anónimo(luanda): Dr Carlos Pacheco
Você devia lançar a biografia do fundador do MPLA Dr Hugo josé Azancot de Menezes que esta em sua posse ha8 anos.
não se compreende tanto atraso quando detem o manancial documental.
Até se depreende que a sua excelência esta a orientar outros historiadores com o material da biografia do Dr azancot.
anónimo(luanda): O PERCURSO De DR HUGO JOSÉ AZANCOT DE MENEZES
Hugo de Menezes nasceu na cidade de São Tomé a 09 de fevereiro de 1928, filho do Dr Ayres Sacramento de Menezes.
Aos três anos de idade chegou a Angola onde fez o ensino primário.
Nos anos 40, fez o estudo secundário e superior em Lisboa, onde concluiu o curso de medicina pela faculdade de Lisboa.
Neste pais, participou na fundação e direcção de associações estudantis, como a casa dos estudantes do império juntamente com Mário Pinto de Andrade ,Jacob Azancot de Menezes, Manuel Pedro Azancot de Menezes, Marcelino dos Santos e outros.
Em janeiro de 1959 parte de Lisboa para Londres com objectivo de fazer uma especialidade, e contactar nacionalistas das colónias de expressão inglesa como Joshua Nkomo( então presidente da Zapu, e mais tarde vice-presidente do Zimbabué),George Houser ( director executivo do Américan Commitee on África),Alão Bashorun ( defensor de Naby Yola ,na Nigéria e bastonário da ordem dos advogados no mesmo pais9, Felix Moumié ( presidente da UPC, União das populações dos Camarões),Bem Barka (na altura secretário da UMT- União Marroquina do trabalho), e outros, os quais se tornou amigo e confidente das suas ideias revolucionárias.
Uns meses depois vai para Paris, onde se junta a nacionalistas da Fianfe ( políticos nacionalistas das ex. colónias Francesas ) como por exemplo Henry Lopez( actualmente embaixador do Congo em Paris),o então embaixador da Guiné-Conacry em Paris( Naby Yola).
A este último pediu para ir para Conacry, não só com objectivo de exercer a sua profissão de médico como também para prosseguir as actividades políticas iniciadas em lisboa.
Desta forma ,Hugo de Menezes chega ao já independente pais africano a 05-de agosto de 1959 por decisão do próprio presidente Sekou -Touré.
Em fevereiro de 1960 apresenta-se em Tunes na 2ª conferência dos povos africanos, como membro do MAC , com ele encontram-se Amilcar Cabral, Viriato da Cruz, Mario Pinto de Andrade , e outros.
Encontram-se igualmente presente o nacionalista Gilmore ,hoje Holden Roberto , com o qual a partir desta data iniciou correspondência e diálogo assíduos.
De regresso ao pais que o acolheu, Hugo utiliza da sua influência junto do presidente Sekou-touré a fim de permitir a entrada de alguns camaradas seus que então pudessem lançar o grito da liberdade.
Lúcio Lara e sua família foram os primeiros, seguindo-lhe Viriato da Cruz, Mário de Andrade , Amílcar Cabral e dr Eduardo Macedo dos Santos.
Na residência de Hugo, noites e dias árduos ,passados em discussões e trabalho… nasce o MPLA ( movimento popular de libertação de Angola).
Desta forma é criado o 1º comité director do MPLA ,possuindo Menezes o cartão nº 6,sendo na realidade Membro fundador nº5 do MPLA .
anónimo(luanda): Você dr carlos pacheco todos sabemos que tão cedo não lançará o livro do fundador do mpla porque talvez o conteúdo do livro do fundador dr hugo de menezes traz matérias que contraria as suas teses e cumplicidades com outros historiadores.
Todos sabemos que você esta a deixar passar o tempo para não dar tempo a outros livros de repor certas estratégias que você ambiciona com os conteúdos que você esta expalhando das informações que possuie que esta distribuindo a outros historiadores como a Dalila mateus e outros.
anónimo(huambo): sr Carlos pacheco você prometeu escrever sobre o 27 de maio e não lançou o livro, prometeu escrever sobre o viriato não lançou o livro, prometeu lançar o livro sobre o azancot ainda não lançou o livro.
anónimo(lisboa): A bem estranho como é que estes cogitadores , mentores das chacinas poderam ter tanta força e tanto tempo para desencadear este processo de espurga ,estas matanças individualisadas ao pontode escolherem e inclusive de teream antes moblizado jovens intelectuais ,cultos , autodidatas para campanhas de sensibilização ,como activistas políticos de dimensão nacional e depois serem neutralizados ao ponto de se encortar um processo generalizado de desenvolvimento socio cultural e económico.
Todo este dilúvio permitiu de forma voluntário ou involuntário o surgimento de outras correntes ideológicas e repartição geoestrtégica e de conquista e penetração de grandes interesses de gigantes das indústrias de todo tipo.
anónimo(lisboa): A bem estranho como é que estes cogitadores , mentores das chacinas poderam ter tanta força e tanto tempo para desencadear este processo de espurga ,estas matanças individualisadas ao pontode escolherem e inclusive de teream antes moblizado jovens intelectuais ,cultos , autodidatas para campanhas de sensibilização ,como activistas políticos de dimensão nacional e depois serem neutralizados ao ponto de se encortar um processo generalizado de desenvolvimento socio cultural e económico.
Todo este dilúvio permitiu de forma voluntário ou involuntário o surgimento de outras correntes ideológicas e repartição geoestrtégica e de conquista e penetração de grandes interesses de gigantes das indústrias de todo tipo.
anónimo(Dolisie-congo): Ha muito tempo mesmo no seio do mpla em brazzaville, dolisie ,boko,ponta negra, etc..que os quadros do mpla começaram a ser perseguidos por agentes infiltrados uns da kgb, outros da cia, e do 2º bureau (secreta francesa) e que é lamentavel existem alguns agentes no governo ao serviço dessas agências desestabilizando o mpla ,manchando o bom nome e um passado construido com muito sacrificio.
Muitos historiadores estão a trabalhar para cia para ajudarem a acabar com o mpla começando a dividir, expecular sobre os seus símbolos e transformar a sua historia.Durante muito tempo um punhado de pidescos do mpla abafaram os verdadeiros fundadores ,desmotivando-nos impedindo o verdadeiro curso de evoluçao e crescimento harmonioso do mpla.
Muito cedo a mando de de grandes individualidade do mpla infiltrados ao serviço da cia ja havia sabotagens,roubos, intenções de desmotivação tudo para impedir o avanço do mpla como movimento mas com conivências muitas visiveis e permeditadas.
OS objectivos do mpla fundação sempre foram sabotadas e mais tarde violentadas pela era do dr Agostinho Neto que nunca permitiu diálogo aberto e sincero e sempre castigou as vozes nobres inteligentes ,sérios ,verdadeiramete patriotas que abedicaram tudo para libertar angola e as eis colónias da opressão coisa que conseguiram.
As áfricas libertas tiveram grandes conquistas apesar da promiscuidade dos seus dirigentes que acabaram por matar a propria intelectualidade local.
Hoge esses dirigentes estão manchados de sangue e julgam que semeando tudo e comprando tudo com dinheiro estão a erguer uma patria.
Roubaram tanto ,desviaram tanto dinheiro, sacrificaram tanta população, desviaram tanto mancebo para armadilias repartindo o seu destino para frentes obscuras morendo nos dois lados dos beligerantes.
Enganaram e exigiram sacrificios desmesurados enquanto andavam a gastar o dinheiro do movimento,quizeram enganar todos mas não puderam e então sabotavam ou destruiram familias impedindo-nas de se movimentar e de obtenção de recursos.
