Vanito Cárles : O QUE? INFILTRAÇÃO DE AGUA? ISSO FOI UM SACRIFIÇIO FEITO PELA ELITE, NÓS SABEMOS, ELES SÃO DEMONIO EM CORPOS DE HUMANOS E ASSIM PENSAMOS Q ELES SÃO PESSOAS NORMAIS, MAS NÃO! O Q ELES FIZERAM FOI UM SACRIFIÇIO SATANICO, ELES FIZERAM ISSO PARA OS DEMINIOS.
ferro que move : zedu tem que morrer.
Anónimo (masterjorgedossantos@gmail.com): Agora não comentam mais Erros. Não aos produtos Made in China.
ringo (mmx@hotmail.com): estreutura mal definida
ngandu tutacamo : Jorge Tadeu,da igreja Mana,disse ser castigo de Deus para Angola.Acho que Tadeu é um candongueiro e devia saber que ali morreram inoncentes e não dirigentes de Angola,que mandaram fechar a igreja.Tadeu devia rezar pelas vítimas e não almadiçoar.Também que é Tadeu para Deus se aproveita as ofertas para melhor viver?
valerio da costa (valeriostevio923@hotmail.com): vcs sabem quais sao as causas, portanto ve se nos exclarecem este caso o mais rapido possivel, vamos viver ate quando deste geito
gankha (gankha@yahoo.com.br): Normalmente crimes desta natureza, sao praticados pela elite no poder ou alguem lidada a ela; dai que por muito que se conclua ou se tome conhecimento, dificilmente vem a tona e publicam-se historias como essa de filtracao de agua, rachamento ou qualidade insuficiente para oder manter o predio em pe depois de tanto tempo de existencia. Enquanto uns se acobardam, milhoes de familias vao sofrendo, cidadaos orfaos, viuvos, entregues a fome, a miseria, a prostituicao, ao crime, simplesmente pela ambicao de uma pessoa e cobardia de 3-4 pessoas. Que fazer? Crer e agir atravez do voto e busca de uma angola justa, solidaria e sa. E eis a oportunidade aproveitem as eleicoes e votem no ideal. Clamen pela integracao de disciplinas de formacao de persnalidade como que possam incutir nos cidadaos valores como: -cultura de cidadania; -boas maneiras; - valores religiosos; - boa indole e - bons principios.
ANTONONIMO (antonio.kristovao@hotmail.com): É de habito vamos só já olhar ae falares muito vás pro caixão
anonima : vamos admitir...melhor deixar o ze du vencer mais uma vez,e as mentalidades mudarem,porque se entrar outro,vem mais outro viciado,e luanda semp na hipocrisia e ignorancia opcional. por mais q seja dito acerca do ze du,vamos nos por na posicao dele e d outros cabecas de estado,nem tudo eh o q aparenta ser,e o povo so precisa de uma hipotese,e eu acredito q seremos uma grande potencia africana,nao custa acreditar,basta prevalecer no pensamento positivo e fazer tudo sempre junto,imaginando a vida dos nossos futuros filhos,geracoes...VAMOS MUDAR POR AMOR DE DEUS.
angolano triste : solucao urgente para angola: DERRUBAR O MPLA; tenho muita pena das populacoes que aparacem ao lado do capacala e arrogante BENTO BENTO que tanbem esta a ser usado com papel higienico, como muitos o foram,
imano : e uma vergonha
Anónimo : Em Angola a culpa sempre morre sozinnha, enquanto vidas humanas se perdem, ninguém é responsabilizado. Queremos mudanças em setembro.
KID (LUANDA): Qui só fazem cometários maldosos quando se trata de Angola... pq quando acontece nos outros país mais desenvolvidos, que acontecem coisas piores e horriveis...ficam logo de bico calado...só falam mal do país....mais não ajudam...só uma coisa que eu digo "DOA QUEM DOER" mais é de Angola que todos querem e não sabem como.....hahahahahah! fui!!!!
Radio Makela vova : Da mesma maneira que caiu a Dnic assim tambem vai cair o reino do ZE e o Mpla, aponta esta data.
Radio Makela vova : Da mesma maneira que a DINC caiu assim sera tambem vai cair o reino do ZE.
Ang_bullshit_watchdog (LONDON): que pena... mas agora tomem preucacoes pra que esse tipo de coisa nao aconteca de novo, nao e? nao, nao vao mesmo e quando o proximo desabar vao kerer culpar os bidons de agua que os niggas carregam... mas xe aquela dica pesa.
Ndassaluka (anaginga@yahoo.com.br): Nos países que são países e não candidatos a países como Angola, o governo ter-se ia demitido logo. Aqui pelo contrário ainda serão promovidos com louvor e distinção, como é da praxe. Quanto mais errarem mais louvores recebem. Sem contar com os benefícios. Punição só para os coitados. Com esta desgraça o povo sabe que não pode contar com o governo, mas sim com o sobrenatural.
conceicao agostinho : e lamentavel,o regime perdeu o controlo da situcao.
Anónimo-diáspora : O mais lamentável nisto tudo,são as pessoas que vivem aí exigirem sem qualquer preparação prévia o regresso de todos angolanos na diáspora,com muitos insultos a mistura,sob a acusação de estarem a lavar panelas,lavar mortos e ruas.Ao menos esses não moram em predios com risco de desabarem.Há muito que mudar aí,desde questões fisicas a administrativas,que no mínimo se aproximem dos países emergentes.Como,os angolanos que já regressaram têm estado a contribuir para o desenvolvimento do país,afinal?Muitos confundem emprego,salários com desenvolvimento.Não é nada disso!!Embora tambem incorpore salarios e emprego,ele passa por envolver todos aspectos fisicos e sociais de uma sociedade,sob pena de porem em perigo as nossas vidas,quando aí estiver-mos a viver.Está o governo disponivel a materializar mudanças emergentes?Assim,como vão as pessoas voltar?Vamos mostrar vontade e trabalho ainda,ok??
Filha do meu Pai (infraurbeangola@sapo.pt): Eu não estou para julgar alguêm em dizer que o culpado e este é aquele, mais sim para pedir justiça, peço que a justiça seja feita porque o prédio começou a dar o sina de desabamento as 1h da manhã, e finalmente desabou, e os guardas que estavam fugiram todos e só mentes as vitimas que estavam, é que morreram, o prédio à menos de 2 anos foi reparado e realmente foram inpreterios que fizeram este repara, se a justiça se faz sentir então chamem todos, os quardas e também os empreterios para darem informação porque que não pediram ajuda e para falarem onde foi o erro, porque afinal foram vidas de pessoas que se foram. por favor vamos horar para os que ficaram para que possam sobreviver e pedir a Deus para que toque nos corações dos nossos governantes para que eles fazam o impossivel dos impossivel e consigam achar a verdade. Envio os meus sentimentos para a Familia enlutada.
xarles (diáspora): podia ser pior, mas graças a DEUS so feridos,é preciso muita manutençao aos predios que ainda estão em pé.~irmão é so coragem ai.. muita coragem ...
601 : Apenas para apelar a SOLIDARIEDADE nesta hora de DOR e de LUTO. PAZ A ALMA das VÍTIMAS...
DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSAO : Aonde esta o minstro da constuçao de Angola ? Cambada de incompetentes !!!
VERDADE : Enquanto o Presidente faz obras sumptuosas (cortando até ruas) e constrói palácios para viver, enquanto que dirigentes do MPLA, gastam fortunas comprando mansões no Alvalade ou em Luanda Sul, enquanto que as empresas estrangeiras e até nacionais gastam centenas de milhões de dólares em prédios de dezenas de andares um pouco por toda a Luanda (que esperam alugar por fortunas mensais), enquanto um grupo de imitadores patéticos gastam biliões de dólares ao estado angolano para construir duas penínsulas privadas em plena baía de Luanda, assoreando esta e fazendo com que num futuro próximo a Ilha de Luanda vá desaparecer, os edifícios governamentais seguem sem reabilitação, sem cuidados, sem elevadores, sem água, muitas das vezes sem portas e sem janelas decentes, sem pinturas, sem cuidados de alguma espécie, esperando apenas o desabamento. Quem assumirá a culpa de toda esta desgraça? Ninguém, porque o MPLA nunca se considera culpado de ter desgraçado o País, porque o senhor Engenheiro nunca se considera culpado de ter desgraçado o País. Os angolanos em geral, e os familiares das vitimas, vão mais uma vez gritar a sua dor, mas ninguém os vai consolar, ninguém os vai indemnizar. Até quando, até quando vamos aguentar estes corruptos? Até quando vamos sofrer estas humilhações diárias?»
tuga (luanda): cégo é aquele que olha , olha e nada vê. continuem a construir com os chinocas. que Deus vos proteja
joão (luanda): Creio ser uma atitude digna de julgamento, o facto das autoridades da Dnic abandonarem o edífício á uma da manhã, deixando os presos nas celas.De igual modo, não posso conceber que no meu país se prendam bébés.Ainda assim muito me espanta a quantidade de gente que aquela hora da manhã estava no edífício, nem num centro comercial fica tanta gente.
ANONIMO : TEM GENTE GROSSA POR AI. O POVO DEVE EXONERAR TUDO QUE 'E LIXO QUE ESTA NO PODER. 'E UM DIREITO QUE NOS CABE
ANONIMO : ESTAMOS CANSADOS DO MPLA. ENTREGAM O PODER AOS INGLESES. JA NAO QUEREMOS PORTUGUESES NEM CHINESES.
aderito antonio (aderitoal@hotmail.com): sera que a empresa que esteve a reablitar o predio nao espensonou antes?.
ADELAIDE (CAPE TOWN): E LAMENTAVEL O Q ACONTECEU MAIS COMO SE SABE ISTO ACONTECE EM TODO MUNDO MEANING ATE EM PAISES DESENVOLVIDOS MAIS POR FAVOR O PONTO CHAVE E INVESTIGACAO DAS CAUSAS, SO ASSIM ENTAO SE PODE PREVENIR CONTRA DESABAMENTOS. ANGOLA LOOK OUT POIS DESABAMENTOS COMO ESTES AINDA ESTAO PARA ACONTECER EM QUANTIDADE INDEFINIDA SE AS CAUSA E RISCOS NAO FOREM DETERMINADAS.MEUS SENTIMENTOS,CHEERS
Regiuk (London): I feel sorry for the people who die and their families. I am sending all my love and to all the people in Angola
elamar (luanda): tem que localizar o pessoal que estava de piquete nesta noite para se apurar a veracidade dos acontecimentos e se responsabilizar estes elementos afectos a dnic se começou a ruir as 1h30 e so desabou as 4h30 eles tinham tempo suficiente para tirar toda aquela gente dai de dentro estes homens para alem de serem policias foram treinados para defederem e protegerem o cidadaô mas parece tudo ao contrario os se meteram todos em fuga,aposto que ficaram na parte de fora a verem aquilo tudo ate as 4h30.estes homens naô saô policias de investigaçao saô criminosos.
marilina silva (luanda): HOJE É QUE TUDO DESABOU EM MIM, ESTOU MUITO MAS MUITO CONSTRANGIDA, INDIGNADA, ESTUPEFACTA, ESTA-ME A DOER O CORAÇÃO. AINDA ESTAVA COM ESPERANÇA QUE AS MULHERES SERIAM RESGATADAS PELO MENOS ALGUMAS COM VIDA! AQUELA CRIANÇA QUE EU TANTO PENSEI, TODAS MORRERAM???????? E QUANDO OUVIRAM O PRIMEIRO SINAL OS TRABALHADORES! FUGIRAM, TIVERAM TEMPO PARA RETIRAR OS DETIDOS , NÃO CRIMINOSOS E ACIMA DE TUDO HOMENS, NO SENTIDO GERAL. ISSO É UMA GRANDE TRAGÉDIA!!!!!
Anónimo : desgraças destas acontecem em todo o mundo infelizmente, só em alguns países é que encontram responsaveis.
Annimo (Luanda): As minhas condolências as famílias enlutadas. Espero que os especialistas do National Geographic consigam desvandar mais esse mistério. Será que só o prédio da DNIC estava por cima do lençol de água? O famoso prédio sujo ai próximo da DNIC que tem fissuras enormes e até mais andares continua firme apesar de ter sido já evacuado há alguns anos atrás e voltou a receber novos mradores não desabou até agora como é que um edifício que acabou de ser reabilitado desaba da noite para o dia?.
Anónimo : se no passado as negligências todas não tivessem ficado impunes hoje não teriamos situações como esta pois mesmo que os desastres estejam fora do nosso controle, como foi o caso, pode haver sempre possibilidades de evitar vitimas humanas, tiveram horas para evacuar as pessoas e não o fizeram, devem responder por isso sejam eles quem forem.
Caluneva (@yahoo.de): Irmãos Angolanos ,realmente isso é triste acontecer caso deste género nimguem é culpado ,mais pelo menos o impotente Zessas Presidente da corropção devia la ir e fazer um discurço para o povo, e dar condulèncias aos familiares que perderam os seus filhos , mais prontos como ele é imortal !!!!os meus sentimentos as familias ilutadas Deus que esteje comvosco um bem haja para todos Mwangoles.
zau brasil (zauflec): para as familias emlutadas ai vai os meus sentimentos,para a policia espero que isso sirva de lição para o paralamento que não faz nada sem o zé nariz conduzido pelos terroristas zé edu e nandó e companiha limitada,espero que tenha vergonha e emdimisem as familias das vitimas,não enventem nomes falsos deiam quem é de direto,não vão a tras das vitimas para roubarem dinheiro para comprar predios na europa e nas americas, nós povo já sabemos que vcs são ladroes então não precisam roubar por de tras das vitimas,apesar de vcs não ter vergonha de roubar mas desta vez fique com pena e vergonha,mais uma vez é muito triste o aconteceu mas não adianta lamentar porq o mal já esta feito.
Lutei pelo os dois lados Mpla/Unita? : minhas cinceras condoléncia pra essas familias:
AO ABC : TOMARA QUE TODOS AQUELES QUE AMAS MORRAM DE SIDA, MORRAM NA POBREZA, E QUE PASSEM A VIDA A VENDER O PROPRIO CORPO PARA COMER, POR TUA CAUSA!
V.F (Brussel): Antes de mais,o meu pesar as familias enlutadas. Aos demais comentaristas sobre este assunto gostaria de dizer q mtos estão a exagerar(ja se fala em bombas)para q??? Agora pergunto-vos,o q adianta tanta polemica e confusão se ja sabem diante mão q não irà resolver nada....
Anónimo : nossoss governantes so vejam pela nota verde ....este e o resultado muitos bla bla mais nada de melhor ...POR ISSO A TAAG NAO CONSEGUE ENTRAR NA EUROPA SABEM PORQUE? PORQUE ATE A FAMILIA E AMANTES DO BIN LADEN SO ENTREN E SAIEM PELO PROTOCOLO CREIO DE QUE AGORA CHEGOU A ALTURA DE FAZER SENTIR O QUE QUER DIZER RESPEITAR O SEU PROPRIO CIDADAO DEPOIS OS BIN LADEN E SEUS ALIADOS ANGOLA O NINHO DOS TERRORISTAS DO MUNDO
Anónimo : nossoss governantes so vejam pela nota verde ....este e o resultado muitos bla bla mais nada de melhor ...POR ISSO A TAAG NAO CONSEGUE ENTRAR NA EUROPA SABEM PORQUE? PORQUE ATE A FAMILIA E AMANTES DO BIN LADEN SO ENTREN E SAIEM PELO PROTOCOLO CREIO DE QUE AGORA CHEGOU A ALTURA DE FAZER SENTIR O QUE QUER DIZER RESPEITAR O SEU PROPRIO CIDADAO DEPOIS OS BIN LADEN E SEUS ALIADOS ANGOLA O NINHO DOS TERRORISTAS DO MUNDO
brAS : OS CULPADS SAO OS GOVERNANTES DE LUANDA... ATE NOS REGISTOS NAO SAO CAPAZES DE CUIDAR...
Anónimo : o cumulo da pouca vergonha, das vergonhas..
Aos Socorristas : Bombeiem ou ventilem Ar, através de uma mangueira, para o interior e ao mesmo tempo extraiam o ar, para gerar crircilação, para fornecer ar às pessoas que possam estar soterradas.
Realista : Os videos estão no s.ite Youtube, basta por DNIC, fazer "search", depois botão "date" para ordenar por data. Também se pode procurar por "Luanda".
gabriel (liège): Agora falta o predio cuca no kinaxixi
adilson (adilsonfofo06@hotmail.com): quero dizer que isso acontence em qualquer parte do mundo mas e inaceitavel isso porque nos em angola nao temos o abito de fazer manutencoes dos nossos proprios edificios,agora o que se tem que fazer e comecar a ver os outros edificios que ja estao velhos porque isso nao pode voltar acontecer no nosso pais....
Amante da Verdade (O pior ainda está para vir,se näo agirmos agora!): Hoje,várias empresas chinesas,brasileiras e tugas constroem anárquicamente!Os edifícios da época colonial nunca sofrem trabalhos de saneamento/restauracäo!Ninguém se preocupa com o meio ambiente,o mais importante para os míopes e surdos governamentais é construir sem peso e nem medida!Resultado: Daqui há 20 anos tudo comecará a desabar.A área de Luanda transformar-se-á numa regiäo afectada por gigantescos tremores de terra,e muitos julgaräo que chegou o fim do mundo!Principalmente no tocante às obras dos chineses em quase toda a África,haverá catástrofes a registar no meio ambiente,já que o chinês näo cumpre com as normas de proteccäo e conservacäo da natureza!Luanda é uma BOMBA que poderá sacudir a cidade de Luanda a qualquer momento,hora ou minuto!Os moradores da capital que näo morrerem de fome ou da miséria reinantes no país,teräo ainda a ocasiäo de serem testemunhas dos factos macabros sobre os quais eu agora estou alertando!O governo incompetente do Mpla está criando um viveiro de perigos no nosso país!O actual autodesignado presidente näo tem visäo criativa e intelectual necessárias,para poder evitar que Angola venha a cair na desgraca!Aliáis,a desgraca já há muito existe,na medida em que a esperanca de vida da maioria dos angolanos(dentro do país)é inferiror aos 40 anos!As criancas que väo nascendo,só com muita sorte é que atingem a idade da adolescência,o resto morre antes dos dos primeiros dentes se lhes terem enraizados na boca!A incompetência e a burrice do governo é insuportável e imperdoável,porque näo se admite,que um presidente e os seus ministros,deixem a cidade onde eles próprios residentem,amontoada de lixo e ainda por cima sem água canalizada, eléctricidade,etc!Eu até entendo a provocacäo de certos tugas ao rirem-se de nós,mas a verdade é que,há também angolanos mais inteligentes e competentes em relacäo aos corruptos e inaptos do governo do Mpla!Deixem por favor outros angolanos a dirigirem o país,e aí veremos se as coisas iräo ou näo mudar!Por isso é que eu anseio pela democracia e apelo o povo angolano no sentido de apostar e crer na MUDANCA!Há que reformar a vida política,económica,social,cultural do país!Com o Zédu e Mpla,näo seräo apenas os edifícios a cairem,mas também a vida dos próprios cidadäos deste país permanecerá num abismo escuro e sem esperanca de sobrevivência!Bummm,tudo irá abaixo,e apenas restará a história amarga do passado->> "era uma vez uma cidade chamada Luanda..."! Mas ainda vai-se a tempo de salvar a nossa terra,através das ansiadas mudancas.Boa sorte!
Ze fosse concurso de MISS o ZEDU ja lá estaria pra (VER as bundas, mas como se trata de morte): de angolanos ele não está nem ai. sempre sorridente mas é salalé. ANGOLA DIZ BASTA
Ze fosse concurso de MISS o ZEDU ja lá estaria pra (VER as bundas as, mas como se trata de morte): de angolanos ele não está nem ai. sempre sorridente mas é salalé. ANGOLA DIZ BASTA
AMBOIVA (SUMBE): Por mim, O Director da DNIC, o Cte Geral da Policia e o Pessoal de Servico na noite que tudo aconteceu, devia ser Processado, responsabilizando-os de homicidio, pelas mortes que aconteceram e as que provavelmente se venham a verificar. Meus senhores, se o perdio comecou a ruir as 1 da manha e terminou as 4 e 30, em 3 horas, a Policia tem meios mais do que suficientes ( Comunicacoes e Viaturas ) para remover os detidos que ali’ se encontravam. Se fosse para reprimir o Angolano, esses meios apareceriam em minutos no local mas como se tratava de salvar vidas de Angolanos, marimbaram ( o Angolano que se dane, como sempre). Mesmo se tratando de detidos, delinquentes ou fosse o que fosse, tratam-se de seres Humanos que por motivos diversos, estavam apenas temporariamente privados de liberdade ( aqui’ subjaz o caracter desumano dos Responsaveis dessa Corporacao) Agora vem dar show-off, porque estamos a envidar esforcos, porque tecnica Canina e muito Bla bla bla. Para que? Outro facto Estranho, sao os escombros em que se transformou o edificio que dizem ter desabado ou desmoronado. Muito estranho……….. Entretanto, esperemos para ouvir mais. O tempo dira’.
Beto (tempo da vaiola e bungula): MAIS VCS ESTÃO AI COM BUE DE WA WE WA WE PORQUE.O PREDIO CAIO CAIO ACONTECE EM QUALQUER PARTE DU MUNDO.AGORA CABE AO MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS DAS UMA OLHADA NOS PREDIOS QUE ESTÃO NO PAIS PORQUE JA SÃO VELHOS PÁ.AGORA VEM FALAR DU PRESIDENTE PORQUE,QUANTO MAIS VCS FALAREM DU PRESIDENTE MAIS ANOS ELE VAI FICAR NO PODER,LHE DEIXÃO NAS MÃO DE DEUS É QUE VAI LHE BONDAR.
Silva (Luanda): Isto é só parte da total miseria que Angola esconde, pela impunidade, resultado da ma governação. Neste país não se faz sentir o peso da lei. A gasosa tornou-se a lei que guia este povo. De outro modo, não se entenderia que um candongueiro andasse kilometros em faxa contraria, diante de um policia e nada lhe acontece. Camiões de transporte de contentores a deixarem cair contentores por cima de veiculos ( Ontem aconteceu) e não se produzem leis serias contra esses camionistas... enfim isto está desgovernado. A dados de que Angola é um dos paises mais corruptos do mundo e contrariamente, não se conhece a ninguém que esteja na cadeia pela mesma causa. Definitivamente estamos perdidos. Chegou a hora de procurar soluções serias para esta Angola. Basta de venerações inutéis...Governar um povo não fazer-lhe um favor que é a mensagem que nos passam.È antes de mais, obrigar-se pelo povo governado. Que Deus nos ilumine é procuremos soluções que nos edifiquem como nação.
Observador : Sobre o prédio que ruiu e outros que poderão estar na mesma situação, convém fazer uma análise desapaixonada e procurar entender as suas causas.Primeiro, trata-se de um edifício com muitos anos, naturalmente isso tem que se levar em conta.Segundo, a sua mautenção deveria ser mais cuidada.Terceiro, a origem da sua insegurança, poderá ter causas externas devido a infiltrações de água nos seus alicerces vindas directamente de roturas provenientes do saneamento básico exterior ao edifício.Quarto, poderá eventualmente numa óptica policial, considerar-se uma sabotagem, mas não me parece que exista tamanha maldade.Quinto, o comportamento dos responsáveis pela administração deste edifício deixa muito a desejar. Será falta de sensibilidade para esta problemática ? Parece-me que sim. É tudo uma questão de cultura e esta adquire-se com o desenvolvimento humano na sua vertente educacional. Uma parte dos dirigentes não está preparada para funções para os quais foram designados. Não vale a pena tapar o sol com a peneira, por muito que custe a alguns esta crítica.Este comportamento de laxismo por esta e outras questões é transversal a toda a sociedade, ricos, pobres, intelectuaias, analfbetos, etc.A resolução de muitos problemas poderão ser resolvidos com políticas atentas à realidade e com o apoio de técnicos competentes e que estes sejam ouvidos, pois são estes actores principais que estão mais capacitados para enfrentar este tipo de "fenómenos" que vão aparecendo naturalmente e que depois servem de espanto para toda a gente, no entanto os sinais são visíveis. Façamos votos para que casos como estes não se repitam, pelo menos que se aprenda alguma coisa com estes casos. Saudações a todos os escritores deste espaço e um apelo para que neste momento de dor não façam comentários jocosos.
Observador : Sobre o prédio que ruiu e outros que poderão estar na mesma situação, convém fazer uma análise desapaixonada e procurar entender as suas causas.Primeiro, trata-se de um edifício com muitos anos, naturalmente isso tem que se levar em conta.Segundo, a sua mautenção deveria ser mais cuidada.Terceiro, a origem da sua insegurança, poderá ter causas externas devido a infiltrações de água nos seus alicerces vindas directamente de roturas provenientes do saneamento básico exterior ao edifício.Quarto, poderá eventualmente numa óptica policial, considerar-se uma sabotagem, mas não me parece que exista tamanha maldade.Quinto, o comportamento dos responsáveis pela administração deste edifício deixa muito a desejar. Será falta de sensibilidade para esta problemática ? Parece-me que sim. É tudo uma questão de cultura e esta adquire-se com o desenvolvimento humano na sua vertente educacional. Uma parte dos dirigentes não está preparada para funções para os quais foram designados. Não vale a pena tapar o sol com a peneira, por muito que custe a alguns esta crítica.Este comportamento de laxismo por esta e outras questões é transversal a toda a sociedade, ricos, pobres, intelectuaias, analfbetos, etc.A resolução de muitos problemas poderão ser resolvidos com políticas atentas à realidade e com o apoio de técnicos competentes e que estes sejam ouvidos, pois são estes actores principais que estão mais capacitados para enfrentar este tipo de "fenómenos" que vão aparecendo naturalmente e que depois servem de espanto para toda a gente, no entanto os sinais são visíveis. Façamos votos para que casos como estes não se repitam, pelo menos que se aprenda alguma coisa com estes casos. Saudações a todos os escritores deste espaço e um apelo para que neste momento de dor não façam comentários jocosos.
