Nelson J. Baptista (nelsonbatista@nb.com): é necesario i obrigatori que o Pais tenha em suas mao Pessoas bem FORMADAS com u nosso ensino nao é possivel de maneiras nenhuma termos pessoas completamente formada, e com essa inicitiva da sonangol ja pode se dizer k teremos bom pessore s e nao so no nosso pais, necessario E é a obrigacao do governo em criar mecanismos, incentivos e infrastruturas p'ra relancar-mos a educacao p‘ra todos; o nosso sistema de ensino precisa de reformas muito serias; primeiro devemos construir mais escolas superiores, porque se ve que a mais alunos que salas de aulas. E que essas escolas nao sejam somente construidas em Luanda, porque nos nao queremos apenas desenvolver Luanda mas sim Angola toda. Recrutar professores qualificados que sejam nacionas ou estrangeiros com experiencia comprovada de ensino e que sejam bem pagos. Criar laboratories no pais p'ra exploracao cientifica p'ra os estudantes quando estiverem na derradeira das suas carreiras.
Augusto D. Saculanda (Huambo): Olá muito bom dia,sou Augusto e tenho 18 anos de idade,escrevo apartir da província do Huambo,vim mui respeitosamente a solicitar a vossa excelência que se digne a fornecer uma bolsa interna. Sou aluno pré-universitário da área de Ciências Físicas e Biologicas. Estou a frequentar o ultimo ano deste curso.Para mais detalhes: 94343154
Josefina Quimino (sandraquimino@hotmail.com): sou estudante de curso de petroquímica estou a fazer o ultimo ano do ensino medio gostaria de concorrer uma bolsa pra da continuidade do meu curso meu numero 93245646
Mateus Jacinto (edilsonadiking94@gmail.com): Olá muito bom dia, eu Mateus Jacinto, vim mui respeitosamente a solicitar a vossa excelência que se digne a fornecer uma bolsa externa. Sou aluno pré-universitário da área de Construção Civil e Arquitetur. Para mais informações: 932606458.
fatima cardoso (fatnazare@hotmail.com): fatima (venezuela) senhores responsables por esta oportunidad amin seria un orgulho y uma excelente oportunidad poder fazer o meu mestrado de ingenieria en refinacao y petroquimica nos estados unidos estou terminando a minha licenciatura en venezuela y culmino al final do ano q vem peco xta oportunidad porq en realida necesito muito primero pela minha familia para irgulharem-se de min y poder ajudalos ja q casi no tengo recurso para seguir estudando y 2 sera un honor muy grande servir o meu pais neste ramo porq sempre acreditei q nos angolanos tendremos capacidad para refinar nuestro proprio petroleo xtou aqui oela embajada de ve nezuela en angola y estudo numa universidad publica ser ingeniera y proficional siempre fue un sonho meu y de minha mae lutadora aquem devo todo merito Agredeco ajuda de vossa parte. avante con ese projecto estan realizando sonhos y transfornando vidas
Mauro Zuco (Mauro Zuco@hotmail.com): Boa iniciativa destas oportunidades a serem feitas sobre tudo aos jovens ANGOLANOS agradesso muito do fondo do meu coracao i spero q mi dessem tambem uma ouportunidade terminei o ensino medio a dois anos atrais no Instituto Medio IDUSTRIAL SIMIONE MUCUNE no Curso de Eletronica Industrial e Automacao ogrigado 934612588 essi e o meunomero
carlos Lucas (carloslucaskalili@gmail.com): bom dia sou o Carlos Lucas tenho 26 anos de idade e gostaria muito e poder contribuir para a vossa e nossa empresa,terminei o ensino médio em 2009 e ate agora não consigo dar sequência aos mesmo gostaria que mi ajudassem com emprego ou uma bolsa!
carlos Lucas (carloslucaskalili@gmail.com): ola bom dia,tarde,ou noite sou Carlos Lucas e gostaria muito de poder contribuir pela vossa e nossa empresa conclui o ensino médio em 2009 e não consigo dar sequência aos meus estudos agradecia muito a vossa ajuda!
Joana André (viana km14): É muito bom quando existe iniciativa de aumentar os quadros em angola já que o nosso pais não tem quadro ou seja pessoas competentes em angola. Agora cabe aos patrocinadores cumprirem com a sua parte falo de estudantes que vão concorrer para a bolça externa, longe da família é pior ainda quando nos sentimos abandonados.
jessica rodrigues (jarodrigues 161@gmail.com): eu preciso muito
carmelindo ngola (carmelindongola@gmai.com): (Carmelindo) gostaria de fazer parte desse grupo
isaias nunes (isaiasnunes82@yahoo.com): sou o isaias ablberto nunes, estou a fazer o ultimo ano no instituto normal de educacao-MARISTA, gostaria de concorrer para as bolsas de estudo externa da sonangol
SIMÃO VAZ (923480845): EXIMADOS EXCELENTISSIMOS SENHORES VENHO POR ESTE MEI PEDIR A VOSSA AJUDA PARA UMA BOLSA DE ESTUDO EXTERNA PARA O CURSO DE IMFORMATICA OU TECNOLOGIA EU PESSO DE CORAÇÃO SEJAM GRATOS E UM SONHO SER FORMADO EM VOÇOS SERVIÇOS OBS-OBRIGADO PELA AUDIENCIA
Elisandro Francisco (elisandropimenta11@live.com.pt): saudações, sou o Elisandro Francisco Joaquim vivo na província de Kuanza Norte queria dizer que admiro muito a boa compreensão da vossa mas peço que olhem prá a minha província tem muitos bons estudantes como estudo a 10ªClasse na Escola Eiffel curso ciencias fisicas e biologicas e me esforço muito porque o meu sonho é de obter ganhar uma bolsa de estudo e estudar no exterior e assim contribuir para o desenvolvimento do meu amado pais e espero que um dia olhem prá nós e que o meu sonho se torne realidade
Domingas Salvador Luciano (nhinhistar@hotmail.com (Angola-Luanada0): sou estudante do ramo de engenharia estou no ultimo ano do ensino médio do curso de energia de instalações eléctrica e também gostaria de ganhar uma bolsa de estudo
Linea Mónica dos Santos Balada (lineamonica@hotmail.com): Eu sou Linea Mónica dos Santos Balada tenho 1 anos de idade... Venho de uma familia humilde, pretendo ganhar um bolsa de estudos para o exterior, me formar na aria de economia para ajudar no desemvolvimento do nosso país e melhorar as minhas condiçoës de vida. Espero brevemente uma resposta e quero muito ser escolhida. Obrigada
Ambrósio M. Cosme (ambrocosme@hotmail.com): saudações. gostaria de pedir a equipe directiva da sonangol olhasse cada tanbem a provincia do Huambo, em termo de bolsas de estudos interna ou externa, visto que é a segunda provincia com numero elevado de cursos de Engenharia e Sem oportunidades...
joel banda (joelbanda1@hotmail.com): Gostaria que a sonangol desse mais bolsas de estudo tanto externas como internas,e que desse todos os anos,e os candidatos para tal devem fazer testes de acordo com o curso,como e feita na universidade Agostinho neto,e os candidatos devem ter uma certa idade ,para não dificultarem a admissão aos mais jovens
Jose Francisco Nsanda (sandafrancisco123@gmail.com): Sera? que todos os angolano que tem medio feito tem condiçoes finançeira pra se candidatar-se ao ensino superior.Sera?que os elementos que tem medio feito nao sao capas de nada em termo de capassidade intelectual.Todos nos temos um sonho na vida medio feito,e dar continuidade os nossos estudo pra irmos alem mas por falta de patrocinio financeiro
leo macaia (leony-macaia@hotmail.com): olá tenho 18 anos de idade, vivo em cabinda,terminei o ensinio médio em 2011 em cabinda curso ciencias físicas biológicas,gostaria que dessem-me uma oportunidade de bolsa de estudo na sonangol,os meus comprimentos.