Conseguiram destruir a massa crítica, neutralizar os mais sérios, mais inteligentes ,os mais patriotas e permitiram a destruição inteligente do tecido social ,humilharam familias inteiras e depois de deixarem apodrecer com o apoio da cia e secreta francesa e kgb querem querem desinfectar a casa como se ela nunca tivesse existido.
anónimo(Dolisie-congo): Ha muito tempo mesmo no seio do mpla em brazzaville, dolisie ,boko,ponta negra, etc..que os quadros do mpla começaram a ser perseguidos por agentes infiltrados uns da kgb, outros da cia, e do 2º bureau (secreta francesa) e que é lamentavel existem alguns agentes no governo ao serviço dessas agências desestabilizando o mpla ,manchando o bom nome e um passado construido com muito sacrificio.
Muitos historiadores estão a trabalhar para cia para ajudarem a acabar com o mpla começando a dividir, expecular sobre os seus símbolos e transformar a sua historia.Durante muito tempo um punhado de pidescos do mpla abafaram os verdadeiros fundadores ,desmotivando-nos impedindo o verdadeiro curso de evoluçao e crescimento harmonioso do mpla.
Muito cedo a mando de de grandes individualidade do mpla infiltrados ao serviço da cia ja havia sabotagens,roubos, intenções de desmotivação tudo para impedir o avanço do mpla como movimento mas com conivências muitas visiveis e permeditadas.
OS objectivos do mpla fundação sempre foram sabotadas e mais tarde violentadas pela era do dr Agostinho Neto que nunca permitiu diálogo aberto e sincero e sempre castigou as vozes nobres inteligentes ,sérios ,verdadeiramete patriotas que abedicaram tudo para libertar angola e as eis colónias da opressão coisa que conseguiram.
As áfricas libertas tiveram grandes conquistas apesar da promiscuidade dos seus dirigentes que acabaram por matar a propria intelectualidade local.
Hoge esses dirigentes estão manchados de sangue e julgam que semeando tudo e comprando tudo com dinheiro estão a erguer uma patria.
Roubaram tanto ,desviaram tanto dinheiro, sacrificaram tanta população, desviaram tanto mancebo para armadilias repartindo o seu destino para frentes obscuras morendo nos dois lados dos beligerantes.
Enganaram e exigiram sacrificios desmesurados enquanto andavam a gastar o dinheiro do movimento,quizeram enganar todos mas não puderam e então sabotavam ou destruiram familias impedindo-nas de se movimentar e de obtenção de recursos.
Conseguiram destruir a massa crítica, neutralizar os mais sérios, mais inteligentes ,os mais patriotas e permitiram a destruição inteligente do tecido social ,humilharam familias inteiras e depois de deixarem apodrecer com o apoio da cia e secreta francesa e kgb querem querem desinfectar a casa como se ela nunca tivesse existido.
anónimo(Dolisie-congo): Ha muito tempo mesmo no seio do mpla em brazzaville, dolisie ,boko,ponta negra, etc..que os quadros do mpla começaram a ser perseguidos por agentes infiltrados uns da kgb, outros da cia, e do 2º bureau (secreta francesa) e que é lamentavel existem alguns agentes no governo ao serviço dessas agências desestabilizando o mpla ,manchando o bom nome e um passado construido com muito sacrificio.
Muitos historiadores estão a trabalhar para cia para ajudarem a acabar com o mpla começando a dividir, expecular sobre os seus símbolos e transformar a sua historia.Durante muito tempo um punhado de pidescos do mpla abafaram os verdadeiros fundadores ,desmotivando-nos impedindo o verdadeiro curso de evoluçao e crescimento harmonioso do mpla.
Muito cedo a mando de de grandes individualidade do mpla infiltrados ao serviço da cia ja havia sabotagens,roubos, intenções de desmotivação tudo para impedir o avanço do mpla como movimento mas com conivências muitas visiveis e permeditadas.
OS objectivos do mpla fundação sempre foram sabotadas e mais tarde violentadas pela era do dr Agostinho Neto que nunca permitiu diálogo aberto e sincero e sempre castigou as vozes nobres inteligentes ,sérios ,verdadeiramete patriotas que abedicaram tudo para libertar angola e as eis colónias da opressão coisa que conseguiram.
As áfricas libertas tiveram grandes conquistas apesar da promiscuidade dos seus dirigentes que acabaram por matar a propria intelectualidade local.
Hoge esses dirigentes estão manchados de sangue e julgam que semeando tudo e comprando tudo com dinheiro estão a erguer uma patria.
Roubaram tanto ,desviaram tanto dinheiro, sacrificaram tanta população, desviaram tanto mancebo para armadilias repartindo o seu destino para frentes obscuras morendo nos dois lados dos beligerantes.
Enganaram e exigiram sacrificios desmesurados enquanto andavam a gastar o dinheiro do movimento,quizeram enganar todos mas não puderam e então sabotavam ou destruiram familias impedindo-nas de se movimentar e de obtenção de recursos.
Conseguiram destruir a massa crítica, neutralizar os mais sérios, mais inteligentes ,os mais patriotas e permitiram a destruição inteligente do tecido social ,humilharam familias inteiras e depois de deixarem apodrecer com o apoio da cia e secreta francesa e kgb querem querem desinfectar a casa como se ela nunca tivesse existido.
anónimo(Dolisie-congo): Ha muito tempo mesmo no seio do mpla em brazzaville, dolisie ,boko,ponta negra, etc..que os quadros do mpla começaram a ser perseguidos por agentes infiltrados uns da kgb, outros da cia, e do 2º bureau (secreta francesa) e que é lamentavel existem alguns agentes no governo ao serviço dessas agências desestabilizando o mpla ,manchando o bom nome e um passado construido com muito sacrificio.
Muitos historiadores estão a trabalhar para cia para ajudarem a acabar com o mpla começando a dividir, expecular sobre os seus símbolos e transformar a sua historia.Durante muito tempo um punhado de pidescos do mpla abafaram os verdadeiros fundadores ,desmotivando-nos impedindo o verdadeiro curso de evoluçao e crescimento harmonioso do mpla.
Muito cedo a mando de de grandes individualidade do mpla infiltrados ao serviço da cia ja havia sabotagens,roubos, intenções de desmotivação tudo para impedir o avanço do mpla como movimento mas com conivências muitas visiveis e permeditadas.
OS objectivos do mpla fundação sempre foram sabotadas e mais tarde violentadas pela era do dr Agostinho Neto que nunca permitiu diálogo aberto e sincero e sempre castigou as vozes nobres inteligentes ,sérios ,verdadeiramete patriotas que abedicaram tudo para libertar angola e as eis colónias da opressão coisa que conseguiram.
As áfricas libertas tiveram grandes conquistas apesar da promiscuidade dos seus dirigentes que acabaram por matar a propria intelectualidade local.
Hoge esses dirigentes estão manchados de sangue e julgam que semeando tudo e comprando tudo com dinheiro estão a erguer uma patria.
Roubaram tanto ,desviaram tanto dinheiro, sacrificaram tanta população, desviaram tanto mancebo para armadilias repartindo o seu destino para frentes obscuras morendo nos dois lados dos beligerantes.
Enganaram e exigiram sacrificios desmesurados enquanto andavam a gastar o dinheiro do movimento,quizeram enganar todos mas não puderam e então sabotavam ou destruiram familias impedindo-nas de se movimentar e de obtenção de recursos.
Conseguiram destruir a massa crítica, neutralizar os mais sérios, mais inteligentes ,os mais patriotas e permitiram a destruição inteligente do tecido social ,humilharam familias inteiras e depois de deixarem apodrecer com o apoio da cia e secreta francesa e kgb querem querem desinfectar a casa como se ela nunca tivesse existido.
anónimo(Dolisie-congo): Ha muito tempo mesmo no seio do mpla em brazzaville, dolisie ,boko,ponta negra, etc..que os quadros do mpla começaram a ser perseguidos por agentes infiltrados uns da kgb, outros da cia, e do 2º bureau (secreta francesa) e que é lamentavel existem alguns agentes no governo ao serviço dessas agências desestabilizando o mpla ,manchando o bom nome e um passado construido com muito sacrificio.