Observador : Sobre o prédio que ruiu e outros que poderão estar na mesma situação, convém fazer uma análise desapaixonada e procurar entender as uas causas.Primeiro, trata-se de um edifício com muitos anos, naturalmente isso tem que se levar em conta.Segundo, a sua mutenção deveria ser mais cuidada.Terceiro, a origem da sua insegurança, poderá ter causas externas devido a infiltrações de água nos seus alicerces vindas directamente de roturas provenientes do saneamento básico exterior ao edifício.Quarto, poderá eventualmente numa óptica policial, considerar-se uma sabotagem, mas não me parece que exista tamanha maldade.Quinto, o comportamento dos responsáveis pela administração deste edifício deixa muito a desejar. Será falta de sensibilidade para esta problemática ? Parece-me que sim. É tudo uma questão de cultura e esta adquire-se com o desenvolvimento humano na sua vertente educacional. Uma parte dos dirigentes não está preparada para funções para os quais foram designados. Não vale a pena tapar o sol com a peneira, por muito que custe a alguns esta crítica.Este comportamento de laxismo por esta e outras questões é transversal a toda a sociedade, ricos, pobres, intelectuaias, analfbetos, etc.A resolução de muitos problemas poderão ser resolvidos com políticas atentas à realidade e com o apoio de técnicos competentes e que estes sejam ouvidos, pois são estes actores principais que estão mais capacitados para enfrentar este tipo de "fenómenos" que vão aparecendo naturalmente e que depois servem de espanto para toda a gente mas que os sinais são visíveis. Façamos votos para que casos como estes não se repitam, pelos menos que se aprenda alguma coisa com estes casos. Saudações a todos os escritores deste espaço e um apelo para que neste momento de dor não façam comentário jocosos.
ABC (A culpa e do....): ...povo inutil e desfasado que habita o territorio de angola. Estao sempre a por a culpa no presidente de angola, como se ao mudar de presidente tudo fosse melhorar. Nao ha presidente no mundo que consiga dar a volta a um pais cuja populacao e maioritariamente analfabeta, sem qualquer preparacao para o mundo altamente tecnologico que nos envolve. Mesmo com os recursos que ainda vai havendo, angola nao chega a lado nenhum, sendo apenas um pequeno ponto no mapa, desconhecido por 99% da populacao mundial. Quando os recursos acabarem, entao...Angola morreu.
João Pires (jp.remexe@sapo.pt): A grande maioria dos edificios de Luanda necessita de ser inspeccionada. Existem reparações a fazer nas linhas de água e esgoto, bem como no recobrimento das armaduras de betão. Existe peso a mais sobre peças criticas como as varandas por exemplo.
usa (usa): Gostei do comentario do Kassoma, e mesmo assim que o tal de chefe e a sua cupola sao, se fosse um concurso de miss la ele estaria pra ver as mbundas
Kassoma (Luanda): Caros compatriotas isto que acaba de acontecer é deverasmente preocupante. Agora o que mais me indigna é o silêncio do nosso chefe da não perante o acontecimento. Simplesmente parece que ele não existe. Como um dos comentadores disse se fosse uma vitória de basquetebol ou andebol lá estava o nosso sorridente presidente na tribuna. Mas como se trata da desgraça de uns miseros seres mortaisele esta se marimbando. Até como é costume se fosse um concurso de miss qualquer coisa até estradas se interditaria para o todo poderoso poder ir ver as bundas das filhas alheias. Chega cmaradas... CHEGAAAAAAAAAAAA......
Anonimo : E o Direitor Nacional n aparece na imprenca a dar dicas,ou será k tambem estás nos escombros,pq ele levava la as meninas pra dormir.
Anonimo : Pode estar de tras deste acontecimentos 3 funcionarios do mesmo edificío nomeadamente Chara-Ngú Neves e Aristides.
Anonimo : Segundo relatos de um funcionarío do predio,pode estar de tras deste acontecimento o Chara_Ngú,Neves e o Aristides.
anonimato : pois agora estao preocupados com so predios de luanda e nos no mato podemos morrer nao esqueça que a barragem de cambambe tem mais de 40 anos e nuca beneficiou de uma grande reabilitaçao
shalon (algures na terra): para comecar gostaria de enderecar os meus sentimentos a todas as familias afectadas pela tragedia. O mal esta feito e nos nao pudemos cruzar os bracos e chrorar,devemos preocupar-nos em fazer quaquer coisa a respeito dos muitos edificios que se encontram em semelhante situacao para que nao se repita.Tambem a que pedir responsabilidades a alguem, vejamos o predio comecou a ruir a 1 da madrugada porque que nao se evacuou todo edificio?alguem tem que responder por isto.
kitumba kahanda (luanda): acho k e uma obra divina, porque aquele local era um santuario dos demonios.
Mikate : e ainda muitos mais vao cair. olhem so a vergonha dos predios da cuca e do treme-treme...
Anónimo : são brincalhões, omitem e ou fazem o que sabem ser mal feito, sem pestanejar. Já cairam antonovs no musseque que mataram muita gente, não houve justiça, os inquéritos se não foram só discursos de mau pagador não tiveram qualquer efeito. A desordem tem sido o metodo da manutanção, não da vida e do bem estar mas do poder de todos os poderosinhos da mais baixa escala até aos poderosões da maior escala do poder. Desordenar tem sido o modo de estruturar a ordem vigente. Já alguem disse que para se ordenar o país há que, primeiro, ordenar o Estado e que m o governa, sem se parar com adesordem "superior" jamais haverá ordem. Se o método deles é estruturar a sua ordem pela desordem o antidoto é a resposta com uma desordem desse ordenamento que a substitue por uma ordem verdadeira dum Estado de direito e duma democracia em que a impunidade hoje garantida pela desordem seja posta na ordem. PAAAAAZZZZZ, AMOR E LIBERDADE, o antidoto da ditadura, que cada um seja essa paz, esse amor e a liberdade e todos juntos seremos um país em paz, com amor e feito de gente livre, vamos em frente, que ninguém recue nesta caminhada pela conquista do bem estar para todos.
Barros (Planeta Terra): Como o ditado diz: Aqui se faz aqui se paga... Vamos começar a pagar os nosso pecados...Pelo menos não meus pecados mas sim, dos governantes incompetentes.... Falam mal dos tugas mas ainda têm vossas bundas no que eles construiram e deixaram... Que pouca vergonha essa minha Angola... Sinto pena das pessoas que la se encontravão, sendo eles criminoso como nao( civis claro)
LCLCL (,CS, SA): Authorities have refused to comment on the cause of the disaster but a report on Catholic Radio Ecclesia said a seventh floor had been added to the original buidling and a massive generator had been placed on the top floor.
Anónimo : mmmm zzzz dddd uuuuu, sai só, dá licensa, deixa Angola sair da desordem com que a dominas. náo tás a ver que tamos bwé de cansados com o a incuria desordeira da vossa desgovernação? Por favor baza d poleiro o povo tá fatigado mesmo e por este andar da coisa vai bravar mesmo. Ainda não entendeu?
Anda aí mão de Savimbi : Quem acredita que ele esta morto?
lbn (japao): epa. vamos com calma isso nao acontece so em angola mas sim em qualkr parte do mundo. ja aconteceu em portugal lembram-se? devemos e dar graças a deus por ter sido semelhante ao k aconteceu em 11 de setembro e lamentar os k estao mortos.
Quem matou o Mfulupinga? : Não sei, não exisem arquivos na DNIC. epah essa é boa....
e os arquivos secretos do governo? : Boa forma de se safar das bandidagens que andaram a cometer durante mais de 30 anos. e agora como não ha arquivos, nao ha provas, o proximo governo nao tera como saber quem fez o que. o M é um partido do caraças. hehehehe DNIC quem te viu e quem te ve
Kicola (Malanje): Acredito que este desabe foi provocado. Provavelmente para nao darem expilcacoes sobre a morte do Nfulupinga. Este edificio tera sido dinamitado, e programado pra q a destruicao aconteca as madrugados pra nao causar a morte dos funcionarios.
Bombas activadas : mas estao ai a falr de predios velhos porque ? esta claro que meteram bombas, destruir provas, arquivos , pessoas, cunmplices, vigancas, po ha tantos motivos , agora nao me veham dizer que o predio caiu porque era velho po!
Carlos Silva (Porto): A que se apurar melhor as causas deste grave incidente, pois afinal estamos tambem a falar de vidas humanas que se perderam.
Mwana Soyo : Caros Leitores, Lamento o facto. Mais vamos deixar de comparar incidentes de genero com os outros paises desenvolvidos conforme alguns comentaristas estao a fazer. Porque que queremos sempre comparar com os outros paises quando se trata de mal e nunca quando se trata de algo bom que estes paises fazem e tem feito, como por exemplo direitos humanos, livre expressao da media, economia, educaçao, ciencia e tecnologia? Quanto a queda deste edificio alguem tem e deve ser responsablizado por esta queda. Se este predio foi remodelado nao faz muito tempo, este empreteiro que o remodelou deve ser chamada a justiça por nao ter vereificado uma enventual queda do mesmo. Se o empreteiro o fez, entao a pessoa que nao seguiu os conselhos dos Eng. de Construçao deve ser chamado e responder por este acontecimento. Uma vez justificada que alguem ja havia advertido a queda deste imovel amenos que algo fosse feito, isso sim sera crime, porque causou danos materias, ferimentos e pode ate causar mortos. Pelo que eu saiba ainda nao existem arquivos eletronicos em muitos departamentos e ministerios em Angola, isso quer dizer que todos os processos que andavam na DNIC vao sumir. Sempre a considerar. Mwana Soyo
chumbo (prapicavic21@hotmail.com): a cidade toda deve ser partida e reconstruida! proximos pedios a desabar 1 predo da lagoa no kinaxixi e predio da cuca! o ze du esta no seu castelo a beber chivas de 24 anos sem preocupacao na life.
E O ZE KITUMBA : E o ZE kitumba nem muji nem tuji num momento desses, ja firam presidente mais cinico? Sempre sorridente mas salalé e agora vai comer os mortos. hehehehehe minha gnoleééééé
Português (Lx): Antes do mais gostava de endereçar os meus pêsames as famílias enlutadas, porque esta situação, de facto, é uma tragédia mas não é exclusiva de Luanda, também acontece em outras cidades dos paises ditos desenvolvidos. O que merece reflexão, é a falta de capacidade e meios por parte do estado angolano para reagir perante está adversidade. O que realmente causa perplexidade é o facto, por exemplo, ter-se gastado uma fortuna num conjuntos de aeronaves da Taag que nem sequer voam, e não existirem meios estatais para enfrentar esta situação e ser necessário recorrer as empresas de construção civil privadas, nomeadamente, portuguesas para dar uma resposta. Os governantes deveriam ser mais responsaveis na forma como aplicam os recursos de um pais e os seus cidadãos deveriam ser mais exigentes, além disso, gostava somente de chamar a atenção para o seguinte, eu acho que as pessoas que aqui deixam as suas opiniões deveriam ser mais conscientes e mas responsaveis, uma vez que estamos num espaço aberto e portanto as mesmas opiniões podem ser lidas por pessoas de diversos pontos do mundo, e algumas opiniões aqui publicadas não são nada abonatorias para a a imagem de angola e dos angolanos. A critica é positiva, mas tem que ser construtiva e com sentido, criticar por criticar, é a função dos politicos de qualquer oposição.
daterrex (ISTO É SÉRIO" todo o povo merece o governo q tem"): A culpa não é sou do governo mas de todos nós que permitimos isso. Se tanto se fala em melhor tanto se critica mas não resulta em nada então precisamos viver os resultados. Isso é somente o resultado do merecimento que temos em funçaõ da nossa impotencia e permissão de tais abusos e aceitação de valores tão fúteis na nossa sociedade. A educação é o grande desafio de Angola e naõ adianta reclamar pq merecemos o que estamos obter pq permitimos isso. Trinta anos de atestado e certificados de habilitações de incompetencia gerencial do país. Os dirigentes capazes parecem hipinotizados e fechados nas residencias e escritorios ou em seu carros fugindo a realida
Marcelino Lourenço (Augustus-Barcelona@hotmail.com): Pois!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Devería apanhar o comissário ou responsável máximo da policia DNIC lá dentro para pararem de uma vez por todas com a imconpetência, corrupção, gatunisse e Para quem não sáiba senários como este infelizmente ainda se podem repetir na cidade capital porque o estado de degradação dos edificios em Angola são tão grandes mas tão grandes que precisam de uma intervenção imediata e urgente por parte do tal chamado de governo de Angola á seguir é a cidadela desportiva, os chamados blocos do Caputo e por aí fora..........
Marcelino Lourenço (Augustus-Barcelona@hotmail.com): Pois!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Devería apanhar o comissário ou responsável máximo da policia DNIC lá dentro para pararem de uma vez por todas com a imconpetência, corrupção, gatunisse e Para quem não sáiba senários como este infelizmente ainda se podem repetir na cidade capital porque o estado de degradação dos edificios em Angola são tão grandes mas tão grandes que precisam de uma intervenção imediata e urgente por parte do tal chamado de governo de Angola á seguir é a cidadela desportiva, os chamados blocos do Caputo e por aí fora..........
Anonimo : Para o professor bem da instrucao, para teu conhecimento caducado vou dar-te apenas a seguinte pista: NEM MESMO O MUSEU DA ESCRAVATURA QUE FOI CONSTRUIDO PRIMEIRO QUE OS EDIFICIOS DOS QUAIS MENCIONASTES TEM MAIS DE 300 ANSO" se nao for verdade, por favor leia a historia da escravatura e saberas caso fores Angolano, caso nao esquece" Ok professorinho"
luanda : em principio e muito dificil deixar um comentario mais apenas temos que ser realistas com a situacao se sabiao k o predio estava a desebar pk n evacuarao ??hamm eu sei pk e LUANDA nao sabiao para onde poderiao ir com tanta jente criminosa k la tinha mais muito mal o k fizerao deixar as pessoas la morrerem pk com serteca k la ouve muitas mortes eu espero ke nao mais sei k muitas pessoas estao la debaicho dos escombros a lutar pela vida e muitos presos com certeza escaparao e tao ai pelas ruas a procura de novas vitimas .........ISTO E LUANDA???????????????????
Anonimo : 500 anos tem a tua avo e continua de pe" professor mal instruido" com 500 anos na historia de Angola, isso chama-se ruinas nem mesmo Nginga Mbandi ou Ngola Kiluanje teve este previlegio quando lutou com os portugueses. Cala-te professor vai te instruir le a historia de Angola e diga-me qual e o predio com 500 anos......Professorinho do Huambo o Bem da instrucao caduca.
A BEM DA INSTRUÇÃO : Tanta Igonarancia, Meu Deus: a Fortaleza deve ter essa idade e na Baixa de Luanda tem algumas Igrejas com Séculos, e vários prédios antigos com mais de 100 anos ( Rua Direita ). E o Palacio de Ferro, então, acho que tem quase 200 anos. Vai-te instruir, matricula-te numa Escola, Anónimo Burro.
Matumona : Isto aconteceu com o predio construido em terra. O que sera da ponte que ligara "Angola a Cabinda" que esta na fase final da construcao.Isto e , fase de verificacao, uma vez que a obra sera ja inaugurada a 11 de Novembro do corrente ano!
Anonimo : Prdios com mais de 500 anos em Angola e continuam de pe? So se existem no Huambo. Mas, em Luanda nunca. O predio da DINIC deve ter ai a volta dos seus 35 a 40 anos e ontem mesmo desabou agora imagino os de 500 anos nao os vejo talvez sao invisiveis.....Vai te formar Professor, nao te informar...
professor (Huambo): Em primeiro lugar, oremos pelos mortos eàs famílias enlutadas, os nossos pesâmes. Ao "cavalheiro" que diz que a culpa é dos tugas, além de demonstrar total ignorancia,é um cretino e xenófobo.Os portugueses efectuaram construções com mais de 500 anos e ainda estão de pé, espalhadas pelo Mundo.Você, que vê tudo pela óptica distorcida, leia, estude e fale ou melhor escreva(mas bem,por favor)e depois comentaremos os apartes.Não cobro nada pela lição.
Anónimo : Aproveito esta oportunidade para enderecar as familias sinistradas os meus sentiumentos e por outro, agradecer a resistencia Cabindesa que " finalmente chegou a capital angolana", uma vez que o governo angolano tem estado a manipular actos de banditismo noutros paises, dizendo que e a FLEC, so para denegrir a posicao daquela frente que luta pela autodeterminacao do povo de Cabinda. Esta minha afirmacao, reflecte-se nas recentes manipulacoes do governo e do partido no poder, dizendo que a FLEc mandou 200 mercenarios seus na Costa do Marfim para golpeiar o actual presidente e ultimamente, atribuiu de novo a ela a responsabilidade da de- estabilizacao da RDC bo conflito que opoe aquele pais com o Dibundu dia Kongu. Que vergonha, angolanos!...
adi : isso deve-se a incompetencia, comecando pelo proprio presidente, um edificio com o da DNIC, deveria ser resconstruido de verdade e n trocarem janelas, e porta p dar boa imagem ao edificio, cambada de incopetentes, por causa da vossa ambicao inocentes pagam
Ferreira : Joana minha Kamba, muda-te para o sambila ou cazenga, porque ai nos arredores da cidadela corres perigo.
Rafael B.Domingos (Malange): Será que já se conhece o número exacto de todas vitimas que se encontram cativos em baixo de escombros deste desastre antes que seja tarde de mais.Porque depois de 48 hora;sem oxigénio ninguém sobreviverá mais.O senhor Lemos do Comando geral da policia,já visitou o local da occorência de facto,ordenou e organizou o grupo dos socorristas,mas será que o responsável com o cargo de ministro das obras pública já lá visitou o localonde aconteceu o desástre?Fiquei todo perto do rádio,nem se quer ouvi falar dele.Pergunto aos compatriotas e todos comentaristas,se quem é culpado deste accidente:É os construtores ou os chineses ou o Zé DU também?Que faz o sr H.carneiro?Ele já tem a lista de outros prédios que podem causar mais vítimas nos próximos dias?Vejam-lá,se cai mais um ou dois prédios antes das elleiccoês,certamente ninguém votarás para o M;SÓ se houver fraúda,como de habíto e do sangue.
Anonimo : Deve haver um bruxo entre os presos e por isso que o predio desabou.....Investiguem qual dos presos e o bruxo....certamente encontrarao, Justica em Angola ja era.....
joy fou (nositio certo): se nao se xta em altura de se comtrolar um edificio,pra remodela-lo ou demoli-lo,sera q se xta em altura de se comtrolar um sistema democratico com todas as suas regras e leis q o fazem um sistema justo? es a questam. viva angola
Amante da Verdade (Onde se esconde o Zédu?Porque näo se desulpa?): O Zédu só faz-se ver junto da populacäo, quando se trata de vitórias no Basket ou no Andebol,proclamando-as como se fossem vitórias da sua obra pessoal!Onde está o Zé nas horas de tristeza?Porque é que ele ainda näo esteve pessoalmente no local da ocorrência?Eu considero 3 presumíveis aspectos que podem estar ligados com o sucedido: a)-Falta de saneamento técnico, nunca efectuaram obras de restauracäo dos prédios! b)Factores externos,por ex,os chineses efectuaram obras aí,sem porventura terem observado ou cumprido com as normas técnicas exigidas para o efeito(estática,topografia e a situacäo do meio ambiente) c)-Sabotagem por parte de indivíduos da máfia governamental,isto é,os servicos secretos da ditadura podem ter tido interesses gigantescos para fazer desaparecer os processos,as provas e testemunhas que eventualmente podessem por em perigo os seus segredos! d)Quem sabe se o terrorismo tem aí a sua mäozinha,já que em Angola surgem constantemente vários imigrantes ilegais e extremistas...?!Seja como for,o Zédu,o mistro do Interior,o director da Investigacäo Criminal e vários outros servidores desse incompetente governo,teräo que ser chamados a prestarem contas junto do tribunal!O mais correcto seria exigir-se a demissäo integral do elenco governativo,e deixar a gerência das actividades governamentais sob a supervisäo da assembleia,até à realizacäo das próximas eleicöes!
Anonimo : Da proxima vez sera a CIDADELA de Luanda, acho que deveriam nao permitir que na cidadela se efectuasse nenhuma partida de futebol do CAN porque se o Estadio da Cidadela desaba Angola esta em LUTO por muito tempo.....E tempo de reverem as estruturas da CIDADELA porque que eu saiba o ano passado a cidadela parecia a MAIOR PISCINA DE AFRICA em Angola. As aguas nao perdoam, mandem os CHINESES investigar o assunto das infiltracoes do estadio da Cidadela enquanto a tempo, porque o inprevisto sobrevem a todos...
Anónimo : Então não sabem que o chichi corroi o ferro??????
Anónimo : O Savimbi está-se a rir bwé, agora é que o feotiço dele está a começar a fazer efeito, hehehhehehhhe
Isto é uma vergonha :( : Um estabelessimento do Estado como é possivel????? E se começou a ruir a 1 da manha o k estavao a espera p evacuar as pessoas k la estavão??? K vergonha k vergonhak vergonha e teremos eleições Meu Deus proteja-nos
Anonimo : A heranca Colonial nao dura para sempre...Agora aonde a DINIC vai funcionar? Desabou o predio que o colono deixou,agora temos de construir a nossa DINIC com um novo edificio....Estamos sempre a Subir.........
Olho Clínico! (Por aí...): Este é o resultado da incompetência Técnica e Profissional dos nossos ditos entendidos na matéria!!! Num País onde a responsabilidade é Lei" é obrigatório definir o "tempo de vida útil" de qualquer edifício. Isto permite ao fim do referido tempo útil, o edificio é inspecionado e grosso modo este é demolido e construído um outro. Assim funcionam os grandes Países por Mundo fora... Espero que tenhamos aprendido algo com mais esta desastre!...
Mumbembe : Este é um problema,só temos casas velhas,homens velhos e partidos velhos.
Anónimo : e a mafia angola mafia
Anónimo : hahahaha eu sabia MIUTO ARABES NESSE PAIZ DA NISSO SAO OS MUCULMANOS
Anónimo : como 90 sobreviventes?!!!! tem q se falar no nr de mortos, isso eh q interessa
katxokwe (portugal): mas uma vez o nosso governo mostra-se incompetente em prosseguir o interesse publico que era supostamente a sua tarefa que o procedimento administrativo consagra ao governo. mas vimos que os mesmos estao interessados em excluir partidos politicos com assento parlamentar como é o caso do PRS. em materia de administraçao o governo do mpla é zero. por favor povo angolano abram os olhos com governantes como estes do mpla teremos sempre problemas como estes. eles nao estao interessados com os problemas sociasis a nao ser perseguirem politicos e todos aqueles que demostrem o descontentamento em materias de ma governaçao....
Luanda : Hoje fiquei a saber que o MPLA foi um partido criado pelos brancos???????? A nossa história esta a ser reescrita. Não compreendo, se o MPLA foi criado pelos Brancos , porque que se foram embora e só hoje tem meis duzia de filiados??????????
Anónimo (Luanda): Em primeiro lugar os meus pesames às familias enlutadas. Certamente havia lá dentro pessoas inocentes e culpados, mas eram pessoas que temos de respeitar. Para vossa informação este prédio foi construido após a nossa independência e não no tempo dos portugueses. O que é preocupante é que a cidade de Luanda esta toda a necessitar de uma urgente MILAGRE de manutenção. Acreditem que isto não vai acabar por aqui, pois temos 95% dos prédios com infiltrações. Temos prédios aonde andares foram construidos sem autorização e sem supervisão - o equilibrio destes prédios estão manipulados e não oferecem segurança. Temos de agradecer a Deus que os nossos prédios construidos pelo colono foram bem construidos e vão-se aguentando, mas pregunto eu - Porque quanto tempo????????? e ainda querem vendelos por milhares de dolares americanos. Eses andares são autenticas armadilhas. Deus nos proteja. Vamos é derrubar esta cidade toda e reconstruila de raiz e já agora depois não se esqueção de fazer manutenção e criar uma lei de condominios e que a justica seja dura para os infractores. Viva Angola que hoje infelizmente estamos de luto. Aos comentaristas racistas que por aqui vão passando - vão à mer..........
Angolano-frustado : ja comecamos a comer o pao que o diabo amassou! carros de luxo mas com estradas que nem com sapato a sola seca podes andar eheheheheheeheh. e depois querem dizer que em angola se vive ah claro se vive muito mal pois e!
Xuman : Sempre lutamos, sofremos, morremos pra o MPLA ser o povo, o povo o MPLA, hoje qndo abrimos a boca nos mandam calar. É assim que a história nos mostra que fomos traidos pelas costas. Cambadas de aldraboes, ladroes, roubam sem travoes aos milhoes. constroem lar patriota e o seu querido San tomé e o meu povo vive sem comer. o MPLA é um partido criado pelos brancos , por isso manipula a mente dos nossos kotas pancos, dos nossos kotas pancos. zedu tem que morrer pro povo sobreviver, as eleicoes acontecer e a ditadura enfraquecer. vinte tal anos no poder sempre a nos f. dizem que é enginheiro dos petroleos mais gasta o nosso dinheiro sem controlo. filha da p ze, sera que tu nao ves que no poder ze, ninguem te quer ver. o povo se cansa com as tuas promessas falsas. De tanta ganancia levaste angola na desgraça. É tantos anos de sufoco mais o povo ainda leva soco. ze du tem que morrer pro povo sobreviver, as eleicoes acontecer e a ditadura enfraquecer. gastam o dinheiro do povo com as dividas da fesa e o povo vive sem comida na mesa, assassino nao respeita o povo que canta o hino. zedu tem que morrer ..... and bit goes on
D.Y (BRASIL): O PREVISIVEL ACONTECEU! Uma noticia destas ja ha muito se esperava,mas com um titulo diferente,tipo:"predio da cuca desaba".Nao que deseje mal aqueles moradores,mas sabe-se das condicoes daquele edificio mais "heroi" do que os "herois de 4 de fevereiro" com todo o respeito que estes ultimos merecem.Mas uma vez se dira "A mal que vem pra bem".So agora medidas urgentes serao tomadas.cambada de inuteis,porque o incompetente ainda tenta,mas falha,vossa competencia esta mesmo em encher os bolsos,ai sim,sao genios.E' preciso acontecer o mal para depois remediarem,porque nem consertar conseguem.Assiste-se a falta de planos de emergencia,a falta de planejamentos,isto porque? Estao todos se "marimbando" porque os males atingem o povo.A nossa sorte e' que desastres naturais nao fazem parte do nosso cotidiano,ja imaginaram um terramoto,um furacao,ou mesmo um tsunami em Angola?causaria muita desgraca! Ate quando ficaremos no palavreado? Nao sejemos discipulos hegelianos, Fraseologias nao interferem na vida real.A realidade so se muda por meio de acoes concretas,reais,como disse Marx!Mas cmo isso nunca vai acontecer,porque o povo angolano e'cordial,alias,cordialissimo,so resta aos interessados por mudancas,rezar:Pai, venha o seu reino,realiza-se a sua vontade no ceu como tambem na terra.Amem!
