Anónimo : Nao durma a sombra da bananneira, aprenda a aplicar o dinheiro no mercado de capitais apartir de casa, contacte paulwhiteshark@yahoo.co.uk
Malanjinho nao paga renda porque (quem paga renda é bobo ): Anonimo , sao pessoas como tu que muito falam pra no final nao dizer nada de jeito . Controle as tuas emoçoes quando pela diamba es guiado , quando fumas liamba procure meter os teus dedos em qualquer outro lugar menos por cima de um teclado , pois quando assim o fazes , pica-me os olhos lêr as besteiras que da tua mente sao capazes de sair , se a tua intençao foi de sujar a reputaçao dos malanjinhos , saiba que ela , a tua intençao , nao produziu o efeito por ti desejado . A nossa rainha Ginga , bem sabia gingar , e quando ela se metia a gingar , até os homens portugueses ja casados e que iam a igreja todos os domingos , chegavam ao ponto dizer isso : Senhor perdoa-me , eu nao serei capaz de guardar aquele teu mandamento que diz [ nao cometeras adulterio ] A rainha ginga era tao bonita que todos os portugueses que a vissem gingar logo sentiam uma forte vontade de por cima dela passar , o triste é que o coraçao da Rainha ginga ja tinha sido conquistado e bem conquistado por um verdadeiro principe malanjinho de nome Minguito . Os portugueses tudo fizeram para matar o pobre minguito e apoderar-se da sua perola que era a rainha Ginga mas todos os seus esforços foram inuteis , a rainha Ginga morreu defendendo o amor que ela sentia pelo principe malanjinho de nome Minguito .
Anónimo : O Mala está cheio de razão. Quem inventou o Carnaval foi um malanjino (ele próprio). Essa história de que a Rainha Ginga (D. Ana de Sousa) era uma traficante de escravos é mentira. Ela só se chamou Rainha Ginga porque reinava no Carnaval Malanjino se gingando. Daí lhe veio o nome de Ginga. Alguns historiadores também afirmam que tinha uma grande lavra de ginguba que poderia ter igualmente originado o apelido Ging(ub)a. Devido à dificuldade de pronúncia elidiu-se o vocábulo ub ficando simplesmente Ginga. Nestes Carnavais, que os Venezianos copiaram no séc. XVI, apareciam sempre uns carros alegóricos com tchinganges mascarados, saracoteando como ngungas ao som dos tchingufos e marimbas. O termo marimbando é própriamente originário de Malange-Duque de Bragança onde os antepassados marimbeiros do mala tocavam marimbas, se emborrachavam com marufo e faziam sexo desbragado com as onças. Por isso é que se formou o verbo "marimbar" genuínamente malanjino que significa borrifar-se para tudo; alienar-se. Também o termo amigo de Malanje (ou Malange) significando amigo da onça, nasce desta promiscuidade sexual com as onças, acima descrito. Ignorantes, oiçam o que o mestre Mala(njino) tem para vos ensinar porque ele é o verdadeiro investigador da história dos pretos, como ele diz (acreditam que se o Mala fosse negro empregava o termo pretos para aqui nós os pretos para ali?.
Malanjinho nao paga renda porque (nao tem porqué pagar renda ): Como este nosso carnaval onde ha competiçoes de dança nao houve e nao ha em nenhuma outra parte do mundo . Os europeus antigamente celebravam uma festa na qual todo mundo usava mascaras mas na qual nao se ouvia o minimo son de batuque e tambores , este nosso carnaval é unico no mundo inteiro . Os africanos muito inspiraram os europeus em muitas boas coisas , mas eles os europeus sao muito orgulhosos para admitirem terem aprendido através dos africanos coisas boas e uteis , eles enterraram muito verdade e so deixaram permanecer as verdades e as mentiras que estam ao seu favor . Os europeus a mim nao enganam , os pretos escravos enquanto trabalhavam para os europeus eles desenvolveram e inventaram muita coisa que os brancos dizerem terem sido eles a invemtarem , olhem bem para como certos brancos sao e me digam sem mentir que o que digo nao faz sentido nenhum . Os brancos enterraram muita verdade . Por exemplo : O homem que inventou o telefone o tal canadiano de nome Bell , ele tinha um preto trabalhando ao seu lado na invençao do telefone , e hoje em dia cadé o nome do preto ? Mandaram o nome do preto para detras da sombra . Aprendam com o malanjinho que vive no passado no presente e no futuro . Bacongos e tugas voçes bem se podem unir , mas saibam que nao sera a vossa uniao que derrubara este malanjinho que sou eu . Bacongos têm poder la no congo aqui em angola o malanjinho e outros angolanos como de catete sao quem mandam .