Afonso Pedro Bige (afonbige@hotmail.com): OLa, é bem notório que o desenvolvimento dos países tem se dado na base da formação de quadros e acredito que Angola não foge a regra. Eu sou estudante de Direito no Brasil e pretendo fazer o Mestrado para que possa contribuir no desenvolvimento do meu(nosso) país. E de grande importância esta oportunidade que a empresa Sonangol está dando aos jovens.Por isso, venho a este meio pedir uma bolsa de estudo a fim de terminar o meu curso e voltar para Angola a fim de contribuir no desenvolvimento do país
edinho paciencia cadi (edcadii@hotmail.com): ola eu sou estudante do 2º ano do curso superior de geologia da faculdade de ciencias da universidade agostinho neto.ja há um tempo tenho estado a acompanhar os trabalhos que a sonangol tem feito sobretudo naquela que é agora a grande aposta para a sonangol, o pre-sal. paises como o brasil já estão a estão a pesquisar e produzir em pre sal e penso que a sonangol já pensa em tambem comessar a produzir nesta area, o brazil passou longos anos de estudos para chegar onde chegou hoje e, nesta conformidade de ideia a sonangol não vai fugir da regra, se realmente queremos atingir elevados patamares nesses trabalho temos que invistir na formação. é nesta ordem de ideias que venho por este meio pedir a sonangol uma bolsa de estudos quer interna ou externa para que eu possa contribuir para o desenvolvimento do pais. espero deferimento,o brigado.
Jorge bumba (Bumba@live.com.pt): (USA) Gostaria que a sonangol oferece mas opurtunidades para bola...
rita : gostaria muito q a sonangol desse novas oportunidades de bolsas de estudo no ano de 2012
Anónimo (alvescane@hotmail.com Luanda): ola! sou estudante do curso de Recursos naturais e Ambiente, 3º ano, e gostaria muito que a sonalgol me concedece uma bolsa de estudo. quero muito fazer a minha formação no exterior. obrigada
yolanda massala domingos quihonda (yolandarara@hotmail.com (luanda)): E de agradecer adeus pela oportunidade que a empresa da sonangol esta a dar pela juventude angola,eu quero tanto ganhar uma bolsa de estuda na ária de contabilidade,porque os meus pais não tem condições de pagar aminha os meus estudo, ta mesmo muito difícil,agradeceria se mi derem esta oportunidade.
antonia videira (antoniamacedo2hotmail.com): gostava de ter uma bolsa de estudo, vivo em lisboa e gostava de ir trabalhar para angola depois de um curso superior mas naotenho meios para tirar uma formação superior.
Chiló (membo.2010@hotmail.com): olá chamome Chiló,sou angolana e estou no Brasil cursando o ensino superior de Administração de Empresas e o meu sonho é fazer medicina,mas por falta de dinheiro não consigo realizar este sonho gostaria de saber se a Sonangol pode me ajudar.Obrigada.
andrade antonio cuvula (andrade1943@hotmail.com): andrade a. cuvula gostaria que a sonangol recrutase os estudantes apartir das universidades, comesando pela publicas pois nao é facil engresar nela e depóis pelas pivadas.sonangol empresas dos angolanios porque todos sonhão trabalhar assim como eu e outros ermãos.
baia (primaleica@hotmail.com): tenho 20 anos a 3 anos estou a tentar uma bolsa pela sonangol,meus pais nao tenhem possiblidades de me finaciarem meus estudos,por isso pesso essa oportunidade ajudem-me por favor,estou a necessitar de uma formação... obrigada
José Domingos Africano Vemba (jose_vemba@yahoo.com.br): Ao departamento de bolsas de estudo da sonangol- Luanda. Excelências, recebam desde já as minhas cordiais saudações. Eu sou um jovem angolano de 28 anos de idade, terminei o ensino médio em 2005 e desde aquela altura comecei a lutar para ingressar a universidade, esforços estes que foram infrutíferos. Em 2008 conheci um senhor que disponibilizou-se em ajudar-me a ingressar na universidade, eu aceitei e em 2009 inscreveu-me na universidade lusíadas de luanda no curso de arquitectura para o ano propedêutico Estudei o ano todo de 2009 e graças a Deus tive êxitos e consegui aprovar, mas este ano o quadro inverteu-se e a minha ajuda simplesmente deixou de existir e infelizmente não pude continuar a estudar este ano. A minha mãe, com quem vivo, é empregada domestica e não pode pagar a minha universidade. eu não consigo arranjar um emprego porque estou numa cadeira de rodas e não tenho formação suficiente, razão pela qual escrevo a vossa excelência pedindo encarecidamente a oportunidade de receber uma bolsa de estudo para que possa me formar para minha felicidade e de minha mãe que tanto sonha ter ao menos um filho formado. Sem mais de momento, despeço-me esperando por uma resposta vossa. Por favor me ajudem
ADILSON ACACIO FLORINDO CAPUNGE (adilson_fc@hotmail.com): Olá! Sou do Huambo E Já Conclui O Ensino Médio de tecnico de informatica. Também estou nessecitando de ajuda financeira e por isso venho por esta pedir a Sonangol que me Ajudem... Estou pedindo a essa maravilhosa empresa que nos ajudem, nós que temos vontade de continuar os Estudos... que deêm-nos mais oportunidades e mais vaga como estas para o crescimento do Pais e da Sociedade Angolana... Estou grato como membro desta nação sofredora e carente pela atitude e disposição que a empresa Sonangol tem oferecido para Nós!... Que não parem por aqui, e que Deus vos Abençoe...
Odilia Tomás Gongoyavo (odiliatoas@hotmail.com): sou a Odilia Tomás Gongoyavo, estudo na faculdade de economia do Huambo, estou a fazer o 2º ano e gostaria que a sonangol me concedece uma bolsa para terminar com os meus estudos porque os meus pais não têm possibilidades e até de tantas dificuldades ja pensei em desistir. mas venho solicitar-vos por intermedio deste. aguardo uma resposta vossa
Alegriano Baptista Paulo (lele5-@hotmail.com): Eu sou o alegriano baptista paulo, mas conhecido por lelé, tenho 22 anos de idade vivo na vila do Gamek, propriamente no bairro do Morro Bento, provincia de 8Luanda. Sou estudante Universitario da Universidade Independente de Angola ( UNIA ) do curso de electronica. Também gostaria de um dia ganha uma bolsa de estudo para o exterior de Angola, pneste momento nâo importa se ela for da Sonangol ot duma outra companinha. O mas importante é ter uma bolsa para facilitar os meus estudos. Sou jovem e tenho 22 anos de idade, ando a traz de um emprego ante hoje nâo consegui. Nâo vou me desesperar porque acredito no criador do Mundo o todo poderoso Reis dos Reis. Amém glora a Deus. o meu contacto é 924574500 lelé. Fui que Deus me ajude.