Muitos historiadores estão a trabalhar para cia para ajudarem a acabar com o mpla começando a dividir, expecular sobre os seus símbolos e transformar a sua historia.Durante muito tempo um punhado de pidescos do mpla abafaram os verdadeiros fundadores ,desmotivando-nos impedindo o verdadeiro curso de evoluçao e crescimento harmonioso do mpla.
Muito cedo a mando de de grandes individualidade do mpla infiltrados ao serviço da cia ja havia sabotagens,roubos, intenções de desmotivação tudo para impedir o avanço do mpla como movimento mas com conivências muitas visiveis e permeditadas.
OS objectivos do mpla fundação sempre foram sabotadas e mais tarde violentadas pela era do dr Agostinho Neto que nunca permitiu diálogo aberto e sincero e sempre castigou as vozes nobres inteligentes ,sérios ,verdadeiramete patriotas que abedicaram tudo para libertar angola e as eis colónias da opressão coisa que conseguiram.
As áfricas libertas tiveram grandes conquistas apesar da promiscuidade dos seus dirigentes que acabaram por matar a propria intelectualidade local.
Hoge esses dirigentes estão manchados de sangue e julgam que semeando tudo e comprando tudo com dinheiro estão a erguer uma patria.
Roubaram tanto ,desviaram tanto dinheiro, sacrificaram tanta população, desviaram tanto mancebo para armadilias repartindo o seu destino para frentes obscuras morendo nos dois lados dos beligerantes.
Enganaram e exigiram sacrificios desmesurados enquanto andavam a gastar o dinheiro do movimento,quizeram enganar todos mas não puderam e então sabotavam ou destruiram familias impedindo-nas de se movimentar e de obtenção de recursos.
Conseguiram destruir a massa crítica, neutralizar os mais sérios, mais inteligentes ,os mais patriotas e permitiram a destruição inteligente do tecido social ,humilharam familias inteiras e depois de deixarem apodrecer com o apoio da cia e secreta francesa e kgb querem querem desinfectar a casa como se ela nunca tivesse existido.
anónimo(luanda): o carlos pacheco tem toda razão em abrir este dossier para se esclarecer toda verdadade e responsabilizar os culpadaos deste genocidio de milhares de seres humanos ,brilhantes militantes que o mpla teve ,iteligentes activos e quadros que poderiam terem dado um outro impulso nobre a patria.
As suas mortes representam um grande retrocesso social e mutilação de nucleos familiares.
O mesmo aconteceu com os membros da revolta activa do apelo dos 19 que de uma forma de outra foram sacrificados e humilhados durante muito tempo pelos mesmos carrascos.
Os fundadores do mpla: mario pinto de andrade andrade,dr hugo josé azancot de menezes,Viriato da cruz,Matias Migueis .
Outos da revolta activa tambem foram torturados.
anónimo(luanda): o carlos pacheco tem toda razão em abrir este dossier para se esclarecer toda verdadade e responsabilizar os culpadaos deste genocidio de milhares de seres humanos ,brilhantes militantes que o mpla teve ,iteligentes activos e quadros que poderiam terem dado um outro impulso nobre a patria.
As suas mortes representam um grande retrocesso social e mutilação de nucleos familiares.
O mesmo aconteceu com os membros da revolta activa do apelo dos 19 que de uma forma de outra foram sacrificados e humilhados durante muito tempo pelos mesmos carrascos.
Os fundadores do mpla: mario pinto de andrade andrade,dr hugo josé azancot de menezes,Viriato da cruz,Matias Migueis .
Outos da revolta activa tambem foram torturados.
anónimo(luanda): o carlos pacheco tem toda razão em abrir este dossier para se esclarecer toda verdadade e responsabilizar os culpadaos deste genocidio de milhares de seres humanos ,brilhantes militantes que o mpla teve ,iteligentes activos e quadros que poderiam terem dado um outro impulso nobre a patria.
As suas mortes representam um grande retrocesso social e mutilação de nucleos familiares.
O mesmo aconteceu com os membros da revolta activa do apelo dos 19 que de uma forma de outra foram sacrificados e humilhados durante muito tempo pelos mesmos carrascos.
Os fundadores do mpla: mario pinto de andrade andrade,dr hugo josé azancot de menezes,Viriato da cruz,Matias Migueis .
Outos da revolta activa tambem foram torturados.
anónimo(londres): O Pepetela pôde cometer erros mas verdade que se diga que ele sacrificou a sua vida em prol da luta de libertação.
Conflitos exitem em todo lado ,e a verdadeira razão deste artigo vem defender interesses de quem?
Será que este artigo surge pela caricatura que foi feito a uns anos atras quando ele estava no minitério da educação?
Será que isto corresponde a uma certa vingança?
anónimo(londres): O Pepetela pôde cometer erros mas verdade que se diga que ele sacrificou a sua vida em prol da luta de libertação.
Conflitos exitem em todo lado ,e a verdadeira razão deste artigo vem defender interesses de quem?
Será que este artigo surge pela caricatura que foi feito a uns anos atras quando ele estava no minitério da educação?
Será que isto corresponde a uma certa vingança?
anónimo(londres): O Pepetela pôde cometer erros mas verdade que se diga que ele sacrificou a sua vida em prol da luta de libertação.
Conflitos exitem em todo lado ,e a verdadeira razão deste artigo vem defender interesses de quem?
Será que este artigo surge pela caricatura que foi feito a uns anos atras quando ele estava no minitério da educação?
Será que isto corresponde a uma certa vingança?
anónimo(londres): O Pepetela pôde cometer erros mas verdade que se diga que ele sacrificou a sua vida em prol da luta de libertação.
Conflitos exitem em todo lado ,e a verdadeira razão deste artigo vem defender interesses de quem?
Será que este artigo surge pela caricatura que foi feito a uns anos atras quando ele estava no minitério da educação?
Será que isto corresponde a uma certa vingança?
Joao de castro(Tala pedro@hotmail.fr): Pacheco nao tenha medo porque o Angolano quer pessoas de coragem como o senhor na democracia é assim mais velho como voçe poderào ajudar os dirigentes M P L A a saber viver com os outros e nào assassinar os outros como fizeram em 27 de maio ou mesmo com a sexta-feira sangrenta 1993 que nunca sairà na mente dos angolanos, coragem meu irmao, serào julgados mesmo que gorverne cem anos ;os nossos netos tratarào deles.
anonimo(benguela): em estado de sitio os governos excedem.penso que eh o caso.agora nao me apontes o dedo.
anonimo(luanda): qualquer povo tem destas historias.agora senhor historiador como intelectual que eh enfim em situacoes destas o estado o governo a seguranca de estado excede sempre nas suas accoes.eh claro pepetela ndunduma o senhor sao simplesmente produtos daquele exacto momento.agora e pese embora as vidas humanas que se perderam eh muito indilicado comentar-se estas questoes.acredito ate que em nome do estado se pussese uma pedra sobre isso.aflorar sim as causas e um outro numero de informacoes mas agora apontar dedos sinceramente.
ser(folca): É preciso julgar todos autores de 27 de maio, para seguir o SADAM HUSEIN
Anónimo: e verdade, a este sr. nduduma cabe-lhe pelo menos 50% das mortes juntamente com francisco simon, rui de carvalho e manuel berenguele. foram as vozes deles que arrastaram em sangue a nacao. pepetela sabe disso. pepetela foi apenas juiz, junto com rui monteiro, iko carreira e ludi.
vunda: este mdunduma e malabarista muito grande. quer passar como anjinho dizendo que poupou muita gente, ao lado de agostinho neto. pepetela voce sabe muito bem que ndunduma esta mentindo assim como os demais. o editorial bater no ferro quente de ndunduma nao esta esquecido.foi este editorial que instilou o odio antes e depois do 27 de maio.
