Joaquim Amelao (Jotaamelao@gmail.com): Novas mundanças que a provincia do Cunene falta ainda hà muito espaço nesta minha provincia p Cunene e outras demais provincias que estam em desenvolvimento o presidente da República de Angola José Eduardo dos Santos tem velar muito no Cunene e mandar reablitar algumas estradas. É MINHA OPNIÃO
José Ribeiro Tchipalanovic (ribasjunior9@hotmail.com): Em Angola tudo é possível. Não é admissível que um indivíduo exonerado e de seguida colocado noutro cargo e ainda com grandes privilégios. Isso é brincadeira. É mesmo a nossa Angola!
anonimo (dinojeremias@hotmail .com): espero e asim seja perfecto, todos tenhen uma oportunidade na vida estou seguro que tudo correra ben.
Anónimo : o povo quero que o Dos Santos escolhe bons Governadores paras as provincias, não se quero o que o Governador da Provincia de!.... fez com o Povo, de Desajolar mais de 3000 familias isto é um absurdo. E deixem de faser falsas promessas, e cumprem com o que disseram quando das eleições porque nas proximas vezes vão perder.Quiden.se seus Ipocritas.
Jose Andre (joart27@hotmail.com): o bengo nunca teve um governador, espero que o o sr.joao trabalhe realmente para a vergonha e a provincia do bengo.
Anónimo : hummmmm grande novidade!!!palmasssss...isso tudo tem que mudar essa corja toda tem q voar dai pq muitos deles ja confundem a governação com a casa deles cometem roubam o povo enquanto têm um bom cargo e sabem q quando sairem dai terão outro cargo e assim anda esse país.Mas eu defendo de que em vez de nomeaçoes fossem eleitos a vontade do povo não importa quem fosse esde um administrador de comuna ate ao presedinte da republica e com renovaçao de mandatos e nao cargos vitalicios como acontece e o tribunal de contas a fiscalizar a gestão da coisa publica essa cambada de coruptos nogentos ja teriam encontrado os seus lugares na cadeia.
mana joana : Meus irmaos vamos ser fortes, que isso vai mudar um dia
Anónimo : Sr. Presidente gostaria muito de perceber a sua gestão! Aqueles que fazem um bom trabalho o Sr. Presidente afasta-os, o povo ja não é tao tapado como antigamente. Alguma vez o Sr. viu um trabalho com cabeça tronco e membros como o do Ministro da Urbanização e Habitação? O que é que o General Kopelipa percebe de obras ou de habitação
adepto do A. Rocha (Luanda): O Zé está se sentir ameaçado, ele reconhece o trabalho do Anibal Rocha, e adimira a competência do Sr. ja o tirou de luanda porque estava a trabalhar bem, agora o tirou de cabinda.
Kaputo (Noki): Podemo de acbar com corrupção. Esse mal dá mais em Luanda, terra de calçinha. Presidente encomenda só trinta e tal mil bomba atómica nos camaradas soviéticos e manda de despejar já em cima de Luanda. Pode morrer muito povo, que acabará seu sofrimento indescritível e, se acabará de vez com a corrupção pois que sumirão vocês abutres de Angola.
Papa Plus : Não faz mal,o povo está sempre a espera da tua desaparecimento visíco,porque agora vamos fazer as contas ja tens 67 anos de idade não queres gozar uma boa reforma e a tua idade sempre esta ir,então com calculo estamos a fazer se o povo aguentar até a tua desaparecimento visíco parece podemos te dar mais ou menos 10 anos extra,então dai ja somaste parece 77anos a doença ja te levou dai ja é festa em Angola tudo o povo vai recuperar e o teu corpo vai ser deita numa fosse comun.
wanga wabo (Lisboa): se voces nãq querem que as pessoas comentam nao põe a noticia na internet ...
dabubera (Bulgaria - Sofia): Mais uma vez o Eng. José Eduardo dos Santos, que infelizmente ainda é presidente da republica de angola, não mostra alternativas na sua governação são sempre os mesmos bajuladores,corruptos e incopetentes para aumentar cada vez mais o sofrimento dos angolanos, mais como não a mal que dure 100 anos acredito que todos angolanos ainda vão um dia ter uma vida digna, porque com este q esta no poder é mais que visivel(quase 30 anos) nunca teremos tal vida.(a historia nos ensinou que os governos e partidos passam mais o povo sempre vence e fica) coragem para todos angolanos que o dia de gloria e felicidade está muito proximo é só notar as bandeiras do kara e o seu partideco.....
Ikofioti : Eu quando veijo isso,considero como uma mascarada,é dificíl o governo acaba com a corrupção,porque os corruptos-se nomeam entre eles,ja é uma familia do mesmo clic,te tiram la aonde que voçe estragaste e te põem no mesmo lugar,mas sim é no outro sitio para voce continuar a estragar.E esses clic toda ninguem dá contas na justicia,no do sr Mawete e Boa vida do Namibe esses governadores deveriam prestar contas na justicia mais nada,é por isso a corrupção não vai acabar agora,porque o proprio Jes é o primeiro corrpto nacional e todos são protegidos pelo numero 666(JES).
Ikofioti : Na democracia todas situações nacional,politica,casamentos e o proprio presidente da republica tem que ser ccriticado,agora peço aos jornalistas da minha terra Angola,o dicurso do presidente do mpla na reunião do comité central para serem criticado.Obrigado.
O proprio (Luanda): No Namibe sai um munano entra outro onde andam os mucubais,hereros e quimbares? estou cansado disto senhor jose eduardo dos diabos ou alias santos milagreiro das desgraças
Anónimo : Esses Encotros talveis de envenenar os outros depois da serimonha existe comida preparada para matar os outros inicentes ou defensores dos Angolanos Mawete nao fez nem ano coitado devido de comstruir a casa lhe troz problemas la na kabinda sera que nao vai fazer emvestimento? Agora quem vai construir equipa de cada pessoa que recebeu responsabilidade?na provicia
Le Pen : Chefe de Estado empossa novos governadores provincias,concerteza,essa sr trabalha mesmo ao contrário,porque todos são do mesmo clic,se fosse aqui na Europa o tal sr Mawete não deveria ser mais neste posto,ele comeu o dinheiro que foi financiado para servir as nessecidades da provincia do Uige e hoje foi outra vez nomeado no mesmo posto,então qual a diferência?nada!o mesmo também no Namibe a situação é igual.Será no Mpla não mais cabeças que pode ocupar estes postos?que pena deste governo.O sr ditador Dos Santos sai no lugar não querem sair.Então pergunto ao governo da corrupção e seu presidente falso, o sr Jes estais isonerar os minitros,embaixadores,governadores etc...eles aceitaram para serem isonerados e porque não o sr Jes de abandonar o teu posto?o sr Jes estais nomear os ministros,governadores,embaixadas e o sr JES quem que nomeou?enquanto na democracia soubemos que o presidente têm que mandato do povo,então pergunto com qual mandato que o sr estais a trabalhar?epa sr marca a data das eleições agora mesmo,o povo para escolher e dar mandato ao seu presidente.
Julia Ambaca (Namibe): Ao Cda Boavida desejamo boins augurios e auspisciosa campanha na governação da Província do Bié. O MPLA não vai de esquecer que trabalhaste muito bem bo Namibe e que foste denunciado injustamente por um PIDE pula Ilberto Gaspar Madeira, que desde que veio para Angola depois da Independência Nacional, só chulou e caluniou todos os camaradas Governadores, Ministros e Cda Presidente.
ANONIMO : O ditador e prepotente do Jose Eduardo dos Santos, ja nao tem mais alternativas em termos governativas. Por esta razao, e que ele insiste nos mesmos governantes Ministros, Governadores e Embaixadores, caducos, incompetentes e corruptos ha muitos anos. Este senhor Presidente falhado, devia apostar em jovens competentes, com formacao Superior, pos-graduacao, Mestrado, Doutoramento, bem formados e inteligentes, para inyegrarem este governo. Chega de sermos governados por burros e incompetentes, como o Joao Miranda, o Joao Ernesto Liberdade-Governador do Moxico e tantos outros incompetentes e incapazes que formam o governo, a Diplomacia, e os Governadores Provincias de Angola, o povo angolano esta cansado da ma governacao do Jose Eduardo dos Santos.
Amante da Verdade (A roda dos incompetentes sempre a girar!): ...mas o povo angolano espera empossar um novo presidente,que sem batatota,já nao seria o cidadao de nome José Eudardo dos Santos.Senhor Zédu,se você se dá ao luxo de estar desnomeando e nomeandoa o seu da incompetência sempre com as mesmas bananas ,entao admita e aceite que o povo nomeie também o presidente da sua preferência, através de eleicoes livres e democráticas, em que esse mesmo povo seja tido como eleitor direito e nao indireito!
Henriques Aurelio da Silva (hketos@yahoo.com.br): TIA CANDINHA, OS BIENOS VAO SENTIR MUITAS SAUDADES TUAS. MAIS DESEJO-LHE SUCESSO NESTA NOVA EMPREITADA!!!
Mumbembe : Aqui há pessoas que escrevem muito e atoa, acho que falam também atoa!
