EsTressado : Oh my god hoje os tugas pedem explicaçoes?Fodax(caes)sao armados q têm o rei n barriga ...com pessimas filosofias(pensando q ser arrogante e ser gente grande) Imbecis ..,palhaços,intereceiros
Tuga : A maioria dos Tugas que emigram para Angola investem e criam emprego e riqueza para Angola e para os Angolanos. Ja os Angolanos que emigram para Portugal vao a procura de emprego, pois chegam de maos a abanar e com bolsos vazios. Por isso, a u.e dirigido pelos merkls criou o acordo shengan, precisamente para dificultar a entrada de mais negros na Europa. Eles nunca tiveram lacos historicos com os paises Africanos, por isso, a entrada de negros na Europa nao lhes agrada nem um pouco. Por outro lado, Portugal sempre esteve mais ligado a Africa do que a Europa. Basta ver as grandes cidades e infraestruturas que eles construiram em Angola e Mocambique, que naqueles tempos eram paises mais modernos que o proprio metropole.
Oh povo com problemas : .!.
Chana (Luanda): Não agimos de ma fé estamos em condições, de interpelar e acautelar tota uma situãção que venha embaraçar o trabalho das nossas autoridades se ao entrar no pais não estão devidamente identificados nossas autoridades tem sim que agir de acordo a lei.
Belokof : Vocês ate tem a sorte de contar com a ajuda dos nossos dirigentes. Hoje já querem explicações dos portugueses que o serviço de imigração de Angola manda de volta. Esqueceram-se dos tempos em que centenas de angolanos eram obrigados a regressar a nossa pátria mesmo tendo os dinheiro, alojamento e documentos em dia? O meu mano foi um deles. Vocês estão aqui somente por interesse, quando estiverem bem logo logo começaram a maltratar novamente os Angolanos. Por isso, deixem de pedir explicações quando nos sabemos que estes portugueses que vêm com visto de turista na verdade estão aqui para trabalhar, retirando o lugar dos nos compatriotas. E nos também sabemos que trabalham em empresas de membros do gov de Angola ou a eles associadas. Vamos esperar que chegue o dia em que o Angola estará sempre em primeiro lugar, aí sim vamos ver se ainda vão querer vir para Angola. Como se não basta-se são sempre chefes e a ganharem sempre mas, ate mesmo quando o serviço e o mesmo.
Português (Luanda): Ainda, esta noticia! por favor tirem-me deste filme, quem devia ser expulso de Angola era esse que desta na foto! ele que é contra a imigração no proprio país dele.
Anónimo : Bom, tanta violencia, tanta agrecividade....tou a ver k pouca gente, aki sabe de historia.....bom, sejamos claros os portugueses nunca foram um povo organizado como os frandeses nem os ingleses porque era um pais com pouca população e com poucos recursos....muitas familias viram-se obrigadas a emigrar para paises k nem sabiam onde situavam...o estado português não tem um historico, nem tão pouco esta interessado nessas coisas...ao contrario do k esta sendo dito; as descobertas era um plano privado com o apoio da coroa portuguesa. A gentão das regioes e das mercadorias tinham varias sociedades que incluia portugueses, italianos, olandeses e ingleses a mistura; portanto é mentira quando dizem k as riquezas vinham para portugal e k o rei era o "dono" dessas riquezas....ele ficava com 1/5 parte do total das riquezas depois com esse dinheiro comprava mantimentos k faltava nas regioes remotas e enviava uma cota para cara região... além disso manter uma frota de barcos era cara com uma equipa de guarnição a bordo e bem formada para a epoca.... tou a ver k a maioria de voçês só diz bacoradas..... se voçês vorem investigar, por exemplo a copanhia das indias vão deparar com algumas surpresas k kem estava a frente disso eram os olandeses...
Je (Je@hotmail.com): São tão engraçados estes ressabiados, aposto que são uns tristes que têm como chefes ou patrões, uns Tugas bem marados ahahahaha aturem-nos ou despeçam-se.
KAKUE : Nao responda ao louco segundo a sua loucura para que nao se julgue sabio ignorem o Tuga. Os 500 anos que ficaram em angola, nao construiram nem sequer uma universidade. Sao 5 geracoes de analfabetos tanto brancos como pretos. O unico pais da europa onde a taixa de analfabetismo nao esta a baixo do zero e portugal. Seja honesto sr. Tuga. Ja agora voce e tuga nao entra mais neste para nos atormentar ok.
Wandy (Sao Paulo): Portugal 1 mundo? Meu Deus conseguiram enfiar o pais na bancarrota. Chegam em Angola como srs. Drs. Fiquem atentos vão falir Angola por que os Brasileiros não aceitam porcos colonizadores.
TUGAS GANANCIAS (PORTAS.AOTRAVESSAS.COM): OS TUGAS DEVERIAM TER VERGONHA DE RECLAMAREM ISSO. MAS DEIXA ESTAR, VÃO DEIXAR OS PRÉDIOS DE NOVO, E A BANGA DO MUSSULO VAI ACABAR TAMBÉM. EU QUERO DOIS CRIADOS PORTUGUESES DESSES MESMO QUE FICARAM NO AEROPORTO, POSSO PAGAR-LHES ATÉ 200 USD.POR MÊS, OK ?
Dono da terra : O Sr. paulo Porta estas preucupado com esta cituacao porque? Nao ha um pais sem lei, Deixe a lei tomar decisao. Entrar no teritorio do teritorio do outro com vosto falso é crime e nao precisamos de portugues na nossa terra chega ja temos muitos. se nao estao aguentar com crise financeira se cocoa.
kitadi (kubuabua): o MPLA,e culpado disso,como somos burros deixa entrar,seja 30 milheons de estrangeiros!
Anónimo : Paulo Portas sempre fechou as portas aos Angolanos, portanto, que se lixem todos. Não precisamos deles aqui...
vivick (fernando_cunha34@hotmail.com): isso ja me faz lembrar em 1991 quando emigrei para tuga e os s me levaram para um quarto e quase me deportaram.graças um sr fulano que empediu o meu regresso, mais se assim for os mangolês que lhes mandem para a terra natal, não precisamos dos s cá.porcos e suinos...
Paulo Janela (Angola): Meus srs. os tempos são outros.... PORTANTO, CÁ SE FAZ,... CÁ SE PAGAAAA. ms dos tugas!!!
Tuga Atesoado (p/ o ManOrgundetDavid): Eh pá, se é questão de chupadelas aparece no Miami Beach para te por a chupar a minha depois de te partir os dentes todos para não correr riscos de morderes aqui o orgulho do dono. Ohohohohohoh
orgundet ao tuga (Brasil): em primeiro lugar portuga, coloque-se no seu lugar. o mal de vcs é acham que tem alguma moral para falar do brasil. gostam de nos criticar sempre que tem uma oportunidade. mergulhados nessa inveja e incapacidade que vcs tem. ja vcs nao medem esforços para criticar o brasil tambem nao vou ficar calado. portugal lixo atomico europeu. arrogantes que pensam que so pq estao na europa sao superiores ao demais. a propria europa nao os suporta, se a alemanha pudesse cortaria vcs do continente e jogaria no mar. raça de parasitas que so sabem viver sugando dos outros. primeiro foi das colonias e depois da alemanha(que sustenta a UE) e agora que UE esta em dificuldades vcs se aproximam de novo da gente. os angolanos sao muito inocentes para nao perceber que essa reaproximaçao de vcs é so por interece para poder sugar o quanto puder e depois ir embora. cade portugal quando angola precisou? so agora que brasil e angola estao melhorando é que vcs se reaproximam. povo baixo e intereceiro. angola tem que fazer igual ao brasil. ignorar tudo que venha de portugal e procurar seu proprio caminho porque portugal nao é exemplo para ninguem. chupa portuga otario...haha...
A g i t a d o r (Eu fico parvo com tanta LATA destes DIFAMADORES odiosos por causa do seu racismo primário...): Se julgas que alguém vai acreditar nessa acusação, bem podes esperar sentado, só se fôrem os teus vizinhos lá na tua bwala porque aqui só também os m.a.t.u.m.b.o.s mentirosos até à ponta da carapinha como tu ! E logo anónimo com uma acusação dessas, mande as provas para o C.K. ou aqui para este pasquim a fim de serem publicadas, vá lá...
anonimo (lisboa): os protugueses so estao a colher o que semiaram. o ano passado trouxe a minha avo de ferias e a embaixada portuguesa em angola passados 55 anos exigiu que a minha mae fizesse o teste de ADN porque diziam que a minha avo nao era mae da minha mae e que sem o teste de ADN nao davam o visto a minha avo. eu vim sozinho e fui reclamar aos ministerio dos negocios estrangueiros pedi o livro de reclamaçoes e no proprio dia alguem ligou para angola e deram o visto. para eeses senhores terem guia de marcha e porque algo tava errado se os deixam entrar o porque nao fazem nada e chamam tudo e mais qualquer coisa se cumprem o trabalho deles e igual. e porque e que nao falam dos enumeros casos de angolanos no europorto da portela? nao façam aos outros o que nao querem que vos façam.
A g i t a d o r (Sem Desenvolvimento não há Solidariedade Interna suficiente !): Sobre o comentário do Ant.,"nunca li nenhum comentarios aqui ou em outros foruns que se relacionasse com o que verdadeiramente esta mal e deveria-mos criticar como forma construtiva"... meu caro, ou anda a ler os comentários na diagonal e só presta atenção aos polémicos ou então anda aqui há pouco tempo e nos s errados, o que não faltam é comentadores que criticam o que é de criticar e dão as soluções, não se ficando só pela crítica. Do resto do comentário o que diz está correcto mas difícil de implementar numa terra aonde falta tudo a todos, ou quase todos, sem desenvolvimento económico e criação massiva de empregos é quase impossível grandes sucessos nessas áreas da solidariedade. Quem as financiaria ? Só a boa vontade dos simples cidadãos que precisam do seu tempo para arranjar meios de sobreviver não chega nos dias de hoje, nem em África nem em mais lado nenhum, sejamos realistas...
CAMAME/GOLUNGO Alto : nÓS ANOS 90 ERA P TRATO DE DIA PARA OS ANGOLANOS. E GOSTARIA QUE O pAULO PORTAS REPETISSES OS SEUS DISCURSOS ANTERIORES EM RELAÇÃO A IMIGRAÇÃO.pENA QUE JA SE FEZ DE ESQUECIDO.aQUI SE FAZ AQUI SE PAGA
Zeca ao Filipe Manuel (algures no mundo): Lamento imenso estes comentarios sem substancia, você pensa que é quem? você pensa que o "kikulakiako" é o quê? depois desse projeto da lng o kikala mudou um pouco , a estrada e pouco mais, ha sim o kiwika mais umas casitas sem qualidade alguma , isso está igual desde 96 quando saiu daí a unita, pelo menos as MENTES LICAS em relação ao branco especialmente o português, é triste ,como se comenta neste , cambada de racistas ignorantes.
irmao do zaza ao tuga : eu o portugueis nao me empresiona lingua pobre.o teu compleço faz tem de escravo.eu nao so tuga.mas falando alingua deles ou escrever.o portugues ando em angola 500 anos mas nao ensino niguem.deixo que camada de anafabeito.foi graças do agostinho neto primeiro presidente da angola que declaro luta contra o anafabetizançao.foi herança dos portugues feis com que angola pais mas compleço da africo oviste tuga.
Angolano da promessa (Suisse): Senhor Paulo portas Angola não é portugal e nós não podemos pagar os erros da vossa politica economica Angola tem os seus problemas, os Angolanos também precisam de trabalhar e não queremos Tugas em Angola, em primeiros lugar vocês não gostam de Africanos em portugal e agora que estão na banca rota quer exportar o vosso desemprego para Angola? ficam la nossa terra .
Tuga para zaza : Minha querida, se queres aprender a falar correctamente o Portugues, vem ter comigo. Aqui nao ha asneiras ortograficos. Ta legau?
Zaza p/Tuga e pigs : Tuga....com este teu vocabularia enrrolado..nunca seras um tuga...tais mais pra china sorrateiro,com sorrisinho amarelo de cordialidade falsa e traicoeiro,do que outra coisa.PIGS.....se realmente conheceste o Brasil nao falarias tantas asneira,os tres estados do sul,tem mais de 80% de descendente de Europeu com uma pitadas de japa para encher o saco,os Asiaticos sao muito traicoeiros,nada amigaveis e racistas,apenas se estabeleceu uma cultura diferenciada,do resto do planeta ou seja uma cultura realista,sem as fantasias de outros povos,a irradicasao do orgulho,de se achar imortal e uma constante neste pais,as formas mais primitiva do poder a todo custo,da guerra,do odio,das caras feias pra por medo,do nariz empinado como forma de poder,e tantas outras formas primitivas ainda empreagada,por muitos paises que se intitulam primeiro mundo,mas comem lixos em suas refeicoes por nao terem o que comer,vivem num sub-mundo da fome mas nunca perderam a pose,a barriga ronca,e nariz continua pra cima.nem fala em holandes e um povo medrioque que vive do derivados de leite e batatas,a primeira vez que tentaram fazer algo diferente,arruinaram os peitos das mulheres com seus silicones falsos.Se for pra falar de coisas ruim deste paises que citasse fico ate amanha escrevendo porcaria.Nunca entederei porque tentam atingir o Brasil,se somos a sexta maior economia e passamos para traz quase todos os europeus,inclusive a tua Inglaterra,nao e culpa nossa e da incompetencia destes paises.