tuga puro : bakongo,muito bom o seu registo ,è de louvar.apareça mais vezes,será um prazer ler estes comentários dignos de um senhor...comentem assim,e comunguem neste espirito.muito bom,gostei..lisboa
dimba dya ngola : É de louvar os organizadores e os lider dos grupos que suberão desmostrar a nossa cultura nacional.Foi bonito observar o grupo cha de caxinde,União mundo da ilha,e para nao esquecer o grupo Dimba dya ngola(Os nos Batuques de Angola)E de louvar A sua criatividade... Disse o guia imortal que haveria-mos de voltar as nossas tradições
Malanjinho nao paga renda porque constroi : Voçes sao todos um bando de burros , eu ca vos estou falando da origem do carnaval , o verdadeiro carnaval , verdadeiro carnaval era como um ritual , algo de muito espiritual no seio do povo bantu , e isso muito antes dos portugueses terem chegado em africa , o carnaval de hoje em dia o que voçes dizem ter sido inventado pelos portugueses , sao apenas as fantasias dos costumes e dos uniformes , os portugueses talvez fizeram com que os pretos deixassem de festejar o carnaval da maneira que eles estavam habituados a festejar , carnaval é algo de muito espiritual , ha feitiço nisso , por isso voçes nao sabem o que dizem . Ha bruxos dançando na marginal , bruxos que vêm das ilhas . Os portugueses vos fizeram esqueçer uma boa parte da vossa historia bobos .
OBSERVADOR : O relato de bakongo é o que está mais perto da realidade. Digo mais perto porque não clarificou e até parece contradizer-se quando afirma que desde 61 não se podia desfilar e mais tarde confirma que no Lobito havia desfile. Eu garanto, não por me terem dito, mas porque assisti e participei, principalmente no Lobito, com apoio da autarquia, desfilavam práticamente todos os bairros a citar: Canjanguela, Morro da Bandeira, Liro, S. Miguel (CFB), Caponte, Canata, S. João, Morro do Galo, Cabaia, Luz etc...a que se juntava a Catumbela. Vi desfiles Carnavalescos desde meados dos anos 50 até ao 25 de Abril de 1974.
Malanjinho nao paga renda porque constroi : Gostaste do comentario do bacongo informado porque tu tambem es um outro bacongo exaltando o seu compatriota e nao porque o comentario dele esta cheio de verdades . O carnaval que nôs hoje conhecemos vem dos pretos e nao dos portugueses , sao os portugueses quem nos ensinaram a celebrar o carnaval como nôs o celebramos ? as danças e os tambores e a musica tudo isso vem dos portugueses ? Vas la pro cara-lho . A capoeira vem dos pretos , o jazz vem dos pretos , a rumba a salsa o merengue a rebita o samba o pagode o bossa-nova o funana tudo isso vem dos pretos . Viva os pretos , sem os pretos este mundo nao teria sabor nenhum , nôs açucaramos a terra , e graças a nôs muitos hoje dançam e cantam de alegria . De que povo vem o estilo de musica semba que deu origem ao samba ? de que povo vem a rebita e o cabetula e por ai fora ? Somos fortes e ponto , viva o malanjinho .
Anónimo : na nagda direita como pulga pequena e na mama como 1 pulga grande
Anónimo : Gostei muito do comentário do Bakonfo Informado, muito culto oxalá a maior parte dos comentários neste espaço fosse assim aprenderíamos muito. Achei o desfile de carnaval bonito, mas confesso que até hoje não sei porque se dança(alguém me pode explicar?)os grupos estiveram bem, o meu voto vai para os Unidos do Caxinde pela bonita e justa homenagem às heroínas.
Anónimo : o sinal de beleza que eles tem no nariz eu tenho no seio direito e no risco do uk o pio tambem a bethi na tuga tambem tem no nariz encontrei a minha vovo nela monaco fdptas ela nao é trinita esta escrito iniciais no rosto dela o meu avo mario pitou-lhe o nasceu russo olha
Malanjinho nao paga renda porque controi (Ao Ze Maluko): Vio eo BAKONGO baba-se todo e vc e culpado, burro!!!!!!!!!