Muanangue (Nzagi): Estas mudancas de facto sao motivo de muito comentario e questionamento aqui para nos que nao temos voz com voz, diria que concordo com joao,lubango e mwana walunga, a exemplo de portugal e franca que nacionalizam africanos e brasileiros para reforcarem as suas selecoes de futebol porque aqui tambem nao nacionalizar alguns brazucas ou mesmo uns tugas para serem nomeados governadores ja que nao podemos ainda os eleger que ja se faz necessario,principalmente para as provincias mais penalizadas como para o moxico, lunda norte e kuando kubango tambem malange que felizmente perde em termos de progresso e desenvolvimento em relacao a lunda sul, uma constatacao historica, tenham coragem de assumir isso porque, malange sempre funcionou como satelite das lundas e nunca esteve atras de nada em relacao a esses dois. a entrada do pombolo interressa e uma novidade pode trazer novos pensamentos agora como justifica-se as trocas da celeste com boa vida neto se ela esta a menos de 6 meses no bie, se queria tirar o boa vida que sai e entra outro, agora troca-lo isto mostra o apadrinhamento do jes com os seus camaradas; o anibal acredito que isto nao e castigo algo bom e grande espera por ele, com as gafes que estao a cometer com a preparacao do CAN nao duvido mesmo que possa substituir higino, porque so vir para gov de luanda nao vai resolver muito deve estar mesmo e na copula, nem sei porque nao foi para premier. Zedu veja bem estas suas nomeacoes deve sempre apostar em gente nova como foi com a geracao do virgilio pereira, muangala (embora em desuso) pitra neto e outros novatos que entraram de rompante na copula, afinal angola e para todos e todos podemos dar ou queremos dar o nosso contributo para esta nacao com o saber ja que nao se pode candidatar ou concorrer para estes cargos e a linha ate jes quase que ninguem conhece
Luanda Post (Participe): Novo espaço de analise económica, politica e social em Luanda-post.blogspot.com.
Soyo Zeto : Por favor senhor ZeDu tira fora o Pedro sebastiao assim teras mais votos na provincia do Zaire
As manobras no pais (Dinheiro): Ca em Angola,tudo vai mal.O Savimbi dizia:em Primeiro,segunto,treseiro quarto e quinto lugar Angolano,mas no MPLA é o contario Primeiro,segundo,treseiro quarto e quinto lugar sao os estrangeiros.eE isso é verdade,hoje Angola é so para alguns.Ate Angola ten donu que é o Jose Eduardo Dos Santos,Kopelipa,Jose Maria,Fortuna,Gihino Carneiro,E outros corruptos.Todos envestimentos em Angola sao privados e onde vao as nossas riquezas?Savimbi esta morto e nossa Angola foi vendido e nos estamos a gritar quem fala logo e fizilado a morte esse é o medo que todo Angolano tem.Penso eu todo Angolano deve se comportar com FLEC essa é nossa arternativa.E a FLEC vai atuar em 2010 o MPLA sabera que Cabinda nao é Angola.
EH....o kota ROCHA : Deve vir de volta a LUANDA...de resto a xica pode subir la na cidade BAIXA......assim terá as duas ou melhor as 3 bem proximo depois será questao do KP fazer bem os horarios para o atendimento...........
angola : mais chupadores de cumbu!!!!
Mancha Negra "operador nocturno" (Luanda): Que falhanço teve o presidente da república em afastar por enquanto o Sr. Anibal Rocha. Eu diria que o J.E.S está preocupado com o W efectuado pelo Anibal, visto não ser fácil conquistar corações de grandes Sobas e povo de Cabinda sendo que o Sr. Anibal não ser nativo. contudo trabalha com impenho aonde quer que vá. Este homem é o um dos poucos 5 governantes com gosto de ver angola mudada. Luanda precisa de anibal de volta para selecionar os problemas que afligem este cidade, desde o engarrafamento a como a urganização urbana. Ou envia-lhe as provincias memos desenvolvidas como Kuando Kubango. Angola não é somente Luanda, Huambo, Huila, Cabinda e Benguela. O Sr. Anibal devia concorer para as eleições presidenciais.
soyo : sara que o presidente tem medo do pedro sebastiao,ou tem lhe dado subsidio diariamente
Tó farto... : vocês ñ perceberam,o Zé Dú tem medo,pk ele sabe q o Anibal é mais competente do q todo o governo dele....
Joao (Lubango): Quando poderemos ter a oportunidade de votar para os governadores provinciais? Isto dos governadores serem nomeados pelo presidente tem d acabar. Se a cada 4 anos os governadores fossem sujeitos a avaliacao popular teriam d se preocupar realmente em resolver os problemas do povo ao inves d estarem apenas preocupados em bajular o chefe e encher os bolsos. Por vezes ate parece que sao uma especie d senhores feudais com poder absoluto para tudo e mais alguma coisa na provincia. Queremos uma democracia d verdade nas provincias e nao mais estas imposicoes do camarada Jose Eduardo dos Santos. Outros dois q foram nomeados depois das eleicoes e ja deveriam ter sido exonerados por manifesta incompetencia e arrogancia sao o Isaac dos Anjos na Huila e o Albino Malungo no Huambo. Tambem e preciso q o camarada presidente deixe d fazer o que sempre faz nestas circunstancias ou seja baralhar para dar d novo as mesmas cartas, sao sempre os mesmos. Sera que o MPLA nao tem quadros mais jovens e competentes a quem se de uma oportunidade tambem? Reformem esses cotas d uma fez por todas, eles ja estao ricos (seria bom perceber como isso aconteceu), vao cuidar dos seus negocios e deixem d usar o estado como uma plataforma para os seus negocios e interesses privados.
ANONIMO : O Governador Provincial do Moxico Joao Ernesto dos Santos, e um incompetente, caduco, analfabeto, esta atrasar este Pais e esta Provincia com processos ridiculos. Mas o grande culpado desta desorganizacao nesta e outras provincias do Pais e, o proprio Presidente da Republica Jose Eduardo dos Santos, que tambem ja devia abandonar o poder em Angola, porque ele ja nao sabe mais nada, como poder governar este Pais da roubalheira.
michael (windhoek): Grande promoção nesta quadra festiva.Computador portáteis a baixo preço e telefone iPhone ORIGINAL 8GB,16GB,32GB por apena $400 a $500 para mas informações contacta, presidentmichael@hotmail.com.
SEBASTIÃO UIGE : TANTAS PROMESSAS E NÃO ESTÃO A CUMPRIR AGORA ESTA DAR,POVO ANGOLANO ABRE O OLHO ESTÃO A TAPAR A CHUVA COM A PENEIRA,SO QUE A CHUVA É MUITO FORTE.
os atentos : luanda precisa do Anibal Rocha e mais nada
Mwana wa Lunga (Canada): SENHOR JES.....envia o Governador do Moxico na reforma...estamos em século 21, como é possivel até agora a provincia mais retadada é sempre governada pelo um Homen que o confinciente de inteligence é quase zero? o que esta a fazer naquela prpovincia? se nao ha pessoas do Moxico com capacidades de dirigir uma provincia nomeia um das Lundas, Bié, Huambo ou mesmo um Russo ou português.... é muito doloroso ver o que esta apassar naquela regiao. Ou é sempre a mesma politica de sempre...desde das matas?
LUSO E LUENA : O João Ernesto dos Santos "Liberdade" ou melhor, o outro JES, não é exonerado do cargo que ocupa há mais de 15 anos, porque é um grande feiticeiro. Em todas as províncias onde foi governador, começando pela Lunda Norte, sempre dedicou-se á actos de feiticeiria para manter o cargo. No Chitato, ele mandava buscar bruxos, que ficavam no palácio muitos dias e aproveitavam até fazer mixórdias para os amigos dele,em particular para o falecido Ivady e o Sambalanga. As pessoas que sempre trabalharam com ele sabem o que digo.Sr presidente, por favor, tenha a coragem de exonerar esse tirano do JES. Esse sr é a nossa desgraça aqui na província. Tudo gira á sua volta e há muita coisa grave que comete e que o partido não sabe. Se o sr estiver interessado em saber, mande o SINFO investigar e ficará surpreso. Metade do Moxico é dele
joao de azevedo (azevedsebastiao@yahoo.com russia): azevedo do bengo,satisfeito com o trabalho do jose e.santos,em nomear joao b.miranda ao cargo de governador do bengo,sua terra natal.joao miranda,nao te esquece restabelecer agua potavel e energia electrica no kicabo e noutras areas do bengo.por favor,construir universidades nos 8 municipios da provincia.partir aquelas casas do dande e construir predios e iluminar todas ruas da cidade e dos municipios.envia este projecto ao cota ze-du,em minha opiniao ele vai aceitar e disponibilizara as verbas.força mira
TITIO : Isto é uma máfia o puder gira a volta deles tira de um lugar coloca noutro como se o pais não tivesse pessoas capazes de inovar, mesmo dentro do próprio mpla há gente competente. É só reclamar para ser posto de lado que máfia é essa que nunca acaba meus Deus. Nos precisamos de desenvolvimento que vem da base que esses musseques sejam transformados alinhados para termos agua e luz estradas serviços até um simples botão não têm mas já tem super jactos bancos em Portugal, precisamos de condições básicas para deixarmos de morrer cedo melhorar os hospitais em meios materiais e humanos mas competência nas universidade deixar esquemas. com isso realizado povo viverá daquilo que tem direito
Salomao (Argelia): O sistema e sempre o mesmo ? As mesmas pessoas!Precisamos das eleicoes altarticas.Novos governadores nao pensam so nos vossos interesses.Trabalham em beneficio do povo.
ginga kuvo guems : viva povo angolano,viva uige,viva kota pombolo.kota mawete,kota miranda,aluta continua avitoria eserta dia matondo
VAMOS CRESCER : RECLAMAR ATÉ QUANDO? É NECESSARIO BUSCAR, INOVAR, CRIAR. NAO TENHAS MEDO DO NOVO...NOSSO PAÍS PRECISA DE INTELIGENCIA CONHECIMENTO E NAO VELHA GUARDA PARA GOVERNAR...INOVE.
