Ayres Guerra Azancot de Menezes (Lisboa): Esta iniciativa tambem deveria envolver os antigos e familiares dos antigos combatentes desprotegidos. O importante sera de saber de que forma sera beneficiado e os respectivos criterios. As autoridades competentes deveriam estender esta iniciativa aos antigos combatentes dispersos tambem pela diaspora.
Ayres Guerra Azancot de Menezes (Ayres543@hotmail.com): SE de facto quizerem contruir uma grande nação,deverão começar justamente a suprir as e acarinhar todos contribuintes da liberdade e do nacionalismo a começar de Conacry dos anos 50 e todas as outras latitudes. Só assim começarão a provar que são um grande movimento também social.
Anónimo (luanda): A minha opiniäo é q; os angolanos tdos sem olhar na cor da pel, tivessem amor ao próximo e a Pátria. So assim, talvez podessemos nos criticar. Porq enqto tivermos na cabec q mulato é mulato e preto é preto, n conseguiremos nunca dar o primeiro passo.
JOCA SAVIMBI (LISBOA): A inveja è a arma dos incompetentes,faça mil dez,vinte e se possivel mobilao-aas porque eles merecem,mais dos que mal educado do Y...
Ayres guerra azancot de Menezes (Ayres543@hotmail.com): O MPLA E A HARMONIZAÇÃO COM O FUTURO Do ponto de vista de carácter intelectual qual a força que o MPLA da segunda geração representa face ao anterior do ponto de vista do capital intelectual? De que forma a força motriz intelectualizada, para poder ter uma certa representatividade e integração plena na hierarquia científica, produtiva, terciária, secundária e governativa deverá proceder? Com o tempo esta geração será cada vez mais diminuta. Esta integração plena e contribuição a semelhança de uma rede de ligação com a geração dos descendentes do maqui para revalorizar, incrementar, desenvolver, perpetuar a mensagem e os valores do passado recriados numa visão pró-activa na criação de novos valores para fazer frente aos desafios. Delinear a melhor forma de reestruturar, melhorar, consolidar e fomentar competências na preservação e estimulação de recursos e manutenção de valores conquistados. A integração de novos valores não implica a destruição ou aniquilamento dos valores herdados arduamente construídos sob o signo da modernização. Não devemos deixar emergir de forma espontânea e promíscuo o desejo de mudança fácil e abrupto. O projecto de cidadania tem que comportar o respeito pela preservação de uma identidade. Por mais complexa ou tradicional, os actores reformistas terão que manter uma postura séria, coerente e pró-activa independentemente das novas motivações e arranjos institucionais que se pretendem introduzir nas novas culturas organizacionais. O MPLA tem a responsabilidade de capacitar os descendentes de milhares de antigos combatentes por uma questão de honra e compromisso face ao passado. Devemos fomentar o respeito e valorização contínua das conquistas que representam marcos históricos. O tempo deve afigurar-se como estimulador e fonte de criatividade institucional. A recriação dos valores deverá ser uma constante e não motivo de aniquilamento natural. O fenómeno de integração de novos valores culturais, tanto organizacionais e sociais deveriam ser bem optimizados e enquadrados para não provocar descontrolos. De que forma o testemunho para as próximas gerações será legado? De que forma os gurus do MPLA farão essa transferência? Será que os filhos saberão executar os ensinamentos sabiamente transmitidos para que a transição seja harmoniosa? Como será a descodificação de tudo isto? O futuro mais longínquo depende do presente e misteriosamente do passado gradualmente por descodificar. O MPLA é um só ,com uma complexidade interna própria de uma estrutura dinâmica e de auto-regeneração ,agilidade de pensamento , grande pragmatismo e interactivo. A fonte de pensamento tem motivos para ser distintiva porque possui modos próprios com certa ancestralidade invulgar, com tendências adaptativas, regeneradoras sempre com pendor de equilíbrio geoestratégico. Uma das preocupações centrais do MPLA deverá ser cumprir, respeitar a dignidade, respeitabilidade de todos sobreviventes do nacionalismo Angolano numa dimensão do universo civilizacional sempre dentro do espírito vivo. ESCRITO POR: AYRES GUERRA AZANCOT DE MENEZES
Anónimo : Erildo mostra lá o teu cartão de galinho sem penas
vencerei camacupa (vencerei): Meu tio Salvador de carvalho perdeu aperna na mina ex chefe dos antigos combatenetes de camacupa morreu na pior mizeria
bom projeito criar quarteis militares : Esses combatentes nao sao so do mpla de unita e fnla todos sao combatentes o MPLA tem que dedomajar todos que perderao vidas devido dos enterecos do Eduardo dos santo hoje esta canssado quase para bazar no jajigos de Miramar ou museleu especial para o segundo presidente communista forte e Ingrato com vontade de ensinar povo como pode matar os Angolanos genuinos
Toy gordo (Paris): Erildo dos Santos grande comentario meu irmão angolano isso
Erildo dos Santos (Miramar): Agradeço a todos antigos combatentes angolanos por tudo q fizeram para uma angola livre.Mas estou muito mas muito triste com todos antigos combatentes q ñ apoiam jovens q hoje lutam pelos mesmos ideas q vc defendiam no passado como Willian Tonet,Graça Campos,Justino P.Andrade, Manuel Vieira,MC K,Kool Klever,Vicente P. Andrade.Luisete Araujo,Abel Chivukuvuku,Francisco Tandala,David Mendes Antonio Manuel"Jojo"o pessoal da SOS Habita,Associação M. Livres,Radio Iclesia.etc. só se limitam a olhar ñ falam nada mas velhos todos medrosos eu até me pergunto se foram mesmo combatentes.
