Cunganhala Ngulo (Andulo-Bié): "É uma verdade que ninguém pode dizer que é mentira.Ora vejamos : se o MPLA está no poder é porque o POVO o tem no coração e assim a afirmação de que o MPLA é o POVO e o POVO é o MPLA, se vai prolongar por muitos e muitos anos,também porque a oposição não desempenha o seu papel.A Unita continua com o galo negro a enfeitar aquela bandeira sinistra que só traz más recordações e ainda por cima o azar é tanto que muitos dos seus poucos quadros sairam pela porta do cavalo e entraram na casa do outro mano.a Fnla anda aos empurrões sem paradeiro.os pajocas e outros sem teto refugiaram-se na casa do chivukuvuko,mal sabendo que a memória e os ensinamentos do mano mais velho já de viagem para o planeta marte ainda estão enculcados nas cabeças dos que se dizem seguidores de muangai.Enfim o unico Partido com caracter nacional e presente em todos os cantos de Angola é o MPLA.A Unita e a Fnla , deveriam era trabalharem mais na sua organização interna ,terem mais democracia no seu seio ,mas o que acontece é que cada um quer ter poder e passam a vida a ameaçar .....o POVO já não gosta de ameaças e por isso não aceita estes dois.A unica alternativa é o MPLA...Não queremos que Angola seja somalizada" Comentário de Augusto Mbila
Kakongo : CHIVUKUVUKU eu te encorajo, muita gente confia em ti , nao os decepcione, olha em frente, olha para Angola, nao para as regiões nem a lingua, nem a core, o teu futuro está traçado, você tem capacidade, você é democrata. Eu pelo menos desde 1991 que te conheci pela tv, acompanhei todas tuas entrevista, debates, e voce me conveceu que precisas e mereces o meu apoio. VIVA CASA, VIVA ANGOLA com Chivukuvuku a frente. O Lindo é bom, o ex pajoca tambeém sao bons, nós confiamos a voces.
REY VERMELHO : Os partidos são como as equipas de futebol, Ronaldo saio do Manchester united e foi para o Real Madrid e hoje é considerado como um dos melhores jogadores do mundo, o mesmo poderá acontecer com o Abél Chivukuvuko, ser um dos grandes politicos do País.
Mussassa (Morro Bento - Luanda): CHIVUKUVUKU, Conta com os meus votos, e os da minha família, porque eu sei que a sua experiência de trabalho poderá mudar angola, no seu verdadeiro sentido. Vamos derrubar esses gs estrangeiros do poder.
sem Ninguem (Huambo-Calima): CASA- é o que todos os angolanos devem saber arrumar para si mesmo e para as suas visitas. Deve o povo ridiculo, o MPLA, a UNITA e outros partidos, aprenderem a fazer politica e a compreende-la, de modo a deixarem de se apoiar aos factos passados, para que se acredite fundamentalmente na mudança. Pois, existe muito politico dentro do proprio MPLA que esta descontente, mas com medo do fracasso e falta de espirito de vriatividade e coragem limitam-se na ideia de submissão ao MPLA. Não apenas a Unita matou, mas quem mandava os aviões atirar bombas no Huambo, no dia 3 de Agosto de 1993, o JES disse que tornaria o Huambo em Sizas, sem pensar que lá hávia povo. Assasino, criminoso de Guerra e sera julgado um dia. Esse e o Medo dele. Quem mais comprou armamento pessado foi o JES! não o Savimbi. Quem usou tais armamentos sem tregua foi o JES ate mesmo EU era obrigado a CUMPRIR com tais DIRECTIVAS militares, ate pontes eu parti. Não adianta falarmos disto. Força Chivuk! Deus te Iluminou, que o Mundo veja a sua Luz e os angolanos que se tocam e vão para as urnas a teu favor! Que não seja um partido que so financia as empresas privadas e jovens quando há eleições no PAÍS! Força e boa consciência Critica. Lugar para os Jovens que precisam crescer Angola e merecem estar em frente!
soudestaterra@hotmail.com : Esta malta é burra ou faz? Todos a falar que estrangeiros podem estar por de traz de A ou B por causa das nossas riquezas. Estes 36 anos de governação, o maior beneficiado das riquezas de Angola foram os estrangeiros: russia,cuba e outros, hoje americanos, chineses, brasileiros e outros. Hosp Geral-Lda caiu, foram só 8 milhões de dólares, o tipo de reconstrução (pelo visionario) vai deixar Angola falida. Todos os governantes têm o seu dinheiro no exterior em bancos dos brancos! A escravatura terminou? olhem, sempre q um preto consegue um dinheiro roubado ao povo, imediatamente entrega-o ao branco. Homem branco é abensoado! Hoje nos bancos dos brancos ha muito mais dinheiro de Angola do que havia no tempo colonial. Atençao!!!!!!
viva Abel (viva Abel): O nome Unita afeta psicologicamente o povo, deveriam mudar apenas o nome. Mas contudo mesmo nao mudar eu fico com a casa em casa.
Lussala Ngombe (Katchiungo): Mais provas do que são capazes os algozes da unita e da casa.Jonas Savimbi era um criminoso em conjunto dos seus mais proximos caoangas;Samakuva e Chivukuvuko. Esposas: a) Catarina Natcheya, é a viúva mais velha de Jonas Savimbi e tem relações de parentesco (irmã) com Toya Chivukuvuku; b)Cândida Gato, também irmã de Toya Chivukuvuku, foi esposa de Beto Gato, irmão de Lukamba, que teve de se refugiar nos Estados Unidos da América ao notar a aproximação de JMS à sua esposa. Tem uma filha com Jonas Savimbi e, mesmo depois da morte de Beto Gato, ainda continua a viver nos Estados Unidos da América; c) Teresa, a “escurinha”; d) Alzira (mestiça de Calulo); Amantes: a) Domingas Pedro (irmã do general Kalias Pedro, vive actualmente em Portugal onde está casada com um S. Tomense); b) Olinda Kulanda, ex-locutora da Worgan, morreu no Bailundo em 1998, envolta num grande misticismo; c) Etelvina Vasconcelos (reside actualmente na Suíça depois de passar pela Costa do Marfim, na qualidade de estudante); d) Lúcia Wandy Lutukuta (foi militar da Unita); e) Mizinha Chipongue, trabalhou no protocolo da presidência; f) Chica; foi oficial da Brinde com a patente de Major; g) Elsa Matias (uma jovem da Jamba); h) Kwayela Moreira (mestiça, estudante na Jamba); i) Maria Ekulika (funcionária do protocolo, apareceu morta de modo estranho); j) Joana (foi morta por ter transmitido a JMS uma doença sexualmente transmissível; l) Eunice Sapassa, acusada de feitiçaria, foi morta no processo “Setembro Vermelho” ou “Queima das Bruxas”; m) Tina Brito, uma mestiça para quem JMS tinha uma afeição muito grande, mas que acabou por ser morta por fuzilamento por se ter recusado em provocar um aborto. Note-se que JMS não queria filhos mestiços; n) Gina Kassanje, morta por ciúmes; o) Cândida (morta por ter enviado uma carta de amor interceptada pela Brinde; o) Sessa Puna, ex-esposa de Miguel Nzau Puna. Acabaria por ser morta por ter servido de intermediária entre Cândida e o referido amante, p) Aurora (acabaria por ser abandonada depois de ter sobrevivido por na,alltura, não passar de uma adolescente e ser demasiado bela, a uma acusação de feitiçaria, vive agora em Luanda; q) Edna Álvaro (amigou-se com Savimbi, logo após as eleições de 1992 e viveu com JMS no Bailundo e Andulo, do qual teve um filho). Se foram capazes de fazer isso aos seus imaginem o que farão ao POVO.Pensem,reflitam e depois decidam.
Anónimo (Luanda): Esse sim vai somalizar Angola, ou ja esqueceram?
Valentina Seke (Luanda): ATENÇÃO POVO ANGOLANO : Eu,Valentina Seke ,ex-mulher do Savimbio e a Navimbi Anita ,ex-mulher do Jonas Savimbi,que nos mandou assassinar e graças as nossas famílias , fomos obrigadas a esconder-mo-nos nas matas durante longos anos,passar fome e sofrer o terror do dia a dia,faço publicar a Carta para Paulo Lukamba 'Gato' (em 2003). Avisamos todo o POVO ANGOLANO que não embarquem nas armadilhas do Samakuva nem tão pouco entrem na CASA do Chivukuvuko,ambos assinaram a sentença de morte de centenas de milhares de concidadãos não só na Jamba como em vários pontos do País.Tudo que relata esta carta é só uma página da história sangrenta da famigerada unita e seus apaniguados. Carta enviada a Paulo Lukamba 'Gato' por Bela Malaquias, esposa de Eugénio Manuvakola. Fê-lo em resposta a um convite efectuado pelo mesmo, Lucamba Gato, para que estivesse presente no evento referente ao 1º aniversário da morte de Savimbi. Bela Malaquias vive em Luanda desde 1998, data da sua fuga do Bailundo, onde Savimbi a havia encarcerado assim como toda a família Manuvakola. Jornalista de profissão (foi durante anos responsável pela “Vorgan”, a rádio da Unita), Bela Malaquias frequenta (2003) o 3º ano de Direito na Universidade de Luanda.. Eu poderia esperar tudo de si, menos esta provocação: A carta que me enviou e que recebi em 20 de Fevereiro, por volta das 20.30, onde me convida a prestar tributo à memória de Savimbi! Apesar de tudo, tenho tentado conter a minha indignação! Mas pergunto-me se será possível ter esquecido o que Savimbi representa para mim e toda a minha família próxima e mais distante! Eu não quero acreditar que tal seja possível! Se é um problema de amnésia, eu terei muito gosto em lhe refrescar a memória: Savimbi perseguiu-me durante 20 longos anos, através do exílio, a prisão e assédio sexual, e todas as formas de tortura psicológica! Savimbi encarcerou o meu pai, já bastante idoso, numa cela subterrânea, ao longo de meses, pelo único crime de ter transmitido aos nossos companheiros a notícia do atentado contra a vida de Reagan, então presidente dos Estados Unidos. Lembra-se? Savimbi espancou até à morte os meus familiares, Eduardo Jonatão Chingunji e a sua esposa Violeta Jamba. Nem os seus filhos e restante família conseguiram escapar à fúria de Savimbi. Apesar da dor que eu sinto cada vez que penso neles, não resisto a colocar aqui os seus nomes, para avivar a sua memória: Tito Chingunji, sua esposa Raquel e os seus três lindos filhos ( os dois mais pequeninos eram gémeos). Eu tenho a certeza de que você ainda se lembra. Lena Chingunji, a irmã gémea do Tito, e o seu marido, Wilson dos Santos. Koly, o filho mais velho da Lena, que tinha então doze aninhos; Rady, que tinha oito anos, e o “Paizinho”, o terceiro, além dos dois encantadores gémeos, ainda bebés.… Dino Chingunji e sua esposa Aida Henda, sua irmã Vande e seu filho mais novo que se chamava, creio eu, Eduardo como o seu avô. E o último dos Chingunjis, Alice, carinhosamente conhecida como Lulu. Apenas uma filha dela, que vive em Luanda e cujo pai é o Sr. Isaías Chitombi, um membro da liderança do seu partido, sobreviveu como que por milagre. A lista é longa, mas a minha intenção é ajudá-lo a lembrar as pessoas cuja memória deve ser honrada pela simples razão de que a Unita deve a sua existência a alguns deles (no período colonial o casal Chingunji foi um pilar da Unita no Moxico, resultando no envio do marido para o Tarrafal e da esposa para São Nicolau), embora uma Unita muito diferente da de ultimamente… E o que se pode dizer sobre o grande número de pessoas, mulheres e crianças, que foram queimadas vivas? Lembro-me como se fosse ontem, mas foi há vinte anos. Aconteceu precisamente no dia de Setembro de 1983. Eu tremo e não consigo conter as lágrimas quando me vem à memória a trágica cena em que o protagonista, Jonas Malheiro Savimbi, numa pose tresloucada, com a sua boina vermelha e um lenço vermelho à volta do pescoço, e com a sua pistola tipo gangster, supervisionou ele próprio a terrível operação da queima de pessoas vivas! O seu objectivo era o de assegurar a submissão das mulheres mais cultas ou instruídas, de modo a que nenhuma delas se atrevesse a recusar os seus caprichos bestiais. Será que você já esqueceu tudo isso? Uma das mulheres que foi lançada à fogueira foi a minha prima Judite Bonga. Não posso imaginar que o seu irmão, Jerónimo Bonga, ou o marido, Sabino Sandele, que estão aí consigo, queiram hoje pagar um tributo ao carrasco! Especialmente agora, após o desaparecimento dos mecanismos de coerção que, a meu ver, foram a razão de certas atitudes