Comandante Kapuipo (Indina EUA): Alguem e exonerado e posto num outro lugar. O que e isto? Temos que chegar numa altura em que os Governadores, os governantes locais devem ser eleitos pelo povo e nao nomeados pelo presidente. O presidente foi apontado e nao nomeado, o povo e que tem escolher os seus lideres.
acontece (joabaila@hotmail.com): Ele Ele mesmo esta a precisar de ser exonerado!!!
Anónimo : O cota mbimbi nao tesava ou qué ? comé entao , sera que ele sacrificou tambem a sua fertilidade em troca do poder ?
resistencia : Preocupa-te com a terra vendida e nao com o filho do velho jonas. Este ladrao zedu desde 1979 a exonerar e impolssar quem é que lhe nomeou? ditador, vais morrer e o teu dinheiro fica
Pergunta ? : qual é o nome da que foi esposa de Jonas malheiro savimbi ? O cota batia pungo ou qué ? Eu nao oiço falar nada acerca dama e dos filhos do antigo chefe do partido do galo mbumbu . Sera que o cota era esteril ou infecundo que quer dizer uma pessoa carente da capacidade de produzir filhos ? Respondam-me por favor , estou curioso em saber ....
Pizzaria Mumbembe : Mais eu te digo assim ao contrario...Angola do Colono, Angola de 1975 do Neto ate 1979 do Dos Santos, Angola do anos 80 ate 90, Angola de 90 ate 2000, era bom que Angola actual. agora nao sei que tipo de analise fizeste, falas por o melhoramento da vida da populacao o esta referir por novas estradas, Bancos, nova TPAi, 25 km da via expresa que tu trata de Autostrada o esta falar por novo quatro Estadio de Futeboll. entao se o teu analize é da vida social da populacao entao estas muito enganado meu irmao, o Angolano do passado ja viveu bem do que actual, mesmo falando da construcao, mpla nao vai recuperar a belaza de angola o de luanda de se nao deixar o roubo, corrupcao etc. Caso nao nao deixar, eu te garanto assim ate 2030 o angolano vivera no piore, nao estou falar assim por me tratar anti Angola, talvez aceito que me trata de anti governo corrupto do mpla, o caso aqui nao é do povo angolano, mais sim do governante angolano, mais estou álertar que uma coisa nao vai bem se nao mudamos a politica e destino de Angola, sei que tu es muito obtismista nos teu pensamento proprio, mais gostaria que deixa de ser fanatico, analizar o passado o que passo durante os 34 anos, e vera o resultado é ZERO. trata-me como quer tratar este é teu problema, eu so democrata e a ceito as critica, nao so comunista. so para te falar uma verdade, no passado o angolano nao comia a cabeca do peixe, mais hoje em angola ja nao se deita mais a cabeca do peixe tudo entra na panela, tipo que é mentira mais é verade, a ceita se quizer aceitar. eu so da familia pobre, nao escondo da nossa pobreza, no beiro que viu acrescer em luanda nao temos pessoa que tem mais 500 mil dolar dele proprio, o limite talvez é 50 mil dolar. entao se os rico deita ate hoje, mais no meu bairro a cabeca ja se come, mesmo algums restourante que frecuentei em luanda a cebeca do peixe sempre presente. isto sao sinal da pobre, que mostra alguma coisa nao vai bem no Pais, no passado aqui na Alemanha, o alemao deitava MACOSO e Mabumu ya Ngombe, mais hoje essas parte da cerne ja se pode encontrar na loja avenda. quer dizer o tempo esta passar e asituacao esta mudar. deixa responder por choques se nao vai apanhar uma crise cardiaco por Angola, sao as verdade que estou falar, como eu ja disse mesmo que nao quer ouvir mais so obrigado atocar alarm, sao as coisa que vivi quando vo la. isto nao tem nada aver contra Angola, Ja que em angola nao temos LINGALA FACIL, somos obrigado a falar as verdade que vivemos.
frustrado : este pr.é o mais lichado do mundo brinca com os seus homens como se fossem seus farapos,muda tudo quando quere nimguem diz nada...é uma pena antes o colono,tenho vinte e tal anos e nada de bom vi com isso ao comando do destino de milhares de angolanos tapados e que teimosomente o apoiam,banjuladores como joao pinto e outros.
minguito frança : o que e de anibal rocha bom camarada?
begary (o pizeria mubembe): seria melhor ir no bembe abrir uma pizzeria.quem te disse que angola nao vai mudar?seja para o pior mudara.angola de 10 anos passado nao è igual de hoje.estra geraçao nao sera interno.por isso reflete bem antes de comentar
KIKI : Chegou a hora um verdadeiro Angolano tomar controlo do Pais, o santola ja esta la a mais tempo sempre a mudar as sandalia e sapatos, quando vai andar discarso para um pico de luanda te picar. o povo ja anda fato de ti e o teu governo.
angolano : todavia,que todos eles serem angolanos meus compatriotas angolanos e angolanas ficamos em calmas,isso é bom para o futuro do nosso Pais,o MPLA nao permanecera éternamente em Angola todos corruptos do MPLA ja tem mais de 60 anos; guardamos a espenrança no futuro.sublinhou.
Sou da Kissama : Camarada presidente exonerou e nomeou os distintos Governadore Provinciais, mas diria que a nomeacao para Provincia do Bengo nao foi boa escolha. Gostariamos que nomeasse um Governador Operativo nao administrativo como ja muitos que la passaram, falo com lagrimas nos olhos ver tantas paisagem do municipio sem estradas, Kichinge, mumbondo, Chio e Cabuledo sem estrada condigna para chegar na sede do Municipio (Muxima), Municipio conhecido ao nivel internacional o parque area turistica sem asfalto, com grande dimensao fronteristica, falamos do Kuanza Norte/Sul e Luanda. Cda presidente o povo pede, e o chefe executa para o Bengo seria o Cda Jose Anibal Rocha.
JMChilulo : Peço desculpa pelo lapso e corrijo a expressão inglesa abaixo para "jobs for the boys".
Anónimo Angolano (Lisboa): Os governantes locais nos países democráticos são eleitos em eleições locais pelas respectivas populações.`´e assim em Portugal, na América (EUA), na Inglaterra, Em França, etc, etc. Já é tempo de o Sr. J. E. S. começar a respeitar a soberania popular, é ao povo que cabe escolher os seus governantes locais. Ja chega de arrogância e descaramento. Os Angolanos merece e tem direito a uma verdadeira democracia.
Anónimo : Deixem o cota em paz ele está a bumbar fixe
katxokwe (EUA): Já é chegado o momento de o povo das respectivas regiões escolherem os seus direngentes ou governadores por vias de um pleito eleitoral, e não como tem sido por indigitação por parte de quem não reune o concensso dos demais angolanos.... temos de reflectir seriamente nessa ditadura que se chama JES.
Thompson (Hamburgo (Alemanha)): 82% nas eleicoes passadas, beleza. O Alibaba e os seus 4000 ladroes, irao a saquear sempre este País, rico em recursos naturais, mas pobre em seres humanos, que realmente desejam mudar o dia a dia da nacao.Vocês irao sofrer mas ainda, enquanto o Alibaba continuar no poder "ABSOLUTO".
Anónimo : sempre os mesmos!velhos e incopetentes recrutem quadros novos.
ANONIMO : Quem devia se demitir do cargo de Presidente da Republica de Angola, e o Jose Eduardo dos Santos. Porque este senhor desde que esta no poder ha 30 anos, sao sempre os mesmos governantes que estao no poder . Saem de Ministros, como incapazes, incompetentes e, o caso do Joao Miranda e outros, sao depois colocados como Governadores ou Embaixadores. Estamos fartos de assistir esta podridao desta governacao a moda do Jose Eduardo dos Santos, sem nexo, feito a base de amigos e familiares. Por isso, e que este nosso Pais estamos assistir as maiores vergonhas dos enriquecimentos ilicitos, nos petroleos e nos diamantes e, noutras areas, como o Ministerio das Obras Publicas.
Anónimo (Diaspora): Acho que a matemática nao é uma opinião. Como pode ser que os 4 Governadores nomeados são 5?
Anonimo! (Luanda): Dos Santos fora.... ja roubaste o suficiente pra viveres os ultimos dias da tua vida mais fora da presidencia, na tua ilha comprada a bilhoes de dolares dinheiro do povo em brasil!