kuxixima xikamenu : esse projeto nova é singapura de são para favelados. seus intrujãos
madisukila : Esses antigos combatentes sao do FNLA OU upa FNLA OU da UNITA OU do MPLA, SAO QUANTOS O TOTAL DEVEM TERE MAIS DE 36MIL, E O RESTO VAO GANHAR OQUI E
Simples Matematica (Dilson Destino): Cinco Dias por Casa 5 → 1 Uma Casa sao: 1 → 0,2 Trinta e seis mill casas sao: 36.000 → 7.200 (Anos) Nao vai dar certo !!!!
Anónimo : Mentira.Esta informação não corresponde a verdade o sennhor PCA do consorcio comandante Loy a firmou no Lubango a disponibilidade de construção de apenas 600 focus habitacional é não 2000 é tal focus. Quem acompanhou a intervista do PCA no Lubango que diga quantos focus ele prometeu. Que tristeza por parte dos nossos ditos jornalista do MPLA( Menos Pão Luz e Água).
General (Lisboa): sr pca domingos franscisco barros, por favor...5 mil casas em cada província, temos 18 provincías, então dá 90.000 casas... 90 - 36 = 54 (fantasmas)...antes de anunciar revê ou pede ajuda á pessoas para falar ou estruturar o que vai dizer...lembre-se que na tua posição tem que se saber e ter certeza daquilo que se vai falar, por favor!
TUGA.......MORENO. (alanjinho......p-o-r-r-a pa!!!!!! ): continuas burrooooo......fogo deixei de te ver quase a 1 mes. vanho aqui e ainda te encontro mais burrroooooooo.......nem a historia de angola tu sabes!!!!!! que miseria pa..... burrroo malanjinho!
Arrependido : Casas sim, com dignidade para o cidadão e não cubatas sem qualquer condição de habitabilidade. Nem o colono nos maltratava assim, como os nossos governantes nos tratam. Ai se arrependimento matasse, queriamos estar bem mortinhos da silva..........
Malanjino nervoso : Vou confessar uma coisa a todos os participantes : sou gay e detesto os Portugueses porque eles quando tiveram oportunidade não me possuiram
yolig (malange): essa é mais uma mentira, cotas antigos combantentes jukuló messo!!!
Malanjino nervoso : Nenhum país faz o que o nosso governo está a fazer para os antigos combatentes. Segundo se fala nos bastidores, esta atitude do governo, deve-se por nós combatentes termos enfrentado a fera ( portugal ) derrotando-os a ferro e fogo conrrendo com eles para o país mais pobre da europa que é onde eles estão agora, impacientes com vontade de retornar para cá. Mas se depender da nossa vontade, só para trabalhar nas lavras, esses tugas metidos a pimpões, que não têm onde cair mortos. Comem sardinha e arrotam bacalhau.