Golungo : Se todos os comentários tivessem a mesma linha que a do Bakongo ai sim ajudaríamos (aprenderíamos)mas sobre o que é a vida, é muita pena que muitos usam este espaço apenas para ofensas. Obrigado Bakongo e continue nesta senda. fuiiiiiiiiii....
tb informado (Kamussekele): Oi Bakongo! Muito bom o teu comentário. Bebi informação!
BAKONGO (Informado): Em Angola, desde os primórdios, o carnaval é festejado há mais de um século. Foi introduzido no nosso país pelos Portugueses e desde o limiar do ano de 1900, os Ndembu (Ambundo) manifestavam-se com danças e mascaras que correspondiam já ao carnaval. O carnaval teve sempre maior pujança em Luanda, sobretudo, no seio dos ilhéus e isso em parte deveu-se aos Nzau e Nzeto, (Cabindas e Solongos) quer transportaram para os axiluandas, a dança Muala de acção rítmica Semba, exibida em momentos recreação. De Luanda, a apartir dos musseques Kamama, Kapari e Mulenvo, saiu a dança de recreação espírita, denominada Kimuala que em dias de óbito, os daquelas zonas desciam até á zona litoral para junto dos axiluandas exibirem-se em gesto de solidariedade fraterna. As outras Províncias aonde se fazia sentir o carnaval são as do litoral, nomeadamente, em Cabinda, Zaire (Soyo), Bengo (Ambriz), Kwanza-Sul (Porto Amboim), Benguela (Lobito), Namibe, Malanje, Kwanza-Norte (Dondo e Ambaca). Com o início da luta armada de libertação nacional, em Fevereiro de 1961, as autoridades portuguesas não autorizavam o desfile livre do carnaval em Angola. Os poucos grupos carnavalescos e turmas que se atreviam a desfilar eram espancados pela polícia. O mesmo sucedeu em 1962. Num desses anos, criou-se o grupo carnavalesco “escola do semba” constituído maioritariamente por músicos, filhos de músicos e descendentes de foliões da Cidrália e dos invejados. Tinham como líder José Oliveira Fontes Pereira, que criou as canções, ensaiou os grupos vários meses para desfilar no carnaval seguinte. No entanto, o Grupo somente podia desfilar desde a sua sede, junto á igreja de S. Paulo até à Anangola, no início do Bairro Operário, junto do Bairro do Cruzeiro, onde a policia puxou puretes e castigou todos os bailarinos que não puderam fugir, sob ameaça de fogo. A meio da década de 60, o centro de informação e turismo de Angola (CITA) criou regulamentos e junto das câmaras municipais, dinamizou um carnaval ao seu jeito e para defesa das suas conveniências. Proibiram o uso das mascaras entre os elementos de cada grupo, passando a exigir que o desfile principal fosse na avenida da marginal, chamada então Paulo Dias de Novais, incrementaram então os corsos, corsos carnavalescos, corsos alegóricos que desfilavam nos espaços que separavam os grupos carnavalescos e incentivaram cada vez mais as festas de salão, entre outras acções. Nesse período, depois de Luanda, só o carnaval de Lobito, na província de Benguela, se destacou, chegando a ser considerado o mais animado e mais organizado carnaval de Angola. A câmara municipal fazia desfilar, na bela restinga e desde o início do Porto do Lobito à colina da saudade. As festas de salão foram nessa cidade as mais animadas. Artistas e conjuntos musicais foram contratados do Huambo, Lubango e Luanda, para animar ao longo de 10 anos, os bailes de carnaval de Lobito, Catumbela e Benguela.
Senhorio (Lua): Malangino é pataqueiro,não paga a renda, caga na lata e atira no quintal do vizinho......
OBSERVADOR : Seu Maleuko, para quê perder tempo com quem só escreve disparates e insultos ao abrigo do anonimato. O meu avô já dizia: quem se mete com miúdos sai borrado. Podemos comentar assuntos sérios com humor mas sem entrar na baixaria e no mujimbo ordinário.