Angolano-frustado : epa viver de aparencias da nisto, tapar o sol com a peneira tambem da nisto vamos ter mais juizo caros governantes... porque o que voces fazem hoje os que nasceram daqui a 15,20 anos vao pagar pelos vossos erros e disto nao duvidem! fazer uma luanda linda mas com problemas de saneamento basico! eheheheheehehe
Anónimo : jose edurdo dos santos es o filha da p...
desgramaticado (luanda): Ainda dizem que o homem é "poeta medíocre"! As nossas cubatas havemos de voltar... pelo menos não ruem
OUTRA VERDADE : Segundo as informações o edifício começou a ruir pela uma hora da manhã, e desabou às 4:30 horas. Durante 3 horas e meia, NINGUÉM evacuou as pessoas, nem detidos, nem funcionários. O edifício tinha tido obras meses atrás. De fachada obviamente. Para jornalista e estrangeiro ver. Um dos responsáveis no local deu como primeira causa do desabamento a idade... A idade??? Para além da dor, das lágrimas com que os meus olhos teimam em encher-se, não consigo deixar de sentir raiva, raiva pela incúria, pelo desmazelo, pelo desprezo pelas pessoas com que o MPLA governa Angola. Enquanto o Presidente faz obras sumptuosas (cortando até ruas) e constrói palácios para viver, enquanto que dirigentes do MPLA, gastam fortunas comprando mansões no Alvalade ou em Luanda Sul, enquanto que as empresas estrangeiras e até nacionais gastam centenas de milhões de dólares em prédios de dezenas de andares um pouco por toda a Luanda (que esperam alugar por fortunas mensais), enquanto um grupo de imitadores patéticos gastam biliões de dólares ao estado angolano para construir duas penínsulas privadas em plena baía de Luanda, assoreando esta e fazendo com que num futuro próximo a Ilha de Luanda vá desaparecer, os edifícios governamentais seguem sem reabilitação, sem cuidados, sem elevadores, sem água, muitas das vezes sem portas e sem janelas decentes, sem pinturas, sem cuidados de alguma espécie, esperando apenas o desabamento. Quem assumirá a culpa de toda esta desgraça? Ninguém, porque o MPLA nunca se considera culpado de ter desgraçado o País, porque o senhor Engenheiro nunca se considera culpado de ter desgraçado o País. Os angolanos em geral, e os familiares das vitimas, vão mais uma vez gritar a sua dor, mas ninguém os vai consolar, ninguém os vai indemnizar. Até quando, até quando vamos aguentar estes corruptos? Até quando vamos sofrer estas humilhações diárias?»
VERDADE : Gil Gonçalves, nas suas crónicas de Luanda, já vinha há um tempo alertando, em crónicas no diário moçambicano O Observador, para a situação precária como estava o edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) e como ninguém ligava ao assunto. Como não há nada que mais aborreça do que se ter razão, o edifício ruiu esta madrugada com cerca de 115 pessoas que lá estavam detidas ou em trabalho, incluindo cerca de 10 mulheres e duas crianças com 3 dias e 2 anos. E o mais grave é que o edifício começou a ruir à 1 da madrugada e ruiu completamente às 4,30 horas. Incúria completa quem estava à frente do DNIC e que devem ser devidamente responsabilizados, face às vítimas já conhecidas. Quando se consta que Miala e os seus colegas poderão estar em vias de serem soltos, quando se sabe que uma das colegas de Miala se prepara para entrar em greve de fome, e quando o processo FASEDA está no bom caminho com a detenção de mais um elemento das chamadas Forças Armadas de Segurança Estratégica de Angola, a ruína do DNIC parece que foi um bem que aconteceu a Luanda. Só esperemos que não hajam mais vítimas mortais que as 3 já confirmadas. Só desejamos que as autoridades deixem de considerar antipatriotas ou contra-revolucionários todos os que alertam para casos como o que ocorreu hoje e deixem o Laboratório de Engenharia de Angola inspeccionar todos os edifícios públicos da capital, nomeadamente aqueles que têm sido alvo dos ataques furiosos da natureza.
Angolano : Em primeiro lugar vou enderecaros meus pesames as familias enlutadas. Este espirito que nos temos de deixar tudo pra depois tem de acabar! o que aconteceu e triste mas ai bem proximo temos o estadio nacional da cidadela e que e conhecido por todo luandense que aquilo tarde ou cedo tambem vai a vida e desta vez sera o escandalo nacional de verdade pq e de conhecimento de todo mundo e mesmo assim vamos como locos nu estadio daquele... estamos cansados de viver o presente governo faca alguma coisa!
Revolution08 .... de volta depois de apagado : Isto so mostra o nivel de incompetencia do Governo do MPLA. Com um ministro das obras publicas general o que é que se esperava?... quem reparou o edificio foram estrangeiros, quem fiscalisou as obras foram estrangeiros. No final, cada um levou a sua massa e o angolano ficou soterrado nos escombros devido a incompetencia desse governo. se um edificio de tamanha importancia como a DNIC desaba depois de ter sido reparado e inspecionado, o que falaremos das obras edificadas pelos chineses, portugueses e brasileiro na nossa ja tão sofrida patria, onde os angolanos continuam a sofrer devido a ganancia dos seus governantes corruptos. ai está a grande Governação do M com uma politica administraviva em que a palavra manutenção e fiscalização significam mais dinheiro fora do erário publico pra os homens da nomenclatura. Estamos sempre a subir.... ANGOLA DIZ BASTA
pinto : Luanda não tem ponta por onde se lhe pegue, é o caos. Essa Luanda bela e maravilhosa de que tanto gostam de falar, era a Luanda dos portugueses, a Luanda do antigamente, agora não passa de um destroço. Para além disso há que ver um facto muito importante: há duas Luandas, tal como existem duas Angolas - uma é a do zé povinho esfomeado, paupérrimo e sem futuro que vive nos musseques ( que é a maior parte) e a outra é a dos hotéis caríssimos e edifícios de 20 andares das empresas do petróleo e dos condomínios privados dos multimilionários do petróleo, diamantes e da omnipresente corrupção e esquemas fraudolentos , que têm um nível de vida inacreditável. Esse prédio que caiu é apenas uma ínfima parte do que pode cair, da parte pobre claro, que os outros não caiem, são novinhos em folha. De qualquer forma, quando o petróleo se acabar, daqui a algumas gerações, os desgraçados dos musseques sempre podem ocupar esses prédios quando as grandes empresas e multinacionais se pirarem e abandonarem tudo depois de terem chupado Angola até ao tutano.
usa : isto e uma vergonho para os angolano vous merece queiro q acontence mais povo estupidos
Helio (lisboa): Ao que angola chegou!!!!!Foi para isso que queriam a Dipanda?! Se fosse angolano (africano) matava-me!!!
Angolano : Em primeiro lugar vou enderecar os meus pesames as familias enlutadas. E um momento triste sim, mas penso que ja se devia ter feito algo antes... este nosso espirito de deixar andar e terrivel meus irmaos! nos temos tbm bem proximo o estadio nacional da cidadela que esta cheio de fissuras qualquer dia vamos ter o igual problema...
Somos nós que comsideraram não somos Angolanos : Caros irmãos e irmãs angolanos hoje estamos a dar comentarios.Sim não é mal .Mas para aquelas que são fanaticos do M.P.L.A no cora¢ão devem se corigir .30 anos no poder nada fazem sobre espensão dos predios.Mais sobre tudo,vós todos devem saber que o tempo esta no fim.A minha pergunta é oseguinte onde esta o Itiler o mais ditador de Europa?(a chuva quando cai sempre para).A ditadura esta quase no fim. Mesmo com vós simpatizantes estam no fim como caiu o predio de D.N.C. Não pensãos que estam na saida da Lua mais estam na face da entrada da Lua.
Mentes Cegas (Diaspora): Oh ABC: bebe a tua garrafa toda de champanhe duma so´vez, depois mete um Vira ou um Malhão a tocar bem alto no teu hi-fi, mete a garrafa no chão e dança por cima dela: pode ser que escorregues bem na mira o olho do teu c. ! Não tens vergonha de gozar com a desgraça alheia ? E já agora o Caracoles e o Man David podiam ser convidados para a tua festa, com a raiva que voces teem uns dos outros ainda se matavam duma vez, eram menos 3 atrasados mentais que ainda vem no sec.XIX Idiotas! Os meus pesames as familias enlutadas.
ngongo (Uk): ISTO SAO AS DIVIDAS DE VIDA QE ESTES MATADORES FIZERAO.TUDO SE PAGA NA TERRA.
ABC (Ja abri uma garrafa de champagne): Finalmente estao a fazer de angola um verdadeiro paraiso africano. Os predios de construcao europeia vao sendo substituidos por cubatas um por um, ate luanda virar um "mar de barracas" com um palacio presidencial ao centro (ao estilo da "cidade proibida" em Pequim - modelo chines de construcao para luanda). Por este andar, daqui a 50 anos vai voltar o tempo da escravatura, so que desta vez os europeus nem vao precisar de ir a angola buscar escravos. Eles ja comecam a vir para a europa em cima de pneus e barcos semi naufragados. A vossa sorte e que neste momento os europeus sentem mesmo pena dos africanos (verdade), pois o que voces tem feito com africa, e digno de um oscar para o "pior filme de sempre". Alem do mais, vem ao de cima a hipocrisia dessa especie de sociedade, em que agora todos os comentaristas se preocupam com os mortos e suas familias, quando se deviam ter preocupado quando ainda estavam vivos, provavelmente em condicoes miseraveis. Para eles deve ter sido um alivio morrer.
Anónimo (Povinho Miami Florida USA): Tudo quanto sei sobre aquele edificio e que nos 90 a companhia Orsomo estava a cargo das obras ,visando a restauracao do mesmo. Mas, suponho que alguem se furtou das suas responsabilidades porque nao pagou a referida empresa, e as obras foram suspensas. Porem, hoje o resultado esta ai. Se nao forem tomadas as devidas precaucoes o predio do Zuata na Mutamba, podera ser o proximo, sem falar do predio da Cuca, entre outros que certamente nunca foram inspencionados. Se Angola quiser evitar tagedias como esta, tera que adoptar uma verdeira cultura em apostar nos quadros Angolanos na area de construcao civil, que ate sobram no pais, porque o problema reside apenas na falta de aposta das autoridades de direito no homem Angolano a favor do estrangeiro. Nenhum estrangeiro pode amar a patria sobre o qual nao interrou a placenta. O homem Angolano e um trabalhador por excelencia ,acrecido a sua humildade, mas, infelismente, a crescente falta de lideranca que graca naquele pais desde a base ao topo, conduzira esta perola da Africa Austral, a um autentco precipicio se persistir o presente status quo. Estamos Juntos Povinho Miami Florida USA
Anónimo : Isto é só o começo.Se fôr verdade, que a derrocada deveu-se a infiltrações de água.
Anónimo : O regime está podre!!!!!
Mwana wa lunga (canada): É com muita tristeza que acuso essas noticias.., como sempre o povo sofridor mais uma dor e lagrimas nos olhos das familias.... uma pergunta devera ser feita: Qual foi a uma data da inspecçao feita no édificio por eng. de estructuras? assim o GOv. deve começar logo fazer inspecçoes em todos édificios construidas mais de dez anos, por verdadeiros engenheiros de estructuras e de mécanica de édificios. mais uma junto-me a toda familia inlutada neste momento de dores..
anonimo (alemanha): é triste ouvir isto e ainda o meu país.... olha o governo de angola tenha q ter mais cuidado em rever o praso de todos predios e a sua retificacao. senao acontecerá mais tragedias.
anonimo (alemanha): é triste ouvir isto e anda o meu país.... olha o governo de angola tenha q ter mais cuidado em rever o praso de todos predios e a sua retificacao. senao acontecerá mais tragedias.
HAMiLTOn : PERGUNTAM A NANDO KOPELIPA E ZE MARIA COMO ESTE PREDIO CAIU ELES SABE DE ALGUMA COISA E PRA CAMUFULAR OS DOCUMENTO ABRE OS VOSSOS OLHAOS
Anónimo : A DNIC é cadeia ou que? Depois deste hediondo crime, libertem já os presos, indemnizem-nos e dar-lhes uma oportunidade de terem acompanhamento psicológico. Apelo aos Partidos Políticos a se pronunciarem sobre o caso.
Goncalo C (France): O predio comecou a ruir as 1h30 am e so foi ao chao as 4h30 am...e dizem que estao a resgatar ou retirar pessoas dos escombros!!!Onde estajam as pessoas de direito para fazer a evacuacao de todo o pessoal do edificio com seguranca???Sera que tinham "caido na noite" e nao estavam lucidos o suficiente para tomar uma decisao que evitasse perdas de vida???Pouca vergonha.....
anonimo (lobito): É triste uma noticias destas. A força civil terá que ajudar. As causas nunca se saberão mas uma coisa é certa, se o edificio foi remodelado será que não houve alteração na estrutura de sustentação?
Porque serã? : O Zedu e o premier, até agora tao calados, porque sera???
Anónimo : No tempo dos tugas não caiam percebem bem?......não brinquem...................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..................
a propria (usa): em angola tem muitos mulcumanos e arabes o k estao a fazer na bamba eu nao sei. ve la
a propria (usa): em angola tem muitos mulcumanos e arabes o k estao a fazer na bamba eu nao sei. ve la
a propria (usa): em angola tem muitos mulcumanos e arabes o k estao a fazer na bamba eu nao sei. ve la
Anonimo (usa): isto nao esta a cheirar bem.... algo algum manos, assim da noite pro dia? e verdade primeiro a comarca e agora a dnic, ai tem. as coisas precisam ser bem explicadas essa de k e infiltraçao e conversa para boi dormir. muito cuidado populaçao. foram 30 anos de gerra; e agora isso? nao sei nao muita coisa precisa ser revelada...
mário pedro (supermario1010@hotmail.com): acho q esse acidente deve servir para a sociedade e não so as autoridades começarem a refletir sobre o estado avançado de degradação a q estão votados a maior parte dos edifícios da nossa cidade e nas demais províncias.pensarmos em criar mecanismos de recuperação,manutenção e segurança dos mesmos.se fôr preciso façammos demolições naqueles que por ventura já não são passíveis de recuperação,por aí a diante,agora acho que foi imprudente a realização do jogo de futebolentre as equipas do petro de luanda e do recreativo do libolo no estádio da cidadela que é quase paredes meias com o infortunado edifício.reflexão é o que se pede
sul (italia): Irmaos, se o representante de Angola nao reconhecer com humildade e amor, o poder de Deus k està a operar atraves do Espirito santo, serà impossivel tudo isto acabar, e pelo contrario Angola vai chegar ao estado 0 (zero). Enquanto o tal famoso Zè Du està a ver estes pequenos indicios (os inocentes a sofrer) de maldiçao, deve com urgencia se entregar a este Deus, senao: vai ter o k merece a dor na propria pele e sem auxilio de empregado nem cumplice nenhum....
trofa (lobito): para os mentecaptos que estão a "mabossar" atoa:DESABOU UM PRÉDIO: entenderam ou tem que desenhar? acidente,catastrofe sei lá,acontece e em todo lado.não misturem isto com o governo ou o DESGOVERNO.vamos dar as mãos e salvar os que lá estão. vida só há uma.deus nos ajude.
Anonimo (usa): isto nao esta a cheirar bem.... algo algum manos, assim da noite pro dia? e verdade primeiro a comarca e agora a dnic, ai tem. as coisas precisam ser bem explicadas essa de k e infiltraçao e conversa para boi dormir. muito cuidado populaçao. foram 30 anos de gerra; e agora isso? nao sei nao muita coisa precisa ser revelada...
Patricio Lumumba (ekuike@hotmail.com): A COISA MAIS TRISTE E QUE MUITOS DOS ANGOLANOS ACEITAM VIVER NESTA MISERIA. COMO MINHA MAE DIZ GOSTAM DE LUXO NA MISERIA.MAS VAMOS FAZER MAS COMO. NUNCA VI EM LUANDA OU MESMO EM ANGOLA PESSOAS A PROTESTAR CONTRA GOVERNO. DIZEM QUE ANGOLA E UM PAIS DEMOCRATA MAS NAO. E O PAIS COMUNISTA DISFARCADO. QUEM DISSE QUE NUM PAIS DEMOCRATA OS POLICIAS TEM O DIREITO DE BATER UM CIDADAO, MATER PESSOAS NAS CADEIAS E FICAR EM AASS. DEIXO ESTE COMENTARIO PARA APENAS OS QUE COMENTAM AQUI. ANGOLANOS ACORDAM ANGOLANOS ACORDAM ANGOLANOS ACORDAM ANGOLANOS ACORDAM ANGOLANOS ACORDAM ESTOU A FALAR SERIO ANGOLANOS ACORDAM ANGOLANOS ACORDAM VOCE MESMO QUE ESTAS A LER ESTA MENSSAGEM PODES FAZER A DIFERENCA ANGOLANOS ACORDAM ANGOLANOS ACORDAM MANIFESTAM-SE MANIFESTAM-SE
Vai desabar tudo, no centro! : Os prédios são do tempo do caputo e nunca sofreram uma reforma séria. Em breve veremos mais destas coisas acontecendo!
Nsuca Nsanda (NÓS JÁ NÃO MORREMOS (3)): O país vem desabando há muito e temos sobrevivido (com excepção daquela velha que foi arrastada pelas chuvas de há dois anos). Até ao desabamento do sistema legislativo (Assembleia Nacional) sobrevivemos. Os malanjinhos sobreviveram as investidas do governador Fernandes. Porque não haverão de sobreviver os presos da DINIC?
Anónimo : O RESPONSAVEL DA fASEDA ESTAVA LÁ??? Se sim então a situação é muito grave. Não se fiem em fissuras, foi tramoia dos terroristas para o outro não falar e não dizer com são os chefes. José Maria o teu fim está perto, vão descobrir o tei envolvimento com esses terroristas
Anónimo : Ora vejam lá o que aconteceu. Será que estava lá prisioneiro o tal bandido que andava a minar a terra toda??? Bem, comecemos por lembrar que o acamarada Miala ainda está nos calabouços, e o interessante é que primeiro foi caluniado de tentativa de golpe de estado, depois tinha equipamentos em casa que não deveria ter ( quando o PR precisou de alta informação ele sempre teve tudo à disposição), depois não cumpriu as ordens para ser humilhado publicamente com mente captos assassinos a assistir. Vejam como é a lei neste terra??? Um homem que até hoje tem sido fiel à confidencialidade dos segredos do estado, se fosse um dos seus inimigos ( Jo´se Maria) bufava tudo num apice, mas Miala continua fiel a si próprio, mas não acham estranho antes das eleições o Miala preso, agora os processos desabam com o deficio. Tudo isto é estranho e o nosso Camarad Presidente tem que estar alerta. CUIDADO, vão-te montar uma tocaia, o teu homem de confiança foi atraiçoado e preso para não te proteger. Cuidado Camarada Presidente. É tudo muito estranho, muito esquisito. CUIDADO.
Anónimo : é triste e lamentavel saber que acontecem destas coisas no meu país. um que país que tem tudo para dar certo...
Anonimo : Ché Man David,não sabes k esses homens da DNIC ja bondaram muitos,se até Santos,muita boa gente,pessoas Generosas mataram tu vens com essa parvisses,cresce e aparece ta.
Anónimo : Entao senhor ministro das obras publicas como é???? Quem é que pode viver em segurança com uma cidade neste estados e com um corrupto como o senhor???? Vais casar o teu filho e vais gastar milhões, devias era deixar cair as notas para o povo. Que vergonha.
Don (por aí): Nem dá para comentar...estou estupefacto! teimosos e incompeténtes...incompaténtes e teimosos...só têm 2 alternativas:1.-mudar de atitude e melhorar...ou,2.- continuar teimosos e...sofrer!
Budoka : É tanta injustiça que o edificio não aguento. Os meus pêsames as familias inlutadas.
Anónimo : esta informação e uma pouca vergonha voçês deviam ter respeito pelos angolanos
DIOGO NETO (diogo-alfredo@hotmail.com): este é um dos edificios k ja commeçou em desabar centenas delas k se encontram em sitaçães identicas teram o mesmo romo, enquuanto as autoridades n levarem a serio a governação d´quele pais, sera uma catastrofe nacional k acontecera, porque n se compreende uma cidade como luanda e capital dum país n tenha uma rede desgotos?a preocupação é apenas engachar lucros p os bolços e nada mais é lamentavel.
me engana q eu gosto : este lencol de agua ainda vai se transformar em vinul. somos abencoados viva a desbundaria mangole.
toca la q eu sinto : epa n sei se estas noticia e verdadeira + vi mtas gajas bem vestidas e boa a sairen da dnic, mta musica alta e kuduros a bater como e q o predio n vai desabar. viva angola.
Bakongo : Famos ser solidarios com as vitimas deste infasto acontecimento, que choca a todos,tantos os que estavam na cadeia sao seres humanos, lamento a postura da DNIC manter uma bebe dentro da cela, isto e contra os direitos humanos.Faco uma pergunta se o predio comecou desabar as 1h00 de manha o porque nao se evacuou os detidos a tempos?? Ou foi apenas uma simulacao de agentes ou tera uma mao nessa accao???Como a DNIc tem muito que explicar ao povo alguem tera que ser responsabilizado!! Ha dias estive la eu vi as fissuras ainda pude cahmar atencao um agente que estava perto e mim que esse edificio um dia vai ruir a coisa de duas semanas, ele disse que cota esta falar a toa. Agoar estamos aonde??Como fica os processos dos presos?? sera que vcs tem base de dados nos vossos computadores?? os discos duros estao guardados aonde?? Oxala la nao aproveitam dessa situacao para inventar outras historias!! Falam a verdade ao povo e agora passam trabalhar onde>?? sera que os agentes vao ficar a ver navios??
Anónimo (portugal): é um horror que desgraça
Bakongo : Famos ser solidarios com as vitimas deste infasto acontecimento, que choca a todos,tantos os que estavam na cadeia sao seres humanos, lamento a postura da DNIC manter uma bebe dentro da cela, isto e contra os direitos humanos.Faco uma pergunta se o predio comecou desabar as 1h00 de manha o porque nao se evacuou os detidos a tempos?? Ou foi apenas uma simulacao de agentes ou tera uma mao nessa accao???Como a DNIc tem muito que explicar ao povo alguem tera que ser responsabilizado!! Ha dias estive la eu vi as fissuras ainda pude cahmar atencao um agente que estava perto e mim que esse edificio um dia vai ruir a coisa de duas semanas, ele disse que cota esta falar a toa. Agoar estamos aonde??Como fica os processos dos presos?? sera que vcs tem base de dados nos vossos computadores?? os discos duros estao guardados aonde?? Oxala la nao aproveitam dessa situacao para inventar outras historias!! Falam a verdade ao povo e agora passam trabalhar onde>?? sera que os agentes vao ficar a ver navios??
Nhuma (Cacuaco): Bom fico feliz por saber que o predio caiu, porque destapa as irregularidades das nossas empresas de contrucao. fico triste porque nos escombros do edificio estao la muitos Angolanos, alguns corruptos outros leais. mas eu pergunto-me sera desabamento ou provocamento, devido ao numero de corruptos que existe neste pais. e estranho saber que o predio do kinaxixi, nao caiu e tantos outros e so o da dinic e que caiu e nao e mas senao de madrugada. nao tenho mas nada a dizer, reflitam nisto.
Nhuma (Cacuaco): Bom fico feliz por saber que o predio caiu, porque destapa as irregularidades das nossas empresas de contrucao. fico triste porque nos escombros do edificio estao la muitos Angolanos, alguns corruptos outros leais. mas eu pergunto-me sera desabamento ou provocamento, devido ao numero de corruptos que existe neste pais. e estranho saber
ka$ão (lisboa): Meus kridos irmaõs,antes de + abraços aos feridos e se houver mortos,os meus sentimentos as familias enlutadas.Manos n é altura de encontar culpados nessa hora de tristesa.Manos a meu ver os tugas n sao culpados nem nunca serão,pk vejamos e como ja li aki td necessita de manutenção,o k n foi feito,e digo + se este edificio fosse construido pelos xineses nem 30 anos fazia;e + n digo.. manos Axo k este é o 1º de muitos k ainda vão ruir em luanda pk nós angolanos estamos a construir anexos nos predios k o colono deixou 100 ter em conta as estruturas de cada predio.CULPADO:Governo de Angola.casao69"hotmail.com
AO ABC : TOMARA QUE A TUA MÃE MORRA AINDA ESTE ANO!
Edificios no mesmo caminho : Os "edificios" d'Angola Telecom, O predio da cidadela, o do Kinaxixi sao bombas de destruicao em massa. Sao verdadeiras ameacas a seguranca publica. Estes edificios devem ser desalojados o mais rapido possivel.