Hamilton Sebastião da Silva Bento (hamiltonmt2010@hotmail.com): Eu preciso de concorer a uma bolsa de estudos para terminar o meu curso superior porque só orfão de pai e mae estou mesmo a necessitar desta oportunidade de vida preciso fazer o 4ºano de Gestão de Empresas na Universidade Luísiada de Angola
Manuel Teixeira Pedro (leeyor2009mtp@yahoo.com.br): é de louvar esta iniciativa da sonangol uma vez que estão a pensar no geral de todos angolanos eu como angolano estou muito contente por esta noticia porque é muito bom de saber uma empresa como a sonagol esta apoiar angolanos nas suas formações uma vez que este mesmo depois de concluir os seus cursos podem ainda trabalhar para a mesma empresa por é de dizer que continuem com este trabalho por o nosso país precisa muito " por o meu caso eu não consigo de ingressar numa universidade angolana por falta de meio já com essa bolsa se eu concorro e ganho é muito valioso para mim e o país por ser angolano". »Manuel Teixeira Pedro«
deusa (sandrafofa@hotmail.com(luanda)): ola ,e uma boa iniciativa gostaria muito de me candidatar a esta bolsa mais para o curso de medicina. espero que eu tenha a mesma sorte que os ouros bolseiro teveram
Martins (martinspedrog@yahoo.com): ola,sou martins da provincia do zaire ja conclui o ensino medio,e preciso de frequentar o ensino superior .agradecia muito se eu ganhar uma bolsa de estudo externa dado pela sonangol
Márcio (ambaerlleny@live.com.pt): Olá! Sou de Benguela E Já Conclui O Ensino Médio. Também estou nessecitando de ajuda financeira e por isso venho por esta pedir a Sonangol que me Ajudem... Estou pedindo a essa maravilhosa empresa que nos ajudem, nós que temos vontade de continuar os Estudos... que deêm-nos mais oportunidades e mais vaga como estas para o crescimento do Pais e da Sociedade Angolana... Estou grato como membro desta nação sofredora e carente pela atitude e disposição que a empresa Sonangol tem oferecido para Nós!... Que não parem por aqui, e que Deus vos Abençoe...
neusa (rodrigues_neusa@ymail.com): Ola gostaria muito de adquirir uma bolsa externa,ja tenho o medio concluido mas preciso de mas informacoes para estar melhor esclarecida dos vossos serviços.
nara cid (nzcb_cid@hotmail.com): eu quero saber como fasso para me candidatar para uma bolsa de estudo, acabei o curso medio de quimica e estou agora no 1ºano a cursar geologia na faucudade de ciencia, agradeceria se me mandassem esta informação.
Nahary Dos Santos (palancagostosa@hotmail.com): oi!gostaria de saber como consguir uma bolsa de estudo.terminei o ensino medio de letras com matematica em moçambique!!!
Alberto S. Diogo (btchinhodiogo014@hotmail.com): Ola! eu sou tecnico medio no ramo de biologia e quimica, e estou a continuar os meus estudos na vizinha Republica da namibia na International university of mamnagement(IUM)no ramo de business information system. Gostaria de saber o que posso fazer para ter uma bolsa de estudos.
Benjamin (benjamin.domingos@hotmail.com africa do sul): gostaria de sabe o q eu posso fazer para ter um bolsa de estudo em I.T
Domingos Nzamba (litonzamba@yahoo.com.br): tenho o ensino medio completo, fiz o curso de robotica maritima no Brasil.Seria um grande previlegio ganhar a bolsa de estudo da Sonangol para contribuir no desenvolvimento de Angola.
JOSE EDUARDO AFONSO (ZEJOTAX@HOTMAIL.COM): E MUITO BOM A SONANGOL DAR BOLSA DE ESTUDO EU TAMBÉM PRECISSO BOLSA EU MORO NO BRASIL QUERO MTO ESSA BOLSA POR FAVOR GENTE OBRIGADO PELA COMPREESÃO!
j.martins (josuecsmartins@gmail.com): africa do sul esta ser dificil pegar bolsa.aqui na africa do sul nos tentamos mais nuca respondem....mais muitos vem aqui com bolsas novas.e estao a reprovar dam chance a quem merece
j.martins (africa do sul): esta ser dificil pegar bolsa.aqui na africa do sul nos tentamos mais nuca respondem....mais muitos vem aqui com bolsas novas.e estao a reprovar dam chance a quem merece.
claudia (claudiasaraiva06@hotmail.com): eu to aqui no brasil a um ano e cinco meses eu vim sem bolssa de estuda so estudante da universidade federal do rio grande do sul, e passo por muitas dificuldade, aqui mas eu fui pra angola de ferias fui ao inabe pedir bolssa disseram-me que eu nao posso ter bolssa de estudo por estar ja aqui a um ano,eu tambem quero saber se tem como eu concorrer a bolssa de estudo da sonangol e tudo aguardo e resposta....
Ana Carina Cohen (katyusca01@hotmail.com): olá já terminei o médio a 3 anos e n consigo entrar em nenhuma faculdade pública, por favor eu necessito mt de uma das vossas bolsas internas ou externas para economia ou pode até memo ser relacionado com petróleos, mas o que eu quero é estudar. sem outro assunto e com os devidos cumprimentos... Ana Cohen
Erivaldo Ferreira (erivaldo.edilazio@hotmail.com): ola eu sou o erivaldo falo apartir de benguela e gostaria de ganhar uma bolsa de estudo externa dada pela vossa empresa eu só um otmo aluno não vou voz desepcionar lá no estrangeiro quero muito lá estudar como posso fazer para ganhar a bolsa.obrigado aguardo resposta
julia saraiva (lumivania@hotmail.com): eu adoro todos os trabalhadores da sonangol ,sao pessoas com muita dedicaçao,gostaria de poder ganhar uma bolsa de estudos para fora do pais(ANGOLA)poder me formar e ser alguem um dia e poder ser trabalhadora da sonangol,conclui medio na escola alpega etesal e pretendo seguir gestao e administraçao de empresas,agora estou disposta a qualquer oportunidade para a minha formaçao como bolsa de estudos,tenho 17 anos de idade.
Neemias Firmino Guimaraes Rodrigues (neemiasz@hotmail.fr): Eu sou estudante universitario estudo em Argelia estou a fazer o primeiro ano no sistema lmd que é licenciatura master e dotoramento mais gostaria de ser bolseiro da sonangol
madalena (madaleenyymateus@hotmail.com): Ola eu gostaria de saber quais sao os requisitos para obter bolsas de estudos da SONANGOL?
Gomes (Benguela ): ola... gostaria de saber o que e preciso para ganhar uma bolsa de estudo gratuita aqui no nosso pais... por favor aguardo uma resposta.
Anónimo (vandagenea@yahoo.com Luanda): eu terminei o curso medio de artes plasticas e gostaria imenso ganhar uma bolsa de estudo,para poder dar a continuidade.E tudo q mas desejo.
manuel kiony nzinga (kiony_12@hotmail.com ( brasil )): me encontro np exterior do país fazendo o curso de graduação em engenharia quimica estou necessitando ajuda como posso do processo de seleção para que então possa conccluir o meu curso de graduação.
Gwendoline Bretes (laybretes_14@hotmail.com- Luanda): ola, eu terminei o medio ja a 2 anos e ja venho a tentar entrar na faculdade publica, para fazer o curso dos meus sonhos e nao consigo! Estudo na universidade Jean Piaget, mas e mto caro sustentar. Queria poder saber se a Sonangol poderia me arranjar uma Bolsa para a faculdade publica de Portugal, ou Londres... Sem mais alguma coisa a dizer... Espero resposta
Joaquim Gomes (joaquimgomestoco@yahoo.com.br): SOU O JOAQUIM GOMES, FALO A PARTIR DA PROVÍNCIA DE CABINDA, GOSTARIA SABER COMO SE CANDIDATAR PARA UMA BOLSA DE ESTUDO NA SONANGOL, TERMINEI O MÉDIO NA OPÇÃO MAT/FÍSICA E PRECISO DE UMA OPORTUNIDADE.
abelsilva (abelsilva1991@hotmail.com(luanda)): eu tenho boas hablidades em informatica queria saber como devo concorrer para bolsa de estudo
JORGE ARTUR AVELINO CAMBINDA (LUANDA): Porque que a sonangol so tem vagas disponivel para o ensino superior e nao medio
lizandra lanappe (lizaslanappe@yahoo.com.br): sou moçambicana, estudo em portugal, gostaria de saber quais sao as possibilidades de concorrer a uma bolsa da sonangol?