Molossande : Caros e caras autoridades angolana dos aeroporto de Angola, deixem os portugueses em paz deviviam preocupar-se com o presidente angolano que vive a 32 anos a gosar com dignidade popular e, e Nao e angolano.
Tuga ao pigs : Quando dizes pigs, queres dizer Portugal, Irlanda, Grecia e Espanha? Olha que agora ja nao e pigs. Temos tambem a Franca, a Italia, a Hungria, a Austria e a Romania, e ainda vem ai mais pa. Ja agora, ja ouviste falar da Suriname e da Guiana Inglesa? Antigas colonias da Holanda e da Inglaterra? Pergunta a um Brasileiro se alguma vez trocava o Brasil para ir viver num desses estados falhados.
Ant. (minor1@sapo.pt): Comentaristas Se cada um de nós olhasse para si proprio antes de colocar aqui neste forum o seu comentarios, concerteza que teria uma grande analise a fazer a seu respeito. Porque criticar? porque colocar defeitos? nunca li nenhum comentarios aqui ou em outros foruns que se relacionasse com o que verdadeiramente esta mal e deveria-mos criticar como forma construtiva. Olhem para as pessoas que necessitam de apoio, de meios de saude, do minimo de condições de habitabilidade, de uma oportunidade para se integrar na sociedade, Ao contrario de se mal tratarem, ao contrario de se criticarem, ao contrario de mostrarem o seu proprio ódio que no fundo não o é! mas sim analfabetismo, guardem as vossas forças para em conjunto apresentarem soluções, conselhos oferecerem a vossa parte veluntaria para reerguerem quem de vós necessita. Lembrem que em todos os paizes há miseria, e somos nós que todos juntos criando soluções, aplicando o veluntariado resolvemos parte delas, não é necessario dinheiro, é sim necessario dsar um pouco de si criando formas de ajuda companhas de civilização ajudando as pessoas nas mais variadas dificuldades que atravessam. Sabemos que muita gente não tem iniciativa propria, por esse facto nao saem do boraco permitam-me esta experssão! nos podemos ser um helo de ajuda. Falamos em concreto do veluntariado, com tanta população jovem em Angola, porque não criam instituições humanitarias de socorro á populações, tais como pequenas secções de bombeiros veluntarios preparados para os primeiros socorros, sinistralidade, doenças subitas ferimentos queimaduras e outras lesões que podem ser socorridas até á chegada de uma unidade hospitalar, Voces falam, falam mas meus carissimos irmão quando se trata de ajudar alguem em troca de nada todos ficam de lado a olhar impunes. Doi o coração a quem fez parte do veluntariado cerca de 20 anos nos mais variados socorros muitas vezes arriscando a propria vida, colocando sempre em 2º planos os seus proprios problemas e a sua familia, agora assistir a determinadas situações e acobardar-se e ter de ficar impune, nao podendo atuar sob pena de ainda ser mal tratado e espancado por pessoal analfabeto. Isto sim é de criticar! e porque isto acontece? porque o proprio país nao criou nem cria condições de sensibilização ás populações com demonstrações, simulacros e outros para que as pessoas se sintam até mais protegidas.É nisto que o país deve apostar, é nisto que todos os Angolanos que passam o seu tempo a criticar neste forum e em outros devem refletir pensem nos vossos filhos, pensem tambem nos vossos netos se cada um de voces lhe der uma vida condigna concerteza que todos ficaram de consciencia mais tranquila.Obrigado a todos os que perderem alguns segundos a ler este meu comentario, Ficarem muito orgulhoso se algumas palavras cairem fundo em algum de vós sou portugues com muito orgulho, toda a minha vida praticamente foi em Africa e é lá que ainda permaneço,e gostaria, do coração pertencer a uma instituição veluntaria ou pelo menos ver crescer algumas em Angola. Força Juventude pensem no combate á miseria, ao alfabetismo, todos juntos podem fazer crescer ineriormente o vosso país libertando das pragas que provocam as doenças o mau estar e arrogância. FORÇA VÃO EM FRENTE, ANGOLA TEM MUITO PARA DAR A CONHCER.
pigs : Impressionante. Este bla bla bla bla todo passou para o dia seguinte. Uma coisa tenho a certeza, brasil, portugal e angola tem todos cultura portuguesa. E por isso que ninguem se quer entender. E uma cultura de divisao e nao de juntar esforcos. Quanto aos brasileiros, acho impressionante como nao conseguem evoluir com um pais tao grande e tao rico. Se a populacao do brasil fosse substituida pela populacao holandesa, inglesa ou japonesa, nao tenho duvidas que em 20 anos o pais seria o mais desenvolvido do mundo. Como diz a anedota: "Deus criou o mundo, e quando viu as riquezas que deu a mais ao brasil em relacao aos outros paises, colocou la o povo mais burro para compensar"
Anónimo : Nos os Angolanos estamos aqui acriticar os Portugueses, deviamos e nos preocupar com este dito Presidente que nao e Angolano e que roba o povo a mais de 30 anos para enriquecer a sua familia e amigos. deixem os Portugueses em paz
Tuga ao orgundet : Mas quem te convidou para vir aqui falar de Portugal seu terceiro mundista? Vai maze vender droga ai na rocinha pa. Nem antes de entrar na u.e, Portugal ja era primeiro mundo com os maiores niveis de crescimento da Europa. Leva a sua merkl e vai a put@ que parui.
francisco (luanda): fiquem em portugal nao os queremos na nossa terra,cobras ja nao foram bastante os 500 anos
Filipe Manuel (Soyo Angola): estou nao preocupado com o crescimento economico, Angola esta acrescer rapidamente porque apostou nos recursos humanos e na tecnologia de ponta, agora devemos rever as politicas internas para adaptarmos com o crescimento dos outros paises com por exemplo o Brasil, China, Canada e a Noruega, termos o progecto LNG no Soyo, ira contribuir em grande maneira a boa imagem de Angola e em particular o Kicala-Kiaco(Soyo), que viu a crescer um gigante projecto. forca governo de angola esquecem os portugueses estes traidores e vingarista dos Angolanos, a brincadeira tem hora como diz um dos cantores angolano. eu sou Filipe Manuel, o conspirador dos Portugueses em Angola.
A g i t a d o r (ao M): Não concorda nada comigo, concorda é com o ManDavid (deve ser do mesmo Club, ou o próprio como de costume ) que é quem anda sempre a clonar os outros, principalmente a mim ! Esteja mais atento porque aqui muitas vezes o que parece não é... quanto ao resto, diga-me lá então aonde é que o racismo é violento na Europa ! Eu digo-lhe, nos Países da Europa de Leste, os mesmos que "ajudaram" os grandes "revolucionários" da casa, até lhes dando pseudo-diplomas de Cursos que nunca fizeram ou nunca conseguiram concluir, ou adonde pensa que vem a MEDIOCRIDADE gritante de todos os actuais Governantes e Ajudantes-de-Campo, hum ? Já agora, vive aonde ? Conhece QUE ´Países Europeus ? Só para saber...
M- : Agitador, concordo csg.( O racismo na Europa é extremo) E ao Paulo portas, Portas sempre foi contra a imigraçao, demostrou-se e afirmou ser racista. Ele e o seu Partido!
orgundet (Brasil): a forma de pensar dos portugueses equivale ao do apache. acham que sao alguma coisa e que podem criticar o brasil e os outros. em primeiro lugar resolvam seus problemas ai volte aqui para falar mal, mas enquanto isso... cale a boca! esse negocio de terceiro mundo nao existe. e se existissem portugal nao estaria longe de estar nele. portugal quer se achar superior por estar na uniao europeia, mas na verdade nao estou vendo nada para se achar por esta nela. a UE vai acabar e quando acabar portugal vai ter quem para recorrer? ninhurm! ai vao vir pedir esmola ao brasil e a outros paises lusofonos. nesse dia eles vao ter que engolir o orgulho que alias ja estao fazendo. e sobre arrogancia, dos lusofonos portugueses estao em primeiro lugar em segundo angolanos, mas isso é da herança portuguesa. nunca vi povo (nao todos), mas fazer o que. talvez estejam passando por isso para aprender um pouco de humildade.
para o Grupo dos 19 (tugolandia): Culpa os patrões Portugueses. k em vez de de fazer um processo legal e pedir o visto de trabalho, tu nem os outros 18 iriam ter kalker problema! Vistos Ordinarios nao é para ir trabalhar, e das duas uma, ou tu e os outros 18 foram engandos pelos os Patroes e desconheciam que nao podiam ir trabalhar, ou conheciam o processo e arriscaram.... Culpa os Patrões pk ao estarem a levar os tugas para angola, sem contracto/sem seguro de trabalho/as vezes com faltas pagamento, pk além do mal que estão a fazer aos Tugas que vao convencidos que vai ser um mar de rosas ficam em Luanda entalados, estão a fugir dos impostos pk supostamente nem sao trabalhadores....Andam a conhecer Angola,
Feliz : O feitico virou contra o feiticeiro. Isso faz me lembrar entre os anos 1980 a 2000 quando muitos Angolanos mesmo com visto eram deportados logo a chegada ao aeroporto da Portela. Life is a bitch
LUIS DE SÁ NOGUEIRA (sanogueira1@hotmail.com): LI ALGUEM A AFIRMAR DE ATOS DE RACISMO NO BRASIL. ISTO É INACREDITÁVEL, INACEITÁVEL POIS O BRASIL É A SOCIEDADE MISCENIZADA MAIS PERFEITA DO MUNDO. QUEM AQUI ATENTAR RACIALMENTE CONTRA ALGUÉM TEM A MÃO DURA DA LEI. COMO TAL DEIXEM O BRASIL EM PAZ QUE NÃO TEM NADA A VER COM A POUCA VERGONHA QUE SE PASSOU EM ANGOLA EM RELAÇÃO A CIDADÃOS PORTUGUESES, BRASILEIROS E UCRANIANOS QUE TENTARAM ENTRAR NO PAÍS COM OS SEUS VISTOS EM DIA. ALIÁS TODA A GENTE QUE VIAJA SABE QUE LOGO NO DESPACHO DE BAGAGEM AS MENINAS DAS EMPRESAS AEREAS FAZEM UMA FISCALIZAÇÃO A ISTO ANTES DA PASSAGEM DE FRONTEIRA.É MUITO TRISTE DE FACTO QUE ÓDIOS INJUSTIFICÁVEIS AINDA SEJAM RAZÃO PARA LEZAR CIDADÃOS COMO DE POLITICOS SE TRATASSE. EU NÃO FICARIA NADA ABORRECIDO SE VEDASSEM A ENTRADA A UM EMBAIXADOR, POLITICO, GOVERNANTE, ETC. AÍ O ASSUNTO É OUTRO MAS NÃO SE ACEITA QUE POLITIQUEIROS QUEIRAM ATIRAR O SEU ÓDIO VISCERAL CONTRA HUMILDES CIDADÃOS, QUE SEI LÁ OU APARECERAM EM ANGOLA PARA VISITA TURISTICA OU PARA TRABALHAREM.O ENGRAÇADO É QUE DEPOIS NINGUÉM FOI, HOUVE UM ENGANO, ENFIM QUE SE LIXEM OS DIREITOS DOS CIDADÃOS.POIS É O ENGRAÇADO DIZEM COM UM ESPIRITO NADA CONSTRUTIVO QUE VEM AÍ A RECIPROCIDADE E INOCENTES CIDADÃOS ANGOLANOS VÃO PAGAR POR ESTA ATITUDE DE FUNCIONÁRIOS E ATÉ SEI LÁ GOVERNANTES SEM IDONEIDADE MORAL, RESPONSABILIDADE, ENFIM UMA ATITUDE MUSCULADA PARA JUSTIFICAR QUE ANGOLA É UM ESTADO INDEPENDENTE E QUE FAZ O QUE LHE DER NA GANA.É ISTO QUE INFELIZMENTE O CIDADÃO CIVILIZADO DO MUNDO QUE VIAJA TEM DE SUPORTAR. GOVERNANTES E FUNCIONÁRIOS IRRESPONSÁVEIS,ENFIM QUESTÕES QUE ESTÃO A SE PASSAR EM MUITOS LUGARES DO MUNDO.TENHAM DÓ NÃO SE JUSTIFICA QUE UM CIDADÃO DE DUPLA NACIONALIDADE TEVE PROBLEMAS EM LISBOA, SE FIZESSE ESTE ABUSO. EU NÃO ACREDITO POIS QUALQUER PORTUGUES TEM DIREITO EM ENTRAR NO SEU PAÍS QUANDO QUISER, ESTA HISTÓRIA ESTÁ MAL CONTADA.
anonimo (angola): O que mais pena me dá é a ignorância de muita boa gente, que nem para eles próprios são bons e querem continuar a viver na miséria e fora do desenvolvimento.ACORDEM PARA A VIDA E DESENVOLVAM O VOSSO PAÍS.....
Cangati (Rj): Porque será que as mulheres portuguesas tem bigode?