Pobre Por causa do MPLA (Calonguali): voces acham que só temos 36 mil antigos combatentes em agola? patetas
orfao de guerra (edycarvalho44@hotmail.com): promessas para que,sou orfao de guerra e ja sou mentido ha pelo menos 26 anos,acho que os nossos governantes deviam ser mais coerentes nas suas afirmações,e em vez de demagogos deviam ser mais pragmaticos,porque so assim se fazem os verdadeiros lideres e naçoes progressistas,voces sao o inverso da boa governaçao.mais so criticas nao resolvem deixem-nos ajudar-vos ouvindo as nossas opinioes,força Angola rumo a mais um africano de andebol feminino,sao motivo do nosso orgulho e a esperança que um dia ainda mudaremos.
jota (Berlin): Venda de bombas de combustivel contentorizadas. jpinto@petropor.com
Kibuiza Mpimpa : Excelentissimo Senhor Ministro do Interior, ontem dia 10 de Fevereiro, ocorreu o seguinte facto no projecto NOVA VIDA: Por causa de problemas no lar, o cidadão ÁLVARO MACIEIRA, encarcerou a sua mulher (Bela - trabalhadora da Sonangol na AAA) dentro da residência onde residem, no meio de muitas ameaças de atear fogo à própria residência e à viatura da Senhora. Posto isso, a Dª Bela telefonou para a policia para informar o sucedido, tendo a policia da esquadra do projecto Nova Vida feito deslocar elementos da ordem pública ao local. Ao chegar no local, depois de inteirarem do sucedido, os agentes da ordem receberam informações do Sr. Álvaro Macieira que disse aos policias que tinha sido a própria mulher a fechar-se no quarto do apartamento. Ouvindo as explicações do Sr. Álvaro, os agentes retiraram-se do local sem que no mínimo tentassem entrar no apartamento para tentar saber o que se tinha passado. A situação, ou seja a porta só foi aberta, porque a senhora insistiu junto da policia que depois enviou outros agentes ao local. Pergunto: OS 1ºS AGENTES QUE PARA LÁ SE DESLOCARAM, MERECEM OU NÃO CADEIA? INDEPENDENTEMENTE DE SER FIGURA PÚBLICA, O SR. ÁLVARO MACIEIRA FEZ OU NÃO CÁRCERE PRIVADO E PACÍVEL DE CADEIA E CONDENAÇÃO? Este Senhor (Álvaro Macieira) promete tudo fazer para arrasar com a vida da pacata cidadã com quem tem dois filhos. Peço a actuação da nossa policia no caso.
Anónimo (miau): 36.000:36 mese=1.000 casas por mes. e o angolano ainda tem esperanca no mpla. que estupidez!
Ex FAPLA Tambem (Angola): Se ate agora os Kzs estão longe de ser entregues, vão partir os bairros da praia do bispo e arredores quais casas que vcs estão a construir aquele 1 milhão que prometeram vamos vos cubrar uma por uma em 2012. se ate estivermos vivos.
EX-FAPLA : Estou reformado me digam onde poderei me inscrever para receber casa,já que mesmo não pedindo tenho direito.As pessoas que dirigem esta área são honestas?nós perdemos estas oportunidades,porque quando estamos nestas instituições somos humilhados,por jovens e mesmo nossos ex colégas que lá labutam também viram oportunistas e nos ignoram,daí que como chefes de familia já com netos,nos custa passar por estas humilhações.Por favor me digam onde funcionam e como se chama o local de inscrição...agradecerei muito,vivo em casa de aluguer,meu nº do NIP 88890506.
Kakue (Luanda): Casas para antigos combatentes e veteranos de guerra em todo o pais nao so em Luanda para depois entregarem as cabanas as vossas amantes. Cade as 1 milhao de casas que prometeram em 2008? eu ainda nao recebi a minha...entretanto partiram a minha cabana na boa vista agora estou numa tenda no zango 7.