e comportamentos da própria Unita. Uma dessas mulheres foi a minha tia Aurora e o seu filho de sete anos de idade, Michel. Parece que estou a ver o Louis Michel, desesperadamente agarrado à saia da mãe. Ela, extremamente corajosa e com um ar tranquilo, olhou fixamente o carrasco, olhos nos olhos, dizendo: "Savimbi, você nunca irá ganhar e terá um fim trágico!" Então ela correu decidida para o fogo, com a altivez de uma dama caminhando para o seu trono. Toda a honra à sua memória. Também na mesma linha foi a minha irmã Tita Malaquias, que, com algumas outras pessoas que você conhece muito bem, que conseguiram salvar-se com extremo esforço, sendo enviadas para uma cela subterrânea. Foi como se eu tivesse sido atingida por um raio, despedaçada… Ly, a minha filha, que tinha então apenas seis meses de idade, foi privada de leite da mãe. O meu leite secou, motivado por tão intenso e brutal choque psicológico. Havia muita gente nessa linha, incluindo a sogra da sua irmã Catarina, que também era a mãe de Bock, e muitíssimos casos semelhantes. A extrema misoginia do seu 'herói' não parou aí. Ele organizou ainda mais sessões durante as quais as mulheres foram perfiladas, nuas, para serem brutalmente 'analisadas' pelos seus magos, que perfurando-lhe os órgãos genitais com agulhas enferrujadas, as obrigou a beber a bebida pestilenta, etc etc etc. Também para lhe avivar a memória, eu sou a pessoa que você sequestrou em 1992, levando-me de Luanda para a Jamba, forçando-me a deixar meus filhos durante um longo exílio. Lembra-se da reunião em que foi decidida a minha condenação à morte, pronunciada por Savimbi? Ainda tenho na minha posse as centenas de assinaturas de pessoas e de organizações internacionais que exerceram pressão sobre Savimbi, pedindo-lhe para me poupar. E não se sintam tentados a confundir crimes cometidos a sangue frio numa aldeia longe da guerra, que era a Jamba daquela altura, com o resto. Nem pense que é ainda possível, ao estilo totalitário, controlar as mentes do povo e reconstituir esse eterno rebanho de carneiros a quem nunca foi tolerado exprimir a sua palavra. Estamos agora num Estado democrático, regido pelos princípios do Estado de Direito, e as instituições internacionais estão a trabalhar para garantir que o conceito do Direito se torne um requisito cada vez mais palpável. Temos exemplos muito instrutivos nesse sentido. É importante para sentir o espírito dos tempos e para voltar a definir o relógio, pois nenhuma empresa pode ser imposta à custa de milhares de vidas destruídas. Permita-me que lha faça uma pergunta: O senhor não acha isso um absurdo, ao falar de pedir desculpa por erros cometidos, enquanto exalta a acção que causou tantos danos que ainda não foram reparados? São desculpas suficientes para tanta infâmia? Depois de recordar algumas das muitas atrocidades de Savimbi, você ainda acha que eu sou uma das pessoas que deveriam honrar a sua memória? Prefiro virar esta página sangrenta, para construir uma estátua à memória dos homens, mulheres e crianças que foram vítimas da fúria sanguinolenta de Savimbi. Nenhum deles teve sepulturas ou enterros: não os tiveram Kambanjela, Ana Isabel, Vinona ou Eunice Sapassa, a ex-presidente da Lima (Organização das Mulheres da Unita), para mencionar apenas alguns. Obrigada pelo convite, mas eu recuso-o, e peço-lhe também que, de futuro, se abstenha de perturbar a minha paz e tranquilidade. Bela Malaquias. Destas terras queimadas pelas fogueiras ensaguentadas pelos nharras acolitos do savimbismo hitleriano cuja historia se afinca cada vez mais no espirito e na alma do POVO ANGOLANO. Estas terras atravessadas pelo demónio savimbesco nunca hão-de esquecer as barbáries mandadas executar pelos mais hediondos criminosos jamais vistos na face da TERRA. Graças ao MPLA esses bandoleiros do crime não estão sentados no banco dos réus -no Tribunal Penal Internacional - para onde são enviados todos aqueles que praticaram crimes contra o seu proprio POVO. Hoje o POVO está consciente de que nos criminosos,nos bandoleiros do crime,nos mandatários do setembro sangrento,jamais VOTARÁ. O VOTO é do POVO e o POVO é o MPLA. Por isso é que em ANGOLA os nharras não têm lugar no PODER. Nem tiveram a honra de pedir desculpas e perdão ao POVO.Por isso são castigados nas urnas do VOTO. VOTAR MPLA É VOTAR NO FUTURO Não é com matanças e práticas horrorentas contra o POVO que se ganha o PODER. CASA= Chivukuvuko-Acusa-Samakuva-Aldrabão CASA= Chivukuvuko Assassino Só Aldraba CASA= Chivukuvuko Andará Solitário Aldrabar CASA= Chivukuvuko Anda Sem Alojamento CASA= Chivukuvuko Acordou Só Agora CASA= Chivukuvuko Aliado Stades American CASA= Chivukuvuko quer casa mas tem te transpirar muito para conseguir chegar a CASA BRANCA DE ANGOLA....Ainda faltam 50 Anos......Pois o POVO ANGOLANO já não é burro , mas é um POVO que pensa ....e não caí facilmente nestas manobras...aliás ....o Samakuva não te dará descanço.....a BRINDE ainda está intacta....os paiois ainda não foram entregues desde 4 de Abril de 2002......então tu também sabes onde se localizam mas não denuncias porquê....e aqueles maninhos que vocês ainda continuam a esconder nas antigas bases?Mas é muita coisa ainda por desvendar......Manobras e mais manobras...o POVO não vai subir no mesmo comboio que vocês todos juntos..... A verdade doi e quem reclama são a familia das vitimas.O samakuva e o chivukuvuko ainda têm de comer muito pão para chegar ao poder ...pois o POVO nunca há-de eleger estes dois assassinos de mulheres e crianças....a história é para ser contada na verdade dos factos......só que a unita teve sempre apoio da CIA dos US senão já estes bandidos teriam tido mandados de A verdade doi e quem reclama são a familia das vitimas.O samakuva e o chivukuvuko ainda têm de comer muito pão para chegar ao poder ...pois o POVO nunca há-de eleger estes dois assassinos de mulheres e crianças....a história é para ser contada na verdade dos factos......
fusso (Verdade/cacilhas): Alguns senhores mesmo sem água, luz, falta de escola os seus filhos continuam cegos. Abel é empresário, já é rico e não precisa da presidência para ser rico. É eloquente, carísmático e tem espírito de liderança. É de facto democráta e ama Angola e os angolanos. Nós neste momento vivemos uma ditadura do diabo JES e a sua corja de acólitos e bajuladores que tem destruido o país vendendo-o aos estrangeiros. Os políticos actuais que temos são mentirosos e não servem os interesses da pátria. Querem continuar a ser tratdos como escravos e analfabetos destes senhores que nem a 4ª classe têm? Precisamos de mudanças de políticas, de regime, de ideis, de vida. Uma vida melhor para todos nós angolanos e não com esta política de exclusão promovida pelo MPLA de JES. JES já fez muito mal aos angolanos, é PR corrupto, que promove o tribalismo, o sectarismo; o nepotismto. Nunca promoveu a competência. Hoje nos comites do MPLA só temos liambeiro e ignorantes e assassinos. O DR Abel enste momento é um político inclusivo, carismático e o jovens precisam de um farol para iluminar angola que está mergulhada num lamaçal. Viva a democracia, viva a nossa CASA, abaixo os manipuladores do MPLA.
SCC (Luanda): Sou admirador de Abel Chivukuvuku (AC)enquanto político. Por isso respirei de alívio quando o jornalista que apresentou o telejornal no dia 14/03, citou o tópico: AC abandona UNITA e lança nova formação política. Apesar de não ser da UNITA, sempre desejei que AC fosse o presidente da "segunda maior força política em Angola" talvés em Pois acreditava que com ele, a UNITA sairia da permanente fragilidade em que se encontra muito por culpa da liderança para um estatuto de verdadeira força política capaz de ser a alternativa na governação de Angola. Agora que AC surpreendeu com esta brilhante ideia de concorrer à governação de Angola com um novo partido político, digo-lhe muitos parabens. O seu exemplo de coragem,determinação, sacrifício e INCONFORMISMO deve contagir a todos nós. Sugiro que publique o grande discurso na internet, jornais e revistas porque por si só já lhe caltaputará para contextos favoráveis de mobilização de pessoas sérias como você. Sugiro que busque sabedoria de Deus para o projecto que tem, envolva dirigentes de Igrejas, Sugiro que ataque o mal que assola Agnola e não ataque as pessoas, sugiro que anuncie os passos de adesão ao CASA para que todos interessados a encontre e se apropriem dela. Valeu,faça acreditar os angolanos que vale apena mudar e experimentar algo novo desde que seja seguro. E verá que multidões irão seguir e abraçar esta nobre causa. Porque quem aceita comer o mesmo tipo de comida todos dias? quem aceita vestir a mesma peça de roupa todos dias? ver a mesma coisa toda vida? Serás bem vindo no seio dos angolanos, basta convencer e vencer. Penso que os angolanos e angolanas há muito precisavam de depositar confiança num partido novo e parece que este novo partido CASA com um líder como AC, está em perfeita harmonia com as anciedades dos angolanos. Acredito que com as eleições a se avizinharem, tal como eu muitos angolanos ficavam indecisos se iriam votar e a quem. E esse sentimento de desmotivação levava a muitos dispreocupar-se com actualização ou registo eleitoral.
Anónimo (Quilengues, Huila): A ver vamos. Tenho dito que o apoio do povo é essencial para um projecto político. Oxalá o "maninho" Chivukuvuku não tenha interesses estrangeiros por trás. A acontecer, quando o povo angolano compreender lhe fatiga logo nas urnas e fica no papel. Em Angola temos muitos exemplos de partidos fundados com o apoio de certos círculos estrangeiros interessados nas riquezas de Angola. A ver vamos!
adriano : angolanos é angolanas este que fez Abel é un acto da corrupçao do lado do MPLA a historia do Abel é o mesmo do j.valentino como comeram o dinheiro do MPLA para esperar estragar a UNITA,que nao consequiu é por isso fuziu nao pensem que Abel vai trabalhar para o ben dos angolanos?so esta esperar o dinheiro que o MPLA o prometeu.
A verdade (Luanda): Eu amo o meu paiz Angola, minha terra e minha mae. Eu amo o meu povo angolano puro, duro e amavel. Nao e nunca terei amor pelo o angolano falso, o angolano meio-cabo verdiano, meio- st tome's, meio-guinense, meio-tuga, meio-congolense(langa, zaiko)porque sao estes que nao vao pelo certo que e' uma angola livre de corrupcao, mas sim sao eles que fasem a forca da corrupcao. Eu vou certamente, livremente e definitivamente dar forca e tambem votar C.A.S.A
Cunganhala Ngulo (ngulo2012.cunganhala@hotmail.com): Muita sorte para o Chivukuvuko existir o MPLA,que o salvou de morte certa,tratou-o como se fosse um copo de vidro,salvou-lhe a vida....senão teria o mesmo destino do germias e do salupeto que pagaram bem caro pelos crimes praticados contra as nossas irmãs,mães,filhas e filhos,assinaram a sentença conjuntamente com o savimbi,ao atirarem estas pobres pessoas para a fogueira..naquele dia sangrento....CASA=Chivukuvuko Assassino+Samakuva Aldrabão...podem juntar-se os dois...um é igual ao outro........
kim ngana : Desede jà tens o meu voto nas urnas ,precisamos de uma democracia solida que possa dar oportunidades aos jovens, desta bela, precisamos de lideres,que pensem pelo povo e nao 1º nos filhoas para financiar portugal que ficam toda vida no poder e esquencem.se dos jovens. Por precisamos de mudanças de mentalidade, Precisamos rever a nossa identidade, Precisamos ter acesso ao beneficios do petroleo e diamantes deste paìs, pagando o salario justo e pagar os ex-militares subsidio de desenprego aos jovens recem formados e nao sò como aqueles que tem profissao assim como reforma de acordo com o custo de vida.