Grupo_dos_19 (Grupo_dos_19@gmail.com): Bom dia, Caros leitores, venho por este meio esclarecer algumas informações erradas (de forma propositada) e outras, bastante graves, que não têm sido divulgadas (também propositadamente). Sou um passageiro do "Grupo dos 19", como fomos denominados no Aeroporto de Lisboa pelos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, nome derivado, obviamente, á quantidade exagerada de pessoas que foram maltratadas verbalmente, psicologicamente, e se considerarmos que é ilegal prender vinte e muitas pessoas à chave dentro de uma pequena sala de espera, podemos dizer que também fomos maltratados fisicamente. Obviamente todo o suposto "corpo diplomata", junto com o Sr. Paulo Portas e com o Cônsul português em Luanda, sabem muito bem que foram 19 as pessoas e não dez, a quem foi negada a entrada, sabe também muito bem que vinte e muitas pessoas que estiveram detidas ilegalmente numa sala, três eram Brasileiros e um Ucraniano, estas foram as primeiras pessoas a serem libertadas junto com outras duas pessoas de nacionalidade Portuguesa a trabalhar para um dos Bancos de Luanda. Digo vinte e muitos, pois ainda existiram mais pessoas que o "corpo diplomata", devido à sua relação com essas pessoas libertou. Estamos todos bem fisicamente, mas vai ser difícil à maioria das pessoas deste voo, mesmo as que tiveram a sorte "aleatória" de entrar, esquecer o que se passou. Ficam aqui alguns factos que são importantes para informação dos leitores: 1º- É mentira que a razão para te sido negada a entrada de todas estas pessoas seja ilegalidade nos vistos, o meu visto passou por diversas verificações e validações pelo consulado Angolano em Portugal. O inicio de validação deste visto foi iniciado em conjunto com outra pessoa, exatamente nas mesmas condições e com carta de chamada pela emitida pela mesma empresa e com visita programada com o mesmo propósito, viemos os dois juntos e nas mesmas condições. Á outra pessoa não foi encontrado qualquer ilegalidade e quanto a mim não foi dado QUALQUER esclarecimento para a razão de me ser negada a entrada. 2º Em segundo lugar quero relatar o que se passou durante duas horas de autêntico pânico e confusão no aeroporto de Luanda. Sem ter sido dada qualquer explicação, foi-me indicado para me dirigir a uma sala, o tom de voz e a forma de lidar com o assunto só tem comparação com o tratamento dado a um criminoso. Tentei comunicar com a pessoa que me acompanhava que foi obrigada a seguir caminho para a sala onde se esperam as bagagens, e aí percebi que algo bastante errado se estava a passar. Nessa sala encontravam-se 4 pessoas de nacionalidade portuguesa e alguns funcionários dos DEFA que entravam e saiam como se nada se passasse, um dos agentes comia a sua refeição sentado à minha frente, indiferente á situação. Em seguida pediram-me para acompanhar um agente, que também não quis esclarecer o que se passava, até uma sala de espera um pouco maior do que a anterior, mas fechada. Não posso precisar quantas pessoas se encontravam, seguramente mais do que 15, outras foram entrando mas poucas saíram, o ambiente era caótico, só controlado pela agressividade verbal dos funcionários dos serviços de estrangeiros e fronteiras que não tratavam os passageiros pelo seu nome mas sim por pormenores relacionados á sua bagagem ou no caso dos Cidadãos de nacionalidade Ucraniana e Brasileira, pela denominação "Os Brasileiros" ou "O Ucraniano". Foram várias as atitudes que denunciavam a falta de formação dos funcionários para a responsabilidade que lhes foi imputada, por diversas vezes, funcionários dos DEFA abriam a porta e teciam comentários, como por exemplo "Aqui é que o Diabo dá a volta". O inacreditável aconteceu quando um funcionário, sem qualquer explicação, fecha a porta da sala cheia de passageiros, as reações dividiam-se pela estupefacção, pelo pânico e pela indiferença de quem já tinha visto tal a acontecer ou que sabia que a sua situação não sofria qualquer risco porque "alguém com poder " iria, mais uma vez, resolver a situação. A partir daí aconteceu tudo o que nunca seria possível passar pela cabeça de um passageiro que demorou semanas com a preocupação de validar todos os documentos exigidos pelo consulado Angolano, que gastou por volta de 2000 euros (incluindo bilhetes, prova de compra de 6000 dólares, vistos, exames médicos, etc, etc...). A chave com a qual nos tinham prendido ilegalmente na sala andou perdida, diversas pessoas (que eu imagino serem dos DEFA) tentaram abrir a porta do lado de fora mas a porta encontrava-se fechada. Não consigo determinar quanto tempo esta porta esteve fechada pois perdi total noção do tempo, mas foi "BASTANTE". Quando mais tarde alguém encontrou a chave, abriram a porta e indicaram a diversas pessoas para irem procurar a sua bagagem para voltar imediatamente a Portugal. No corredor entre os serviços de emigração e estrangeiros e a sala de recolha de bagagens, gerava-se uma confusão só comparada com um filme de guerra com famílias que tinham sido separadas a tentar que lhes fossem dadas explicações, diversas mulheres choravam incrédulas com o que lhes acontecia e recebiam como resposta: "Isto é o que vocês fazem", "vocês têm de aprender", ou "é o que merecem", em determinada altura alguém os enfrentou enquanto era separado de um familiar a chorar, dizendo que a guerra deles não era com ele mas sim com quem entra pela porta do protocolo e esses sim têm muito pouco interesse em visitar ou realmente trabalhar humildemente em Angola. É incrivél como algo dito com tão poucas palavras definiu o que eu vi a passar á minha volta, durante estes dias. É mais que óbvio que esta ação movida pelos agentes dos DEFA não aconteceu com o risco deles serem despedidos ou acusados de estar a impedir 19 pessoas sem dar explicações, ou de prenderem essas pessoas ilegalmente. Alguém abusou do poder o suficiente para que nem o cônsul português os conseguisse demover de tamanha atrocidade aos direitos humanos. O que se falava nos corredores é que uma figura conhecida, de dupla nacionalidade mas a viver em Angola, foi impedida de entrar em Portugal e pelas constantes observações dos agentes acerca de serem devidas as retaliações parece-me que o cenário mais óbvio é que estes agentes eram meros peões num jogo de vingança. Como tenho a certeza que a minha situação estava legal e porque tenho muitas dúvidas que as 18 pessoas que me acompanharam de volta não o estariam, estou convicto que mais uma vez cidadãos inocentes foram vítimas de jogos de poder de gente doentia. Por volta de três horas depois voltei para um avião da TAP, onde fomos tratados com a indiferença de quem tinha cometido um crime, esperamos cerca de uma hora no avião para que este levantasse voo. Das últimas pessoas que entravam ouvíamos notícias de confrontos físicos, não sou testemunha destes acontecimentos, mas sei que existe a vontade de pelo menos 5 passageiros de entrar com um processo para que seja apurado o que aconteceu e sei que uma das pessoas gravou em vídeo, através do seu telefone o momento em que a porta foi aberta á chave, eu tenho em minha posse gravação de áudio de alguns comentários bastante desagradáveis e das respostas sem qualquer nexo á razão porque foi negada a minha entrada. 3º Escrevo esta mensagem no dia 28 de Janeiro, com o receio que me voltem a negar a entrada sem qualquer razão, por esta razão muitos de nós não demos entrevistas filmadas à saída do aeroporto, mas sei que muitas deram o testemunho da situação inacreditável que aconteceu, fui abordado por duas vezes por repórteres. Durante todo o dia de ontem, tentei encontrar nos canais de televisão os motivos de me negarem a entrada no país. É mais que óbvio que "forças" estranhas ao que aconteceu fazem um "jogo" de bastidores para que a verdade não seja contada. Compreendo que algumas pessoas acreditem que a verdade podia comprometer muita coisa, mas a verdade não pode comprometer mas sim resolver. Esperamos ser chamados para que a situação seja devidamente esclarecida e para que as pessoas que foram presas e "enviadas" de volta para Portugal indevidamente, sejam devidamente indemnizadas e que lhes seja feito o DEVIDO PEDIDO DESCULPAS, que ao contrário do que é publicado nunca foi pedido pois nenhum de nós foi informado. É do maior dos nossos interesses que a situação se resolva devidamente, para que não se detiorem mais ainda as relações entre os dois países na circulação dos cidadãos entre ambos os países, que ao contrário do que os políticos dizem na televisão, são caóticas. Este facto foi demonstrado ao Grupo dos 19 tanto pelos serviços de estrangeiros e fronteiras de Angola, como pela explicação dada pelos mesmos serviços em Portugal. Não acredito que estes jogos de vingança pessoal e de ocultação da verdade estejam a resolver a situação mas a nós só nos cabe pedir as devidas indemnizações e devidos pedidos de desculpas. Se isto não acontecer todas as provas serão publicadas em conjunto com este esclarecimento. Prometo às pessoas lesadas que eu, e outras pessoas que acreditam em democracias reais e que sabem que esta situação foi gerada por gente que fica na sombra e que faz das nossas democracias uma ditadura mascarada, não descansaremos enquanto a informação não chegar a todos, seja por ues, por redes de informação fidedigna e/ou por redes sociais de forma viral. Da minha parte prometo-vos não descansar enquanto não existir um pedido de desculpas ou enquanto a verdade não for devidamente publicada. Grupo dos 19 POR FAVOR É IMPORTANTE QUE FAÇAM ESTA INFORMAÇÃO CHEGAR A TODOS, POIS O JOGO DE BASTIDORES QUE ESTÁ A SER FEITO PARA QUE A VERDADE NÃO SEJA CONTADA É GRANDE!!!
Apache (""""""""""""""""""""""): UAUUU!!!!!!!!!!!............o que me dá pika é quando o Zeka entra a matar! Come on, baby, we gonna take 'em as they come!
Tuga : Portugal, primeiro mundo. Brasil, terceiro mundo. Angola, sub-mundo.
A g i t a d o r (Apaguem lá esta então !): Sempre a cortar os comentários de quem vos faz frente ao racismo ? F I L H O S D U M A G R A N D A K U A R R A porca e maluca, cambada de P A N E L E I R O S, estão mais uma vez a proteger o ManDavid, o maior racista que alguma vez nasceu (diz ele!) nesta terra ??? Gostaram do último ataque em que andaram com o Site mais lento que um caracol alentejano há pouco tempo atrás ? Então preparem-se porque da próxima VOU-VOS TORRAR ESTA M*E*R*D*A TODA !!!
zaza : Apache... vai atirar flexinha la nos gringos vai...isto ai acho que ainda sabes....porque comentar....cara tu es mal....ih..ih..ih..comeca um assunto embaralha com outro...tais bebado e...ou tais cheirado...ou es assim mesmo...ih...ih..ih...tais mais pra bobo da corte de Portugual do que pra comentarista....achas ok mas chorar por termos nos livrados dos sanguesuga dos Portugues...nos Brasileiros e Angolanos e o povo de Mocambiqui temos que sentir muito orgulho de nos mesmo,afinal por tudo que passamos nas maos dos Portugues,a humilhacao que nos causaram,hoje estamos firme e fortes e bem acima deles com seus conhecimentos milenar,e agora jose a arrogancia deles esta abaixo do ku da cobra,e vamos humilha-lhes ate aprenderem o sabor e a forca da humildade,e que nunca se construira uma cidade calcado no orgulho,mas se constroi um mundo na humildade.
Ash : Para os que fazem comentarios no sentido de quem e o melhor: Angola, Brasil ou Portugal, a resposta e simples...... Os chineses, que nos estao a comer a todos de cebolada !!!!
Yuri : ... bom, os países que um dia foram, como se diz, império, agarraram-se a coisas sem valor intemporal, e ouro incluído. Sem respeitarem os direitos humanos, algo que não só foi realidade no passado distante mas que se estendeu bem dentro no século vinte. E esse desrespeito é bem visível, hoje, dentro desses próprios países e com os seus cidadãos... diria eu, isso é autodestruição. Viva Angola. vinte e oito do um de dois mil e doze, vinte e um hora e doze minutos
Lunda Man (dj_bene@iol.pt): Fiquei muito triste por ler alguns comentários, pouco dignos, por alguns Angolanos que se dizem Inteligentes, só demonstraram que são os parasitas da sociedade Angolana e que nada sabem de Historia, Literatura, Conhecimento, etc ... Lamento também, que, Portugal tenha um tratamento pouco digno, para com irmãos meus. De igual modo lamento também, o tratamento dado aos Portugueses à chegada a Luanda. Não seria mais fácil, recusar visos e privar as pessoas de tal Humilhação? Penso que temos mais que fazer, para fazer deste Grande País, o Maior, o Melhor, o Mais Industrializado e um exemplo para todos os outros, em vez de nos estarmos a preocupar com coisas, que, de nada dignifica as nossas relações com o exterior. Somos Todos Irmãos...( Brancos, Amarelos, Negros, Castanhos, Mulatos, etc ).