SM (a): Nao sei porque que nao dao um cargo a um membro da minha familia que nao seja coruupto, egoista, ganacioso e vaidoso tirando assim(ele queira muitos dos seus parentes da miseria...talvez na proxima republica visto que a esperanca ainda nao Parou eh eh eh eh
Anonimo! (Luanda): Tudo optimo, ja foram nomeados ou melhor embossados os nossos dirigentes em cargos novos e em diferentes pontos do pais e voce? por favor nao estas cansado, mais de trinta outra no futuro do pais por favor! deixe tambem que outrem mestrem trabalho para que o nosso pais seja um pais do futuro... Por favor, espero que nao tenhas objectivo de deixar a presidencia apois a morte... Que seja feita a sua vontade, Jose Eduardo Dos Santos que de santo nao tem nada!!!
MESSO KULILA : LIBERDADE NAO PORQUE???????. TIRA O HOMEN QUERO O HOMEN FORA AINDA ESTE ANO COMO UMA PRENDA DO ANO 2010 PARA O MOXICO
ngandu tutacamo : TIRE TAMBEM O SERAFIM MARIA DO PRADO,DESTA PROVINCIA DO KUANZA-SUL,ISTO NUNCA FOI E NEM SERA LAVRA DO AVO DELE. O HIGINO CARNEIRO,DEIXOU-LHE NO PODER,MAS ESSE HOMEM NAO SABE GOVERNAR,MUITO MENTIROSO E NADA MAIS.ONDE ESTAM AS EQUIPES DE FUTEBOL QUE PROMETEU COLOCAR NA SEGUNDONA? ONDE ESTA O ALGODAO DE QUE TANTO SE FALAVA? ONDE FOI O DINHEIRO PARA A REABLITACAO DO CAMPO DE FUTEBOL DA CIDADE DO SUMBE? ONDE ESTA A AGUA QUE TANTO SE PROMETEU PARA O BAIRRO DO CHINGO,SUMBE?PORQUE RAZAO ATE AGORA NO WACO NAO HA ENERGIA ELECTRICA DE CAMBAMBE?TIRA O SERAFIM CAMARADA PRESIDENTE DA REPUBLICA.
Anónimo (luanda): OK JA FORAM NOMEADOS OS NOVOS GOVERNADORES, AGORA FALTA NOMEAR OS EXONERADOS, COMO O COTA ANIBAL ROCHA DE CABINDA,COLOQUE ELE NA PROVINCIA DO KUANZA NORTE, QUE PRECISA DE UM CIDADAO PATRIOTA E NAO DE UM SIMPLES CAPITALISTA,JA É HORA DE VELAREM TAMBEM POR ESTA PROVINCIA, PAREM DE OLHAR SO NAS PROVINCIAS DO SUL DE ANGOLA,TUDO BEM QUE ELAS GERAM MAIS RENDIMENTOS,MAIS O NORTE TAMBEM PODE GERAR SE ENVESTIREM NELE, OBRIGADA GOSTARIA QUE CONSIDERASSEM ESTA PASSAGEM.
Anónimo : E triste e chocante como sao feitas as nomeacoes em angola, sao sempre as mesmas pessoas a mandarem de um lugar para o outro sera que ja nao existen outras pessoas qualificada? or com experiencas por alem destas pessoas? como havera oportunidade para os outroa enquando o presidente escolhe aquem ale quizer? isto tudo e atravez de cunhas or amizades? Sinceramente olhem pela pouca vergonha do que se passa na Embaixada do Reino-Unido em Londres? Os funcionarios da embaixada sao corruptos fazem Requisoea falsas de Bebida tal como Whisk e Cervejas em nome da embaixada e vendem na candonga atravez dos amigos. Pouca vergonha! tiveram que ser investigados, agora pergunto como estas pessoas vieram parar ca na embaixada? sera que vieram ca trabalhar atravez das cunhas e amizade? Isto e uma vergona para os angolanos. Ja nao basta a falta de vergonha como eles atendem o publico com toda sanzala e sem maneiras de falarem com o pessoal agora ate tambem roubarem atravez da embaixada.E ainda por cima so dois foram afastados os outros continuam la na embaixada a trabalhar enquando todos eles sao a mesma coisa cambada de corruptos. elas ate cobram ate 450 libras para um passaporte mesmo sabendo que a pessoa e angolana dam te a volta dizendo que precisas de uma certidao reconhecida nas relacoes exterior e mais papelada so para te dar a volta mais se falares com ela bem elas ajudam mais tens que pagar a parte. Os angolanos trazem a candonga ate aqui, isto e muito triste.
Anónimo : MORTE AO DOS SANTOS....
Anónimo : O que se passa em angola e muito chocante, sao sempre as mesmas pessoas a mandar sera que ja nao existem outros com qualificacao or experienca? para mandatos.? or sera que tudo isso e atravez de acunhas e amizades do do presidente? por exemplo olhem para a pouca vergonha dos angolanos que trabalham na embaixada do Reino-unido em Londres? Funcionarios da embaixada que fazem candonga atravez da propria embaixada fazem requesicoes falsas de Whisk e cerveja em nome da embaixada e vendem. Sera que isto nao e pouca vergona para o pais? agora pergunto quem foi que nomeau estas pessoas para trabalharem nesta embaixada? Se quizerem ler mais sobre este assunto nas noticias do dia 17/11/09 angola 24 horas noticia.
Vakulukuta (Zürich, Switzerland): Oh.. sera que o MPLA não tem mais quadros! Pois os que vejo ai, são os mesmo que vejo ha anos.. Por ex. do Sr. Mawete João Baptista, fez boradas no Uige e foi exonerado, agora é empossado para o mesmo cargo mais em outra provincia....E você mesmo man Zédu estas a espera de que? deverias pedir a sua demissão para o bem de angola e dos angolanos...né!
Makienze (Camabatela/Ambaca): Penso que já é qualquer coisa. Pelo menos evita-se o espírito de familiarismo, elimina certas tendências de tráfico de influência na governação. Mas penso que deve haver remodelações profundas, exigir que os quadros que governam o País, sobretudo dirigentes a este nível, exerçam com responsabilidade e transparência os fundos públicos, sem permitir-lhes que criem ilhas de subordinados, pois todos têm de obedecer as mesmas ordens, usufruir os mesmos direitos, isto é, de acordo com as suas capacidades de trabalho. Trabalhem caríssimos Governadores, não se esqueçam que errrar é humano, mas vocês têm de saber errar menos e corrigir imediatamente.
anonimato : Do MPLA que eu só mas gostaria de saber porquie qui ser. pr esta sempre a guardar o governador do zaire? este homen esta a sujar a imagen do MPLA,sera que a exoneração do zaire não depende do zédo? ser PR.véja o nosso caso mesmo que vamos passar para o pior mas muda mesmo este ser. pedro s.
legalise angolano : mas em angola só é empossado sempre os mesmos????ou é falta de quadros no MPLA...
Helder (Rangel): eu pessoalmente respeito a opiniao do presidente da republica, mes com que entencao tem o nosso presidente de trocar os governadores de uma provincia para outra. sara isso uma extrategia politica? epa... nao sei mais no meu ponto de vista essas mudancas nao fazem sentido. (sao sempre os mesmo isto ate parece um circuito fechado).as mudancas devem ser total e nao parcial
michael (windhoek): Grande promoção nesta quadra festiva .Computadores portáteis a baixo preço e telefones iphones original de 8GB,16GB,32GB por apena $400 a $500,contacta nos para mas informações: presidentmichael@hotmail.com
Vocacionado NPJ (Somos angolanos? UK-England ): Que povo somos nós? angolanos ou enganados? Com tantas Universidades que temos no País ( se assim podemos chamar e considerar de Universidade)nao conseguimos progredir para um futuro melhor. Somos povos enganados? entoamos o hino nacional com tanto entusiasmo e amor á patría, dizendo: ...Honramos o passado a nossa história, construimos no trabalho o Homem novo...Com o jose eduardo dos santos( em letras minusculas)construimos o presente homem novo com miserias e doencas, desempregos e sucuidacoes. Que governo é este? que presinte e governadores sao estes?!! 1975 declarava-se a independecia de Angola, com gritos e assobios, fortes alegrias e esperanca de uma Angola negra, bela e cheia de harmonia. Os nossos pais tinham como o unico problema á liberdade os brancos portugueses...nao durou muito dias para nascer ambicoes no seio dos patriotas. SEm pensarem no dia de hoje, deram os seus filhos e filhos ate ate a morte para uma angola em paz, sempre os olhos virados ao futuro. 2002 Angola volta a estar paz!1 nova alegria nasce no seio dos angolanos, nova esperenca ao coracoes dos que amam Angola. Hoje sem guerreiro, sem inimigos a Patría angolana, Angola continua a enfrentar as mesma calamidades de pobreza, miseria, fome, nudez,tudo por causa de um homem que nao tem coracao, visao ao futuro, que nao tem confianca dos seus irmao e patriotas que muitos deles tormaram-se viuvas e orfaos, para verem Angola sem guerra. jose eduardo dos santos é o causador da miseria e pobresa em angola. Ele é o cumprice do mal, roupo e violencia em Angola. Por causa dele nosso povo desaparece e o poder deixa de os pertecer( deixa de pertencer ao povo) Ate quando isto? Onde está o grito da entoacao do hino: ...orgulhosos lutaremos pela paz com as forcas progressistas do mundo...de angola...enquanto as forcas progressistas de angola estiverem a favor da miseria, violencia e guerra, entao o bem seria dizer: Angola nao existe, e se existe é uma terra onde os negros escravisam os negros... precisamos de outra independencia entao para expulsarmos os colonizadores negros do país. Jose eduardo dos santos e sua equipa...esperam-me! Angola avante, revolucao, pelo poder popular, pelo poder do povo angolano, patria unida, liberdade, um so povo uma só nacao!!