Elvis (A ventura): Não metão água onde não existe água, Agora como fica o processo dos que estão detidos inocentemente?
nigger hollanda : e uma pena estes predios sao antingos este e uma amiaca dos outros predios em que se contrao na cidade
Aonde estao os Enginheiros? (Ocidente): Angola tem de mudar a cultura. Enquanto nao haver cultura cientifica no Pais coisas desta natureza vao sempre acontecer. Houve estudo geologico antes da construccao? Ha manutencao? Angola ja formou varios estudantes no campo da geologia, em grandes universidades do mundo, mas infelizmente continuam sub-aproveitados. As aguas, esgotos, o aquecimento, sobrecarregamento, etc tudo isto afecta a estrutura.
nabuangongo : com estas pequenas remodelações alguem recebeu dinheiro de um edificio novo.
Nvula Vata : cuitado do Miala, o seu processo desapareceu, assim poderá ficar preso até a sua morte...
Anónimo (ABC VOU TE BATER O DIA K SOUBER KEM ÉS VOU TE DAR): SEU FACISTA... MALUCASTE NÉ?? OLHA SÓ DEUS PODE JULGAR-TE, MAS PK GUARDAR TANTA MAGOA? INVEJOSO!TRISTE. ANGOLA MINHA TERRA MINHA VIDA
anonimo algures em portugal : se teve mesmo uma senhora com o filho na cela isso e um crime o governo de ser respossabilizado por isso. fiquei arrepiado em saber que tinha uma mulher com o seu filho na cela
Nsuca Nsanda (NÓS JÁ NÃO MORREMOS (2)): É possível sim que todas as vítimas escapem com vida. Os angolanos têm sobrevivido a desabamentos piores. Os estragos das chuvas, a miséria, a desgovernação, o salário mínimo, as manobras dos taxistas, as surras do filho do Nandó, o cinismo do Presidente, o uso de alimentos deteriorados, acidentes de aviação, desabamento de petróleo, falta de emprego, inflação, vergonhas no estrangeiro (por exemplo, não há nada mais humilhante do que viajar num avião sul africano e ter um bilhete da TAAG à mão) e tantas e tantas outras formas de DESABAMENTO.
Anónimo : É UMA PENA QUE O PRESIDENTE E Cia Lda NEM SE VÃO DAR AO LUXO DE LER MUITOS DOS COMENTÁRIOS AQUI ESCRITOS!
mulato-lisboa (lisboa): AO "SR CULPA DOS TUGAS" DEVERIA OLHAR-SE AO ESPELHO ANTES DE FALAR, DEUS QUEIRA QUE OS PRÉDIOS COSTRUIDOS PELOS VOSSOS IRMÃOS CHINESES DUREM ESTE TEMPO!FALANDO EM 30 ANOS, TUDO NA VIDA PRECISA DE MANUNTENÇÃO, CARROS, CASAS, CABEÇAS COMO A DO "SR"ETC ETC PORTANTO NÃO CULPE OS PORTUGUESES PELA QUEDA DESTE EDIFICIO, EM LISBOA HA PREDIOS COM MAIS DE 100 ANOS!!
Anónimo (birmingham): agora so falta o PREDIO DA CUCA
hollanda (hollanda): Meu deus nao e possivel!!!Como e q pode ter CRIANCAS dentro de uma cela com a mae? nao se admite isso.
Anónimo (Luanda): Lamento este desabamento que ocorreu no edificio da DNIC. Espero que possamos todos trabalhar em conjunto para que situaçoes do genero nao voltem a acontecer.
tchapita : Zedu tinha que estar justamente ai. e ser enterrado no lado do kamama.
carlos (com.vas@hotmail.com): Hoje desabou este predio,k tinha sofrido ligeiras reparacoes recentemente.Quantos predios mais teem problemas de infiltracoes de agua?Inumeros!!!Veja-se o famoso predio no Kinaxixe, mais conhecido como o predio da CUCA!!!O predio da lagoa,tambem no Kinaxixe!!E tantos e tantos outros espalhados por essa Luanda?? Sera que tambem nao correm riscos??Hoje ruiu este predio e amanha, quantos mais ruirao????Sera que os ditos responsaveis, estao a espera que haja outra tragedia para darem a cara com toda a cara de PAU???Felismente Deus tem estado ao lado dos Angolanos sofredores e no que toca a tragedias identicas.Mas me pergunto, ate quando????
joao pedro (Luanda): UMA VERGONHA NACIONAL.Equanto nossos dirigentes usam nosso dinheiro a comprar grandes carros, casas de luxo predios que representam o estado Angolano caem... pior que aquele predio existem varios em luanda e nos sabemos,vamos esperar para ver mais Angolanos morrerem. Neste caso quem vai preso, quem vai ser demitido afinal morreram pessoas,houve no minimo crime de negligencia cometido por alguem na cadeia de comando! Porque deixaram os presos dentro das celas sabendo o que estava a acontecer????
Realista : Era bom saber a condição social dessas mulheres, se são ricas ou pobres e sem poder para corromper e comprar os tribunais. Conheço uma que cometeu uma série de ilícitos e mesmo com provas indesmentíves o juíz do tribunal criminal de Luanda não fez justiça e ela não apanhou prisão efectiva, a procuradora do ministério público também pouco fez. Essa tal criminosa é que devia estar lá presa, mas como tem dinheiro e o advogado dela se calhar deu muitas "gasosas"(suborno), escapou!
Abonimo (Reino Unido): Sr Jose, Que mal construcao se refere o senhor, quando edificios como aquele foram construidos e deixados pelo colono???
José (Justo): Eu acho que isto revela não só uma má construção mas também uma falta de inspecção que devia ser cada vez mais feita em Angola
job mukanda chikundia (job_Mukanda@hotmail.com): eu não acredito k o edifiçio desabou do nada , deve haver um culpado , tambén o pessoal da dnic de procurar pelo construtor do edifiçio ou um especialista para poder espicar algo
João : Um dos problemas de Luanda é que há moradores que constroem ilicitamente, por cima do terraço do seu andar, mais um ou dois andares, apropriando-se do espaço que é de todos e pondo todos os outros moradores em risco, porque a estrutura foi calculada para só suportar o esforço da construção prevista! Isso verifica-se em prédios com alguma qualidade, construídos antes da independência, um exemplo é na Vila Alice junto à Escola Industrial. As autoridades, governo e administrações municipais e comunais também têm responsabilidades, porque não fiscalizam e não fazem cumprir a Lei.
Noticia Lus.a e So.l antigo expresso : Este contacto, segundo o comandan.te-geral da Políci.a Naciona.l, Ambr.ósio de Lemos, citado pela Ang.o.p, foi conseguido com a introdução de um telemóvel no espaço onde o grupo de mulheres se encontra retido, após o desabamento, no espaço inferior do edifício.Através deste telemóvel, que foi introduzido junto das mulheres por um cão treinado, as equipas de resgate e as detidas estão em permanente contacto, avançou Ambrósio de Lemos durante um balanço do acidente. O oficial adiantou ainda que, com o acelerar dos trabalhos após o contacto com as mulheres, que eram uma das principais inquietações das equipas de resgate depois de terem sido retirados dos escombros cerca de 100 pessoas, o grupo poderá ser retirado em breve. O oficial disse ainda que não está ainda definido com exactidão o número de pessoas que poderão estar sob os escombros do prédio que desabou cerca das 4h de hoje, admitindo contudo que as senhoras são o foco principal das atenções das equipas no local. Até ao momento não foram retirados cadáveres do local, apenas 98 feridos foram enviados para os hospitais de Luanda. Ainda não foram avançadas informações oficiais para o desabamento do imóvel onde funcionava a DNI.C angolana. As as autoridades angolanas estimam que no interior do edifício que se desmoronou estariam cerca de 120 pessoas, a maior parte destas detidas no âmbito dos processos investigados pela DNI.C. Todos os agentes de serviço à hora do acidente saíram ilesos do desmoronamento. No local, além da maquinaria colocada à disposição das equipas dos bombeiros e dos Serviços de Protecção Civil por empresas de construção civil, também o Gabinete de Reconstrução Nacional GR.N, entidade que gere o plano de obras estatais em Angola, enviou um conjunto de equipamento para facilitar a remoção dos escombros. Dezenas de veículos foram igualmente soterrados com a derrocada do edifício, estando igualmente a ser removidos dos escombros para permitir maior celeridade no trabalho de busca e salvamento, que ocupa centenas de homens entre bombeiros, militares, polícias, elementos da Protecção Civil e trabalhadores. A este conjunto alargado de operacionais juntaram-se ainda cerca de meia centena de homens da Cruz Vermelha de Angola, que centram os seus esforços na prestação de ajuda imediata antes da transferência para os hospitais de Luanda. O edifício, cuja construção é da década de 1970, segundo o testemunho de agentes ouvidos pela imprensa angolana, começou a desmoronar-se pelos lados, o que permitiu que os funcionários da DNIC dessem conta do que estava a acontecer fugindo para o exterior a tempo. A eventual infiltração de águas nos alicerces do edifício é apontada como uma eventual causa para o acidente, mas oficialmente ainda não foi avançado qualquer dado sobre esta matéria. Centenas de pessoas permanecem no local para assistir aos acontecimentos, embora a polícia mantenha na zona um forte dispositivo para garantir a solidez do cordão de segurança criado para manter os mirones à distância.
Culpa dos tuga : Os tugas sao péssimos construtores, construiram um prédio, que so durou 30 anos. Foi o mesmo que aconteceu com a ponte de entre-rios, que matou montes de gente. RUA TUGAS!
Anónimo : Este contacto, segundo o comandan.te-geral da Políci.a Naciona.l, Ambr.ósio de Lemos, citado pela Ang.o.p, foi conseguido com a introdução de um telemóvel no espaço onde o grupo de mulheres se encontra retido, após o desabamento, no espaço inferior do edifício.Através deste telemóvel, que foi introduzido junto das mulheres por um cão treinado, as equipas de resgate e as detidas estão em permanente contacto, avançou Ambrósio de Lemos durante um balanço do acidente. O oficial adiantou ainda que, com o acelerar dos trabalhos após o contacto com as mulheres, que eram uma das principais inquietações das equipas de resgate depois de terem sido retirados dos escombros cerca de 100 pessoas, o grupo poderá ser retirado em breve. O oficial disse ainda que não está ainda definido com exactidão o número de pessoas que poderão estar sob os escombros do prédio que desabou cerca das 4h de hoje, admitindo contudo que as senhoras são o foco principal das atenções das equipas no local. Até ao momento não foram retirados cadáveres do local, apenas 98 feridos foram enviados para os hospitais de Luanda. Ainda não foram avançadas informações oficiais para o desabamento do imóvel onde funcionava a DNI.C angolana. As as autoridades angolanas estimam que no interior do edifício que se desmoronou estariam cerca de 120 pessoas, a maior parte destas detidas no âmbito dos processos investigados pela DNI.C. Todos os agentes de serviço à hora do acidente saíram ilesos do desmoronamento. No local, além da maquinaria colocada à disposição das equipas dos bombeiros e dos Serviços de Protecção Civil por empresas de construção civil, também o Gabinete de Reconstrução Nacional GR.N, entidade que gere o plano de obras estatais em Angola, enviou um conjunto de equipamento para facilitar a remoção dos escombros. Dezenas de veículos foram igualmente soterrados com a derrocada do edifício, estando igualmente a ser removidos dos escombros para permitir maior celeridade no trabalho de busca e salvamento, que ocupa centenas de homens entre bombeiros, militares, polícias, elementos da Protecção Civil e trabalhadores. A este conjunto alargado de operacionais juntaram-se ainda cerca de meia centena de homens da Cruz Vermelha de Angola, que centram os seus esforços na prestação de ajuda imediata antes da transferência para os hospitais de Luanda. O edifício, cuja construção é da década de 1970, segundo o testemunho de agentes ouvidos pela imprensa angolana, começou a desmoronar-se pelos lados, o que permitiu que os funcionários da DNIC dessem conta do que estava a acontecer fugindo para o exterior a tempo. A eventual infiltração de águas nos alicerces do edifício é apontada como uma eventual causa para o acidente, mas oficialmente ainda não foi avançado qualquer dado sobre esta matéria. Centenas de pessoas permanecem no local para assistir aos acontecimentos, embora a polícia mantenha na zona um forte dispositivo para garantir a solidez do cordão de segurança criado para manter os mirones à distância.
Culpa dos tuga : Os tugas sao péssimos construtores, construiram um prédio, que so durou 30 anos. Foi o mesmo que aconteceu com a ponte de entre-rios, que matou montes de gente. RUA TUGAS!
herbert morais (moraiscqlab@hotmail.com): eu nao acredito no que aconteceu em luanda, aonde estao os nossos eng. de contrucao, o que e que eles fazem?. sao bem pagos e nao fazem bem o trabalho, quando e que essa contrucoes de mentira vao acabar?. governo que contrata eng. de meia tijela. a infiltracao que aconteceu neste edificio podia muito bem ser prevista, de acordo com espaco fisico e geografico os nossos eng. de contrucao podiam muito bem determinar e prever que isso ia acontecer. esse e o meu comentario. porfavor param com essas contrucoes de mentira. e tenho dito.
do palanca : e triste esse e um patrimonio saö coisas que deviam ser protezidas .espero que isso naö acontece com o predio onde vivi no UIGE O RIMAGA NOS anos 1981-ate 1987 quem vive ai ate hoje em dia por favor que me de umas informacöes neste seite.pois houvi que aquilo esta bem podre .por favor salvam esta coisa ,tem parte da minha infancia e juventude ao msmo tempo ,obrigado .
lorcany (benguela): caros Governantes a Biblia pede que protejamos os nossos irmaos e irmas, devemos encontrar, nos outros, o interesse que nos une, e as vossas politicas deveriam refletir esse fato. Acho que este incidente que acorreu na DNIC, pode ser o vosso primeiro passo para comecarem a fazer uma Angola melhor.
petroleo bruto (luanda): ta faltar o predio da cuca no largo do kinaxixi o governo do mpla desde o dia que construiram a cidade luanda ate hoje nunca construiram nova cidade o atual progecto luanda sul foiu um grande fracaso ta cheio de construçào anartica mpla fora do poder canbada corruptos assasinos do povo eles comem tudo e nào dam nada no povo e triste mais e asim tanta miseria o mpla esta encostar o pais em puta que pariu
eduardo dos santos vandune (josemiras80@hotmail.com): como foi que isto aconteceu ligo na judeciaria come e que pode-ser?
mulato-lisboa (lisboa): e ainda falam mal do colono!o negro nem remodelar, fazer uma simples manuntenção de um prédio não sabe, uma pouca vergonha!o português que tanto atrasado mental aqui fala mal, deixou-vos o prédio em condiçoes, desde 1975 o que fizeram ao mesmo?entreguem as obras aos chineses e daqui a mais anos, é só prédios a ruirem!a ver vamos!
Isso pode ter sido um crime : O major que foi preso ontem pela DNIC. Os seus homens, mais o tuga que construiui o predio e o perdeu por confisco, para o governo angolano, podem ter um infiltrado na DNIC.
Branquinho (branquinho 100%): O problema é que , continuam usando tudo que os brancos deixaram e não fazem manutenção . Um dia tudo vem abaixo e voltam todos a morar nas c.u.b.a.t.a.s
Joaozinho (London): Seus cabecas duras, entao nao sabem que um predio com mais de 50 anos precisa de inspeccoes e manutencao, a vossa inteligencia so da para construir kubatas e jangos. O que vale eh que tem a cabeca rija, levam com o predio em cima e o que parte eh o predio.
Vídeos no Youtube : Basta colocar DNIC e clicar no botão "date" para ordenar por data, há 3 vídeos.
Encontrados 3 mortos nos escombros do edifício : 3 pessoas foram retiradas mortas dos escombros do edifício da Direcção Nacional de Investigação Nacional (DNIC), que desabou na madrugada de hoje, sábado, em Luanda, constatou a Angop, no local. Os serviços de resgate e salvamento retiraram dos escombros mais três pessoas vivas, elevando para 101 pessoas o número de sobreviventes.
João : Um dos problemas de Luanda é que há moradores que constroem ilicitamente, por cima do terraço do seu andar, mais um ou dois andares, apropriando-se do espaço que é de todos e pondo todos os outros moradores em risco, porque a estrutura foi calculada para só suportar o esforço da construção prevista! Isso verifica-se em prédios com alguma qualidade, construídos antes da independência, um exemplo é na Vila Alice junto à Escola Industrial. As autoridades, governo e administrações municipais e comunais também têm responsabilidades, poruque não fiscalizam e não fazem cumprir a Lei.
Encontrados 3 mortos nos escombros do edifício : 3 pessoas foram retiradas mortas dos escombros do edifício da Direcção Nacional de Investigação Nacional (DNIC), que desabou na madrugada de hoje, sábado, em Luanda, constatou a Angop, no local. Os serviços de resgate e salvamento retiraram dos escombros mais três pessoas vivas, elevando para 101 pessoas o número de sobreviventes. No local, diversas empresas e entidades públicas e privadas têm manifestado a sua solidariedade para com as vítimas. O edifício onde funcionava a Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), em Luanda, desabou esta madrugada.
Anónimo : Tinha que ser a Residencia presidencial!!...
já há vítimas mortais! : duas ou três, soube-se há pouco! ao que tudo indica prisioneiros(as). Pelo menos mais 10 estão na cave!
anonimo (anonimo): agora so falta desabar o palacio presidencial....
Nsuca Nsanda (NÓS JÁ NÃO MORREMOS (1)): É possível sim que todas as vítimas escapem com vida. Os angolanos têm sobrevivido a desabamentos piores. Os estragos das chuvas, a miséria, a desgovernação, o salário mínimo, as manobras dos taxistas, as surras do filho do Nandó, o cinismo do Presidente, o uso de alimentos deteriorados, acidentes de aviação, desabamento de petróleo, falta de emprego, inflação, vergonhas no estrangeiro (por exemplo, não há nada mais humilhante do que viajar num avião sul africano e ter um bilhete da TAAG à mão) e tantas e tantas outras formas de DESABAMENTO
stelvio (stelvio1989@hotmail.com): bom eu sou da opiniao de que devemos dar graças a deus de nao haver vitimas mortais,fala_se em conspiraçao para quem nao sabe eu ja estive la detido e aquilo e humido na parte da cave onde poem_se os detentos,havia ja fissuras muito antes de pintarem e meterem vidros,e acredito eu que o orçamento disponivel bem dava para uma reparaçao estrutural do edificio,mas como sempre tentamos tapar o sol com a peneira,ha que se encontrar os responsaveis e arcarem com as culpas
dabwe (UM ALERTA): Prédio do Livro, da cuca...e tantos outros
Engenheiro : É preciso que as autoridades não permitam obras perigosas, para além de acrescentar andares ao prédio depois de construído, deitar paredes abaixo, abrir novas salas, fazer grandes buracos ao lado para novos predios, tudo isso pode provocar o desabamento dos edifícios. Eles costumam dar sinal, como rachas, ruídos, desníveis-uma pequena esfera que rola facilmete no chão, quer dizer que o prédio está desiquilibrado. Os moradores devem denunciar às administrações municipais essas obras perigosas, é uma infracção administrativa! Para já há que assegurar a ordem publica, salvar pessoas, garantir segurança da zona, porque é uma instituição especial e há informação secreta e processos crime.
Critico e muito realista... nada de hipocresia (hiolhe@hotmail.com): hahahahaha...Esse Governo sabe muito... xtaa a chegar as eleicoes. Controlem a Assembleia Nacional e O Tribunal Supremo essas duas instituicoes ainda ao de pegar fogo. o mais engracado ee k eu gosto do partido k xtaa no poder (MPLA). voces sabem muito. so os sonCos ee k nao percebem as vossas manipulacoes!!!
Videdos no Youtube : com o título: DNIC - Edifício Desabou ou h.t.t.p:././.w.w.w.youtube.c.o.m./watch.?.v=.2.u.Dp7I2CfdU estão pontos a mais porque este s.ite não aceita o en.dereço normal
Coto dya Ngueno Zangado (Coto dya Ngueno): Estou chateado com a situacao coto dya Ngueno
Miami Florida USA (Miami Florida): Trata se de um assassinato,porque o predio comecou a fazer ruido as 1h da manha e desabou as 4 horas sem que alguem se preocupasse em fazer evacuacao do mesmo,responsabilizar os culpados ja que os mesmos estao identificados nao ha mais nada a fazer....
Miami Florida USA (Miami Florida): Trata se de um assassinato,porque o predio comecou a fazer ruido as 1h da manha e desabou as 4 horas sem que alguem se preocupasse em fazer evacuacao do mesmo,responsabilizar os culpados ja que os mesmos estao identificados nao ha mais nada a fazer....
JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS (Cidade Alta): Oiçam-me por favor:Ninguém morreu!!!Parem de comentar...
Miami Florida USA (Miami Florida): Trata se de um assinato,porque o predio comecou a fazer ruido as 1h da manha e desabou as 4 horas sem que alguem se preocupasse em fazer evacuacao do mesmo,responsabilizar os culpados ja que os mesmos estao identificados nao ha mais nada a fazer....
André (Angola está a RENASCER!): "QUANDO UM PAÍS COMEÇA A RUIR PELAS PAREDES, É PORQUE JÁ NÃO HÁ MAIS NADA PARA RUIR. A PARTIR DESTE MOMENTO, ESTE PAÍS MORRE...E UM NOVO PAÍS NASCE!"(Emílio Londa)
André (Angola est´): "QUANDO UM PAÍS COMEÇA A RUIR PELAS PAREDES, É PORQUE JÁ NÃO HÁ MAIS NADA PARA RUIR. A PARTIR DESTE MOMENTO, ESTE PAÍS MORRE...E UM NOVO PAÍS NASCE!"(Emílio Londa)
Paulo (Dubai): Prezados cidadãos angolanos, a quem tanto estimo e respeito. Sou estrangeiro e se me permitem a crítica, isso é reflexo do estado de conservação dos edifícios de Luanda. Além de esteticamente horroroso, o mau estado de conservação dos edifícios de Luanda é um crime. Falta fiscalização, competência e vergonha dos administradores do país.
JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS (Cidade Alta): Queria antes de mais decretar luto nacional!!!Não por morrer pessoas porque não há mortos até ao momento.É um momento triste para a nação angolana mas não podemos deliberadamente falar daquilo que desconhecemos.Segundo técnicos do Min. das Obras Públicas o edifício foi alvo de manutenção por altura das obras de remodelação por isso este desabamento nos pegou de surpresa.Mas tudo o nosso governo vai fazer para dar cobro a esta situação e punir severamente os culpados.Meu povo não desanimem,eu estou convosco e digo mais ninguém morreu!!!
Olho critico (Algures antena): Testemunhas do caso Miala
Anónimo : E a cidadela desportiva? Ainda não ruiu?
Anónimo : É este edifício que vai ser substituido por aquela torre, a mais alta da África e do mundo?
Olho critico (Algures antena): Tudo foi programado pela secreta do Mpla,acabar com as testemunhas e algumas individualidades que representavao um perigo para as familias NOBRES do sao-tomé e cabo verde.isso nao foi um acidente.....
Tingó (Luanda): Deus é grande e maravilhoso! Um edificio frequentado por muita gente, para fins incofessos desabou, numa altura em que poucas eram as pessoas q lá se encontravam na calada da noite! O WTC não teve a mesma sorte.Isto serve como alerta as autoridades para terem em atenção os demais edificios na cidade que estão em via de desabamento (são a maioria)Só para citar alguns o edificio dÁngolatelecom proximo ao R20 nas imediações da R+adio Naciona de Angola! Gente armada em fina não querem viver na periferia, constroem sem autorização no terraço dos edificio!...Cuidade.
Anónimo : Faz já duas semanas que não vem a chamada revista de imprensa. Porquê? Embora ela não seja geralmente lá assim uma grande coisa, sempre dava jeito para quem sabe ler entre linhas.
POR FAVOR NÃO FECHEM IGREJAS...ISTO É CASTIGO : 1ª Praga : Desabamento da DNIC... ainda faltam 9 pragas!!!
LB (Cape Town): Sera que a muito tempo nao deram conta da infiltracao da agua? Quando fizeram a obras de remodelacao so se preocuparam com o visual e nao com a seguranca? Ou contrataram a empresa mais barata para poupar dinheiro e material e o resto ir para o bolso do chefe? Estaria contente se isso acontecesse na cidade alta. Abaixo esse governo. As minhas condolencias as familias enlutadas.
COM DEUS NÃO SE BRINCA : Comecem a contar: 1ª Praga:Desabamento da DNIC (pertecente ao Min. do Interior e da Justiça)... Fechar igreja sr. Ministro da Justiça...foste longe de mais!!!
Encontrados três mortos nos escombros do edifício : Três pessoas foram retiradas mortas dos escombros do edifício da Direcção Nacional de Investigação Nacional (DNIC), que desabou na madrugada de hoje, sábado, em Luanda, constatou a Angop, no local. Os serviços de resgate e salvamento retiraram dos escombros mais três pessoas vivas, elevando para 101 pessoas o número de sobreviventes. No local, diversas empresas e entidades públicas e privadas têm manifestado a sua solidariedade para com as vítimas. O edifício onde funcionava a Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), em Luanda, desabou esta madrugada.
olguigui : ja nao basta a guera que acabou com mtos.e agora predios que e vida.mais onde estao os engenheiro de angola. mais a (LEA)devia e deve sempre realizar inspecçoes em todos os edificios que ou colonos deixarao nao sô isso mais todos os edifficios do mangoléeeeeeeee.
angolano perdido na terra do samba (Blumenau): e ai gente ooo cade o revista de imprensa essa galera ai do MPLA nao quer que a gente saiba da verdade
Amante da Verdade (Pergunto ao Vento): Em que penitenciária encontra-se um tal general de nome GM?Näo estará entre as vítimas dessa tragédia?
yuri gonzaga (yurimangopi@hotmail.com): Quero dar os meus mais sentidos pesamos a todas as vitimas e uma palavra de coragem a todos os sobreviventes vamos enfrente!mas não deixo de atribuir a responsabilidade a quem de ter é verdade que um edificio leva anos, meses, dias, menutos... a ser contruido a desabar tambem leva o seu tempo não é algo emediato da os seus sinais como foi possivel a tal neglencia humana? não sera que esta haver a falta de amor ao proximo peço a refleção de todos os nossos compatriotas vamos ser solidarios entre nós!!!