Anónimo(rubin): este sr. pepetela deveria conversar frontalmente com luis dos passos,silva mateus,e tantos outros sobreviventes do 27 de maio, para engordar um futuro livro que possa escrever a este respeito.
mambo: sr. pepetela, lhe peco que va a angola no proximo ano dia 27 de maio de 2007. pelo menos comemore os 30 anos de chacina com os seus colegas e amigos da ex Disa. va tenha la coragem, oh "heroico" pepetela.
bwe mbumbu(algures no universo): mwadie falar é facil, sentir o que o outro sentiu é muito dificil mas que é verdadeiro é. Deve se chamar a justiça todos os que estão envolvidos no caso. Camba paxeco voce sofreu... mas deixa te dizer que não foste o úinico, e dizer tambem que isso tem sido quase pratica constante no MPLA que quando você aspira subir alguem te deixa cair e acredito esse foi teu caso. portanto a culpa de tudo o que te passou não é so de A ou B mas tbem daqueles que te eram proximos (falaram mal de ti)
sapio(oporto): Este senhor. MERECE-ME TODO O RESPEITO.
será bom para a historia de Angola, que urgentemente este homem escreva um livro sobre a sua vivencia que sei foi terrivel naquele tempo e que coloque o nome às "vacas". Os Angolanos da nove geração sabberão ficar-lhe gratos. Pode ser até que a corja que governa Angola, tenha vergonha e desapareça para sempre.
Um grande bem haja para este grande homem.
simone kluivert(benguela): que mataram?mataram.humilharam?humilharam.ninguem pode ou deve ficar absorto perante tamanha crueldade,depalperaram vidas,tornaram-se associais.hoje que os reais culpados entrem em cana.
kifuxi: ao comentador mario silva trunca. sim pepetela sera sempre vosso heroi porque realizou a vossa vontade, matando milhares de angolanos negros. e so a custa do sangue que pepetela derramou que voce hoje vive em queluz. mais tome cuidado que quem com ferrao mata com ferro morre. podera um dia nao dizeres a mesma coisa nem os vossos filhos. as tuas palavras de heroi a pepetela so provam o que se passava na vossa mente. transformar angola numa terra dos filhos dos colonos em prejuizo dos angolanos. o vosso oportunimismo e racismo que nao sabem disfarcar e prova disso. viva e coma mais cuidados com os elogios a um dos maiores assassinos do mundo.
ZOMBO: pepetela, diga em voz alta o que perguntou a nito alves qdo o aprisionaram. sabemos que a rareza de inteligencia e patriotismo de nito levaria certamnente muitos da sua equipa a temerem por uma angola mais justa.nito, bakalof, monstro e ze nao deixaram contas bancarias em lado nenhum do mundo, nem mesmo propriedades de vulto em angola. nao exibiram luxo, nem mataram ninguem. o sr. sabe. apenas os mataram devido ao projecto de justica que eles queria ver dentro do MPLA.
pado: assim como os nazis cometeram o holocausto contra os judeus, pepetela e sua equipa fe-lo contra os nacionalistas de raiz.
bibo: o pepetela deveria sem vergonha escrever um livro sobre aquilo que veio a ser chamado "intentona fraccionista" ou 27 de maio. como escritor ja deveria ter feito isto para bem da humanidade. ou sera que tem medo de mais alguma coisa. todos os teus livros terao pouco alcance literario e de analise se o sr. nao dismistificar o seu involvimento em tao sagrento acontecimento da historia do mundo.
kumbi: SR. pepetela, sera este o MPLA que temos, que o sr. se prontificou a matar tanto angolano no 27 de maio ou so foi vontade deliberada e calculada p/ diminuir o maior numero de intelectuais negros.
Kissonde(Açores): Infelizmente, em Angola, são vários os responsáveis, por crimes contra a humanidade! Infelizmente também os tribunais internacionais não se preocupam muito com os muitos massacres perpetrados em África! Afinal Berna fica na terra dos loiros!
Mario Silva.trunga(Lisboa,Queluz): O Pepetela sera sempre nosso heroi.
carno pedro(car90@hotmail.com): de facto irmao pacheco agradeça a deus todo poderoso que consiguiu guardar-te porque nos em malanje ate nos municipios foran buscar a classe intelectual e foram mortos esta era uma politica dos filhos dos colonos que tinham ficado e ficaram com medo de deixar o pais tao rico com os quadros formados pelos colonos entao a ideia era mesmo matar,matar ou entao dezimar porque a verdade sja dita os camaradas aqui narrados sao todos colonos portugueses como e que estes camaradas poderiam tratar bem os verdadeiros angolanos por isso como ja es um kota bue vijo abra um processo contra eles eles estao a retardar este processo porque nao queren ser julgados para depois dizerem foi o camarada pepetela que ja morreu como estao a querer culpablizar o saudoso camarada agostinho neto ....fui..
kididi quia certo: amigo avo tixeira seria bom que o exemplo que traz docharles taylor, podessemos capturar o pepetela e seus companheiros e coloca-los em tribunal. nao se esqueca que esta possibilidade podera ser real um dia. ai voce tera outra visao e linguagem certamente. convida-mo-lo sim a observar o que pode acontecer dentro de algunsa anitos qdo os dados dos massacres prepetados pela turma pepetela e a famigerada Disa vier ao de cima. espero bem que o seu nome nao esteje vinculado.
zumbi: este avo teixeira deve ser mesmo da DISA ou um dos fascista que vive por esta angola com desejo de ver sangue. voce mesmo em vez de desafiar o pacheco, pode ir perguntar ao tribunal de Haia as quantas anda o processo 27 de maio.nao se esquecam que em angola morreram pretos e nao brancos.HAIA,FMI,BANCO MUDIAL, UNAVEM,e tudo farinha do mesmo saco. a verdade que o teu parente pepetela, lucio lara, iko, paulo jorge, ndunduma, onambue, veloso, ludi dizimaram milhares de angolanos num autentico holocausto . deixe o pacheco em paz avo teixeira e cuide da sua vida meu sr. nos sentimos o 27 de maio no osso. ouviu? mais ja sabemos quem e voce. isto e importante p/ as vitimas do 27 de maio.
random: p/ pepetela, ndunduma e rui monteiro seria muito facil como foi matar em 2 anos mais de 60 mil pretos. nem os colonos fizeram isto e tao curto espaco e com a malvadez e odio igual a deste tres facinoras e seus comparsas. justica deve ser feita leve o tempo que levar.
povo angolano: PEPETELA ESTARA IRREMEDIALVELMENTE MANCHADO COM O 27 DE MAIO.
VIA(VIA): O povo nao esqueceu 27 de maio,eles serao julgados pelo povo,pelo povo.
Avo Teixeira(Ottawa): Eu desafio o Pacheco e todos aqueles que tenham directas perdas em consequencia do 27 de Maio a irem a Haia e abrir um processo crime contra a humanidade. Se hah tantas garantias sobre isso, porque que nao se comeca um processo criminal e saimos deste impasse e obscuridade de uma vez por todas. O Charles Taylor da Liberia estah a ser julgado depois de capturado. Soh o tribunal de Haia pode emitir um mandato de captura internacional contra os responsaveis pela morte de milhares de Angolanos, seja ele quem for.