Apache (##############): Já que os phildadapuhta de zukas AGORA botam faladura por tudo o que é sítio, ainda bem que alguém falou na colonização espanhola na América do Sul, já que eles estão com o kuu tão inchado............é só lembrar Hernán Cortez e os irmãos Pizarro e comparar com a colonização Portuguesa a ver se há alguma parceria! Aziados do karallo complexadíssimos ...........gostava de vos ver na situação de Portugal - COMO JÁ ESTIVERAM POR 3 VEZES NO ÚLTIMO QUARTO DE SÉCULO - para continuarem a falar assim. Sabem o que é que eu acho? Esses BRICS = tijolos = são quem vai suportar a falência, não só de Portugal, MAS DE TODA A ZONA EURO!---» cai a Grécia 1º, Portugal a seguir , Irlanda, Espanha, Itália, França e......CATRAPOUMMMM!!!.....imaginem agora para onde essas potências se vão virar. E tem outra coisa muito importante: os zukas, como burros encartados que são , pensam que o facto de serem a 6ª economia mundial lhes dá direito a porem-se em bicos de pés. O que não conseguem discernir é que essa ascensão em nada se traduz em IDH. Quanto mais estiverem a subir, é sinal de que mais endividados ficam, poque as mais valias internas é tudo para exportação. Quando para onde exportam, lhes fecharem as portas, quero ver para onde vão subir. É bem feito. Tanta soberba - igual à angolana, que lá por terem petróleo pensam que são os mayores - ainda vai acabar mal. Entretanto, a Europa e Portugal, qual Fénix, renascem das cinzas com a sua capacidade ainda mais aguçada e tecnologicamente poderosíssimas. A ver vamos, como diz o cego.
Anónimo (Uige Cidade): Todos os portugueses em portugal e aonde estiverem devem saber que nunca serao bem vindos Angola. Para ser honesto os portugueses nao e nunca apreciam os Angolanos em parte algum. Eu vivia em paris ha mais de 21 anos, se passava que mesmo nos trabalhos de obras, os portugueses andavam mal-tratar Angolanos e ate mesmo pediam aos frances que nao ajudassem esses pretos nao gostamos deles. Fui victimo assim na altura era estudante e ao mesmo tempo a trabalhar, passei mal com os potugueses agora, eh a vez destes tbm o governo no poder deve saber que as brincadeiras tem findar de trazer portugueses Angola. Devem parar disso.
Brasuka P/tua e ASH : Tuga monumentos...ah..ah..ah..qual meu amigo,o unico monumento que deicharam aqui,nao existe mais a seculos,que foi a cruz que rezaram a primeira missa,foi feita de pau podre,porque tinha ate preguica de derrubar uma arvore,as poucas fortalezas que aqui tem foi construida por interesse proprio de defender o ouro de voces,contra os vizinhos de voces ai na europa os espanhois.O que tem realmente belo do patrimonio historico do brasil foi construido depois de metermos o pe na bunda de voces,o mesmo aconteceu com Angola,voces sao o atraso de qualquer nacao,assim como os Americanos,voces so sabem e explorar os povos como nao tem mais pais para ser colonizado,estao quebrados,e quando os Americanos nao conseguirem fazer mais guerras tambem iram quebrar de vez,nunca souberam fazer outra coisa......................ASH nao conheco Portugual e nem quero conhecer,mas como voce conhece,deve saber qual delas e onde fica,uma coisa posso te dizer estas igrajas usam ate hoje a cruz de malta vermelha aquelas usadas nas velas das caravelas,eram dissidentes da igreja catolica,que formaram um grupo de exploradores na epoca.Quanto ao ouro e pedras preciosas roubado do brasil e de Angola e o que sustentou o orgulho dos Portugues ate hoje..um dia acaba...e acabou...prova disto e a falencia total e irreversivel de Portugual.outra coisa meu amigo nunca compare Iglaterra com Portugual,os Ingles sao trabalhadores e os Portugues exploradores...Ja diz o ditado quem muito explora um dia e explorado...aconteceu..o filme terminou THE END..
Anónimo : Senhores, por favor... Ao invés de ficarmos em discussões inúteis, poderiamos cultivar o amor. Sim! Uma grande orgia de amor!
Tuga ao rei das amozonas : Portugal pode ser expulso do euro mas sem Portugal nao ha euro. Isto e efeito domino. Vai um, vao todos. A alemanha nao precisa do euro, e os Ingleses nao o querem. Agora voltando ao vosso Brasil, invencao Portuguesa, levamos ouro mas deixamos dezenas de monumentos e cidades patrimonio da humade que trazem milhoes de turistas ao Brasil. Criamos as raizes da agricultura, e mantemos o territorio unido, ao contrario dos Espanhois.
ash para basuka : Gostava mesmo de saber quais sao essas igrejas revestidas a ouro e se elas estao em portugal ou no brasil. De qualquer forma continuo a insistir que nao vejo nenhum sinal de riqueza em portugal que permita um leigo em historia concluir que portugal ja foi o centro de um imperio. O contrario se passa em UK. Qualquer pessoa que venha a Londres conclui imediatamente que esta cidade foi o centro de um rico imperio, nao so pelos varios objectos que inglaterra tem nos seus meseus (como artefactos egipcios e de todo o mundo) que mais ninguem tem (porque foram "tirados" dos lugares do imperio britanico), como pela cidade em si que e monumental. Se eu for a Lisboa vejo nitidamente uma das capitais mais pobres da europa. Onde foi toda essa fortuna? Acho sinseramente que a sua grandeza foi sempre um mito.
panhonha : Quem é pior: Dos santos ou os portugueses?
orgundet (BRASIL): o que eu acho engraçado é que ate em assuntos que nao tem nada haver com o brasil alguns aqui gostam de colocar o nome do brasil no meio da discussao. pra que? se o problema é entre vcs, que vcs resolvam, nao precisamos ficar ouvindo reclamaçoes nem acusaçoes de portugas falando sobre criminalidade ou favelas. alias, favelas existem em portugal assim como criminalidade. primeiro olhe pro proprio rabo para depois criticar os outros. os portugueses que estao vindo para ca estao vendo uma realidade diferente. vcs vem ao brasil achando que somos uma ex-colonia dependente da sua atençao e opiniao(assim como angola, moçambique etc), mas quando chegam aqui e veem que pouco ligamos para vcs, rapido colocam o rabo entre as pernas e vem falando de pais "irmaos" tentando chamar nossa atençao. o mal de vcs é esta arrogancia achando que ainda sao uma potencia colonialista. acorda, ja passaram mais de 500 anos. o brasil nao depende de portugal, mas portugal depende do brasil. vcs é que nao tem coragem de encarar a realidade de hoje e por isso gostam de querer criticar o brasil em qualquer oportunidade. oras, como é que vcs tem coragem de criticar o brasil de seus problemas sendo que vcs em 1.000 anos nao conseguiram resolver os seus? na verdade vcs regrediram tanto que se tornaram um pais insignificante na europa. portanto meus caros irmaos. conheçam o seu lugar. resolvam seus proprios problemas ao inves de tentar se achar melhor procurando mostrar os defeitos alheios...
Brasuka p/ash : Meu amigo se olhares a historia,nunca seras traido pelo que os olhos vem hoje.Os Portugues financiados na epoca pela igreja catolica,por isto a cruz nas caravelas.Mataram tribos mais tribos indigenas Brasileira,o mesmo fizeram em Angola,como nao era do conhecimento dos indios o alcool,eles colocavam fogo no alcool,dizendo que colocariam fogo em todas as aguas,e eles nunca mais teriam seus peixes,se nao entregassem a eles as pedras de brilhos ou ouro,os indios responderam em tupy guarani "homem do fogo...homem do fogo" e a resposta ja sabes foram caravelas e mais caravela carregadas de ouro e diamantes,os padres jesuitas enfileravam mulas carregadas de ouro e diamantes para coroa Portuguesa,ate que um dia o Portugues D.Pedro II,deu um basta nesta roubalheira,a pouco tempo a TV GLOBO fez uma reportagem,e mostrou igrejas revestidas com ouro Brasileiro,tudo confirmado pelos Portugues.E digo mais esta atitude do Governo Angolano Contra os Portugues apezar de tardia e LOUVAVEL..
Anónimo : O AICIAS deve fazer cumprir as regras estabelecidas para a participação nos comentários. Infelizmente há muita gente que só vem paea aqui para insultar e instilar todo o ódio que lhes vai na alma. Também não são admissiveis as palavras porcas, nojentas, com que muitos comentadores atingem os de opinião contrária. Abaixo o lixo! Este Portal deve ser só para pessoas educadas.
REI DA AMAZONIA P/ tuga (Brasil): Angola está cheia de portugues que estava passando fome.E Portugal não faz parte da Europa e em 2012 será expulso do Euro.
Tuga aos zukas : Nos estamos a colher os frutos de 500 anos de escravatura? E quem comprava os escravos ora car@lho? Olha que nao e Portugal que sofre com criminalidade descontrolada, e nao e Portugal que teve o que foi talvez a guerra civil mais sangrenta de Africa onde negros matavam negros. E se roubamos ouro no Brasil, e porque nao fazia falta nenhuma aos Indios que nunca viveram nas vossas lindas favelas. E quem indemniza os bandeirantes Portugueses que derramaram sangue e suor para criar o vosso Brasil?
ash para brazuka : Ja na minha primeira intervencao disse que concordo que o portugues e arrogante e que por isso portugal nao se desenvolve. Por causa disso trata por vezes mal as pessoas que vem de fora (muitas vezes ate as de dentro). Mas nao concordo nesses roubos que portugal fez nas ex colonias, porque se isso tivesse acontecido, Lisboa teria muito melhor aspecto (como tem Londres que foi o centro do imperio). No tempo da angola colonial por exemplo, os portugueses tinham de investir o dinheiro em angola e nao o podiam levar para portugal e essa foi uma das causas dos retornados terem saido com uma mao a frente e outra a tras. A principal causa de portugal ser um pais pobre hoje em dia e precisamente pelo facto de ter investido muito nas ex colonias pensando que o imperio durava para sempre... e depois ficou sem nada.
Divua Joao (angola): Tive tratamento similar ou pior no aeroporto de Lisboa, quando ha 2 anos tive que fazer escala em Lisboa, rumo aos Estados Unidos da America, em formacao. Fui humilhado e maltratado, nao merecendo o mesmo tratamento brasileiros, bissau/guineenses e outros. Aos tugas nem um palmo da nossa terra
bocage : VIII [SONETO DA CAGADA] (5) Vae o mestiço e não vae só; Convida a algum, que esteja no Gará, E com as longas calças na mão ja Pede ao cafre canudo e tambió: Destapa o banco, atira o seu fuscó, Depois que ao liso cu assento dá, Diz ao outro: "Ó amigo, como está A Rittinha? O que é feito da Nhonhó?" "Vieste do Palmar? Foste a Pangin? Não me darás noticias da Russu, Que desde o outro dia inda a não vi?" Assim prosegue, e farto ja de gu, O branco, e respeitavel canarim Deita fora o cachimbo, e lava o cu.
Tuga : Eu sempre disse que so vai para Angola quem gosta de aventuras no mato porque de civilizado, Angola nao tem nada a nao ser uma comunidade estrangeira muito reduzida. A Europa precisa de ser exigente no controlo da entrada de imigrantes porque nao param de chegar aos milhoes, e ate de barco e mesmo sem documentos. Agora Angola nao e propriamente um destino de luxo com grande procura. Muito menos agora. Assim, estao sempre a subir mas e por um rabo acima.
Brasuka (VOLTEI...TÔ NA AREA....): Sei que estas pessoas que formam este grupo de 19 não são culpado pelos atos de seus governos,ou são...eis a questão..mas vamos lembrar num passado bem prospero quando Portugual não estava falida ainda,como eles tratavam Angola e Brasil no turismo,nem sempre era imigração.O que foi feito em Angola não é revanchismo não é o pagamento com a moeda muito usada por Portugual a estes dois povos,diga se de passagem colonizado...saqueado...mal tratado por Portugual,até antes de falirem...hoje estão colhendo os frutos que plantaram em 500 anos de gem,tão achando ruim do que...foi vocês quem plantou,e não é direito de quem planta colher.Os noticiarios Brasileiros até pouco tempo atras.estampavam as atrocidades e humilhações que vocês faziam ao povo Brasileiro,causando até mesmo uma certa instabelidade politica entre os dois paises,chamavam os Brasileiros de pobres favelados,e a resposta de nossa imprenssa foi implacavel,dizendo que se vocês devolvessem tudo o que roubaram do Brasil,aqui não teria mais favelas e nem palafitas,mas o povo Brasileiro sofrendo,mas com muita garra deu a volta por cima,e se erguel como uma grande nação que é hoje,e sei que Angola tambem vai ser uma grande nação,enquanto vocês que nunca produziram nada e nunca o farão,vão ter que vender suas casas a este povo que voces tanto despresaram e roubaram,e vão morar nas novas favelas feitas de palafitas,a sujarem Portugual,porque um dia estaram cançado de tentar entrar em algum pais,feitos ratos imigradores atras do que comer,como assim chamavam para nós,como nenhum pais quer vocês,por serem potencialmente muitos fracos em conhecimentos tecnologicos,e não se propões ao trabalho graçal,e o mercado de padeiro já esta saturado em todos paises do mundo,só resta a vocês fazer o que faziam com nós,puxar as calcinhas pra cima e dar meia volta,volver para teu Portugual Falido,conforme especialistas econômicos Portugual e Grécia vão ficar com as calcinhas entalada no Ku pro restos de suas vidas.