Montana : Há governadores,que mesmo as ruas da cidade não conseguem de arranjar.Refiro-me concretamente do Governador do Zaire, Pedro Sebastião.
SELINHO : Mas este madie que esta a se agabar que eles os Malajinhos sao do MPLA, e quen e Malajinho e nao e do M e Diabo. Mais ou meu Sr vc estudaste mesmo? deixa deste tribalismo vulgo, pq a realidade de Angola ja nao e essa,esta sua ediologia vulga e sem base. Ja agora,de- me so un nome de un Malajinho que ja brilhou no MPLA? ou un nome de un ministro de Malanje no governo actual ou passados? Rapaz o governo Angolano sempre foi dos crioulos, e alguns quadros bakongos, depois veio a era dos trutas unbumdos como Jorge Chicote, paulo chipilipa e outros numca houve nenhum Malajinho truta no governo. agora se pregunta o pq?
Rock Lee "Duck" : Saudações... . O que é que mudou? Só os lugares, as pessoas são sempre as mesmas. Levam consigo os hábitos, costumes,(Vícios). Porquê não colocar jovens em estágios com estes Mais velhos e posteriormente descança-los ou coloca-los como conselheiros dos jovens? "Dava Certo". Como sempre foi mais um truquep para calarmo-nos devido ao caso do Jardim Mil.Tri... . Milionário. O mano mais velho deve crescer deuma vez por todas... . Tenho dito...
RS : Um dos homens que tramaram o Miala tambem foi exonerado?trata se do brigadeiro Verissimo e agora faltam dois.Haver vamos.
herata gomes (petra862009@hotmail.com): boa dia ,eu achei interesante esta mudanca porque governar e mesmo assim onde quer que te mandem ou indiquem como servidor do povo cabe apenasaceitar e trabalhar e e uma oportunidade de liderar angola como tal passando nas mas diferentes provincias de angola
Angola subindo para baixo : Estes nossos governantes quando a maioria demonstra incompetência num determinado cargo, são logo recompensados pelo chefe maximo com outro cargo e as vezes cargos mais importantes que o anterior e por isso é que vivemos numa incompetencia total de governo há mais de 30 anos. Não conseguem dar ao povo o essencial: Pão, agua, luz, agora também o combustivel e seus derivados. Enfim, sempre a subir para baixo.
maravilha : pessoal deixem de lamurias,os camaradas ñ querem saber disso, está puntado está puntado...
SAMUZALA : Exonerar o LIBERDADE imediatamente ou entao mudar o homen para luanda, bengo ou kuanza norte como voces gosta dele
Joao Batchov, UK : so ele que exonerra, so ele e que trabalha bem e sobretudo so ele que marca - O dono da bola.
TCHINHAMA : QUEREMOS O LIBERDADE FORA DO MOXICO. TODOS DO GRUPO DELE JA SAIRAM MUITO TEMPO E ELE NAO SAI PORQUE SR. PRESIDENTE?
relheu (no brasil): anibal rocha ja não tem provincia que lhe cab,ele tambem faz part do bolo maior... vais ver ond vão lhe mandar!!!!
Anónimo : Nunca mais Mawete no Uige, agora foste no lugar bom, para confrontar os fleckista, cuidado com ele. O povo uige quer que ele proprio vota o seu governado.
Veneno (Lot): Mais em que lugar poderás meter o grande trabalhador Anibal Rocha??
aaaaaaaaaa : E o alibaba quando é que sai.basta
anónimo : Para quando a exoneração de Pedro Sebastião,governador da província do Zaire
MULIATA : Mas o Liberdade Como e nao sai? O Moxico esta muito mal e muitos esperava a saida do Liberdade. O homen nao entende nada de governacao. Qual a magia que ele tem que faz com que ele nao sao. Ele deveria sair com Governando na cupula do Flavio Fernandaes, Manuel Pacavira, Simao Paulo, e o Izalino Mendes. Por favor tira este analfabeto no Moxico
Anónimo (Angolano de Gema Residente na Belgica): Gabinete do Presidente do MPLA em Luanda José Eduardo Dos Santos Usando das faculdades que me são conferidas nos estatutos do Partido dos Camaradas Determino é exonerado o Camrada Marcelino Tchypingui para o cargo de 1º Secretario do MPLA na Provincia da Huila. Cumpra-se
Anónimo (Luanda): JES os teus colaboradores tem te traido, ou es cego? Como foi possivel terem reileito o CDA Tchipingui ou sei la quem continuam a ser o 1º Secretario do M na Huila, aquele mumuila não sabe nada dizem ate que gaba-se dizendo que acabei com os umbundos conta tem cuidado porque naquela provincia há mais umbundos que nyanecas ou coisa parecida, vamos agora quando fores a fazer mexidas no aparelho governativo daquela provincia vas quer por um nyaneka? Tem cuidado conta a gato ok...
MOST WANTED "povo burro" : Saiem depois de encherem os bolsos e nem vão preso,e se tivessem roubado 30 Limões também?
Talamaku : Até quando vai terminar este circuito fechado do M? Sao sempre as mesmas pessoas. Será que em Angola nao existem mais pessoas que podem ocupar estes cargos? É muito triste como o nosso país é governado!!!!
Filomeno (Malanje-Lau ): Eu sim sou um verdadeiro malanjinho e nao este impostor que se intitula Malamba . Todo malanjinho que é contra o MPLA deve ser visto como um falso malanjinho , deve ser visto como sendo um inimigo do estado .
Xavier (morajavy@hotmail.com): Palhaço tira daqui mete ali,presidente de quinta categoria....palhaço vai governar apenas as tuas mulheres....presidente sem etica com filhos de diferentes mulheres...vergonha africana. Para com o jogo das marionetes
Povo angolano empossa novo presidente de Angola : Substituido por corrupçao, o presidente angolano, o povo angolano empossa na proxima terça-feira, o novo presidente de Angola. Sera um banco natural de Angola, poque os negros so roubam e desfalcam o pais.
Filomeno : Malamba-Malanje tu deverias ter vergonha de dizer seres malanjinho porque o que fazes é mostrar que os malanjinhos sao homens carentes de sabedoria e conhecimento . Metamos um termo a tudo isto com uma simples pergunta : Unita sendo um partido politico e nao um partido no poder tinha ele direito de comandar e ter em sua posse homens armados sim ou nao ? Quem foi que criou a guerra que conhecemos até bem pouco tempo atras , MPLA ou UNITA ? é claro que nao foi o MPLA porque desde o principio foi o MPLA quem esteve no controle de Angola . Este assunto nao é pra crianças , va trocar as fraldas bébé , borraste-te . Para a tua boa imformaçao Unita nunca foi um partido politico mas sim um bando de rebeldes que queriam dar um golpe de estado e se apoderar do poder a força de armas . O partido Unita deve desaparecer do seio do povo angolano pois ele so nos tem trazido a mente imagens feias e lembranças dolorosas .
Grandalata : Uniram-se os compadres Brigadeiros Gilberto Veríssimo e Xavier Azevedo "Xavita" contra o compadre Gen. Miala e ajudaram a derrubá-lo do cargo de Dir. Geral do SIE. Agora zangaram-se os compadres e Gilberto saltou do cargo para o qual agora é nomeado Xavita. Então careca Gilberto, como estará a tua auto estima? Morraaaaaaaaaaaaa, que é o que tu mereces depois de tudo o que tramaste contra os teus ex-companheiros. Irás morrer de tanta vergonha e desgosto de nunca teres chegado á D.G do SIE, cargo que sempre aspiraste. Tramaste tanta gente no SIE, depois da saída do Gen., que no fim tu é que foste para a rua. Querias voltar a tramar o teu chefe Dr Sango, mas desta vez te enganaste. Aliás, bandido não confia em outro bandido.Sabiamos que muito cedo sairias.Tu és uma pessoa ruim, malvada, que não devia existir na face da terra. Coitada da mãe que te pariu, deve ter muito desgosto de ter parido um monstro como tu. Deus nisso tem sido mau, mantendo pessoas como tu, vivas. Morraaaaaaaaaaaaaa seu cão
Mumbembe : Isto é como uma troca de moeda, nada vai mudar. Se no Uíge nao fez nada, em Cabinda também nao vai fazer nada. No fundo,estes Governador sao guardas, eles dependem de Luanda que impulsiona as financas. Depois sao pilhadas pelas várias instituicoes. Lá o Jes pode fazer as suas trocas, o resultado será o mesmo. Mas temos que dar o poder na Justica,é a única instituicao capaz de combater o pequeno,medio e grande corrupto. O sonho duma nova constituicao poderá ser o maior ganho. Ela doravante poderá sofrer correccoes, tirando a que nao funcionar ou aleviar-as.