Jorge Kitembe(LUANDA): O melhor é esquecer o passado e partirmos para o futuro.O ódio gera odio guerra e desgraça e kem se lixa é sempre o povo.Acho que o melhor é ficarmos a saber que o Hitler e o seu partido Nazi tb achava que era invencivel e foi derrutado.Portanto o Agostinho Neto foi um traidor o DOs Santos e seu GovernoMPLA não foi eleito pelo voto do povo.POrtanto é gente autoritaria gerem o país como se duma empresa se tratasse.estejam atentos.kuANDO CHEGAR A HORA ELES SERÃO CORRIDOS e o píu acaba-se-lhes.Um governo k tem policia a matar a população o k é?? Um governo que tem um presidente que tem medo da sua população o k é?? Um governo que gasta milhões em armas em armas para a sua segurança em tempo de paz com medo de k??do povo???? eles são uns cobardes criminosos e as suas mulheres tb não estão livres de culpas.boa sorte....
kudibanguela: este homem tem de ficar vivo durante muito anos, para explicar mesmo velhinho o que ele fez ao povo angolano em 27 de maio. savimbi nao deve ter morto tanta gente como este sr. e seu grupo de facistas.
moyo: este pepetela fique sabendo que o 27 de maio nunca sera esquecido em angola. embora ele se tenha auto exilado, de nada lhe retira a marca de um dos maiores matadores da humanidade. pepetela voce deve dizer qtos angolanos mandaste para a cova. cuidado que um dia vai ti encontrar com eles e nen neto de vai safar.
namibe(lisboa): NETO a pedir perdão, MOBUTU a pedir perdão,BOKASSA idem, os EUROPEUS que mandaram escravos para a américa idem, assim não há tempo para trabalhar...|passamos o tempo a perdoar...!
pedrpop: os crimes praticados pelo grupo pepetela deve ser considerado um crime contra a humanidade.
abreu: sr. pepetela esta foto na mulher chorando, lamentando e pranteando deve estart viva na tua memoria. esta e uma foto inesquecivel do 27 de maio . voces mataram familias inteiras.pepetela, pepetela....
gabi: este sr. deve saber aonde estao os olhos de montro imortal. o grande comandante da primeira regiao. acusado de querer prender neto. pepetela e sua cupula arrancarem os olhos vivos e obrigara-no a prestar declaracoes. pepetela e hora de voce falar de como funcionaou o gabinete de tortura, a sua composicao e as formas de tortura ate a exaustao que so nos podem recordar aos tempos da inquisicao.
cali: pepetela chegou a hora da verdade. ande fale. estou recordado quando voces atrocidaram o pedro furtanato governador de luanda na altura obrigando a falaram em frente as camaras televisivas completamente torturado e francisco simon gritando. "o melro palra". ninguem certamente ti fara o mesmo, mais diga toda a verdade.
pompeu: o povo angola ti desafia pepetela p/ publicares tudo sobre o 27 de maio. a tua participacao. se nao publicares e porque tens culpa no cartorio, se publicares embora com culpa sera perdoado e sera chamado filho de angola. atencao publique sem mentiras, sem prenconceitos de nada por sera um legado historico e a tua figura sera enobrecida por esta coragem historica e patriotica.
abreu: pepetela perdao existe e isto e o que povo angolano esta fazendo, mais ninguem esquece. se voce nao informar as geracoes de hoje o que aconteceu naquele terrivel dia e nos anos a seguir, a geracao futura tera pouca memoria e talvez possam repetir os mesmos erros. talvez possam nascer outros pepetelas, ndumdumas, rui monteiros, onambues, ludi kisassundas, velosos e ai por diante. sera muito triste. o sr. conte a verdade ao mundo, sem mentiras.
ienda: pepetela todos os teus livros de nada valem p/ o povo angolano e ao povo do mundo livre se nao contares com verdade e apenas verdade a tragedia que se viveu em 27 de maio e a tua participacao , dos teus colegas, da disa, do governao. o teu melhor livro p/ o mundo sera 27 de maio de 77. conte toda a verdade que o mundo ti perdoara, fale de nomes , atitudes, objectivos, estragegias, inqueritos, resultados e tire conclusoes. abra o coracao sr. pepetela porque sao milhares de almas que clamam justica.
visita(portugal): Os erros acontecem em qualquer processo revolucionário, não devemos permitir que as mágoas e o revanchismo persista no nosso seio, vamos unir-nos, despirmo-nos dos preconceitos mplistas de rejeitar os que não são fiéis a ideologia do chefe, o país precisa de todos
verdinho(ombaka): isso chama-se dillema: numa altura em que se fala de paz e reconciliacao nacional ainda se apontam dedos e nao se reconhecem as culpa. ha que se ter nocao do que significa perdoar e ser perdoado
ola: amigo pachego, acredito que a cadeira de reu que rui monteiro quiz oferecer a mobutu no julgamento dos mercenarios em 76 ele deve aumentar p/ que caibam la tambem ele proprio e seu companheiros que eliminaram nito alves e milhares de militantes do mpla e angolanos anonimos.
avo: pepetela nao estamos esquecidos das matancas no moxico, em malange e benguela. o povo nao esqueceu.
angola: aos jovens dilubriados pela accao criminosa de pepetela afirmando que nito lutava so para os negros angolanos e nao p/ mulatos e pretos. vejam so como pepetela e onambue mataram um mulato cuja voz o povo angolano nao pode esquecer "artur nunes" . quem matou zita vales "branca" porque que charula de azevedo(mulato) era nitista negro,p/ ser torturado por pepetela? jovens,filhos de burgueses cuidado com a mentira de pepetela e lucio lara. quem deu o golpe de 27 de maio foi sim pepetela e seu grupo.
e hora: luis dos passos, silva mateus, fragoso,amadeu neves, rui augusto,noy da costa, kudia, rafael, constantino,caminho longo,kazevo , sales e momento de segurirem o exemplo do carlos pachego. publiquem as obras todas de nito p/ o povo conhecer. pecam a comissao da verdade p/ fazer depor pepetela e toda a familia de sanguinarios que em 27 de maio acabaram com muitos bons fikhos de angola.
kidi: pacheco nao tenha medo, angola esta contigo. os sobrevivente do 27 de maio sem execao esta contigo no que der e vier. lute p/ que a justica seja feita. nao recebas nadas em troca do teu silencio. se uma vida nao tem preco qto mais as milhares de vidas que pepetela engoliu.
piramide: amigo pachego, qualquer temos a maria eugenia neto a depor em defesa do nome marido, devido as falsas acusacoes de pepetela & limitada. neto nunca esteve sozinho desde a tentativa de apagar o projecto de angola levados nas maos de nito ate e execusao da mais barbarie chacina de angolanos.
henda: tal como o grande angolano pacheco, defensor das vitimas do 27 de maio,disse e momento p/ se exigir que paulo jorge(malabarista), pepetela(estratega) ndunduma (estratega), carlos jorge,(executor) lukoki(o homem que trouxe os estudantes algemados da romenia), onambue(o executor),lucio lara(estratega),iko (estratega) rui monteiro(estratega),veloso (executor),wadegimbi(executor),petrof,dumilde rangel, saturnino (executor) e tantos outros assassinos comecem a depor porque o povo angola e generoso. o povo vai perdoar, mais digam as verdades.
cuidado: o pepetela sabe que nito alves nunca foi racista e nunca praticou racismo. diga a angola aonde e que mulatos e brancos foram desapropriados dos seus bens e funcoes por causa de nito? nito foi um inegavel combatente pela causa de angola.pepetela sabe tambem que matou bula, dangereux,eurico,helder neto e saydy. foi uma simulacao do proprio grupo do pepetela junto com a disa, para culpar nito. nito nunca teve um projecto de sangue,mais um projecto de debate politico e ideologico dentro do nosso MPLA.
patriota: nito nunca foi racista, conforme pepetela e o grupo pintou. nito teve a coragem politica apenas de falar as coisas pelos nomes e lutando por uma angola mais justa entre pretos, brancos e mulatos. nao venham sr. pepetela e grupo mentir aos jovens angola que nasceram agora ou que eram criancas na epoca que nito era racista. isto e pura ilusao e farsa politica. e so para ver a composicao dos membros do MPLA ligados a nito, muitos deles eran mulatos e brancos. pepetela quiz apenas com isto levar avante um secreto plano p/ a mesticizacao do poder politico e economico na nossa terra. diriamos mesmos que pepetela e a corja de assassinos tinha o plano secreto de angola apos o colonialismo.