Amante da Verdade (Palavras dum poeta no horizonte): Näo haverá perdäo nem tolerância para esse governo destruidor dos bens públicos e de vidas humanas!Mas nós teremos tempo para fazer inúmeros julgamentos!Toda a ditadura será levada ao banco dos réus!Mas no final,nós os perdoaremos sim,se eles reconhecerem os seus erros e pedirem perdäo ao povo de Angola!
olguigui (costa de marfin): as autoridades,governo e administraçoes e outros tbem têm responsabilidade,mais que tristeza de ouvir isso.e reso para que nao haja mortos.
Comandante da Polícia descarta influência externa (no desabamento do edifício): O comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, descartou, em Luanda, a possibilidade de haver influência externa no desabamento do edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), ocorrido na madrugada de hoje, sábado. "O prédio ruiu, mas até ao momento não sabemos o porque. Os técnicos vão fazer as verificações necessárias para constatar as causas do desabamento", afirmou em declarações à Angop no local do acontecimento. Para o comandante, até ao momento nada indica a existência de influências externas no sinistro. O edifício onde funcionava a Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), em Luanda, desabou esta madrugada, não tendo se registado até ao momento vítimas mortais. Dos escombros da infra-estrutura foram já retiradas, até ao momento, 98 pessoas.
AIURA DJUDJU (russia): ham ham ham o (aiura fez djudju) so vai perceber esta frase quem sabe o que isto significa estou preocupado vem ai o can 2010 a cidadela pode cair olha o palacio presidencial tambem hahhahahahahaah chamem mais chineses pra renovarem a cidade de luanda eles sao bons e rapidos
anonimo (aaaaaaaa): Sao os males que se faz naquele edificio os niveis alarmantes de injustica que la se faz, muita gente que la devia estar mais andam soltos e a fazer das suas, sou os mais fracos e que la estao.
Anónimo : ainda alguém vai dizer que foi feitiço!!!
Anónimo : Falta cair os Lotes construídos pelos cubanos e filipinos. Depois o que estão a construir os chineses.
Anónimo : e o que ta darem obras aos chineses o ai o resultado num dos principais edifício da policia nacional
Anónimo : Com vinho do Porto, bacalhau, sisal e café construimos cidades, fizemos estradas e criamos serviços. Agora com barris de petróleo e diamantes não sabem pelo menos conservar o que deixamos de mãos beijadas.
Puro Pau Preto : ja e sabido que a maior parte dos edificios precisam de ser reparados, isto e um acidente que tinha de ser evitado. isso e uma liccao para que no futuro nao possa acontecer.
Anónimo : Quando acabarem de cair as casas construídas pelos brancos, veremos realmente ANGOLA.
Helio (Alemanha): Lamento dizer isso,mas para mi e para muitos dos Angolanos que tem visao!isso nao é nenhuma supresa.Ainda desabará muito mas edificios em Luanda. Olhem pelo predio da cuca,o predio frente a antiga praca do Kinaxixi que ate esta a crescer flores e larvas nas paredes esterior,o predio sobre a lagoa do Kinaxixi para nao falar de muitos outros que nao sofrem remodelacao,por que neles nao vive gentes com direitos humanos para ser respeitado. Eles tem casas no Tala tona,Nova vida,lar do Patriota,etc,etc.Senten-se seguros. Para que o Angolano saiba mas uma vez,que o pobre em angola, nao tem valor,dignidade nem honra,foram apenas mas algums pobres vitima deste acidente,eles nao fazem falta a ninguem!ASSIM DIZEM ELES(Os tais ditos GOVERNANTES).Esperemos que Deus seja justo e alguem pague por este crimi anti social.Alguem tem que pagar um dia por astas vitimas todas.As vezes penso que A guerra em angola esta a comecar agora. Lamento o meu comentario mas é o que eu vejo e sinto a ocorrer no nosso pais.Que Deus os tenha vitimas desta tragedis.
Anónimo : Em vez de estarmos a atirar pedras uns aos outros, vamos ser sinceros: SE O COLONO NÃO TIVESSE PASSADO POR ANGOLA, hoje ANGOLA estaria na idade da pedra lascada; nem cimento conheceria. 33 anos de Independência quantos prédios o vosso Governo construiu? Quantas ruas e estradas asfaltou? Dizem que estao a arranjar as estradas. Estão a arranjar novas estradas ou estao a fazer manutençao das estradas dos colonos que durante esse tempo não tiveram manutençao? O colono deixou muita coisa que os pretos acabaram por destruir.
SAMBARYLOVE \ AIURA DJUDJU (ANINIMO): CUIDADO MANDEM JA SAIR TODO POVO DAI OS DO PREDIO DA TCHERTCHENIA E ARREDOR OLHA CUIDADO VEM AI O CAM A CIDADELA PODE CAIR VAO VENDO JA ISSO GOVERNANTES ANGOLANOS PORQUE AQUI MBORA TAMOS BENHE
mannelas londres (talaianelo5@msn.com): comeco por mandar as minhas mais sentidas condolencias a todas as familias que perderam os seus antequeridos.nao e estaa hora de vermos quem sao os culpados mais,meus senhores a que comecar com as investigacoes sobre o caso.um predio nao pode ruir de um momento para outro.se ha um ano houve uma remodelacao e porque algo nao esteve bem.mais tarde ou mais cedo encontrar-se-ao osculpados.
Anónimo (angola@hotmail.com): Antes de mais os meu sentimentos as vitimas deste triste acidante.... Angola é o país onde tudo pode acontecer, como é que os governantes e ate o proprio ministro ira encarar os familiares das vitimas... o que vao dizer aos familiares o porque da queda do predio.. tb uma coisa é certa no exterior do predio era maravilha mas no interior, nem imaginem era um caos da pios... concluindo e resumindo era de se esperar por esta queda porque no meu ver o predio ja estava totalmente deteriorado enfim... (podre)
filho do kota Gamec (Bélgica): E uma vergonha p'ra 1 pais como o nosso acontecer esse género de acidente.Renovaram 1 predio sem fazer 1 peritagem?E para os outros predios que os tugas decharam que sobrem as mesmas condiçoes de exitencia;annexos no terraço que aumentam peso e alteram a propia estructura dos edificios.ATENCAO:o proximo pode ser o predio MEXICANA na cofa.
l vitor (luis.vitoriano@yahoo.co.uk): sera que divulgarao o numero verdadeiro de mortos ou farao cono sempre!uma vez mais testemunhamos o espreado:nao construimos e mal soubemos manter o que foi construido.esta Angola
dr.david10@hotmail.com : É importante que neste momento tão triste para os angolanos é preciso estendermos mãos as familias afectadas por este trauma tão grande.
Luiz Araújo : trabalhei muitos anos a desenhar projectos de construção civil e muitos muitos também a orientar construções. Conheço os materiais com que esse tipo de edifício, na sua época, foram estruturalmente construídos e os métodos do seu cálculo e aplicação em obra. O COEFICIENTE DE CAGAÇO, margem de reforço que então se aplicava nos calculos e encareciam as obras ao mesmo tempo que, obviamente, geravam mais receitas. Por isso tudo não estou a ver como é que esse edifício desmorona assim, totalmente, em poucas horas sem antes disso apresentar um quadro de sintomas que evidencia-se o colapso das suas estruturas. Que tivesse acontecido o ruir parcial dessas estruturas ainda poderia ser, imediatamente, percebido e aceite como um processo sem uma "ajuda" inteligente o que no entanto deveria obrigar a uma investigação rigorosa do fenómeno. Não quero especular, sou defensor do método cientifico de apuramento da verdade por isso só depois duma investigação feita por técnicos competentes e independentes poderei falar em responsabilidades que, eventualmente, existam e tenham que ser assumidas por quem os factos venham a revelar. Agora noutra esfera, a social e política, este caso pela figura que a instituição vitimada tem no imaginário do povo, pela qualidade das vitimas humanas que causou, pela destruição de documentação importante no momento político em que ocorre e que em alguma medida concretizou, não tenho dúvidas, seja isso desejável ou não conforme aos posicionamentos de cada um face ao regime e àqueles que nele detêm o poder, que vai transformar-se no ícone simbólico de quem governa, porque é sempre em alguma medida e por isso representará sempre também o desmoronar da sua imagem já tão auto demolida. Faço votos para que o fenómeno não se repita, não desejo desastres, necessitamos de sorte e harmonia que há muito vimos exigindo. Aos familiares das, eventuais vitimas mortais e feridos aqui manifesto a minha solidariedade nesta hora de dor.
SILVINO GARCIA (LUANDA): A RAZÃO DO DESABAMENTO TEM A VER COM AS AGUAS DAS CHUVAS TENDO EM CONTA QUE TODA A AGUA INFILTRA-SE NA TERRA CRIANDO UM LENÇOL DE AGUA E A MESMA TORNA-SE UM PERIOGO COM O PESO DO EDIFICIO. TODOS OS MORADORES DOS PREDIOS AO LADO DEVERIAM PREVENTIVAMENTE MUDAREM-SE ATE AS AUTORIDADES COMPETENTES PRONUNCIAREM VERDADEIRAS CAUSAS DO DESASTRE... E QUE SE TOMEM ATENÇÃO AOS OUTROS PREDIOS QUE SE ENCONTRAM NAS MESMAS CONDIÇÕES (POR CIMA DE LENÇÕES DE AGUA)
Muita felicidade para ti Amiga( DE LAURA ) (Pelo que Deus Pai portege as Vozes da Paixao): Amiga DE LAURA;pelo que Deus Pai criador,abensoa as suas palavras para com todos que neste Mundo tenham o mesmo no coracao...o ABC,so sabe do Patrimonio que o Avo dele deixou em Angola.!.de resto para com ele e tudo iqual.!.Que Deus Pai;protege as Pessoas de boa Fe,emobora nao existe e nao havera o fim do Mundo,e o julgamento dos malfeitores...Um forte abraco,e boa Saude desejo-lha.
Dyma (Porto): Meus caros irmãos, não vamos atacar o ABC por estar contente com o que aconteceu, o que ele esta a dizer é pura verdade so que está a exagerar. Aposto que é um daqueles velhos racistas que acha que é superior por ter uma pel de cor diferente...
triste : Podem ate erguer novos prédios, mas novas vidas perdidas la nunca mais.
Andrey Sea3 (3metrópoledoworld): É realmente uma pena, mas n podemos deixar de colher lições desse incidente. Devemos saber q em construção, os orçamentos devem ser traçados em função da segurança e n de comissões, os especialista contratados, em função da competência e n do valor a ser pago. AHm!!! E ainda a possibilidade, da existência de indivíduos q queiram apagar qquer histórico seu, ou indivíduos revoltados. Vamos ser mais sérios, um país n é um joguinho de simulação, é coisa realmente séria.
SANGUE (lucami3@hotmail.com): E realmente, sao acontecimentos, como esses que deixam a nossa cidade, sempre com um ponto de ( ? ), meu Deus que foi feitos dos homens detidos la, e qto tempo vai levar esta investigação ja que o não há mais prédio da ( DNIC ). Caem os aviões prédios e o próximo que sera?
Kikas (Lisboa): Os Tugas esquecem a Ponte que caiu em 2001? será q foi culpa de algum Angolano, chinoca ou cubano???? É uma grande satisfação qdo vejo q os tugas ainda ficam xateados por estarmos independentes, mesmo q a nossa vida n seja 1 maravilha, hoje, nós Angolanos, somos donos do nosso destino, hoje somos livres para construir ou destruir o pais. è a nossa Angola, é com dirigentes bons ou maus, com a sua população civilizada ou não, é a nossa Angola. Só nos cabe a nós, angolanos, fazer dela o melhor lugar do mundo ou não.
!n_Interessa! (Longe): bando d ursos esses tugas! kkkkkkkkkkkkkkkk uhuhuuhhu fdps PQP p tds =P
Ginga Lulu, CH : Eu e a minha familia lamentamos o caso! Não é momento para falarmos, mas queremos o mais rapido posivel a causa seja esclarecida. Deus proteja os que estãoi em vida.
Deus é Amor (USA): Que nao haja mortos meu Deus.!
AO ABC - DE LAURA (Lisboa): Eu como Portuguesa lamento ao facto de ler um comentario lamentável de um co-cidadão ... QUEM NÃO SE LEMBRA DA QUEDA DA PONTE DE ENTRE-OS-RIOS ... Não houve nenhum sobrevivente e O GOVERNO QUE ESTAVA NO PODER CAIR LOGO ... houve eleições antecipadas ... deixe os angolanos em paz que o papel do estrangeiro deve ser SOLIDARIEZAR-SE neste momento de dor... AO POVO ANGOLANO (em nome do bom Português) o nosso SENTIDO DE PESAR
ABC,quantas vezes e que em Portugal cairam Predios (Anualmente,em Portugal cai media de cinco(5) Pred.): Olha Amigo ABC,em portugal,nao deveria anualmente,acontecer o que aconteceu ontem em Angola..!..so quem nunca chegou em Portugal,e que nao saibe o que-se tem passado com os vossos Predios.!.diga la Amigo;o que e que faltado.!.porque e que nao protegem dos vossos Predios.!.Vale-a-pena,em Angola,pela primeira vez em 2008,mes de Marco,cair um Predio...do que em Portugal como um Pais Europeu,anualmente desmornam-se casas,Predios,e rebentamentos constantes das Canais de Agua.!.Ate os vossos Autocaros,se-tem sido mergulhados nos burracos;isto e uma Noticia diaria de Portugal,mas em Angola,emboramente vivemos mal,tais fenomenos nunca-se tem passado ou aparecer.sabes Amigo,ABC,sempre tenho chegado na vossa Terra,e diariamente,acompanho todo e tudo,a situacoa do Povo Portugues,e e lamentavel o que -se passa em Portugal.
debüé : ai que ultimo mundo por causa da màl guia,mà governaçao a imcapacidade do zé du, pena nao conseguem controlar a cidade como podem afinal governar o pais?
Anónimo (Muloji): AO ABC, As tuas conviccoes colonialistas e a dor de cotovelo que tens por ter abandonado Angola sao apenas sintomas de que voce e a tua corja de colonos tinham Angola como o vosso El-Dourado. Tudo acabou em 1975. Tudo que voces fizeram em Angola foi gracas a exploracao da mao de obra do proprio angolano e a riqueza na saiu da vossa pobre Metropole (Tuga) que so tem bacalhau e vindimas, mas sim do proprio solo angolano. Que desenvolvimento a tua Tuga apresenta, comparado com outros paises europeus? Deixa Angola em paz malandro.
Calibrado : Para não variar, neste momento já devrão estar bué de bófias à volta do edifício (ou melhor ex-edifício) a não deixar ninguém passar, nem aproximar, cheios de arrogância, tipo "depois de casa arrombada, trancas à porta", qunao o problema de fundo continua à vista por toda a cidade. Deficiente utlização dos prédios (pessoas sem preparação, nem condições financeiras para mudar uma simples sanita ou torneira,...), falta de manutenção, sobreocupação com redes técnicas sobresaturadas, etc.. Caros conterrâneos, temos de ter a coragem e a honestiddae de dizer que há muita gente em Luanda sem educação cívica e também sem preparação para viver num edificio onde regras comunitárias básicas devem ser respeitadas. Certamente vão aparecer agora uns parvalhões a falar em bombas, Al Qaeda, etc,... mas são apenas isso uns parvalhões. Não sei se existem mortos, se sim condolências às famílias, quanto aos feridos, coragem na recuperação. Quanto ao Estado Angolano óbviamente deverá, enquanto proprietário do imóvel, assumir as suas responsabiliddaes civis e criminais, perante todos os lesados, sejam eles quem forem, isto é detidos, familiares dos mesmos ou simples funcionários. A Lei deve ser igual para todos e não apenas para alguns.
Atenção! (Luanda): O Edificio da DNIC não é do tempo colonial ... foi concretixado nos fins dos anos 70 ... a sua conclusão deu-se entre 1978/1979 ... Portugal/COLONO saiu em 1974... NÃO FALEM À TOA CAMBANDA DE IGNORANTES ... Liguem a rádio ou a SIC notícia e ficarão mais esclarecidos
Minu Kwa (Algures nos E.U.A): Meus compatriotas,ja pensaram se houve mortes ou nao? havia algum detido ou prisoneiro na instalacoes? quanto vai ser a indeminizacao para as familias da vitimas?
Anónimo (Inglaterra): Isto pode ser uma estrategia p nao haver eleicoes. I CAN'T BELIEVE ON IT
Thompson (Hamburgo (Alemanha)): É triste, mostra o quanto desorganizado encontra-se o País. O meus sentimentos aos vítímas desta catastrofe.
Revolution08 : Remodelações deste governo são mesmo assim, é so pra o inlges ver e meter o dinheiro no bolso. É triste assistir muita gente a perder a vida por causa dessacorja de governates corruptos e incompetetente. O que falta nesse governo é politica de manunentação em todos os sentidos. isso vai acontecer mais se não se tomarem medidas eficazes pra salvaguardar outros edificios e as recentos obras edificadas pelos chineses,brasileiros e portugueses. Enfim tanta incompetencia. meus sentimentos aos lesados e familiares das vitimas. Angola diz basta
Anónimo (Inglaterra): Podera eles propios n acreditam nos nossos ENGENHEIROS, PREFEREM assinar contractos c CHINESES, sera q os CHINOCAS n deram conta q havia a possibilidade de um desabamento?
LEA deve realizar inspecções periódicas (nos edifícios para evitar desabamentos): O Laboratório de Engenharia de Angola (LEA) devia realizar inspecções periódicas em todos os edifícios com baixos índices de conservação (manutenção) para se evitar o desabamento dos mesmos, como o que ocorreu esta madrugada, em Luanda, com o edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), defendeu o engenheiro civil João Neto. “O Laboratório de Engenharia, por ser o responsável por esta área (conservação e degradação) devia fazer inspecções periódicas aos outros edifícios com o mesmo tempo de existência (mais de 30 anos) e com baixo nível de conservação, no sentido de se evitar danos”, aconselhou o especialista. Em declarações à Angop, o engenheiro considerou que uma das causas do “colapso prematuro” do edifício da DNIC poderia ser o facto do mesmo não ter beneficiado de manutenção preventiva na sua parte estrutural (pilares, vigas e fundações). Segundo o também professor universitário, muitos edifícios da cidade de Luanda encontram-se nessas condições, sobretudo aqueles construídos no tempo colonial. Acrescenta que deve-se realizar inspecções periódicas para se aferir se os mesmos podem ser reabilitados, para tornar o prédio seguro, ou no limite destruí-lo na totalidade, para não terem o destino que teve o prédio da DINC. Explicou que, geralmente, os edifícios são projectados para um período de vida útil de 50 anos, mas em função do seu uso, nos primeiros 20 anos, devem beneficiar de inspecção e reabilitação profunda. Porém, acrescenta que com um intervalo de 10 anos deve-se fazer o controlo do estado de degradação dos edifícios. Para o efeito, disse, basta apenas fazer cumprir o que está regulamentado. De acordo com João Neto, que frequentou a sede da DNIC nos últimos tempos, o edifício já apresentava fissuras, o que era prenúncio de sobrecarga. O especialista referiu que poderá se dar o caso de o edifício de sete pisos não ter sido, eventualmente, preparado para o tipo de serviço que lá estava a ser feito. No caso do prédio da DNIC, como já apresentava fissuras internas nas paredes, acrescentou, o edifício devia contar com diagnostico de um especialista no sentido de se aferir a gravidade do problema. O edifício sede da DNIC beneficiou de obras reabilitação em 2007 na parte do revestimento e janelas.
O Senhor ( ABC ),nao tem cabeca ..!!!!..... (Voce esteve em Angola,e todo e tudo,encontras la.!): O ABC,deveria ter no minimo a Cabeca,antes de chegares aqui e escreveres o Bacalhau assado ou a Feijada..!..os Portugueses foram e viveram ou viviam em Angola com todo e tudo que Angola tem no seu Solo;a Angola nao foi Construida com o Bacalha ou Feijada Portuguesa..!..emboramente,hoje passamos mal;tu como Portugues nao tem nada de vires aqui com a lata.!.Sera que a Angola foi construida com o Vinho do Porto.!.?.epa,desmoronou-se,o Predio,e voce como Portugues cala,e nao tens nenhum direito de vir aqui criticar ou escreveres o assunto que nao te tem nenhum direito.
Nuno (Luanda): Aí do meu primo que deveria ter um mandato de soltura que esperavamos a proxima semana,assim já nâo se sabe,que será das papeladas e dos computadores que estâo enterrados nos escombros e se os discos duros se vâo registir da queda.Como terâo mais outros dados dos que antes ou depois foram condenados sobre as suas setencas.Coitados vâo morrer e apoderecer nas cadeias por causa da irresponsabilidades dos fideis do mpla.Gostaria que oDG e o seu adjunto nâo escapasse.
Anónimo (Inglaterra): Espero q recuperem os processos todos e q nao me venham ca dizer q os mesmos sumiram q nao ha copia dos tais processos q isto e inadimissivel p uma entidade governamental
Nao interessa (nao interessa@hotmail.com): Hello leitores!Porque sera esta tragedia ,falta de manutençao oh men o que e isso
krispim (russia): hahaha, so mesmo em angola! gastamos dinheiro com os chinese e perdemos vida angolanas. nosso pais ta mal.....
Anónimo (Portugal): isto è uma vergonha, em plena as eleicoes? Isto tudo k aconteceu è uma combina do governo xtavao fartos de aturar os presos, kerem apostar k nenhum dos directores xtava la na hora do desabamento! E vao nos esconder tudo cmo sempre o fizerao.e nos so vams aceitar pk o JES è k manda no paìs a + d 30 anos.os proximos serao o dA Cuca, telecom,.kem viver verà.
Anonimo (Lisboa): É uma tristeza esse pais, mete vergonha... roubar é que esta a dar, desde os governantes aos proprios bandidos ( alias no fundo são todos cambadas de bandidos pahh), aonde é que ja se viu um predio com essa importancia "desabar"? isso so visto contando ninguém acredita... é demais, eu axo mesmo que queriam encobrir qualquer coisa ai, e não fizeram as devidas obras de restauração... isso é o inicio do fim...
Eu nao vejo nada de tanta boca.!. (Quem vive na Europa saibe muito o tal iqual.!.): Epa,e azar mas nao vamos aqui fazer tanta boca como agente nao sabemos,e nunca ouvimos o fenomeno tal iqual nos Paises com mais e melhor qualidade da Vida,isto e desenvolvidos.!.America,Europa e tantos mais por ali,existe e tem se desmoronado ou desmoronando Predios,e com qualidades.!.como ja o disse;e azar e lamentavel,mas nao devemos so chegar aqui,e como e de abito,com as palavras que nem tem nenhum cabimento do que aconteceu.
ABC (Estou mesmo feliz): Ate que enfim comeca a ser feita justica. Todos os edificios de angola foram ROUBADOS aos seus legitimos donos que perderam anos das suas vidas a trabalhar PARA NADA! Ja que so fomos para angola ha mais de 40 anos perder tempo e dinheiro, e ja que nunca mais os vamos recuperar, nada mais justo do que ver todo esse patrimonio ruir. Espero que seja so o comeco. Espero que a partir de hoje haja noticias destas todos os dias. Esse pais so vai ser verdadeiramente vosso a partir do dia que todo o patrimonio colonial for substituido pelos edificios feitos pelos cubanos e chineses. So existe uma coisa que voces podem fazer por esse desgracado pais... esta mais que visto que o problema de angola vem do povo miseravel que ai habita. Ha 33 anos angola era o terceiro pais mais desenvolvido de africa e agora e provavelmente o terceiro pais mais pobre do mundo. O mesmo aconteceu aos outros paises de africa que foram deixados pelos europeus. Basta ver actualmente o zimbabue. African culture sucks. A verdade e esta: nao existe nada mais primitivo que a cultura africana. Esse continente quando foi conquistado pela europa estava 200 anos atras. Hoje esta 400 anos atras do resto do mundo. Se existe racismo no mundo, a culpa e principalmente vossa, porque nao conseguem fazer nada de jeito a nao ser destruir.