Pentelhos : Por apenas um dia eu gostaria nao ouvir falar de nenhum partido politico . Mais de 30 anos a criticarem o MPLA e mais de 30 anos que o MPLA no poder permanece . Quando compreenderao voces que as vossas criticas nao influenciam o destino do paîs ? Tenham vergonha na cara meus senhores e minhas senhoras . O que vos encomoda é o luxo no qual vivem os dirigentes do partido actualmente no poder e ponto final . Voçes nao criticam por serem boas pessoas ou por sentirem compaixao pelos que sofrem , se es amigo do povo , com o pouco que tens , pegue deste pouco um pouquito e dê a alguem que esta carente de tudo e que nada tem . A nossa uniao sem nos preocuparmos com o que governo faz de bom ou de mal é que fara a diferença neste paîs , devemos unir-nos sem ajuda do governo e construir coisas positivas , como comunidades recreativas e shelter para acolher os jovens que por uma ou outra razao foram forçados de abandonar o ninho ou seja a casa dos pais . Quem me pode traduzir e dizer o que Shelter significa em português ? Shelter é um lugar onde dormem pessoas que perdem as suas casas . Eu la na america passei num destes lugares , eu era alguem que muito gostava de festejar e pausar nos bars e discotecas , uma vez aconteceu que ao invés de eu pagar a renda do apartamento eu peguei na massa e espalhei toda ela numa so noite em disbunda com cambas e pistoleiras que bem sabem partir o braço , sim , daquelas chuladoras profissionais , dominicanas . Gastei a massa toda e eu que ja devia um certo dinheiro ao dono do apartamento no qual eu vivia , ele nao teve piedade de mim e sem misericordia ele mandou-me abandonar o local , e la estava eu debaixo da ponte , e foi dai que eu conheci este lugar que la chamam Shelter . Eu nao bati a porta de nenhum dos meus amigos angolanos porque senti-me culpado e de uma certa maneira eu quis castigar-me a mim mesmo por eu ter gastado todo dinheiro em coisas inuteis como drogas e cervejas e outros prazeres da noite . Tambem so nao bati a porta de nenhum angolano porque como voçes bem sabem , certos mangopes falam muito e eu tenho a certeza que eles espalhariam a minha desgraça por toda a comunidade dizendo : Epah ..o ma-dié foi chutado pra fora do apartamento , ele esta agora aqui na minha casa , mas eu vou ja tambem lhe dar um pontapé pra fora da minha cubata . Voces ja sabem como sao certos angolanos néh ..ya preferi passar uma noite na rua até que encontrei este lugar e depois bem depressa por eu ser um homem forte , tudo voltou ao normal , e eu aprendi uma alta liçao e agora sei respeitar a lei das prioridades , primeiro pagar a renda e depois se divertir e nao o contrario .
senpre a nos mentirem (porque?): essas casas ja estao nuncao serao entregadas aos verdadeiros antigos combatentes. os generais ja estao a desviar dinheiro para ocuparem essas casa. possas! sempre a nos mentirem assim porque?
Mucuaixi (Luanda): Quantos antigos combatentes e veteranos de guerra e viuvas ou orfãos existem sem casa em cada provincia?estas casas vão satisfazer todas as necessidades deste escalão estabelecido? O prático seria numerar todos agora e a medida que iam acabando se entregar porque de contrario vai ser feito em nome destes mais os reais beneficiarios serão realmente outros.Não há control nem honestidade e coerencia nestas actuações.E depois muitod destes antigos combatentes não vivem nem querem viver nos locais onde se esta a construir e o resultados sera a venda troca etc e não vai resolver o problema destes.Por outro lado essas casas nem imagino as dimensões nem se serão em prédio porque muitos deles são deficientes e ja incapacitados de subir estes prédios porque elevador não da nenhuma garantia.Por outro lado os incapacitados deveriam ser recolhidos local onde teriam a atenção cuidade de enfermeira ou alguém que tomasse conta deles ate se mandarem para outro mundo mais de forma digna pelo contributo prestado ao longo dessa luta.Começa-se logo por esconder quanto se vai gastar e onde sairão os recursos o que a partida indicia charlatisse.Quantas casas ja foram construidas ao longo deste tempo e quem são os beneficiarios?Serão os mesmos a beneficiar outra vez?Alguem se quer promover ou estar no topo com essa atoardas e publicidade.Mostre os modelos de casa e os seus reais custos e se estes locais estão urbanizados cxom agua,luzm esgotros,porque se construirem depois vão alegar que se esqueceram de ver a luz,esgotos,agua e vias de acesso e não vai dar em nada porque todos o mundo procura melhor acomodação e as disponibilidade do pais bem gerido da para fazer isso,agora os chicos-espertos vão la buscar as comissões e enriquecerem-se e por mais valor que se empregue não vai chegar.Haver vamo
Anónimo : Antigos combantentes ou nao o que nôs queremos é que estas casas sejam ocupadas por angolanos e angolanas , a mim pouco importa que sejam as amantes dos Manda-chuva . Desde que seja um angolano ou uma verdadeira angolana eu estou contente .
lilo : A ideia e de se lovar, e uma politica positiva e felicito o governo pela iniciativa. Agora e so esperamos as constucao e veremos se as casas estaram mesmo oucupadas pelos antigos combatentes.
nelinho : e positivo essa noticia ,pois a abitação e importante para as familias angolanas recomesarem uma vida nova . e tambem e importante desponebilisar lotes para quem quer construir a sua propria casa.