kidi: sr. pepetela deve dizer quais sao a culpas que achou em nito. mostrar as declaracoes que a Disa deve ter gravado. nao imagina como o sr. acendeu os olhos e coracao de alegria qdo viu nito em sua mao.pois fique sabendo que voce nao matou so nito. com a eliminaca de nito voce matou angola. este era o vosso grande proposito. nito falou tudo dentro do mpla, as 13 teses confirmam, e o pedido da realizacao do congresso do MPLA naquela altura iria por tudo claro.nos angolanos conhecemos tudo.
amanha: obrigado, carlos pacheco, assim deve ser um homem que clama pelo sangue alheio de milhares de inocente. pepetela e todo o se grupo de intelectuais assassinos sabiam o que estavam fazendo naquela comissao de inquerito. nao so sabiam ,como dava sentencas finais. pepetela deve dizer a angola e ao mundo como e em que condicoes foi interrogado nito alves,um grande filho de angola.
africano: pepetela sabe que nao vale culpar neto nas mortes do 27 de maio. neto foi tambem dillubriados pelas informacoes que pepetela,rui,ndunduma ,onambue forjavam. pepetela e seu grupo sabe muito bem que o plano de eliminacao dos angolanos dentro do MPLA teria de acontecer tarde ou cedo. e o plano foi realizado, neto apenas tinha que dizer sim. foi tanta mentira que neto nao teve como dizer nao. ele caiu na cabala deste bandidos que venderam angola a miseria, ao oportunismo, a ganancia, ao paternalismo, a cor da pele, ao atraso social.
verdade: carlos pachego e apenas um dos ,milhares de angolanos genuinos que presenciou a carnificina em 27 de maio. pepetela nuncca podera ser ilibado nesta tramoia sadica contra o povo angolano. por mais malabarismos que fizer, nao se esqueca que mesmo dentro da DISA, as mortes so seguiram devido a anuencia deste ecritor assassino e seu colegas bem identificados. o melhor sera reconhecer a crime agora p/ que possam ter uma morte mais calma tambem.esconder ate qdo, Deus nao permite e tudo sera revelado.
Anónimo: Milho da mesma lavra,farinha do mesmo saco.
Cativa: Algures no Planeta, vives mesmo noutro planeta ou então no 27 de Maio estavas noutro planeta.Nito Alves(podes ler as suas teses e outros documentos)era o mais ortodoxo dos comunistas.Radical de tal forma que achava que todos eram brandos, que o Marxismo Leninismo tinha que ter uma aplicação à letra em Angola.O 27 de Maio foi a maior desgraça de Angola e os crimes cometidos simplesmente selvagens, mas atenção Nito e seus seguidores iniciaram o dia MATANDO também da forma selvagem com que foram mortos.Milhares de inocentes foram aniquilados, sem julgamento, barbaramente.Mas se Nito tivesse triunfado aplicaria aos seus inimigos a mesma receita JUSTIÇA REVOLUCIONÁRIA como ele mesmo afirmava.
ALGURES NO PLANETA: Recordar, é viver... Ainda me lembro de ter estado pela 1ª.e única vez sentado na esplanada da Kambú, ao lado da Casa Nova York, na então cidade de Nova Lisboa, hoje, Huambo com esse Lúcio Lara k me fora apresentado como sendo um dos maiores poetas e intelectuais do Mpla. E de uma coisa também jamais me esquecerei. É k ele, pediu ao barmen "uma cervela geladinha soviética". Mal eu sonhava k estaria na presença de um dinossauro e de um carnificina k ajudou a urdir o 27 de Maio.
Anónimo: 2+2=4! Facamos contas. fala-se en 60mil mortos do 27, digam la qtos brancos foram mortos nesse numero? Quantos? O Pacheco ta vivinho da silva, nao ta? E o buraou politico dava as ordens ne? Pois o Lara mandava mto + nesse bp que o Neto. 2+2=4 pa!
ALGURES NO PLANETA: Ao ALGURES EM ANGOLA, aquele abraço. Ainda quanto a esta questão e para finalizar, diria k o 27 de Naio foi uma teia bem urdidada para perpetuar o Mpla no poder e os resultados estão à vista. Ante a perpectiva de uma juventude culturalmente florescente, capaz de questionar os métodos e modelos preconizados e caducos, pelo poder, nada melhor do k cortar o mal pela raíz. Assim, banindo essa consciência civica e critica do país, nada melhor para perpetuar o poder, senão, governar um povo maioritáriamente analfabeto... Vejam onde se instalam ou instalaram as maiores ditaduras do mundo...
ALGURES EM ANGOLA: ALGURES NO PLANETA, agora sim, estamos em sintonia.
Nao fora a vontade expressa e o maquivelismo de sentregar o poder ao MPLA, passando por cima de Acordos firmados em Portugal, país garante dos mesmos (que nao aceitou a intervencao da Comunidade Internacional no processo), a descolinizacao teria sido diferente. PACIFICA, DIGNA e "exemplar".
Nao vou enjeitar as nossas próprias responsabilidades no descarrilamento do processo, mas BOLAS, Portugal, com uma presenca em Angola de 500 anos, tinha a responsabilidade politica e MORAL de deixar o País noutras bases que na a ferro e fogo como n um encolher de ombros do género: saio eu e que se lixe quem cá ficar, ou entao nem para mim nem para ninguém!
Repartamos as responsabilidades pelos actores da nossa desgraca. E eles teem nomes. E muitos deles estao aí vivos e a rirem-se de nós
PURO NEGRO: Não é racismo, mas verdad seja dita com estes mulatos do mpla de entre estes ñ sei como figuram no colectivo de deputados na Assembleia; Todos sabem que estes foram os carniceiros das cadeias q foram esvaziadas dos inocentes deste 27/maio. O m deveria começar ver esta sua atitude de proteger ou ocultar a propria verdade. Srs, tudo q fizeram precisaremos a verdade dos melhores quadros q eliminaram c/ pretestos de golpe... os quadros do norte até agora são visíveis pela ditadura no poder e nós sobemos a verdade... a verdade dura mas os culpados mesmo defuntos terão que responder em tribunal qualquer dia... bem dito
Dedos(Luanda): Para mim este clube de Mulatos e Pulas que Lixaram Angola (mas Pretos Tambem) nao passa de um ependice do COLONIALISMO Protugues. Tanto que lhes cerederam o Pais de mao beijada para evitar que os verdadeiros Angolanos conhecessem a verdadeira Independencia TOTAL ao desfazerem o Alvor. Se Deus quisere este eme deveria ser simplesmente banido e seus membros e afins proibidos de constituirem qualquer tipo de agremeacao politica ou de suposta representacao de alguma franja da populacao Angolana . Porque na sua maioria, os integrantes da direcao nem e nunca foram Angolanos da suche. Deste a sua aparicao so infringiram DORE E LUTO aos Angolanos
bokalivre(prassa do katinton): anangolé! o pai grande Zé-Du devia mazé falá algo sobr'esse mambo. nem k fosse só p'ra dá 1 bilingue. o P.G tá fazé ouvidos de mercador, e isso num tá bom. Deus assim no gosta. Se é 1 prubulema real, histórico, comé k só uns é k falam e os tais pais fexam as bokas. epa, se kizerem 1 exemplo buskem o do falecido João Paulo II k pidiu disculpas pelos excessos k a igreja cometeu. se não sempre nesses ressentimentos, nessas indirectas... nesses acusa daki, acusa dali... pode pegá fogo. respeitem o tal "GURN". fuiiiiiiiiiii
Anónimo: Naquela altura quem decidia era o Bureau Político, quem mandava no Bureau Político era Neto. Formaram-se Comissões e quem não cumprisse com o papel atribuído era considerado também fraccionista. Muitos membros do Comité Central foram acusados, por isso não havia comandantes independentes que faziam o que quisessem, tudo era sob as ordens do todo poderoso Neto. Acham que o actual Presidente estava na Europa a passar férias, é claro que todos os membros destacados do MPLA deram o seu contributo nesses julgamentos, não é preciso ser inteligente para pensar nisso. Se tivermos de julgar Pepetela tertemos de Julgar todo o MPLA, até porque os que mataram ainda andam aí. Por isso, meus amigos quando há uma tentativa de golpe de Estado acontece sempre isso. Agora é necessário saber quem encabeçava a Presidência. No tempo do Neto alguém se atrevia a fazer o que lhe desse na cabeça? Quem poderia fazer algo sem o Presidente saber?