Kumbelanga (Kumbelanga@hotmail.com): Angolanos, agora e que se ve a grandesa daquele que e Incomparravel Quue e o Deus nao ha fumo sem o fogo, meus irmaos esse e nevocismo do DEus pq ha muita injustica no nosso pais. a biblia diz o seg: o salario do Pecado e a Morte. se ha muitos edificios podres na baixa de Luanda pq esse event nao o caus danos? os proprio membros da investigacao crimanal nao estao a W com a regra esses sao as consequencias (corruptos em Dollares). Obrigado (lubele Irlandes)
Atanasio (T.O): So se fala de sobreviventes...nada se diz arrespeito das vitimas mortais...Os informantes (fontes de noticias) nem sequer conseguem estimar o numero de pessoas que se encontravam no edificio na altura do desastre... Os governates ja especulam, (sem mesom antes investigarem o ocorrido), que nao houve factores externos que causaram o desabamento do edificio ...Nao se diz que tipo de servicos de manuntencao tera sido feito, e, quem e' que se encarregou dos referidos servicos de manuntencao.... Ha' muita incompetencia da parte de alguns governantes que nem sequer sabem se pronunciar ou comentar arrespeito de um evento or topico.
dezenas de bombas : Foram implantados detonadores nos principais pilares do edificio. Caso foi bem planeado, MISSAO CUMPRIDA
c v : é triste , temo mais pela vidas das pessoas que se encontravam no edificio,como podem deixar que um edificio onde alberga tanta imfomaçao sobre a criminologia em Angola chegasse a esse ponto de desabar, isso so mostra a falta de desrepeito a vida humana,a falta de condiçoes de trabalho e sobretudo a falta de atençao a quem de direito á quem de direito, nao se justifica que um edificio por sinal construido em lencois de agua com graves problemas de infiltraçao, nao seja reparado de tempos em tempos, vao por mim povo amante do desporto e nao so, cuidado que daqui a pouco sera a cidade desportiva porque tb esta construida sobre um lenço de agua.voltando a DNIC isso que sirva de liçao, têm que arcar com as responsabilidades e acatem o conselho dos maisnovos coloquem a D.N.I.C sob direçao do ministerio da jusitiça , porque se por lado foi a encanaçao por outro sao so segredos e as injustiças que aquelas paredes albergavam que derrubaram aquela estrutura que todos pensavam nunca cair
c v : é triste , temo mais pela vidas das pessoas que se encontravam no edificio,como podem deixar que um edificio onde alberga tanta imfomaçao sobre a criminologia em Angola chegasse a esse ponto de desabar, isso so mostra a falta de desrepeito a vida humana,a falta de condiçoes de trabalho e sobretudo a falta de atençao a quem de direito á quem de direito, nao se justifica que um edificio por sinal construido em lencois de agua com graves problemas de infiltraçao, nao seja reparado de tempos em tempos, vao por mim povo amante do desporto e nao so, cuidado que daqui a pouco sera a cidade desportiva porque tb esta construida sobre um lenço de agua.voltando a DNIC isso que sirva de liçao, têm que arcar com as responsabilidades e acatem o conselho dos maisnovos coloquem a D.N.I.C sob direçao do ministerio da jusitiça , porque se por lado foi a encanaçao por outro sao so segredos e as injustiças que aquelas paredes albergavam que derrubaram aquela estrutura que todos pensavam nunca cair
DNIC (LUANDA): Caros compatriotas, neste momento devemos estar todos unidos e reletir a situação que ocorreu, porque é deveras grave. Agora há aqui neste este, elementos que utilizam para brincadeiras, querendo lançar os seus jactos de raiva contra o Governo e nada mais. Isto é um facto real, esu estou em Luanda e estou a acompanhar a situação desde as primeiras horas do dia. Se vcs que estão fora do País têm esta visão do País, estamos paiados. Por isto é que dizem que os Africanos nunca se entendem e nunca se entenderão, devido aos pensamentos caducos de muitos. Tenho dito. E sejem mais maduros e responsaveis.
Anónimo (Africa do sul): Por onde anda o nosso dinheiro? Quantas presoes existem em luanda? Pk p todo o mundo so existe o bentiaba, cumarca e a denik k no qual ja nao existe! Todo os membros do governo merecem sair, e entrar so jovens! Governantes irao xorar nestas eleicoes.xega d roubar
Amante da Verdade (Haverá mais Quedas de Imóveis e Seres Humanos): Apesar do momento de tristeza e luto,a ironia faz parte da vida,e por isso vou ironizando: A Queda desse importante Edíficio para o regime ditador de JES,torna-se num Símbolo marcante para o INÍCIO da QUEDA do próprio Regime dentro em breve!É pena que essa calamidade tenha dezimado a vida de inocentes cidadäos,e por isso estamos todos em LUTO!Se a causa do desabamento näo se deve à máfia ou ao terrorismo(o governo do Mpla está envolvido numa série de actos mafiosos),entäo a culpa só pode ser da própria burrice desse governo,que nunca soube de que é preciso sanear ou executar trabalhos de manuntencäo permanente aos edifícios deixados pelo colonialismo!Á maioria das infra-estructuras angolanas estäo caducas,tal como o próprio governo,e por essa razäo,todos teräo a mesma sorte que é a QUEDA TOTAL!
Manuel (l.manuel@hotmail.de): Senhores e Senhoras,e bastante triste que no casa do predio deabado em Luanda;Gostaria comentar sobre uns pontos que por ventura no futuro seram uteis para prevensao destas desastres.Isto o governoo deve prever muito antes as manutencoes dos predios mais elevados e assim o tempo das suas repracoes.Se ja vertia aguas significa o predio ja atingiu a etapa perigosa de desabar e este e so um dos principios.Seria melhor criar uma equipage de envestigacao sob duracao de existencia dos predios dentro da Capital. Tambem existem outros edificios neste estado e esperam ser verificados.
Alexandre (Johannesburg): meus caros compatriotas, nao me levem a mal mas nao se efectuam "manutencoes" a imoveis, o certo e' dizer-se 'Obras de Restauracao'. Agora, entrando no assunto, e' muito triste o que aconteceu, gracas a Deus, nao ha mortos ate ao momento e espero que seja este o cenario apos a conclusao da remocao dos escombros. Ha gente a apontar p a possibilidade de ataques bombistas, nada disso, nunca se deve criar um clima alarmante, nos ja temos inumeros problemas dentro da nossa sociedade, fazer-se isso, ou seja, criar-se um clima de terror sem que nada tenha sido apurado concretamente nao nos ajudara em nada. As autoridades competentes devem investigar sem medo e fazerem um 'press-release' que nao esteja de maneira alguma adulterado. As minha suspeitas vao p o erro humano, i.e negligencia das autoridades competentes. Parem de culpabilizar o PR, e' so isso que se faz, 'day in and day out', arranjem-se solucoes... Obrigado (um puto de 26 anos de idade)
aquele q gosta (todo lado): hahahahahahahahahaha tanta investigaçao q ate esquecerao de fazer "investigaçao" sobre o estado das infra-estruturas hahahahaha olha e ja agora ...aproveito para começarem a fazer "investigaçoes" sobre os predios e meter um "esquadrao de construçao em acçao" hahahahahahahahaha
PREDIO DA CUCA / JÚLIO (juliomuangodeutsch@msn.com): Rectifico o e-mail é juliomuangodeutsch@msn.com
Nsuca Nsanda : Lembro de uma notícia do ANGOLENSE (2007) que dizia relativamente a este prédio: NOVO POR FORA E VELHO POR DENTRO
PREDIO DA CUCA ( parte da minha infância) / JÚLIO (juliomuangodeutach@msn.com): Também tem que ver já a situaçâo do prédio da cuca no kinaxixi. Aproveito para saudar velhos amigos que viveram neste prédio( nos anos 80 ) Zé, telinha, chinda, joâo, paula, angela, rosa mavunza...,kota Jordâo (que vivia no sexto andar , que trabalhava na ex defa) .Aqui é o Júlio que vivia no 2° andar, apt 216. Será um prazer reencontrar esses velhos amigos ou vizinhos. JÚLIO / DORTMUND
Manuel (manuel.mac.osso@hotmail.com): Como é possível um edifício de tamanho altura, importancia para a sociedade pode acontecer uma tragedia de tamanho desgraça, o que será que esta na base do desabamento? Como é possível que um País que esta nas vesperas das eleições aconteçe situações desse tipo? aí a coisa.porque esse, e não outros como o antigo mercado do Kinaxixi.
palanhé : o pior de tudo é que muitos outros predios vao desabar em luanda para nao dizer em Angola inteira.desde 75 que n há manutenção nestes edificios...que estado,que governação,palanhé
Nsuca Nsanda : ANGOLA ESTÁ A RENASCER. Abram bem os vossos olhos!
Aukaieda (Porto): fui eu aukaieda é um atentado
Avelino (Argélia) (costaneto@hotmail.fr): Caros irmãos angolanos, não entremos em pânico porque este não é motivo para tal, sabemos todos que é uma situação lamentável mas devemos nos perguntar primeiro qual o motivo do caso? Ou seja antes de tirarmos conclusões erradas temos primeiro de saber as causas do incidente. Diz-se que um dos factores pode ser um vazamento de água, mas uma empresa nacional de Investigação criminal desabar por um vazamento de água, ou falta de manutenção? Por favor; estamos no séc. XXI e cá eu acho que estas não são desculpas suficientes para encobrir o caso. Ouve-se também que o incidente começou a dar sinais por volta da uma da manhã, mas ninguém apelou aos bombeiros para evacuar o pessoal? O edifício desabou as quatro e só foram socorridos as 6 da manhã, isto é lamentável! É uma vergonha! Como diz o Teodoro a responsabilidade é do Órgão responsável pela segurança no pais.
onde anda o poeta? (DOG MURRAS): é maius uma das varias caras da minha angoleee, da tua angoleee,da nossa angoleeee mbolokyaya.as bocas sujas dizem q o poeta genial DOG MURRAS estaria preso na DNIC.sera verdade????alguém desconfirma????
Adao Ninguem (London): Isto e mafia e nada mas.
petroleiro (petrolandia): Que vergonha! O predio de investigação criminal cair? Falta de manutenção! Que governo e’ este que nem consegue manter o que o colono deixou. Em qualquer parte do mundo a manutencao e’ planeada e constantemente executada. Predios e seus systemas de esgotos, electricos, comunicacoes..etc devem ser periodica e sistematicamente planeados e executados! Sera’ que o colono tambem levou a manutencao. O presidente da Republica deve constantemente pedir seus ministros para planearem a manutencao e exigir a execucao de obras de manutencao do patrimonio estatal. Deveria ser crime punivel a nao execução de obras de manutencao. Deveria se crime punivel o desvio do erario publico em beneficio de poucos. Deveria ser crime punivel o desvio de massivas somas de receitas de petroleo e diamantes. Deveria ser crime punivel dirigentes do governo desfalcarem a tesouraria dos seus paises. Os baroes da droga sao criminosos tais como os baroes dos excrementos do diabo que e’ o petroleo. O petroleo em Angola criou ganancia do enriquecimento facil e por conseguinte a insensibilidade dos governantes perante o sofrimento do povo. Roubo tornou-se a palavra de ordem! 30% do GDP em desviado pelos dirigentes da nacao.
Rafael Martins Manuell (Luanda): Convinha que o Estado reflectisse o mais urgente sobre o assunto... Eh altura tambem de revermos a situacao de alguns edificios que andam ali a volta da mesa area tais como os Edificios de construccao Cubana na Avenida Brasil, O edificio da Angola Telecom e outros...
Reis (Luanda): Com este acontecimenmento devo aconselhar os donos da republica a terem mais cuidado porque pela proxima sera um dos avioes da taag a bater num outro edificio
mwangole : O que eu pergunto é: Quantos edificios não vão pelo mesmo caminho? Será que sabemos o que é MANUTENÇÃO?? Será que não somos culpados de não preservar o patrimonio que ficámos dos tugas? Somos uma vergonha...
lisboa / careca (domlisbe@yahoo.com): isto ja deviria acontecer estes prédios são muito antigo, tem que ver já esta situação ha ainda muitos por ai quase a fim.
consciencia : 1 - a culpa? dos governantes em particular e angolanos em geral porque nunca se preocuparam em fazer a manutenção devida aos edificios que foram OFERECIDOS pelos tugas, pois nunca souberam o que custa fazer uma casa quanto mais a sua manutenção, estraga-se e deixa-se estar e depois acontece disto. Outras vezes pensa-se em alterar a estrutura dos edificios porque acham que as vigas ou pilares não estão ali a fazer nada, que foi burrice dos tugas e toca a tirar e depois olhem, é isto. 2 - O que resta fazer? em primeiro lugar tratar dos vivos, chorar os mortos e tomar medidas para conservação dos edificios, sejam os governantes nos edificios publicos, sejam os particulares nos "seus" imoveis. Paz ás almas que se perderam
N'sangulukeno (A Fernanda Tuga): O ex predio da DNIC ficava localizado na rua senado da camara junto a Cidadela desportiva no Municipio do Rangel.
clander (fora do mundo): Isto é o resultado de tapar o sol com a peneira, o edificio da DNIC nao foi reablitado mas sim pintado pois se tivesse sido reablitado o sucedido teria-se adivinhado, como o edifico da DNIC estao muitos predios em Angola datados desde os anos 50 por isso muito cuidado com os edificios. Meus sentimentos de dor e tristeza para todas familias enlutadas.
ESCURINHO (LUANDA): O PAIS ESTA TODO ASSIM VAI CAIR TUDO , SO FALTA O PODER TB CAIR ASSIM. OLHA SORTE MINHA QUE ESTAVA LA CHEIO DE ESTRILHO
Nsuca Nsanda : Fiquemos descansados. Os CUBANOS vão garantir a segurança nacional! Não os custa nada, já o fizeram em Maio de 77
N'sangulukeno (Polo Norte): E logico que um desbamento desta natureza tera ou nao ceifado vidas humanas, e todo o indicador deve ser a pontado aos niveis de governacao em vigor no pais. O propio Chefe de estado deveria ser convidado estar no local da tragedia e constatar em loco a situacao dramatica...
Nsuca Nsanda : Fiquemos descansados. Os CUBANOS vão garantir a segurança nacional! Não os custa nada, já o fizeram em Maio de 77
Nsuca Nsanda : Fiquemos descansados. Os CUBANOS vão garantir a segurança nacional! Não os custa nada, já o fizeram em Maio de 77
Anónimo (lisboa!): Onde fica situado o predio? Tenho familiare na rua aires de menezes nº77 maianga Luanda ! Por favor respondam! O meu email : fernandasimao@sapo.pt
Brasileiro Consternado (Luanda): Nosso mais sinceros Sentimentos de luto as familias que perderam entes e amigos nessa tragedia.
celio : olha nao acho certo q bandidos andem a solta tens toda razao.mas tambem nao acho certo q bandidos sentem na governacao do pais ,este é o tipo de governo q vai governar os seus males estao sendo expostos.
Alcides (alcicarvalho01@hotmail.com): é difícil acreditar que se estejaa passar por isso, logo em pleno ano das eleições, mas não vamos ficar agora no apontar de dedos, temos mais é de pôr mãos à obras e previnir situações futuras
Sangulukeno (Polo Norte): Isto que acaba de acontecer e mesmo um grande dikulo!!! Tudo para ver ate a onde chegao os nossos niveis de governacao...Entao ao nossos homemns da DNIC pelo menos agora terao uma causa justa para investigar sem ter necidade de receberem qualquer tipo de gasosa
ha mortes sim!!! : acabei d saber...tem muitos mortos dentro do edificio...pessoas que tinham sido detidas e pessoas que foram detidas ainda na mesma madrugada por falta de documentação de condução e outras coisas mais... esta informação foi fornecida por um elemento que trabalha na DNIC. Procurem os vossos familiares. assegurem-se da sua saude, depois sentem-se e continuem a acompanhar...porque por + que falemos nao vai adiantar em nada (ja sabem cm é angola). Cada um por si e Deus para todos!
titi luvualu (paris): Caros compatriotas, por favor nâo devemos comentar asneiras numa situaçâo desta natureza,pensemos nas familias ou vitimas deste desastre.De memoria aquela aerea da cidadela foi cacimba, a terra esta cheio de agua, ali se cavar 3 metros jà sai agua, pode ser um de factor" sine qua none" que culminou a esta situaçâo, esperemos os resultados dos inqueritos, coragem ao povo angolano...
Anónimo (Casa): Por tanto isto n é o unico haverao mais edificios que irao ruir mas tmb a o problema dos criminosos em fuga
Anónimo : Caros compatriotas angolanos, finalmente, chegamos a uma realidade que devemos todos parar e pensar seriamente na vida do nosso pais. Sim. O edificio começou a manifestar sinais de desabamento desde a 1h e os agentes em serviço tinham conhecimento disso, pelo que se diz, sera que nao podiam tomar precauçoes para a evacuaçao dos reclusos para um outro lugar mais seguro? O edificio foi recentemente reabilitado pelos caros chineses, foram gastos dinheiros, sera que eles nao tinham dado conta de que o mesmo estava em perigo por causa das tais infiltraçoes das aguas? E agora! Dinheiro gasto em vao e vidas em situaçao de perigo. Caros governantes, por favor, pense na vida da nossa Angola, sao situaçoes que deviam ser evitadas, pois, todos sabemos. Coloquemos acima de tudo o sentido patriotico, Angola é de todos nos e todos queremos ver esta terra a ser mesmo nossa. Pensemos bem neste facto, que o governo aprenda esta liçao. Nao vou fazer acusaçoes a ninguem, mas é mesmo chegado o momento de lutar por esta nossa Angola. Chega de tanta vergonha. Vamos mostrar ao mundo que a nossa riqueza serve para desenvolver a nossa casa, os estrangeiros riem-se de nos e eles descansam docemente na bonança do nosso petroleo, diamantes, etc. Cuidado com estes caros chineses, mesmo que eles nao sejam culpados pela qualidade das obras que apresentam, porque falta a nossa fiscalizaçao. Angola é nossa e eles um dia regressarao e deixarao os problemas para nos. Governo angolano, seja mais sensivel a realidade social do teu povo. Este povo precisa de viver bem e com dignidade. Unidos, vamos respeitar as opinioes de cada um, na construçao da nossa mae angola, nas maos dos angolanos serios e que sejam orgulhosos pela terra onde nasceram e nao como muitos que sentem vergonha de serem angolanos e que aceitam a nacionalidade porque roubam.
Alexandre (Johannesburg): meus caros compatriotas, nao me levem a mal mas nao se efectuam "manutencoes" a imoveis, o certo e' dizer-se 'Obras de Restauracao'. Agora, entrando no assunto, e' muito triste o que aconteceu, gracas a Deus, nao ha mortos ate ao momento e espero que seja este o cenario apos a conclusao da remocao dos escombros. Ha gente a apontar p a possibilidade de ataques bombistas, nada disso, nunca se deve criar um clima alarmante, nos ja temos inumeros problemas dentro da nossa sociedade, fazer-se isso, ou seja, criar-se um clima de terror sem que nada tenha sido apurado concretamente nao nos ajudara em nada. As autoridades competentes devem investigar sem medo e fazerem um 'press-release' que nao esteja de maneira alguma adulterado. As minha suspeitas vao p o erro humano, i.e negligencia das autoridades competentes. Parem de culpabilizar o PR, e' so isso que se faz, 'day in and day out', arranjem-se solucoes... Obrigado (um puto de 26 anos de idade)
Realista : Quem devia ter ruído era o tribunal Criminal, está cheio de corruptos que não julgam devidamente e atrasam ilicitamente os processos, parecendo que trabalaham para os criminosos! Mas as famílias que ponham acções judiciais para serem indemnizadas pelos danos, terá de haver responsáveis, só se mais uma vez houver corrupção nos juízes e funcionários judiciais.
Anónimo : camarada MANUEL PEDRO PACAVIRA è o culpado, porque è feiticeiro
Anónimo : É pena muitos dos bandidos, corruptos e desgovernates não estarem dentro do prédio! Isso é sinal de desgovernação e incompetência, quando se deixa um prédio ruir assim! Algo está mal em Angola!
Amante da Verdade (Aos Familiares das Vítimas e aos Sobreviventes:): Recorram ao Tribunal e acusem o governo angolano!Exijam indemnizacöes pela morte dos vossos entequeridos,e pelos danos físicos,e psiquico-traumáticos causados através do sucedido!
falso : e de forma triste e lamentavel que ouvi essa noticia sobre um predio da dnic agora e preciso se apurar responsabilidades se o mesmo edificio sofreu remodelaçoes o ano passado como e possivel q a equipa que fez tal acto nao tenha supervisionado as extruturas do mesmo,ou entao como sempre chamaram uma construtora de segunda para poupar dinheiro e como se sabe o barato muitas vezes sai caro.so estou preocupado com as vitima sde tal incidente espero que nao tenhamos muitas para bem do nosso povo
Cesar diogo (cesar@yahoo.com.27): É de lamentar o sucedido no edifico de ivestigaçao criminal de luanda, nao pelo edificio mas sim pelos os reclusos que viveram momentos de afliçao e estiveram a beira da morte, pelo outro lado isto vem provar que as obras que o edificio teve foi de mao barata e que puseram os valores nos seus bolços e que sirva de liçao para o ministerio das obras publicas para terem mais atençao nas obras que se tem feito na nossa cidade e que apartir de hoje tomem a peito o predio do famoso baleizão.
ghhg (ghghgggggggggg): E deixaram os presos la dentro né?
João (Portugal): A minha solidariedade com as vítimas inocente e o povo irmão angolano. Primeiro salvar as pessoas e dar assistência. A seguir há que ter o cuidaddo de actuar devidamente porque é uma instituição fundamental e há informações importantes e processos crimes em causa que se escontram espalhados, depoisapurar responsabilidades e tirar lições para evitar casos semelhantes.
Anónimo : o camarada embaixador MANUEL PEDRO PACAVIRA devia estar dentro do edificio paera desabar tambem, ao invès de estar em Roma a fazer confusao.
Dedo na ferida (Algures): Meus compatriotas, recorden-se: as desgraças, nunca vêm sós..." há sinais, de uma alta degradaçäo física, espiritual moral no nosso país...recordan-se daquele pastor que disse: há muita podridäo em Angola...muita corrupçäo...???" Manos, compatriotas, as coisas näo vao bem no país...é o sistema que começa a dar sinais de putrefaçäo...näo consegue já endereitar o rumo....está podre...num país onde näo se responsabiliza ninguém pelas maiores desgraças....só se pode esperar coisas destas...tem que haver no mínimo, alguma atitude autocr´tica para dizer:näo percebemos o suficiente os avisos...nao tivemos tempo, porque já estávamos a actuar...algo, que nos diga que pelo menos há controlo da situaçäo...mas aquí, parece que nao há o controlo da situaçäo...ou ninguém quer assumir, porque as constantes "desautorizaçöes por ordens superiores", criaram esta cultura de actuar...recorden-se meus irmäos:"as desgraças, nunca vêm sós"...!pleo desabamento de edifícios noutras partes do mundo,sempre alguém assume alguma responsabilidade...nem que seja o director provncialpara insoecçäo...que em Angola nem deve haver...no acidente do catrina, alguém assumiu a respectiva responsabilidade...mesmo no caso de catástrofes naturais estremas, quando acontecem desgraças, se investiga se se tomaram as correctas medidas...e assím, um largo etc...mas em Angola, näo acontece nunca nada!
Anónimo : o camarada pacavira tinha de estar dentro do predio, ao inves de estar em Roma
Amante da Verdade (Qual é entäo a causa dessa desgraca?): 1-O próprio governo é culpado da queda do edifício,porque devido da sua incompetência e burrice,nunca se preocupou em tratar dos vários edifícios existentes em Angola,nigligenciando-se das devidas medidas saneativas de reconstruccäo!2-Ou entäo será que trata-se dum acto de sabotagem,cujos autores,possam ser(especulando)gente ligada ao terrorismo?Isso seria eventualmente possível,porque o governo gasosseiro deixa infiltrar muitos imigrantes fanáticos do extremismo e da máfia diversa no nosso território nacional!Ou será que os autores säo eventualmente agentes descontentes da própria Investigacäo Criminal?!Näo väo agora dizer que o Savimbi lancou uma bomba ao edifício a partir do espaco cósmico! 3-Porém,o Desleixo do governo através das entidades competentes,é sem dúvidas culpado pela morte das vítimas,que muito bem poderiam ser evacuadas a tempo,salvando-as do inferno que há muito estava à vista!
Engenheiro : É preciso que as autoridades não permitam obras perigosas, para além de acrescentar andares ao prédio depois de construído, deitar paredes abaixo, abrir novas salas, fazer grandes buracos ao lado para novos predios, tudo isso pode provocar o desabamento dos edifícios. Eles costumam dar sinal, como rachas, ruídos, desníveis-uma pequena esfera que rola facilmete no chão, quer dizer que o prédio está desiquilibrado. Os moradores devem denunciar às administrações municipais essas obras perigosas, é uma infracção administrativa!
luis dos santos (dragon-61-luis@hotmail.com): remover os escombros, socorrer os sobreviventes e recuperar documentos confidenciais espalhados nos escombros, sao tarefas imediatas das autoridades. posteriormente criar uma comissao de inquerito para averiguar as origens do desabamento do edificio e assim chamar a responsabilidade a quem de direito. Desejo, aqui, sinceramente apresentar votos de coragem aos meus irmaos angolanos que, eventualmente, tenham sofrido com esse desabamento. Ao governo angolano desejo empenho e solidariedade, neste momento duro e dificil para com os seus filhos. Votos sinceros do vosso irmao Luis dos Santos, residente no Reino Unido,Inglaterra, Oficial de Reserva do antigo exercito angolano(FAPLA)
Anónimo : a culpa é dos portugueses. Se eles não fossem lá , só havia cubatas. Mesmo que desabassem....não havia maka.
Anónimo : ehehehehe....adorei o comentário do caracoles. Só mostra que alguns angolanos são buros, pá ! Depois vão pensar que os bumbos são todos buros ...tás a ver
João : Um dos problemas de Luanda é que há moradores que constroem ilicitamente, por cima do terraço do seu andar, mais um ou dois andares, apropriando-se do espaço que é de todos e pondo todos os outros moradores em risco, porque a estrutura foi calculada para só suportar o esforço da construção prevista! Isso verifica-se em prédios com alguma qualidade, construídos antes da independência, um exemplo é na Vila Alice junto à Escola Industrial. As autoridades, governo e administrações municipais e comunais também têm responsabilidades, poruque não fiscalizam e não fazem cumprir a Lei.
maumizol (luanda): sinceramente e inacreditavel,sera q num meio de trabalho n nota-se certas coisas?ou e praga de deus.tmbm a certas pssoas q trabalham ai fzem mto mal a mtos inocentes...agora e lutar pra reconstruir o pais e nosso
Cleto (Lisboa): Cenas Da Banda....
mwana-lunda (norwega): q raio de governo e este o de angola? que ao em vez de de construir se limta apenas a importar os chineses pra tentar reablitar aquilo q o colono deixou. isto e a prova de uma vez q a angola nunca foi e nunca sera governada pelo competentes. assim depois nos dizem q a desenvolvimento economico sim e nunca social. porq atras dos hoteis encontra-se ainda casas de lata. ate quando ate quando diremos q ser angolano e mutivo de orgulho e causa numero 1 do estado e triste tem q votar todos q estais ai em angola pra q haja mudanca neste pais, ja q violaram o diereito da diaspor votar abaixo a encompetencia.
