da capacidade mental e intelectual desta raça; já o branco è recipruco de que frizei. Conclusão quem não pensa não desenvolve e quem não desenvolve não progride, ês a rezão do nosso querido Continente pobre cada vez mais pobre mesmo com os recursos naturais que temos não possuimos capacidades para o desenvolvimento.-
Anónimo : Na verdade os Brancos são mais intelegentes do que Negros.coisas que da para resolver com palavras os Negros utilizam violencias.o que esta acontecer na Zimbabwe é para resolver com palavras.porque é que ja tem agora movimento de Navio armado chinese na costa Africana? so com aquilo ja a inteligencia do Negros ja é reprovada.os Negros é necessario receber a Jesus como salvador da mente e coração podre. Africa não precisa mais guerra,esse é o momento para construir Africa. Olham para Deus para conceder a Misericodia, para sair na lista da ofensa.o Deus fez todos nos iguais.
mbembwa : Entende-se isto numa consciencia que nao registra a historia: nao e verdade que os brancos sejam mais inteligentes que os negros, porque nunca se esteve em pe de igualmente como se procura fazer agora, apesar das limitacoes que se colocam. Se os negros tivessem as mesmas possibilidades de se formarem como os negros, acredito que os negros seriam mais do que eles. Em vez de fazerem esta comporacao deveriam e reconhecerem as capacidades do negro, que apesar de tanto racismo, aparthaid e tantas outras maneiras que sao usadas para acabarem com a raca negra, ainda continuamos vivendo com a cabeca erguida e mesmo explorados continuamos a alimentar os paises dos brancos. Quando Mugabe procura reivindicar os direitos dos negros os brancos querem faze-lo calar. Como quereis, meus brancos que o negro seja verdadeiro negro? Ate na nossa propria terra eles querem mandar. A inteligencia do roubo de um povo serve mais do que a inteligencia da defesa do mesmo. So assim e que se pode entender uma afirmacao mesquinha como esta.
Carlos Pais (Lisboa): Este é tipo de notícias servem para semear a confusão, com o intuito de magoar. É sabido, cada pessoa: com o seu saber é um bem precioso para toda comunidade (aldeia global).
MARKO PATRICK MANCHESTER INGLAND (MUTAMBA): ESTE SENHOR O QUE ELE DIZ , NAO TEM MAIOR IMPORTANCIA SE DISSESE QUE O NEGRO E MUITO MAS INTELIGENTE QUE O BRACO ATE EU ACREDITAVA PORQUE ATE A MUITOS ANOS FOI PUBRICADO NA AMERICA , DIZENDO QUE O NEGRO TEM MAS CAPACIDADE DE APENDER QUE OS BRANCOS . POR ISSO QUE OS BRANCOS NUNCA QUISERAM ENSIR O NEGRO PARA QUE ESTE NAO FOSSE MUITO LONGE COM AS CAPACIDADE DE DE SEVOLVIMENTO DO NEGRO AFRICANO OU SEJA TEMOS QUE SER NOS OS BRANCOS A COMANDAR ESTE FOI E SERA SEMPRE O DELEMA DO S BRANCO MESMO ESTANDO ELES ENGANADOS.,TANTO NEGRO OU BRANCO CADA UM NASCEU COM AS SUAS CAPACIDADE.
anonimo (anonimo): vai pra a puta da cova velhote.....
Anónimo : Pode ser verdade, toda a frica está decadente e sempre mal dirijida pelos donos do país que sao africanos, também podemos observar a tradicão do kuimbo, poligamia, bigamia e a vontade de nunca quizerem aprendere mais. Muitos de nós africanos só nos matemos no que vemos ou o que os nossos pais ou tios nos dizem e por sermo analfabetos pior ainda o cerêbro nao funcuina mais do que o além.
Anónimo : Já percebi que a generalidade dos angolanos são uns racistas e defensores do domínio de algumas etnias sobre as outras...assim não vão lá...assim nunca poderão provar que são superiores, pelo contrário, limita e restringe a capacidade de desenvolvimento.
VB-Estudante Universitária : Caros amigos nâo se preocupem com isto, mesmo a nos escravisarem centenas de anos, colonizarem outras centenas, nos preujudicarem por prazer e a força pq amigavelmente nunca conseguirão ELES CONTINUARÃO A TER MUITA INVEJA DE NÓS. Ele q Coloque um branco/rosa/verde/amarelo?Sei lá de q cor é q estes são e um negro nos mesmos sítios com as condições e oportunidades q ele teve(comida,casa, sist.de saude impecável e escola, e depois faça o estudo q quizer. Invejosos, tiveram mto tp p acabar com os negros_na Escravatura.Cmo não conseguiram VÃO MSM NOS AGUENTAR, NOS VAMOS FICAR E VCS VÃO BAZAR.
ALMEIDA (ALMEIDAJOSEMANUELDEJESUS@9): SAO TEORIAS QUE DE CERTA FORMA NAO TÊM NENHUMA CONSISTENCIA CIÊNTIFICA AINDA QUE O AFIRMADO O TENHA FEITO UM CIENTISTA.
Kizwa (randdarbarbosa@gmail.com): nao sei porque tanta admiraçao nem motivo para polemica. È evidente que os brancos sao mais inteligentes que os brancos. Olhe eu sou preto genuino, mas já cheguei à essa conclusão há muito tempo. Tudo o que o preto quer é mulheres e cerveja. Reparem na desgraça que vai por Àfrica, continente cheio de recursos naturais. A Europa é um continente pobre, mas prospera graças à inteligência do homem branco. Acreditem meus irmãos. Eu mesmo fiquei surpreso há poucos dias com a notícia de que o ministro da Saúde de Angola Dr. Sicato estava preocupado com a implementação da cirurgia plástica, não que não seja importante, de todo, mas não mais seria inteligente nesta altura, preocuparem-se com o saneamento básico, com o controle da SIDA, malária, colera etc.? O branco garanto-vos que pensaria assim. Não se indignem preocupem-se a utilizar os neuronios. Proponho um desafio: mandar para àfrica os governantes Europeus e para a Europa os governantes Africanos e fazermos um balanço ao fim de cinco anos: teríamos uma África Próspera e uma Europa destruída. Lamento. Não vou ao meu País (Angola) há 34 anos e penso que nunca mais lá irei. Dói saber o que lá se passa.
joao (luanda): este branco já nos ofendeu...estao a protege-lo mais porque'? para isso nao deveriam colocar aqui este artigo para ser objecto de comentario..nao admitem ofensas neste espaço..entao o que que voces qerem que se comente com este senhor ?..é um branco, ofendeu toda raça e nos nossos comentarios..palminhas...ora essa .de ser negro !
Anónimo : De facto há muitos que usam, mas dai dizer que todos usam faz logo perder toda a credibilidade do que se diz. Mais, até parece que os estudantes angolanos são diferentes e não usam cabulas. Se calhar até usamos mais.
estudante : sinceramente esse cientista de certeza que a idade dele o torna incosciente. sou estudante universitario em portugal e nao vejo isso. os brancos passam nas frequencias através de cabulas.... ah talvez isso é que se considera inteligência...
Manuela (Faro): Não concordo absolutamente com a teoria. Não se pode generalizar as coisas. Para mim a inteligência é a capacidade de análise e compreensão correcta, racional e isenta de determinado assunto. Essa assimilação da ideia depende da quantidade e tipo de informação que dispomos. Se estudámos, ou frequentámos a escola num determinado momento da vida, teremos hipoteticamente mais instrumentos para usarmos, embora isso não seja garantia de inteligência. Mas não esqueçamos a escola da vida, onde aprendemos a resolver os problemas á custa das nossas experiências. Mais importante que a "inteligência" de saber falar ou discursar sobre determinado assunto, é o engenho de resolver as questões, os desafios. A observação, a prática e a experimentação levam à aprendizagem. Mas o engenho ou o talento não se ensinam, nascem com a pessoa. Para mim uma pessoa inteligente é alguém que criativo, bem-humorado, sem preconceito, consciente da realidade, altruísta e aberto a novas experiências. Isso para mim define uma pessoa inteligente.
Negro Pol (Luanda): Somos todos seres humanos. Se houver igualdade de oportunidades para todos brancos, negros, os primeiros poderão ter grandes surpresas. Um recado aos negros: deixem de dar tanto valor à questão racial, vamos promover a nossa inteligência, e acabar com os complexos de inferioridade. PS: A mulher angolana negra é a melhor do mundo, e o aumento da nossa riqueza não as torna piores, pelo que, ter filhos claros, não significa superioridade. Recado dado. FUIIIIIII.....
nabylson (luanda): descordo totalmente com a teoria do autor, tudo porque entre os brancos é possível encontrar também indivíduos com o QI inferior entre si, o mesmo acontece com os negros. Mas esta diferença só acontece por falta de oportunidade os mesmos encontram nos seus paises ou até mesmo no mundo ocidental e por também muitos africanos e outros continentes são menos aplicados.
nabylson (luanda): descordo totalmente com a teoria do autor, tudo porque entre os brancos é possível encontrar também indivíduos com o QI inferior entre si, o mesmo acontece com os negros. Mas esta diferença só acontece por falta de oportunidade os mesmos encontram nos seus paises ou até mesmo no mundo ocidental e por também muitos africanos e outros continentes são menos aplicados.
Three Of Five (Lisbon): A questão das raças, ou diga-se mais correctamente, géneros humanos é sempre polémica. A realidade é que as diferenças actuais entre diversos géneros humanos foram o resultado da adaptação continuada às condições ambientais do ecossistema onde estão inseridos, com alguma, (pouca) contribuição cultural (hábitos e costumes tradicionais). Sucede que esta adaptação é mais rápida do que se supôe. A forma como o QI é medido faz transparecer todo o percurso formativo desde que o indivíduo nasceu qté ao momento do teste. Ora, isto significa que o QI final vai depender das condições disponíbilizadas ao indivíduo durante a sua fase de crescimento e daí que os Africanos tenham um QI estatísticamente inferior mas apenas porque não dispuseram de condições favoráveis à sua formação durante o seu crecimento e tambem da idade adulta. Em resumo, o nível de pobreza reflecte-se nos níveis de QI. Por outras palavras, um africano com as mesmas condições que um caucasiano atinge os mesmos valores de QI.
Carlos (Portugal): E se for verdade o que o homem afirma? Pode ser uma inferencia estatistica dele. O preto e' melhor que o branco em muitas coisas. Sao por exemplo, muito melhores atletas. Limpam as principais provas de atletismo do mundo. Ja nao é racismo isto? Eu acho que nao. é uma constatação muito generalista. E há, obviamente, casos em que se verifica o contrário. Preto mais inteligente que branco. Ou atleta branco melhor que preto. O Nobel da medicina apenas afirma com base na sua experiencia. Acho que está a haver demasiado alarido sobre o assunto. Não ha motivo para isto.
me (lisbon): olhem nao é pra dizer k os negros sao inteligentes mas o orgulho do negro é o blues e o jazz, nenhum branco inventaria algo assim que nao mata nao escraviza e nao polui, sem saber uma nota de musica e sem e odiados por brancos inventamos o jazz que os brancos tanto aman
ser humano (lado nenhum): SABEM PORQUE QUE NÓS - O SER HUMANO - NUÑCA VAMOS CHEGAR A LADO NENHUM 1º POR DAR IMPORTANÇIA A UM HOMEN QUE TEM UM ESTUPIDO PENSAMENTO 2º POR ESTARMOS A ACRECHENTAR BARREIRAS ENTRE RAÇAS, INDA NAO VI NADA QUE O BRANCO TENHA INVENTADO DE VALOR TUDO QUE UM BRANCO IVENTA CAUSA POLUIÇAO OU CRIA DOENÇAS OS BRANCOS AMERICANOS FORAM ENSINADOS A VIVER POR TRIBOS DOS INDIOS E DEPOIS ANIQUILARAM OS INDIOS, ONDE ESTA A INTELIGENÇIA? OS PRETOS FORAM ESCRAVIZADOS DESDE O PRINCIPIO NAO TIVERAM OPORTUNIDADES A EDUCAÇAO COMO OS BRANCOS SO PRA VEREM SO DEPOIS DOS ANOS 60 COM A REVOLUÇAO DO LUTHER KING É QUE OS NEGROS PODERAM TER UMA EDUCAÇAO COMO OS BRANCOS..E PARA VEREM QUE OS BRANCOS SAO EGOÇENTRICOS ELES IVENTARAM AS ARMAS DE FOGO E SABEM K AS ARMAS DE FOGO MATAM MAS CONTINUAM A PRODUZIR-SE QUEM É O IGNORANTE AQUI POR FAVOR LEIAM ESTUDEM ANTES DE FALAREM E PENSEM. DO MESMO _me .
me (lisboa): eu n digo que este senhor seja racista mas sim que tem um pensamento errado, digo que a burros brancos como burros pretos n existe ninguem inteligente no mundo ... se me souberem explicar o que é a inteligençia ... mas como muitos dizem o certo é - sabio é aquele que conheçe a sua ignorançia.- pensem nisso
Luar (Lisboa): Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Existem pessoas inteligentes em ambas as raças é uma palermice ir pela cor quando esta só tem a ver com o tipo de habitat em que viviam originalmente. Por esse prisma os sueco são hiper-inteligente... está claro que deve haver suecos "burrinhos". É tudo maluquinho. Preto, Branco, Amarelo, Vermelho somos todos iguais ou pelo menos deveriamos ser, vivi em Luanda meu Avô e Pai nasceram ai, parti com desgosto e pelo que sei existe tanta inteligencia em branco como em preto.
negro (anywhere): Já estudei com montes de brancos e nenhum deles chegou a meus pés comparando com provas e notas.Os nossos irmãos mulatos tbm,não! E olha k não fui o mais dotadohehehehe. Mas a nossa raça tem um grande problema:Falta de amor próprio ,por isso é k andamos a nos enrabixar nos mulatos k se axam os melhores. Mas se até os próprios presidentes fazem isso...
Anónimo : ...algo de certo tem esse kota.Sejamos realista.Por exemplo os governantes africanos nao dao pra nada,ANGOLA E' UM EXEMPLO.Mas tambem e' bom reconhecer,na minha opiniao o LUYEYE ,MBISSA,KAMS... sao exemplos de pessoas inteligentes,cultivadas.
AntiWatson (Portugal): O referido senhor (James Watson) é director científico da FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD. Ao ser confrontada com as declarações deste senhor a directora da Fundação, LEONOR BELEZA, disse que NÃO FAZIA COMENTÁRIOS!... AH! AH! Ah! AH! AAAAAAAAAAAAAAAH!!!...
100%BRANCO (BRANCO100%): Tudos os extremismos , levam à guerra e a intolerância . Sou 100% branco , conheço vários negros muito mais inteligentes do que eu . Se é verdade que os negros são menos inteligentes , todos os brancos deveriam ser mais , o que , não é verdade.Vamos deixar de papagaiadas , inteligência , todo mundo tem o que , nem todo mundo tem é oportunidade .Se o branco que escreveu isso fosse inteligente , teria ficado calado.
ramiro (lisboa): os mulatso preferem ser considerados como negros do que como brancos
anonimo : sem querer questionar a intelectualidade do homem em questao ai vai uma questao pertinente: sera que se o resultado fosse o contrario ou seja os pretos mais inteligentes d que os brancos essa noticia tambem seria divulgada com tanto prestigio...?
anonimo : sem querer considerar o homem com intelectual rasista sera que se fosse o contrario o homem tambem iria publicar essa noicia
Anónimo : Li todos os comentários...todos sem excepção! E uma coisa eu vos digo, fiquei assutado e ofendido com a maioria dos comentários. Parece confirmar-se aquela teoria que afirma que o africano é o mais racista dos povos (o que não devia ser tendo em conta o que já sofreram à conta desse flagelo que é o racismo). Pelos comentários que vi e li pergunto-me se vale a pena contratar um africano...será que ele não me vai apunhalar pelas costas depois de me fazer sorrisos pela frente. Uma coisa é certa ou os africanos são muito inteligentes ou são mesmo muito burros...eu explico porque! Dos africanos que emigram para a Europa ou para a America quantos regressam para os seus paises de origem com vontade de investir ou de fazer os seus paises se desenvolverem mais...? De facto ou são muito inteligentes, na medida em que não regressam porque anseiam desesperadamente por melhores condições de vida ou são muito burros porque abancam nas oportunidades que os "brancos" lhes dão e deixam de se preocupar com os seus patrícios. Fiquei chocado com tanta demonstração de ignorância por parte da grande maioria dos participantes. Nunca pensei, nunca imaginei que tantos africanos fossem racistas...fomentou em mim sentimentos de desconfiança e de alerta. Hitler era racista e deu no que deu. Os racistas, sejam eles de que cor forem são todos uns nojentos...são autenticos enviados do Demónio cujo objectivo final é a guerra e a aniquilação da diversidade cultural. Há apenas uma raça...a raça humana. Nada mais. Não se esqueçam disso. Por favor respondam-me...será que posso confiar na maioria dos africanos ou devo desconfiar? A história explica muita coisa mas não serve de justificação. É factual, os escravos africanos eram vendidos aos arábes e aos europeus pelas etnias dominantes de Africa. Já agora gostaria também que me explicassem a diferença entre um mulato e um africano genuino...há diferença ou é a mesma coisa? Eu pensava que o mulato é o resultado da mistura de europeu com africano e sendo assim porque é que não há pudor em dizer que o hamilton é africano, ou condoleza rice, quando na verdade o primeiro tem tanto de europeu como de africano e a condolezza é filha de mulatos. Estes dois exemplos são para mim prova que afinal o filosofo tinha razão...a virtude está no meio e nunca nos extremos.