Cabinda : Eu acho que o Abel deveria procurar um psicólogo, porque esta ambição pelo poder, vê-se que é de forma impulsiva, o que nao é bom para um politico que quer Governar Angola. POVO ANGOLANO CUIDADO EU CONHECO MUITO BEM O ABELLLLLL ELE É UM BOM TRIBALISTA E ELITISTA, NAO GOSTA DE INTERAÇÃO COM AS MASSAS
Cunganhala Ngulo (ngulo.jamba@yahoo.com.br): Apesar de teres abandonado a unita,o carimbo cravado nas tuas costas ´s indelével,por isso há-des carrega-lo até ao fim de tua vida.
NGUVE SAVIMBI (LUANDA): APESAR DE TERES SAIDO HOJE DA UNITA NÃO QUER DIZER QUE DEIXAS DE PERTENCER AQUELES QUE COM CANJAVITES DEGOLARAM OS MILHARES DE CAMPONESES ....TAMBÉM PASSARÁS PELO JULGAMENTO POPULAR...O POVO NÃO ESQUECE OS QUE LHE FIZERAM MAL.....HÃO-DE PAGAR UMA MILONGA BEM PESADA....
carlos(uk) (comvas@live.com.pt): Para o Abel um lider carismatico e homem que sempre admirei, desejo-lhe sorte e felicidades no seu novo projeto.E que este projeto tenha boas pernas para andar e rumo aos novos horizontes que se perspectivam...
Mwana wa Lunga (Canada): E quem disse que o mesmo LOBO e que tem o direito de comer asa galinhas? deixam o CHIVU fazer o que quizer, votam para ele e nao sera o pior do que voces tem...
Produto da revolução (mungoya@hotmail.com): Eu não concordo com Abel Chivukuvuku, pela decisao que tomou, sendo filho da UNITA, produto da revolução, formado, educado das bolsas de estudo da UNITA, filho querido e bem projectado de Jonas Savimbi. Quem bebeu da água de MWANGAI jamais esquecerá. Abel é um lobo vestido de pele de carneiro e ponto final. Todos os seus manifestos não passam de mera manobra para obtenção de lucros financeiros da CIA de que é membro até para traição dos anogolanos. Chau...........................
Agostinho Viegas (agostviegas@hotmail.com): É UMA MÁGOA IRREPARÁVEL ... PIOR DO QUE A MORTE DO SAVIMBE Sou daqueles que ao acordar escutava a VOGAN - VOZ DO GALO NEGRO, onde os Sres Jeremias Chitunda, Salupetupena e Abel Chivucuvuco enviava-nos energias para viver... UMA ANGOLA LIVRE UMA AFRICA LIVRE UM MUNDO NOVO FICO MUITO CONSTERNADO COM A SIDA DO CHIVUCUVUCO e dos outros. Abraços At.Agostinho Viegas
Paulo Vasconcellos (Canada): VIVA sua Excellencia Senhor futuro Presidente desta rica e amada patria dos Angolanos humildes , sofredor por tanto tempo, but likely some one with a very good reason come to relief us from this all sorrows, thank you Dear President, I'm with you, from now on, please lets hope that thoes from Mpla guys do not desturb us to go voting you in september, please we are so many now , into your favor, please angolan people its a time to a wake and rise to chose the right person to lead this amaveble pais que e Angola forca Abel Tchivukuvuko
Ngola (angolano): I THINK Mr CHIVUKUVUKU IS LAST ANGOLAN HOP, LET THE HAND OF THE lORD BE UPON YOU CHIVUKUVUKU FOR EVER, HE IS THE LIGHT FOR ANGOLAN PEAPLE I WISH HIM ALL THE BEST
kutiuka : futungo de belas): ate a prova do contrario abel nunca fez um ato político a favor dos ANGOLANOS;a nao ser complicar o fim da guerra.quando ele estava no parlamento votou sempre leis desfavoráveis aos outros que estavam a sofrer bombardeamentos aerius d das FAA/MPLA;queria q toda o executivo da UNITA desaparecesse definitivamente ,felizmente muitos sobreviverão.os jovens de Luanda q nao se façam enganar .precisam de concentrar todo vosso votos no partido(UNITA) mais representativo à nível nacional para meter fim dos abusos do zedu/mpla. isto q ele acaba de criar é simplesmente uma copia das diferentes criações do próprio patrao dele josé eduardo dos santos mais nada .isto é so para desestabilizar à UNITA ;se nao vejam la, porque o Abel ate aqui so procurou conquistar militantes no seio da UNITA ?
Ana Maria Borges (aborges@gmail.com): PARABÉNS AO CHIVUKUVUKU, QUE NUNCA DEVERIA TER ESTADO NA UNITA. QUEM É O SAMAKUVA? UM TRAIDOR QUE JA ESTAVA CÁ EM LUANDA E QUANDO DEMOS CONTA JÁ TINHA FUGIDO.ESTE SENHOR CHIVUKUVUKU FAZ FALTA AO PAÍS E NÃO SE PODE MISTURAR COM OS ASSASSINOS E A RALÉ. O BIMBI MORREU E ELE VAI PARA ONDE QUISER.TOU MUITO FELIZ.MUITO MESMO!
Ndunduma (patros): Mano meu, gostei esta. Tu salvaras esta pátria da ignorância e já te vejo, todo pronto para assumires os destinos desta terra. Parabens futuro Presidente de Angola
Gui (Luanda -Angola): Na verdade tudo que este povo quer é uma oportunidade de ser Angolano de verdade de poder usufruir realmente duque Angola pode nos porpocionar, o fim da podreza do nosso povo não consiste na Criação de um novo Partido ou Coligação, temos de ser realmente o que somos nada de ilusão e nada de se enrequecerem por estarem a governar, é hora de acreditar-mos que tudo pode ser um dia diferente para as gerações que estão para chegar, até quando vamos ver o sofrimento desta mmães que andam da praia velha mabumda até a estalagem e nem sempre vendem o seu peixe até, quando nós os jovens, tantos conselhos mas a sem um emprego ao menos para começar é na verdade temos de ser o que realmente somos eu n~ºao acredito que todos nós somos uma cambada de aldrabões mentirozos e ambiciosos não sou ninguem para mudar esta situações mas os que podem mudar que façam alguma coisa.Por Favor
William Jorge (Bairro da Coréia, Luanda): Subscrevo e reitero, porque gostei, o comentário do Francisco Bravo do Prenda que passo, designadamente, a citar: (Prenda, Luanda): A saída de Chivukuvuku da UNITA era uma questão de tempo. Mesmo o mano mais velho já suspeitava que as ambições do seu delfim eram muito maiores. A não aderência a Renovada foi também uma indicação de que tinha outros voos em mente. Posteriormente rompeu com Samakuva, logo após ter sido seu chefe de campanha. A deficiente prestação nas eleições contramSamakuva (menos de um terço dos votos) provou não ser alternativa para a sua ex-organização, pelo menos naquela altura. Penso que ai começou a desenhar-se a necessidade de encontrar espaço em outro lugar. Neste contexto, faz todo sentido a criação de uma outra plataforma política. O pais é livre, esta em paz e tem uma democracia que todos os dias se consolida, apesar da ansiedade de muitos em termos após 10 anos de paz algo perfeito. Apesar do entusiasmo gerado pela expectativa habilmente gerida pelo Sr. Chivukuvuku, a proclamação de uma nova plataforma política constitui para já consolo para alguma franja da sociedade. Desta vez, o Sr. Chivukuvuku não terá atras de si o peso de uma organização como tinha na UNITA. Todos osnseus feitos foram ligados a organização. Agora ele é a organização e ficara exposto ao escrutino de todos; imprensa e publico em geral. Por outro lado, devera dirigir uma organização com múltiplas personalidades e com uma diversidade de ambições. Estamos todos familiarizados com os conflitos entre os homens, sobretudo quando se trata de ganhar algum protagonismo. Por isso, o caminho para a concretização do sonho de ser Presidente (porque a conversa de querer melhorar a vida dos Angolanos é apenas demagogia de qualquer político que necessita de atenção) não será fácil e poderá defraudar o sonho de muitos que o acompanha. O tempo tem sido um excelente conselheiro porque, ajuda a clarificar tudo. Ao longo dos tempos da construção da sociedade Angolana, aconteceram varias decidencias "promissoras". No fim não passaram mesmo disso, apenas promessas. A batalha vai começar creio que, estaremos todos aqui para assistir quem chegara a meta. Lembem-se que estao inscritos legalmente 0 partidos e 6 coligações. O boletim de voto terá a espessura de um dicionário. O pior será se alguém se esquecer da sigla do seu partido. VIVA ANGOLA, juntos seremos mais fortes. Chico B.
jorge (luanda): Hoje deixo a militancia do MPLA, Agora pertenço a CASA,Casa comum pra todo angolanos. Viva Dr Abel Chivukuvuku viva, es a salvacao da angola, povo esta contigo
Obama - Washington : Abel, nos te conhemos, voasse quer SOMALIZAR Angola :-(
tartaruga- negra (luanda): Kuachaaaaaa ÁFRICA Kuachaaaaaa ANGOLA Kuachaaaaaa UNITA. Kuayelaaaaaaa KUACHA Uyeluliiiiiiiiiiii HUMA Usakumuliiiiii SAKESAKESAKE Uveti posiiiiii PUUUUUUU! Elie uuuuuuu SALAZAR Jonas Savimbi morreu e levou a UNITA genuína. O Resto, são cambadas de corruptos, comprados com o dinheiro daqueles que eles dizem opor-se. É preciso uma alternativa A alternativa finalmente chegou: CASA e o CHIVUKUVUKU
anonimo (alivio): Que grande noticia! ate sinto-me ainda mais orgulhoso de ser Angolano,mesmo pioneiro do MPLA, Jota,etc. com sangue do MPLA nas veias e agora chegou o momento de fazer uma hemodialize, a mudanca tao esperada para experimentarmos o gosto da democracia como nos vemos nos outros paises. Mano Abel, estou contigo, ate ja vou actualizar o meu cartao porque ja tens o meu voto e da minha familia..forca e sucessos
Mucosseno : Mamakwamé Mzabi yamy! está na hora de mudarmos o rumo desse País,com essa do mano CHIVU acredito que alguem vai levar do cú. mano abel quando ganhar não se esqueça dos catxaras. meu irmão CAIXAPRETA, dá mesmo pra intender que vce é um animaL, proveniente de um .
pela paz (coraçâo dos Angolano): força força eu ja tive este sonho ha muito tempo felizmente se tornou chivukuvuku lider de um partido verdadeiramente do povo ,para o povo e pelo povo corage ... esta realmente e a nossa casa da queles pes descalços que clamam por um hospital ,pela luz , pâo e àgua Deus ouviu as nossas preças forças os verdadeiros angolanos estâo do seu lado voce vais mudar esta historia ... para melhor bem aja chivukuvuku
Dituba : Nem vale a pena responder porque pelo que escreveu a história para si só tem um lado que errou, quando nos acordos de Alvor alguém armou-se em mais esperto que os outros, mas enfim vou respeitar os seus ideias, mas é por isso que este lindo país ta cheio de milionários que nao geram riqueza e pobres a dar como dendém.