Voz do cabinda (vozdecabinda@yahoo.com): a razao d'uma governacao caduca,e,duma cidade velha.
morenucha (holanda): Os tuga deixaram a bues estes predios,agora estao cair entao querem fazer predios novos, para o povo pagar no aptamento em um milhao de dolares, 5o mil dolares , ja nao se fala em moeda da Angola tudo agora e dolar, agora tao ver ne dau mais antesao a estes predios antigos porqui eles vao cair todos o Deus ja ta a dar uma chamada de perigo, estes predios novos qui tao a fazer deviam dar nas pessoas dos predios Antgos, e estes predios Antigos tenhe qui ser destruido eles dizem qui pesam no povo!
Voz de Londres : Espero que esta infelicidade sirva como um alerta para os outros predios que correm o mesmo risco. Mas contudo vamos dar gracas a Deus pelos sobreviventes e orar para os que ainda nao foram encontrados. Que a misericordia do Senhor venha sobre Angola!
Amante da Verdade (O Governo é de Burros!PROVA: A Burrice MATA): Sinto-me enlutado!Infinitas Condolências!Vamos agora aos factos:1°-Näo se trata de um edifício qualquer,é o objecto das autoridades de Investigacäo Criminal, logo,é um dos edifícios que deveria merecer permanentes cuidados especiais!2°-O prédio foi deixado pelos colonos,mas a par de centenas de outros edifícios,o governo nunca se preocupou em sanear as diversas infra-estructuras deixadas pelo colono!3°-Temos um governo que já está desde há quase 33 anos no Poder!Luanda nunca foi afectada directamente pela guerra,mas está banhada de miséria!4°-JES é Pr desde há quase 29 anos,porém só nomea ministros e governadores incompetentes,o que leva a concluir,que ele próprio é tal e qual incompetente!Esse Pr nunca se interessou do ou pelo estado degradante da capital.5°-Desde que ascendeu ao Poder à forca em 1975,o governo do Mpla vem-se nigligenciando dos seus deveres(resolver os problemas do povo,cuidar bem daquilo que já temos e criar aquilo que nos falta)!Mas as casas deixadas pelos colonos convertem-se paulatinamente em estados de ruínas;ruas amontoadas de lixo;estado de saúde e habitacäo precários!Nada,nadinha se faz para sanearem e protegerem aquilo que o colono deixou!6°-Buscam mäo de obra chinesa que só efectua obras de péssima qualidade!Zédu e a sua clique deixam o povo angolano sem água,luz,e sem o mínimo de assistência médica e habitacäo!7°-O JES e a sua equipa de servidores incompetentes e traidores enriquecem-se à custa do herário estatal!Eles apoderam-se dos bens públicos e interditam os cidadäos da sua liberdade de expressäo!8°-A Corrupcäo e a intransparência governamentais sempre a crescerem!Morrem mais criancas num só dia em Angola,que em toda a europa(junta)num ano inteiro!CONCLUSÄO: Onde há um Pr incompetente e ministros amigos da BURRICE,claro que näo se pode esperar doutra coisa,a näo ser a anarquia,miséria e desgraca!Uma dessas desgracas está aí a vista de todo o mundo!A culpa é dos que dirigem o governo,e o chefe desse governo tem um nome:José Eduardo dos Santos!A culpa nr° 1 recai toda nele sem bla bla!
ANGOLANO WUE : ESSA DNIC DE AGORA TEM MUITOS PROBLEMAS ESTA A CAIR ASSIM??? QUE TIPO DE PESSOAS E QUE ESTAO A TRABALHAR LA QUE NAO DAO CONTA QUE O EDFICIO ESTA MAL!!! SO QUEREM METER O DINHEIRO NO BOLSO E NEM SI QUER QUEREM ARRANJAR O LOCAL DE TRABALHO. AGORA AGUENTAO CAMBADA DE INCOPETENTIS
por aqui : Este eh mais uma chamada de atencao para as entidades COMPETENTES ( se eh q existe uma neste nosso portentoso pais). Vamos agora analizar a papel desempenhado pelos BOMBEIROS! Esperamos que Vossa Ex-cia Sr Presidente nomeie entao mais uma comissao para averiguar as verdadeiras causas!.....
voz do sul (o sekulo): tambem o edificio inacabado da lagoa do kinaxixi ja parece 1 cartao postal da cidade de luanda , aquilo ate e 1 emblema ! sera que todos os desgovernadores que passarao pela camara de luanda nenhum deles teve quantia exata para demolir aquilo ? isto e falta de atitude e respeito proprio.
Toledo (Antartida): Ora bem, meus compatriotas nao vamos acreditar nestas explicacoes banais, um edificio de Investigacao criminal nao cai em vao, e por que em luanda ha edificios em piores condicoes. so pode ser caisa de pessaos grandes com o interese no desaparecimento de expediente importante existente no tal edificio. Angolanos e hora de unir forcas para investigar este caso e nao temer que se desvendares a verdade seras apado. e a unica maneira de acabar com a tortura que se tem imposto a povo angolano. o preso e humano e tem direitos.
Anónimo (Luanda): Este e a escritura na parede. podem ler no livro de daniel , na biblia.
Anónimo : só públicam o que vôs interesam.sao todos uns ladroes.assim vai o pais.nao liberdade de expressa.é triste
malu garrido : e triste perder irmaos e algo q contribui p os servicos da socidade
alemao (Alemão): Há muitos ignorantes em Angola! Podemos dizer que faltou fiscalização, etc. mas dizer que isto tem haver com mal governação também já é exagero pá! Este prédio em Luanda não é o unico nem o primeiro a desabar, no mundo inteiro até em países mais desenvolvidos já desabaram predios inclusive no Japão. Faltou determinação na hora de evacuação isso sim, mas mal governação por isso, só mesmo a oposição. estava a ver a cena na televisão, acho que os bombeiros estão a fazer o seu papel, mas era bom se houvesse mais interveção das forças armadas para acudir os cinistrados.
CADE AS PROVAS : Como ficam os processos de crime que estavam a ser investigados?
Anónimo : nao sei qdo vai terminar as nossas desgracas.
Afonso Simão do Nascimento (nascimentoafonso@yahoo.com): Meus Senhores e minhas senhoras, povo de Angola. O edificio que hoje desabou todos nos conhecemos o quanto importante é para a segurança e esclarecimento dos delitos que surgem.Com este desabamento do edificio da DNIC creio que muitos processos ficaram inaproveitados para alem das perdas pecuniarias muitos valores serão afectados pelo tão invasto acontecimento, mas meus Senhores e minhas Senhoras é hora de cada um de nós parar e pensar sobre a cidade de Luanda que de um lado julgo que foi bom e ai ressalto o principio de que (há males que veem por bem) por que teria sido ainda pior se o predio em causa fosse um residencial se calhar estariamos hoje a falar de uma tragedia. Ninguem me contou e nem precisso que me contem a vida dos edificios de Luanda se não mesmo do pais inteiro, que julgo numa visão macroscopica e desarmada estão todos espirados e sem valor economico se penasrmos de que cada edificio tem um tempo de vida útil versos amortização. A guerra acabou mas temos outras guerras e é precisso arregassar as mangas para a construção do verdadeiro Estado de direito e democratico, permitam por favor traser duas simples questões; Como é possivel um edificio que foi remodelado à pouco tempo e parecia luxoso e diga-se de passagem dava gosto de se ver e muito se dizia que estavam a melhorar as condições de trabalho de quem nele trabalha e apenas esqueceram- se o essencial restrurar a base; são o exemplo de muito dinheiro gasto e depois tudo ao lixo: Meus senhores vamos pensar Angola e decidir bem; vamos perder tempo à pensar no que fazer;do que fazer só por fazer em forma de sepulturas caiadas. Lamento mas é tarde e sem fazer nada, Coragem Angola.................
Anónimo (odivelas): penso q grande parte dos comentadores aqui sao batuqueiros. entao desaba um edificio que é importante pra nossa jovem democracia , pra segurança do pais e estao contentes? angolanos? de onde? querem q angola eja uma anarquia? acham certo q bandidos andem avontade? caiam na realidade porq nos paises onde vivem voces cumprem as regras. suiça, holanda ,alemanha etc,etc.
Dyma (Ossidy@hotmail.com): 'De acordo com fontes no local, o edificio com sete andares comecçou a ruir a partir da uma hora da madrugada deste sábado, tendo desabado por volta das 4 horas e 30 minutos' Isso parece brincadeira, tiveram 3:30 pra evacuar as pessoas e mesmo assim o numero de vítima está aonde está... Amigos o nosso pais está a crescer bem mas parece que estamos sem as bases principais...
Zé Ninguém Diáspora ( Diáspora): Bem feito. Mpla nao queria devolver este edifício ao seu dono,a Fnla. Epah agora os presos e os polícias de piquete? Há mortes e desaparecidos? Pena dsa famílias. Muitos prédios de luanda nunca foram inspecionados acabarao desabar. Aonde o Sr. Egino Carneiro dono de tudo?
maninho victoriano (maninhovictoriano@hotmail.com): aiue' angola! dinheiro para jeeps, condominios, ferias, etc para os edificios fala ai DOG MURRAS
Pomba (x2zluis@hotmail.com): Ai! Agora estao a ser derrubados pela agua? Isto e grave, porque voces estao rodeados por aguas... xxx
African brother (Luanda): Casing vc e muito burro. E depois com o teu Ingles todo feio.
Ngwako (Mbanza ma zina): Kiambote kieno, Nkenda ye ntanto, enzango zazi kansi ke diambu ko, nukeba kweno wana ngani bakelemo ketuzolele kwako akanka kebe ta monekako, oyeno ankwa DNIC wana angani numa va vontanga. Nanga muntu nwa vonta ou mu boloko kena, e guitu yandi ba vwanzalakesse e nzweno, nu toma kebakweno zevo e nsango gwato gwazo, nu toma zala kiambote.
Anónimo : O Mpla probiu as noticias do jornal privato que era todas sexta feira comonicado aqui
Vista : Que pena, este nao é unico. ainda a outro por ai a cair, esta na hora de partir muitos predio que se contra nesta situacao, isto é uma vergonha para o pais que se diz esta se construir
Zacarias Mutumbua (Rangel): Eh realmente pena esta fatalidade que deixara tanta familias enlutada.Meus pesa-mes a todos familiares.
Casing (L.A): Aiyo, I`m concerned about what happened i`m so sorry, those freaky guys, anyway keep your head up and DNIC never give it up we gonna catch who did it,One luv for y`all.
Vguilty. Impossivel, sta tudo perdido : Alguem responda estas perguntas por favor. Eles DNIC estão lá mas com muito medo podem contar! tem gente k sta arrependida a bumbar lá...Se a inf, foi k o predio extremesseu horas antes como é k p/ um grupo de investigadores possa ter ficado gente lá dentro? Será k não podiam remover os criminossos e os supostos criminosos. Desvendem esta cena pá!!! Quem bombardeou o predio afinal?Qual o Objectivo? Porque? Com Quem? Quem foi o Mandante? Que tipo de objectos dispositivos foram usados? Como entraram? Com ajuda de? Qtos Homens da DNIC colaboraram? Houve suborno? Qual foi a finalidade? Chamamos a isto Uma tatol queima de arquivo. Sé estas perguntas têm respostas então!!!! Tem haver com as eleições por acaso? Talvez sim/não... Pensem nisto e me digam pk eu quero entender tudo! Afinal há muita historia pra sr contada. Força Angola
ham min (shangai): é triste o que aconteceu! é preciso refletir bem acerca dos outros edificios em estado idéntico,como a maior parte dos edificios do são paulo e outros locais é preciso desaba-los para edificar no mesmo local edificios mais modernos e seguro,tambem o tempo de amortizaçao destes edificios a muito esgotou.mas, ó homens da dnic, tenha mas responsabilidade e não usarem injustamente muito dos vossos procedimentos,porque voces tem sido muito parcias, em não tratarem os casos com equidade,talvez deus estaria farto de muita mentira,desabou este como pode desabar tambem a cidade alta e todo império do vitálicio dos santos(mansó e iluminado)sinto muito por qualquer vitima anónima e pelas perdas dos arquivos da dnic que continha muitos secredos(verdades e mentiras) by by
ISTO É SINAL DE ALGUMA COISA GRAVE (ESTE PREDIO DEVIA SER O ULTIMO A CAIR): ISTO DE INFILTRACAO D'AGUA NAO ESTA A SER EXPLICADO. ISTO ASSUSTA-ME MUITO MESMO, ESTOU SEM PALAVRAS.
bela (luanda): nao acredito a dnic? fala a serio! como pode um edificio de investigacao criminal desabar? isto e mais uma prova que o pais nao vai a frente.
Angolano : Meus amigos podem acreditar, isto não vai dar em nada se eles já são os envestigadores quem mas vai envestigar o caso era abafado este caso amanha já não se fala mas no assunto nem se vai lembrar mas que tristeza.
Independencia mal dada : Ainda vao cair mais predios em Luanda. Receberam os prédios ao colono, subiram, partiram tudo e nunca restauraram os predios em 30 anos.
Mangussutu (Tibeta): que pena, esse meu povo! ja sofrem a fome e agora um edificio por cima deles.
MALAGUETA (london): Isto e uma lastima um pais onde alegadamente os bufos do MPLA ca na Inglaterra dizem (QUE A BANDA ESTA FIXE)eu presumo com o desabamento desta infra-estrutura em Luanda, e um sinal de que este e o prencipio do fim do imperio do Hitler Africano(EDUARDO DOS SANTOS)a sua cupla, e o mais sujo partido de Angola o tal famigerado MPLA.Vois espereis que a guerra mais sangrenta de Angola esta acercar-se, esperem para ver e que Deus vos castigue.
marlene (marlenegomes144@yahoo.com.br): sinto muito por todos. Temos todos que rezar para que os nossos (heroicos bombeiros) consigam salvar o maximo número de vidas humanas.
Ricardo (Rio de Janeiro): Peço a Deus que livre os detidos que ali ficaram por motivos até então nada nobres.
Jacinto (Luanda): Que sejem tomadas medidas contra o efectívo de serviço que não tomou medidas para evacuarem os detídos..........direitos humanos não mora em angola
joazinho (London): O que vale e que a cabeca do preto e rija, cai lhe o escombro em cima, e o que parte e o escombro.
Nsuca Nsanda (Soyo): FORÇA BOMBEIROS! RESGATEM AS 21 PESSOAS QUE RESTAM. O PAÍS ESTÁ CONVOSCO!!!
Nsuca Nsanda (Soyo): FORÇA BOMBEIROS! RESGATEM AS 21 PESSOAS QUE RESTAM. O PAÍS ESTÁ CONVOSCO!!!
Nsuca Nsanda (Soyo): FORÇA BOMBEIROS! RESGATEM AS 21 PESSOAS QUE RESTAM. O PAÍS ESTÁ CONVOSCO!!!
Benguela (Benguela): se começou a ruir a 1h da manhã, porque que não evacuaram os presos para outra unidade prisional............ quantos mortos estarão na ala femenina??????????
Caracoles! : A culpa eh dos tugas, eles construiram este predio as pressas nos anos setenta a fim de taparem os olhos dos angolanos revolucionarios em como estavam a modernizar o Pais, o predio da DNIC em particular for terminado em 75 salvo o erro e tem um grande subterraneo (cave) mesmo embaixo do predio e eh natural que as infiltracoes de agua tenham enfraquecido as estruturas do edificio ate porque o numero de utentes e imoveis contidos no edificio nao sao relevantes para o sucedido tendo em conta a actividade borocratica que ali se exerce. De facto eh lamentavel as vitimas (principalmente os reclusos e deixemos de culpar o carcereiro q este nao tem poderes decisivos)por isso, aqueles q nos devem a indeminisacao dos 400 anos de exploracao e opressao eh que devem responder por isso. PoyaCayayo!
Anónimo : Entre voces os Angolanos falta e uniao.. pensao muito em dinheiro e luxo esquecem o vosso passado
marlene (marlenegomes@yahoo.com.br): Sinto muito por todos e estou a orar a Deus para que os nossos ( hoicos bombeiros) consigam resgatar todos ou quase todos com vida. Tenho um cunhado que está preso nos escombros e, ainda não sbemos nada sobre ele.
Jovem Estudante (Luanda): Numa altura em que individualidades do governo, nesta semana, exigiam maior atenção as regiões em que os direitos humanos são violados, hoje, temos esse caso...E Agora em que pé ficamos??
Mauro (Lima): Apuramento de responsabilidades: ao Director da DNIC compete fazer investigacao criminal. Ao Ministerio do Interior compete construir, manter e zelar pela infraestrutura onde funcionam os investigadores. E o Comandante geral da policia nao tem nada a ver com a manutencao do predio da DNIC. Por isso o nosso dedo deve apontar directo para o Ministro do Interior, Sr Ngongo, q num Pais as direitas por esta altura ja deveria ter nobremente pedido a sua demissao. Os chineses quando fizeram as obras avisaram q o predio estava muito mal e podia desabar a qualquer momento. Mas o Ngongo mais preocupado com a sua empresa de seguranca privada nao quis nem saber. Claro q o PR nao vai exonerar este Ministro mostrando a Nacao que quem esta desatento sai. Actores e outros pacatos cidadaos foram deliberadamente mortos pela policia e o PR nao exonerou o Ngongo. Nao vai ser agora pela morte de prisioneiros q o Ngongo sai. Este é o respeito q o PR e o seu M mostram pela vida humana.
Anónimo : Isto é Angola, tudo pode acontecer, ja se fala que foi feitiço
Rita Mangueira (Luanda): Meus senhores não me cabe a mim dizer o que se passou, mas cabe-me como pessoa humana dizer-lhes que vamos ter que exigir responsabilidades caso se confirmem mortes de detidos; pois segundo o filme deste desabamento, os primeiros sinais ocorreram as 1:00 da manhã e houvimos o Comandante Geral da Polícia Nacional dizer que já havia sinais de algum saturamento do edifício e mesmo assim ninguém se dignou em traçar um plano de contingência para salvar vidas humanas. Pois das 1:00 as 4:30, passaram-se 3 horas e 30 minutos e em caso de emergência teria havido tempo suficiente para se evacuar os detidos para as diferentes unidades da Polícia em Luanda e tal não aconteceu e o carcereiro em serviço até se recusou em abrir as celas quando o desabamento erra totalmente inevitável. POR AMOR DE DEUS E QUE ELE NOS AJUDE; afinal quais os procedimentos em caso de emergência? Alguém precisa pagar por esta incompetência sob pena de se mostrar em público aquilo que não admitir 9EM ANGOLA A INCOMPETÊNCIA VALE TITULO E RECONHECIMENTO DO ESTADO). Vamos pedir ao pai todo poderoso (DEUS) que continue a operar maravilhas e encontremos todos em vida por baixo destes escombros, o que muito duvido. MAS PARA ALIVIAR A DOR DOS ANGOLANOS ESTAMOS A ESPERA DAS PROVAVEIS DEMIESSÕES DOS CULPADOS PELA FALTA DE PROCEDIMENTOS DE EMERGENCIA.
Luanda (Luanda): O Comandante provincial disse e o edificio ja apresenta sinais......... porque que a protecção civil não interditou o predio
Jovem Estudante (Luanda): Segundo informações o carcereiro e staff da própria DNIC, evacuaram logo cedo, e deixaram os detidos p trás!!
Jovem Estudante (Luanda): Restam me duvidas em relação a causa, pois realmente a prédios em piores condições... E que eu saiba esse edifício passou por uma remodelação a coisa de 3 anos p cá!!
SÓ A VERDADE (LUANDA): Depois da detenção na Sexta-feira de mais um elemento do auto proclamado grupo das forças armadas de Segurança Nacional Estratégica de Angola (Faseda), com a patente de Major, depois de algumas horas o EDIFÍCIO DA INVESTIGAÇAO CRIMINAL DESABA. Acho que o nosso GOVERNO deveria Investigar melhor esta CAUSA.
Dagu Lisboa Angola : Epa aí a terroristas abram bem os olhos antes que não seje tarde demais lamento o acontecido os meus pesamos.
Jovem Estudante (Luanda): Nem quero imaginar os arquivos e processos... Maka grande!! Os meus sinceros pêsames as famílias lesadas..!! Infelizmente a Negligência e incompetência ainda reina sobre o nosso governo e companhia !!
Vguilty. Impossivel, sta tudo perdido : Meus amigos + como é possivel esta desculpa farrapada de que o predio da DNIC desabou por infiltração, só de ler esta inf, nem entra em meus ouvidos.se predios com lagoas a+ de anos nunca desabaram. stou decepcionada com esta cena toda, afinal onde sera que o nosso pais vai parar!!!onde me digam só... se a DNIC que é uma das Chaves com enumeros misterios!isto sta a começar mto mal mal mal!é melhor eu começar a bazar já daqui antes das eleições. Que tipo de segurança me vai dar este pais se a propria policia de investigação criminal não tem bases nem suporte para defender a Sí e a população, isso me cheira a uma boa armação. Se a inf, foi k o predio extremesseu horas antes como é k p/ um grupo de investigadores possa ter ficado gente lá dentro? Será k não podiam remover os criminossos e os supostos criminosos. Desvendem esta cena pá!!! Quem bombardeou o predio afinal?Qual o Objectivo? Porque? Com Quem? Quem foi o Mandante? Que tipo de objectos dispositivos foram usados? Como entraram? Com ajuda de? Qtos Homens da DNIC colaboraram? Houve suborno? Qual foi a finalidade? Chamamos a isto Uma tatol queima de arquivo. Sé estas perguntas têm respostas então!!!! Tem haver com as eleições por acaso? Talvez sim/não... Pensem nisto e me digam pk eu quero entender tudo! Afinal há muita historia pra sr contada. Força Angola
Dijina (Viana-Luanda): NAO ESTARA A GOVERNACAO DESTE PAIS A PAGAR PELAS INUMERAS INCOGRUENCIAS QUE COMETE NA CONDUCAO DESTE PAIS? COM OS MILHARES DE PROBLEMAS QUE AFLIGEM ESTE PAIS, DESDE BAIXOS SALARIOS, INJUSTICAS LABORAIS, CARENCIA DE AGUA E LUZ, SERIOS PROBLEMAS COM A EDUCACAO E SAUDE, MAU ESTADO DAS ESTRADAS, IMPUNIDADE DOS DETENTORES DE CARGOS PUBLICOS, POLITICOS, MILITARES OU POLICIAIS, QUANDO CONVEM A GOVERNACAO, USURPACAO DO ERARIO PUBLICO PELOS "DONOS DA TERRA E SEUS PROXIMOS", DIRIA EU, COM TANTOS PROBLEMAS, TEM ALGUM SENTIDO O ENFOQUE QUE CONTINUA A SER DADO A BATALHA DO KUITO KUANAVALE, 20 ANOS DEPOIS, COM COMEMORACOES, COMUNICADOS A EXALTAR VITORIAS DE UNS, NA TENTATIVA DE HUMILHAR OUTROS? NAO HAVERA FACTOS HISTORICOS MAIS RELEVANTES PARA O POVO ANGOLANO QUE DEVIAM SER ENALTECIDOS NESTA FASE DE PACIFICACAO DE ESPIRITOS? O DESABAMENTO DA DNIC E APENAS UM ALERTA A GOVERNACAO DESTE PAIS, QUE TAL COMO O MURO DE BERLIM, OS MONUMENTOS DE LENINE E OUTROS CAIRAM, TODAS MANOBRAS QUE A GOVERNACAO ENGENDRAR NO SENTIDO DE TIRAR DIVIDENDOS POLITICOS SERVIRAO DE MACHADADA PARA SI PROPRIOS. ADEUS DNIC!...
Jovem Estudante (Luanda): Os cotas que passaram pela DNIC em visita ontem as 10hrs devem estar "pensativos"..!!
mangolé : grande desgraça!É de lamentar um país com tanta riqueza não a revisão nos edifício é pena os meus pesamos.
Zangado (Pelo Mundo): E de lamentar as mortes dos detidos,mas digo uma coisa k é verdade,um certo dia eu perguntei a um elemento k trabalaha na DNIC,quando é k o prédio vai cair?ele respondeu-me aquilo nunca vai cair,nós é k vamos cair,esssa pergunta fiz a mais de 7 anos,e hoje o prédio cai,eu fiz a pergunta pr saber k naquela instutuicão trabalha muitos maldosos,assasinos,corruptos e tambem na cave da DNic foi lugar onde abateram muitos elementos,por isso grito viva os Ciéntes.
Ndukuta : Embora ate agora nao haver registo de mortes e oxala que nao haja,e momento oportunuo de se pensar seriamente nas inumeras pseudo obras que pupulam pela Angola a dentro sem sequer se pensar na respectiva e cuidadosa fiscalizacao,nao nos admira que futuramente tenhamos infelizmente de assistirmos esta realidade que hoje assola o pais.Num Estado onde existem engenheiros a altura e colocar/se a frente da reconstrucao um homem de armas e aberrante no minimo.Onde estao os tais engenheiros de especialidade do M. Sao sonambulos,nao veem absolutamente nada senao criarem situacoes para serem vistos pelo chefe.Olhem que o povo angolano nao e nem surdo nem cego esta a registar tudo a nao ser que um dia haveis de fugir quando chegar a hora de pedir-vos contas.Olhem pelo pais e nao permitam que um analfabeto em construcao civil esteja a frente de tao importante empreitada ate porque ja vem dando mostras que o seu projecto nao anda.Ha uma autentica incompetencia.
PRESO AINDA VIVO DENTRO DOS ESCOMBROS (ANTIGA DNIC): Isto é obra deles. Querem simular que Gika dos Santos se encontra entre os mortos.
Anónimo (luanda): ENGENHARIA NÃO SE COMPADECE COM DEMAGOGIA E POPULISMO.Que esta vergonha sirva para que se faça uma análise séria à segurança de outros prédios não só em Luanda mas também por todo o País,a fim de se evitar outras tragédias.
Goncalo (mannyjorge@gmail.com): no meu ponto de vista,o desabamento deste edificio provavelmente deve-se ao tempo de vida,o estado do terreno que e pantanoso e se calhar a remodelacao que o mesmo sofreu. visto sendo um edificio velho e edificado naquele tipo de terreno ja nao devia ser acrescentado compartimento no terraco. mais espero que os perito facam as suas avaliacoes e que encontrem as reais causas.