Anónimo (do mundo): esse e mais uma vitima do mal de alzheimer.olha q o outro q tanto fatigou a africa ja bazou, nao tarda tambem bazaras
zagaia (lisboa): o prémio devia ser devolvido por inacapacidade mental de quem o recebeu
Anónimo : A cor da pele é a cor do mundo. A pele é que nos torna humanos. Não há raça negra nem caucasiana, a raça é humana.
max (é para ti AFRICANO): qual superioridade?estas analises sao falças.estes pseudocientistas que nao ousem falar de ciencia medical,a medicina foi inventada pelos povos orientais, toda descoberta cientifica foi inspirada das ciencias musulmanas.o progresso europeu deve muito a sabedoria oriental e a força de trabalho africana.até au sec 12 o homem branco vivia no obscurantismo total,graças as descobertas musulmanas anteriores a filosofia da grecia,a europa vai florir.quando nos africanos construiamos piramides e vilas, descobriamos a arte da esultura pintura e do desenho,a mediçina hervanaria e a culinaria o homem branco vivia dentro das cavernas da europa e alimentava-se de carne crua e de folhas das arvores,como bãrbaros e nomades. a unica espertesa do homem branco,foi de destruir civilizaçoes e de falsificar a historia dos povos e suprimir a herança cultural utilizar as ciençias musulmanas e escrituras hebraicas como instrumento de escravidao(cristianismo).foi a nossa força de trabalho e o nosso entusiasmo que construiram os imperios do ocçidente.O HOMEM AFRICANO que haja uma consciencia nova, analise a tua condiçao de o ultimo na escala do desenvolvimento,e o primeiro no escalao da miseria.
HC : por acaso ñ dxa de ser xato mais a realidade e uma, os nossos representates negros, ñ se sabem valer da sua inteligencia, vejamos no nosso pais quem manda são os negros, mais quem ordena e o branco, pela incapacidade dos nossos negros, so pessam em massa a te mesmo a individos que com tanta massa que tem investem em coisas banais como alcool, mulheres, carros que em angola ñ tem assistencia, orgulho negro para que se nos os negros e que damos a perceber da nossa ñ reflexão, o nosso irmão que comia bombo na infancia, muitas das veses ja não e nosso irmão passa a ser o bruxo que nos quer mal, a vida e mesmo assim em quanto o branco nos estuda, para a cabar com nosco nos vamos a ilha beber numa diversão desordenada, alguem pode me explicar o que isso, falta de inteligencia, não pensar ou e o que, se ouviram otem o presidente do brasil no parlamento, mudem de mentalidade e vamos estudar tambem os brancos....
LUYEYE lua SOLE : Exitem varios tipos de inteligencia classificados pelos psycanalistas entre os quais o IQ,EI inteligencia emocional(o don do verbo e outras capacidades sociais),pluriforma inteligencia etc....O talento no futebol é inteligencia,saber manter-se elegante é uma inteligencia,saber cantar é uma inteligencia,dominar muitas linguas é uma inteligencia.Porém,o IQ é a inteligencia da criatividade,de equacoes dificeis.É essa inteligencia que permitiu a descoberta de elementos quimicos,e fenomenos complexos da natureza ,o afabeto e que impulsionou o desenvolvimento da ciencia e tecnologia,contribuindo assim na qualidade de vida dos homens.Os mesmos psycanalistas admitem que o IQ dum individuo pode alterar segundo o meio ambiente ou circunstancias,por isso podemos ser menos inteligente neste momento e tornamo-lo a uma certa altura,é isso que nós os africanos devemos fazer,provar ao mundo,provar o contrario do que se diz .Nao podemos reivindicar inteligencia quando nao possuimos agua potavel,quando temos expectativa de vida abaixo dos 50 anos,quando os nossos dirigentes precisam dos brancos para os seus cuidados medicos,sem que eles proprios constroem tais infra-estruturas para ,quando os nossos dirigentes pilham as riquezas para vir depositar a MASSA nos bancos dos brancos.A inteligencia prova- se nos actos praticos.Os Homens inteligentes sao aqueles que sabem o que querem e como alcancar o que querem,é por isso colhem o fruto do que querem e alcancam o objectivo fixado,em SUMA o espirito de MISSAO.Os nossos dirigentes sao o espelho das sociedades africanas,foi assim no tempo da escravatura quando os reis e sobas colaboraram com os escravagistas em troca de bebidas licores,armas de fogo,vinho,coberturas e mais,hoje o mesmo cenario repete-se com a criacao de nomenklaturas e classe de nobres em toda africa,humilhando seu povo ,enquanto que a terra e as riquezas sao suficientes para todo,que queiram aceitar ou nao,isso tem a ver com a inteligencia.Todo acontecimento tem razao de existir.Nao é mero azar que Africa se encontra nas condicoes precarias,existe razoes profundas,e temos que ter a coragem de quebrar tabus e debater assuntos polemicos,orgulhoso de ser africanos mas reconhecer a realidade.
Tiago Moreira (Portugal): Ora bem, sinceramente nem sei o que dizer... Eu sou branco, vivo em Portugal e nunca fui a Angola, mas ver notícias assim e ouvir homens destes a falar deixam-me envergonhado de ter a cor que tenho... Apesar de eu nao encontrar diferença nenhuma nas raças, a nao ser apenas nas cores, acho que pela atitude do senhor (anormal) James Watson, vejo-me forçado a pedir desculpa a toda a gente que leu este artigo... Um grande abraço de Portugal
Anónimo : Estudei e vivi muito tempo na Inglaterra... e vi claramente que os alunos negros (expecialmente africanos) eram os que tiravam as maiores notas e so competiam com os indianos e alguns árabes. Os próprios brancos (europeus e americanos) estavam entre os piores alunos das turmas em que fiz parte. Não quero com isso dizer que os brancos sejam menos inteligentes do que os negros ou vice-versa. Para mim é relativo. Depende da motivação e condições de cada pessoa.
Anónimo : Patricia Bath, willian Hinton, Charles R. Drew, G. W. Carver, Garret Morgan, Elijah McCoy e a esmagadora maioria dos inventores ditos negros eram na realidade mulatos... Aliás eu considero o mulato ou mestiço o ser humano do futuro e com muitas mais capacidades físicas, intelectuais, etc que o branco, o preto, o marelo ou o pele vermelha.
Nero : Pelo que li até agora, há racistas em todo o lado e com todas as cores de pele...por consequência e tendo em conta que racismo é burrice, há burros em todo o lado...hehehehe No entanto há ai muita gente que não sabe escrever, demonstrando com isso falta de inteligência. Falta de conhecimentos também são demonstrados por aqueles que a culpa da escravatura é da única e exclusiva responsabilidade dos europeus. è bom que se saiba que a grande maioria dos escravos obtidos pelos europeus era comprada às etnias dominantes de Africa, como aquela que reinava no reino do Congo (como aqui algém já falou). A única verdade que aqui foi dita é a de que uns têm mais oportunidades que outros, e isso não só se passa com africanos como também se passa com os europeus...O dinheiro fala muito mais alto e é aí que está a diferença. Mete-me tanto nojo um europeu racista como um africano racista. A Raça humana é só uma e isso é um facto científico, quem defende o contrário é um mentecapto. O pior de tudo é que os racistas convictos são mesmo orgulhosos de o ser, vá-se lá entender tamanha estupidez e burrice. Concluindo, os verdadeiros burros são os racistas africanos e os racistas europeus.
Anónimo : hehehehehehhe...basta olhar para angola!!
Marco (Inglaterra): Olhem para a Europa e depois olhem para África... sem comentários. Os europeus em 50 anos reconstruiram o continente depois de uma guerra em que eles quase se exterminaram e hoje até as fronteiras estao practicamente abolidas, há democracia, a qualidade de vida é bastante superior a dos africanos (excepto as elites governantes, é claro). Será que é assim tao difícil fazer algo equivalente, respeitando as leis locais de cada país como fizeram na Europa, ou este lindo continente (África) vai continuar a estragar-se a si próprio? Deve ser por causa deste tipo de situacao que ainda existem pessoas que pensam que o africano é menos inteligente! Provem o contrário, se faz favor.
Manuel (Lisboa): penso que a maioria das pessoas concorda que os negros correm mais rápido que os brancos. claro que há brancos que correm mais depressa que alguns negros, mas a elite de corredores é sem dúvida de raça negra. qual é a diferença desta elite de corredores, de uma elite de prémios nobel todos brancos da quimica, da fisica, da medicina... estou a falar de áreas científicas, não de nóbeis da paz ou semelhantes. se esta elite de "crânios" é de raça branca, penso que se pode concluir, usando o raciocinio dos corredores, que os brancos são mais inteligentes que os negros. quem achar que estou errado explique porquê!
antonio (japao): o preto e muito b.urro
Camoço : James Watson notabilizou-se pela descoberta da estrutura do ADN, sendo que descobertas posteriores na mesma área desmentem as suas mais recentes declarações.
Rui (Lisboa): Desculpem o lapso. Faltou-me um "não". A frase correcta é: "acredito que não haja diferenças profundas"
Rui (Lisboa): Eu inclino-me a não concordar com o cientista em questão, porque acredito que haja diferenças profundas em indivíduos de raças diferentes, para além das diferenças físicas mais evidentes. Mas penso que a maior parte dos comentários aqui feitos não têm também fundamento. Não vale a pena chamar o homem de racista nem senil. O que interessa de facto é saber a verdade e por isso a única coisa pertinente é perguntar pelos resultados científicos. Se esta conclusão é baseada em estudos e não apenas na observação empírica (altamente falível por uma série de razões - e particularmente neste caso) é necessário saber onde estão publicados.
Anónimo : Acho que este cientista tem que ter mais um pouco de cuidado ao dizer isto,porque nao e pelo facto de ter descoberto a formula de ADN que vai nao dizer isto...
Anónimo (Luanda): Deixemo-nos de hipocrisia,è verdade e Angola è um exemplo
Jack (diáspora): por culpa dos erros da história e a ma governação e gestão de recurços naturais e humanos de muitos dirigentes africanos,algumas perssonalidades e muito mas grave quando se trata de "cientista" fazer pronuncimentos dessa natureza. na realidade as oportunidades que teve e tem tido o branco é bem diferente ao negro. Agora cabe nós seres humanos trabalharmos em conjunto e mudar esse quadro.Está demostrado que homens de raças diferente em dezenvolvimento em condiçÕes idénticas,dezenvolvem com idéntico coeficiênte de inteligência.
Anónimo (geocorreia2006@yahoo.com.br): ...Acho que este cientista tem que ter mais de cuidado ao dizer isto nao pelo facto de ter descoberto a formula ADN,que vai proferir este de comentario acho tambem que este assunto de ser levado bastante serio, academicamente e socialmente...
Yuri Lukene Rodrigues da Cunha (Londres): Che esta teoria chama a tona o verdadeiro debate a nivel mundial sim ! esta tese so e possivel se os visados forem os africanos e todos com ligacao... a africa. Concordo com a openiao de alguem que diz q "tem de ter havido um contexto em que se encaixa" tudo isso ,claro, mas e uma aberracao ... Prova Das fragilidades dos cientestas e da ciencias ..quando nao ha sulocoes para o que se pretende e traz de volta a questao que rola em bastidor politico enao so . filosofia e o nada que alguns politicos defendem ? e ou nao relevante , na transicao da relativa calma para a sensacao omnipotente ou de ateismo. agora q prova tem o homem pra tecer tal afirmacao!? Nem sequer no ultimo paragrafo o homem tera a razao. Ee querem melhores sucesso evem trazer a filosofos tembem para laboratorios . Porem e bem verdade que o mundo perdeu por fontade propia casos unico que dariam ao mundo um outro rosto ! Mais .. os asiaticos ja estao provando que "estereotipagem so em Berlim". Viva Angola
nela (nelan, angolana): Por mim diria o sequinte: o cientista de premio Nobel da Medicina, talves que Ele esteja certo, isto no caso da Africa, era precisamente esta ofensa para melhorarmos um pouco mas a nossa maneira de pensar, a natureza nos oferece quase todos os recursos minerais que ela tem. Umas das posicoes que se refere o Watson, a Africa tem quase tudo, mas o povo continua a viver na miseria em todos os sentidos. Sinceramente e uma pena! temos tantos quadros, doutores, engenheiros, gestores etc etc... A inteligencia dos negros e superior ao dos brancos so que falta-nos organizacao, controlo e ordem, alem do mas os mesmos brancos se beneficiam dos nossos recursos, e que eles sabem utiliza-los, mas nos nao sabemos, ai esta uma das diferencas, quer dizer que os negros pensam pouco como ele se referiu. Apesar das guerras, no caso de Angola, gostaria que os nossos governantes pensassem neste assunto do Watson, porque sinceramente essa foi uma ofensa, mas tambem dispertou a humanidade africana.Obrigada!!!
Bwe Vivo (Depende de quem conta a historia): O comentario do compatriota Kwanhama na Tuga, aqual eu tenho muito respeito, um amavel angolano, mesmo assim cometeu um erro muito fundamental em usar as palavras desenvolvimento/democracia e bens sociais como formas de inteligencia que visam satisfazer os olhos dos que ja criticam o preto. E evidente que o DR watson nao olhou alem das meras palavras. Ha muita gente que dizem ver o Deus, o espaco ou seja universo e a inteligencia. Na verdade isso nao existe no verdadeiro sentido da palavra: Se alguem tiver conscio da inteligencia, entao nao esta conscio de nada. Este simplesmete consciente, e duvido que o DR Watson e um homen consciente. Para que a inteligecia existir tinha que ter forma, por isso chamar inteligencia de uma coisa e um grande erro, porque a coisa so existe como forma.Imaginamos que o DR Watson nao fosse cientista, a nossa reacao logica seria racismo, que ao mesmo tempo seria um grande erro.Para mim que ja assistiu uma palestra do Dr Watson durante o meu tempo na Universidade do Westminster em Londres, notei uma coisa, ele se esconde por traz da Ciencia para expressar a sua pervertidade e aprofundar a sua crenca. Cada palestra do DR Watson atrai manifestacoes contra racismo.O Dr Watson e outros nao querem reconhecer o negro como ser humano, por isso usam outras formas de inferiorizar que e a unica solucao de satisfazerem a sua crenca. As dificuldades do negro ou humanidade em geral nunca serao superadas simplesmente com desenvolvimento/democracia e inteligencia, mas simplesmente com o estado consciente
Anónimo : Acho que este cientista tem que ter mais um pouco de cuidado ao dizer isto,porque nao e pelo facto de ter descoberto a formula de ADN que nao dizer isto...
buengas (groningen, holanda): que cientista tão parvo e mal informado
Essa gostei (Benguela): Abaixo o racismo e vamos pedir aos nossos governates para correr com todos os brancos na nossa terra. Hihihihi.
Muan'Ampimpita (Charleroi, Bélgica): Gastar nosso tempo com esse sofredor ?,…. Que sofre de enfermidade mental….Um náufrago de cabeça, desorientado, desequilibrado com perturbações dolorosas e gravíssimas !!! Vamos, Povo negro ! Temos médicos angolanos, trabalhando na área da medicina Interna aqui nesse mundo... Ninguém acredita essa mistificação.
Cazenga Norte (cazenga_norte@hotmail.com): Este cientista é mesmo um payado das ideias. é um racista. e todos os racistas sao anormais. agora començem so a contar aqui nestes comentários quantos payados há igual a este cientista btritanico? BUUUUUUÉÉÉÉÉÉE deles. este branco birtanico é racista. e grande parte dos pulas e bumbus que escreveram aqui sao o quê???? deviam é levar umas mangueiradas nesse lombo, vocês todos, seus grandes burros. só há uma raça, a humana. Grandes matumbus.
Anónimo (lisboa): meus caros amigos p os k tem memória curta a europa e os e.u.a. tamb ja tiveram guerra nos anos 1914-1945 e plo k eu saiba nenhum pais africano participou nessas guerras e vem m dizer k os brancos são mais inteligentes k os negros,onde estava a vossa inteligencia quando essa guerra aconteceu?essa vai p um certo comentarista k disse k os negros são pouco inteligentes porque em africa exist guerra!se exist guerra é porque inventaram a arma d fogo e kem inventou,foi o branco e os brancos é k fornecem as armas aos negros em troca d riquesas,meus amigos brancos onde está a vossa inteligencia e ñ é so arfrica ou os negros k estão em guerra o iraque o irão o israel a palestina o afganistão o paquistão etc pelo k eu saiba ñ são paises d africa nem são negros por isso meus amigos brncos ñ se estiquem...........
Man Ré (Tókio): Esta foi uma chapada sem mâo para todos os africanos principalmente os dirigentes dos paises negros e presidentes. Se somos tâo espertos como os brancos, entâo temos que lhes mostrar! A única vantagem que eu vejo no desenvolvimento dos PULAS, é que eles beneficiam, ou beneficiaram uma infancia saudavél. Este é um factor muito decisivo no desenvolvimento do cérebro humano, mas nâo na cor da pele. Andei!!
costa (cidadão do mundo): ESTE NOBEL DEVIA É RECEBER O PREMIO DO DESPARATE DO ANO,O HOMEM DEVE ESTAR COM OS NEURONIOS CANSADOS.ESTA SENIL SEM DUVIDA.
moma (rabat): Não concordo, porquanto o individuo de raça branca precisa igualmente do de raça negra para desenvolver-se. Abaixo o racismo . Cassaco em Marroco
Monabata (Diáspora): Este senhor tem muita razäo. Ele foi corajoso ao dizer a verdade. É só tirarem o exemplo de Angola, país täo rico mas o povo em geral vive como se fosse na idade da pedra. O preto näo faz nada, näo faz carros, näo faz máquinas, näo faz livros, näo faz computadores, näo tem um alfabeto comum. Até o papel higiénico para limpar o rabo o branco é quem faz. Säo burros sim! este homem tem muita razäo. Muita gente sabe só que nunca tiveram a coragem de dizer a verdade!