Malanjinho nao paga renda porque constroi : O malanjino nervoso deve neste exacto momento estar dormindo , pensas que ele nao tem outra coisa a fazer se nao responder aos teus fracos insultos e provocaçoes ? Ele tem coisas muito mais importantes a fazer como por exemplo : Dormir . Em lobito nao ha nada de especial , eu tenho la donas , amantes , na caponte , na 28 e na rua dos burgueses . O voçes la têm de especial me diz so ? A vossa sorte é que la tem mais mulheres do que homem e por esta mesma razao até os feios como tu nao se encontram solteiros , la no lobito nao ha nada que me impressiona , eu conheço a malta toda la do porto de lobito . Eu respeito os benguelenses , mas saiba que tu nao fazes parte destes benguelenses , se eu como malanjinho falo mer-da , tu falas mer-da mais alguma coisa . Vé se nao te vais deitar , sao horas em que as crianças se devem ir deitar e os adultos ca permanecer no sentido de trocarmos ideias positivas que contribuirao para o desenvolvimento do paîs em todas as areas , Va dormir ze maluco , nao foi por nada que tu te deste a tua pessoa o apelido de ZE MALUCO , bem sabes quem es , MALUCO . Mas o que tu nao sabes é que o teu lugar é num hospital pra malucos e nao ca no espaço an-go-noticias . Deixo bem claro que eu nada tenho a ver com o Malanjino nervoso , somos dois seres totalmente diferentes mas filhos do mesmo povo .
ZÉ MALEUKO : Camarada Mala, estás muito vermelho (de raiva), amarelo (da cirrose) e negro (da escuridão onde o teu espírito se move, e com esses males incuràveis nunca poderás subir ao nível de um Benguelense, como eu. Aproveita o teu Carnaval Malanjino (de que nunca ouvi falar...não estarás a confundir com o do Lobito?) e desce para junto do teu Pai Satan, nas entranhas do Inferno de onde nunca deverias ter saído. Morde a tua língua viscosa e lava a tua boca infecta de onde só sai m..da. Tambula óconta.
Angoma lanjino : só os malanjinos conseguem fazer 30 comentários com 300 palavras ofensivas, não sei como o filtro do a n gonotícias não pega. É melhor esse espaço se chamar angomalanjino.
Malanjinho nao paga renda porque constroi : Um verdadeiro malanjinho nao envolve-se com mulheres pu-tas , uma mulher seja ela preta branca ou mulata , depois de ter relaçoes do genero sexual com um verdadeiro malanjinho dificilmente ela trai este mesmo malanjinho . Estes que foram traidos nao sao e nunca foram malanjinhos , eles nao passam de impostores . Nesta terra nao homens que saibam fazer amor melhor do que os malanjinhos , e além disso os malanjinhos apesar de serem inteligentes eles sao tambem poderosos la onde toda mulher espera o seu homem ser poderoso . Os malanjinhos mandam , daqueles que fazem mulheres gritarem e dizerem : Eu pra sempre te amarei e nunca te trairei . Eu sempre digo isto a minha namorada : Tu bem sabes que nem nesta terra e nem em nenhum outro planeta tu encontraras um verdadeiro macho como eu , tu bem sabes . E ela diz-me : Eu sei meu amor , o que seria de mim sem ti , tu passaste a ser o meu ser .
angolano : ESCURINHO como te chamam,se fosse eu nem abrai a boca a tua mulher aquela mulata puta ,quantos dos teus amigos ainda näo passaram em cima ,se vc näo sabes uma das tuas filhas que vc diz é tua filha ,repara bem as caras de todas as tuas filhas veras ,que é dum dos teus compadres .burro do homem ,o mal é que vc tem um grande deficite de näo saber ler ou escrever .por isso que esta puta te brinca ora vai depois te puxa de novo ,so tem que se de malanje .
Malanjinho nao paga renda porque constroi : Onde estas tu ...caro amigo ze maluco ? foste raspar os cabelos do cu ou foste raspar os pentelhos ? Oh ! talves foste lavar os teus catingosos sovacos e lavar a tua boca mal cheirosa . Nao tenho prazer nenhum em brincar sozinho , apareça para que contigo eu possa brincar e para que eu me possa divertir com a tua falta de inteligencia .
Anónimo : oh tristezas sera que voces estao no CA olha mika vai ao ca com o nome do kitumba e lanças aquele boneco azul zzzz assim eu saberei que sao voces tugas
Malanjinho nao paga renda porque constroi : Cadé o paradeiro do carnaval no seio da sociedade portuguesa ? Os egipiçios nunca foram inteligentes , foram os judeus o povo de Deus quem construiram as piramides , e eu sou de Deus por isso nada destas coisas a mim impressiona , o ceu sim , muito me impressiona .