Pedro (PedroMendes-advogado@hotmail.com): Sou estudante do curso de ciencias sociais em luanda, gostaria de saber quando vao realizar o proximo concurso publico para atribuiçao de bolsas de estudo,existe um elevado numero de jovem que pretendem continuar seus estudos, mais por falta de recursos financeiros nao conseguem entrar, é o meu caso.Quero q vosso programa continue porque o nosso país está ja na fase de desenvolvimento e devem investir mais em todos os ramos tais como:Direito, Medicina, Informatica, Electicidade, Economia etc.Por outro lado, tem alunos que ja terminaram seus estudos e afirmam que esses mesmo estudantes, passaram ou grandes dificuldades na diáspora, o que leva alguns estudantes a participar nas bolsas externas, apesar de ser uma oportunidade. O outro pormenor é ainda ademora que leva a selecção de candidatos, os alunos apresentam-se insatisfeitos o que provavelmente levou alguns a sairem com um trimestre em atraso.
Anónimo : para quem nao sabe os donos das bolsas isto é os admitidos nem se deram ao trabalho de ir fazer o raio do teste...
Nzady (Rangel): Deiem a alma limpa ao criador...!nosso povo não perdeu a esperança d fazer Angola crescer,msm dpois d 30 anos d sofrimento, ainda está apostado no crescimento do pais!Deiem vagas justas!
Situquana (dddddddhha@hotmail.com): ummm isso é fachada quem nao sabe ...!
Zindungu Buééé (Luanda): Para que tanta publicidade por nada!!!se OS CANDIDATOS QUE VÃO RECEBER AS BOLSAS JÁ SÃO CONHECIDOS E SELECCIONADOS.vejam só as provincias seleccionadas sobre as 18 provincias que o País tem,a provincia do Uige nem pensar!!!(está cheia de marburg)ninguem vai lá para fazer as provas.mais para as eleições vão esquecer do mortífero marburg e vão lá fazer a propaganda e buscar os votos que lhes interessam.POVO ANGOLANO ABRE MUITO BEM OS OLHOS NO ACTO DO VOTO."NO SECULO XXI AQUI EM PLENA CAPITAL AINDA ESTÃO A MONTAR CHAFARIS PARA O POVO,FINALMENTE EM QUE SECULO VIVEMOS 2ºestes dirigentes???"Fuiiii
daniel (brasil): porque em tudo que se faz ou se planeja em angola ,a provincia do luena fica sempre por ultimo?alias, não se fala em investimento nanhum para esta pobre provincia... eu aposto que se la estivesemos muito petroleo ou diamantes o ze du ja estaria de olho pra lá....pena!!!!!!!!
walter de jesus (walterlorenco@yahool.com.br): Sonangol è de lovar o que vosses tenhem feito na nossa formação.Somos atualmente jovens na esperança das vossas bolsas.
zangado (luanda): Porquê tanta publicidade eu acho que os meninos que vão já estão ecolhidos. Só estão a cumprir formalidades. uns estão a fazer os testes individuais só porque vão viajar mas então se tem dinheiro para viajar pode gastar para os estudos. Depois ainda vêm cá fora dizer,
BUES (RESPOSTA AO ANONINO): Se nao tem nada aver, tem aver sim com milhoes de diamantes estraidos pelas areas controladas pelo movimento do galo negro..-pregunto aonde anda as suas recetas?-sera que nao podem fazer capanha do mesmo jenero com esta tal receita?o mpla esta mostrar com que vendeu embora que seja o resto. e a unita?
Anónimo (BUES): O QUE E QUE A UNITA TEM A VER COM AS BOLSAS DA SONANGOL?
kwatchia (tina): he he, vucê e extranjera o que? sngl va meter quem quero e tudo;
Tina atlan : A sonangol hoje precisa de quadros capazes e bem formados pra enfrentar toda competitividade que hà no mercado international, por isso eu não acredito que vaya haver qualquer tipo de favores ou amiguismo. vamos positivar e esperar que os melhores ganhem.
Alvaro Chiteculo (Luanda): em vez de fazerem concurso, porque que não foram em todas escolas do Pais e escolher nos finalistas os melhores aproveitados! Talves não seria dor de cabeça p/ a SONANGOL
bigboss (uk): Nao mandam os filhos dos pobre na Cuba, Russa, URSS e os vossos na USA, Europa...Onde intornassem com visto de bebedeira. em londres e uma pouca vergonha coms fihos dos dirigente do Mpla. Isto tem seja bem dividido,nao-e no quem querro, no quem pode.Querremos qualidade nao-e quantidade.O Sonangola e dos Angolano mas nao-e do Mpla.
BUES : Agora é nessessario que a UNITA como opositora deia tambem bolsas de estudos nos angolanos da diapora sao mais de 13 mil,so assim consseguirao acompanhar a pedalada do velho vampiro.alhias a campanha vervorosa do sangue suga ja comessou.-13-mil candidato é muito voto.com quantos mil a unita comessara?
DULCE DE OLIVEIRA (LUANDA): CAROS CONPATRIOTAS! SOU UMA JOVEM DE 22 ANOS DE IDADE, TERMINEI O CURSO MÉDIO A 4 ANOS ATRAS, E DESDE ENTÃO TUDO NA MINHA VIDA ESTAGNOU-SE. PURA E SIMPLESMENTE PORQUE NÃO CONSIGO INGRESSO NUMA FACULDADE ESTATAL. SE TIVESSE QUE FAZER TANTAS LAMENTAÇÕES NÃO ACABARIA NUNCA. REALEMENTE SE ESTA ATITUDE DA SONANGOL FOR DE FACTO VERDADEIRA E SATISFATÓRIA, ENTÃO QUE SE FAÇA COMO A LEI MANDA. TAMBÉM SOU CDANDITATA A UMAS DESSAS VAGAS E BREVEMENTE FAREI O MEU TESTE, CONFIO NAS MINHAS CAPACIDADES, E ACREDITO QUE MUITOS JOVENS COMO EU TAMBÉM ACREDITAM. PORTANTO, QUE O APURAMENTO DESTES TESTES SEJAM FEITOS DA FORMA MAIS CLARA E OBJECTIVA E VENÇA O MELHOR. NÃO POR QUESTÕES DE CUNHA E OU PARENTESCO.PORQUE SE CONTINUARMOS ASSIM, UAÉ ANGOLA. DOU A MAIOR FORÇA A TODOS OS CANDIDATOS QUE SE INSCREVERAM, É SEMPRE MAIS UMA BATALHA, O IMPORTANTE É NÃO DESISTIR. SE NÃO FOR DESTA SERÁ DE OUTRA. NÃO DESILUDAM UM DIA LÁ CHEGAREMOS. COM MUITO CARINHO, QUE ``DEUS´´ NOS ABENÇOE
Comunista renovado ("Com o povo heroico generoso..."): Nao criticam so por criticar. A SNL 'e uma empresa de estatuto e renome internacional. Ela esta' competir com outras empresas petroliferas ao nivel de Africa, dai' a necessidade de accelerar a formacao de quadros adaptando a novas tecnologias. Como se diz no mundo moderno: "Renew or Die". Ha somente duas opcoes.
Bakongo Europeu (Concordo com da Holanda...... Dublin): Sinceramente se trata de uma farsa e meira publicidade do governo. 13.000 detras de uma vaga? Isto demostra a ma vida que o povo esta passando, nao acontece nos paises onde a economia é controlada e com salarios humanos, acredito e sabemos os que vao passar na segunda fase. Vergonha, mesmo parecendo animativo para muitos..... para nos se trata de uma burla. Triste e vergonha e sinto mais por meninas que terao que sacrificar-se para conseguir uma vaga, os caras que estao na mesa da eleicao dos mesmos irao fazer grana para depois comprarem carros e casas, a gasosa sera de 5000 usd ou ate mais. O bakongo europeu sempre fala verdade.
Da holanda : Caros irmaos, nao se deixem levar por campanhas eleitorais baratas... Isto e campanha eleitoral... Da Holanda.
Asterix (Angola): Accao lovavel, u passo a ser seguido por outras entidades gorvenamentais e, so assim este pais consegue vislumbrar um futuro risonho...Para frente Sonangol Para frente Angola.