Thomas Under (thomasunder@hotmail.com): Maluco do James!Quantos negros estão na America e Euroupa que estão a dar sucesso, e afabricar cenas sufisticadas que voces deram privaram e deram-lhes nacionalidade para que eles ficassem nos vossos paises? Os brancos nunca foram inteligente... Eles são corruptos, corrompem os negros para ficar nos paises deles isso é que esles são. Burros !. . .
zurich (bailundo branco): completamente de acordo com o comentador anterior, mesmo que fosse verdade o ser umano so usa 10% da sua inteligençia, por tanto sobra muita inteligençia , so é preçiso saber usala
Anónimo (Boy): Ele já foi negro pra falar isso?! Sao todos uns paraquedistas. Ninguém sabe tudo
anonimo (uk): ISTO COMESANDO NOS PRISIDENTES DE AFRICA POR ESTAREM A MALTRATAR O PROPRIO POVO DELES........DEFERENCA
Suiça : Sinceramente!!! Isto é mesmo puro racismo!!! Porquê que não disse que os Brancos é que são menos inteligentes que nós os Negros. Os Negros são sempre inferiores em tudo. Quando é que acabam com esse complexo??? Agora a inteligencia tem raça? Quem disse que os Brancos são mais inteligentes? Se colocarmos uma criança branca (europeia) e outra negra (africana) no mato, a criança branca vai morrer de fome porque nem vai saber como fazer um instrumento de caça para matar um passáro ou outro qualquer outro bicho para comer!!! A inteligencia desenvolve-se tendo em conta o contexto cultural. Não é porque a criança branca não sabe fazer uma "fisga" que é menos inteligente que a negra. O problema é que ela nem sabe ou nunca vio uma "fisga" porque no contexto onde ela vive não aprendeu a fazer "fisgas". Esta questão deveria ser bem analisada pelo Conselho dos Direitos Humanos porque considero uma afirmação bastante racista.
Anónimo : Ele deve ser Gay. E deve investigar a origim do homosexualismo, que e mais abundante aos pulas.
Anónimo : Esse pula nao tem juizo. Ele ja esta quase a morrer, porque e que ele faz essa afirmacao, que o podera levar ao inferno. se ele vai
Wiukissa (Wiukissa@hotmail.com): Aprendam a criticar a Leitura africanos....facam uma busca das maiores invencoes no Mundo....e numere os pretos....e o facto de vivermos no 3 mundo na maioria....e mesmo assim em varias universidades no mundo...nos angolanos ainda somos os mais destacados....Fodas!!!!
Animoso (Algures no Mundo): Sem concordar com a teoria deste prestigiado individuo, diria q a polemica foi lancada afim de alertar aos dirigentes africanos para as condicoes sub-humanas q oferecem ou submetem os seus co-cidadoes ate porque, sem choque nao ha reaccao dai a q tal afirmacao ira contribuir para q nos os africanao deixemos de ser escravos mentais dos europeus e olhemos mais por nos proprios como irmaos e filhos de uma so mae (Africa); Nao gostaria de me pronunciar em quem eh mais inteligente q quem, o certo eh q uns sao mais esforcados q outros dai a aproveitarem todas as oportunidades q a vida lhes oferece, acredito q muitos de vos ja ouviram falar q no Japao, oportunidades de encino sao dadas a todos os seus cidadoes e quem nao atinge o nivel maximo (univercidade concluida), eh conciderado estrangeiro no seu proprio Pais por nao ter aproveitado a oportunidade dada, nao eh atoa q sao os melhores nas mais variadas frentes tecnologicas e deixao os europeus no chinelo. O meu concelho a todos q se sentirem agastados com esta noticia eh q aproveitem todas as boas oportunidades boas q a vida vos der q nao tenhem q provar a nimguem mas a cada um de voces proprios o quanto inteligentes sao independentemente da cor da pele. Tenho Dito
ANGOLA : Porque que o Sr Watson so fala dos Negros? e os Chineses, os Espahois?? Nao contam, ou eh por terem pele branca. Penso que ai errou, pq os latinos nao estam tao distante dos africanos quando se fala de inteligencia, isso no seu ponto de vista. E quando se fala dos chineses, estes sao bem dedicados e bem inteligentes. Sera que o seu reporte so ve a Raca negra como nao inteligente?? Nesse ponto eu characterizo-lhe como Racista por seres branco, e menos inteligente por considerar uma ser humano como o ser menos inteligente apenas porque ter a cor da pelo diferente. Reporte reprovado.
UKUSELES (ukuseles@yahoo.es): CARO NOCAS - repare no caso do ZIMBABWÉ, quem esta'a afundar o país?e porque que os nossos KOTAS apoiam-no? quantos intelectuais negros escaparam as perseguições no seu proprio continente? ANGOLA um exemplo claro.....
Candy Dariah (Westham,london): Bem, claramente algo grave não correu bem na tal investigação deste tio...porque pelo que eu saiba,brancos,negros,chinocas,indios etc.tem o mesmo cérebro e sangue por isso e uma questão de individualidade de cada raca.
CANJALA - VALE GUERRA (N'JITO PRAIA): esse HOMEM foi um respeitado cientista que hoje esta' a perder credibilidade pelos seus actos racistas. sinceramente ele nao me incomoda. Porque a maior humilhaçao aos negros e as angolanos em geral é a FAMILIA VAN DUNEM, de origem Holandesa que enraizou-se em ANGOLA,agarrou-se ao poder e hoje metade da riqueza do país esta' nas suas maos. lanÇo aqui um apelo aos intelectuais angolanos a reflectirem esta situaÇão leza intelectual. quantos ministros ja' tivesmos de origem Van dunem? Van dunem ELOI, Van Dunem M'BINDA,o falecido Osvaldo Serra Van Dunem, O actual Vice-min. da Saúde, etc etc ... enfim neo-colonos, descendentes de BOERS.
Nocas : Nao concordo com isso.
UKUseles : O africano é o mais trabalhador de todos ... reparem por favor quem erguem as economias mundiais nos ultimos anos? falta-nos apenas condições ... o problema esta' nos nossos kotas que nao largam o PODER. quando um jovem licenciado na Europa, chega a Luanda com novas ideias e prova implementar-las, os KOTAS, avisam logo, ei JOVEM DA DIÁSPORA, voce aqui nao manda nada, VOCE DANÇA A MUSICA QUE NÓS TOCARMOS. e assim perdemos um jovem q prefere estar na terra do branco onde se sente melhor apesar dessas incongluencias da vida.
Anónimo : presidentes e partidos politicos com mais de 20 anos no poder sera' que isto e' uma inteligencia?
Adolfo Dias (Portugal): Esse man está a ficar senil (gágá)... Só isso pode explicar tamanha asneira! Pela teria da batata, eu só por ser negro tenho que ser burro? Existem vários factores para vreificar o QI de inteligência dos indivíduos, como o meio onde crescem e se desenvolvem, a qualidade da educação que recebem, etc. O resto são anedotas para descontraír. Aqui na minha área de residência vejo de tudo, burros,estúpidos, espertos e espertalhões, sejam eles de que raça forem! eheheheheheheheheheheh
LUMEGE : Pessoal,tenham calma não sabemos exatamente em que contexto foram feitas tais afirmações,ate porque o sr Watson é um dos cientistas mas respeitados no mundo das investigações humanas e como tal um homen muito inteligente que não seria tão primario a pomto de fazer afirmações destas a menos que estejamos perante um homen que de tanto trabalhar na area da investigação humana tenha perdido as faculdades mentais e esteje assim a falar bobagens,mas é preciso ter alguma cautela neste tipo de noticias porque na imprensa nem tudo que é verdadeiro hoje se vem confirmar como tal amanhã,porque uma coisa é ser inteligente e outra é ser criativo e dispor de meios para tal.
ok (Russia): estou a fazer o doutoramento, o pula tem uma capacidade fora do normal e muita gente aqui pretos como eu reconhecem, o pula sabe muito. a capacidade de acimilacao nao eh nornal
Nuno (Lx): O Sr. Watson deve estar um pouco senil, mas existem aqui alguns comentários contra ele que só lhe dão razão.
Anónimo (LUANDA): COMO É QUE UM CIENTISTA DIZ TAMANHA BARBARIDADE? QUANDO RECEBEU O NOBEL DA MEDICINA, TODA A GENTE FICOU CONVENCIDA DE QUE SE TRATAVA DE UM "CEREBRO" AFINAL O CEREBRO DO CIENTISTA É MAIS PEQUENO DO QUE O CEREBRO DE UM RATO.
Marcelo (Rio de Janeiro - Brasil): Se negro fosse burro ,negro não seria rei...e o mundo reconhece um rei: Pelé ! E esse cientista ? Só conheci ontem quando abri essa reportagem .
Anónimo : Com todo respeito que tenho pelos cientistas,estou sem saber a verdade que gira a volta dos cientistas, dizer que há diferenca entre o branco e o negro é querer colocar a hipotese de existir dois Criadores, Deus dos brancos e Deus dos negros, se este cientista está vivo aconselho-lhe a desculpar por este disparate e se já morreu está dando contas a Deus por todos erros cometidos.Antes de existir o sr.Cientista Deus já existia, admitir a diferenca, de inteligência entre Branco e Negro, é criar racismo. Obrigado.
coragem lazaro : deveras estou estupendo com o comportamento do tal nobel da medicina, isto é uma autentica violação aos direitos humanos. tais afirmações em nada constituem a um facto vernáculo. Estou indignado!!....
TUNGA NGO (CATAMBOR): UM CASO É SER DESENVOLVIDO OUTRO CASO É SER FELIZ...OS BRANCOS NAO SAO MAIS FELIZES QUE OS PRETOS. VEJEM A CARA DO TAL CIENTISTA VEE-SE LOGO QUE É UM PARANOIDE...MAS FALEM A VERDADE OBJECTIVO UNICO DOS BRANCOS É SO SER "COOL E FELIZ NATUARAL COMO OS PRETO" OU NAO É ISSO ?????...!!!
Anónimo : Noticias de ultima da hora; O nobel de medicina James Watson foi proibido hoje de discursar no Museu de Ciencias nos E.U.A. por declaracoes racistas ao generalizar a raca negra de poucos inteligentes.
João (Portugal): Caros amigos negros, posso até ser um pouco suspeito, em comentar esta noticia e dar a minha opinião de cidadão, porque sou branco, mas com todo o respeito pela raça negra, acho que o homem está a ser mal interpretado, possivelmente o comentário real do homem, até pode não ser esta critica tão directa aos negros, sabem como são os jornais e sobretudo em inglaterra, querem vender e fazem sensacionalismo para terem matéria para lançar polémicas. Mas mesmo que o comentário original deste senhor, seja esta critica tão directa a raça negra, concerteza é com motivos, ora vejamos, maior nível de pobreza mundial = ÁFRICA, maior taxa de mortalidade infantil = ÁFRICA, maior taxa de mortalidade por falta de cuidados médicos = ÁFRICA, maior taxa de individamento à Europa e América do Norte = ÁFRICA, maior múmero de guerras civis = África. Estes são alguns exemplos que podemos destacar, mas existem claramente muitos outros, se em vez de andarem a matar-se em guerras civis estúpidas e desnecessárias, deixarem de quer todos enriquecer a conta da ignorância e analfabetismo da população e acabar a corrupção em África, já todos sabemos que os Africanos têm todas as condições ao nível de recursos naturais, minerais, energéticos, etc., para desenvolverem-se todos os países de África a nível social e económico. Se continuarem a serem explorados por alguns africanos em busca de riqueza facil, fazendo uso da ignorância da população, e depois pelos estrangeiros, como têm sido desde à séculos atrás, nunca que África vai conseguir sair do 3º Mundo em que está. E aí meus amigos, podem dar toda a razão a este senhor Watson, vencedor de um prémio nobel, pois vocês negros nunca irão conseguir refutar os argumentos deste senhor, senão lutarem todos em prol de África, pois têm todos os recursos para ser uma super potência mundial, mas não os sabem utilizarem ou utilizam mal. Lutem por uma África sem corrupção, justa e com futuro para os vossos filhos.
Muxima (Angola): Sincerament estou a ler comentarios descabidos...
Ekwikwi III (North America): Eu tenho muita pena DESTE CIENTISTA, CADUCO, tenho respeito por ele simplesmente como ser humano, de resto serve como a escoria de um regime ultrapassado e em extincao. Muita pena, se eu fosse o redactor chefe deste espaco , senhores como esse "curandeiro" feito a cientista nunca teriam espaco no meu diario. nao se esquecam que, ja tivemos muitos cientistas negros que infelismente foram apagados da historia casos como o do grande Washiongton(USA) genio da agricultura, que apesar de ser filho de escravos africanos fez grandes descobrimentos cientificos no ramo das cirncias agrarias. se este cientista de meia quinta soubesse disto nunca teria feito estas declaracoes esfarrapadas, COITADO. Este cientista nao consegue debater comigo questoes pontuais do mundo em que vivemos em termos praticos quanto + falar sobre inteligencia de negros... este ho. esqueceu-se da primeira potencia mundial o Egipto,com grandes avancos no campo da astronomia, matematica, fisica, e filosofia, etc. do extraordinario sistema politico administrativo do grande reino do CONGO, as extraordinarias plataformas politicas da Rainha/General do exercito de Matamba Njinga Mbamde, dos grandes filosofos Etiopes, o grande General Hannibal e seu filho o tb General Amilcar da actual Tunisia sem falar de outros nomes contemporaneos, M.Jordan, Mandela, Pele, Oprah Winfrey, M.Jackson, e outros. como e q um cientista destes nao compreende que o desenvolvimento do intelecto esta simplesmente relacionado ao adequado treinamento, pratica e repeticao de qq campo cientifico, man! se tivesse poder de decisao nenhuma das obras deste velho seria divulgada ou destribuida no continente negro. este e um insulto a todos africanos e amigos de Africa.
Muxima (Angola): Por algum motivo ele ganhou o Nobel..E nota-s perfeitament pelo desenvoltiment lento q o continent africano tem ....E tenho dito
resposta ao eu mesmo algures : tu deves ser burrice e ignorancia em pessoa, repara que a revolucao industrial so dura a +/- um seculo e nos ja estamos no seculo 21, isto significa que os europeus passaram seculos de miseria, guerras, e tudo mais antes de chegarem onde estao hoje, antes deles chegarem a africa, nos nao tinhamos nem fome, e nem sequer duencas. atravez da violencia eles implementaram a escravatura e o colonialismo, a Historia nao parou, nos vencemos a escravatura, vencemos o colonialismo, e por fim o Aparteid, achas isso pouco? tenha calma que os africanos hao de conhecer melhores dias...
Kazendele (Luanda): Acho que este velhote de 79 anos de idade està mentalmente doente. Com certeza que se ele nao sofre de alzeimer, entao, ele teve alucinaçoes. Voces os ocidentais, sedentos de se apoderarem de riquezas dos negros, a melhor forma de conseguirem as vossas intençoes desde o século XV, foi sempre a de nos imporem à força as vossas politicas de dominaçao que é:-Obediencia, submissao, iletrismo e obscurantismo, para que os negros nao tenham direito ao pensamento, à reflexao...Até a igreja catolica apoiou o colonialismo no adotrinamento desta politica racista. Este falso prémio nobel, nao merece ser considerado; Nao sabe que os melhores descobridores de teorias nos dominios da agricultura, saude, ciencias fisicas e exactas nos séculos XVII, XVIII e XIX nos Estados Unidos, na América central na Europa do Oeste sao negros? Somos burros por nao termos divulgado estas descobertas em Africa? Sabe a quantidade de cérebros que voces importaram e continuam a importar para os vossos paises? Sao milhoes. Como sempre, quem pensa, quem trabalha, é o negro. Mas como quem trabalha, e quem pensa é o negro na terra do branco que é a maioria, quem é reconhecido polo mérito é o branco. O racismo, o neocolonialismo persiste. Mas nao toleraremos isso.
Lucio Lara (Luanda): Será por isso que na elite governativa angolana predominam os mulatos?
Anónimo (rosarinhopedro@sapo.pt): Deus está a chorar...Eu sou branca,nascida em Lisboa,aliás não sou assim tão branca, sou morena e vou à praia sempre que posso pra ficar mais moreninha,porque acho que fico mais sexy,não acho graça aos branquelas.Claro que não acredito nas afirmações deste iluminado,mas tambem acho que os africanos negros estão a aos luz do branco,mas não por serem menos inteligentes,mas porque não lhe são dadas as mesmas oportunidades.Bom,tbem acho que os negros são pouco ambiciosos e se calhar preguiçosos;provavelmente é do clima.Os negros vivem em paises que são autenticos paraisos na terra,são paises lindissimos;a natureza foi generosa com os vossos paises,mas infelizmente voces não têm governantes que se preocupem em elevar Africa.Têm todas as condições,mas não sabem aproveitar.Pra começar...Porque não começar por lmpar as vossas cidades e de seguida mante las limpinhas.Exijam aos v governos saneamento básico,mas mostrem que sabem o que fazer com esse mesmo saneamento.Mandem os v/filhos pra a escola e exijam dos v/governantes mais escolas e sobretudo sejam trabalhadores,produtores;é assim que se consegue melhores condições de vida.Sou uma apaixonada por Africa,adoro as cores da vossa terra e os cheiros,mas convenhamos que voces aproveitam tudo isso mal.Se se empenharem em serem melhores tbem vão conseguir uma Africa mais bonita e produtiva Já imaginaram o que seria se Africa fosse um continente semelhante à Europa,não digo igual,porque se fosse semelhante,seria incomparavelmente mto melhor pelas condições naturais que reune.E já agora,os negros nao são feios,há feios e bonitos como os brancos.Por exemplo o Jose Eduardo dos Santos é um homem lndissimo.Já agora porque não usam corrector ortográfico nos vossos comentários,era um bom começo....
kaulza (Mueda): Basta apontar o Mobutu para se ver que o homem tem razão...
Kiala-Paris. : Tudo isto é uma estupidez do cientista formado numa era racista. A raça humana noa é só negra ou branca de principio. Em segunda os negros têm demostrar muito saber para ser científico. Ponto final.
Anónimo : MEUS SENHORES DEIXEM-SE DE GASTAR TEMPO E RACIOCINIO PARA CONTRAPOR O VELHO NOBEL E CANSADO. TUDO TEM O SEU TEMPO. O NOSSO TEMPO, O DOS NEGROS TAMBÉM VIRÁ. VEJAM COMO A MAE NATUREZA ESTA A FUSTIGAR O CONTINENTE EUROPEU E AMERICANO!? A AFRICA ESTA SENDO PROTEGIDA PARA UM PROPOSITO MELHOR NUM TEMPO MELHOR. NAO FIQUEMOS TRISTES PORQUE QUEM SE RI NO FIM RI-SE MELHOR. TEMOS E QUE TER CUIDADO COM AS NOSSAS RIQUEZAS, ISSO SIM. O TEMPO E E SER TEMPO!HADI YA HADI YA, JA DIZIA A MINHA AVO, E ELA TEVE RAZAO!