mauro (Benguela): Em democracia ninguem tem de ser nomiado mas sim eleito, e quando o presidente exonera os governos provinciais logo têm de haver novas eleições nessa provincia porque enquanto as pessoas tiverem um compromisso com o partido e não com o pçovo nós o povo não podemos renvidicar
Anónimo : Esta dança de cadeiras ja não foi publicada?mas que raio de bajuladores são estes jornalistas?cambada de incopetentes nem dar uma noticia em condições são capaz.
joao de azevedo (azevedsebastiao@yahoo.com ): sou natural do bengo residente na europa!estou contente com a decisao do presidente de angola em nomear joao miranda natural do bengo no cargo de governador da terra q lhe vio a nascer.neste instante,encorajo-lhe mudar o aspecto da cidade caxito,construindo boas casas ou implementar projecto imente habitacional para a populacoes.força mira do kicabo-dande
Kamussumbe Foggiano : TUDO BEM COM AS MUDANÇAS, O PAI MANDOU E NÓS COMO SEMPRE VAMOS OBDECER MAIS UMA VEZ AS ORDENS DO PAI EU SOU DO KWANZA SUL, Ò PAI FAZ FAVOR NOS MUDA LA AINDA AQUELE TIO QUE XTÁ A GERIR AQUELA PROVINCIA É Q ELE ATÉ HJ NAO TOMOU NENHUMA ATITUDE DE GOVERNANTE A NAO SER COMO DIZ O SEU PROPRIO NOME "SERAFIM DO PARADO" ELE SO SABE É FICAR PARADO, NOS METEM AINDA CARA NOVA PARA VER SE NOS AGRADA, POR FAVOR O TIO COMUNISTA ZÉ DU
mabiala : o sr mawete trabalha bem ali donde foste nao fazi como no uíge
Holanda (holanda): Amigo Kito a prende leias mais para a prenderes como viver quando falas dos tres bakongos que foram nomeados deverias e revindicares com o proprio presidente porque os mesmo sao angolanos ja nao estamos no tempo do tribalismo sul norte leste oeste e angola fui.
nguamy : Entra qui sai ali, rouba aqui vai ali, ai de quem nao roubar bem!Eleições, autarquia mentes jovens ideias novas este Beira esta cheio de ideias vazias viva a ditadura viva as nomeações viva o mono!!!!????
Pizzaria Mumbembe (aqui estamos a falar da vizao e o futuro): Angola nunca vai mudar, nao ha modernizacao no Governo, que faz os jovens Angolano que estao acabar os estudos em vario pais, qual é o futuro deles, sera que as mesma danca vai continuar de convidar os estrangeiro ocupar lugar de trabalho que paga bem em angola, o Angolano, recentemente a filha do sr JES, convido Portugues ocupar as pasta dos Angola, agora eu pergunto é para sempre o neste momento esta formar os quadros national para que depois volta ocupar as mesma pasta. Esse homens do mpla, muito dels sao rico e bilhonario, os proximo deles sao Tuga, brazileiro, CV, é que sao gerentes, diretor e PDG das sua empresa, os nosso quadro estao no ROQUE, na rua outros ja anda desesperado na vida se meteram nabebidece. O ZE deveria comesar ja reforma no MPLA, comesar lancar novas cara, sanguen novo com as ideia novas, por que tem medo de jovens no governo? é no caso do Sr Mawete cometeu no Uige, agora foi para Cabinda é para fazer o mesmo! epa vamos deixar de ser fanatico, tem que aver mudanca radical no mpla. o pais esta muito mal, avida da populacao esta cada vez mais piore, o peixe no passado nao era nada hoje o peixe em angola é algo, agua é grende problema e luz, ja vai os 34 anos o povo aver bilhas nas promesas, A agua e luz sera o grande investimento de Angola de sempre caso o Mpla conseguir o faze-lo, mais tenho a certeza nunca hao de conseguir, mudar e tirar os governante nao é solucao, ate seria melho o proprio povo escolher o seu governador. O mpla deve deixar de PIRATAR a constituicao national, a proposta C, é um crime contra os Angolanos.
Anónimo : Dança das cadeiras. Viva!!!!
Nvunda : esta forma de proceder esta caduca,as tres propostas da nova constituicao consagram a realizacao de eleicoes autarquicas hora o dictador tema ou procura existir uzando metodos antidemocraticos que a maioria dos angolanos reprova,nomeiar por decretos sao metodos comunistas tao antigos como o tempo do ditador no poder,nao ha desenvolvimento sem democracia.
Anónimo : Viva a dança de cadeiras! Rouba aqui, vai para lá, rouba lá, vem para aqui; rouba à esquerda, vai para a direita, rouba à direita, vai para a esquerda; rouba na periferia, vem para o centro, rouba no centro vai à periferia; rouba dentro, vai para fora, rouba fora, vem para dentro. Granda a filhos da pátria!
Pizzaria Mumbembe : Ele proprio tambem deve ser substituido.
Anónimo : Pedimos ao governo que haja eleições' sem corrupção ' para o cargo de governador. 'Um pais como Angola não têm uma rede distribuição de Agua, de energia em condições. Aonde vai quem a riqueza deste pais? Estão sempre a ficar mas ricos, o povo a sofrer. Queremos uma mudança total dos leaders.
PIMPÃO : Estou preocupado...afinal de contas o que está acontecer com o nosso querido presidente? Eu não entendo, como é possível "nomear/empossar" um Governador para um período apenas de um ano... (como é o caso do Sr. Mawete, e da Sra. Candida Celeste) que governaram as províncias do Úige e do Bié num curto espaço de tempo...Assim fica difícil haver desenvolvimento nessas províncias visto que, em alguns casos os ora empossados/transferidos nem tiveram tempo suficiente para, avaliar a real situação das províncias onde tinham sido indicados e elaborar projectos viáveis, e consequentemente avalia-los...Por favor, senhor Presidente, com estas “nomeações ou transferências” está dificultar o progresso de Angola, nomeadamente as nossas província. Dê mais tempo aos seus homens para que possam demonstrar na prática aquilo que eles sabem e que podem fazer. Por outro lado, sou de opinião que não se deve nomear governadores só porque são pessoas de confiança (...) o que acontece que em alguns casos esses homens não têm nenhuma noção de "Leadership" e não têm qualidades para serem bons gestores das nossas províncias, e uma vez no exercício das suas funções, tornam-se como pequenos “deuses intocáveis e incorrigíveis….” Na verdade, essa situação não ajuda o país a progredir, pelo contrário cria muitos embaraços estagnação...Por favor, Sr. Presidente nomeie pessoas certas nos lugares certos! Dou um exemplo, depois da nossa victória nas eleições legislativas de 2008 o Sr Presidente nomeou o Camarada Mutindi para ocupar o cargo do Ministro de Hotelaria e Turismo...Será que ele entende mesmo dessa área? Ele tem formação específica para dirigir este Ministério? No caso da nomeação do camarada “Pompolo” como Governador do Úige, o Sr. Presidente não achas que até que ele apreenda como governar bem o tempo vai passando? Tenho dito Obrigado!
babunzo (laminacao22@hotmail.com): boa noite eu gostaria de saber oque sera do ex governador anibal de rocha. porque ele em termos de infra estrutura é um bom trabalhador. por favor dei-lhe uma opúrtunidade...
Ngunga : Já agora elejo o Samakuva como o melhor vendedor de batata doce com peixe cabuenha no no Mercado do roque santeiro.kkkkkkkkkk
Pei-dei : Nós lider , viva nós terra , como angola ka tem igual .
MAKIADI (Uige): Mawete joao Baptista, nao semeou um unico bloco na parede, nao reabilitou um unico jardim,so passava o tempo tempo todo a falar para a imprensa com o seu portugues amarfanhado, prometeu construir aldeias modernas para os varridos do congo, ate que a aldeia se transformou num camiao mortifero, contas feitas 35 mortos. Roubou todo dinheiro que era dado a provincia para garantir o trabalho do estado, tem cerca de 4 empresas onde toda a massa e depositada.Queremos ver se ele consegue manter o ritimo que o cota rocha deixou.o que nos parece improvavel. Queremos tambem ver se toda familia dele que ele encheu no Governo Provincial do Uige os vai Levar, mas a verdade seja dita, aqui nao havera lugar para brincadeiras, arrogancia e nepotismo. se assim acontecer vai tem que voltar a continuar a comer tua KIKUANGA LA NO LUBUMBAXI ZAIRE, fuiiiiiiiiiiiiii
Irmao Gordo : O Sr JES está brincado com os angolanos,mas apartir de Dezembro do ano em curso,voces verao que nenhum angolano o poderá chamar de presidente da república conforme alguns falam mas sim será denominado como mafioso das riquezas de Angola,com o futuro ameacado devido os seus pecados maléficos.Frisou pela paz,amor e fraternidade para com todos povos do mundo,o grande pensador internacional e conselheiro mundial dos direitos humanos.
nbengangu : tu es a pessoa que povo estava a espera bem vindo,e pedimos obrigado ao sr.kota ze por este nomiacao do chefe pombolo para nossa provincia do uige filho de terra.