NGASSAKIDILA : SERIA BOM ANGOLA EXPERIMENTAR ALGO NOVO.
Malanjino genuino : Eu não sou malagueta verdadeiro, sou falso.
Anonimo : Este camarada merece uma oportunidade para Mostrar seu potential.
Aquisefazaquisepaga (aquise@hotmail.com): A minha critica vai ao sr. AF, sendo assim como dizes, então não adianta fazer nada? vale a pena continuar assim como estamos a viver agora? Se ele vai ficar rico ou pobre isso não devia te trazer inveja o certo é que tem de haver uma força capaz de travar a descapitalização da riqueza nacional e ao mesmo tempo uma via que possa dar dignidade aos angolanos e uma vida considerada razoável. o meu caro se calhar trabalha ou se calhar nao trabalha e é jovem, achas que como jovem com muito caminho ainda pela frente,.. achas que para prosperares na vida tens que ter cartão ou ser militante do partido A ou B? me responda. Os teus negócios para irem frente tens que ter apoio de um partido político? Se seres honesto contigo mesmo, vais dizer que o que o Dr. Abel está a fazer é para o bem de todos os angolanos, quer ele fica pobre ou rico. lembra-te o conformismo, nos leva ao precipício. Lembra-te ainda como ele mesmo disse citando Luther King "Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecermos em silêncio e passivos sobre as coisas que importam". Pense nisso.
Anónimo : ja xto dentro!!!
kutiuka (futungo de belas): ate a prova do contrario abel nunca fez um ato político a favor dos ANGOLANOS;a nao ser complicar o fim da guerra.quando ele estava no parlamento votou sempre leis desfavoráveis aos outros que estavam a sofrer bombardeamentos aerius d das FAA/MPLA;queria q toda o executivo da UNITA desaparecesse definitivamente ,felizmente muitos sobreviverão.os jovens de Luanda q nao se façam enganar .precisam de concentrar todo vosso votos no partido(UNITA) mais representativo à nível nacional para meter fim dos abusos do zedu/mpla. isto q ele acaba de criar é simplesmente uma copia das diferentes criações do próprio patrao dele josé eduardo dos santos mais nada .isto é so para desestabilizar à UNITA ;se nao vejam la, porque o Abel ate aqui so procurou conquistar militantes no seio da UNITA ?
ndopo tchipua : eu acho que Abel estava ficar louco,agora consumou isso esta mesmo louco definitivamente,não é possivel uma pessoa como Jonas Savimbi ser tido como carta fora do b mesmo antes a sua morte em combate no leste,o Abel vai pagar caro porque acha que fará oposição ao MPLA,mais a verdade é uma somente um partido como a UNITA,pode fazer oposição ao MPLA,PORQUE FEZ UM COMBATE E TEM UM OBJECTIVO A ATINJIR DANDO AOS ANGOLANOS UM PROJECTO DE NAÇÃO COESO A ALTERNATIVO...
Chara do Gajo (Algures pelo mundo): Traidoras... sao homens mais sao traidoras faziam UNITISMO olha para o que criaram agora, traidoras... CHIVUKUVUCOcocó Vai a tipo o seu compatriota Jorge Valentim, vai ser um limpa bota dos EDUARDUALISTAS.
Anónimo : OS SAMAKUVISTAS QUESE QUE SE CAGAM DE MEDO E INVEJA A MISTURA WO,WO,WO,WO.NÃO CONSEGUIRÃO TRAVAR O GRANDE HOMEN.AS CAUSAS JUSTAS SEMPRE TRIUNFARAM,SEUS MALDITOS.SAMAKUVA VAI PAGAR TUDO QUE FES AO ABEL.SAMAKUVISTA TODOS VÃO PRA .
ao dituba! o abel ja concorreu uma vez contra o samakuva e perdeu! : Dituba, entao o ditube e quem nao esta a acompanhar a evolucao das coisas, nao e este mesmo abel que em eliecoes claras e limbas na unita perdeu? se perdeu uma vez (isto e nao mereceu o voto dos militantes, achas que na segunda vez iria dar? se tentasse outra vez, iria so mostrar que e ambicioso e ganansioso. sao daqueles que nao se contentam em serem humildes e servir o povo ainda onde estao. num partido nao se precisa de ser presidente para servi-lo bem. Logo o abel so quiz ser presidente da unita para se aproveitar disso e concorrer como presidente de angola. logo a partida o homem nem se quer estava interessado no trabalho da propria unita em prol do desenvolvimento de Angola. queria e ser presidente, quer dizer de forma curta queria e aboncanhar o pao que ele julga pode ter como presidente e -se na sua unita e no povo. isto e o que os militantes da unita se aperceberam. os militantes da unita podem ser tudo menos burro. de qualqeur das formas e preciso que os proprio militantes o indigitem na base do trabalho que se apresenta e nao que ele proprio pense que dever ja ser o presidente etc. os militantes querem ver o que e que ele faz. o povo todo de angola ainda mais. como e que o povo ve se uma pessoa vale a pena ou, e ver o trabalho que ele realiza. reparem so no seu discurso, em momento algum o ABEL diz o que que ele ja fez por toda a Angola. fala de 38 anos na unita, mas o que e que isto significa? dos 38 anos, 30 andou a partir o pais todo!, andou a ajudar o savimbi a queirmar os angolanos na jamba, posi era o chefe dos servicos secretos dele: basicamente andou a bufar os bons angolanos e honestos que diziam o savimbi esta errado e preciso acabar com a guerra porque esta a destruir o pais. ele os quiexava ao savimbi e o savimbi os queimava ou enterrava vivo, tambem a conselho do proprio abel. O abel que conte disso ao povo, primeiro e deixe o povo o julgar! A seguir venho o processo de paz de 1991, e este mesmo abel que ameacou somalizar Angola se o povo nao eleger o savimbi!vejam la, que dmeocracia e esta para o povo, se o homem so quer o povo a eleger uma unica pessoa, o abel se esqueceu que o povo de angola nao e o rebanho de submissos que ele controlava na jamba e mandava cacariquejar como quiz e torto e a direita!!! o povo pensa, a inteligencia angolana esta nele e em mais ninguem!!!agora o abel tambem teve mais uma vez a aportunidade de demonstrar o seu sentido de estado quando foi deputado do parlamento angolano! o abel nem fala o que e que ele fez como deputado do parlamento! quantas leis que protegem os interesses do povo e propos para a votacao!!Nenhuma!! passou despercebido!!!sabe-se sim que foi um maiores agitadores no bloqueio de leis importantes para o desenvolvimento do pais!! mais uma vez o abel teve a oportunidade de dmonstrar o que vale e nao conseguiu! nao admira posi que o povo nao tenha dados nenhum votos a unita nas eleicoes passadas!!! porque os homens nao demonstraram nada!! nnao sabemos de nenhum projecto de lei iniciado pelo Abel no parlamento!!Enfim se o Abel hoje e conhecido e mais porque o governo na demonstracao do seu humanijsmo lhe poupou a vida,intervindo a seu favor e protegendo-o contra O POVo que armado expotaneamente para se proteger rispostou fogo contra ele que atacava as populacoes, na sua ansia de ir para o sul de angola para la somalizar angola!!!e este que hoje vem e diz sou bom para presidente!?quer fazer jamba em toda Angola ou que? ohhohh abel pa, nao brinque com coisas serias pa!!!
emerson ngango (luanda): muito honestamente estou muito satisfeito com a decisao do mano abel. Ontem mesmo depois do noticiario da 13 fui actualizar o meu cartao eleitoral. nao tinha ideia do que fazer com o0 meu voto, mas agora ja sei. Nao sou o unico. Somos muitos , que mesmo sendo do MPLA gostariamos que a arrogancia do MPLA no Parlament acabasse. No Parlamento naoha democracia aquilo e uma farsa que faz mal ate ao proprio MPLA. Achop que mesmo que o nosso mano Abel nao ganhe mas vai pode criar um equlibrio. este e o meu desjo. Para ja eu e toda aminha familia e amigos vamos votar na CASA. Bem haja mao ABEL CHIVUCUVUCU.
AF : Sr.chivukuvuku e necessario lembrar que para alem do que ja foi vivido no pais e situaçoes complicaderrimas ja passamos pessoas a falarem bem e bonito todos os dias inumeros partidos politicos,coligaçoes e entre outros falarem de mudança são grupos grandes as vesez temos ke ser sinceros com nosco mesmo, tu achas ke sozinho é possivel arrastar uma multidão e convencer ke a tua de plataforma vai resolver a vida do povo acho melhor cuidadres da tua vida particular que sera melhor
Bem do povo (djb1121@hotmail.com): N julgar para nao ser condenado,temos de ser a favor da mudança,n vamos refletir o que n sabemos,o que eu sei e que á um grande indice de analfabetismo no nosso pais,contribuindo desta forma para o vazio que permanece em nossas mentes desde 195,precisamos sim,mais doqui na Hora da Mudança,o MPLA,ja fez muinto e continuara fazendo,mas e muito mais importante um outro partido no poder.Sou a favor do SrªAbel, e conte com o meu apoio sobre o voto.
anonimo (Luanda): O Abel é um pau mandado dos Americanos.Parace que não aprende com a história.Esqueceram-se o que aconteceu com os paus mandado ( Saddam, Osama Bin Laden, e ultimamente Kadafi que era muito amigo do Ocidente ).Deixem lá de conversas, acham que o Abel quer ir para o poder para ajudar o povo?Vcs já viram como o mundo está cheio de ambiciosos, será que o Abel é diferente?Claro que não.O mundo está cheio deles.Ponham as vossas consciências a funcionar,porque ele não entrou na política e na corrida para ficar pobre ou ajudar os pobres.Abram as vossas mentes para não continuarem a serem considerados analfabetos...
Mendes Bunga Miguel (mendes-dossantos@hotmail.com): Senhor Abel, es livre de criares uma outra linhagem patidaria, alias a onde cresceste e desenvolvestes na UNITA os seus compatriotas Sao falsos por dinheiro deixaram se levar por corrupcao e na luta dos seus interesses pessoais e nao do Povo Angolano e do proprio seu partido UNITA. Logo sr. Abel e de louvar Pela sua iniciativa mais uma coisa que deves ter em mente, deixa de insultos o povo Angolano esta a ver a sua realidade, basta de violencia e miserias, agora so querem na pratica e melhorias nas condicoes sociais e basica. Voces que Sao politicos que dizem lutam por uma causa justa entao mostrem a vossa capacidade e realidade desse Povo. Como exemplo dos outros povos vizinhos no que tange as condicoes politica na luta de igualdade social para todas esferas
Anonimo (Luena): A Cobra nunca deve ser poupada tens k mata-la, porque amanha ela ira morder-te. È assim com o Abel devria ser morto em 1992 foi poupado e hoje quer morder quem lhe protejeu. CUIDADO AINDA PODES CAIR E NINGUEM TE VAI DAR O BRAÇO.
Dituba : Pela quantidade de comentadores uns a favor outros contras, só mostra que este Sr reúne consensos, pode ser que ajude a quebrar a maioria absoluta do MPLA, quem sabe pode vir a contar com o meu voto, o meu MPLA só me decepciona. Agora ao Sr que escreve "pergunte aos da Unita quem é o Abel", você nao percebe nada de política e nao acompanha pelos vistos, nao viu que o Samakuva fez tudo para afastar o Abel das eleições, instaurou um processo disciplinar, isso mostra que o Samakuva sentiu medo e se fosse a eleições dentro do partido da Unita ia perder!? Pense antes de comentar. Viva Angola, pela democracia, abaixo a maioria absoluta
perguntem os da unita quem e Abel! eles e quem nao o elegeram na unita! : discurso de mau pagador! o homem e ambicioso demais e so quer ser presidente, e nao quer ser eleito pelos militantes. Para se ser presidente e preciso em todo o lado passar o pente fino dos militantes do seu partido, porque sao eles que conhecem o seu perfil, as virtudes da pessoa. o abel concorreu no seu proprio partido e nao foi eleito pelos seus proprios militantes da unita. se a unita onde militou 38 anos nao deposita nele confianca, como e que ele espera que alguem que nao o conhece de repente despo nele confianca. para os militantes da unita preferirem o samakuva a ele, e porque ai ha algo, alguma coisa faz com que o militantes da unita nao o eleijam como seu representantes! agora vejam bem meus caros concidadaos, se o homem nao da como presidente da Unita sera que pode dar como presidente de todos os Angolanos? Nunca!!! hoje o abel a falar da liberdade de expressao dos jovens! o abel se recorda de alguma liberdade de expressao dos jovens na Jamba? nao foram todos queimados os que exactamente queriam esta liberdade? nao admira que um troca palavras como ele nao consiga posi os votos dos militantes da unita!abel, acho que o teu tempo tambem ja passou, e se nao destes na unita nao vais dar de certeza em angola inteira!!!