Cientistas sao vigaristas : Os cientistas, sao uns grandes vigaristas. Sacam montes de dinheiro aos utentes, atraves dos governos, para fazer pesquisas e o dinheiro acaba por servir para pagar os luxos da classe. Vao na Amazonia cientistas de todo o mundo, para se informarem sobre plantas, anotam tudo o que o indio lhes ensina, vao para os seus laboratorios, fazem algumas experiencias, transformam o produto em medicamento de farmacia, dao-lhe um nome esquisito. No fim, dizem ao mundo que foram eles que descobriram. Aldraboes! Quem descobiu foi o cientista ou foi o indio?
Angolano na Alemanha : Olha eu nao gostaria perder o meu tempo nesta conversa mais queria simplesmente acrescentar que exite alguem a defender esta tese é facto de näo estar envolvido na politica ou seje em outros sectores de Desnvolvimentos economicos internacionais. Olha isto no foi passado porque com o desenvolvimento de certos paises Africanos / Angola e muitos outros eu digo que muitos dos Europeus/Americanos estäo hoje interessados a negociar na Asia e amanha estaräo em Africa. Apropós eu sóu Chefe de Seccäo numa empresa da cidade de Frankfurt aqui na Alemaha e todos o Bracos que comigo trabalha estäo satisfeitos e vejam nem se quer um diferecä.
SAMBILA (GOLFE): NORMALMENTE NOTICIAS COMO ESTAS NAO SE DEVE PUBLICAR NUM PAÌS COMO ANGOLA. EU ESTOU CERTO QUE NOS JORNAIS EUROPEUS ACTUALMENTE ESTA NOTICIA NUNCA SERIA PUBLICADA EMBORA SEJA UM CONTINENTE DE BRANCOS, ISSO MOSTRA MAIS UMA VEZ QUE OS ANGOLANOS DESCONHECEM OS SEUS PROPRIOS VALORES.QUANTO O CASO "INTELIGENCIA" NAO SEGREDO NENHUM QUE SE A AFRICA TIVESSE AS CONDIçOES CLIMATICAS DA EUROPA ENTAO ESTE CONTINENTE TERIA UM OUTRO DESENVOLVIMENTO: OS EUROPEUS SAO OBRIGADOS A DESENVOLVER PARA SOBREVIVER O ERRO DOS OUTROS ISSO É PRETOS E NAO SO... É ACEITAREM ISSO COMO SOLUçAO=MODELO.(xalenu kia mbote)
Anónimo : Os chineses, raça amarela, é muito mais inteligente que os europeus.
Tuga_White (Portugal): Racismo é sinal de Pouca inteligência. Branco Racista é tão Burro quanto o Negro!!! A única explicação científica para já é apenas a senilidade que vem com a idade.
Bwanja - Lisboa : Este Sr. para mim não é cientista não é nada,mas sim é regenerador das teorias de Adolfo Hetle, nasista. O que ele não sabe é avaliar quais as oportunidades (tão desiguais) a que os Africanos (maioria negra) estão sujeitos. É isto que falta esclarecer. Toda a gente tem a mesma capacidade intelectual, quando nasce, só é diferente a maneira como cada um desenvolve as capacidades inatas. É só comparar uma criança que nasce nas melhores condições (quer esteja em África, Europa, Ásia, ...) e outra que nasce nas condições mais difíceis (África, Europa, Ásia,...). O estímulo ao desenvolvimento intelectual é que marca toda a diferença. Este Sr. fala dos negros que vieram já crescido para Europa e ali trabalham sem perceber em que condições nasceram, se desenvolveram, que oportunidades tiveram para aumentar a sua cultura geral, etc... Deviam mandar calar a boca ao homem.
angolano : ele tenhe razao.e so ver os diregente africanos(todo)estudarao em grandes universidades da europa e quando volta ao seus paises o que fazem?a nao ser corruptos.isto teoria nao e para todos os nergos mas sim para os que esta no poder na africa nerga,quando la estau so fazem mal ao seu proprio povo.
FM (Paises Baixos): Não é por acaso que os brancos passam 24h/dia a investigar a inteligencia do negro, sem reacçoes negras o 100% mundo continuaria primitivo.
AMM (suiça): é bastante interressante a these deste senhor mais antes dele vir falar em publico deveria analisar bem os factores que influenciar tal factor... e até mesmo investigar um pouco mais ao nivel das universidades aqui na europa... eu estou a fazer estudos de engenharia e posso affirmar que em disciplinas technologicas os Europeus sao melhores que os Africanos mas ao que concerne as diciplinas cientificas os melhoras sao sempre os africanos... esse senhor se baseia no facto de que uma grande maioria dos Africanos que vem pra europa nao conseguem realizar estudos superiores mais isso se deve a muitos factores... ja vao quaze mais de 40 anos que ele foi premio nobel por e simples mente ele esta equivocado... foi provado cientificamente que quando mais velho o homem fica menos inteligente é..... ele esta caduco....
Tuga_Branco (Portugal): Amigos Angolanos, Negros, de côr, pretos, amarelos, vermelhos, pálidos, brancos... o que lhes queiram chamar. Racismo é Burrice, já dizia o Slogan. E de facto ser racista, isso sim é um indicador de pouca inteligência. Como tal, existe racismo de ambos os lados, logo existem "menos inteligentes" em ambos os lados. Vamos continuar a perder o nosso tempo a discutir um comentário pouco inteligente!?! E outra coisa o que é que os Tugas têm a ver com esta notícia? Sejam inteligentes e ignorem o comentário de um prémio nóbel que com a idade já está senil...
Carlos (lx.): É claro que esta discussão é parva! Mas, vamos lá... Para o "EU MESMO ALGURES" Então, com tanta inteligência os brancos ainda não foram capazes de inventar matéria-prima para a sua indústria e, têm de subornar os Países Africanos? Será invenção de gente inteligente o aquecimento global? Sabe que o capitalismo está destruindo o mundo...invenção de quem? Lembra-se de HIROCHIMA? Invenção de quem, só gente inteligente é capaz de produzir tal coisa! Caros, amigos só lamento, é que o mundo não tenha um equilíbrio harmonioso, para que possamos viver melhor. A inteligência, depende da presunção de cada um...cada um toma a que quer. Tenho dito.
Mwangole diferente (Epah, a culpa e nossa "Raca Negra"): Dizem isso porque nos, os negros nunca aprendemos, aqui neste site houve noticias ontem de que "MUITAS PROMESSAS, MAS AS LIXEIRAS CONTINUAM NA MESMA NA CIDADE DE LUANDA", nao e necessario possuir muita inteligencia para saber que e um assunto que nao respeita os Angolanos. La esta o nosso problema, nao sei quem gosta de viver com o lixo se e inteligente ou nao. Nao estou de acordo com o que os Portugueses fizeram no meu pais, mas deixaram nos o pais, a confusao continua, ate a piorar. O branco nao e inteligente que o negro, mas sim sabe como se organizar. Sapei.........
Anónimo : mas este branca ja escutou um bom rap? ate o pula eminem quer operar,o jackson ero preto virou branco agora se esta a arrepender,i'm bleck and pround
Eu Mesmo (Algures): Estao so a falar bues...Porque eu estudo com brancos,mas sou mais inteligente,porque eu falo 4 linguas e o meu colega branco nao fala( se falas diversos idiomas hoje,gracas ao branco porque estudas no País dele),eu faco isso e o meu colega branco nao faz...Eu quero que alguem aqui me responda o seguinte:Desde que o homem passou a tomar consciencia de sí e passou a se comportar como tal,ate aos dias de hoje,o que é que o Negro ja inventou...em muitos comentarios ai em baixo falam de Negros inteligentes,o que é que esses Negros ja inventaram??Deixe-mo-nos dos bodes espiatorios como a escravatura e a Colonizacao,ou que o Branco priva o desenvolvimento do Negro...A europa foi varrida por 2 Guerras terriveis,mas Olhem pra o desenvolvimento dos Europeus.Há paises Africanos independentes a mais de 50 anos,mas em termos de desenvolvimento nao se ve nada;Eu Insisto em dizer,é uma questao de Logica...Senao for entao alguem que me contrarie.
Edilson Muangala (Brasil): Só o facto de o biólogo, James Watson, declarar uma frase desta, faz com que o prémio de Nobel que ele ganhou seja desvalorizado, vencedores de Nobel não dizem o que ele disse. Nunca houve um caso precedente desta natureza, os factos estão à tona, James Watson é racista.
porque?... Tudo isso? : Se me dizeres que os negros dirigentes de angola são menos inteligentes que os Brancos que andam diambulando na rua, de Madeira, (portugal), São Paulo, em Califórnia, Havana, etc; posso aceitar porque eles podem pensar em mudança e vida melhor para um país rico e vive-se mal. o resto, é um louco cansado que estava brincando e calhou falar isto. Estudei fora por quase toda vida e há brancos péssimos que nem ser empregados de limpesa merecem ser numa angola bem dirigida. Andem e constatem o que aqui estou afirmando. Há negros super dotados de inteligência, melhor do que um qulquer branco de toda parte do mundo. calem-se porque é mentira.
Anónimo : sera que o gene dos brancos era diferente quando na europa havia fome e guerras sanguinolentas?
Anónimo (malange...revoltado): Penso q se os brancos são mais inteligentes q nós negros, então cientificamente deviam descobrir a formula contra a morte não deviam morrer, mas este velho caduco está mais com o pé na cova...ele está a precisar de umas bofas contudo peço e exigo q a Nações Unidas para os direitos humanos tomem medidas drasticas e severas contra este senhor racista do tempo e com o pensamento do eh eh Hitler
Amante da Verdade (O cérebro e o sangue näo dependem da raca!): Por exemplo,o Portugues Lx e a Maresia(é branca)demonstraram através dos seus respectivos comentários,um bom índice de inteligencia!Para além deles,há a destacar também os comentários de muitos negros angolanos,demonstrando de igual modo,um elevado índice ou grau de inteligencia!A inteligencia näo tem nada a ver se alguém é cientista ou sapateiro,ou se inventou o aviäo ou näo!Todo o indivíduo(negro ou branco)nasce com um determinado quociente de inteligencia.Por ex uma crianca negra que nasce inteligente,mas que seja criada num meio ambiente rodeado de brancos com uma má conduta(assassinos,ladröes, mentirosos,analfabetos,etc),essa crianca será afectada ou influenciada por esse meio ambiente,e jamais poderá evidenciar positivamente a suas faculdades intelectuais,ou seja,essa crianca utlilizará a sua inteligencia para fins destrutivos e maléficos!E é isso que precisamente acontece com muitos negros, que por viverem descriminaos ou abandonados e sem condicöes,näo teem qualquer possibilidade de elevarem e evidenciarem as suas capacidades natais de intelectualidade.Näo ignoremos o facto de que,o colonialismo atrazou o processo evolutivo africano,afectando imenso a genérica de pensamento e de comportamento dos africanos!A escravatura e a humihacäo secular impostas pelo colonialismo à raca negra,deixaram pistas malígnas e criaram situacöes desvantajosas no comportamento social e psicológico dos povos africanos, caracterizando e reflectindo o atrazo de desenvolvimento prevalecente junto das comunidades negras em África,no Brasil, EUA,Caraíbas e na América do sul!Näo esquecamos de que muitas ciencias teem a sua origem em África(por ex Egipto)!Se os líderes africanos säo na sua maioria tribalistas,corruptos e "irracionais"é devido à heranca colonial,que "educou" o negro ao longo das geracöes,a odiar e ver o seu irmäo sofrendo.Essa má educacäo sobrevive até hoje,justificando por ex a existencia de presidentes como o JES,que apesar de Angola ser um dos países mais ricos do mundo,ele prefere roubar e dar o resto aos estrangeiros,deixando o seu povo na miséria!E até porque é mesmo devido à inteligencia desses líderes africanos,que faz com que eles apliquem a sua itelectualidade na roubalheira e colarem no poder.Eles utilizam a sua inteligencia, para semearem a maldade e o atrazo!Portanto,ser inteligente ou näo,nada tem a ver com a genética,pois a inteligencia varia de individuo para indivíduo, indepenentemente se se é branco ou negro!
Anónimo : ....ESTA MÚMIA AINDA FALA? EU OUVI HA TEMPOS QUE JÁ ESTAVA NUM MUSEU??!!!!CUIDADO ESTÁ A ASSOMBRAR O MUNDO.
Mae Africa : os brancos inventaram a escola porque nascem sem talento nenhum, ate para saberem cantar e dancar tem que ir a escola, os negros tem talentos naturais, a nossa desgraca comecou depois de os europeus chegarem a Africa e trazerem as maldades que ja a europa conhecia a seculos atras, guerras, ditaduras, ma destribuicao de bens ( egoismo) etc, mas isso algun dia vai acabar tal como acabou a escravatura,o colonialismo e o aparteid, vai demorar mas vai acabar,e os brancos teram mais respeito pelos negros "I have a dream"....
Estudou Pouco - Sambizanga : Este homem è maluco e procuramos ignora-lo. Existem pessoas fustradas e procuram sempre procurar companinha e que lhe da espaço è ignorante como o mesmo. Tinha que ser tirado este titulo que lhe atribuiram è simplesmente um razista e caduco.
anonimo (Lisbon): Com estas palavras so mostras ser um ignorante cronico!!! É claro que p 50 milhoes de brancos formados, existem apenas 1 milhao d negros formados...a vossa esmagadora maioria prova que a probabilidade d aparecer um branco que desenvolva mlhr as suas capacidades intelectuais seja mais alta. Isto acontece porque voces brancos atrasaram o nosso desenvolvimento durante a escravarura!!!
Anónimo : Este meio morto já nem sabe mais o que dizer desta vez deviam atribuir-lhe um prémio de estupidez e racismo.Não inteligente é aquela velhota que aceita até hoje dormir com um cadáver.
Anónimo (malange...revoltado): Penso q se os brancos são mais inteligentes q nós negros, então cientificamente deviam descobrir a formula contra a morte não deviam morrer, mas este velho caduco está mais com o pé na cova...não importa mas contudo peço e exigo q a Nações Unidas para os direitos humanos tomem medidas drasticas e severas contra este senhor racista do tempo e com o pensamento do eh eh Hitler
viriato : "Mas os negros não protestam quando se lhes atribuem mais vigor sexual ou coisas semelhantes"
negro orgulhoso : a europa nao foi sempre desenvolvida, antes da revolucao industrial, as sociedades eram sobretudo agricolas, tambem havia fome e muitas doencas infecciosas, antes da revolucao francesa tambem havia ditadura, opressao das classes mais baixas, sem respeito ao direitos humanus, havia as mesmas barbaridades ou ate piores em relacao as que se passam hoje em africa , muito antes houve as guerras dos sem anos, entre os barbaros e os germanos foram guerras sangrentas ou ate mesmo selvagens, sera que naquele tempo o gene dos brancos era diferente???
FEM 24 muita mais : Alguns portugues acham que os suecos sâo mais intelligente do que os latinos. Nâo pode ser uma questâo racial porque ha raca que sâo pior que os negro de africa. Mesmo que na maioria dos pretos sâo menos intelligente em termo de organizacâo social, de consenso collectivo, Eu digo q o intellectualismo e uma situacâo individual isto nâo pode implicar a generalizacâo. Alias este teoria sâo ultrapassados. Nâo confundir problema de màu consciencia mau corracâo que prevalece na raca negra e a intelligencia. Os nazistas tem mau consciencia mas sâo muito intelligente. Africa negra esta a ser dirigida pelo os negros , e na Nasa tem negro que ai trabalha e super intelligente. O presidente de angola que vai organizar as eleicôes e inteligente o Lula Luiz SS que vai installar o etanol e muito capaz. assinado sr manue lopit marcal
eu : ok tambem oh espertalhao ja que es tao super inteligentes pk que os brancos morrem explica-me la sr watson vcs deviam mas viver pra sempre ja que sao tao superior.
Esperto (JAMBA): Atencao...foi com base em posicoes como esta q Hitler fundou aquele sistema louco em q dizia que a raca branca pura eram os louros alemaes de olhos azuis e de 1.75 m a 1.80m. Atencao temos de acabar com este mal pela raiz pois todos nos ja sabemos onde isso nos levara.
Anónimo : os sul africanos no tempo do aparteide tentaram inventar uma arma biologica que so mata negros, nao conseguiram porque nao descobriram diferencas biologicas relevantes para tal.
Anónimo (Mundo): Em certa medida temos de concordar com o senhor, a genética dotou as raças das capacidades mais próprias para determinados habitats. Os negros são mais fortes fisicamente e negros pois assim o habitat obriga. No que concerne à inteligência, há inteligentes e burros nos negros como em todas as outras raças, talvez a genética tenha dotado os negros de menos inteligência, na globalidade, pois pela história podemos comprovar que não há invenções ou grandes personalidades culturais negras, não há Nobeis científicos. Destacam-se no desporto, mas nisso não é preciso haver inteligência. O importante é haver equilíbrio, e a globalidade entre negros, brancos, amarelos... tem de assentar no equilíbrio, somos todos humanos, uns apenas são mais desenvolvidos em determinados aspectos que outros. Até nos animais é assim...
RODRIGUES DOS SANTOS (ANGOLANO E NEGRO COM MUITO ORGULHO,OBRIGADO): MEUS IRMÃOS ANGOLANOS,AFROS E SEUS DESCENDENTES,NÃO SE DEIXEM REBAICHAR OU ENTRISTECER POR TAIS OBSERVACÕES E AFIRMACÕES DOENTES E SEM NEXO.NÓS SABEMOS MUITO BEM QUEM SOMOS,E ANTES QUE ALGUÉM DÉBIL PSICOLÓGICAMENTE NOS VENHA DIZER QUEM SOMOS OU DEVEMOS SER,PAREMOS UM POUCO,E PENSEMOS EM CONJUNTO:SERÁ INTELIGENTE TAL AFIRMACÃO?QUAIS SÃO REALMENTE AS INTENCÕES DOS PROTAGONISTAS DE TAL ASSUNTO TÃO DESPREZÍVEL?LEMBREM-SE ANTES,DE QUE,DA MESMA FORMA COMO FOMOS CONVENCIDOS NO PASSADO DE QUE ERAMOS FEIOS,E OS NOSSOS NARIZES PIORES AINDA E PASSAMOS A DESEJAR TUDO O QUE ERA DO BRANCO PORQUE ERAM MAIS BONITOS E SUPERIORES,DESSE MESMO MODO,HOJE,MUITOS DELES AINDA TENTAM USAR ESSA MESMA ESTRATEGIA.DESVIEM-SE,TENHAM CUIDADO,E NÃO CAIAM NESSE TIPO DE ARMADILHAS.CONTINUAREMOS A LUTAR CONTRA A OPRESSÃO E DESCRIMINACÃO,COMBATENDO ASSIM O MALDITO RACISMO.