REI DA AMAZONIA P/ o santo (Brasil): Racismo no Brasil é proibido por lei. O que você contou foi uma grande mentira.Os portugueses é que vão para Angola,um pais de negro, e usam de racismo,alem de arrogancia,comum dos portugueses. O que a DEFA fez no aeroporto de Luanda deve ter sido uma represalia do que acontece sempre em Portugal.
Patriota Vedadeiro : Para quem e sabio e contablista que faz os calculos: Portugal tem so cerca de 12milhoes de Habitantes, exploraram Angola,Brazil,Guine,Mozambique,Macau,CV,STP, TIMOR e India durantes varios seculos. Sem pagar nenhum salario a escravo algum. Que sem medo de errar daria mais de 100 bilhoes de euro annual para OGE tuga; multiplica esses 100 bilhoes com 500 anos de escratura. AI PERCEBERAS O QUANTO OS TUGAS SAO ATRAZADOS Provérbios 3 A maldição do SENHOR habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará. Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos. Provérbios 3:33-34
Ash para GrupoDosDezanove : A diplomacia portuguesa nao passa de "conversa da treta" junto de uma camara de TV. Na pratica, essa tal diplomacia nunca resolveu coisa nenhuma. Estou-me por exemplo a lembrar dos bens dos retornados que ficaram em africa e que ate hoje a diplomacia portuguesa faz de conta que tal nao aconteceu. Infelizmente so posso concluir (espero estar enganado) que nem vos vao pagar as despesas nem nunca terao um pedido de desculpa por parte de ninguem porque a diplomacia portuguesa vai continuar a fazer aquilo que sempre fez ao longo da sua historia: "Fazer de conta que nao aconteceu nada", ou seja, vai entreter as pessoas ate estas desistirem por si proprias.
GrupoDosDezanove (GrupoDosDezanove@gmail.com): Bom dia, Caros leitores, venho por este meio esclarecer algumas informações erradas (de forma propositada) e outras, bastante graves, que não têm sido divulgadas (também propositadamente) . Sou um passageiro do "Grupo dos 19", como fomos denominados no Aeroporto de Lisboa pelos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, nome derivado, obviamente, á quantidade exagerada de pessoas que foram maltratadas verbalmente, psicologicamente, e se considerarmos que é ilegal prender vinte e muitas pessoas á chave dentro de uma pequena sala de espera, podemos dizer que também fisicamente. Obviamente todo o suposto "corpo diplomata", junto com o Sr. Paulo Portas e com o Cônsul português em Luanda, sabem muito bem que foram 19 as pessoas e não dez, a quem foi negada a entrada, sabe também muito bem que vinte e muitas pessoas que estiveram detidas ilegalmente numa sala, 3 eram Brasileiros e um Ucraniano, estas foram as primeiras pessoas a serem libertadas junto com outras duas pessoas de nacionalidade Portuguesa a trabalharem para um dos Bancos de Luanda. Digo vinte e muitos, pois ainda existiram mais pessoas que o "corpo diplomata" devido á sua relação com essas pessoas libertou. Estamos todos bem fisicamente, mas vai ser difícil á maioria das pessoas deste voo, mesmo as que tiveram a sorte "aleatória" de entrar, esquecer o que se passou. Ficam aqui alguns factos que são importantes para informação dos leitores: 1º- É mentira que a razão para te sido negada a entrada de todas estas pessoas seja ilegalidade nos vistos, o meu visto passou diversas verificações e validações pelo consulado. O inicio de validação deste visto foi iniciado em conjunto com outra pessoa, exatamente nas mesmas condições e com carta de chamada pela mesma empresa, com visita programada com o mesmo propósito, viemos os dois juntos e nas mesmas condições. Á outra pessoa não foi encontrado qualquer ilegalidade e quanto a mim não foi dado QUALQUER esclarecimento para a razão de me ser negada a entrada. 2º Em segundo lugar quero relatar o que se passou durante duas horas de autêntico pânico e confusão no aeroporto de Luanda. Sem ter sido dada qualquer explicação, foi-me indicado para me dirigir a uma sala, o tom de voz e a forma de lidar com o assunto só tem comparação com o tratamento dado a um criminoso. Tentei comunicar com a pessoa que me acompanhava que foi obrigada a seguir caminho para a sala onde se esperam as bagagens, e aí percebi que algo bastante errado se estava a passar. Nessa sala encontravam-se 4 pessoas de nacionalidade de portuguesa e alguns funcionários do DEF que entravam e saiam como se nada se passasse, um dos agentes comia a sua refeição sentado à minha frente, indiferente á situação. Em seguida pediram-me para acompanhar um agente, que também não quis esclarecer o que se passava, até uma sala de espera um pouco maior do que a anterior, mas fechada. Não posso precisar quantas pessoas se encontravam, seguramente mais do que 15, outras foram entrando mas poucas saíram, o ambiente era caótico, só controlado pela agressividade verbal dos funcionários dos serviços de estrangeiros e fronteiras que não tratavam os passageiros pelo seu nome mas sim por pormenores relacionados á sua bagagem ou no caso dos Cidadãos de nacionalidade Ucraniana e Brasileira, pela denominação "Os Brasileiros" ou "O Ucraniano". Foram várias as atitudes que denunciavam a falta de formação dos funcionários para a responsabilidade que lhes foi imputada, por diversas vezes, funcionários do DEF abriam a porta e teciam comentários, como por exemplo "Aqui é que o Diabo dá a volta". O inacreditável aconteceu quando um funcionário, sem qualquer explicação, fecha a porta da sala cheia de passageiros, as reações dividiam-se pela estupefacção, pelo pânico e pela indiferença de quem já tinha visto tal a acontecer ou que sabia que a sua situação não sofria qualquer risco porque "alguém com poder " iria, mais uma vez, resolver a situação. A partir daí aconteceu tudo o que nunca seria possível passar pela cabeça de um passageiro que demorou semanas com a preocupação de validar todos os documentos exigidos pelo consulado Angolano, que gastou por volta de 2000 euros (incluindo bilhetes, prova de compra de 6000 dólares, vistos, exames médicos, etc, etc...). A chave com a qual nos tinham prendido ilegalmente na sala andou perdida, diversas pessoas (que eu imagino serem do DEF) tentaram abrir a porta do lado de fora mas a porta encontrava-se fechada. Não consigo determinar quanto tempo esta porta esteve fechada pois perdi total noção do tempo, mas foi "BASTANTE". Quando mais tarde alguém encontrou a chave, abriram a porta e indicaram a diversas pessoas para irem procurar a sua bagagem para voltar imediatamente a Portugal. No corredor entre os serviços de emigração e estrangeiros e a sala de recolha de bagagens, gerava-se uma confusão só comparada com um filme de guerra com famílias que tinham sido separadas a tentar que lhes fossem dadas explicações, diversas mulheres a choravam incrédulas com o que lhes acontecia e recebiam como resposta: "Isto é o que vocês fazem", "vocês têm de aprender", ou "é o que merecem", em determinada altura alguém os enfrentou enquanto era separado de um familiar a chorar, dizendo que a guerra deles não era com ele mas sim com quem entra pela porta do protocolo e esses sim têm muito pouco interesse em visitar ou realmente trabalhar humildemente em Angola. Ainda hoje penso como algo dito com tão poucas palavras definiu o que eu vi a passar á minha volta, durante estes dias. Por volta de três horas depois voltei para um avião da TAP, onde fomos tratados com a indiferença de quem tinha cometido um crime, esperamos cerca de uma hora no avião para que este levantasse voo. Das últimas pessoas pessoas que entravam ouvíamos notícias de confrontos físicos, não sou testemunha destes acontecimentos, mas sei que existe a vontade de pelo menos 5 passageiros de entrar com um processo para que seja apurado o que aconteceu e sei que uma das pessoas gravou em video, através do seu telefone o momento em que a porta foi aberta á chave, eu tenho em minha posse gravação de audio de alguns comentários bastante desagradáveis e das respostas sem qualquer nexo á razão porque foi negada a minha entrada. 3º Escrevo esta mensagem no dia 28 de Janeiro, com o receio que me voltem a negar a entrada sem qualquer razão, por esta razão muitos de nós não demos entrevistas filmadas à saída do aeroporto, mas sei que muitas deram o testemunho da situação inacreditável que aconteceu, fui abordado por duas vezes por repórteres. Durante todo o dia de ontem, tentei encontrar nos canais de televisão os motivos de me negarem a entrada no país. É mais que obvio que "forças" estranhas ao que aconteceu fazem um "jogo" de bastidores para que a verdade não seja contada. Compreendo que algumas pessoas acreditem que a verdade podia comprometer muita coisa, mas a verdade não pode comprometer mas sim resolver. Esperamos ser chamados para que a situação seja devidamente esclarecida e para que as pessoas que foram presas e "enviadas" de volta para Portugal indevidamente, sejam devidamente indemnizadas e que lhes seja feito o DEVIDO PEDIDO DESCULPAS, que ao contrário do que é publicado nunca foi pedido pois nenhum de nós foi informado. É do maior dos nossos interesses que a situação se resolva devidamente, para que não se detiorem mais ainda as relações entre os dois países na circulação dos cidadãos entre ambos os países, ao contrário do que os políticos dizem na televisão, são caóticas, este facto foi demonstrado ao Grupo dos 19 tanto pelos serviços de estrangeiros e fronteiras de Angola, como pela explicação dada pelos mesmos serviços em Portugal. Não acredito que estes jogos de vingança pessoal e de ocultação da verdade estejam a resolver a situação mas a nós só nos cabe pedir as devidas indemnizações e devidos pedidos de desculpas. Se isto não acontecer todas as provas serão publicadas em conjunto com este pedido de esclarecimento. Prometo às pessoas lesadas que eu, e outros, não descansaremos enquanto a informação não chegar a todos, seja por ues, por redes de informação fidedigna e/ou por redes sociais de forma viral, da minha parte prometo-vos não descansar enquanto não existir um pedido de desculpas ou enquanto a verdade não for devidamente publicada. Grupo dos 19 POR FAVOR É IMPORTANTE QUE FAÇAM ESTA INFORMAÇÃO CHEGAR A TODOS, POIS O JOGO DE BASTIDORES QUE ESTÁ A SER FEITO PARA QUE A VERDADE NÃO SEJA CONTADA É GRANDE!!!
o santo (Oeiras, Portugal): A primeira vez que assisti a um acto de racismo foi no Brasil. Voltava da escola com um colega negro (algo raríssimo na minha escola) e quando entrei no prédio, o porteiro disse-me que o meu colega tinha que entrar pela porta dos fundos (da traseira). Não percebi, de imediato a razão, porque para mim isso era normal se eu estivesse vindo da praia com areia nos pés. Fingi não perceber e abri a porta do elevador para o meu colega entrar. Nesse momento, o porteiro agarrou o braço do meu colega e, com força, expulsou-o do prédio. Eu fui ter com o meu colega e pedi-lhe desculpas pelo que tinha sido feito pelo porteiro. O meu colega disse-me - você já devia saber disso, preto no Brasil entra pela porta dos fundos. Fiquei sem saber o que dizer, nem o que fazer. Nunca, antes, na minha vida tinha tratado uma pessoa com racismo ou outra forma de exclusão. Entrámos os dois pela porta dos fundos e fomos estudar juntos para minha casa. Um dia fui com ele para casa dele, e o mesmo aconteceu no prédio onde ele vivia. A mim, por ser branco, deixavam-me entrar pela porta de frente, mas ele tinha que entrar pela porta dos fundos. Em Portugal nunca assisti a uma cena dessas. O meu pai tinha um empregado negro de Angola, que almoçava em nossa casa quase todos os dias e entrava sempre pela porta da frente, sentava-se na mesa e contava umas boas anedotas. O meu pai foi padrinho de casamento dele. Nunca percebi o racismo. Porque ser mau para os outros quando se pode ser bom? Porque alimentar ódios, quando se pode alimentar amizades? Porque se sentir superior, quando se pode sentir irmão? Porque chorar, quando se pode rir? Porque lembrar o que já passou, quando podemos sonhar com o futuro? Porque estudar sozinho, quando se pode estudar acompanhado? Bons e maus há em todo o lugar, em todas as profissões, em todas as raças, em todos os povos ou tribos. Se falamos todos o português, porque é que é tão difícil nos entendermos?
Ant. (minor1@sapo.pt): Ate agora tenho estado apenas e só a ler alguns comentarios que até merecem alguma credibilidade, mas desta vez vou passar da leitura á escrita. Caros Amigos Patriotas Irmãos. Que mal tenho eu de sofrer só porque o meu avô não foi correto e teve algumas atitudes secalhar até desumanas porque o obrigaram a isso? que culpa tens tu angolano pelos teus politicos não serem corretos, nao te darem uma vida mais saudavel? será que tenhamos de pagar pelas asneiras que outros cometem? Sejam mais dignos, estou em angola á 8 anos, já formei muitos angolanos, ja passei fome e para bem dizer até já fui explorado mais por brancos do que propriamente pelos angolanos e nao é por isso que a minha opinião modou tenho muitos amigos angolanos mais ate do que brancos e me dou muito bem com eles. quero continuar a formar pessoas como tem sido até aqui e sempre será até a minha permanencia em Angola. Gostode Angola Gosto dos Angolanos tenho um carinho enorme por todos, já quiz ir mais longe dado a min ha experiencia no veluntariado mas infelizmente as portas não se abriram. Peço por favor aqueles que nao conhecem a realidade para pensarem um pouco mais antes de escreverem para nao serem levados como mal educados. Este forum é de todos todos se devem exprimir mas de forma digna. Bem aja a todos sejamos irmãos.