VINGADOR6 (LONDON): eu venho a dizer q a nossa porquice e dislexo, preguica vai dar cabo de de um pais q ainda a cura de melhorar... estes predios estao ai a mas 100 anos o q voces esperavam, ficar de pe ate um dia cair.... pois caiu.. na terra.. q tipo de enginheiros sao estes q dizem q sao formados e nao sabem q infiltracao e inimigo de predios... vamos la ser mas responsavel deixar de roubar, deixar de roubasr, e comecar a derrubar o q velho, porq se nao um espirro de um elephant da india vai fara cair todos estes edificios q eu digo nao esta longe... ainda ha mais ai pra cair, coitados dos moradores, q compram as caisas tao feias e podres muito caro.... . . angolanos, abre o olho agora com ha entrada do filho do avo josezinho no poder os nossos cu vai mesmo apodrecer de olhar as coisas air para pior ate papel nao havera.. i hope you guys look at world from another length and i hope we continue a fazer revulucao como os grandes herois, david ze urbano de castro sofia rosa e mas. ca vou eu dizia a lebre..... a tempo chegarei eu repondia o camalhao..... um dia este governo vai pular dai assim como charles tayler da liberia pulou.. nao falta muito.. take one day at time... e boa sorte com os outros edificios.. . .
Makavelli : Uma situacao triste, ainda nao publicaram o numero de mortos, mas ja agora descansem em paz todos aqles que perderam as suas vidas devido a essa situacao. Por outro lado todos os paises do mundo tem problemas ate os EUA(receccao) o mais importante e saber como resolver-los e como prevenir-se deles, o pais esta em fase de reconstrucao ( menos de 10 anos de paz)muitos pontos para serem melhorados no entanto e necessario nao atribuir tantas pastas a um unico cidadao (Kopelipa)e atribuir pastas a homens que amam Angola e competentes... Angolano que Ama Angola e com esperanca de ver Angola melhor.. Angola sera melhor e o problema nao e do Presidente o problema esta nos homens que ele confia e que lhe deixam cair...
soze (Luanda): nao foram na china buscar os chineses para fazer restauro do dito estabelecimento? esse desabar é so começo, com a china a construir tudo vai cair. Vamos so buscar os japoneses, sul coreanos, taiwan, finlandeses ou Angola vai ruir toda e ficar poluida como a china! pesames e dolor pelas vtimas. viva angola!!!!
Sakala (Viana): Que sirva de alerata pra as autoridades, porque ainda há outros edificios que a qualquer momento terão o mesmo distino.Rezemos que seje ao fim de semana, imagenem que este facto ocorresse num dia de semana!? Um apelo aos manos dos *Partidos da oposição não aproveitem esta tragedia pra fazer campanha, procurem ajudar as vitimas.
Biavanga Zione : É mais um incidente lamentável, que se regista na nossa Angola. Mas é preciso tirar lições deste incidente. Infelizmente só aprendemos assim. Nos temos prédios, sobretudo na capital, velhos e que não se encontram dentro de um plano sério de revisão periódica, de reparação e / ou de recuperação destes edifícios. A salientar por exemplo, a tão eterna questão dos sistemas de esgoto (saneamento débil e precário), que obrigam aos moradores a tomar alternativas, muitas das vezes, menos dignas como aquelas que já são do nosso conhecimento. Contudo, o prédio não começou a ruir a uma hora da madrugada, como se relata. Normalmente, para se chegar a este ponto, o prédio dá sinas. Sinais que de certeza já foram relatados e comentados pelos moradores, a meses ou a anos. Infelizmente existem mais prédios, na capital, em vias de ruir. Tem que se tomar medidas de prevenção e tem que se apurar responsabilidades. Enfim, só me resta deixar aqui os profundos sentimentos de pesar. Fui..
Rangel (Lobito): Isto é uma metáfora perfeita do desabamento do falso sistema de justiça do país e do seu governo. É um sinal que Deus nos enviou para dizer que este governo caduco do MPLA deve ir para a casa porque está velho e não é à altura de um país como Angola que precisa de modernização, coisa que o MPLA envelhecido como estes edifícios não é capaz de fazer. Amanhã vair desabar também o palácio dos congressos e depois outros prédios por aí em diante que há 50 não fazem manutenção. Assim também é o MPLA, se não quiser mudar a mentalidade e a forma como está a "des"-governar este país está destinada a desabar.
Avante Angola : Se foram feitas obras de restruturaçao no prèdio, entao agora è hora de investigar os culpados. Chegou o momento do Tribunal de contas agir, jà que sò smpre esteve no anonimato. Infelizmente mais uma vez o Tribunal de contas vai deixar passar o caso. Pena!
Mamita (ruca@hotmail.com): Os portoes do inferno nao prelescerao contra a Igreja de Cristo. Envergonhados e confundidos serao todos os que se levantarem contra Ti. Tormar-se-ao nada como coisa que nao é nada os que contenderem Contigo. SERA QUE JA NAO ESTAMOS A SER ENVERGONHADOS??? REFLICTAMOS NISSO. O ceptro da iniquidade nao prevalesceu. A INJUSTICA SEMPRE CAIRA POR TERRA. CLAMEMOS: JUSTICA, JUSTICA, JUSTICA, JUSTICA........................
Paulo Santos (Kikuxi): Que Deus ajude na recuperação dos feridos.
Nsuca Nsanda : Quem diria! A DINIC desabou primeiro que o "PRÉDIO SUJO", que o "PRÉDIO DA LAGOA" que, depois de se anunciar os respectivos desabamentos as pessoas voltaram a abitá-las. E está assim, tudo nas calmas, a espra do dia que venham à baixo! Pelo menos assim dimunuam um pouquinho a taxa de pobreza não é? Porque aí só moram pobres, decididamente! as o destino está a provar que os prédios dos pobres resistem e resistem ao desabamaento como os moradores resistem as várias mortes de todos os dias. As várias mortes, aqueles com as quais os pobres cruzam-se todos os dias, em todos os lugares. É, o edifício dos DURÕES DA LEI mostrou que é mais frágil que as cabanas das favelas. Talvés seja um sinal para mostrar que o sustema jurídico está frágil demais. Se não for, é de certeza um sinal a dizer que o sistema jurígico passará a ser, a partir desta dada, mais fraco. Sabem porque não é? OS PROCESSOS CRIME DE HÁ VÁRIOS ANOS!!!!!!!! VÃO DESAPARECER! Sim, incluindo o do Miála, uo de um Zébolai, um Manduro qualque do Marçal ou do Kazenga! PERDEMOS OS PREOCESSOS! QUANTAS COISAS TEREMOS MAIS QUE PERDER?
Nsuca Nsanda : Quem diria! A DINIC desabou primeiro que o "PRÉDIO SUJO", que o "PRÉDIO DA LAGOA" que, depois de se anunciar os respectivos desabamentos as pessoas voltaram a abitá-las. E está assim, tudo nas calmas, a espra do dia que venham à baixo! Pelo menos assim dimunuam um pouquinho a taxa de pobreza não é? Porque aí só moram pobres, decididamente! as o destino está a provar que os prédios dos pobres resistem e resistem ao desabamaento como os moradores resistem as várias mortes de todos os dias. As várias mortes, aqueles com as quais os pobres cruzam-se todos os dias, em todos os lugares. É, o edifício dos DURÕES DA LEI mostrou que é mais frágil que as cabanas das favelas. Talvés seja um sinal para mostrar que o sustema jurídico está frágil demais. Se não for, é de certeza um sinal a dizer que o sistema jurígico passará a ser, a partir desta dada, mais fraco. Sabem porque não é? OS PROCESSOS CRIME DE HÁ VÁRIOS ANOS!!!!!!!! VÃO DESAPARECER! Sim, incluindo o do Miála, uo de um Zébolai, um Manduro qualque do Marçal ou do Kazenga! PERDEMOS OS PREOCESSOS! QUANTAS COISAS TEREMOS MAIS QUE PERDER?
Uige da diaspora (Bruxelas): Por favor,FNLA e UNITA por tanto tempo passado na diaspora apredemos muito com a democracia, abaixem o tribalismo, chegou o tempo de reunir os quadros valiosos da FNLA, UNITA e a FLEC,ruinar o MPLA politicamente, mas como chegar alcançar este resultado? so com uma fuzão da FNLA e UNITA o cumpado assim norte, noroeste, suloeste e sul de Angola.
Alonso (maikelcubi_20@hotmail.com): Gurn desta feita o nosso pais esta muito longe de realizar as eleicoes... Se nem um predio em condicoes sabem reabilitar!
alemanha : Primeiro os meus pêsames as familias enlutadas. É para a má governacao deste partido do MPLA. Como é que um governo que compra viatura a 700 mil dolares, e nao dá conta doutras coisas. isto ainda é nada irá acontecer mais do que isso. Quando eu vejo estes prédios todos que o colono deixou rachados, porque o povo utiliza piloes nos terracos. é muito triste com este MPLA.
alemanha : Primeiro os meus pêsames as familias enlutadas. É para a má governacao deste partido do MPLA. Como é que um governo que compra viatura a 700 mil dolares, e nao dá conta doutras coisas. isto ainda é nada irá acontecer mais do que isso. Quando eu vejo estes prédios todos que o colono deixou rachados, porque o povo utiliza piloes nos terracos. é muito triste com este MPLA.
Anónimo (Puramente UMBUNDO): Terramoto, suname, mare morto, diluvio, haja o que houver Senhor Presidente do MPLA não pense em adiar as eleições. Tenho uma diga para os donos do MPLA: façam o que fez Joaquim Chissano, voces estão acabados, já roubaram o suficiente, precisam ser substituidos, não concorram mias para as presidências. O MPLA não dá segurança aos angolanos, redobremos a nossa atenção porque em Angola já há KAMICASES.
Inkognitus (naoqueirasaber@naosei.com): Por outro lado, espero estar a somar mal 1+1 ainda ontem desmantelam um grupo organizado de militares revoltados prontos para efectuarem o golpe de estado, hoje acaba de ruir o Edificio da DNIC ?? hummmm....já começo a sentir de novo o cheiro de queimado.
Anónimo : E de lamentar esta novidade, mais so falam de sobreviventes, nao acredito q n morreu gente,por favor publiquem o No de vitimas(mortal)PLEASE.Podera la n tava nenhum familiar dos NGUVULO, o ZE ninguem e sempre desfavorecido, MEUS SINCERO PESAMES.
tome jaime (Luanda): É tempo do jose eduardo sair da presindecia de angola,para se acabar com anarquia em Angola,nao existe fiscalizacoes de obras,este predio foi remodelado como se explica o desabamento?num pais civilisado o ministro do interior e o director da dnic tinham que dimitir-se e estarem sobinvestigacao e responderem no tribunal perante o fapto.ha muita falta de respeito para como o povo Angolano
Inkognitus (naoqueirasaber@naosei.com): Poucos estão atentos, todos os edificios com a mesma idade e o mesmo estado que o da DNIC irão desabar também, os responsáveis só irão tomar medidas quando mais gente morrer...é assim que funciona a consciência do angolano.
Anónimo (Puramente UMBUNDO): Está é a real do MPLA, para os condominios deles contruem com os padrões mais modernos e com uma forte fiscalização. E para o povo, ninguem fiscaliza as obras. Essa historia está mal contada: não será uma maneira de executar os que muito sabiam dos podres do MPLA? Meus irmãos angolanos abram os olhos porque se assim não for, todos que estão dentro da razão as suas casas vãio desabar tambem. Os meus pesames as familias enlutadas.
Missionario : Deus escreve certo por linhas tortas,Deus e revolucionario,isso e o comeco do fim para pessoas q estao no poder q pensam q sao imortais,q irao ignorar,humilhar,e maltratar,roubar o povo pra sempre, enganaram-se,pensem no Mobutu foi julgado pelo seu proprio povo,todas suas riquezas congeladas e era intocavel,Saddam era temido e idolatrado acabou num buraco,e enforcado mais tarde.Voces ja nao precisam de pegar em armas nem em catanas,Deus ja comecou a operar.
jenna (jennavanusa@hotmail.com luanda): Isso tudo sera por causa das eleicoes que estai ai a chegar......meu Deus!!!!!onde e que vamos parar!!!
Nsuca Nsanda : Será assim com o país: TERÁ QUE DESABAR POR COMPLETO PARA SABERMOS QUE ANGOLA JÁ ESTÁ VELHA. O CASO DA DINIC É O REFLEXO DO ESTADO DO PAÍS. MAS O ANGOLANO É PACIENTE!!! VAI ESPERAR QUE O ANGOLA DESABE POR COMPLETO. SÓ AÍ COMPREENDERÁ QUE AS COISAS DEVEM MUDAR! MAS EU DISSE "por completo", PORQUE NA VERDADE A MAIOR PARTE DE ANGOLA, JÁ DESABOU!
Nsuca Nsanda : Será assim com o país: TERÁ QUE DESABAR POR COMPLETO PARA SABERMOS QUE ANGOLA JÁ ESTÁ VELHA. O CASO DA DINIC É O REFLEXO DO ESTADO DO PAÍS. MAS O ANGOLANO É PACIENTE!!! VAI ESPERAR QUE O ANGOLA DESABE POR COMPLETO. SÓ AÍ COMPREENDERÁ QUE AS COISAS DEVEM MUDAR! MAS EU DISSE "por completo", PORQUE NA VERDADE A MAIOR PARTE DE ANGOLA, JÁ DESABOU!
Nsuca Nsanda : Será assim com o país: TERÁ QUE DESABAR POR COMPLETO PARA SABERMOS QUE ANGOLA JÁ ESTÁ VELHA. O CASO DA DINIC É O REFLEXO DO ESTADO DO PAÍS. MAS O ANGOLANO É PACIENTE!!! VAI ESPERAR QUE O ANGOLA DESABE POR COMPLETO. SÓ AÍ COMPREENDERÁ QUE AS COISAS DEVEM MUDAR! MAS EU DISSE "por completo", PORQUE NA VERDADE A MAIOR PARTE DE ANGOLA, JÁ DESABOU!
hermeneutico (los angeles): se o prédio começou a ruir por volta da 1 da manhã, então pergunto: quantas pessoas foram retiradas lá de dentro perante à eminência de desabamento????
Nsuca Nsanda (Soyo): Com tanto azar o MPLA vai acabar adiando as eleições! Aposte quem quizer
Nsuca Nsanda (Soyo): Com tanto azar o MPLA vai acabar adiando as eleições! Aposte quem quizer
Nsuca Nsanda (Soyo): Com tanto azar o MPLA vai acabar adiando as eleições! Aposte quem quizer
Nsuca Nsanda (Soyo): Com tanto azar o MPLA vai acabar adiando as eleições! Aposte quem quizer
Nsuca Nsanda (Soyo): Com tanto azar o MPLA vai acabar adiando as eleições! Aposte quem quizer
Cam Cam : O edifício nao desabou numa hora certa. Devia desabar em um momento em que JES estivesse lá de visita, pá!
Anónimo : Não morreu aí nenhum preso? Quero notícia dos meus conterrâneos encarcerados naquela masmorra.
Cam Cam : Que vergonha! Isso só mostra o quanto este MPLA anda a investir em nada! O prédio de uma instituição tão importante como a judiciária afinal era uma merd*? Possas, só mesmo em Angola!!!! Isso deve ter sido castigo aos polícias para aprenderem a não continuar a servir no M que nos mata a todos. MPLA fora!
Nelo Hey-CH : A deve-se este prejuizo ? Aos ex-colonizadores?naturalmente que não ,mas sim aos ignorantes da Nação,deve haver restauração na Estrutura Fisica dos Edificios que esteperen dos proximos acontecimentos? Dessabamento dos Edificios Fàlidos ?Caréntes de manutênção desde a sua edificação? Cuidado com as tais Torres que estão a ser erguidos em algures de Angola HUMHUM
luis cavela (Luiscavela2@hotmail.com): E de lamenatar o facto sucedido na madrugada de hoje com o edificio judicial aonde encontrava-se os reclusos e muitos processos da mesma, isso nos refletitir mas vez que devemos ter muito cuidado com as obras no nosso pais. se DEUS nao edifica,evao edifica o homen.
Mafon (mafon2@yahoo.com.br): Não haja dúvidas de que este acontecimento esteja relacionado com o lençol de água que (des)graça aquela área toda da cidedadela, Marçal, Rangel, Nelito Soares, etc. que isto sirva de exemplo para tomada de medidas preventivas, afim de se evitarem situações mais gravosas.
Anónimo : Em nome dos presos homens e mulheres que os via a mostrar o rosto pelas grades da DNIC, feridos ou mortos (é impossível não morrer alguém naquele desabamento total), em nome do bom nome do país e das Instituições EXIGIMOS A DEMISSÃO DO DIRECTOR NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL, COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA E DO MINISTRO DO INTERIOR.
Praga (Cidadao do Mundo): Kopelipa estara a frente a sindicancia mais uma vez pq ele e q esta a frente da reconstrucao nacional,isso quer dizer q os chineses vao inspeccionar os predios,e isso quer dizer q os chineses vao dizer q nao ha problemas com os predios da capital de luanda,mas dinheiro pro kota,facam-me um favor sentem com o major da tal auto proclamada forca de seguranca q voces prenderam ontem ou que,dao-lhe um bom tungu,e ele ira explicar como e q esse predio caiu.
Difulule (manokito@yahoo.com.br): ja é memento de divulgar o nº de victimas porq vam esconder? ate quando, e isso é mais uma alerta ao governante que nem tudo vai bem e com o aproximar da eleições é mais um boicote e so pedimos a quem de direito pra se ponhem a legalidade e maior difulgação dos facto. nao brinquem que o pais não é so vosso...
Nelo Hey-CH : Por ônde paran os tais Muatas da Banda? Lição para os Bufos e Ngapas
Anónimo : Se o Ministro do Interior tivesse miolo, se o Comandante Geral da Polícia tivesse também miolo, se o nosso Director Nacional da Investigaçao, de igual modo, tivesse também miolo na cabeça, UM DELES DEVIA PEDIR A SUA PRÓPRIA DEMISSÃO.
Visolela (Luanda): Primeiro foi a comarca! Agora DNIC! é melhor investigar bem manos e camaradas!
Mwanangola (Luanda): E AGORA! OS PROCESSOS CRIMES; OS RECLUSOS; NAO VI MULHER RECLUSA NENHUMA SAIR ATE AO MOMENTO; AS RESPONSABILIDADES; O TAL DE COMANDANTE GERAL DIZIA QUE HAVIA RECEIOS MAIS NADA INDICAVA QUE FOSSE ASSIM RAPIDO; O CARCEREIRO QUE MESMO VENDO O EDIFICIO A IR-SE EMBORA SE RECUSOU EM ABRIR AS CELAS. AGORA ME PARECE CEDO DIZER MUITA COISA, VAMOS AJUDAR OS BOMBEIROS A TIRAR A ULTIMA VITIMA DOS ESCOMBROS E AOS QUE NAO TENHAM SOBREVIVIDO QUE SUA ALMA DESCANSE EM PAZ MESMO TENDO MORRIDO NO EDIFICIO DA CHANTAGEM CRIMINAL.
Biliana-Luanda : Pois é pessoal.... O prédio foi abaixo!!!! Tanbto dinheiro investido aí, e puf's 3 anos dps akilo vai abaixo. Os predios k os colonos deixaram, são bem mais resistentes em relação aos novos.... Mas k país!!!!!!!!
Kam's/Los Angeles : Acho que chegou a hora de entregar esses serviços ao ministério de justiça. Meus pêsames as famílias em luto. Caiu um prédio; deve se fazer um plano de investigação de todos aqueles prédios altos, quase todos, em estado de degradação, do tipo daquele prédio situado por detrás do comando provincial, para evitar futuro catástrofe. Tem que se analisar muito bem esse caso sem pressa de descartar hipótese de forcas externas. Lembro ter lido o descontentamento de alguns trabalhadores mais antigos face a promoções injustas com saber a nepotismo. A motivação deve ter levado a isso. Trata-se de uma situação crítica.
homen de paz (agostinho3@hotmail.com): temos que ter muito cuidado com as obras
Big Freaky (Soyo): Ai tem algo algum, how come, essa historia esta muito mal contado acredito que e uma vinganca daqueles que ja ou tem contas acertar com os funcionarios da DNIC, podem crer. Hasta La Vista !!!
ja era (ok!): até pode se dizer que é um lençol de água que existia no mesmo local, mas isso tinha que acontecer já com o prédio da dnic? temos aí o prédio da cuca que nunca foi reparado mas sobreviveu ou não? afinal de contas não foi o ano passado que o falecido prédio foi reparado? isso mazé é uma camufulagem que está por aí dentro e eu espero que isso tudo se esclareça muito bem mal posso esperar por esses escarecimentos...
Praga (Cidadao do Mundo): Estamos a criar terroristas em Angola,e a chamar-lhes de infiltracoes,essa e boa,a alguem decidiu fazer justica pela proprias maos,um predio nao cai assim bem directinho,casa de lado n sofre nada,os edificios por de tras e de lado intactos,isso parece trabalhao bem feito.Quem e o criminoso nessa altura o prisioneiro,o responsavel pela obra feita recentemente,ou chefes da DNIC?
PRAGMATICO (Huila): Meus irmaos é certo que a queda deste edificio é resultado da falta de fiscalizaçao das obras por parte dos orgaos competentes, mas, penso que deviamos deixar de pensar nas graves falhas do nosso Governo vamos agora pensar e nos juntar as vitimas desta tragedia e depois entao peguemos nas catanas e rumo a uma nova revoluçao a qual eu serei o Camandante
joao : Pra mim acho que nao é algo para admirar,ainda restam tantos edificios que estao a espera o mesmo detino que, é o desabamento.
edson (luianda): muito esquisito o desabamento da estrutura da judiciaria ja o predio sofreu algumas remodelaçoes no ano passado como e possivel tal desastre acontecer.
candido silva (candinhosilva@hotmail.com): vivo em lisboa,fui funcionário da dnic instrutor processual.não acredito que aquele prédio tenha caído meu deus, não sei mas nada gostaria de ter mas noticias do desastre fotos pra quem está fora do país saber
Saurimo (PT): Temos que ter Muito Cuidado com as Obras na Marginal aonde os esgotos dos predios estao a fermentar. O Proximo se nao se tomar Cuidados Severos podera ser o Edifcio do BPC. Aviso Banco BPC
Guto (Luanda): Pork nao declarar o numero de vitimas mortais e so de feridos? ate isso querem esconder? meus pesames aos familiares das vitimas (feridos e mortos). mais uma vez a falta de humanismo do Estado causa vitimas...depois da guerra terminar, nao devia haver mais vitimas por displicencia
Anonimo (pedromario@hotmail.com): Caros e muito anormal um predio que foi feito a manutencão a menos de um ano ruir os chineses estavam la a reparar o edificio o meu vão pensamento ainda me diz que ai tem gato porque muitos processos foram a vida,esperemos pra ver muita tinta ainda.
sambukila (sacalunda): É de admirar, aprende-se um manjor da Faseda e o edificio desaba!! Inflitação no idificio da Dinc, pelo Manjor Agua, essa agua tem muita prenção muito cuidado meus cambas, muito bem se fala denteção Major, infiltração Agua, desapamento Edificio!! Não concordo talves é a infiltração homem bomba, vigilancia camardas do M...Abre olho,gikula messo gana M...Guenda ameé...
Gilberto Martinho Fernando Bernardo : Bombeiros,Policia,Cruz vermelha,Primeiros socorros,Voluntarios em geral trabalhem o mais rapido que puderem porque de certeza que há pessoas por baixo dos escombros a vossa espera.evacuem o predio ao lado,a samirana o mais rapido possivel.
mwagole : O próximo será o palácio da cidade alta.
Edson (Luanda): ixo so vem mais uma vez a incompetencia das nossas autoridades,neste caso a fiscalizacao,a nossa cidade tem mais de 400 anos e com ela se seguem alguns edificios ke ja deveriam ser interditados. O proximo predio sera o da cuca ou a grua do predio da lagoa do kinaxixi.
Anónimo : Os meus pêsames aos familiares das vítimas, se as houverem, e os meus votos de sinceras melhoras aos sobreviventes. É urgente um estudo profundo ao estado dos edifícios antigos de Luanda.
Muata da Paz : Meus caros senhores, este não é um caso de se deixar para trás como tantos outros. Coisas desse tipo acontecem mas sempre tiveram uma explicação cientifica. Se dentro do país não temos pessoas capazes de levar acabo uma investigação séria, vamos contratar especialistas da NATGEO. Hoje é da DNIC e sei que existe uma lista de prédio que estão degradados. Vamos deixar de remediar ANGOLA esta a crescer então este crescimento deve-se refletir em outras coisas. Bazo com muita dor, porque muitas coisas acontecem sem um exclarecimento. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiii...........
Anónimo : SERÁ VERDADE A D N I C frente a Cidadela caiu de um dia para outro, das uma para as 4 horas sem mais nem menos? Aí há gato!
Anónimo : Nao dizem nada de mortos? Quando começarem a cair os prédios de 70 andares é que vai ser tragédia. Luanda é uma terra arenosa; os prédios deviam ter menos andares. Não entendo nada de cartografia nem coisa parecida, mas essa moda de construir prédios altos e com material duvidoso vai dar que falar daqui a anos.
oswaldo diogo (oswaldodiogo@yahoo.com.br(lubango)): Como ficará agora acituaçao do pessoal q estava ali no edificio, apapelada q se encontravam lá.... estas pessoas q lá estiveram terao uma edeminizaçao em relaçao o q acomteceu... isto tambem foi um aviso para os nossos governantes o perigo estes edificios antigos tem para a nossa ssociedade.. entao apelo o governo para confiscarem todos edificios q estao mal apresentados... e muito mais.. obrigado
Manuela (Luanda, Lisboa): estou completamente admirada, sem saber o que sucedeu. por favor publiquem depressa as causas de tal desabamento. ai minha Luanda que já tem tantos problemas, mas esse! aos familiares dos não sobreviventes mando os meus pesames, e estamos todos de luto, chorando por essas vidas.