Anónimo : nao ha nenhum negro com o premio Nobel porque foi inventado e e dominado pelos brancos, ha quem acredita na bondade dos brancos? nao e atoa que eles matam as pessos que lhes afrontam tal como sadam-Hussein , savimbe, e tantos outros, e para eles continuarem a dominar o mundo e inventarem teorias como estas.
profeta : Todos nos negros soubemos que somos menos intelegentes,ha grande diferenca nao podemos comparar com os branco.Mesmo se dizer que todos os branco vao na africa viver,e os negros vir viver na europa,vamos seguir sempre os brancos porque sao intelegentes. O que negros ja fizeram no mundo? sem falar de musica,sporto somos os primeiro alem disso?brancos ja fizeram muitos neste mundo nos ensinou ser homen,nos ensinou como MENTER CUECAs nos nosso bisavos ,so soubemos como vistir as folhas dos arvore agora tudo negros ja em baixo sabe que se mente cueca. Andavam 500 km a pe,que tem idea de fabricar viatura? sem os brancos nao viram em africa todos nos andamos NU sem cuecas. quem duvida isto? e por isto Deus mandou brancos para chegar em africa para podemos viver junto e brancos para nos ensinar ler e escrever.Mesmo assim nao podemos ser igual na mente,para ser igual com brancos os negros tem que acabar com ODIO amar seu irmao negro....nao pensa so de acumalar riqueza emquando o opovos nao tem pao,riqueza fica sabe quando deixar mundo,para onde vai nao vai levar nada todo fica encontramos ca mais o brancos pensa disso negros nao.Somos menos inteligente.
Anónimo (Coimbra): Há gente que tem cabeça mas esta nao serve para pensar..este..desde 1962 para cá perdeu algo...o juizo por certo.
Anónimo (Portugal): De facto a inteligência nada tem a ver com a cor da pele. Este tipo de informações manipuladas pelo MEDIA são o resultado de uma sociedade de DESINFORMAÇÃO em que vivemos o que provoca uma extrapulação dos acontecimentos ou mesmo da realidade. Quero fazer três comentários: 1º - A inteligência é algo inata ao ser humano e não se mede pela cor da pele nem mesmo pelo ambiente onde o ser humano é educado e cresce. O ambiente educacional somente promove capacidades e competências numa ou mais áreas. De facto cada vez existe mais dificuldade em avaliar o nivel intelectual do ser humano. Inclusivé os testes de QI neste momento estão a ser postos em causa. Em conclusão não podemos de facto avaliar a inteligência por meros testes ou mesmo a cor da pele. 2º - O FUTEBOL. Caros amigos é um erro se estamos a discutir assuntos sérios, justificarmos inteligência com futebol. O futebol é um desporto e deve ser tratado como tal. Ou seja, não é necessário ser inteligente para jogar futebol, mas sim, ter a skill necessária para tal e obviamente o treino para o fazer a alto nível. Conclusão não existe relação directa entre um bom jogador de futebol e a sua inteligência. Esta afirmação vale para NEGROS, BRANCOS, AMARELOS, às CORES ... enfim ... o que quiserem. 3º - Para todos os seres humanos de todas as cores ... A lingua Portuguesa é uma lingua lindíssima. Não a destruam ... tentem ao menos verificar o que escrevem e dar os menos erros ortográficos possíveis. Um abraço a todos. Viva a raça humana ... na sua essência e globalidade.
Copo de Leite (Sambila): ehehe, sou mais inteligente q o meu irmao mais velho! agora eh q lhe vou cientificamente estigar :-)
Anónimo : Sou negro e sejamos realistas o homen não disse nenhuma mentira,vejam bem como vivemos e vejam o modo como as outras raças vivem,deixemo-nos de fundamentalismos e sejamos sinceros,as nossas capacidades de facto comparadas com a dos brancos são insignificantes,so olharem pra o mundo das tecnologias de tudo que hoje utilizamos no nosso diadia ate esse meio de comunicação que utilizamos foi criação dos brancos,mas eu não os invejo porque nós podemos ser menos inteligentes mas temos outras coisas a nosso favor
Mr HH (Há várias causas que influem no Q.I.): E, que eu saiba, a cor da pele não é uma delas. Importa ver se os "empregados negros" de que fala este senhor não viram o seu desenvolvimento intelectual coarctado pela pobreza, má alimentação, falta de acesso à educação. Outra causa que pode influir no QI é a idade avançada, que pode até criar confusão entre conhecimento e preconceitos. Não será o caso deste senhor?
Anónimo : Não é a primeira vez que aparecem teorias racistas e sem fundamento. Durante muito tempo propagou-se a tese de que o negro não tinha alma racional, e deu no que deu: escravatura. Nietzsche com a pureza da raça ariana foi a bandeira de Hitler para dizimar judeus e não só, o que é conhecido o maior holocausto que o mundo já assistiu. Agora com a teoria de menos inteligência, o que é que se espera, senão a eliminação progressiva dos homens e mulheres negros. Não é preciso uma jihad ou fatwa contra o "cientista", mas provar o contrário. Quais negros ele usou para experiência para formular a hipótese e chegar à tamanha conclusão? Qual é a escola de psicologia desse "cientista"? Qual é a sua ideologia? Tudo isso há que ter em conta.
Maliko (Lx): E kem tem dúvidas? sem os brancos ainda talvez estariamos na idade da pedra, tudo o que aprendemos foram os brancos que nos ensinaram. E a inteligência dos negros falando agora de angola nota-se no tipo de acordos q fazem com os brancos, e os brancos vão rindo desses acordos pq estão a fikar mais ricos ainda. os primeiros negros tão intelegentes com os brancos estão nos EUA, e já é notorio isso.
Mr. HH (É politicamente incorrecto... e perigoso. ): Se ele dissesse que os negros são naturalmente mais dotados fisicamente que os brancos não haveria qualquer problema! Falar de inteligência é diferente, e de certeza que há pessoas que vão interpretar esta afirmação como "todos os negros são menos inteligentes que todos os brancos" o que obviamente é uma generalização ridícula! Seria natural que o desenvolvimento cerebral e a forma de mecanizar a resolução de problemas fosse diferente em raças que se desenvolveram em partes diferentes do globo e que tiveram de fazer adaptações diferentes. Acho que é mais ridículo dizermos que somos todos iguais independentemente da nossa origem , quando o que torna a raça humana maravilhosa é a diferença entre povos e culturas. E no final todo se resume a cada indivíduo, e aí o que conta são as acções que practicamos e não as características que herdámos! E a inteligência ou os músculos ou as estaturas até podem ser diferentes, mas a alma tem sempre o mesmo tamanho. Para finalizar, convém referir que afirmações como esta do Sr. Watson são sempre perigosas porque inevitavelmente que serão aproveitadas por muitos dos brancos menos inteligentes que se acham racialmente superiores!
Anónimo : e errado usar como exemplo para os negros os Governantes Africanos, pois eles nao representao nem sequer um quarto da populacao negra e a maior parte chegou ao poder a forca ou ou com falsificacao de eleicoes, por isso povo Angolano vamos votar a pessoas com capacidade para governar para provarmos que tambem ha negros inteligentes.
Mario Costa (Cabinda): Eu sempre soube que isso e muito verdade. Ainda tem duvidas? E so olharem a vossa volta.
Mungo Chi : Na parte final da vida qual quer ser humana, tem o doreito dizer todas estupidezes que nao pode dizer/fazer ao longo da vida. Nos perdoamos, porque o nosso coracao eh largo e cheio de amor.
pedrito (svetlanamateus@yahoo.com.br): PEÇO A TODOS QUANTOS LÊM ESTA PAGINA, NÃO PRESTEM ATENÇÃO DESTE VELHO DARADO QUE O CAMINHO DELE É BURACO, VOCÊS NÃO VIRAM A CARA DELE? ENTÃO O CABRÃO QUER DIZER EU COMO ENGENHEIRO QUE DESAFIEI OS UCRANIANOS DURANTE 28 ANOS DA MINHA ESTADA LÁ SERÁ FUI POUCO INTELIGENTE, ENTÃO ELE É QUE DEFENDEU AS NOSSAS TESES,ELE OVIU FALAR DO NITO ALVES QUE FOI O NOSSO EXEMPLO, OLHA NÃO PRCAM TEMPO COM MALUCOS DO SÉCULO ´LÉAS SÃO 79 ANOS ESTÁ QUASE.
DUXY : Pra min este tipo de comparação so tem sentido porque o professor Watson tamben reconhece que os negros tem alguma inteligencia se assim não fosse nunca teria sentido fazer tal afirmação,tudo o resto são polémicas e mexericos pra temntar perturbar.
guerreira de DEUS (Canada): Olha amados irmaos em CRISTO JESUS,brancos pretos amarelos ou laranjas,somos todos frutos do amor de nosso SENHOR,e na hora que JESUS retira de nos o folego de vida?brancos e negros morrem do mesmo jeito..deixem-se disso que aos olhos de DEUS somos todos iguais
Vanoy Alexandre (Vanoyalexandre2006@yahoo.Com): Epa isso é muito polémico mas temos que ter em conta que é um premio nobel que esta falar eu acho que os asiáticos 'amarelos' são muito mais inteligentes que os brancos!Ele que prove isso cientificamente
Esse homem é um bronco! : Esse velho estupido, que deve ser judeu, pelos vistos, é a pessoa mais burra no mundo. A inteligencia dos negros é inerente aos assuntos, necessidades relacionados com o seu habitatus, "Africa" e a inteligencia dos brancos é inerente aos assuntos e realidades da Europa. Duas realidades diferentes, requerem dois tipos de inteligencia diferentes, o que, nao significa que uns sao mais inteligentes que os negros. Existem nas bibliotecas europeias, livros sobre a vida e historia africana. Se foi necessario escrever livros, era porque a europa era ignorante em relaçao a Africa, isso nao significa que nao sejam inteligentes. As inteligencias estao associadas as necessidades e realidades de cada cultura. Esse homem é um bronco!
Negro e Orgulhoso (luanda@luanda.com): Google estes nomes de Negros: Dr. Daniel Hale Williams(1ª cirurgia de um coração feita com sucesso). Charles Henry Turner(primeiro pesquisador a provar que os insectos podem ouvir) Dr. Charles Richard Drew(blood plasma) Benjamin Bradley(steam engine para navios de guerra) e muitos mais. Analizando bem isto tudo é por causa do Obama.
Anónimo (Sr Luyeye lua Sole): Espero que voce näo seje um espelho da Contradicäo!Primeiro o sr diz que esse racista näo comparou a inteligencia entre branco e negro,realcando até que os brancos reconhecem que tanto o negro como o branco säo ambos inteligentes!Mas se insiste em afimar que o negro é menos inteligente que o branco,entäo comprove e explique-nos anatómica/fisiológicamente (e nada de exemplos de líderes africanos corruptos ou pelo nr° de cientistas brancos)que a sua DESCOBERTA é real!Repito: Apresente as provas baseadas na anatomia,fisiologia e neurologia do ser humano,que voce e todos os que propalam essa teoria estäo realmente certos!No seu comentário o sr contradiz a sua afirmacäo inicial(há negros inteligentes),dando exemplos ridículos e que nada se associam com a estructura cerebral do sr humano,na medida em que afirma,de que o negro apresenta uma deficiencia de raciocínio,o que demonstra a sua falta de conhecimento na matéria.Por isso é fácil constatar que hoje o sr näo está em boa forma,porque eu até tenho apreciado muitos outros comentários seus,o que me levou a crer,que voce fosse um dos angolanos "maduros".Mas através do seus comentários de hoje,comeco por duvidar do seu nível analítico!Hoje meu amigo,voce me decepcionou,porque conforme referí,conheco uma outra face dos seus comentários neste espaco,e eu gostaria continuando lendo aqueles comentários "inteligentes" que voce no passado sempre proporcionou!Gente inteligente sabe escutar,analizar e depois reagir com "fair play",quando se lhe é apontada um "lapso de pensamento"!
Anónimo (diaspora): A forma como esta' sendo dirigida Angola,nao me atrevo discutir muito sobre esta teoria...
Lucas (Sambizanga): Os negros são bons no desporto e na dança. No resto é para esquecer
Nao säo mais inteligentes : Vivo e estudo com eles aqui na Europa. Näo sao mais inteligentes, sao mais unidos e obedientes uns aos outros. A maioria näo sabe nada, mas os poucos que sabem säo ouvidos e respeitados. Têm diversos especialistas e uma imprensa que indirectamente orienta o resto do povo para uma direccäo de progresso. Os lílderes, os intelectauis e os jornalistas sao mais nacionalistas. Nós somos mais desorgabizados e näo valorizamos os nossos quadros. Todo o mundo pensa que sabe de tudo. Ninguem domina nada. O segredo está na especializacäo, nacionalismo e inteligencia dos que lideram. Estatisticamente os brancos säo mais equipados e organizados. mas näo säo mais inteligentes. A diferenca está na cultura e näo na inteligente. Há uma cultura de respeito pelo saber na Europa.
WAKE UP (O nossos Presidente nao sao inteligenten ?): É normal que os Brancos nos faltam respeitos,isso é falta do repeito mostra mais uma vez que os pretos que vao apoiar o Pres. Mugabe nao participar na Cimeira em Portugal vao ser chamados um dia Burros,porque os Brancos sabem todos que vamos falar nos Pretos vao aceitar. Viva a Uniao Africanos,Unidos venceremos
WAKE UP (O nossos Presidente nao sao inteligenten ?): É normal que os Brancos nos faltam respeitos,isso é falta do repeito mostra mais uma vez que os pretos que vao apoiar o Pres. Mugabe nao participar na Cimeira em Portugal vao ser chamados um dia Burros,porque os Brancos sabem todos que vamos falar nos Pretos vao aceitar. Viva a Uniao Africanos,Unidos venceremos
WAKE UP (O nossos Presidente nao sao inteligenten ?): É normal que os Brancos nos faltam respeitos,isso é falta do repeito mosrta mais uma vez que os pretos que vao apoiar o Pres. Mugabe nao participar na Cimeira em Portugal vao ser chamados Burros,porque os Brancos sabem todos que vamos falar nos Pretos vao aceitar.
TONAS (MUNDO): Infelizmente, o comportamento dos lideres e dirigentes Africanos, so reforcam a teoria do Mr. Watson.
Português (Lx): Eu creio que a tese deste cientista é bastante falaciosa, mesmo que exista uma predisposição genética que permita os individuos de raça branca um potencial de inteligência superior aos individuos de raça negra, existe um outro factor que pode ser mais determinante no desenvolvimento das faculdades intelectuais, que é o meio. Existem inúmeras experiências que demonstram que gémeos, individuos genéticamente iguais, colocados em meios diferentes, o gémeo que viver num ambiente mais enriquecido, mais sujeito a estimulos, desenvolve mais competências de aprendizagem e torna-se mais inteligente do que o outro gémeo que está num meio mais pobre.
Anónimo : deixem de asneiras e investigam ok? Vao ao google e escrevem "Black inventors". A historia regista muitos cientistas negros mas voces nao investigam. Resultado falam todos asneiras
alemao (hoje): Acho isso inconcebivel! Não há nenhum outro povo neste mundo que é tão intelegente se não os Romanos e os Egipcios, é deles que todas essas novidades hoje existem, Se os Brancos fossem inteligentes o suficiente, não estariamos nesta luta entre comunismo e solialismo, não teriam problemas de racismo, pois que um individuo inteligente sabe medir e avaliar até que ponto chega a liberdade de cada um.Acho que cá em africa infelismente, os nossos dirigentes foram colonizados e durante este tempo ninguem teve ocasião para e studar, pois que esses privavam os negros, se fossemos de facto pouco inteligentes mesmo naquela altura agostinho neto não chagaria a ser doutor ou mesmo nelson mandala, não teria salvaguardado os seus ideiais em relação a defesa do povo.tenho pena de muitos dos compratriotas poderem aceitar esse absurdo só porque a africa fica todo tempo em conflito.isso é fruto da oportnidade que não tivemos, oportunidade esta que passou no tempo de ecravatura e depois com a guerra que nos foi infrigida pelos europeus.OK vamos ver como fica então.NÃO ACEITO ESTA TERIOA
Zumbi : A questão da alegada superioridade de umas raças em desfavor de outras está inquinada por muitos factores. Um dos mais detestáveis é o que defende que há raças mais inteligentes do que outras. Esta consideração completamente obtusa deve ser de imediato rejeitada. Todos pertencemos a uma única raça – a raça humana, cuja dignidade presente e futura só poderá ser assegurada se todos os homens de boa vontade interiorizarem em definitivo que o mundo é um barco comum que todos partilhamos e a todos pertence. Confesso que fico surpreendido quando vejo aqui indivíduos a auto-classificarem-se de “angolanos genuínos”, “angolanos puros”, etc. etc. Bem vistas as coisas, estes cavalheiros (não esquecendo o Mugabe), moralmente falando, podem ser juntos ao James Watson e metidos todos no mesmo saco – o saco dos R.A.C.I.S.T.A.S.
ANÓNIMO (Diáspora): Sou mbumbo e acho que o Homem tem razão. Se o JES fosse pula o País estaria nesta miséria? Nem nós teriamos necessidade de emigrar.
Odesio Mariano (odesiofm@hotmail.com): E com muita dor que infelizmente eu concordo com esta teoria. Se for mos recuar no tempo, o nosso continente e bastante rico em recursos e por incrivel que pareca nos viviamos "nus" e os brancos ja tinham roupas, ja tinham muitos produtos para viver e nos nao tinhamos nada, e como resultados muitos dos nossos antepassados foram trocados por esses produtos. Agora respondam me, o que existe hoje no mundo foi feito pelos negros? nao, nem um simples "carro" ou "celullar"nos inventamos, isto para nao falar de do resto. Enquanto os pulas ficam a pensar, o mbumbo fica nos copos, e ainda por cima a envejar o proprio irmao ( destruimo nos entre nos). nos so sobemos desbundar, fazer e falar mal dos outros. Mas contudo, "eu gosto de ser mbumbo".