Tuga ao agitador mal-clonado : Se tu nao queres nada de brancos, nao quer dizer que a maioria do povo nao quer. Tu falas por si proprio. Es um caso isolado e raro. Mas ja que nao queres nada de brancos, tambem nao deves querer nada dos brancos, a comecar pela roupa que vestes, e os carroes tao cobicados pelos negros. Ja agora, o que fazes a frente de um computador? Vai maze apanhar bananas e cocos pa.
ash para Agitador : Asassinos de negros? Quem???? Sera que ja referi que na guerra civil de angola (vou explicar: uma guerra em que os habitantes do mesmo pais, neste caso negros, se matam uns aos outros) morreram 1.5 milhoes ? Sera que eu ja tinha dito isto ? Parece que nao entra na cabeca de uns tantos .... vou ter de repetir mais de 1000 vezes para ter algum efeito.
António Bébé (Luanda): Ao Mwangolé: o filme e o livro "Roots", em português Raízes, é passado nos EUA - Estados Unidos da América, com os antepassados dos actuais americanos, descendentes, sobretudo de ingleses. Nada tem a ver nem com Angola nem com os tugas. Os tugas têm muito a ver connosco. São um povo com uma grande misceginação, incluindo africana (alguém já olhou bem para um marroquino ou para um português?...Que grandes diferenças encontra?...São povos que estão na confluencia de outros, incluindo os africanos ao Sul do Saara...)...Era importante, para o nosso desenvolvimento, para queimarmos etapas, um regresso em massa de portugueses a Angola. Sobretudo os jovens altamente qualificados. Beneficiaríamos todos! Em breve, ultrapassaríamos a África do Sul em indices de desenvolvimento e progresso. Não é com barragens no aeroporto e fazendo mal a alguns portugueses que nós crescemos mais e melhor!
Tuga ao patriota cego : Quais sao as perspectivas para Portugal? Crescimento. Somos um pais industrializado que nao depende de recursos naturais, e Angola tambem pode beneficiar com isso. A gente nao teme o dia que o petroleo acaba. A crise vai passar como ja passaram outras bem piores. Hoje, a gente emigra para os paises de lingua Portuguesa, obviamente. Outrora era o contrario. Qualquer dia, a situacao pode inverter outra vez. Uma coisa e certa, Angola vai beneficiar muito com a presenca estrangeira, e muitos Angolanos ja viram as suas vidas melhoradas gracas a estes.
ash para Patriota Verdadeiro : A minha avo disse que os angolanos iriam pagar por todo o sangue derramado na guerra civil que foi 1000 vezes pior do que no tempo dos escravos (1.5 milhoes de mortos + um pais destruido)!
A g i t a d o r (o verdadeiro e inclonável!): Oh pá, não percam tempo a responder a esse estúpido militante da Ditadura, parecem ser montes deles mas É SÓ UM que todos os que já andam por aqui há mais tempo reconhecem logo pela repetição sempre dos mesmo termos por muitos nicks que ele use para parecer que todo o Povo é tão atrasado mental e cívico como ele, como se todos se tivessem deixado enrabar pelos brancos como ele que era a "menina" do colégio D.Diniz do Cazenga, como ele já confessou a alguém que aqui anda também há uns tempos largos... deixem de dar ouvidos a ese PANELEIRO, o que ele escreve não vale a ponta dum corno! Ele que procure quem lhe tire a fome de apanhar na peida lá dentro do SINFO mesmo, aquilo como é tudo gentalha do mesmo nível rasca não terá problema em arranjar fácilmente quem lhe arrebente as bordas!
Patriota Verdadeiro : para o TUGA Qual e a prespectiva para futuro de portugal nos proximos 10 anos?.....Portugal vai virar um verdadeiro cimiterio lindo, limpo, com flores e jardims mais dezabitado. NAO DESEJO MAL ALGUM EM QUALQUER ESPECIE HUMANA, NAO SOU VINGATIVO, NEM RACISTA;MAIS SOU PELA JUSTICA. A MINHA TRIZ-AVO DIZIA QUE OS TUGAS IRIAM PAGAR PELO TODO SANGUE DERRAMADO DE ESCRAVOS INOCENTES...PENSEI QUE ELA ESTA A MENTIR A VERDADE E QUE O PRENCIPIO DO FIM DOS TUGAS JA COMECOU. Welcome 2 my world b***tches
MANGO@.COM (MANGOP@.COM): Para os portugueses é muito bem feito porque na altura quando,estavamos em guerra eramos barrados a torta e a direita no aeroporto da portela o sef de portugal chegava a perguntar a muitos angolanos se qual era a cor das camionetas que passavam pelo rossio e quais eram as estatuas que se encontravam no centro de lisboa para poderem impedir a entrada dos nossos conterraneos que procuravam portugal para imigrar havia relatos de encarregados das obras em portugal que gozavam com os angolanos mandavam ir a procura da pedra de afiar colher de pedreiros que ficava escondida, nos andares mais altos embrulhado num saco de cimento e mandavam os negros serventes irem a busca para transportar nas costas sem elevadores sem nada era uma pedra de lacil muito pesada era assim que gozavam com muitos africanos nos anos 80 mas muitos portugueses levaram no fucinho quandos os angolanos começaram a dar conta deste gozo por isso a que por fora estes racistas nabos s por isso é que o país deles não desenvolve cada dia que passa está a ficar mas atrazado do resto da europa, vejam quandos os policias portugueses veem um negro quando está a conduzir e é parado numa operação stop até atrapalham-se para mandar para o carro do angolano ou melhor o negro seja de que nacionalidade for desde que seja negro é festa. força angola temos que nos unir.
Tuga : Isto e facil de resolver. Nao querem brancos em Angola? Entao venham buscar os negros que infestem a Europa pa. E prontos! Cada qual para o seu lugar. Esses barcos cheios de negros que tentam todos os dias chegar a Europa podem dar meia volta rumo a Angola.
Mr Punk (Embaixador do musseque no Bronx): Esses tugas que me barraram nos anos 90, agora estão a sentir o que é um país sem perspectiva, a solução é fugir e esperar ser acolhido. Vocês receberam o tratamento que deram a muitos de nós. Vocês barraram o meu amigo por não saber que o team da TAAG havia mudado para o ASA. Só dá para rir, quem disse que vocês nunca iriam nos precisar. Parabenizo o SME, controlar estes tipos.
kaputo (ka@pu.to): apenas 19? Deviam impedi-los a todos.
ash para Antonio : Se a guerra civil fosse consequencia directa da colonizacao, tambem tinha havido guerra civil em Macau, Hong Kong e em todos os outros sitios que foram colonizados. Mas isso nao aconteceu nesses lugares. Mais uma vez estes pr.etos acham que nunca tem culpa de nada. Podem disparar contra todo o mundo que a culpa vai ser sempre dos outros.... que pateticos !
quimacaba-suisse : os portugueses sao os mais piores que nao gostan os angolanos,os portugues agora estao a bombaear os angolanos mais o racismo permanecem nos coracoes dos portugueses para sempre agora a crise europeu esta a obrigar os portugueses a fugir em angola fiquem com o vosso portugal nao queremos portugueses na nossa terra nos somos pretos vos sois brancos cada um fica no seu lado.abaixo o racismo portugues.
Lubota (flec@macatamanitatiago@mpeni): Os angolanos devem, saber o perigo que ja existe na chegada dos portugues em Angola, para ja por minha parte, seria bom de invenenar todos tugas.
jose dias (lisboa): deixemo-nos de comentários racistas de ambas as partes.somos diferentes mas todos iguais,as leis são para se comprir em qualquer parte do mundo VIVA ANGOLA VIVA PORTUGAL
jose antonio abilio janga (JOSE20023@YAHOO.COM): ESAS NAO PODEM MAIS ENTRAR NO NOSSO PAIS TUGAS DO CARRALHO
Tuga : A guerra civil era consequencia da des-colonizacao patrocinada pelas potencias mundiais da epoca, e os dedinhos que puxavam os gatilhos que mataram 1 milhao e meio de pessoas eram pretos. Antes da chegada dos Portugueses, Angola foi invadido por negros vindos do congo, empurrando os genuinos para o deserto do namibe onde vivem ate hoje sem direitos de cidadania e sem nenhum tipo de ajudas dos colonos negros que so pensam em melhorar os seus saldos bancarios, saqueando os recursos do pais.
Antonio : A guerra civil angolana é consequência directa da colonização.Não havendo colonização não haveria guerra.
ash para MWangolé : Eu vou fazer um filme sobre a guerra civil em Angola para voce ver a vossa propria violencia que fez 1.5 milhoes de mortos, para ver se voce tem vontade de se matar a si proprio.
Tuga ao patriota : O fmi diz? Entao so Portugal esta em crise, mais nenhum outro pais? Entao os outros paises em crise sao paises Africanos talvez? A Espanha, a Irlanda, a Franca, a Italia, a Romania, os estados unidos? Portugal esta em crise sim, mas nao e o unico pais em crise, nem o ultimo. Vem ai mais. Agora como tu es um ignorante coitado, nao deves conhecer mais nenhum pais Europeu a nao ser Portugal
MWangolé : Apetece me matar todos os malditos tugas ciganos cá na banda. Tenho mais apreço pelo diabo do que por estes fantasmas anémicos e assassinos.Estava a assistir um filme chadado roots(raízes), onde é mostrado toda violencia cometida contra nós pelos colonos.
Patriota Verdadeiro : O FMI diz que os portugues sao o pior exemplo neste planeta terra que metem "nojo" noutros brancos. no seculo 14 eram o pais mais rico do mundo. A rainha de espanha casou com rei de portugal "Fernando" e lhe passou a perna. Depois os tugas trocaram todo ouro roubado de Angola & India por palacios de lucho; Desde que Durao Barraso subiu no topo do CE crise atraz de crise. PORTUGAL E IGUAL AO CANCRO MISTURA COM HIV; um praga sem cura
abc para agitador : Voce e muito inteligente. Com cinco anos de idade ja quase sabe escrever, embora mal saiba ler pois senao tinha reparado que estou nos UK. Essa sua resposta mais uma vez so transmite arrogancia sem qualquer informacao....
Tuga : Mais um exemplo e o recem independente Sudao do Sul. Mal assinaram o acordo da independencia e ja se matam entre eles. Gente atrasada pa. Negros fora de Angola ja. Indepencia para os genuinos, os bosquimanos. Negros de volta para a selva que vos pariu pa.
abc (def@live.co.uk): Os p.r.etos detestam os brancos porque se sentem inferiores. E porque e que se sentem inferiores? Porque nao tem exemplo nenhum que prove o contrario e sentem-se indefesos com as comparacoes. Por exemplo, o Haiti ja e independente e foi gerido por p.r.etos nos ultimos 200 anos....sempre foi o pais mais pobre das americas. Coincidencia? Uma de muitas.... Outro exemplo, os angolanos estao sempre a criticar os tugas por terem colonizado angola.... mas angola esta melhor agora? Transformaram luanda que era considerada o monaco de africa num imenso bairro de lata (ver google earth). Dizem que os colonos ha 300 anos atras mataram muitos p.r.etos mas escondem sempre o facto que ate ha apenas 10 anos atras eles proprios se mataram uns aos outros em numero de milhao e meio de vitimas... nao conta? Foi culpa dos outros tambem ??? Sempre! Os portugueses sao arrogantes? Sem duvida, sendo esta uma das razoes de Portugal nao se desenvolver (falta de confianca entre os seus cidadaos) e por isso ser o elo mais fraco da UE. Estes comentarios mostram que os angolanos aprenderam bem como ser arrogantes e por isso ja estao a comprometer o desenvolvimento de angola que poderia ser a prova que precisariam para nao se sentirem inferiores.
Anónimo : Os racistas negrinhos ainda não viram que eles sozinhos, não conseguem fazer nada, nem administrar uma sanzala? Então tirem a venda dos olhos, vejam e respondam: Quantas empresas existem só de angolanos, mesmo as pequenas de construção civil? ZERO. Quantas clínicas existem só de angolanos? ZERO. Quantas escolas e Universidades existem só com professores angolanos? ZERO. É assim em adiante... os negros angolanos sozinhos não conseguem fazer NADA. Porque é preciso aprender e TRABALHAR, que é coisa de que o negro gosta pouco. Trabalho para o negro é não fazer nada e emprenhar as fêmeas, tal como os animais irracionais! Se alguém tirasse de Angola todos os que não são negros genuínos, como tanto gostam de dizer, e fechassem todas as fronteiras, terrestres, aéreas e marítimas, voltariam a andar de tanga na bunda e a saltar nas árvores como os ms. ABAIXO O RACISMO E O TRIBALISMO, SEUS NOJENTOS.
Anónimo : Que grandiosas inteligências produzirão estes fantásticos comentários... Estes comentáriozinhos ultra fantásticos serão decerto o melhor local para os maiores investigadores em doenças mentais graves e raras realizarem a sua investigação, de certeza absoluta que descobrirão várias doenças do foro mental graves e desconhecidas até aos dias de hoje... É INACREDITÁVEL...