Ngandu (hhhhhhhhhhh@hotmail.com): Alguns membros da Unita juntam-se hoje ao Abel,sendo cerca de 50 e outros 200 ao MPLA na provincia do
Minha Nova Moradia (Em minha CASA nova): Digo-vos que já começa o desmoronamento da Unita. Samakuva tem maus conselheiros que só sabem tocar punhetes. Falam muito e cada vez que falam, são sempre as mesmas palavras, os mesmos ódios, etc. Isto não fica bem para quem quer mudar o rumo dos acontecimentos. Já começo a imaginar os que já estão a saltar de barco. Mesmo nas próximas eleições, não votar na Unita. É Abel e CASA. PONTO FINAL
EU (por ai): NAO SEI PORQUE MAS SEMPRE FUI COM CARA DESSE SR ABEL CHIVUCUVUCU GOSTEI!! DAREI MEU VOTO A CASA!! CHANGE IS GONNA COME!!!
kutiuka (abel falhou é um homem acabado): tanto barulho por nada..quem nao conseguiu presidir a UNITA democraticamente vai ganhar como o votos dos ANGOLANOS...o chivukuvuku nao soube esperar a hora dele porque também se comprometeu muito com o jose eduardo dos santos .sempre na vespera das eleições o mpla criou este typo de situaçao..partidos sem futuro ...! foi assim com zau puna ,tony da costa f,jorge valetim,Manuvakola agora é a vez do abel.
HUAMBUENSE (HOKO): NÃO SOU KUACHA, NUNCA FUI, E NÃO PRETENDO SE-LO NO FUTURO, MAS TAMBEM NÃO REVEJO NO PROJETO DO C.H.I.V.U.K.U.V.U.K.U PESSOALMENTE TENHO A DIZER A DIZR K VALEU A INICIATIVA, O PAIS PRECISAVA DE UMA COLIGAÇÃO FORTE COMO ESSA K VAI ALBERGAR OS TCHOKUES, BAKONGUS, KIMBUNDUS KUANIAMAS E IVIMBUNBUS, ESSA É A FORÇA POLITICA K ANGOLA PRECISA NESTA FASE CABERÁ AO MANO ABEL SABER LEVAR A BOM PORTO ESTE BARCO. A UNITA NÃO MORRE COM A SAIDA DO ABEL MAS PESSOALMENTE RECONHEÇO É MAIS UM GOLPE DOS VARIOS K LEVOU DURANTE A SUA HISTORIA. ABEL VAI ARRASTAR UMA BOA PARTE DOS OVIMBUNDUS DO HUAMBO CAPITAL DO PLANALTO CENTRAL. OS OVIMBUNDUS DO HUAMBO NÃO TINHAM CHANCES DE ATINGIR O GRAU DE PRESIDENTE DA UNITA FRUTO DE NEGOCIAÇÃO SECRETA DO JES COM SAMAKUVA. JES É GRANDE RIVAL DOS UMBUNDUS DO HUAMBO SEMPRE OS TEMEU. A PRESIDENCIA DE ABEL É UM GOLPE DURO PARA AS DUAS MAIORES FORÇAS POLITICAS DO PAIS. SEMPRE TENTOU-SE TAPAR O SOL COM A PENEIRA MAS ABEL CONSEGUIU SURPREENDER DOS SANTOS E APARECE COMO LIDER, A VERDADEIRA DIS DE HOMENS DE LUANDA E DO HUAMBO PARA GOVERNAR ANGOLA. IMPARCIALMENTE FAÇO MINHA ANALISE. ANALISE A UNITA E O MPLA VAO PERDER ELEITORES E ATÉ MILITANTES A FAVOR DO CHIVUKU. SAKUVA COMETEU AO ACEITAR SER USADO PELO JES ACALCANDO ALGUMAS FIGURAS NA UNITA CASO DO ABEL E DO CAMALATA NUMA. CASA É UMA GRANDE FORÇA K SAIBA UNIR OS ANGOLANOS DO LESTE AO MAR, KABINDA AO CUNENE E O MPLA SE PREPARE PARA FICAR NO BANCO. ESTOU A VER EX-FAPLAS A ABRAÇAREM O CASA E PROMETEM VOTAR NELE.
Olabas (Luanda): Força Man Abel Chivu,estamos contigo para derrubar este governo corrupto!!
Bartolomeu Simaõ (barsimao@hotmail.com): A JUVENTUDE ESTA CONTIGO. FORÇA ANGOLA.
SM (LDA): Na verdade qualquer cidadao pode e deve decidir o que è melhor para Si. Assim sendo acredito que este Senhor tem todo o direito de escolher o seu caminho emprol do que ele julga ser o seu contributo para a nossa Naçao. Nao vejo o porque de tanto alarido, em democracia tudo è possivel...muda-se de partido, cria-se partido e etc...As pretensoes a cadeira da cidade alta devm ser bem analizadas...porque se o grupo que o conhece a 38 anos nao o apoia( parece-me suspeito)que receba o apoio do Povo...Nao acham?...pensei.
Ao Manuel : Se você diz que Chivukuvuku é pau mandado do Ocidente, o teu patrão ditador JES é criado dos portugueses e russos. A Isabelinha dos Santos está a investir todo dinheiro de Angola em Portugal comprando empresas falidas. Quem é mais lacaio. O Presidente Obama, dos EUA, vai apoiar o futuro jovem Presidente de Angola, Chivukuvuku - o Obama angolano. VIVA O CHIVUKUVUKU, VIVA ANGOLA DEMOCRÁTICA.
Al Viborah (.........): Quero dar o meu Bravo ao Chico do Prenda e subscrever a sua análise. Nada mais. Está correcto.
Terra Rica (Ntoto Nzimbu Kikongo) (futumukidi@ymail.com): o chivukuvuku tens razâo,tu es já fora do mato e és já um animal domestico. o tempo esta lá para tracar o teu caminho e destino. a UNITA nâo vai acabar com a idea do mato. ele é um léâo,um léâo nâo vai ficar um animal domestico.Sempre nós sabemos como a brutalidade da UNITA ao povo angolano.Sempre eles tém idéologia das armas.Eles tém capacidade intelectual mas falta com ele a capacidade da sabedoria. Um partido que vive sempre nas ideas antiga.nâo há inovacâo.falta agora Sakala
Hossi : O Sr. Abel ainda não apresentou nenhum programa credivel, salvo a sua ambição de ser presidente da Republica. Me parece que muitos comentadores estão a se comportar como paninas, será que estão apaixonados pelo sr. Abel? Viva a Unita, via o Projecto Muangai.viva o presidente Samacuva. Abaixo ambição desmedida do Abel. A Unita Vencerá.
Francisco Bravo (Prenda, Luanda): A saída de Chivukuvuku da UNITA era uma questão de tempo. Mesmo o mano mais velho já suspeitava que as ambições do seu delfim eram muito maiores. A não aderência a Renovada foi também uma indicação de que tinha outros voos em mente. Posteriormente rompeu com Samakuva, logo após ter sido seu chefe de campanha. A deficiente prestação nas eleições contramSamakuva (menos de um terço dos votos) provou não ser alternativa para a sua ex-organização, pelo menos naquela altura. Penso que ai começou a desenhar-se a necessidade de encontrar espaço em outro lugar. Neste contexto, faz todo sentido a criação de uma outra plataforma política. O pais é livre, esta em paz e tem uma democracia que todos os dias se consolida, apesar da ansiedade de muitos em termos após 10 anos de paz algo perfeito. Apesar do entusiasmo gerado pela expectativa habilmente gerida pelo Sr. Chivukuvuku, a proclamação de uma nova plataforma política constitui para já consolo para alguma franja da sociedade. Desta vez, o Sr. Chivukuvuku não terá atras de si o peso de uma organização como tinha na UNITA. Todos osnseus feitos foram ligados a organização. Agora ele é a organização e ficara exposto ao escrutino de todos; imprensa e publico em geral. Por outro lado, devera dirigir uma organização com múltiplas personalidades e com uma diversidade de ambições. Estamos todos familiarizados com os conflitos entre os homens, sobretudo quando se trata de ganhar algum protagonismo. Por isso, o caminho para a concretização do sonho de ser Presidente (porque a conversa de querer melhorar a vida dos Angolanos é apenas demagogia de qualquer político que necessita de atenção) não será fácil e poderá defraudar o sonho de muitos que o acompanha. O tempo tem sido um excelente conselheiro porque, ajuda a clarificar tudo. Ao longo dos tempos da construção da sociedade Angolana, aconteceram varias decidencias "promissoras". No fim não passaram mesmo disso, apenas promessas. A batalha vai começar creio que, estaremos todos aqui para assistir quem chegara a meta. Lembem-se que estao inscritos legalmente 0 partidos e 6 coligações. O boletim de voto terá a espessura de um dicionário. O pior será se alguém se esquecer da sigla do seu partido. VIVA ANGOLA, juntos seremos mais fortes. Chico B.
Mwana Moxi Mfumu (Luanda): Chegou a hora h e a UNITA perde um protagonista e com ele vai centenas...Eu sou um deles, mas não sou proveniente da UNITA!!! Então sr Sicato já imaginou se quantos somos? Campanha jovem começou, MPLA, UNITA e FNLA que se cuidam. Só com as `mentiras e ameaças conseguiram vencer e não convencer. Povo vem e vamos a luta... Viva Casa e quem não gosta..........
os fedorento mpilistas devem achar que nós andamos a dormir : força chivu, com a tua imagem toda a gente da unita votara em ti, os jovens angolanos que n se veem no mpla nem na unita infelismente comprada dosamakuva,porque agora ANgola esperou pelo tempo da paz e da construçao para avançar com o perfil politico desejado para angola" e depois n digam que nós angolanos n somos organizados" somos organizados" boa estratégia Boa sorte
Kassanga (gabrieljap@yahoo.com): Este é o Homem de quem Angola espera o povo precisa de mudança desde que nasci so ouço falar do MPLA e UNITA dois partidos que so causaram dor e sofrimento a este povo embora com paz bem merecida por sua Excelencia José E dos Santos que tudo ja fez por favor dè 0portunidade de outros usarem o seu saber te curto bwe numero um de Angola chega..........
zaea (luanda): força
Malama (Malange@homail.de): Este questao do Sr Abel Chivukuvuku nao espanda ninguém porque desde 1992 que nao faz parte activo na UNITA,apois da morte do Dr Jonas Savimbi em 2002,o Sr Abel depois de ser derratado nas eleicoes realizadas neste partido,o homem ficou quase maluco,porque só desejava de ser presidente dum partido para ao fim de ser presidente da república de Angola.Mas isto significa ambicao se ele assumir a presidencia da república nunca aceitará sair na cadeira porque ele nao quer ser governado por alguém.Sempre que venham as eleicoes há novos partidos depois das eleicoes os mesmos já nao existirao mais.Ele devia ajudar a UNITA mas nao o fez preferiu abrir o que dele que significa uma cantina dele.Mas nao acho que ele poderá vencer UNITA que tem milhares de simpatizantes bem politizados desde a sua fundacao.