Anónimo : Srs. comentaristas, sou negra, mas apelo por favor não sejamos iguais ao autor da tese ofendendo neste espaço cidadãos que não têm nada a ver com este comentário infeiz. È para aqles que estão a dizrer que os brancos sim mas não os portugueses, por amos de Deus, quer queiramos quer não isso gera revolta as pessoas lesadas, acabemos com isso, pois ninguém gosta de ver a sua pessoa (cultura, raça, cor, religião)denegrida abusada.RESPEITO PELO PRÓXIMO ACIMA DE TUDO, E RESPEITO POR SI MESMO, SÓ ASSIM GRANJEARÃO RESPEITO E DIGINIDADE, E COMO CONSEQUÊNCIA A PAZ(MUNDIAL).
Miais Kissube (Rabat): trata-se de mais um desafio para as inteligências africanas.devemos colocar a opulência de lado, o carreirismo também de lado e todos mas todos juntos trabalharmos para o bem comum. precisamos provar com acções ao mundo que não é bem assim pois todos partimos do mesmo ponto, sendo a rota de cada um de nos dependente do territorio ( sociedade )em que foi lançado. Viva o Amor fraterno.-
Anónimo (Luanda): isso só mostra a mesquinhez dos brancos ele xta a quer dizer que alem da diferença racial agora temos a diferença cerebral. poupa-nos temos muito com o k nos preoucupar
voz do sul (o mwatta): acho que deus esta com um pe ha frente e outro atraz porque ele ainda se encontra indeciso com que cor ele vira ha terra ! pensamento do dia.
Catetista (Catete): Esses pulas estão com invenja do mbumbo hamilton que esta a dar xiada aos brancos...uououououououou... ainda ontem um preto(makukula)fez o que os brancos não estavam a conseguir fazer e salvou os pulas... ainda tem dúvida? vão pro Cara.....
Anónimo : Morre racista! esta na hora, o mundo nao precisa de burros como tu! Estas a subestimar Deus que te criou e criou os negros. Tu nao consegues sobreviver sem as tuas maquinas e meios sofisticados, enquanto o negro sozinho no meio de uma mata sobrevive mais anos e sem doenças, que um branco sem precisar da tua ciencia e tecnologia. Vai a m-e-r-d-a, velho babao!
Anónimo : LUYEYE lua SOLE,comentaste muito bem. Isto e' verdade,ser inteligente comeca pela cultura geral,nao so nas universidades. Um dia a minha filha de 6 anos,nascida aqui na Inglaterra,teve uma discussao como as criancas fazem. Directemente perguntaram-lhe es da onde ela respondeu sou Africana de Angola,a professora disse-lhe voce es British porque nasceste aqui ela disse nao sou,os meu pais vieram de Angola. Fui convocada naquela instituicao. Contaram-me tudo que tinha acontecido e no fim a conclusao foi falaram-me a tua filha e' inteligente. ESTE DEBATE SERVE PARA A NOSSA REFLECAO,EM QUAL PARTE DA INTELIGENCIA QUE O SENHOR TRATOU-NOS DE INFERIORES EM RELACAO COM OS NOSSOS IRMAOS BRANCOS. Obrigado
é um assunto polemico : Meus caros é um assunto bastante polemico, e com certeza tem muitas controversias o negro nao tem deficit de inteligencia o problema do negro é mais cultural e eu prefiro acreditar na teoria que tudo isso tambem tem a ver com localização geografica de Africa porque, venhamos e convenhamos os nossos habitos e costumes deixam muito a desejar,
Anónimo : Esse racista! nao deixa de ter razao. Os brancos sao mesmo mais inteligentes que os negros, no que respeita ao roubo das riquezas alheias, petroleo, etc. Quem rouba de pais em pais e vive as custos de roubo, sao os brancos, os negros nao roubam ninguém. Viva a inteligencia dos brancos!
LUYEYE lua SOLE : Anonimo! expoe o teu ponto de vista e deixe a minha liberdade de opiniao em paz,nao ha aqui contradicao da minha parte ,comentei o que é eu penso,sem alias fazer alusao aos cerebros dos negros.Tu o mais inteligente ,Angola precisa de ti,vai provar o que dominas.Sou do nivel inferior que o senhor doutor porque nao partilho o teu ponto de vista ,é essa a tua inteligencia e as ciencias que afirmas dominar sao as invencoes dos teus BISAVOS?Percorre a Africa profunda e venha discutir comigo,armados em inteligencia teorica.queres provas cientificas?Tu o negro tens capacidade de conceber material cientifico para tirares as tuas conclusoes cientificas e desafiar o mundo cientifico?Desde que o CHEIC Anta DIOP ousou,ninguem mais continuou as sua obras ,espero que tu avancas.Mais uma vez faca o teu comentario e me deixa em PAZ,eu nao citei nome alheio.
adrivic : acho q nao temos tempo a comentar porque nos mesmo estamos a ver como e q as coisas tao andar no mundo de hoje.
voz do sul (o mwatta): o sr cientista esqueceu-se de referir que os seus antepassados tambem foram escravizados pelos romanos e por muito tempo . ora possas
Maresia (Portugal): Sou de raça branca e fico chocado com afirmações deste teor que para mim são racistas e o mais grave é serem proferidas por um homem inteligente e com provas dadas ao ponto de ser prémio Nobel. mas temos que reconhecer que ser inteligente não significa que tenha boa formação moral e bom íntimo, é bastante triste mas é assim, ou então com a idade está senil e vive dos louros de ter sido prémio Nobel. Não se pode levar a sério tal afirmação e só se sente ofendido quem quêr e não quem ele pretende ofender.
Anónimo : Isso é verdade. Só em Angola, só corrupção, não marcam datas das eleições, ignorantes, isso deve ser a prova da tese deste homem
kuditemo (icolo e bengo): Filho da ... Isto é mentira. Eu sou mbumbo e sou mais intiligente que o George Busch.
voz do sul (o mwata): inteligente tambem foi o salazar quando disse "livros da guerra mas nao vos livro da fome" pois oferecia abastecimento logistico ao hitler com acordo dele nunca atacar portugal , quando ate ha franca ja estava quase tomada e ocupada pelos nazis! o mundo so ira ficar em paz quando morrer o ultimo presidente inforcado com as tripas do ultimo padre. hi hi
Anonimo from Huambo : Gostaria apenas de dizer que tal afirmação é meramente racista, porquanto quer brancos quer negros têm a mesma capacidade quer mental quer intelectual. Os brancos também passaram por muitos maus bocados, até a dada altura poderem atingir os patamares de desenvolvimento em que muitos desses países (brancos)se encontram actualmente. Se notarmos, o desenvolvimento dos brancos também não dista desde a muito tempo, e como se não bastasse os próprios brancos apesar do nível de desenvolvimento em que se encontram, ainda assim cometem erros crassos, pois temos que admitir a teoria de que ninguem no mundo é perfeito. Por outro lado, nota-se que os brancos criaram estruturas por onde se basearem para poderem adquir o tão precioso desenvolvimento que todos desejam. Se nós negros (nao sou racista), tivermos também boas infra-estruturas, se alguem nos poder proporcionar materias primas indispensaveis para o nosso desenvolvimento, acho que um dia poder-se-á parar com a teoria de que o branco é mais inteligente do que os negros. Para terminar, é so notarmos que da forma como morre um branco é da mesma forma que morre um negro, pois até agora nenhum branco conseguiu estancar e nunca conseguirá estancar a morte, pois isso só Deus o pode fazer.
pet (tuga): Este sr Filho da p**** filho do diabo em pessoa está a divagar .Prova de q o estudo a mais afecta a perspicacia da pessoa.Por isso é q a condoliza e o hamilton fazem tanto sucesso . Onde um branco com nobel tem inveja? So me faz ter mais orgulho em ser black!Power to the people!
Africano no Oueste Africano (Tregiene): Amigo Luyeye, estou de acordo contigo, alias se repares,eu digo o mesmo, o negro nao se enxerga. Eu repito sou negro e me assumo como tal, mas temos que ser mais racionais, parte do principio, daqui a mais um milhar de anos de tanta vergonha de seremos negros so existirao mulatos, e isto ainda alguns negros se perrguntam porque?!
Luis (Lisboa): Como dizia De Gaulle a propósito de Petain : "A senilidade é uma coisa muito triste"
Du Brasil (Sao Paulo - Brasil): A inteligencia independe da cor, desde que lhe sejam dadas as mesmas oportunidades. Vejam o exemplo do futebol brasileiro, notem que em todas as equipes a maioria são negros...
Anónimo : Cientistas nao sao deuses e eles nao estao sempre certos! Nao crio que a melhor maneira de determinar o QI de uma raca seja julgando os seus empregados. Pretos e brancos reajem de forma diferente mas isso deve-se em parte ao contesto social em que essa pessoa foi educada, se formos as estatisticas de universidades veremos que o senhor nao esta assim tao certo, quanto aos gays apesar de nao concordar gosto da idea.
voz do sul (o mwata): esta noticias conserteza faz deus chorar..perguntaria eu como ele o cientista roga por deus em qualquer tipo de aflicao depois de praticar cenas como estas , isto e perconceito de superioriadade da parte dele ! enfim ...reparamos que o branco que ele esteje ha referir seja o do norte da europa onde emanciparao-se ja ha largos seculos . o resto da europa principalmente donde ha igreja catolica se prolongou ate ha data de hoje tambem tem graves problemas de captacao destes dias modernos . se repararem espanha , portugal, suecia , etc etc etc tambem sao menos organizados , se repararem no continente americano e so na america do norte e canada onde se consegue dormir pois o resto latino e um autentico motin . entao o cientista tinha de dizer que tipo de brancos e que tipo de negros ..? ha populacao , falo sobre das massas que sairao dos paises ex uniao sovietica "comunista" estao 3 seculos por traz de nos ! sim refero-me a lithuenia, ukrania,lactivia,belosrussia,russia,etc etc para o cientista devem esses ser brancos de quarta categoria . fico por aqui mas gostaria de perguntar ao cientista muito curiosamente se ele acha que o proprio deus e branco ? ha forma em que o sol ilumina ha terra faz com que em certas areas os abitantes tenhao ha pigmentacao naturalmente adaptada ao aquecimento so isso ! agora foi o branco que mais matou pessoas na terra isso sim . olhe que o filho do lucifer ca na terra foi o hitler e todo mundo sabe que ele nao era negro e nem tinha qualquer tipo de ciencia ha nao ser maligno ! se de repente formos colonizados por seres de outro planeta eles os allien assustavao-se com o nosso antigo grave problema de nao sabermos viver e conviver juntos sem guerras e ha isso digo que na terra nao existe um ser perfeito completo! talvez um sim o nelson mandela ...
anonimo (anonimo): complexo de superioridade,vivo no estrangeiro ultimamente segui um curso profissionnala todos alunos eram brancos eu rerea o unico preto fui o segundo nas notas ...puro complexo, nao acceitaam ,somos o que nos pensamos que somos.
Angolano na Africa do Oueste (Tregiene): O cientiesta tem imensa razao, nao se compara a inteligencia nem a mentalidade entre negro e branco. Eu sou negra, assumo a minha raca cor e pele. Me orgulho disso, estaria sendo hipocrita.Tudo quanto sei, tem vezes, que tenho raiva, tem vezes que me contento, mas me conformo porque nao tenho outro jeito e por isso me respeito. Mas que empregado negro e duro e duro.Nao tem iniciativa,quando tiver que julgar-se acima de si mesmo. E doutor, todo mundo tem de lamber as botas, e inteligente se acha que e branco. Nao e comum em angola especialmente: Voce e preto so por fora, porque senao voce e mesmo um branco. Porque discutir com o cientista. Numca o negro sera branco nem vice-versa. Negro assuma-te como tal e aceite as diferencas. Respeita-te e seras respeitado. Nao e a toa que a nossa identidade e raca foi amesticada por pedacos de espelho. Quanto aos paneleiros e paneleiras, acreditem, cada um de nos tem um gene pronto pra nos contrariar. Pensa na masturbacao, pensa na autosatisfacao, sao sinais claros, que la no segredo da cadeia do ADN, alguem esta escondido, portanto com tanta perversidade, tanta privacao, 1 homem para 20 mulheres, as hormonas exaltam-se e vem um cobra. e tudo real, mas ninguem gosta da verdade. Fui
Filho da Terra (UK): Luyeye Concordo contigo a 100%. Tas coberto de razao!!
Caco Preto (Fr): vejam como o mundo hoje esta no abismo. tudo isso como fruto da inteligencia branca. é melhor ser burro, do que ser inteligente e nao ter solucao para os mais carentes. melhor é ter sabedoria, porque com ela é possivel alimentar os mais pobres. a raça humana é toda ela menos inteligente, porque caso nao fosse, cade a solucao para este mundo miseravel? mais inteligentes que os negros...uma ova...
Anónimo : Na democracia devemos respeitar a opiniao do outro...Mesmo se este, dormiu com diarreia e se mete a sabular... é uma opiniao e nada mais, nao quer dizer que corresponde a verdade... Agora o que publicou este tema o fez porque, e para que serve? Num Pais, que esta sarar as feridas de uma guerra fracticida, onde todos nos temos feridas abertas ... A começar pelo jornalista sera que é inteligente? Ou tambem e um frustado que quer mostrar que é inteligente.Temos tanta coisa podre aqui em casa para resolver, em vez de dar opinioes de grande exemplo, perdes tempo em falar de um branco que esta ver os seus dias contados e diz coisas para falarem dele... Juizo rapaz... ANGOLA TEM PROBLEMAS MAIS SERIOS, JUIZO RAPAZ.
angola : ate certo ponto ele tenhe razao,eu conheco muito nergos que so tenhei o 12ano ou estao na universidade no 1 ano e estao na politica (que sao todo os da africa nergo que estao no poder )so fazem mal ao povo do seus paises,andao todo gordo na bom carro e bens vestido e a mente vazia.fui
Anónimo (Luyeye lua Sole,estás descrevendo a tua pessoa): Tu te contradizes sem fim!Seria mais honesto da tua parte,se abrisses as cartas e dizer que o teu comentário caracteriza o teu próprio nível!Em que literatura encontraste essa tal bobagem de que ao cérebro do negro falta alguma coisa?A ciencia trabalha universalmente,isto é,a teoria dum dito cientista näo implica necessáriamente ser algo real,se näo för demonstrada científicamente!Näo é pelo número de cientistas que se qualifica a inteligencia dum povo ou duma raca,täo pouco dum indivíduo!Eu tenho conhecimentos anatómicos,fisiológicos, bilológicos e psicológicos.Acompanho os acontecimentos universais da ciencia nessa área,e nada disso existe,de que falte algo no cránio ou cérebro do homem da raca negra!É uma vergonha comentar assim täo ingénuamente,por isso é melhor manter-se em silencio quando näo sabe do que se tratra.Eu respeito a liberdade de expressäo,mas isto dá-me também o direito de criticar aquilo que eu achar absurdo. Uma opiniäo deve ser também alvo de reflexäo antes de ser atirada ao ar!
Anónimo : Falta o comentário do MBISA KANANA. Ele é que entende melhor desses assuntos.
Amante da Verdade (Erratas:): 1-NTELIGENCIA näo,mas sim INTELIGENCIA; 2-em vez de "tesa" há que dizer TESE!
LUYEYE lua SOLE : Esse homen nao fez comparacao de inteligencia duma forma individual,com o pressuposto de que todo branco é mais inteligente que todo negro,todos brancos sabem e reconhecem que existem negros inteligentes,se nao ,nao lhes dariam a oportunidade de trabalhar nos hospitais universitarios como medicos ou nas Universidades como professores.Mas duma forma geral o NEGRO tem um deficit de raciocinio,nao é preciso falar de parametros academicos e outros.Com uma observacao objectiva e muito racional dos usos e costumes cotidianos dos negros pode se notar que existe sim um deficit de inteligencia.Como é possivel que alguem que nao pode se oferecer tres refeicoes por dia consegue se dar o LUXO de parir 10 filhos,numa casa de lata com um so quarto?Como é possivel que um desempregado tenha a ousadia de ser poligamo sabendo que nao tera capacidades para cuidar das suas esposas e eventuais filhos?Como é possivel que alguém que vive nos musseques duma forma indigena continue a apoiar o regime,possuindo mesmo um AKM escondido embaixo da CAMA pronto a defender o regime custa o que custar?isso nao é racional.Como pode ser possivel que ao construir uma CUBATA a pessoa nao DE muita importancia do seu WC para as suas necessidades?Os Camaroneses disseminam os filhos por cada mulher que aparece na armadilha e é abandonado,os Congoleses do Brazzaville com um PAIS totalmente fertil,preferem SÓ trabalhos administrativos com gravatas e fato ,para comprar os KIKWANGAS vindo do outro lado do RIO, Congo KINSHASA,e do Congo KInshasa com um EXODO RURAL galopante agente preferem ser todos comerciantes ,passando a vida nos BARES discutindo politica e SEXO na ESPERA do regresso de JESUS CRISTO na TERRA.Outros comentaristas dizem que por causa da escravatura e colonizacao nao tivemos oportunidades de demonstrar a nossa inteligencia,mas nós fomos vencidos gracas as armas de fogo,e isso é obra de inteligencia.Reparem bem quem articula bem as linguas europeias é considerada como um NEGRO inteligente em relacao a aquele que defende a valorizacao das linguas africanas.Como pode alguem se considerar ao PÉ de igualdade com outros quando emprestas os nomes e linguas dos outros para a tua afirmacao identitaria? Neste debate ha uns que ja optaram por ofender outros comentaristas de serem complexados e hipocritas por ter compreensao das teses desse ilustre isso tambem é prova do deficit de inteligencia,a noticia é lancada o debate partiu deixe que cada um na sua optica tenha a liberdade de expor os seus pontos de vistas ,foram esses os dividendos da epoca da RENASCENCIA ,a epoca da LUZ,pois é com isso as mentes evoluiem.