Malanjinho nao paga renda porque constroi : Cala a boca zé maluco , e cada o paradeiro do carnaval no seio da sociedade portuguesa ? Eles praticavam algo parecido ao Carnaval que hoje a gente conhece . Este carnaval de angola e do brasil é algo que vem dos pretos , algo que vem do povo bantu . Voçes os portugueses sao inteligentes que criaram uma marca de carro que nunca chegou de ser comercializada por motivos de : os europeus disseram que aquele carro que pelos portugueses foi criado iam causar a morte de muitos seres inocentes .
ZÉ MALEUKO : Eh pá Malanjino, tu tá mesmo distraído! Tu próprio descreves o significado do carnaval e depois pensas o contrário do que escreves? O Carnaval já é descrito pelos egípcios. Também em zonas de Portugal como em Trás-Os-Montes e Beira-Alta, de ascendência céltica se pratica desde tempos imemoriais com os chamados "caretos" que se assemelham em tudo aos tchinganges de Benguela e das lundas, quer no aparato, nos trajes, material de confecção dos mesmos e no tipo de coreografia. Em Portugal empunham paus os outros objectos que amedrontem, em Angola os tchinganges fazem estalar os chicotes arremetendo contra as pessoas, tal qual se passa em Trás-Os-Montes. Igualmente bem velhinho é o Carnaval de Veneza que remonta à Idade Média. Agora mandas mujimbos dizendo que foi inventado na tua terra?! Tem calma não te espalhes, meu...
Dom Sapateiro : Don William diz-nos a data do teu aniversario para que a gente te possa oferecer um rolo de papel higienico , estas deitando um mal cheiro ca neste espaço , sinal de quem defecou e nao limpou o turugu . Se nao sabes o que escrever mantenha-te no neutro ao invés de escrever inutilidades .
Malanjino nervoso : O carnaval é um período de festas que vem da idade média. Naquela época não se comia carne e era dado o "adeus à carne" ou também se usava a expressão "carne vale". Daí se deu a origem ao carnaval. Assim sendo o carnaval está relacionado ao afastamento dos prazeres da carne. A duração do carnaval são de três dias que antecedem a Quarta feira de cinzas, que é o contrário da Quaresma, tempo de penitência e privação. A terça feira do carnaval, também é conhecida pela "terça feira gorda".
Don William (Desde Quando que o angolano e UNIDO?): Voces inventam cada porqueria, alguem com bilhas e nome que me responda essa pergunta: Desde quando e que o angolano foi unido? O angolano e oportunista de natureza, olhem a pobreza so alguns poucos estao a gozar as ditas riquezas que muitos burros de agabam so pela boca, porque quando chegam em casa, se tiverem uma nao tem agua potavel. Cada um virasse como poder, depois vem aqui alguns doidos a dizer lixo de que o angolano e unido! Nao tem couragem de organizar nem se quer uma grave, covardes, so esperam que outras pessoas facam, porque se nao vosse os cubanos ainda muitos estariam na Jamba apanharem chicotadas no rabo..hoje tambem querem mandar bocas...Voces sao bem conhecidos pendejos de mierda asi son....DW
Malanjinho nao paga renda porque constroe : O carnaval nasceu em angola , passou pro brasil e depois os das ilhas como trinidade haiti e jamaica e por ai fora imitaram os brasileiros que de nôs aprenderam a celebrar o carnaval . Carnaval vem do povo Bantu e principalmente os bantus de Malanje ... i-rra ! eu em cima do cavalo .
ANGULO : Entao o grupo carnavalesco, UNIAO 54 da SAMBA, nao vai participar? E uma pena, por ser um agrupamento carnavalesco muito antigo e, com grandes tradicoes no carnaval em Luanda.
Joao Lourenco (Luanda): Porque a UNIAO faz a forca
Angolano (Maianga): Alguem me pode instruir a razao pela qual todos os grupos carnavalescos sao chamados UNIAO......? Por favor ajudem-me.
gilinho : quanto ao carnaval deste ano simplemente magnifico ,lindo.quanto a esse comentador de ngunga eu pergunto o que e que esse comentario tem a vêr com o carnaval do povo?