NDEIXEM Á SONANGOL FAZER O SERVIÇO NOBRE AO PAÍS! (PORQUE SÓMOS ASSIM TÃO COMPLICADOS, PORQUE?): Compatriotas, Existem compatriotas no interior e exterior do país á criticarem a Sonangol porque? Ao meu ver, todos os compatriotas cépticos á respeito das bolsas da SONANGOL HOLDING deveriam congratularem se pela proeza, pois mesmo tendo o Ministerio da Educacção e o INABE (Instituto Nacional de Bolsas de Estudos) a Sonangol tem sido a empresa mãe que tem tido uma política de formação de quadros no interior e exterior do país exequível. Portanto, não vejo o porque muitos comentaristas estarem á criticar a petrolifera nacional angolana. Por outro lado, é imperativo aflorar vos (aos cépticos)que o conceito ou política de formaµção de quadros e global, pois existem empresas nacionais ou privadas aqui nos EUA (USA) que também fazem o mesmo. E isto acontece com todos os organismos estatatais e privados nos EUA (USA) que oferecem ""SCHOLARSHIPS"" (BOLSAS) aos estudantes americanos nos EUA. Inclusive alguns ramos da força militar americana também oferece bolsas internas e quiça externas aos nacionais que queiram por exemplo, dar os seus préstimos as forças armadas americanas. Portanto, o que a SONANGOL está a fazer em ANGOLA, faz se em paises desenvolvidos e não atropela em parte nenhuma os organismos estatais com poderes juridicos para estes fins, como propelou alguns comentaristas. Por outro lado, é imperativo aflorar vos igualmente que cada organismo ou ministerio tem um orçamento, e é apartir dela que se fazem os cálculos exequiveis para a formação dos seus trabalhadores, ou em casos especias destes jovens que serão selecionados para bolsas de estudo no interior e exterior do país. Em outras palavras, deixem a SONANGOL (que por sinal é uma empresa estatal do Governo do nosso MPLA) a fazer o serviço NOBRE a PÁTRIA de todos nós, pois formados ou não pela SONANGOL, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, SAÚDE, DEFESA, INABE, etc..., serão quadros angolanos formados para servirem o país no futuro, pois a ciencia, é um processo dinamico. Alguem contava um dia destes ter acesso a estas noticias ppor um ecran de computador? Pois, isto é resultado de formação!!! Ademais, concordo muito com alguns comentaristas de visão, que afloraram o facto da TAAG, ENDIAMA, PORTOS DE LUANDA, LOBITO, E CABINDA, MABOQUE, MBACASSI, CESAR E FILHOS, ETC..., a fazerem o mesmo ou á serem pressionados pela população angolana principalmente os jovens á fazer ou a seguir o exemplo da SONANGOL. Para finalizar, apenas agradeçer á nossa petrolifera, pois desta vez a escolha abrangiu não somente LUANDA (como era de hábito) mais também as outras provincias do pais tais como BENGUELA, HUILA, NAMIBE, etc, etc....! Espero que todas as 18 provincias de Angola sejam abrangidos no futuro, pois Angola não é somente Luanda. REPITO: Em vez de CRITICARMOS a SONANGOL, deveriamos ELOGIAR o esforço da Direccão dos Recursos Humanos, que por sinal é dirigido por um ex-bolseiro que estudou aqui nos EUA (USA), em Michigan, sabiam desta????????????. Não é lindo, depois de seres formado no exterior, ou interior ocuparmos um cargo de chefia numa empresa seja de que índole for?? Porque criticarmos, porque????? Deixemos de criticas SUBJECTIVAS!! College Student, United States of America.
VOZ DE MOSCOVO (Angolanos Unidos): bonita accao, mas pouco produtiva porque muitos que terminam os seus estudos vao trabalhar para o exterior, para as empresasprivadas em Angola e outros nao encontram emprego. 20 mil bolseiro para sustentar nao e um encargo financeiro insignificante. Este dinheiro poderia ser utilizado para outras tarefas como: - criar um protocolo com a universidade Agostinho Neto para reciclagem ou superacao dos seus professore; - apetrechar as clinicas ou hospitais estatais de aparelhos clinicos indispensaveis que estao absoletos ou reciclar medicos. - criar casas de rapazes e meninas para esturem, praticarem desporto, formar canalizadores, pedreiro, pintores, escultores, costureiras, mecanicos, condutores, cozinheiros - dar uma formacao basica. ESTA SERIA UMA FORMA DE DIGNIFICAR ANGOLA PORQUE REDUZIRIA-SE A POBREZA NAS DAS NOSSAS CIDADES.
Anónimo : A universidade nao se mostrou incapaz das listas de espera, mas da falta de condiçoes nas diversidades áres. Também é de salintar as bolsas sao o único ponto de lance que no mínimo a estabilidade profissional do aluno no país,ou nao?...
do E15 (sumbe9@hotmail.com): essas bolsas ja tenhen donos.o ministerio dos antigos combatentes da bolsas pra argelia e nenhum bolseiro deste ministerio é filho d um antigo aconbatente vejeao so.maus nhao vao nessas
Inez Africano (iafricano@hotmail.com): Boa notícia, esta de concessao de bolsa de estudos aos nossos jovens. É na verdade um bom gesto do nosso governo. Temos que dizer a verdade e congratular o governo MPLA quando faz bem. Nao estamos vocacionados so a criticar e, quando criticamos, o devemos fazer de forma positiva afim de encorajar mudança para o melhor. Now, tendo dito isto, à mim, me falta saber porquê que o nosso governo, já que se trata de um governo central ou centralizado, isto é, nao existe poder deliberativo, financeiro ou outro no governo das províncias, como é o caso de governos descentralizdos de tipo federal e outros, onde um governo de uma província ou Estado Federal tem poderes e fundos para fazer planos de desenvolvimento seja educacional, social, de infrastrutras etc. Minha pergunta aos homens e mulheres com poder deliberativo é: Sendo que os USD$ 10-milioes estao a ser distribuidos a mais de 13 mil estudantes, dos quais 9 mil sao estudantes de Luanda, será este um quadro ideal para um desenvolvimento equilibrado do nosso querido país que sempre cantamos ser de Cabinda ao Cunene? Nao será, esta a causa da demasiada concentraçao de bens e recursos em Luanda e um total vazio nas províncias? É norma ver-se estudantes bolseiros nos Estados Unidos e Europa que so vêm de um ponto do país--Luanda. Dos collegas que vemos nos diversos Estados dos Estados unidos e em varios países da Europa, é raro ver-se um estudante do Kuando Cubango, do Cunene, da Huila, de Benguela, Da Lunda Norte, do Moxico, do Bié,de Cabinda,etc....Nao seré verdade que se ouvesse um metodo de distribuiçao basiado como que num certo "Afirmative Action" a partir das escolas de fim do ensino liceal em cada proncia, incluindo a de Luanda, ainda que a maioria de bolseiros fosse da cidade capital por razoes obvias da concentraçao populacional que se deveu as deslocaçoes do tempo da guerra; e à uma maior concentraçao consequente de escolas na capital; dizia, ainda assim as províncias todas terias uma mais justa representaçao no cômputo final da arena acadêmica nacional e nao um quadro "lopsided" desliquilibrado. Para tanto, deveria de haver um grande e especifico incentivo aos quadros para trabalharem nas províncias que neste momento estao feitas de verdadeiros campos de concentraçao nazis, sem estradas, sem transportes aérios regulares, sem caminhos de ferro funcionais, sem empregos, sem nada.
thereza vançan (comercialspthereza@hotmail.com): Tem certas coisas que não aceito e me faz muito mal só em pensar que, Angola é um País riquissimo em minério, diamantes etc, porque essa míseria? porque nossos jovens teem que sair do seu Pais para estudar ou mesmo trabalhar em terras desconhecidas??? sendo Angola um País riquissimo... acho que os governantes deveriam sim, investir nos estudos dar condições melhores de vida aos nossos jovens. È pena vermos os jovens partir e talvez nunca mais voltar a sua terra natal.