Anónimo : o senhor quer aproveitar abuzar a raca e os dirigentes africano. o negro parece menos inteligente devido do sistema de vida que nos foi inposta por brancos ja desda muinto tempo. nao so,os brancos sobrevivem de corrupcao desde ja.
Kuanhama na Tuga : Nasci e vivi a minha adolescência em Angola partilhando a minha vida nessa altura entre Brancos e Negros e discordo absolutamente deste cientista. Mas, muitas vezes leio comentários aqui neste site em que até ministros mostram complexo de inferioridade. Ainda há dias o ministro do interior do Zimbabwe dava uma entrevista dizendo que o actual 1º ministro não tinha sido eleito, denotando tamenha ignorância. Nem percebe que o partido é que concorre a eleições e pode escolher qualquer um para 1º ministro. Casos destes e do modo como têm governado Africa e mostrando grande parte dos Negros complexo de inferioridade, têm fomentado nos Brancos esta teoria, do branco ser mais inteligente. Já aqui escrevi e repito, os Negros é que têm dado essa vantagem aos Brancos. Deixem de dadar essa vantagem aos Brancos, deixando-se de lamurias de que os Brancos é que são a causa da desgraça de Africa. Mostrem mas é aos Brancos que são capazes, mas com factos, com obras, com desenvolvimento, com Democracia plena, respeito pelos Direitos Humanos. Não é tomando atitudes como do Mugabe, que transforma um país prospero em sucata, para afirmar a negritude, mesmo que para isso a maioria do povo tenha de passar fome. Deixem de me envergonhar, quando defendo que somos todos iguais e alguns Brancos dizem logo: O Negro é mais racista que o Branco! Deixem de dar vantagem aos Brancos! Deixem de cramar! Assumam-se como iguais e vamos em frente! Deixem de dar vantagem aos Brancos, assumindo a vossa igualdade, não é falando e escrevendo mal dos Brancos que vão mudar esta mentalidade instalada nalguns Brancos. Vamos mas mudar alguns paises Africanos, porque na Namibia, Africa do Sul, Botswana, tenho a certez que 90% dos Brancos não pensam assim!
Anónimo (Luanda): ò JAD, se os brancos nos cosneguiram explorar durante séculos, isso só prova que são mais inteligentes que nós!!!!!!!!!!!heheheehe
Amante da Verdade (Näo me obriguem a ser Racista!Analizemos a questäo): Näo confundamos ASTÚCIA com NTELIGENCIA!Dizer que muitos brancos säo mais astutos (geralmente em termos de maldade)que os negros seria talvez um tema para discussäo!Mas anatómicamente näo existe nenhuma raca,cujo cérebro é melhor ou superior que o de outra raca!É como o sangue->ele é igual para todos,diferenciando-se apenas de indivíduo para indivíduo em termos fisiológicos.<*>ANALIZEMOS O SEGUINTE:=>O que é a Inteligencia?*Só é inteligente quem é Cientista?Que papel desempenham os factores inererentes ao meio social, político,económico e ambiental dos indivíduos nesse contexto?*É possível a um indivíduo inteligente mas encarcerado durante 500 anos numa cela(ESCRAVATURA), demonstrar e desenvolver aquilo que ele seria capaz,se estivesse em plena liberdade?*Qual é respectivamente o Q.I(Quociente de Inteligencia)do branco e do negro,baseado em dados estatísticamente científicos e internacionalmente reconhecidos?*Qual é a relacäo específica entre a inteligencia e o talento?**=>Eu dirigí as questöes acima citadas à esse ultrapassado e racista científico,com cópias às Organizacöes Humanitárias de todo o Mundo!As mesmas questöes coloco também aos comentaristas deste espaco que concordam ingénuamente com uma tesa täo utópica,que de certeza näo saiu da cabeca dum Homem em plena funcionalidade das suas Capacidades cerebrais!
Anónimo (Luanda): Não é preciso ser cientista para chegar a essa conclusão. Basta dar uma vista de olhos pelos países de África. Nós , de uma forma geral, herdamos países prósperos, bem encaminhados, na via do desenvolvimento. Conseguimos transformá-los em palcos de guerras fraticidas, em campos de fome, miséria e doenças...E ainda acham que o cientista está senil...
JAD (Luanda): Qual é fundamento desta afirmação, se os seres humanos têm os mesmos órgãos e a mesma cor do sangue? Quem foi que disse que a inteligência é mediante a cor do ser humano? A vossa sorte brancos, foi de conseguirem explorar-nos durante muitos anos, mas felizmente isso terminou e nós os negros estamos dispostos a mudar o quadro.
Anónimo (Luanda): O único comentário digno de rspeito é o do Júnior. De qauqluer forma, todos se queixam da falta de oportunidades. E eu concordo. MAs porque temos essa falta de oportunidade?!!! Porque os nossos governos são corruptos. E porque são corruptos?!!! POrque ainda não atingiram o estádio de desenvovimento intelectual que lhes permitiria governar para bem das nações em vez de roubarem. Na Europa e nos EUA, de uma maneira geral, os politicos teem uma profissão. São formados. Veem de familias bem estruturadas. Quando vão para a politica eles já teem casa, carro, conta bancária... Os africanos vão para o governo para terem isso tudo. Questão de desenvolvimento intelectual, de atraso estrutural, de irracionalidade endemica. Sem preconceitos e ainda reportando-me ao comentário do Júnior, o cientista é bem capaz de ter razão...
Aqui (Anonimo): Esta é pura falsa.Mugabe é mais inteligente que todos Britanicos juntos.hahahhahahh.....
DIREITAMENT DO SÃO LUBAS : + UM PALHAÇO A PROCURA DE PROTAGONISMO (MUNDIAL)BARATO,1 TEXTE PSICOLÓGICO LHE FARIA BEM OU MELHOR INTERNAR A "BRANCA D NEVE" NUM MANICÓMIO...TAMBÉM COM AQUELAS RUGAS...
LITUNGULU (menos os TUGA): Acredito que o branco é mais inteligente que o preto, mais o Branco TUGA nao, com isso pode me desculpar os TUGA nao sao inteligente sao boelho mais que os preto tenho prava disso.
LITUNGULU : Acredito que o branco é mais inteligente que o preto, mais o Branco TUGA nao, com isso pode me desculpar os TUGA nao sao inteligente sao boelho mais que os preto tenho prava disso.
Ahmed Aziz Abdullah El Khalifa (Olso): Eu em parte concordo com esse tipo, Africa realmente e o espelho da inteligencia africana, e so ver o caos que e a Africa. Os seus dirigentes se fossem inteligente hoje a Africa seria o continente mais poderoso, com pais super desenvolvido. Porque muito dos dirigentes africano mesmo indo para formacoes na america, europa, asia, africa continua a mesma. Conseguem os diplomas universitario mas quando tem que por em pratica os conhecimento adquirido e um deus nos acuda. Voces vao me dizer que em Angola ha inteligencia? Fazerem bocas de incendios nas ruas numa cidade que nem agua sobe nos predios? fazerem caminhos de ferros com uma so linha, fazerem projectos como da baia numa cidade onde nem agua e luz e regular, o transito e um caos, dizer que o pais esta economicamente a desenvolver quando ha lares que nem pequeno almoco tem, enfim, muita pouca vergonha em Africa que so justifica a teoria em titulo.
rorocosta@hotmail.com : "Brancos sao mais inteli(gentes) que negros" Subscrevo-me, dando ajuda e tentar desmistificar esse cinismo, e ideoncicrasia megalomana da palavra (inteligentes), (vem da aglutinaçao do (inte-(in) que se entende por dentro no interior da massa cinzenta) e corporada do adjectivo "gentes" o principio a forma de interpretaçao desse Ex.mo Senhor James Watson, cuja teoria é por si defendida na qualidade de Prémio Nobel de Medicina em 1962, pela sua descoberta da estrutura molecular do ADN é um feito abnegado e consideravel para o bem comum do Planeta terra. Mas ainda interiorizando a polémica controvérsia, a inteligência do homem esta comutamente ligada ao ser humano nos mais variadissimos campos da intelectualidade humana, como devem saber inteligente e morfologicamente se é assim que se pode considerar, o homem, como matéria o génesis a "gente", esse(a) corrente de principio, nada tem a ver com a negritude e/ou a brancura do homem branco.Nascemos, reproduzimos e morremos,dando origem a um novo homem o (renascimento) e ao resurgimento de uma nova vida. Rever uterismo (utersexual)desse homem, apos suas afirmaçoes.-
Mr. M&M (Algures): Meus amigos, eu sou angolano, negro e com muito orgulho. Mas várias vezes já me questionei acerca da inteligência do branco e do negro. Todos nós temos as mesmas capacidades, nós (negros) temos menos oportunidades, como uma sociedade mal estruturada, educação com puoca qualidade, pouco acesso a literatura, enfim temos muitas necessidades básicas por satisfazer ao contrário das sociedades brancas. Só que aqueles irmãos (negros) que têm a oportunidade de demonstrar as nossas capacidades põe a pata na poça. São muito poucos os negros com espressão intelectual no mundo a fora, e se o têm verifica-se que existe uma mistura de raças. Contan-se nos dedos os negros que têm sucesso em desportos em que se requer cabeça, porquê? É por essa e outras que esta opnião até hoje premanece, porque nós negros ainda não provamos ao mundo as nossas reais capacidades, e se não provamos, temos de esperar que os outros dizem que são mais inteligentes que nós, e temos de aceitar porque é aquilo o que nós demonstramos. se mostrassemos o contrário aí sim, tinhamos todo o direito de ficar indignados com os comentários, mas não, estamos sempre a pôr a pata na poça. Se falarmos estão sobre governação ...
Lisbon (Lisbon): Porque não pensar que os brancos tiverem e continuam a ter mas oportunidades que nos africanos negros. O que dizer de um continente aonde a maioria dos seus lideres politicos são corruptos, n ha investimento para a educação. Mesmo sendo ele racista, é uma constatação. Corruptos
Mawonsono Jose Novais (Luanda): Julgo que o sr. James expressou apenas a opinião dele e dos círculos que frequenta. Quantificar a inteligência dum ser humano nos termos em que o renomado biólogo ultiliza é absolutamente errado.Concordo com o facto de países de maioria branca(Europa e América do Norte)apresentarem uma organização superior a dos países africanos, no entanto deve-se admitir em boa verdade que em muitos desses países o factor crescimento contou com esforços de outras raças negros inclusivé. É perigoso quando se tentam comparar seres humanos da mesma forma que se comparam raças de cães.Uma especial saudação para todas as raças do mundo.
LONDRINO : inteligentes ou as faltas de oportunidades que os negros nao as tenhao tido. quem e o melhor jogador de golfe quem e o melhor piloto de formula 1 quer izer negros na europa(mulatos)em africa mas com sangue negro.somos inteligentes so que fomos subjugados e as oportunidades cortadas.VIVA AFRICA VIVA OS NEGROS DE TOD MUNDO.ABAIXO O RACISMO
Anónimo : Não será mais uma versão camuflada do nazismo?
Pedro Quartim (Lisboa): Amigos, sei que vao concordar comigo, na realidade o inteligente é o mukato, o branco e negro estao no mesmo nivel de burrice.
o adn ja e contestado hoje : se e cientista e nobel por causa do adn que ja esta muito contestado hoje, entao ele tem problemas de tempo, e muito desconto por causa da idade dele 79 anos que ta lhe fazer confusao na cabeca.
Anónimo : hehehehehe.......palavras para quê....hehehehehe
Cláudio Van Van (Kwitu Kwanavale): Não sei esta teoria pode ser provada ou não. O que sei é que há um concurso mundial de Matemática que já foi organizado umas três vezes. Têm sido aí à volta de 50 países de todos os continentes. Na penúltima edicão o antepenúltimo, o penúltimo e o último classificados foram, respectivamente, Marrocos, Tunísia e África do Sul (que foram também os únicos representantes de África). Se resolver problemas de Matemática requer inteligência, também não sei.
Marcelo (Rio Janeiro): Se os brancos fossem inteligentes nunca tinham levado os negros para o Brasil nem para os Estados Unidos.
Burro (Luanda): Hehehe grandes invenções... O luz electica quem inventou? A lampada? O comboio? o carro? As casas? Etc...deixem-se de voltinhas é só olhar para Africa e comparar com Europa vão entender o q se quer dizer.
Anónimo : De facto assim é
Alemanha : Prova disso pode ver mesmo nesta site, ha um foto com uma mulher cozinha com as lenha, ela é vitima da inteligencia do negro.
catula Kiadi (Homen tem razao): Tao faze barulho de ke, o homen tem 100% razao. estou 100% de a cordo com homen. prova disso o vosso presidente ne tao inteligente ao ultimo crianca mais burro da europa, ele nao faze nada mais diz que esta fazer algo para o Pais, ainda confirma no ultimos ano o pais conheceu grande progresso em que aspecto ninguem sabe, a nalizando quando chegou no poder recebeu Pais 1000 vez bonito que hoje, sem buraco, com as canalizacao, desgotas, estradas, economia, quer dizer numa posicao muito bem para devolver o Pais, mais como o negro é menos inteligente, hoje angola esta como esta, é prova da inteligecia o negro nao inteligente, ainda por sima o seu adversario politico seja do seu proprio partido o do outro sao mais encarado como o inimigo Nr1 ate pode correr risco de ser iliminado por ter idea diferente, isso tudo é falta da inteligecia, Esse mesmo nobel que esta em sima na foto se lhe dar Angola governar durante os 30 anos o ZE esta no poder, sem duvida vamos ter uma Angola bonito, cada casa vai ter agua, luz, estrada, e todos Angolano vao beneficiar das riqueza do Pais do ao contrario de hoje sao mais familiare que beneficia que o povo, ao contrario do negro que esta ate hoje no poder ne se quer 1 predio conseguiu pintar durante os 30 anos. bem dizer toda Africa é vitima de menos inteligencia dos governante africano, hoje a realidade prova o branco na Africa util, o africano mesmo com abundacia riquesa que deus deu no continente continua viver com as gimolas dos europeus é mentira o nao, isso tudo é falta da inteligecia
Sem preconceito (Luanda): Bem é de facto uma afirmação racista mas se analisarmos talvez ate seja coincidencia mas não existe nenhum grande inventor que tenha sido negro... Quase tudo foi inventado pelos brancos, alias é só olharem para Angola os pulas deixaram isso um mimo e hj é o q é, uns constroem e outros distroem.
Junior (Luanda): Pronunciamentos desta natureza devem ser analizados do ponto de vista cientifico e nao socio/politico. Nao e a primeira vez que a comunidade cientifica se depara com este tipo de declaracao. Eu estou recordado que alguns anos atras, um medico de origem Sul Africado, que residia em Londres tambem havia dito que aos negros faltava um pigmento no ARN (Acido Ribo Nucleico, ou algo assim parecido). Este medico foi considerado racista e as suas licencas foram imediatamente retiradas e proibido de exercer as suas actividades. Por isso, a meu intender o que este ultimo cientista afirmou nao aponta necessariamente que qualquer branco e por essencia mais inteligente que qualquer negro, mas baseou-se num pressuposto cientifico que deve ser investigado. Por exemplo dizer que para alem do homem todos os outros animais sao irracionais, pode ser discutivel, porque ha provas de animais que apresentam um certo grau de racionalidade e nalguns aspectos ate superior a alguns homens. A primeira reacao das pessoas nao deve imediatamente ser preconcetual. Eu diria por exemplo que a pigmentacao da pele e mais frequente nos brancos que nos negros, esta e uma constatacao cientifica, nao tem que ser conotado com racismo nem nada que se pareca. Ha muitos cientistas que receiam trazer a publico descobertas cientificas importantes porque temem que nao sejam bem intendidos pelas sociedades, isto e mau. So conhecendo a generalogia dos problemas nos estaremos a altura de resolve-los. Eu acho que algumas das perguntas que devem ser feitas ao cientista sao: O que a ciencia define por inteligencia?. Quais sao os parametros que caracterizam a inteligencia? Quais sao os factores que influenciam na inteligencia?. Respondidas estas e outras perguntas, se calhar poderemos entender melhor os pressupostos que estiveram na base deste pronunciamento.
Mulele (Luanda): O Comité do prémio Nobel deveria retirar o prémio Nobel a este cientista e reconhecer que se enganou porque entregou o prémio a uma pessoa pouco inteligente. Certamente muito menos inteligente do que os negros com quem ele diz já ter trabalhado. Não vale a pena perder tempo a comentar as afirmacões de alguém pouco inteligente. Assim, fico-me por aqui. FUI.
catula Kiadi (Homen tem razao): Tao faze barulho de ke, o homen tem 100%. estou 100% de a cordo com homen. prova disso o vosso presidente ne tao inteligente ao ultimo crianca mais burro da europa, como nao faze nada diz e que esta fazer algo para o Pais, ainda confirma no ultimos ano o pais conheceu grande progresso, em que aspecto ninguem sabe, a nalizando quando chegou no poder recebeu Pais 1000 vez bonito que hoje, sem buraco, com as canalizacao, desgotas, estradas, economia, quer dizer numa posicao muito bem para devolver o Pais, mais como o negro é menos inteligente hoje angola esta como esta, é prova da inteligecia o negro nao inteligente, ainda por sima o seu adversario politico seja do seu partido o do outro é encarado como o inimigo Nr1 ate pode correr risco de ser iliminado, isso tudo é falta da inteligecia, Esse mesmo nobel que esta em sima na foto se lhe dar Angola governar durante os anos o ZE esta no poder, sem duvida vamos ter uma Angola bonito, cada casa vai ter agua, luz, estrada, e todos Angolano vao beneficiar das riqueza do Pais, ao contrario do negro que esta ate hoje no poder ne se quer 1 predio conseguiu pintar durante os 30 anos.
Wise Man : Sim, li varios comentarios abaixo e excluindo alguns complexados (hipocritas) vi comentarios dos meus irmãos negros que jamais aceitarão tal afirmação...eu nao concordo alias seria maluco como este velhaco se concorda-se com esta afirmação por "N" razões.. ele quer simplesmente levantar polemica e fazer mais alguns milhões $ so isso, mas deveria ser punido se não conseguir provar esta teoria descabida! Ninguem e superior a ninguem! existe realmente racas (povos) mais hipocritas, mais desumanos, mais sofridos, com menos possibilidades e oportunidades do q os outros isso sim realmente faz a diferença mas nunca a sua capacidade!!
deli (luanda): todos os brancos são inteligentes menos os portugueses.