Angola Livre : Fazes bem chivu, na russia tabem criaram oa russia unida e a russia livre partidos que ficaram em primeiro e segundo lugar e vieram de outros partidos e o partido comunista russo ficou em treceiro, pois o mpla é um partido da era comunista,e com atitude de ditadura matando os angolanos e batendo nos angolanos e metendo os angolanos na prisão, força Chivu Angola precisa de uma mudança radicale tu és o tal, leva a webba jurista contigo boa sorte, vou me filiar no teu partido tambem eu fui da unita
mc bwe (moisesmp15@hotmail.com): com abel chivukuvuko eu acredito, ele é capaz fala a verdade dos angolano não como samakuva que não fala nada contra o M por que ele é filho do M mas o Abel é o mecias é a cura para os angolanos.força
Mumbembe : Abel já nao é Unita! Está ok! A Unita deve o nosso posso. Levou criancas nas matas que até hoje nao aparecem. Queremos que Abel conta-nos a verdade o que é que aconteceu com as nossas irmas e irmaos. Também estamos pronto para dar o nosso voto ao Man Abel. O nosso próximo presidente apartir de hoje chama se Abel Chiv.
Carlos (luanda): Meu irmao estes Sites e Manipulado eles s as informacao, se quiseres ler o discurso de Dr Abel visita outros s como C,
Anonimo : Até que enfim! amanhã mesmo irei actualizar o meu cartão de eleitor. Parabéns Presidente Abel Chivucuvucu. Angola é a nossa CASA! Que Deus te guarde sempre.
Manuel (Luanda): «Já não sou da UNITA», diz Abel Chivukuvuku... Ele pode ser tudo o que desejar ser é livre de faze-lo. Podem aplaudir o que desejarem dele, são livres de faze-lo. Mas meus senhores não venham cá julgarem-se em serem os mais patriotas , aqueles que melhor amam este país como se fossem os únicos. Sou e serei sempre do meu MPLA; lutarei por ver transformações em Angola e no meu MPLA, mas ainda assim jamais darei lugar a hipocrisia que muitos vem aqui defender. O Abel é simplesmente um cão mandado do ocidente, servindo patrões que gostariam dominar Angola e lamentavelmente conseguiram um e este chama-se Abel Chivukuvuku. Até Setembro e Outubro de 2012, saberemos estar aqui e compreender a factura procuram desta ambição descontrolada pelo poder em que o agente da CIA procura conquistar.
Prof. Rock (Luanda-kinaxixi): Conte com meu voto, da minha familia toda e da minhas turmas tambem votaram pra ti, meu irmao abel deus te abençoa, muita força!........................
atequefim : Dr Abel digo com todo meu coração que lhe admiro muito pela sua forma de ser. Há muito que eu esperava essa desisão, mas como já foi dito que nunca é tarde. Quero que promova debates públicos onde colocará as suas perspectivas para a mudança de pagina para Angola. E não copiar os debates públicos dos Domingos onde as questões dos cidadãos são das, ou seja fazem gravação das preocupações dos telespectadores e radio ouvintes e deixarem passar aquela que os agrada para depois disserem que o programa é em direito. Que Deus ilumine seu pensamento e seu caminho e lhe abeçoe porque Angola precisa muito de si para salvar o povo. É verdade que muitos descontentes não podem nem falar, conte comigo e vou rastar muitos.
Eu mesma (Benguela): Mesmo que não venha a fazer nada, pelo menos teve a coragem de sair e fazer algo novo. Tomara que venha coisa boa. Vamos esperar para ver o teu programa de governação. E nada mais de M nem de U. Basta.
ariadne (europa): realmente as idiologias politicas o inviduo , as pode mudar assim como como as crenças relegiosas , porque nem sempre as convicçoes que nos inculcan sao as melhores , a vida e´ um longo caminho uma longa estrada ,e todos os dias o individuo amadorece , e cresce como pessoa humana , este individuo sempre despertou certa simpatia na politica Angolana , parece-me ser cuerente , se a unita nao o valorisou como era devido eu penso que fez muito bem , usar o seu potencial fora do partido , as vezes brilhas mas , que estar na soombra , no mpla ha gente que deveria seguir os passos deste senhor , abandonar o partido porque existe uma falta de respeito tal , ao militante e membros do partido , que o feito de descordar de uma ideia , e´ posto de parte , atirado a sua sorte , no abandalho tudo so porque queremos manter aparencias
Anónimo : Luanda esta com uma radiaçao solar muito perigosa. Muito calor e muita radiação solar!! As imagens da TV ZIMBO mostraram o Dr. Abel e toda a população que foi assistir o acto a transpirarem seriamente. Muito calor!!! Será bom? A resposta, não, obviamente!!! Quem transpira muito, deve beber muita agua para repor os liquidos no corpo. Por outro lado, a gerencia do hotel falhou por completo, pois o sistema de "cooling" deveria ter ficado fraquinho. Por outro lado, o INAMET tem que fazer se sentir para tal no sentido de alertar a população de Luanda e das restantes provincias do país sobre a onda de radiação solar que sola o país. Vejamos alguns dados que eu pesquizei na internet: CABINDA as 11 horas e 54 minutos da manhã de hoje, Quarta Feira, dia 14 de Março de 2012: Temperatura: 31 graus centigrados; Temperatura aparente: 3 graus centígrados; Humidade relativa: 0%, Precipitação as 12 horas: 60%; Pressão atmosférica: 29.88 inches; Direcção e velocidade dos ventos: Sul @ 9 miles per hour; Indexo Ultra-Violeto: 8.0 (Muito Alto); Indexo da Qualidade do Ar: Desconhecido; Temperatura do Ponto de Orvalho: 25 graus centígrados; Visibilidade: 6.20 miles; Nascer do Sol: 6 horas e 16 minutos da manhã; Pôr do Sol: 18 horas e 24 minutos da tarde e finalmente, a fase da Lua: Waning Gibbous. Na altura (as 12 horas de hoje, os dados de meteorologia da cidade de Luanda eram nulos, segundo o canal televisivo do clima em todo o mundo dos USA). Mais não fogem muito aos de Luanda, ultimamente. O mais curioso, é que só se consegue dados de Cabinda e Luanda, e não das restantes provincias do país. Caricato, não é? O INAMET facultar nos estes dados e não cingir se a dar nos as temperaturas maximas e minimas, como tem sido de habitonos jornais e as maximas, minimas, nascer do sol, pôr do sol, e a faze da luanda na TPA 1. Alguém em Cabinda pode dizer nos se houve muito calor na cidade ou na provincia no geral?
Zeca Santos ZC : Este sim este é que é Homem com H maiúsculo Porque a Unita não é nada. Unita era no Tembo da guerra. Eu nao Sou do MPLA e nunca fui da Unita. Esperava um Partido pra mim Votar. Agora mas do que nunca Digo bem Alto. VOU VOTAR NA CASA. QUEM É DA IGREJA E SABE QUE DEUS EXISTE POR FAVOR VOTEM NA CASA. PORQUE SEM CASA A GENTE Aluga casa na Nossa Casa, Por isso vamos parar de Alugar casa porque a CASA chegou. Viva a CASA, A CASA é o Povo e o Povo é Da CASA
valdemiro do rosario (saurimo): parabens irmão chivukuvuku estou contigo
gomes (luanda): eu nao te conheco mais se eu podesse colocaria te como o presidente de Angola pk eu n aguento mais com o partido no poder, por isso mesmo boa sorte e pode contar com o meu voto.
MARIO SERGIO (LONDRES): senhor ABEL CHIVUKUVUKU :PARABENS PELA CORAGEM .ABRI O MAIS RAPIDO UMA PAGINA EM TODAS AS REDES SOCIAIS .TUA I DO TEU PARTIDO .FACEBOOK TUDO ISSO .MAIS UMA VEZ PARABENS IRMAÖ .
Anónimo : MANO ABEL ,PARABENS PELA CORAGEM DE SE LIVRAR DAQUELE FARDO PESADO DA unita.AQUELE PARTIDO SO TEM BEBADOS E ANALFABETOS POLITICO ,SO ESTAVAM A TE CONFUNDIR RASÃO PELA QUAL NUNCA SE ENTENDIAM.O samakuva ANDA A MENTIR A TODO MUNDO QUE ESTUDO E QUE TEM O SEU DOUTORAMENTO FEIO.FEITAS AS CONTAS PELAS SUAS ATITUDES,NO PASSA DE UM ENSINO PRIMARIO MAL FEITO.ONDE HERDO E APRENDEU A ARTE DA INTRIGAS E CALUNIAS,ESTES DIRIGENTES DA unita.no conseguem valorisar os seus quadros por causa de no terem estudado fasem guerras sujas contra os intelectuais NÃO FASEM IDEIA DA PERCA QUE ACABAM DE TER NAS SUAS FILEIRAS. O COMUNICADO DO Alcides deixa muito a desejar e não tem cabimento que vergonha Alcides ate voce tambem comportas-te comu um analfabeto.E MESMO NA ASSEMBLEIA NACIONAL,TEM SE VERIFICADO ESTE COMPORTAMENTO BAIXO,E SUJO DESTA GENTE INSIGNIFICATE DA unita.ESPERAMOS QUE SURJA UMA OPOSIÇÃO RESPONSAVEL EM ANGOLA QUE ESTEJA EM ALTURA DE ASSUMIR AS SUAS RESPONSABLIDADES.BEM VINDO A POLITICA ACTIVA CHIVUKUVUKU.VIVI O MPLA,VIVA O JES,E UNIDOS VENCEREMOS
AZ : A união faz a força. Combatar o M, não é facil, mas sim a coligação dos partidos vencerão o M, evite olhos grossos no dinheiro, mas sim na mudança. Viva a coligação com a CASA, viva os angolanos e abaixo o M, a U, a F e o P
jorge (luanda): ngandu, voce é maluco,tu nao sabes a falas,
katchara (franca lyon): Forca meu irmao a muito que eu esperava isso estamos contigo
Viva a CASA onde vivemos : Dr Agostinho Neto disse (Arruma a tua Casa depois vai mandar arrumar a casa do Outro) Dr, Pai, Irmão Angolano Dr. Abel Chivukuvuku O POVO esta contigo e podes contar com o meu Voto. Digo de coração perder ou ganhar a Luta continuará sempre Tú não seras a salvação de Angola mas sim o Povo Angolano vai te Salvar. Tenha Cuidado em tua que é nossa CASA. Porque os Bandidos estao ai. Força, Coragem e determinação. O Povo É o Dr e o Dr é o Povo. Este Comentario Vai se repetir Todos os dias Porque pensei e Inspirei me em ti num dos teus Discursos que disseste: O homem só é homem quando sabe a razão de de Viver, se esquecer os seus Direitos e deveres. Dr Abel te admiro muito Força e coragem
Kam's (Abel Ja Nao E da Unita a Muito Tempo): A posicao do Abel e um nao-evento. Nao e estranho. Ele deixou de ser membro activo da Unita ha muito. Por um lado, saida do Abel e uma boa oportunidade para a Unita porque sai uma pessoa que ultimamente queria servir-se do partido para se lancar na presidencia como se de muleta se tratasse e por outro um bom evento para a oposicao que tem mais uma peca fundamental no seu xadrez porque a CASA daremos tolerancia zero a prostituicao politica. Agora e que vamos ver quanto vale o Abel e todos que nele viam uma solucao para Angola. A UNITA fez do Abel o que e hoje. O Chivukuvuku e o que e por causa da Unita, mas a Unita nao e o que e por causa do Abel que em nada mexera nos potencias votos da Unita se as eleicoes nao forem cuzinhadas na cuisana da Suzana Ingles e cia. Com este anuncio o Abel nao surpreendeu a nacao tal como prometeu. Estou a espera da surpresa em 2012.
Anónimo : Abel Chivukuvuku tem valor, demonstrou ser inteligente e corajoso, ao desvincular-se da Unita e constituir um novo Partido. A UNITA morreu com Savimbi. Não tem qualquer hipótese de ganhar eleições, devido à sua actuação criminosa durante a guerra civil, que os angolanos não esquecem. No entanto, Abel Chivu precisa de grandes apoios para organizar este Movimento. Já os terá? Não sabemos. Em todo o caso, desejamos-lhe o maior sucesso, para contribuir para a alternância democrática que necessitamos.