jose agostinho francisco(jose A.francisco@halliburton.com ou jagos62@hotmai): Primeiro quero informar-vos que eu nao pactuo com cobardias, razao pela qual uso o meu verdadeiro nome. Quanto ao artigo em causa tenho a dizer ao autor, que continue em frente, que a verdade vira ao de cima e a razao vencera. Ora vejamos, os quadros naltura,assassinados pelos servicos de seguranca e outros, foram vitimas de um processo premeditado, liquidar a juventude que se considerava intelectual e que tinham uma ampla visao de desenvolver politica, sobretudo na aplicacao da politica sobre o poder popular.Quanto, minha opiniao pessoal, nunca houve intencao de realizar um golpe de estado, mas sim houve da parte o Cdte Nito, um acto de defesa quando se apercebeu que seria preso na conjuntura de outros. Vejamos o caso de varios jovens como Luis Kitumba, Tilito e outros que nao adianta aqui mencionar. Estejem descansados que com o descontentamento dos antigos Segurancas qualauer alguma coisa vem ao de cima como ja o fez o Carlos Candanda, quando assumiu no folha-Matei o Nito Alves-.Gostaria que as pessoas vivas e ainda no poder, que estiveram envolvidos neste macabro acto que tivessem a coragem de contituir uma comissao da verdade e poder pedir desculpas ao Povo, sem querer avancar para a vinganca. Porque os Segurancas que sao acusados de terem morto pessoas, eram apenas peoes cumpridores e simples Lumpenos do proletariado que de politica nada sabiam.
Carlos Pachuku(lisboa): O Carlos Pacheco é historiador. Por dever de ofício devia contar toda a verdade e não apenas a parte que lhe interessa. É que ele quase diz que o Nito Alves era um anjinho do céu e que nada fez. Assim, torna-se difícil compreender o que se passou. A verdade é que se andaram a matar uns aos outros, como diz o Justino Pinto de Andrade que na latura do 27 de Maio estava na cadeia e estava preso porque era da revolta activa. Vítimas da insanidade revolucionária são milhões, naão apenas o Carlos Pacheco, os mortos de todo os aldos, ams todoa aqules que sofreram sem culpa. É o que dá andar-se a fezer revoluções e como estas não comem capim...
Kakula-kakuxila nduezu kikaxila nzala(Luanda): O atraso na marcação da data da realização das segundas eleições, está relacionado com a criação de condições para desanuvear a mentalidade do povo. O retardamento consiste na criação de condições para a lavagem dos crimes cometidos, mas, o Zé Du que não se esqueça que ele chegou ao poder com o sangue dos seus melhores companheiro a quem ele traiu no fraccionismo. Na qualidade de coordenador da comissão de inquerito nem se quer recebeu a defesa apresentada pela parte acusada e hoje este caso aconteceu com o Miala e a arquitetura foi precisamente igual á do passado. Não se esqueçam que vocês pararão no tribunal de Haia a semelhança do Pinochet, o Liberiano etc.
ALGURES NO PLANETA: Respeito todas as opiniões, por mais diversas k sejam de todos os compatriotas, efectuadas dentro de um certo critério de razoabilidade e decência. Fico satisfeito por constatar k os meus comentários às noticias, suscitam alguma atenção por parte dos comentaristas. Se fossem comentários, destituidos de qualquer fundamento, passavam ao lado dos leitores. É óbvio k ninguém é perfeito e dono da razão e k hà muitos pormenores k por vezes escapam a todos nós k comentamos as notícias de forma sintética e ao correr da pena. O exemplo disso é k, como muito bem reparou um comentarista, ter-me-ia esquecido de mencionar o ROSA COUTINHO - Almirante vermelho, de uma possível inclusão na lista das pessoas a denunciar no TPI. Diria mais, Mário Soares, Otelos e tantos outros k negociaram a descolonização "em cima do joelho", sem se importarem dos interesses legitimos do povo angolano e português, residente naquelas colónias. Se não caírem no dito Tribunal, k caiam no inferno e sejam assediados por todas aquelas almas inocentes k partiram vitimas dos erros crassos desses senhores!...
Anónimo(Luanda): Mas ... já não entendo nada !! Como é que estes senhores (Pepetela, etc.) estão, precisamente por esta altura, a receber prémios literários (Prémio Luís de Camões, etc.)? Nada é por acaso ...
PSapalo: Em Angola cultiva-se a irresponsabilidade.Foi a escravatura,depois a colonização, depois a guerra civil.Agora trinta anos depois ainda a escravatura, os efeitos da colonização, os tugas, os mulatos, quaquer dia os chineses os marimbondos, os mosquitos, a bitacaia e os piolhos ou tudo que possa ser culpado desta nossa mentalidade de não respeitar o nosso irmão, a lei, a vida humana nem a nós próprios.
Anónimo: A descolonizaçäo, já aconteceu a mais de 25 anos...os que tinham trinta anos naquela altura, agora têm 55, e outros mais...vo¨çês pensam que eles ficaram a espera de Angola para refazer as suas vidas? Angolanos, fiquem descansados, cuiden-se, só vos desejamos bem....de certeza, que os dinheiros do petróleo, näo estäo nas contas dos brancos...ou estäo destraídos, ou os pretos que vos estäo a governar, säo os mais espertos e vivos..neste caso, cada povo, tem o governo que merece....
ALGURES EM ANGOLA: ALGURES NO PLANETA
Na sua lista para o Tribunal de Haia nao se esqueca de meter o Rosa Coutinho e toda a cáfila do MFA que esteve na base na "exemplar" descolonizacao de Angola.
Nós teremos q assumir a nossa responsabilidade no drama angolano mas Portugal nao pode lavar daí as maos como Pilatus.
Sem rancor e com um abraco fraterno
Anónimo: Bom, entao nao sei porque que voce perguntou por ele, se sabe o que lhe aconteceu! Repito o que disse, a menos que se trate de outra pessoa... Oh Amavel Marcelo de Jesus Fernandes, nao queres de certeza passar por fantasma, ou queres?
Anónomo: ludy kyssassunda sabe muito bem onde ficam as valas comun,apertem o homen antes das eleicões.Devolvam os ossos dos 85.000 desaparecidos já.
ALGURES NO PLANETA: Tomara eu k fosse verdade k AMÁVEL DE JESUS FERNANDES, estivesse vivo, tivesse, ele e outros, escapado à purga do 27 de Maio de 1977. Infelizmente o k o meu antecessor diz, não é verdade. assim como também não o é o facto dos ex-colonos estarem todos a regressar como empresários. Estes, na sua esmagadora maioria,são pessoas k sofreram muito por lá terem deixado uma vida de trabalho, estando essa geração já numa idade k não lhes permite encarar de novo o reinicio de uma nova vida... Deixemo-nos de brincar com coisas sérias.