Xavier da Rosa Morais (morajavy@hotmail.com): Publicidade Marting,para atingir os benificios dos larapios do MPLA ,espero que esta juventude não se deixe enganar pelos abutres,tanta gente sem emprego e vêm cá com publicidade.....o que voces fazem ,com os homens que defenderam os vossos interesses,para voces encherem os bolsos ,e hoje andam a diambular sem pernas nas ruas de Luanda? Estes voces ja os esqueceram,sera que haverá bolsas para eles tambem?
sony t (england): .....corrida a bolsas de estudo??!! vai la picar o dedo no olho de um cego.......estas bolsas ja tenhen os seus donos,coitados dos manos na banda.
Anónimo (caldas da rainha): Estou de acordo com tal decisão de atribuição de bolsas por esta e mais organizações (com o peso e estruturas financeiras de tal calibre), afinal tais empresas também têm obrigações sociais. Com a "simples" alteração, de ser destinada para um grupo de alunos mais restrito, ou seja, os cinco,senão, os dez melhores alunos que obtiveram médias mais altas, durante os anos de frequências do curso, de todos os institutos médios e escolas pré-universitário do país, serem submetidos a exame para a atribuição de tão merecida bolsa de estudo. Evitando assim falsas expectactivas aos mais de dez mil candidatos. Premiando com mérito o "esforço e dedicação continuado" enquanto frequentaram o curso. Até breve!
tchipoque (London): A Sonangol deveria é se preocupar em distribuir combustivel pelo país fora. Existe no Direito das Sociedades Comerciais e no direito administrativo empresarial, um principio que é o da especificação. As empresas devem cumprir com os fins e objecto para o qual foram criados, a Sonangol a muito que tem se furtado a isto. Por isto se existe um Instituito Nacional para as Bolsas porque a Sonangol fazer este espetaculo? A Sonangol faz concorrencia, a TAAg, a ENSA, a Endiama, A BCA, As Clinicas Privadas, sendo uma empresa publica, e que se diz ser bem estruturada e organizada deveria dar o exemplo dando aos angolanos combustivel qué o que nos tem faltado por demasia.
Filho de lavadeira (Luanda): Os filhos dos dirigentes não precisam de bolsas. A iniciativa é boa, deixemo-nos dos negativismos. Quanto mais publicidade maior será a transparencia.
celso vicente (capre681@hotmail.com): Corrida a bolsas de estudo!... Eu acho no meu ponto de vista uma instituição como a sonangol poderia anunçiar bolsas de cursos que pretedem,com a crise q asola a juventude um anunçia pra desses logico cria uma multidão.A sonangol deveria publicar o anunçia nos que precisam e tem q ser mas realista.
kkk zombo (london): boa idea,sugera a sonangol faze isso nao so no ramo do petroleo mais na medecina onde temos carrencia dos medicos; cuba e um bom pais mundo na medecine seja os ingles custumar ir fazer tratamento la para nao ignorar com os cubanos aventureiro que estava no tempo que fomos comunistas e depois e mais barato os estudo la cuba
Malangino : Os lugares desta bolsa de estudos já estão preenchidos. Tudo isso será para os filhos dos Srs Ministros.
UYI : BOA INICIATIVA, FALTA SABER COMO SERA A SELECÇÂO DOS CANDIDATOS. sERA COM CRITERIOS OBJETIVOS OU SUJETIVOS ?
Jose Kinkela (kinkelapuniv@yahoo.com): A iniciativa e boa e louvavel. Esperemos que a selecao seja imparcial. Queremos jovens que serao bem aplicados academicamente e que terminarao os cursos em 6 anos no maximo apos curso de lingua se forem encaminhados a um pais nao lusofono. Aos demais compatriotas, tenho o seguinte a dizer: Oferecamos critica construtiva,e sugestoes practicas. Quando a nossa critica e sempre destrutiva,e nao acompanhada de solucoes practicas, estamos a fazer deservico a patria. Houve e continua a haver grandes error administrativos por parte do governo, mas temos que saber que 80 a 90 porcento dos nossos dirigentes nao tinham nocao de administracao empresarial ou governamental a altura da independencia. Lembrem se que a vida e dinamica e a substituicao de geracoes e inevitavel. Nao devemos sempre criticar o governo por aquilo que nao faz, mas tambem devemos fazer uma autocritica n por aquilo que nao fazemos por nossa terra. O famoso presidente norte Americano J. F. Kennedy dissera,'it is not what your country can do for you, but what you can do for your country'- traducao-' Nao e o que o pais ou governo fara por vois, mas o que vois faraz para o vosso pais'. temos que ser visionariors, temos que ser persistentee e contrutivos. Um abraco a comunidade Angolana na diaspora e na banda
Ame mbapolo (italia/neapolis): Irmaos responsàveis da Sonangol na companhia dos do Mpla, as vossas palavras jà as conhecemos à 30 anos, sòis sempre os mesmos.Elas, as vossas palavras, foram sempre um "flatus vocis" do filosofo de quem jà nao me recordo o nome. Deixem sò os jovens, jà sao caquèticos no sofrimento. Toda essa geraçao nasceu na guerra, està a crescer na guerra, e acredito que vao todos morrer na guerra. Nao pretendo ser profeta. Que grande pecado estao a cometer. Olhem que chegarà aquele dia, que Aquele do qual todos, vòs e nòs,participamos por imitaçao, vai nos pedir contas, e contas nao poucas.Vejam là meus caros irmaos em Cristo. Eu nao cesso rezar por todos os angolanos, meus compatriotas,para que a paz que è um dom, unicamente, que vem do coraçao de Deus para ser comunicado aos coraçoes dos homens, possa reinar sempre.
thereza vançan (comercialspthereza@hotmail.com): Excelente, fico contente em saber que os jovens africanos estao concorrendo a bolsa de estudos. Sei de muitos angolanos espalhados pelo mundo estudando e estaão se dando bem. Afinal de contas não deveremos esquecer do nosso povo, um povo tão sofrido pela guerra e pela desigualdade. Avante Jovens Angolanos, mostrem ao mundo que são capazes. Estou com voces.
Thiago Willian (Brasil): O interessante é que para se ter um país de boa qualidade é necessario uma boa educaçao na qual os jovens estudantes serão a representaçao futura de seus respectivos países, e nao só esta indústria petrolifera como tambem mais industrias deveriam ter esta açao como um grande modelo a ser seguido por muitos outros interessados em ver o crescimento economico do país em expanção.
Bantu M. Katchipwi Sayla (algures no Brasil): Admira-me o exorbitante número de bolseiros. Dum lado, mostra a grande sede, fome e ância que os jovens angolanos têm de de combater o analfabetismo, rumo ao progresso; doutro lado vejo a incapacidade do Ministério da Educação, em gerir e assumir as suas responsabilidades, talvez por fracos recursos financeiros. Diante desta impotência do Governo e sede pelo cultimo que fazer? Tavez o melhor é estender a mão para quem possa pedindo a ajuda! Oxalá, não haja neste processo, a chamada porta de cavalo ou o famoso "nepotismo"! Não seja mais uma prática:"para o Inglês ver"!
MIGUEL MANUEL JOÃO (miguelmanuel01@yahoo.com.br): SENDO TAMBÉM UM DOS PARTICIPANTE DESTES TESTE,NÃO É FACIL ESTAR NUMA DESTAS CONCORRENCIA ESTUDANTIL MESMO SOBENDO QUE EM ANGOLA JA Á MUITOS JOVENS QUE TERMINARAM O ENSINO MEDIO,AS NOSSAS EMPRESAS DEVERIAM ASSOCIAR MAIS NESTA MODALIDADE DE BOLSAS PARA ALEVIAR O EXTRESE DE CADA CIDADÃO, PORQUE PARA UM PAIS SER DESENVOLVIDO TEM DE TER ESTUDANTES CAPACITADOS. NESTE ASSUNTO É DE RECONHECER QUE PARA UM PAÍS SER DESENVOLVIDO DEVE SE INVESTIR AOS ESTUDANTES PARA A SOCIEDADE. MG DESIGNER.