Sacula (luanda): deus lhe vai abencoar pela corragem salva-nos
Edgar (Rangel): O Voto é secreto para todos os cidadaos Angolanos, o meu era secreto, mais agora ja não é, eu irei votar no Abel Chivukuvuku como Presidente de Angola, desde que nasci ainda nao vi outro presidente e quero ver um que nao seja o actual, e gostaria que o senhor cria-se uma pagina no facebook, para debates aberto, e quero saber como faço para ser membro do partido CASA? E essas CASAS carecem muito ao meu povo Angolano, o senhor tem ideologias boas para o nosso povo, porque em Angola quem governa nao faz favor a ninguém, embora que uns governantes pensam isso que tudo que estao a fazer, pensam que estao a prestar favor ao povo, vamos todos ao registo irmão o CASA nos espera e vamos tentar representar as fileiras deste mesmo Partido, que aceita a democracia a 100% nao os outros que dizem no papel e nao aceitam na pratica, viva Angola, Viva o povo Angolano e Viva o Partido CASA que será o Partido no Poder, irmãos Angolanos vamos na mudança, ja estamos preparados vamos deixar o medo que so uma pessoa em Angola sabe pensar, um merito ao meu irmao Angolano Abel Chivukuvuku estamos contigo irmão Angolano de Raiz, nós nos conhecemos. Viva o CASA
AZ : Vamos mudar a pagina do nosso País. Todos Partidinhos juntam com Abel sem vergonha, é assim que vão derrotar o M, força angolanossssss
man ka (luanda): Chivukuvuku lança "terceira via" para Angola O antigo dirigente da UNITA Abel Chivukuvuku declarou-se hoje em Luanda "pronto para protagonizar a mudança" que considera necessária em Angola, ao lançar a Convergência Ampla de Salvação Nacional (CASA), plataforma com que pretende apresentar-se às eleições gerais de setembro. "Eu, Abel Chivukuvuku, estou disponível. Estou pronto!", proclamou perante dezenas de pessoas que encheram uma sala de um hotel na capital angolana, sublinhando a necessidade de os eleitores "abrirem em 2012 uma nova página" da história de Angola. Sozinho, à frente de um cartaz em que se lia "Servir Angola, Servir os Angolanos", Abel Chivukuvuku leu uma declaração política, sem direito a perguntas, em que explicou por que razão abandona a UNITA, onde militou ao longo de 38 anos e propõe a CASA, que denominou como "casa comum para todos os angolanos". "Neste ano de 2012 é preciso mudar (...) Para aqueles angolanos, que apesar de descontentes com a realidade atual do nosso país, vivem a angústia de terem que se submeter às lealdades partidárias, mesmo quando não concordam, nós propomos a terceira via. Quem não encontra espaço de realização nos extremos que se junte a nós no espaço patriótico que representa o centro", apelou. Ao longo de cerca de 30 minutos, com citações de Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Abraham Lincoln, Abel Chivukuvuku declarou sair da UNITA porque não pode "negar à pátria e ao povo angolano" a sua prestação "para o potenciamento de uma oportunidade, a criação de uma vida melhor, uma nova esperança, uma nova luz, para a realização do nosso sonho angolano". "Significa o surgimento da terceira via", acentuou, reclamando a necessidade de mudança a todos os níveis. Numa referência ao Presidente José Eduardo dos Santos, considerou que "não haverá uma vida melhor com a Presidência que temos", salientando que, "depois de 32 anos de exercício do poder presidencial nunca eleito, chegou a hora de demonstrar nas próximas eleições que chega". "Trinta e dois é muito, então mais cinco (duração dos mandatos presidenciais), o que daria 3 anos seria demais para não dizer insuportável", vincou. Partidário da necessidade de uma mudança pacífica, Abel Chivukuvuku disse não prescindir, contudo, "dos direitos fundamentais e constitucionais que consagram as liberdades democráticas". "Os cidadãos têm o direito de exprimir a sua indignação perante o roubo desenfreado e imparável e os abusos do poder. A democracia tem de ser defendida", disse. Chivukuvuku, que se apresentou acompanhado da mulher, utilizou na sua intervenção diferentes formas de tratamento, abrangentes de todo o espetro político angolano como "irmãos", "camaradas" e "maninhos". Trata-se, respetivamente, de expressões usadas internamente pelos militantes da FNLA, MPLA e UNITA, a cujos líderes históricos, Holden Roberto, António Agostinho Neto e Jonas Malheiro Savimbi, prestou homenagem. Várias vezes interrompido pela assistência, que acompanhou com palmas e gritos de "Chivukuvuku" a sua entrada na sala, o político encerrou a leitura da declaração afirmando ser "chegada a hora de os angolanos se afirmarem perante a pátria e o mundo". Relativamente aos últimos acontecimentos ocorridos em Luanda, com a repressão sobre uma manifestação de jovens, Abel Chivukuvuku considerou ser tempo de se respeitar a Constituição e "não de partir os braços de um cidadão apenas por apoiar jovens manifestantes", numa alusão ao espancamento de que foi alvo sábado passado o economista Filomeno Vieira Lopes. O congresso fundador da nova formação partidária será em Luanda, a 3 e 4 de abril, e os pormenores para a criação das estruturas a nível provincial e nacional serão divulgados numa conferência de imprensa a realizar no próximo dia 20, em Luand
CAIXAPRETA (p\Kapulenhoco): Meu amigo talvez tu nao fazes idea do quanto é a dor dos que sofrerao por causa dos CWATCHA.
Anónimo : Hummmmmmm!!!! Será que vais aguentar meu camba? Força, Angola precisa de mudança.URGENTE!
Preto Misterinha (pretomisterinha@gmail.com): "Campanha do MPLA paralisa hospital e causa morte em Malange" Uma criança faleceu nesta manhã (14/3/12) por falta de assistência médica no Hospital Geral de Malange. De acordo com fonte segura, o infortúnio ocorreu quanto o centro de hemoterapia encerrou para o material ser transportado e usado numa campanha de doação de sangue no Comité Provincial do MPLA. O chefe de sessão de homeoterapia do Hospital Geral de Malange, Rafael Ambrósio, garante que enquanto a sala ficou fechada ninguém precisou de assistência ao ponto de perder a vida, mas avança, entre tanto, que a campanha solidária do MPLA não aconteceu. O responsável avança também que a unidade hospitalar carece de sangue, pois atende, em média, 120 paciente enquanto apenas recebe aproximadamente 50 dadores por dia.
Sukuakueche (Luanda): Isto é uma prova de que na UNITA, não há lisura, não há democracia, não espaço nem esperança para ninguém, só a linha dura é que continua a comer o bom milho. Se são democratas porque que falam tanto em democracia! Deviam calar a boca de uma vez por todas, porque o MPLA já ganhou.... Quando figura de proa anabdonam, é sinal de que a sopa está sa, é melhor despejarem, porque não povo que vai comer esta sopa.....
CERTO (VICTORIA): Nunca é tarde de mais chegou, o Martin Luther King que vai salvar os Angolanos sofredores
Mr. Well (Luanda): Dr. Abel Chivukuvuku! Como dizia o saudoso Dr.Martin Luther King “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” agradecemos-te pela coragem e desejamos-te sucessos...podes contar com todo nosso apoio.
Emblematico (Menongue): O inimigo perdoado jamais serà amigo.pergunto ão sr chivukovuko o que fez de melhor quando estava na mata?se na mata nâo fez nada aqui que vais fazer deixa la de filmes seu bandido quers dinheiro pa .
Anónimo : DESINFESTAÇÃO SEM CHEIRO. LAVAMOS SOFÁS, TAPETES, CADEIRAS, INTERIOR DE VIATURAS, CORTINAS, ETC. NOVE, DOIS, TRES, TRINTA, SESSENTA E DOIS, SETENTA E OITO
Ate que o cao tomoun andecisao,essa é a nossa esperanca (Esperamos que sirva e lute para o bem do povo): Abel chamo te de cao porque tu tardo de mas,agora mostra o teu amor aos angolanos e aos teus colegas generais que maltratar o filho da terra que irmao,essa nossa angola nao ira a frente.Nao critique mas sim levas um conselhos comum aos teus colegas generais tanto da unita como do MPLA todo vos lutaram para libertarem o povo na miseria.A tua decisao valeu apena.
DR CABOBO : Deus está ouvindo as orações do seu povo. O Mpla inculca nas consciencias dos angolanos de que são os melhores. Mas eu digo o impossivel a luz de Deus não existe tudo é possível. Estamos a sofrer muito. Mas a história é o grande Juiz. Jesus Cristo de Angola Salvai-nos (ABEL CHIVUKUVUKU).Nós somos do MPLA mas estamos muito triste pela gestão do país. EU sou do MPLA mas vou VOTAR EM SÌ COTA ABEL:FFFFOOOOÇÇÇÇAAAA COTA ABEL ESTAMOS CONTIGO.
Vira a Pagina : Este e o nosso Martin Luther King estamos cansados com a mesma figura desde decadas um jovem com caragem Benguelense puro
. : Boa Sorte...
mwangolle : xperava essa atitude q tomas te ,,,a muito tempo.
Daniel Capinha (Ñ interessa...): Um bem haja ao Dr. Abel Epalanga Chivukuvuku, xtámos contigo que Deus o Abençoe...!!
Buthelezi (Luanda): Esperamos que seja para o bem dos angolanos e não dos membros deste novo partido. Força
demolidor (martelo demolidor do GPL): Estou contigo, agora já posso votar!
P_JC : Agora sim temos alternativa. Sempre disse que os kwatchas nao eram uma alternativa para Angola. Se o meu M insistir em apresentar Zedu como cabeca de lista ja sei a quem vou entregar o meu voto
Pouco marketing ... : Ja esta a comecar mal- Nada na net, nem , nem programa, nem facebook. Queria analisar o discurso todo mas nao encontro nada.
NDUNGUYONGA : Boa decisão Barack Obama de Angola, ou seja, Abel Tchivukuvuku.A tua decisão tardou mas chegou.Eu há muito esperei por ela.As pessoas não podem estar limitadas a sonhar alto.Tenho convicção,de que tal como eu, muitos jovens estarão dizendo "conta comigo/connosco. Alguns compatriotas meus,a quem devo tanto respeito,poderão criticar pela decisão,mas isto é normal,só a nossa querida mãe ANGOLA sai a ganhar. Que DEUS lhe abençoe e ilumine a tua caminhada. Assim seja.
pedro (luanda-maianga): Meus irmao Aicias c noticias, verdadeira noticia ve-se ao ://wc.net/ .... nao vemos aqui a discurso de abel... mesmo com c estamos atento, viva A CASAMVIVA MANO ABEL
ISTO JA SE ESPERAVA (PAI NOSSO): ESPERO QUE ESTE CAMARADA CM TDA HONRA E GLORIA SEJA O NOSSO PRESIDENTE DO CORAÇÃO. VIVA ANGOLA COM CHIVUKUVUKO!!!!!
Dany : Ao contrario da Fnla e Mpla a Unita esta nos ensinar muita coisa boa.Recordem da Unita renovada criada pelo Mpla para dividir,estes depois uniram se e formaram uma unita só agora,o Tchivukuvuku sai sem cuspir no prato que ele comeu com respeito e humildade funda o seu partido.O Mpla continua a trabalhar na forma do MPLA PT comunista Maxista Leninista candidato natural a 33 anos sem vergonha e, a FNLA continuam dez anos sempre na mesma luta é uma chapada para todos do Mpla PT e FNLA nao esta satisfeito funda seu partido leva as pessoas que querem ir cosigo com todo respeito e, apresenta o teu projecto político agora, como os discursos pobres de JES " Aqueles q pensaram q o caminho de ferro... os que querem fazer subversao.... para plantar o neocolonialismo..BLA...BLA... BLA...É muito triste o MPLA nao tem nada mais a dar.
katia : isto é canto falta marcar um golo cota força ai
MPLA (Benguela): Abel,em primeiro lugar peça a Deus que seja o seu adivogado para te dar força para poder governar est grande país que ñ é facil acredita que foi Deus que t escolheu ñ tenha medo dos voador noturno porq foi Deus que t escolheu nenhuma praga de te atingira.Confia em Deus porq ele é o dono de tudo.força
malema-cape town (malema@hotmail.com): Por mim,quando mais livrar-nos desses partidos da luta armada melhor.querem agarrarem-se no poder so porque lutaram contra o colono,nao pensam no futuro, acontece quase em todos paises na africa,chega... queremos novos desafios.FNLA,UNITA,MPLA,fora.nova pagina,para vida dos angolanos
joker : MPLA ESTAMOS CONTIGO E SOMOS MILHÕES. VICTORIA
Anónimo : parabenizo-o pela coragem e atitude que teve em se desligar do partido onde esteve a vida toda, se tomou esta decisão é porque as coisas estão mesma mal com a unita. agora espero que esta mudança seja positiva, que consiga alcançar seus objectivos. se essa mudança significa UMA ANGOLA NOVA SEM FOME SEM DESEMPREGO SEM DERRAMES DE SANGUE COM ESCOLAS PARA TODOS ÁGUA LUZ OPORTUNIDADE PARA TODOS, ENTÃO TODOS ANGOLANOS ESTARÃO CONTIGO SRº ABEL. BOA SORTE, PORQUE O CAMINHO É LONGO.