Jonas Malheiro Savimbi (Inferno - Forno numero 282772-2726): Eu tenho algo a confessar , eu nunca fui amigo do povo angolano , eu apenas quis levar a vida que leva o actual presidente de Angola , até mesmo estes bailundos que eu dizia ser meu povo eu nunca me enteressei neles , eu apenas os usava para eu poder atingir os meus objectivos , confesso tambem que os bailundos sao uns dos povos mais facieis a serem guiados através da mentira , muitos dos bailundos que faziam parte do meu exercito eram analfabetos e mal falavam português , eu como falava a lingua deles apenas lhes dizia que o governo de angola é contra os bailundos e era tudo que eles precisavam ouvir para se revoltarem contra o governo e combaterem ao meu lado . Eu nunca amei ninguem , apenas amava a minha causa , e em como atingir os meus objectivos é nisso que eu pensava dia e noite , eu estava pronto a sacrificar até a vida dos meus proprios filhos se aparecesse alguem que seria capaz de me meter no lugar do Jose Eduardo dos Santos , by the way , eu sempre te detestarei dos Santos , por tua causa hoje eu estou aqui a queimar no inferno , e os demonios nao me deixam em paz , eles cismaram com a minha bunda e por todas as noites eu apanho do traseiro . Te detestoooooo dos santos .
Venceremos (futungo): Aldrabões, se vencimentos não conseguem pagar quem vos pos no poleiro, agora venhe con truque de dar casas... seus Santanases, filhos de um grandissima p u t a.....
MInguilito . : Nao ha governo em Angola , em Angola apenas ha um individuo de nome Zairence Come Pessoa que bem dentro em breve sera repatriado e recambiado ao seu paîs de origem . La tu seras livre como um passaro e poderas muito bem comer o numero de pessoas que bem te apetecer . Zairence come Pessoa atençao caso eu te apanhar num destes becos Na cobeta yo . E tu gritaras : Mama nan gai ! Socorro ! On veut me tuer !
Zairense Come Pessoa..... : Xe mingulita, afinal angola tem governo? kia kia kia
Minguilito . : Zairence come pessoa , o governo aqui em angola é capaz de construir casas para os antigos combatentes . O qué que o teu governo é capaz de construir os seus antigos combatentes ? Mais problemas ? talves isso . Va acusar o teu governo la no congo , do nosso governo nôs nos ocuparemos .
Observador : É como tarde, como pouco!
ZZ (Casas): 2110-continuamos à espera de 1 milhão de casas que vão ser construidas nos próximos 10 anos,entretanto o petróleo já acabou e não sei aonde ir buscar o dinheiro.Continuamos pobres e miseráveis
Kazekuta : Nem contas sabem fazer! 5.000 x 18 provincias = 90.000 casas. Só vao fazer 38 mil o que quer dizer que as restantes 52 mil já sumiram !!!
Rui Gouveia (Luanda): Medida justa. É necessário que não possam ser vendidas como tem sido hábito.
Zairense Come Pessoa..... (Governo esta construir Becoles): Se for cubatas como do Nzango, eu aceito. cada nao é para o povo, os nosso Pai lutara e para ser libetar nos TUGAS para ser oferecido casa tipo do Nzango, sem cinturas e parte atoa, que ja teve no Nzango sabe do que estou falar, esse 36 mil cubata nao é para viver toda vida, quem quer prova vai no Nzango e ve. gostaria o governo construir casas de boa qualidade, predio de 4 ate sexto andares e vender os apartamento e quem tem dinheiro compra como passa na europa e noutros pais, o proprio governo esta construir GHETOS, casas tipos do SOWETOS que os branco construia para os trabalhares pretos que trabalhava nas minas e certos caxico que trabalhava nas casas do branco. é identico sem tirar nada e aumentar nada, O governo esta espalhar a cidade de luanda nao sei se ate aonde, nao falta muito para luanda ajuntar com caxito, no novo bairro como Nzango se construi-se casa de 4 ate sexto andar, so 500 dessas casa ja alojava todo bairro do Nzango, ne precizaria ocupar tanto lugar, cada predio controlava mais de 60 pessoa e teriamos os espaco verde e campos de foteboll e lugar lazer.
Anónimo : E o milhão prometido é para quem?