Comunista renovado ("Com o povo heroico generoso..."): Por favor parem com acusacoes e lamentacoes. O comboio esta arrancar. Quem quiser apanha-lo 'e tempo de embarcar. Jovens com capacidades nao estariam aqui escrever atoa lamentando, acusando o "M". Quando acertamos ninguem se lembra, quando falhamos ninguem se esquece. Quem ve fantasmas por todos os lados nao tem mente tranquila. This is a new beginning. Come and join us. We want to build a new country. The future is bright, The future is orange. Claro so para quem entende as coisas e com uma mente tranquila.
Anónimo : em tempo de campanha tudo vale ate mentir aos estudantes que pensam que vao para o exterior do pais Os filhos dos corruptos ja tem o lugar garantido para estudarem no exterior Os 65 que conseguirem terao bolsas internas ACORDEM
Don Corleone (por aí): Nascer pobre, é uma auténtica desgraça! mas, o mais importante, é ter fé...lutar! afinal, muito pouco Angolano de gema, nasceu rico..mas os actuais ricos, sao todos gente com alguma formaçao..jovens, nao percam a esperánça, lutem e lutem..se nao for desta, será a próxima! Criticarao as bolsas de Cuba,URSS,etc...mas, nao oferecem nenhuma alternativa..hoje, milhares de jovens formados nestes países estao a dar a sua contribuiçao! infelizmente, nôs, com a nossa africanisttis, atiramos pedras contra o nosso telhado...eu aconselho o governo, a mandar estes putos todos para Cuba! vao voltar médicos, engenheiros, etc...e se alguém acha que pode mandar-lhes para os EEUU, França,etc..pois que dé as bolsas...nao é só fazer propaganda:porque comunismo, porque bla,bla,blá e, os genuinos nao têm médicos! quem nao tem Cao, caça com Gato! Jovens para Cuba todos! depois de 5 anos, vais poder discutir de igual para igual com quem esteve nos states..mas se nao fores...vao te mandar calar a boca! a Técncia, a ciência é universal....
MPLA-PT : Caros Camaradas, Julgo ser melhor o Ministério da Educaçäo, passar para a tutela da Sonangol, é ridiculo do forma em que estes senhores tratäo as questoës do Governo. A verba que a Sonangol vai utilizar para sustentar estes bolceiros, deveria ser canalizada para o lugar certo que é Ministério da Educaçäo, a Sonangol näo esta vocacionada para este tipo de actividade, porqué a Sonangol a ocupar-se dos bolceiros, o que faz o Ministério da Educaçäo, Instituto Nacional de Bolsas?
Mano (Luanda): Mas estes fulanos sao mesmo diabolicos. Fustigam-nos ate ao ultimo suspiro la porque nao somos CRIOULOS, nao falamos como o CAMOES ate porque nem somos PORTUGUESES, eles nem falam as linguas da terra ou muito mal mesmo, nos nem sequer ASSIMILADOS fomos. Mas veem so a Lybia, a Arabia Saudita, OMAN,Koweit, etc...Os Paises sao dirigidos por filhos da terra e a felicidade maorra com todos. TIREM NOS ESTES FORASTEIROD antes que nos disimem. AMEM!!
Katchikukuvanda (Luanda): O que se passa? Os filhos deles já estão todos formados? Porquê razäo decidiram abrir as bolsas a concurso público? Para darem uma de transparentes? Só Desus sabe o quanto fomos humiliados na Sonangol à procura das ditas bolsas que só saíam por conveniência política e sanguínea, e agora que as eleições se avizinham querem dizer-nos! Bem não é bem assim, até que estamos a tentar ser transparente. Consegui entrar na fac. com meios próprios~. Angolanos abram o olho querem corromper-vos para votar neles!! Estes tipos nunca foram transparentes, mas sim precisam do vosso voto porque sabem que a juventude anda agastada com eles. Não aceitem!
Tingoshi (Lisboa): Sei que é de boa vontade que a Sonangol faz isso, ajudar os necessitados e deixar de oferecer Bolsas como sempre fez, mas se tivesse alguem mais inteligente faria diferente, já que cada vez mais os Angolanos estão a terminar o ensino medio e querem entrar para o superior a sonangol com os recursos que tem devia abrir uma universidade parceria com o governo seria uma semi privada, com custos mais baixos que as outras privadas e em vez de pagar bolseiros para as outras privadas lhes dá bolsas internas na propria universidade e sairia mais barato que pagar em outras e ainda podia ter alunos não bolseiros que ajudariam a suportar alguns custos da universidade... Espero que essa ideia chegue as autoridades competentes não só do governo como da Sonangol, e também podiam ter cursos superiores de petroleos porque não se admite um país como angola com tantos recursos petroliferos não ter nenhum curso superior de petroleos.
Anonimo (Estrangeiro): E de isentivar a ideia uma vez que parou se a oferta de bolsa por parte da SONANGOL, mas agora retomou a mesma ideia. Na minha opiniao pessoal eu digo que os Sr da SONANGOL devem ser justos para que nao haja mentiras, corrupcoes,os candidatos que consiguirem por merito proprio esses que sigam em frente nao importa onde dentro ou fora do pais queremos e que se formem quadros capazes para o desenvolvimento de Angola.Agradeco muito o apoio da Sonangol e acho que outra empresas do mesmo nivel deveriam tomar a mesma decisao.Passem bem irmaos Angolanos.Fui
JM (coqueiros (luanda)): parte destas vagas ja estao nos filhos dos dirigentes o resto vai pra os angolanos!!! triste... mto triste
Precisa-se, sim de testes (Precisamos de quadros bem formados): Sao bolsas para paises capitalistas. Nao sao bolsas comunistas onde ninguem reprova. O destino nao e' necessariamente Russia, nem pensar: Cuba. Testes sao indispensaveis no pais ondem os diplomas e certificados adquirem-se nos mercados tais como: Roque Santeito, etc...
Mario Goncalves (mariods19@hotmail.com): E de louvar a iniciativa da Sonangol na formacao de Angolanos para frequentarem os Cursos Superiores.O desenvolvimento do nosso Pais,baseia na formacao do homem ,para o garante da estbilidade em termos tecnicos e cientifica.Este e o grande segredo de qualquer nacao de ascencao com os olhos postos no futuro. Angola e de facto uma potencialidade em Africa,por isso e bem vinda esta iniciativa da Sonangol.O nosso Pais vive uma Paz absoluta.A Sonangol a ajudar o Governo no que concerne a Formacao de Quadros. E muito bonito e devemos apoiar todas estas iniciativas para o desenvolvimento do nosso Pais.Vimos tambem a participacao das Provincias e que torna mais nacional.O futuro e risonho e mesmo tempo seguro e promissor.( Mario Goncalves) Inglaterra.
Enoque Morais Manuel (Lubango): É realmente um sinal de desenvolvimento sócio-económico no que toca a bolsas de estudos para o exterior e interior do nosso País. Mas poderíamos pensar um pouco mais sobre a misquinha dessas bolsas, ou seja, fazermos uma introspecção mais lacónica sobre o assunto: Num País como este, rico de recursos naturais estes que fariam com que o povo angolano atracasse o ápice das suas pretensões. Um País de cerca de 13 milhões de habitantes para 200 vagas é uma pouca vergonha àqueles que contemplam a nossa realidade actual, isto porque já não estamos aglutinados num sono dogmático. Por esta razão, para que isto funcione é necessário uma autêntica restruturação dos Caixilhos obsoletos que também contribuem assazmente para a degradação social angolana para que haja um desenvolvimento mais harmonizado, aquele que nos dignificaria como povo que agora já não se encontra sob os escombros; Estamos fingindo como se não soubessemos de nada, mas pelo que parecer, muitos passarão pelo crivo destas e tomarão estes lugares pela hegemonia dos que estão no cimo das manchetes. Cogitemos um pouco mais para mostrar o quanto somos e podemos, como angolanos.