Fabio (Huambo): Cota Abel é pena não teres de ser mas dirigente da UNITA, porque se o fosses haveria tempo para fazeres frente ao Samacuva, mas se assim decidiste bom »sucesso»...
Alvaro Prata (Luanda): Abel, força o povo angolano esta ao seu lado mostra que eis o mecia deça nação.A de chegar o dia das brucha do MPLA
Malanjino 2012 : Não adianta, não te queremos no nosso partido, o partido do povo: MPLA.
Anónimo : ok
mafiso (jambolandia@hotmail.com): O especialista de explosivos ja nao é da UNITA. Entao muitos comentaristas da UNITA aqui sao loucos kkkkk agora fazem parte de CASA?. Depois de somalizar a Unita fugiste, so se nao conseguires obter 0,5% de votos vas ver. Viva Man Sama!!!
malema-cape town (malema@hotmail.com): Que alivio meu deus, nao aquentava mais com esse sufoco da situacao do nosso belo pais.obrigado Dr.Abel por esta iniciativa... estou neste momento no consulado angolano na cidade do cabo,para tratar salvo conduto vou mbora na minha banda dar meu contributo,,,adeus jes,adeus voce tambem samacurva,,,nao tens visao
Anónimo : Nós, os africanos não e nunca tivemos a cultura (á exemplo dos norte-americanos, dos europeus e, ou dos asiáticos) de preparar alguém para substituir o alguém do topo da hieraquia de um país, empresa, etc. Além disso, os Mais Velhos não querem dar lugar aos mais novos. Infelizmente, é assim em quase todas as esferas sociais em muitos países africanos. E quando isso acontece, o resultado é este: REPTURAS, COLISÕES, CLIVANGENS, e DISCREPÂNCIAS políticas, etc., e na pior das hipoteses, INIMIZADES POLITICAS no seio dos partidos politicos africanos. Vejamos um simples exemplo que nós os africanos deveriamos copiar dos outros: Em 2004 (de 26 a 29 de Julho de 2004) durante a Convencção dos Democratas em Boston, Massachusetts - USA), o malogrado Senador Tedy Kennedy (projectou o Presidente Obama a ser o que hoje é no mundo) já previa que anos depois, o Senador Obama seria o Presidente dos USA. O indicativo partiu do discurso empolgante que o Senador Obama havia facultado a toda a massa militante do partido de J.F. Kennedy em Boston aquando da escolha do Senador John Kerry a canditado presidencial do Democratas em 2004. Durante a Convenção, o actual Presidente dos USA dissera que "América era uma, pois não existia América dos brancos, amarelos, azuis, negros, etc. Existe somente uma América a única e toda poderosa!" Em Africa, é o inverso. Logo e para se evitarem situações analogas, os nossos partidos políticos em África devem criar a cultura de criarmos (dentro dos nossos partidos políticos) os presidentes antes destes darem a vista a população para que se possam evitar situações abnormais. Se a UNITA fizesse isso, talvez o Dr. ABEL não teria criado a sua CASA em CASA da UNITA. Se a FNLA fizesse o mesmo, talvez não existiria dentro dela a tal clivagem política entre as duas alas hierárquicas. Para entendermos melhor, eu situaria os compatritotas no espaço e no tempo com um exemplo típico e actual nos USA: Nos USA, os democratas acreditam que o Presidente Obama será re-eleito em Novembro de 2012. Durante os anos 2004 - 2008 e 2008 - 2012 os democratas e os republicanos já estariam a preparar o futuro candidato democrata ou republicano a entrar na Casa Branca. Em 2016 e nos anos subsequentes, ambos os partidos já estão a labutar no presumivel candidato a concorrer as presidencias de 2016 na Casa Branca. O que o Dr. Abel decidiu poderá ter uns "pros" e uns "cons" no futuro. Mais é salutar para a Democracia!! VIVA ANGOLA!!!!! VIVA A PAZ!!!
PATY : VIVA O MPLA! VIVA.
Anónimo : Não importa se o Programa do Indivíduo é bom ou não, o que me importa é ver um novo Presidente em Angola. Estamos cansado toda hora a mesma comida.
Men VIP 212 (Angola): mas um pilar cai, agora o predio nao esta msm seguro, veremos ate esse predio vai aguentar entao.
Angola preocupado (Luandaprestaatenção@gmail.com): Meu amigo agora que coemçaste uma carreira de cantor a solo, quero ver a banda que vais carregar porque o problema que existia no teu partido e a banda que levam para o roudshow. lembra-te que o conserto e sobre projectos e não sobre fraudes por que esta musica de bumbos não queremos mais porque só causa discordia e beneficia os teus psdrinhos da America.
Emilio Guerra (Luanda): Well...está consumado!!! Que venham as eleições!!!
moni mambu (belgica): Convosco, Angola sera uma democracia verdadeira. Força ABEL , o povo angolano esta convosco.Boa sorte e vitoria certeza
Anónimo (USA - CHICAGO): Os Angolanos Genuínos estarão contigo; Conte com nosso Voto! Somos a maioria e com certeza irás ganhar.
TONKX : TANTO FAZ, QUANTOS SAÍRAM E QUANTOS ENTRARAM.
Anónimo : Nao ha democracia alguma, sem liberdade! Se ha gente critica num pais,isto seria "sinonimo"de desenvolvimento.Portanto a instruçao de um povo è fondamental.Ora,se realmente Angola è um pais democratico,por fazer os instruidos com experiencia nao so' dos paizes ocidentais,demostre a todos que significa governar um Pais.senhor presidente,que significa "reinar" 32 anos?Governar se caliar soa mal fica bem reinar assim tanto tempo?Sera que nao temos gente qualificada para mostrar uma outra experiencia e estilo de governaçao?Olhem todos vos como Angola se esta a tornar num Pais miseravel onde os valores estao cada vez mais deixados de canto!Se o lider Abel ja nao è da UNITA e è do MPLA ou mesmo um outro partido,porque nao tentar?Ou entao por uma vez,deixem a governaçao nas maos de uma Mulher,se caliar aquele Pais tera algum futuro melhor.Claro estes comentarios nao servem a nada porque ninguèm pretende mudar de mentalidade e nem è meu desejo,mas os q leem decifram.Nao fazemos uma revoluçao porque por minha parte nao quero mais derrame de sangue.Os 10anos de "paz" que nao estou a viver em Angola,acho que ainda nao sao suficientes para cubrir os tantos anos de guerra que me acompanharam na minha vida e de todos aqueles que ainda hoje lutam para conseguir o pao de cada dia. Por-se a mao na cabeça e pensar para o futuro dos vossos netos senhores governantes,acho que seria um verdadeiro investimento.paz e bem minha Angola,meu povo querido.Vossa filha!
patriota-malange : Wanga Wabo mpla esta noticia vai criar dor da cabeca no M este e o vosso fim um lider verdadeiro mona Ngola sem duvidas natural do Huambo!onde nasceu o JES?.. forca Abel daqui so para frente ate soltar o pais do neo-colonialismo em setembro VIVA o ABEL, VIVA A CASA..
Nzala ye divata : esta valeu estamos contigo forca ai em breve Setembro la estaremos para mudanca
Caluggy (Luanda): Boa tarde meu pessoal, espero que tudo corra bem do teu lado Abel, estou a espera do teu programa para ser avaliado, forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....Viva a democracia...Unita perdeu um grande líder, mais também um partido que muito regionalista é complicado se manter por lá...
vado (averamudanca@hotmail.com): antigamente o angolano nao tinha escolha em termo politico,, agora apareceu um homem serio um lider serio(ABEL)quem votar no mpla e porque nao gosta de mudanca chegou a hora que nos angolano temos k votar no abel chivucuvuco para angola comesar a dar o passo da mudanca o mpla esta antigo o mpla nao tem responsabilidade governamental
Verdadometro (Truth-o-Meter): Um passo positivo de um Homen Positivista. Uma solucao alternativa a ditadura de Samakuva. Sera' que os maninhos vao seguir o Abel na CASA? Coisa quente para o M e para os Galos ao mesmo tempo. acho que a alternativa ao M ou Galo esta a se formar aos poucos. precisamos de mais partidos como a CASA. Nota: 8
calu (luanda): oi malange, não t5e esqueças que este muadie quiz SOMALIZAR Angola!
Anónimo : forca ABEL TCHIVUKUVUKU boa sorte mano encosta MPLA na parede
Novo (L): onde esta o discurso completo?
Malange : Ja era tempo agora que o mpla vai para rua desta ves o mpla nao ganha as eleicoes o Abel sera o Presidente eleito em setembro sem duvidas este homen tem toda qualidade de governar o pais Ngola todos nos sabemos onde ele nasceu o neo-colonialismo esta no fim... may god bless you bro! boa sorte.
Grand Boss : Abel vamos mbora, desta vez é somalizar o MPLA que estragou o Pais.
Katete (Ngila): Caro compatriota Chivukuvuku, você tem que divulgar rapidamente as sua intensões politicas, qual é o seu projeto politico para o povo angolano? Não conte somente com os Mídias angolanos para divulgar o seu projeto. Facebook, Tweeter e outros meios sociais estão disponíveis para divulgares o seu projeto no mundo inteiro. Quanto mais sedo for a divulgação melhor será para lutar contra especulações e falsas informações de outros partidos.
kapulenhoco : :Caixapreta, da mesmo p'ar ver que es mesmo uma mumia, porque se soubeces o que quer dizer cwactha não utilizarias esta pequena palavra para diminuir quem é grande e valente como o ABEL. Investiga para saberes o que significa mano! Até já.
fofoqueiro (plateia): Isto é democracia!
Com consciência : Quem ganha com isso somos nós angolanos.
angolano (Angola): ...por outro lado crie uma página no facebook ou tweeter para divulgar o seu projeto aos angolanos na diáspora. Muito obrigado!
boladona (liro): isso está mesmo de patas pro ar! já não és da UNITA agora em que partido vais de meter? o MPLA ganha juízo, o que faz isso é o povo angolano ser pacifico com gente como tu! comeste o dinheiro dos filhos do seu antigo líder( savimbi)agora estas a largar o partido! podes crer o os seu lider a está hora deve estar a rebolar no caixão pronto para te vir apertar no pescoço cão!
Miguel (Uk): Gostei muito da tua desicao, ja era tempo vc ainda seras presidente de angola, eu acredito em vc e estou pronto para trabalhar contigo
CAIXAPRETA (caixao): Já não é da Unita, mais sempre CWACTHA
katete (ngila): Bom dia caros compatriotas, Este artigo é muito magro, acho que vocês deveriam falar um pouco mais deste grande homem e cidadão, que espero que irá mudar um pouco o nosso clima politico que por vezes é um pouco monótono e precisa de sangue novo. Portanto caro compatriota Abel Chivukuvuku, desejo-lhe muito boa sorte e muito êxito no seu novo projeto que espero seja bom para o povo angolano em primeiro lugar!