Tuga : Os bosquimanos deviam correr com esses negros bantus colonizadores de Angola, e depois convidar os Tugas de volta para re-construir o pais de novo. Era um paraiso que virou lixeira debaixo do colonialismo negro. Independencia ja para os bosquimanos, povo esquecido que viram os seus territorios invadidos e usurpados pelos negros bantus vindos das selvas dos congos.
solen (odeth2002@yhaoo.com): comentarios sem sentido,por favor aos angolanos tratem de fazerem os comentarios em dependecia do tema.mas bem parece!!!comentarios de ignorantes e de gente muito baixa,que vergoha.por isso sempre seram pizados.
kokossa : Os matumba quer mostrar que manda na sua terra. Barra o portuga pra mostrar que consegue fazer qualker coisa mas é burro na mesma. pk que o matumba não pensa antes de tudo em trabalhar e instruir-se?
joao (suiça/ zurich): bom trabalho da imigraçao Angolana,pk Angola n tem q suportar a pobreza desses racistas portugueses,seguintes sao os filhos dos colonos, a imigraçao tem q trabalhar cm muita força cm garra de barrar esses filhos e netos do colono, primeiro Angolano, segundo Angolano,terceiro Angolano ultimo e fim estrangeiro.
Al Vibora : Eu nasci do cruzamento de uma mula com um burro, por isso que sou o que sou, um jumento.
Mauro (~Lisboa): Acho que esses senhores podem não ter culpa, mas eu até gostei do que lhes foi feito porque eles aqui em Portugal são muito desumanos e estão sempre a mostrar-te que és extrangeiro e que o teu lugar não é portugal. Os portugueses são na sua maioria pessoas falsas, aldrabonas,maus profissionais e o que melhor fizeram até hoje só foram as mulatas
angolano do jet set : querem da verdade se calhar estes dezanove tiveram asorte da vida deles, porque as coisas em angola e vcs n sabem porquem andam na sombra e é pena que estes comentários sejam desajeitados,as coisas em angola vão ter um relance rapido como a libia,os ditadores estão a ser descartados como as cartas no iraque,e tudo indica que o proximo ja esta abatido, dae que em se se passar algo em angola epa fiquem tranquilos, eles vão ser rapidos
Anónimo : Aluga-se uma casa a uma empresa, de preferencia estrangeira,e uma casa nao acabada com tres quartos e dois banhos e uma cuzinha e um quital grande na area do bem fica o interesado tera que terminar as obras e viver um tempo sem pagar a renta a um determinado tempo e depois comecar a pagar. O interesado pode ligar para o numero 918196801 ou escrever para o e-mail: Suzeth2003@yahoo.com
Angolano : Durante decadas Portugal deportou Angolanos. Os Angolanos farao o mesmo com todo o Portugues ilegal. Nao deve haver nem favores nem favoritismos. O ministro Portugues que peca as explicacoes que quizer. So lamento o ministro angolano nao fazer o mesmo quando os Angolanos eram barrados de entrar em Portugal. As fronteiras devem ser respeitadas.
carlos moreno : portugueses sao trabaladores.Deviam ver o que sofrem os zucas na espanha e os africanos.
Patriota Verdadeiro : Os tugas que insistirem em vir para Angola como se isso fosse deles vao voltar"in a box" directo para o cimiterio de Lisboa. Ha muitas armas de guerra no meio da populacao sofredora de ANGOLA. E eu tenho tres AKM todas cheias para abater os Tugas.
Al Viborah (Ó ZC-----): O cruzamento de chinês com mulato é CHILATO e com preto é CHIETO! Já há bwe por aí.
ZC : Xtao só a Barrar os meu cambas tuga porq_ Quem tomara medida dos chinocas que estao a contaminar nossa raca tipo somos cabritos. Ja viram um chines negro como fica..nem chico m aceita esta feice....Vamos morrer mal...os Angolanos sao os que tem praga do Jes
Anónimo : Os Xinocas estão aí com tudo! Emprego, residencia, carrões e olha que são de que raça????????? Hi! Não sei, negro nunca vi, mulato também não!!! Senegaleses, Mautitanianos, Libaneses! estão com tudo, lojas, cantinas, padarias! Andam de candongueiro? Brasileiros! estes então já não se fala, sócios, donos de emprezas, vivendonas e carrões! Não consigo perceber porquê tanta implicância com o portugues!?? Coitado só está mesmo a vir carregar areia e massa p/obras, o que muitos angolanos fizeram quando p'ra lá foram a procura de melhorar a sua vida, porque no seu país não aceita fazê-lo, querem apenas ser doutores.Com cábulas!!! Ora com licença!? Deixem-se de RACISMO e acusações pelos feitos dos pais e avôs que já se foram deste mundo!
maboqui doce (cabinda): nao queremos aqui portugueses de m.e.r.da fiquen onde estrao pk vamos vos ma.tar aqui na banda ceus racista da me.rda
the star : DE todos os países que falam a lingua portugusa, os ZUCAS são os que mais pronunciam corretamente, isso é facto!!!!!
Anónimo : Todos os países têm o direito de barrar a entrada de emigrantes ilegais ou com passaportes falsos. Se as autoridades exorbitam as suas funções, isso é outro assunto que deve ser averiguado. Emigrantes clandestinos tentam todos os dias entrar para países onde há trabalho, como é o caso de Angola. Os portugueses nos dias de hoje, não procuram só Angola, como dizem alguns. Eles buscam encontrar trabalho bem remunerado, onde quer que seja. Como sabem trabalhar e trabalham dando duro se for preciso, ao contrário de muitos angolanos. São geralmente bem aceites, seja em Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Suiça, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Venezuela, Argélia, Líbia, Iraque ou Austrália. Os operários portugueses, mesmo os que têm pouca instrução, sabem trabalhar, porque começam muito novos a aprender as profissões dos seus pais ou familiares. E quanto à língua, também não lhes faz diferença, porque o seu trabalho, fala por eles. Muitos comentadores que aqui estão sempre a "cascar" nos portugueses por procurarem trabalho em Angola, deviam lembrar-se de que também há angolanos, por esse mundo fora, seja na Europa, como nos Estados Unidos ou Brasil para onde foram procurar uma vida melhor, o que é legítimo todos procurarem viver melhor em países com outras perpectivas, onde os pobres também podem viver com dignidade, ao contrário de Angola, onde só os ricos vivem desafogados. De resto, a fome e a miséria está espalhada por toda a Àfrica. Quase todos os dias procuram chegar à Europa, via Canárias, Espanha ou Lampedusa, Itália, centenas de emigrantes africanos, incluindo mulheres e crianças, que arriscam a vida para chegar à Europa. E fazem-no porquê, se toda a África, já se encontra independente, com governos de maioria negra ou árabe? Que os racistas respondam a esta pergunta...
Morto de Riso (Lisboa): Então a língua portuguesa foi inventada pelo Camões que a roubou do castelhano? Que estúpido e ignorante és.Não terá origem no latim, no grego e no árabe? Os portugueses são deficientes de línguas? Fica sabendo que mais de 40 por cento dos portugueses falam uma segunda língua. E tu? Nem português sabes falar e escrever. As licenciaturas portuguesas só são válidas em Angola? Então como é que há portugueses dando aulas nas melhores universidades do mundo? Como é que não há semana alguma em que investigadores portugueses não recebam prémios internacionais? Por que é que no CERN há mais de 150 engenheiros portugueses, alguns deles com lugares de chefia e na NASA trabalham cerca de 400 matemáticos portugueses? Sabias que neste momento todas as vagas do programa Erasmus das universidades portuguesas estão esgotadas por recebem estudantes de todo o mundo? É por serem maus os cursos? Não és um Patriota Verdadeiro, és um Verdadeiro Ignorante. Para além de sofreres de um evidente complexo de inferioridade. Então os portugueses tratam mal os angolanos? Sendo assim como explicas haver mais de 50.000 angolanos ilegais em Portugal e ninguém os expulsou? Dar-lhes o rendimento mínimo igual a qualquer português é tratá-los mal? Inclui-los no Serviço Nacional de Saúde como qualquer português é tratá-los mal? Fazer-lhes cirurgias gratuitamente nos hospitais portugueses que custam dezenas de milhares de euros é tratá-los mal?
Anónimo tuga : Vem se vê que os comentários mais racistas não conseguem sequer acertar no português e depois queixam-se de invasões e roubo de língua CASTELHANA. CASTELHANO, ouviu? E para que saiba, eu e muitos tugas somos descendentes de espanhóis e com muito orgulho. Já é sabido há muito tempo que Angola é racista, só que precisa de estrangeiros, devido à baixa formação, como se vê por estes comentários. E não, não é só Angola, os portugueses é uma peste que anda pelos 4 cantos do mundo, e fala muitas línguas. Passem bem, e venham a Portugal para aprender a escrever.
reflexão : Nenhuma alma receberá outra recompensa que não for a merecida, e nenhuma pecador arcará com culpas alheias (corão 6:164)**************************************** Não se farão morrer os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada qual morrerá pelo seu próprio pecado.(deuteronómio 24:16)*********************************************************************************************************** É claro que estes dois versos, um do Alcorão e outro da Bíblia, referem-se a mesma coisa: um Deus justo não c ninguém pelos pecados cometidos por outra pessoa
Paulo Pedro (Luanda /rangel): AI então esqueceram-se até dos Angolanos que tinham que se esconder no porão dos navios para chegar em portugal e que posto lá eram maltratados desculpa voces não são as pessoas certas para falar de humanismos foram cerca de 400 anos de sofrimento na vossa mão aaaaaaaaa nunca pensaram quem o empregado ia virar patrão os poucos que no tempo de guerra iam era para trabalhar na pedreira e vocês querem bancos, gabinetes, chefias, chega agora vocês vão nos lamber as botas está de parabéns os serviços de SME e o vigilância porque esses s agora parem ratos a fugir do seu abitat Portugal provincia ultramar de Angola o quadro inverteu hahahahahha
Yuri Lukeny : Bem, esse meu comentário vai para aquele que se diz Angolano100 e para um outro que lhe antecede, se o português não vêm para levar o petróleo nem os diamantes, como você diz, ele leva parte do saque que aqueles que se fizeram "donos" de Angola fazem. Bom, em nenhum país as pessoas enriquecem do dia para a noite... E digam o que dizerem mas o facto é que quase ninguém que está em Angola -- e meros funcionários inclusive -- ganha dinheiro de forma justa ou legal. E porquê? Porque tudo que se obtém da corrupção é de natureza ilícita. E, tanto quanto sei, não há país nenhum no mundo cuja corrupção é legal. Há uma constante que as pessoas profundamente desonestas usam para defender o regime ditatorial angolano, essas pessoas dizem que em Angola o regime está a fazer reformas e progresso em apenas oito anos que os os países do "ocidente" levaram décadas a fazer. Olhe, mesmo que isso fosse verdade, haveria que, racionalmente, ter em conta que o mérito é de quem faz um caminho. Agora, vamos ser mesmo sinceros... racismo e xenofobia é pura ignorância. E fazer dinheiro beneficiando de um sistema puramente mafioso é mesmo irracionalidade. Viva Angola. vinte e sete do um de dois mil e doze, dezanove hora e quarenta e quatro minutos
Tia Camacupa (Anterchaves@yahoo.uk): A vergonha dos Angolanos, no tempo da guerra andaram encurralados na terra dos Brancos que chamam de tugas. E porque vao a terra dos Tugas???? Quem esta a roubar o vosso dinheiro, olha que nao conseguem fazer nada contra. Escravos do Casal Santos.
falso (lisbon): Mas uma vez o SME comportou-se muito mal uma vez que ninguem de certeza absoluta sai com vistos falsos de portugal para angola.pk os portugueses sabem que angola é um pais de oportunidades para eles de modo que eles fazem tudo de forma legal para ir para esse paraiso,mas o SME nao faz isso sem que nao tenha autorizaçao de uma alta patente do ministerio do interior,ou seja eles so fazem isso porque agora o processo inverteu ou seja a mais portugueses a quererem trabalhar para angola e nenhum angolano a querer trabalhar em portugal,temos que ter em conta tbm que a 20 anos a mesma coisa se passava com os angolanos que vinham para portugal eram barrados e mandados embora,actualmente isso so nao aconteçe mesmo para os angolanos ilegais em portugal porque os custos para a tap que quase ja nao tem excedente para repatriar ninguem seriam altos,mas espero que esse imbroglio seja resolvido o mais rapido possivel para o bem dos dois paises.
KiKi (fora com eles): Eu acho Angola nao é a casa da mana joana, primeiro embaixada Portugues em angola nao da visto a ningue, de nao ser familia com griff ou filho do fulano, aocontrario da embaixada de Angola em portugal, da visto ate ao campones, os tugas mesno valore. eles anda embarar os angolanos nas sua fronteiras, respeitanto alei da UE, entao nos temos que embarar a entrada deste bixo em angola, ele é que anda ter bom empregou no nosso pais, e nos que bom emprego andamos ter no pais dele, de nao ser trabalho duros, e quantos angolanos que este sr nao estragaram as culunas. fora com ele. o Pais é nosso, nada de dar a explicacao.