Mesmo assim falharam... : Boa iniciativa mas nao precisavam testes nem consultarias. Iriam e buscar os melhores alunos dos Institutos medios e mais nada. Ainda tenho duvidas pela forma de seleccao. Espertos do raio. Dao bolsas mais a Cabindas que ja lhes comemos muitos ou entregam o pais alheio porque somos incapacitados. Viva o meu conterra o Zito do Petro do Huambo...
Anónimo : Bem haja, Sonangol. Formar nen mesmo que seja uma pessoa só por ano já é muito bom para um País que se pretende como Nação. Agora o mais importante é manter o espírito de abrangência nacional, isto é, de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste, deve contemplar 63% às outras Províncias e o restante para Luanda, sendo a capital. Obrigado.
Bi-armani (Lisboa): Quem tiver cunha ja têm a bolsa bem garantida... Angola não vai mudar tão cedo... quem tiver a sorte que saiba aproveitar ao seu maximo
Anónimo : Obrigado Sonangol . Agora falta a Endiama.
Ahmed Aziz Abdullah El Khalifa (Beirute): Muito bem Sonangol, espero que tais iniciativa nao parem, que anualmente ou quando possivel possa haver sempre tais bolsas, que muito ha que fazer para Angola poder ter bom numero de formados de diversas areas, que os contemplados pelas respectivas bolsas possam tirar bom proveito disso. Agora que o governo tem que fazer mais para educaçao do pais isso tem, nao só uma empresa como a Sonangol, embora que estatal, tem que se encarregar disso, o governo tem que se responsabilizar pela educaçao no pais, Angola é um pais que praticamente tem tentado sair de um crise que arrecadou de muitos anos de guerra, o governo não pode deixar a educaçao em mãos de privado, embora que isso tambem ajuda, mas cabe ao estdado criar condiçoes de ensino para o povo, quantas areas há neste pais que o governo pode construir escolas, subvisionar a educaçao, pelo menos para determinado tempo até que o pais alcance uma boa estabilidade a nivel de educaçao, quando haver uma reduçao do numero de estudantes para a faculdade. Vamos parar de comprar carros de luxo e termos luxos na miseria e começarmos a arranjar a educaçao, depois querem educar uma populaçao que nem a escola frequentam, tambem não é de admirar, muitos dirigentes há que nem a escola frequentaram, se frequentaram ou compraram certificatos ou foram concluido o ensino por favores partidarios ou outros. Governos construa mais escolas e subvenciona o ensino, que condiçoe para tal o senhor tem, prq quanto o pais gasta por cada estudante em USA ou UK poderia construir muitas escolas e dar maior possibilidade aos estudantes de fazer seu ensino em Angola. Burros!!!
Comunista renovado ("Com o povo heroico generoso..."): Viva o meu MPLA. Jovens parem de insultar o "M". A batata quente esta nas vossas maos. Devem passar os exames. Empresas como a SNL sao empresas nacionais mas tecnicamente funcionam como qualquer multinacional. Isto quer dizer que a empresa aposta no futuro e na formacao de quadros. Oh Carlitos calma-se empresas de consultoria como a Emonist tem o "know how". They know what they are doing. Epa mavimpi Matumona, nki lumbu uvutuka ku nsi'eto?
Francisco Matumona (Washington DC, USA): Boa iniciativa! Mas seria ainda mais gostosa, se a SONANGOL enfluencia-se quem de direito no sentido de acelerarem o termino da Cidade Universitaria que esta sendo construido em Luanda (o mesmo anda com o passo de cameliao) para absorver certos jovens que nao terao a possibilidade de qualificar para estas bolsas de Estudo, evitando desta forma a possibilidade de termos mais deliquentes nas ruas! Obrigado
carlitos (platiny04@hotmail.com): boa iniciativa desde que não esteja embalsamado da lei da gasosa como sempre. o que vale se calhar não é tanto a oportunoidade de bolsas de estud, e sim o esforço do bolseiro. muitos foram granjeados com bolsas de estudos no estrangeiro eternizaram-se nos primeiros anos até que preferiram procurar empregos abandonando os estudos porque a produtividade mental é ínfima. aqueles que tiverem a sorte ou a gasosa e forem apurados devem fazer esforço para isto dar sentido boa vontade da sonangol. como dizia no principio, o que contannão é o lugar onde alguém se forma mas sim a maneira como ele concebe e idealiza a sua formação, enquanto não protagonizar um ideal ou um sonho pode estudar nas melhores universidades do mundo de lá voltará como foi. a experiência sempre mostrou isto.
Kimbimdi (Florida): A iniciativa da Sonangoal e boa mas quando falamos em educacao, estamos a falar de algo muito serio. Nao se pode brincar com a educacao dum povo, porque somente ela e que ajudara o pais sair do subdensenvolvimento em que estamos mergulhados. E obrigacao do governo em criar mecanismos, incentivos e infrastruturas p'ra relancar-mos a educacao p‘ra todos; o nosso sistema de ensino precisa de reformas muito serias; primeiro devemos construir mais escolas superiores, porque se ve que a mais alunos que salas de aulas. E que essas escolas nao sejam somente construidas em Luanda, porque nos nao queremos apenas desenvolver Luanda mas sim Angola toda. Recrutar professores qualificados que sejam nacionas ou estrangeiros com experiencia comprovada de ensino e que sejam bem pagos. Criar laboratories no pais p'ra exploracao cientifica p'ra os estudantes quando estiverem na derradeira das suas carreiras. Que estas universidades sejam reconhecidas pela Unesco e pelas algumas organizacoes internacionais que velam pela educacao; isso seria uma mais valia porque o nosso ensino nao e reconhecido mundialmente, desculpem-me la mas e a verdade e a verdade deve ser dita. Esses e outros elementos serao o supporte que iria ajudar o pais a sair do subdensenvolvimento em que estamos mergulhados. Um apelo ao governo: nao devemos esquecer criarmos as nossas proprias infrastruras de ensino que um dia tambem nos possa orgulhar. Educar e investir seriamente na educacao, (nao brinquem com a educacao dum povo) que e coisa muito seria se ainda e que nao sabem; porque a educacao e sera sempre o supporte p'ra o desenvolvimento dum pais.
Vikeia Cambulo (Lisboa): Lá está,não se aposta nos quadro médios, o desenvolvimento não se faz só com Engenhiros e Doutores!!! Espanta-me o facto de ser a Sonangol, uma das poucas empresas públicas a oferecer bolsas de estudos... Tantas outras empresas públicas há, que têm super-facturações anuais, como: Porto do Lobito, de Luanda, Angola Telecom, as Alfândegas, etc! Aonde vai o dinheiro destas empresas? Penso que a solução para o problema educacional (e do desenvolvimento) de Angola, passa pela implementação do "CHEQUE DE ENSINO" (famoso VAUCHER), senhores governantes já pensaram nisto????
Musolongo (Holanda): Bom princípio desde que a cunha não estêja a trabalhar. Sou Msc estudante (Earth sciences Department of Petroleum Engineering)em Delft university of Technology. estou no último ano. por motivos financeiros sou obrigado a cancelar o ano lectivo e voltar a tentar quando conseguir o pacote necessário e procurando assim terminar este nível de pós-graduação. Vêndo a Sonangol com este princípio para mim é uma oportunidade de pedir se pode servir do meu patrocinador para este último ano. e se poder para prosseguir com PhD. Obrigado