Anónimo : Projecto A e C(artigo 118) o presidente sera obrigada abandonar a pasta em caso da traição a patria, e corrupção e este senhor é mais que um corrupto, então?
almao : viva angola,viva angolanos,abaixo traidores.Para bens kota ze,kota,pombolo,kota mawete,kota mirra,etc etc,para bens angolanos
Empelista : QUE O NOSSO PRESIDENTE VIVA . VIVA O NOSSO PRESIDENTE . CADA QUAL PUCHANDO BRASAS PARA A SUA SARDINHA E ENQUANTO A SARDINHA DE UNS QUEIMA POR ESTAR POR CIMA DE TANTAS BRASAS A DE OUTROS POR ESTAR POR CIMA DE POUCA BRASA NEM COZE . MEU PRESIDENTE MANDA AQUI UMA DAS TUAS BRASAS PARA EU PODER ASSAR A MINHA SARDINHA NAO SEJA EGOISTA SOMOS TODOS FILHOS DA MESMA TERRA QUE MANDA CUMBU .
Nervoso (malanjino): Os empossados juraram ser fiéis a pátria Angola. Os exonerados também tinham jurado e porquê foram demitidos? Quem nos garante que estes novos governadores são melhores?
mundanba-uige : damba esta enfesta,inclusive toda provincia,do uige,boas vindas nosso filho da terra,boa sorte chefe.
Anónimo : ainda bem que ja nao so angolano gente burra
muana vata : ngiza nbote ku uige nosso querido chefe,opovo en geral esta conten,efeliz,boas vindas quirido filho da terra chefe p.pombolo
AFRICANO REAL (LUANDA): Exmo JES,please faz algo de novo no teu governo para o bem deste martirizado povo.Informa-nos o porquê das continuas e habituais danças das cadeiras.Sempre por nós amado fostes + pareces k não respeitas os k te amam.fazes leis k desrespeitam a nossa fragil constituição,baralhando tudo só pra manter o estado das coisas?É o quê então te fizeram o quê?balumuka que ainda tens forças pra salvar o teu povo e a tua reputação.
savinbi vivo : boas vindas,nosso querido filho,uige esta atua espera.Opovo ja sabia que tu serias onovo governador da nossa querida provincia.
makalakato (brasil): Tão senil que está ao ponto de não saber discernir o porco do javalí!
Anónimo (kiamangongo@sapo.pt): ja é tempo do povo eleger os seus representantes locais, ste politikiss do nsso president de nomecoes e exoneracoes, so projudica o desenvolvimento das cidades, pk stes amiguinhos k ele nomea fazem nas provincias e nada fazem, ninguem lhes pode conta, como vimos atras o presidente do tribunal, eeem ñ conseguir de contrar as contas das instuicoes publicas, ixto acontece pk os seus governadores sabem k lhe scolocar no lugar e mandam lixar o tribunal de contas, é axim k vams continuar?.....
Gil (Condado de Caiscais,Barra da Tijuca,Rio): E as eleições cadê?Nossa vocês vivem praticamente Em uma monarquia absolutista...Este senhor só vai ceder o lugar para novas "mentes brilhantes angolanas"quando morrer!
Xamotemba (Berlin): No meu ponto de vista,tanto o nosso parete Serafim assm como o dinto cujo Anbal Rocha, tal como o qui esta atirar os mesmo nos Lugar,deveria já abastante tempo fora deste lugar. porque eu ainda nunca ouvi dizer que,uns do governador das provincias,fes um bom trabalho no lugar onde forao posto;por isso mesmo,eu so tenho que dizer qui eles todos,sâo da farinha do mesmo Sanco.pois que,só se falou do Senhor primeiro ministro Paulo Cassoma.A traves da esperiencia dele, de cualidade de ser um presidente da Repulica e é por isso que ele,é mas eviado em missao de trabalhos.
makalakato (brasil): Mais do que empossar governadores que sejam natos da província a governar deve-se adoptar o modelo de Governo de um Estado pelos seus concidadãos, uma entidade estatal autônoma, com patrimônio e receita próprios, criada por lei para executar, de forma descentralizada, atividades típicas da administração pública. O sr. presidente parece não ter mais cartas a jogar e o povo é obrigado a assistir a tais palhaçadas vez após vez.
Xamotemba (Berlin): No meu ponto de vista,tanto o nosso parete Serafim assm como o dinto cujo Anbal Rocha, tal como o qui esta atirar os mesmo nos Lugar,deveria já abastante tempo.porque eu ainda nunca ouvi dizer que,uns do governador das provincias,fes um bom trabalho no lugar onde forao posto;por isso mesmo,eu so tenho que dizer qui eles todos,sâo da farinha do mesmo Sanco.pois que,só se falou do Senhor primeiro ministro Paulo Cassoma.A traves da esperiencia dele, de cualidade de ser um presidente da Repulica e é por isso que ele,é mas eviado em missao de trabalhos.
Feliciano Tavares (Luanda): O Aníbal é um alcólatra e está cansado.
Como? : Como? Quando? Onde? Por quê? Quem? Quem sou eu? Estou confuso? Penso, logo existo? Mas como? Se assim o for, não existem pessoas em Angola, pois aqui ninguém pensa. Como assim? Simples, é só ler o que escrevem aqui, se é que podemos chamar de escrita, na maioria é escrito por semi-analfabetos, os textos são quase inteligíveis, dados aos inúmeros erros de ortografia, de concordância. Os pensamentos são confusos, não existe um encadeamento lógico das idéias, se é que possamos chamar de idéias o que lemos aqui. Muita tristeza pela xenofobia, muita tristeza pelo tribalismos, muita tristeza pela má educação, muita tristeza pela ignorância. Quando cresceremos? Quando seremos educados? Quando seremos minimamente civilizados? Queremos o respeito, mas não respeitamos nada.
o dono : vende se um pais num bom preso,os interesados poderao me contactar pelo terminal telefonico no 00244211114758 jose eduardo dos santos.
langa langa (paris): deveriao meter um langa tambem bur... pra dà mais nos angolanos qui nao gostao dos langas
DEMONIO : este politica tem que a acabar cada provincia tem que ser governado filho nato naquela terra que fala alingua local nao quermos angolanos de origens duvidoso.
ngandu tutacamo (KUANZA-SUL): SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA,POR FAVOR NOS TIRE O SERAFIM DO PRADO DESTA PROVINCIA E NOS MANDE ANIBAL ROCHA,PORQUE COM ELE O KUANZA-SUL VAI DESENVOLVER-SE MAIS. A GOVERNACAO DE SERAFIM,NAO SE FAZ SENTIR,ESTAMOS MUITO CHATEADOS COM A FORMA DELE DE GOVERNAR.TIRE,TIRE,TIRE O SERAFIM MARIA DO PRADO.ISTO NAO E LAVRA DO AVO DELE.
Chico Zé (Cabinda): O Aníbal em Cabinda só fez casas para as suas catorzinhas e propaganda na Orion para a promoção da sua imagem. O Manuel Gime levava envelopes com avultadas somas em dinheiro para corromper os velhos e jornalistas a assinarem cartas a favor do Rocha. Ele pode ir. Não temos saudades dele. Chega de bebeiras e tanta pouca vergonha. Boa viagem mais velho!!!!
HEroi Nubian (UK): SR Presidente JES, boa escolha e nomear o senhor Joao Miranda ao cargo de Governador do Bengo, E realmente um dos poucos politicos no MPLA com um bom perfil,eficiente, prestavel e muito Angolano... so de opiniao que Anibal Rocha tambem, deve lhe ser dado um outro grande posto porque realmente e um Angolano eficiente e prestavel para o desenvolvimento do nosso pais... Anibal Rocha & Joao Miranda grandes homens e Politicos.
KITO : 3 Bakongos nomeados de uma so vez como governadores provincias, coisa muito estranha. Joao Miranda, Mawete, e o Pombolo. Digo estranha pq nao comfiu mais neste JES, se ate as lei da constituicao o madie quer mudar? isso se ja nao mudou meuA tempos deu a nacionaldade Angolana naquele Pierre Francone assim do nada de repente, mas tarde veio o dikulo da Angolagate en Paris.Agora essa de nomear 3 bakongo assim de repente? o que sera que esta a se passar que a malta nao soubemos ainda? Tirou o outro bakongo o general Miala assim do nada. quando todos nos lhe inploramos para tirar e nao prender o Miala ele nao escutou niguem ele prendeu. e de repente quando menos esperavamos lhe tirou. eu axo que ha algo.
abele (luena): e uma pena nada muda sepre carocel disculpe mas sta de mas tenha um poco devergonha purfavour mete novas cara sta mos falto disto
langa de verdade (paris): deveriao meter um langa tambem
Jonas Malheiro Chilulo : Concordo inteiramente com a opinião expressa por outro leitor. Os governadores deveriam ser eleitos tal como se passa nos Estados Unidos da América e no Brasil. O exemplo angolano, similar ao português, permite extender a teia de corrupção do poder central ao local e "controlar" políticamente as populações, fazendo-se nomeações por amizade do tipo "jobs for de boys". Se há algo mais a mudar na constituição este era um dos itens.