Malange69 (Malange): HÁ UM PROVERBIO QUE À MUITO É CORRECTO E CADA VEZ MAIS SE PODE APLICAR: DEUS DEU A RIQUEZA AOS NEGROS E INTELIGENCIA AOS BRANCOS... rEALMENTE CADA VEZ COMPREENDO MAIS AS OPINIOES DOS AFRO/AMERICANOS QUE DIZEM QUE OS NEGROS DE AFRICA SAO NEGROS DE SEGUNDA É VERDADE...DOU-LHES TODA A RAZÃO...
Anónimo : o senhor que ven pedir explicacoes e muito arrogante quanto da vez em que valtam para traz e com os seu visto dados pela embaxada de portugal eram divolvidos para angola quem pedia exclaricimento, ou entao este mesmo senhor nunca pensou que tambem podia acontecer com os seus compatriotas este senhor e mesmo demagogo,arrogante que ja conhece na historia politica portuguesa.
Agitador : Vocês sabem muito bem que sou de Odivelas, aqui faço panelas e dou o cu...ração por elas.
Al Viborah : ´Tá na hora da ma.t.u.m.b.i.s.s.e- quem delineou as fronteiras do actual território angolano foram os PORTUGUESES por força da conferência de Berlim de finais do séc. 19!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! diz lá que é mentira, ó m-a-t-u-m-b-o!
Angolano190 (Luanda Sul): E lamentavel ler tanta arrogacia e tanta barbaridade e tanta ignorancia, no entanto muitos de nós se soubessem a historia teriam um pouco de orgulho porque foram os nossos antepassados que defeniram o territorio Angolano e as suas fronteiras pois se nao fossem eles este Pias ainda se chamava N´Gola ou seja territorio do povo Congo.. So mais uma coisas os tugas se vem para o nosso pais nao vem para nos levare o petroleo nem para nos levar os diamantes porque esses ja tem dono...Só para entenderem nos precisamos mais deles do que eles de nós.. e todos os paises se desenvolvem com pessoas de todas as raças e de varios paises..mas isto e a opinião de quem sabe do que fala...As vezes tenho nojo de ser Angolano so de ver tanto racismo e tanta estupidez...
Português, Angolano e branco (Luanda): Como já perceberam pela minha assinatura, tenho 2 defeitos: sou Português, e ainda por cima, branco. O facto de ser Angolano, esqueçam. É algo que me orgulha, mas não é relevante para o assunto em causa. Ocasionalmente, prendo-me a ler alguns dos comentários que por aqui se fazem. Alguns são acertados, outros são racistas, e outros ainda são as duas coisas. O que há de comum em quase todos os casos é alguma ignorância e uma total incompetência na escrita da Língua Portuguesa. Quando a vida não nos corre bem, temos a tendência de querer encontrar culpados. Se são de facto culpados ou não, pouco interessa. O importante é que arranjemos um culpado. Felizmente, fui ensinado de outra forma. Acredito que cada um de nós faz o seu próprio futuro. A minha experiência confirma-o. Devolvo assim a palavra a todos os habituais "comentadores". Sintam-se à vontade para brindarem os leitores com mais 1000 comentários inúteis. Ao contrário de muitos de vós, tenho que passar o meu dia trabalhando, para justificar o meu salário "milionário". Provavelmente não o mereço porque sou Português. Ou será que não o mereço por ser branco? Ou será até que não o mereço por ser Angolano E branco? É tudo tão confuso que eu perco a conta... Um abraço a todos
Je (Je@hotmail.com): ://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal_per_capita ://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal
TUAGAS NÃO (TUGA.AO.COM): POR MIM, SERIA COM UMA PENEIRA,PORQUE ELES ESTÃO DE VOLTA. OS FILHOS E NETOS DOS COLONOS. VAMOS FICAR ATENTOS PARA TRAVÁ_LOS-
Anónimo : Angola devia ter este tipo de comportamento para os "CHINAS"? Esses sim fazem de Angola o que querem e ninguém se mete com eles. Cuidado que a 2ª colonização começou, não por Portugal mas sim pela China. cmps
Al Viborah (--): Este portal chama-se ANGOSEVÍCIAS, karallo..........e está aberto ao mundo INTEIRO que tenha Internet, ó pa.e.lei.ro!
Yuri Lukeny : Esses animistas são pior que as crianças...! Mas naturalmente quem lucra mais com a ditadura jamais irá achar inaceitável anomalias dessas. É!, alguns países vivem o suficiente a lei da anti lei: tudo é possível desde que não seja tão real aqui. Viva Angola. vinte do um de dois mil e doze, dezasseis horas e cinquenta e sete minutos
A g i t a d o r (Racismo é Burrice, seus boelos !): E o paneleiroso do mandavid que não viesse com as cenas porcas do costume a clonar os outros, como se esse discurso na boca do Al Viborah fosse possível... quanto ao que interessa, claro que foi uma cena parva de ressabiados e também muita burrice de quem contratou esses Tugas, provávelmente um dos muitos patos-bravos da construção-civil que se mudaram para aí e querem fazer o mesmo que faziam cá para pagarem menos impostos e vencimentos aos seus empregados pois nem se dão ao trabalho de tratar dos Vistos Legais para o efeito (precisamente para fugirem aos impostos), ao menos deveria ter-lhes logo instruído para responderem que iam à praia do Mussulo, tchilar bwé, comer melhor e conhecer as kengas da zona... queria ver se os iam pôr a andar com essa, Kkkkkkkkkkkkkk
Anónimo : Tugas de merd@.Deviam ser escravisados e mortos.São de meter nojo em toda gente.
Al Viborah : Po r r rr r a tu não tens vergonha em comentar num portal que não te diz nada. Isso só explicas que és um lambebotas. Este portal chama-se Aicias é para angolanos e não tugas nojentos. Eventualemnete ja viste um angolano a comentar nossos vossos portais? Tenha vergonha nessa cara feia cheirando a queijo podre.
Cidadã Angola/Portugal : Aos comentários racistas que li aqui tenho uma palavra, não se esqueçam que tudo gira e hoje Angola entá na mó de cima mas num virote pode passar para a mó de baixo. E a guerra não está tão longe assim, quero ver o que dirão nesse momento....
Yuri Lukeny : Esses animistas são pior que as crianças...! Mas natural naturalmente quem lucra mais com a ditadura jamais irá achar inaceitável anomalias dessas. E!, alguns países vivem o suficiente a lei da anti leis: tudo é possível desde que não seja tão real aqui. Viva Angola. vinte do um de dois mil e doze, dezasseis horas e cinquenta e sete minutos
angolano : vivo em portugal e gostei da noticia,vou viver nesta terra até ver vingada tdas as maldades k eles os tugas nos têm feito.antes mesmo de residir cá fui barrado 2 vezes só k depois fui para holanda e lá me casei com uma holandesa e agora tenho os meus negocios cá.
Anónimo : Não acho correcto isso!??? Porquê deixaram embarcar? Consequencias:Instabilidade politica entre estados, Danos morais aos afectados, e podem-me dizer por favor o que tanto angolano faz no consulado de portugal todos os dias? Visita de rotina ou pedido de visto de entrada em portugal? E vão lá fazer o quê? Férias ou visita a familiares que residem há anos por lá. Por favor, deixem-se dessas politiquices porcas!!! Não vi a saída que os vistos eram falsos para se pedir imediatamente contas a quem os emitiu?
Mwangolé : HAHAHAHAHAHA! A vingança é um prato que se come frio, cá se faz cá se paga! Quando Angola estava em crise e muitos angolanos fugiram p'ra Portugal os tugas não pensaram duas vezes em humilhar os compatriotas achando que eles nunca estariam na mesma situação. Mas agora o tempo se encarregou de dar a lição a estes indivíduos. BEM FEITO!!!
Anónimo : Os Portugueses são arrogantes e mal criados, pensam que todo angolano é burro e não estudou, mas esquecem se que muitos de nôs andamos nas melhores escolas e fomos colegas deles, em Lisboa, Londres, Africa do sul, EUA, Brasil, podem tentar enganar até quem nunca saiu de Angola, e como tal não os conhece bem, mas nunca vão enganar quem lhes conhece bem dos bancos de Escola e atenção somos cada vez mais...E não gostamos mesmo nada de vocês...Falseficaram vistos e querem entrar, malandros...
Filipe Manuel (Soyo): estes querem arranjar problemas com a Angola, fizeram de proposito, a vespera das eleicoes em setembro de 2012, estes portugueses para mim ja nao puderiam entrar mais em Angola, eles sao saqueadores, traidores e vingarista do grande povo Angolano bumbador, eles nos odeiam por causa das nossas riquezas, ministerio do interior estao a cumprir as normas estabelecidas na republica de angola, fora fora fora voltam no nosso pais ciganos e analfabetos, viva Angola, JES e o nosso MPLA, nos vamos ganhar com maioria esmagadora, o MPLA E O POVO E O POVO E O MPLA, SOYO ESTA CONSIGO CAMARADA PRESIDENTE JES. FORCA A VITORIA E NOSSA, Filipe Manuel, no Soyo fmanuell38@Hotmail.com.
Malanjino 2012 : Angola não tem que dar explicações a Portugal, pois os portugueses deram uma de invasores no nosso país, tanto há quem diga, que pareciam extraterrestres a pousarem no aeroporto.
tipsy (teliland): concordo plenamente com esta decisao os portugueses sao muito arrogantes acham-se donos de todos e tudo eles querem fazer de angola um cural, ainda andam muitos por aqui que acham e chaman os angolanos de s e q nao sabem fazer nada,entao nos deixam ficar com a nossa angola podre.bem feitos
wazekua (luanda): o governo angolano reiagio bém.nos angolano no tempo da guerra viagiar para portugal era comprar visto na embaxada portuguesa.bilhete deviage custava 1500 usa+800usa por visto.mesmo asim eramos recancabiado como criminos.dormir no chao ne de comer davanos.hoje é anos vez.o mondo da volta.
Pedro Pedra (Luanda): O Sr Portas já se esqueceu que quando estava na oposição fez uma guerra à entrada de angolanos em Portugal, obrigando-os a fazerem prova do dinheiro para custearem a sua estadia, exigindo cartas de chamada, responsáveis pela estadia etc. Angola não pode continuar a fazer uma política de memória curta em relação a Portugal. Esquecem-se que na altura da guerra se ouvia os portuguerses a mandarem os angolanos de volta à sua terra quando os viam nos transportes públicos e mesmo os portugueses negros. Portugal não nos dá nada que não possamos obter noutros países. O doutor Alves da Rocha tem razão quando diz que Portugal quer é exportar desemprego. Os angolanos não podem continuar a ficar de braços cruzados quando o governo angolano em conluio com o governo do MPLA ataca os seus postos de trabalho. Há que dar uma lição ao MPLA nas próximas eleições para ver se têm mais consideração por nós Angolanos.
Al Viborah : De certo modo é bom que isto aconteça, é de maneira que Portugal vai-se ver livre desses indigentes, arrogantes, vigaristas, criminosos e corruptos nharros a assim limpar a sociedade Portuguesa de corpos estranhos e contribuir para a limpeza e engrandecimento de tão sublime Nação. Falta pouco.
Mata-brancos (Congo): Esses assassinos bárbaros coleccionavam as cabeças decapitadas dos coitados dos nossos avós. deminios, eu só estou à espera da confusão que vai ter durante as eleições legislativas...
Anónimo : A actual Miss Universo, a angolana Leila Lopes foi convidada por Martinho da Vila para desfilar em sua escola, a Vila Isabel - que vai falar sobre Angola no seu enredo em 2012. Mas a organização do concursso Miss Universo, que gerencia a carreira de Leila, mandou avisar que ela só vem mediante pagamento de 50 mil dólares. Ou melhor, pagamento, mais hospedagem em hotel cinco estrelas, mais passagem aérea para ela, dois seguranças, um assessor e o seu empresário. A direção da Vila mandou agradecer, e disse que desse jeito não tem interesse em Leila, e que já está a procura de uma outra beldade para substituí-la. "Aqui na Vila Isabel só se desfila por amor. Não pagamos, nem recebemos de ninguém. Com 50 mil dólares, fazemos uma ala inteira para a comunidade. Não nos interessa", disse o presidente da escola, Wilson da Silva Alves, frisando ainda que a escola doa 100% de suas fantasias. Vale lembrar que Leila já desfilou no carnaval carioca, na Unidos da Tijuca, quando era apenas uma modelo. E detalhe: de graça!
MWangolé : Corram com os malditos ciganos de cá
angolano : Forca, Angola é isso mesmo tem que analisar bem a situacâo de cada. Angola nâo pode suportar o desemprego dos português sendo que os próprios angolanos vivem em miséria.
Anónimo : Porque que qaundo os Angolanos viveram guerra de mais de 32 anos os Portuguesses nao facilitaram visto para Angolanos e agora estao no sufoco querem ir todos para Angola? Nos nao vamos admitir uma segunda colonizacao no nosso pais, muito menos que os angolanos fiquem desempregados em detrimentos de portugueses!
Patriota Verdadeiro : No mundo existe mais de 150 paises os tugas so querem vir para Angola porque? Primeiro porque sao deficientes de linguas so falam a lingua portuguesa inventado por um camoes que roubou do casteleano; segundo so em Angola e que e licenciatura portuguesa e valido no mundo todo e considerado "Degree mill" que seguinifica licenciatura forjado sem nenhum peso. ficam ai na tuga a morrer de fome. EM ANGOLA VOCES NAO SAO BEM-VONDOS