Maluco de Watson! (Cunene): Ao contrario da teoria Watsoniana, eu falo varias linguas e estou a comentar em varios portais directamente com os brancos. Os governos africanos sao os culpados. Se investissem na educacao este mau habito de cientistas armados em Deus terminaria porque a esta hora teriamos os nossos biologos africanos a reprovar estas teorias infundadas e racistas. Segundo o Darwanismo, o homem nasce de Africa e evolui, isto implica de forma subtil que os \"descendentes\" sao a forma mais evoluida e nos os africanos somos atrazados. Tal como no colonialismo, nos so nao somos recolonizados porque os ocidentais nao querem. Eles tem todo poder militar para o faze-lo. Os culpados serao sempre os maus governos de Africa. Estes sao os verdadeiro culpados de tudo inclusive do colonialismo.
Salomao Mendes (mendsala2@yahoo.com): Venho a desejar e com muito orgulho que o facto de sermos negro ou branco nao nos difere em nada , e que os brancos continuem a ter esta espirito negativo de pencamento, iremos provar o inverso um dia.
Anónimo : MAS SEM DUVIDAS QUE SÃO...PRETO SO FAZ BESTEIRA
sofrimento : não e não ,este velho watson sofre de amnesia e mais,esqueceu-se de que o embriaõ humano nasce em africa.. e posteriormente dessiminou-se a todo mundo..este velhaco quer acordar novamente as feridas ja saradas mesmo la na terra do tio san.cuidado velho que morras em paz.se definisses que os governantes de raça branca são mais humanos e racionais talves terias um + ,agora dizeres que a raça negra é menos inteligente que o branco não aceito nem morto. estudei na europa e na minha sala a maioria eram brancos mas haviam alguns negligentes ,burros que negros ,..negros haviam que tiravam notas de envejar...por isso esta teoria ignoro.em conformidade peço aos locos dirigentes africanos para que tirem licções das vossas miseraveis govrnação,porque isto é produzido devido o vosso comportamento desumano que tendes para com os seus irmãos africanos ..deixem de roubarem ariqueza de africa para enrriquecerem a america e europa e deixarem nu os africanos ..mudem de actitude burros ...
Cientista Angolano (Luanda): Se o tal prestigiado cientista dissesse que há mais brancos inteligentes que negros, então eu dar-lhe-ia absolutra razão, por razões óbvias que não adianta mencionar aqui, mas avançaria por exemplo guerras, crises sócio-económicas, etc. Mas tal como está formulado e argumentado, o homem é no mínimo xenófobo e com o título que ostenta merece ser processado e ver retirado o Nobel, embora outorgado há muito tempo.
Anónimo : Esse cientista n ta maluco so agora, ja tem umas dicas estranhas desde a bwe de tempo, ele ta doido.
kapaladanda (hb): o comentario que faço, é de que alguns negros em querer fazer tudo do branco, e deixando os seus irmãos na pobreza extrema leva a muitos em fazer as afirmações como essas. vede meus dirigentes o que sois, vós.
Maluco de Watson! (Cunene): Se ele me dissesse que os lideres(modernos) africanos sao inferiores aos ocidentais eu ate acreditaria. Africa era organizada! O colonialismo desorganizou Africa, apagaram a nossa cultura, nos rituais, nossos conhecimentos. Muitos pensam que o colonialismo ajudou africa. Os africanos criavam coisas, mas \"deixaram\" com o advindo dos colonialistas. Os africanos nao dancavam so na fogueira quem diz isto nao conhece a historia de Africa. Na verdade o colonialismo impediu o progresso de Africa e hoje os governos menos bom fazem a vez do colonialismo, impedindo o progrsso. Se os africanos fossem inferiores nao teriam sobrevivido ate a chegada dos colonialistas. teriam morrido todos porque a sua falta de inteligencia nao lhes permeteria procurar comida, construir casas, panelas de barro, sangas, tarimbas, zagaias, etc. Nao me digam que os brancos tambem e que nos ensinaram capoeira? Dancar e arte! Estas teorias tem um objectivo: REDUZIR O AUTO-ESTIMA DOS AFRICANOS. Eu aqui no cunene rejeito e provarei que os meus antepassados eram muito inteligente, so cometeram em confiar nos estrangeiros. Os lideres africanos devem acordar e dar conta que as nossas terras nao podem ser vendidas com dinheiro de \"papel\"(sem valor fisico nenhum). O Watson esta a fazer promocao do livro e precisa de algo contraditorio. Os africanos deviam apenas reorganizar-se como no passado. Uma sociedade precisa a sua cultura. A nossa cultura foi apagada e estamos a usar cultura errada. Quando eramos \"supostamente\" primitivos os nossos filhos nao morriam a fome. Hoje, as nossas criancas morrem a fome!
Anónimo : Q NOTICIA MAIS POBRE, VAMOS DEICHAR DE JOGOS??????
Anónimo : porq publicar esta noticia?????!!!!
NS (IAH): Eu no fundo acho que concordo, nao totalmente. Mas realmente basta comparar na desigualdade entre os paises reinados por brancos e os reinados por negros. E assim, no tempo dos descubrimentos, enquanto os brancos andavam de uma ponta a outra a estudar a terra, nos os negros andavamos a dancar a volta da fogueira. Porque e que n pensaram assim... Aquilo e mar, vamos ainda construir um barco, vamos ainda ver o que ha do outro lado do oceano?! Nao ficaram ai dancar 24/24 a acreditar nos mitos e etc... Realmente, julgo eu que haja essa diferenca entre brancos e negros.
Maquiassa Fontes (kostkocarapodre@hotmail.com): Ora bem,nos os pretos ou seja os africanos de raca negra ou quem q seja nao entraremos resposta q contraria esta afirmacao ("os brancos sao + inteligentes q os negros")em todos os ramos do saber, nomeadamente biologicos, sociologicos, antropologicos, historicos, arqueologicos, politicos, enfim, n-areas do saber.Portanto todas essas areas mencionadas chegarao a mesma conclusao deste bilologo.Mais como nao bastasse, existe um unico livro, o maior de todos os livros a Sra "BIBLIA SAGRADA".Este livro meus irmaos e o unico q fala do passado, presente e o futuro...Ai sim encontraremos resposta da pobre conclusao deste cientistazinho que Deus confundiu-lhe os seus conhecimentos e considera locura a essas consideracoes, lamentavelmente!...Como diz a Biblia no livro de Tito.Agora a verdade e q nos os negros somos mal dirigidos em todas as vertentes nos nossos governantes.E por ironia do distino, todo mundo sabe q os negros se destacam em varios dominios, quer eles sejam politicos, cietificos culturais e ate mesmo desportivo, tal como:Luther King,Condolliza Rice,Kofi Annan, os Michael( Jordan, Jackson, Tison, Jonhoson),Lews Hamilton,Ronaldo e Ronaldinho.so para citar...
Para rir? (Cunene): Ha uma frase do Intelectual Desmond Tutu(Negro, Bispo, Sul-africano): \"Quando os missionarios vieram a Africa-do-sul, eles tinham a biblia e nos negros tinhamos a terra. Depois eles disseram-nos, vamos fechar os olhos para orar. Quando abrimos os olhos vimos que nos tinhamos a Biblia e eles a terra\"
nao interessa (Luanda): E ainda duvidam? Quem esta com a febre das imitações dos brancos? Desde a tecnologia ate a própria cultura ocidental? Que presidente caucasiano tem contas num banco africano? Que presidente caucasiano tem investimentos em países africanos e aonde vão parar os lucros? E um milhão de exemplos que nem vale a pena citar.
Maluco de Watson! (Cunene): Vou deixar a traducao de um comentario de alguem, suponho que seja negro, que esta a fazer doutoramento em Antropologia. ELe disse isto: \" O Problema da teoria de Watson e duplo. Primeiro, nao ha base genetica para divisao de racas(O Dr. Watson devia saber isto!) a raca e uma construcao social que nao tem nem base genetica ou base biologica. A raca e uma ficcao ou fantasia. E penso que o conceito de raca alimenta fantasistas. Nesto sentido, penso que o Dr. Watson e um fantasista da epoca antiga. Segundo(2), Os estudos mostram que os Orientais(Chineses, Japoneses, Coreanos, etc) tem tido maiores desempenhos nos testes de QI do que os brancos. O outro estudo mostra que os negros do nordeste dos estados unidos tem tido maiores indices de QI do que brancos do Sudoeste dos EUA. Aqui na gra-bretanha os chineses e os indianos tem batido os brancos em termos de QI. Se a logica da teoria de Watson e baseada em QI entao os Orientais sao superiores que os Brancos. O Dr. Watson tem de explicar isto.\" Este comentario esclarece e prova que esta teoria de Watson devia ser ignorada pelos africanos porque nao tem nenhum fundamento. E simplesmente uma teoria racista apoiada por um suposto premio nobel. O Watson confunde falta de escolaridade com inferioridade genetica de intelegincia. Se os brancos fossem biologicamente superiores que os negros nao precisariam estudar. Se estao a estudar e porque nao sao superiores. Quanto ao desempenho, varios factores influenciam. Um filho de rico tem mais condicoes que um filho de pobre, mas nao significa que geneticamente o filho do pobre e inferior.
Maluco de Watson! (Cunene): Estas afirmacoes deviam ser ignoradas porque nao valem nada, um autentico lixo. Se os medicamento do SIDA sao criados por cientistas como estes, entao todo cuidado e pouco. Nos estudamos com os brancos e provamos que esta teoria e falsa. Nao existe racas inteligentes ou racas nao inteligente. Existe sim individuos inteligentes independentemente da cor. Os africanos deviam ignorar estas afirmacoes nao tem qualquer valor. O individuo esta velho e pode ser que e esquizofreno em delirios. Uma coisa e falta de escolaridade outra e falta de inteligencia por razoes biologicas.
cidadao do mundo (mundo e a nossa casa): esse branco ta confundir a inteligencia com conhecimento uma coisa e inteligencia q é nata no homem outra coisa é conhecimento adquirido por meio de possibilidades. posso assim dizer q o branco nao e mais inteligente doq o negro. simplesmente o branco privo o negro de adquirir conhecimentos durante a escravatura assim sendo eles como dominantes tiveram muitas possibilidade de desenvolvermentos. agora se a negros burros no mundo acredito que sejam os governantes angolanos nao passam de mulas sem cabeça...
Anónimo : Este recado é para o comentarista que me antecede. Para o teu governo, o facto de não existir cientistas negros não quer dizer que estes sejam mais fracos intelectualmente que os brancos. O que os brancos têm em vantagens em relação aos negros é o facto de eles serem mais organizados,apostarem mais no capital humano, na investigação científica e muto mais.Coisa que no nosso continente não se verfifica. Julgas que se tivesses as mesmas oportunidades que eles tb não existiriam muitos cientistas em África, e para o teu governo não existe nada até agora que afirma que os brancos cientificamente são mais inteligentes que os negros.
Eu mesmo (Algures): Oh cazenga voce ja viu um Negro cientista??ja alguma vez um Negro ganhar um premio Nobel??Ja alguma vez viu um cintista Negro em Africa??Se tem Negro cientista vive no País do Branco,ate os Nossos governantes vao estudar no País do Branco...Eu continuo a afirmar,a questao em causa nao é o Racismo ,mas sim a Logica,e nao adianta estarmos aqui a negar.Aposto se os Africanos tivessem inventado tudo o que nos é util nos dias de hoje,a opiniao seria a mesma.
Cazenga Norte (cazenga_norte@hotmail.com): Mais um cientista palerma. Quer avaliar a inteligência dos negros pelo empregados que tinha lá em casa. hihihi. No céu vais ser agraciado com o Nobel da estúpidez.
tala hady (frança): Esta muito bem claro, basta darmos um golpe de vista nos Paises governado por negros, pobilas é uma autentica catastrofe, so reina a bruxaria e bem desenvolvida, nada de polemicas, é preto no branco, digam-me la mesmo com a subida virtiginosa do barril de petroleo, nem sequer passa pela cabeça dos nossos governates (NEGROS) em tirar um dia de esploraçao petrolifera, para da ajuda social a populaçao de pelo menos 250$ cada familha Angolana. esto de acordo, com nobel de medecina, desculpem-me mas é a conclusao que eu cheguei.
Eu mesmo (Algures): Nao se trata de racismo coisa nenhuma,é a logica que esta em causa...tudo de que se faz uso nos dias de hoje foi inventado pelo Branco,olhem tudo que ao vosso redor se tem algo de valor que o Negro inventou...Depois me dizem...ate a INternet que usamos foi o branco quem inventou.
Calombolonga : Senhores comentarista e preciso que saibe em que ano este cadugo velho racista comentou essas espressao?em 1962 foi a epoca que o racismo estava no seu top de matrato de negros na rasao de qual a egrementacao de guerras e revidicacao de direitos do negro dentro do seu paiz.Eu penso que o velho cadugo internacionalmente deve ser condenado e submenter-se a um julgamento internacional,porque ele e um estupido e racista.
Don William (A inteligencia do negro e na lingua....): Esta e a grande diferenca. Os ditos catedraticos que dizem terem capacadade de analize como vao comparar Angola com a Africa do Sul em questoes desenvolvimento e organizacao. Meus srs. nao foste a escola dizem que a culpa e a falta de educacao. Os que foram (hoje doutores do catambor)estao pior. Nao se pode misturar uma coisa com outra. Analizem como pessoas, esta e a diferenca com animais. Claro, como espera que algo vai melhorar com este tipo de pensar. "El que sabe todo, no sabe nada". Esta e a tipica inteligencia dos negros.
Don William (A inteligencia do negro e na lingua....): Esta e a grande diferenca. Os ditos catedraticos que dizem terem capacadade de analize como vao comparar Angola com a Africa do Sul em questoes desenvolvimento e organizacao. Meus srs. nao foste a escola dizem que a culpa e a falta de educacao. Os que foram (hoje doutores do catambor)estao pior. Nao se pode misturar uma coisa com outra. Analizem como pessoas, esta e a diferenca com animais. Claro, como espera que algo vai melhorar com este tipo de pensar. "El que sabe todo, no sabe nada". Esta e a tipica inteligencia dos negros.
Anónimo : Ao meu Antecessor, o compatriota esta confundir as coisas, nos os africanos, nao nos falta a inteligencias, a situacao que nos encontramos hoje e derivada de muitos factores, que o Sr tb conheces.
Anónimo : Isso e bom para os estupidos dirigentes africanos que governam o continente, porem o velhote nos apanhou bem assim dizer. Mas nao concordo com ele que o branco e mais inteligente do que o preto, e pergunto, porque so o negro e nao tb as outras racas? O velhote, sera que o velhote pode justificar a sua teoria?
pedro : essa vai pro cara q perguntou o q os negros ja inventaram.... O filho da Put*, quem invetou o semaforo moderno, as Placas ISA e metade do hardware do IBM pc .eram negros, que revoucionou do amendoim e de outras culturas era negro ..le mais sobre G. W. Carver, M. Dean... Filho da P**** ignorante...
LUYEYE lua SOLE : Eu concordo plenamente com a tese desse ilustre no tocante a inteligencia.É questao de ser honesto.A europa esta como esta gracas a inteligencia,a africa esta como esta devido a falta de inteligencia dos seus habitantes.Compare angola colonial e de hoje,repare a Africa do SUL onde o branco vive,hoje é o ELDORADO de todos negros africanos abandonando as riquezas nos seus respectivos PAISES,compare a RHODESIA e o Zimbabwue do MUGABE.Eu sei que alguem vai querer falar dos nossos doutores e engenheiros e advogados,mas esses formaram-se das ciencias de quem?das linguas de quem?E depois o que é que eles fazem de concreto nos seus respectivos paises.Sem complexos nenhuns ,ando convencido que somos menos inteligentes que os outros.Um exemplo,trocamos de continentes,que os europeus recebam a selva de Africa e nós a Europa com todas as suas industrias e infra estruturas ,no espaco de uma decada ,uns abandonarao a Europa fugindo a miseria e a ditadura,falta de agua potavel,industria paralizada etc.. etc.. e africa povoada por brancos tornara um paraiso para os seus habitantes,descobrirao minerais que nunca sonhamos ter existencia.Por isso basta ser honesto para reconhecer tais teses,a culpa sera sempre de alguem e os outros terao sempre a razao do poder vitalicio.
ukuseles : respeito-o como biologo molecular e nada mais ... mas como Psico-sociologo nao tem nada ... ou seja um zero a esquerda, porque nao tem dados para comprovar a sua teoria.
Eu mesmo (Algures): Afinal nao sou o Unico que ja teve esse pensamento...Eu sou preto,mas já a muito tempo tenho travado um confronto dentro de mim;Já por inumeras vezes tenho me questionado o mesmo;Será na realidade o Branco mais inteligente em relacao ao Negro??Basta olharmos a nossa volta encontraremos a resposta.Desde o nascer ate ao desenvolver da sociedade nos dias de hoje o que é que o Negro ja inventou??O Branco inventou tudo e mais alguma que é nos Util nos dias de hoje,e isso é uma realidade ninguem pode negar.O branco inventou,a televisao,carro,telemoveis,computador,aviao,armas...enfin a lista é muito vasta;Até o papel higienico pra o Negro limpar o rabo o branco inventou.
assc (pvas): Nao liguem para o que ele diz. O velho esta Gaga. Ja nem sabe que nao existem so duas racas no mundo.
desta vez (USA): Eh muito triste saber que pessoas de renome mundial ainda pensem como homens primitivos. Ha seculos atras ja a mesma razao foi usada para escravizar o homen negro. Sera que eh isso que ele pretende de novo?
Anónimo : Os africanos, em particular os angolanos, primeiro ocupam pastas, so depois vao para a escola para receber um papel. A inteligencia nao depende da genetica, os filhos de einsten e Newton nao sao cientistas.
Anónimo : Este artigo nem sequer merece o tratamento que se dá. Como publicar isto? Quê é o que se pretende? Este cientista é un iluminado. Além disso penso que já chega de escutar aos desvarios como estes. Deixem que a natureza se encarregue dele. Olhem só para idade dele.
pc (luanda): apenas mais racistas,ai concordava com ele.