Nelson do Sumbe (nelsoncustodio@hotmail.com): Com toda devida máxima vênia; os governadores foram empossados ou TROCADOS? Não seria a melhor definição? "Cest est percepi" Nelson Custódio
O POVO TEM QUE COMEÇAR A ELEGER SEUS GOVERNDAORES : TEM QUE PARAR COM ESSA COISA DE PRESIDENTE EMPOSSAR, O POVO TEM COMEÇAR A ELEGER SEUS GOVERNADORES. POSSAS, ATE QUANDO ANOGLA VAI CONTINUAR ASSSIM??? Sempre temn que ter o bedelho do ZEDU, Fogo, ja to cansado. Mas Nós do MPLA somos muito burros mesmo, não tem ninguém no nosso PARTIDO capas de mudar essa maquina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Angolano triste : Sempre os mesmos falhados....
AMIGO (LUANDA): SENHOR MAWETE BAPTISTA EU TE SAÚDO E TE PARABENIZO. POR FAVOR, AJUDE DE FACTO A PROVÍNCIA DE CABINDA A DESENVOLVER-SE E ULTRAPASSAR AS GRANDES DIFICULDADES QUE AQUELE POVO VIVE NA VERTENTE SOCIAL! NÃO SIGA O SISTEMA DE GOVERNAÇÃO ATRAVÉS MARKETING POLÍTICO E AUTO PROMOÇÃO DE IMAGEM, COMO FEZ O SENHOR ANÍBAL QUE CONSEGUIU ENGANAR TUDO E TODOS COM RECURSO ÀS DE IMAGENS TELEVISIVAS TRABALHADAS PELA ORION, AO CONTRÁRIO DAQUILO QUE SE VÊ E SE VIVE NA REALIDADE.
Anónimo : isso e uma vergonha... desse jeito nunca tera mudancas, quem disse q alguem q trabalha mal numa provincia ira trabalhar bem noutra???????? mudanca é investir em novas pessas com novos ideias...sera q a nossa ignorancia é cronica
Maquela (Ingombotas): Sr Presidente jose dos santos é verdadeiro lider da noassa Patria, sempre gostei a sua estrategia de governar, muito falam mas nâo sabem e nâo tem acompetencia do presidente o inimigo sempre nunca vâo gostar o trabalhos do outro, estamos na sua traz, es bom lidership, o gouverno do MPLA muito o brigado o vosso amante Maquela. viava MPLA, Viva Jose dos Santos, ninguen vai te meixe ou estou pronto a te servir meu presidente.
Empelista : O nosso presidente é stiloso , olhem-lhe a postura na foto . Nao ha no mundo um presidente mais stiloso do que o nosso presidente . Nem ouso imaginar a postura do nosso presidente quando ele esta cagando com os duas patas por cima da sanita ele na posiçao do para-quedista .
Ancalevi (Mussulo): Essa é Boa e o Sr.Vida, vai agora reinventar outro jardim no largo da pouca vergonha na cidade do Kuito.Mas, o PR não tem Conselheiros?
Jrsn : A famosa dança das cadeiras!
Anonimo (Alemanha): As nomiacâo,deve sere feita com de acordo, do gosto, do povo e nâo a pena numa Pessoa qui,pensa qui,ele,é o mas importante perante outra gente. Mais você,espera so;você,será nomiado para o lixo.Pois que o qui este sinhor,apreseda é um estupides,porque num pais qui contei tanta gente,nunca se deve levar a propontencia ou o inguismo de tudo;nos encontros mais importante,ele,nâo têm capacidade de lá chegar;poi em frente outros ministros porque,ele pessoalmente, nâo consengue de infrentar as caras de outros que contêm caqras onesta.È assim qui um vigarista se defim perante outra gente. Um Lider da Naccâo,deveria pelomeno,pore os seu pés em todo parti do seu pais;para conviver devidamente os casos da populacâo mas isso,nâo se verfinca!!né já na provincia mas perto de Luanda se ele vai;mas para falar a serca de portecâo dos seu interesem,poiem homens das provincias mas a badonado!e os mesmo por sua vez,também nâo se manifestao por serem, ingarrfado em concieencias com sonhos de murrer com Armas nas mâo e o indeiro será na patruria e a garnada como o seu própio Caxao.pois qui isso é muito triste.
Inconformado : Já se pode comentar! O JES já deixa?! Democracia da BATATA
Boavida Neto = Crime Compensa!!! : Recebi estupefacto a noticia que Boavida Neto foi reconduzido a outra Provincia. Quais sao os criterios de nomeacao que JES usa? Tanto jovem bem estudados no MPLA e JES continua a preferir aqueles que nao possuem qualquer conhecimento cientifico?
Malanjino (Malanje): RESCIDIR O CONTRATO COM O PORCO E FAZÊ-LO COM O JAVALI DÁ NO MESMO. RENOVA ZÉDU
eu (kimbanda): ZÉ DU ESTÁ SENIL É O MAXIMO QUE SE PODE DIZER!!
Tradução - Show de Yuri da Cunha (República Checa): Traduçao sobre a parte que toca o nosso Yuri da Cunha: O Convidado Yuri da Cunha, que esteje em palco no encerramento do show acompanhado com duas bailarinas não se intimidou. Com o seu checo amável convidou os presentes para, que com ele ´´ Sal-tar pra di-rei-ta e depois pra es-quer-da´´. A Arena se deliciou e agitou com a chegada do ´´destruidor de corações´´ Tradução de B&D Produções, Praga
nanana (luanda): onde colocaram o camarada Anibal Rocha???????????????????ele fez muito por luanda foi tirado luanda agora já não é a mesma desde que ele saiu ; foi organizar cabinda agora onde ao de o colocar queremos saber mata logo o desejo do teu povo ... se formos a fazer um concurso de governadores leganha simão paulo perde........................
PRA Q? (PORQ?): No MPLA parece tem profissao Gorvenador. ocupacao chefe. Mas q partido e esse q nunca cara nova? nao se renova? sempre a mesma lata velha...
Anonimo (Alemanha): As nomiacâo,deve sere feita com de acordo, do costo, do povo e nâo a pena numa Pessoa qui,pensa qui,ele,é o mas importante perante outra gente. Mais você,espera so;você,será nomiado para o lixo.
Manuel Nzinga (mnzinga@hotmail.com): Sr,Presidente por favor não esqueca do Aníbal Rocha dê-lhe uma pasta que ele merece.
joao mbaxi (joao mbaxi): o homen ja esta a em velhecer da qui a pouco começa a contagem regreciva
LEX-LOANDA : ANIBAL ROCHA É O NOVO MINISTRO DAS OBRAS PUBLICAS E HEGINO CARNERO O NOVO MINISTRO DA DEFESA
Show de Yuri da Cunha (República Checa): 17-Nov-2009 S italštinou jsou ale Češi zatím na štíru, takže se zpěvák burácivého chorálu nedočkal ani v největších hitech. Že se na koncertě Erose Ramazzottiho bude dovádět, naznačil už předskokan. Angolský host Yuri da Cunha, který si v závěru svého vystoupení na pódium přizval dvě tanečnice, se akce nebál. Roztomile lámanou češtinou vyzval přítomné, aby s ním "ská-kat do-le-va a pak i do-pra-va". Arena se zavlnila a výtečně nažhavila na příchod "lamače srdcí".
DOMINICK de Malange : Não tenho muito que falar é so assistir esta COMEDIA e matar-se de RISA, ou é exoneração ou então mudança de provincia. que sejam mais claro em dizer:o PR, vai mexer no tabuleiro de xadrez, a TORRE BRANCA que estava na casa A8 a Roubar Corre perigo de ser capturado por um pião preto,(população) porque fói descoberto e a Rainha corre perigo se esta torre ser capturada, então PASSA para outra posição e no lugar dela vamos meter o Rei para conseguir controlar todas as posiçôes possiveis para melhor defesa da RAINHA, ja que se existir um cheque mata na Rainha o JOGO ACABA quero dizer a ROBALHEIRA E O DESVIO DO ERARIO PUBLICO ACABA.pensem bem que o nosso PR do tempo que ele leva no poder nunca exonerou niguem. os verdadeiros exonerados se encontram no ALTO DAS CRUZES.
ALGUÉM (pixloy3@yahoo.com.br): Onde ficou o anibal rocha???? ele fez muito por cabinda, agora acaba assim????
Empelista : Exonerar e nomeiar sera ser isso tudo que o nosso presidente é capaz de fazer ? Vem visitar o teu povo nos guettos querido presidente , nao tenhas medo de que algum mal te possa ser feito , o teu povo ama-te e ele nao seria nunca capaz de lançar-te granadas ao invés de flores . Vai la dos santinhos apareça la no guetto . Somente temem os que devem , quem nao deve nao teme . viva o mpla apesar de tudo .
Anita (Bailundo): Já,tão rápido? É sinal de que algumas coisas nao estão a andar nada bem. É o que dá quando se promete muito!!!!!!!!!!!