Anónimo: Algures no planeta... o seu amigo nao foi vitima de coisa nenhuma a nao ser da boa vida em Paris e Lisboa durante muitos anos, tendo regressado a Angola ha alguns anos como "empresario", tal como qualquer dos ex-colonos tugas que tem vindo a regressar ultimamente.
Kidi(Luanda): É mais grave do que se conhece ou se ouve. Para mim, devem ser mortos Ndunduma, Pepetela, Onâmbwe, Ludy Kissassunda, Manuel Rui Monteiro, Lúcio Lara, Joao Melo, porque nao há indemnizaçao possível que repare os danos dos filhos das vítimas que muitos deles sao delinquentes, analfabetos, no entanto, os dos outros sao directores das super empresas e os netos estao a estudar em Londres, NY, Oslo, Tokyo, etc.
Não importa(Cidadão de angola e do mundo): bem para começar a expor a minha opinião sobre o artigo necessito de fazer uma comparação a algumas historias da mitologia europeia. a mitologia que me vem a cabeça neste momento é o Sebastianismo ou mais conhecidos "Arturismo" (Rei Britanico possuiem a mesmo base). Ambos vivem a base do passado sem projecção para o futuro é o mesmo desta entrevista. Acho que chegou a hora de esquecer as coisas porque senao entramos num ciclo de odios passados que não levam a lado nenhum a não ser guerra e miseria. Depois de tantos anos (29 anos, tantos anos). Nem era nascido mas meus pais meus avós, minha familia viveram este drama mas não é por causa disso que estão sempre a bater na mesma tecla. É claro que isso não se esquece mas também devemos medir as nossas palavras porque podem ter conclusões terriveis. Penso que chegou a hora de esquecer isso de deixar de acusar os outros mas sim perdoar, sem isso não vamos a lado nenhum. bem é tudo deste que por muitos chamaram jovem que não sabe a historia, o que é verdade, mas que sabe que a por vezes é melhor esquecer do que abrir um baú com conteudo deconhecido.
ALGURES NO PLANETA: A História contemporânea de Angola é deveras complexa e tenebrosa desde os tempos da luta pela libertação nacional, perpetrada pelos movimentos emancipalistas de Angola. Várias fases de terror se instalou naquele país e, o pior de tudo, foram os inocentes que sucumbiram cruel e cobardemente, sem culpa formada, bem ao jeito do processo inquisitorial bolchevique. A Humanidade, poderia e deveria instigar as autoridades do país, no sentido de apurar os verdadeiros autores morais e materiais de tão hediondo massacre e levá-los, caso disso, ao Tribunal Penal Internacional a fim de serem justamente julgados e punidos. Não se apaga a memória de milhares e milhares de seres humanos com um simples sentimento de "culpa colectiva". Tive um grande amigo branco, nos meus tempos de estudante, k se chamava Amável de Jesus Fernandes. Pessoa órfão de pai e com uma irmã k teria falecido no Huambo com 17 anos, vitima de leucemia, inteligentíssimo, pacato, de extrema educação e trato fino, abraçou já naquela altura, com os seus 18 anos, a causa do Mpla. Constou-se-me k por altua de 1977, era comissário do Mpla no Uíge e, ainda hoje estou por saber, se terá sido tambem vitima dessa purga do 27 de Maio de 1977. Convém recordar a muitos angolanos k só a luta fraticida entre Mpla e Unita, bem como o 27 de Maio, matou dezenas ou centenas de vezes mais k a própria luta de libertação de Angola...Muito terão os historiadores k se ocupar com a história contemporânea de Angola. Porém, o sofrimento daquele povo, ainda não terminou, ditado pelas assimetrias brutais entre ricos e pobres, como outra forma de violência... Quer queiramos quer não, devido a todos estes factores, Angola encontra-se espartilhada pelos 4 cantos do Mundo! Dentro destes milhões de angolanos, só uma pequeníssima minoria regressará ao país, e isto pk, Angola continua um projecto adiado, incapaz de criar as condições necessárias e motivadoras para seus filhos regressarem e, por outro lado, à medida k os anos passam, criam raízes familiares nos países de acolhimento o k ainda mais dificulta um possivel retorno à Pátria k os viu nascer. É assim k os angolanos espalhados pelo mundo começam a perspectivar o futuro com o coração amargurado e despedaçado e com a esperança cada vez mais vã de k o regresso possa ser uma realidade, pelo menos, nesta encarnação. Boa sorte para Angola e sobretudo para os k lá ficaram. Lutem por uma vida digna, saiam do obscurantismo, pk o povo angolano, bem o merece.
Similar(Luanda): Joana Domingas Paulo acusa Victor Lima, embaixador de Angola no Japão, de ter participado na violação e morte de uma cidadã angolana de 22 anos, ocorrida na madrugada de 28 de Fevereiro de 1991.
O acto, segundo o documento a que tivemos acesso, revela que para além de Victor Lima (ao tempo conselheiro do presidente da República, José Eduardo dos Santos, para os assuntos internacionais) terão também participado na referida acção indivíduos identificados como sendo Bravo da Rosa, Daniel Castro e Inocêncio.
A ser provado (é claro que o Angola só mostra ser um Estado de Direito quando se trata de julgar pilha-galinhas, jornalistas de órgãos de Comunicação Social não públicos e políticos da oposição) o envolvimento de Victor Lima na morte de Carol, então confirmar-se-á de facto que o Governo angolano é composto por um conjunto de malfeitores e que o Estado angolano deixou de ser pessoa de bem, se é que o foi um dia.
A confirmar-se o envolvimento de Victor Lima neste escândalo político de todo (e mais algum) tamanho, o presidente da República, José Eduardo dos Santos, por respeito aos angolanos e à Lei Constitucional, deverá fazer um pronunciamento público ao País sobre o assunto e suspende-lo preventivamente do cargo que ocupa, o de embaixador do Estado angolano no "País do sol Nascente", até provar-se o contrário.
Se José Eduardo dos Santos (é por demais consabido que o presidente da República não se verga à pressão da Comunicação Social) não tomar esta medida, então os angolanos deixarão de acreditar no projecto de Estado de Direito que se quer nas 18 províncias que compõem o País e a concluir que o que se está a passar em Moçambique, o julgamento de Nympine Chissano (filho do antigo presidente moçambicano, Joaquim Chissano), não serve de exemplo para Angola.
De resto, é da inteira e exclusiva responsabilidade de Victor Lima provar aos angolanos em geral e aos familiares da malograda Carol em particular que esta história não é verdade, mas sim apenas publicidade de muito mau gosto. Por isso, defenda-se o acusado!
Anónimo: 29 anos não chegam?Devagar devagarinho alguns já se mandaram para o outro mundo e pelos vistos irão todos antes que alguém abra o bico.O Carlos Pacheco vive na tuga poderia falar à vontade.Disse que ia escrever um livro sobre o assunto, já lá vão uns anos......tou à espera mas sentado.
Telapepe: Todos os patrulheiros se chamam de anonimos e tods sao mentirosos.
O Carlos Pacheco cita nomes. Estao aí bem escritos. O Rui Monteiro é acusado de fazer parte da chacina e voces vem dizer que ninguem lhe acusa de nada !!!!!!!
Tenham vergonha de defender os genocidas
Kissonde: E achas que em Angola existem condições para alguém se atrever a por cá para fora tudo de uma vez? Agora à medida que a democracia se vai implantando e se forçarmos todos os anos a barra, devagar devagarunho, eles vão-se soltar.
Anónimo: Pois é Kissonde eu tabém acho que ele ou alguém deveria escrever um livro sobre o assunto.Mas fico incomodado quando o Carlos Pacheco o Passos e outros tantos, que de facto foram torturados, que dizem que sabem quem os torturou, alguns eram seus amigos, que conhecem quem deu ordem para matar e até quem matou,nunca nomeiem os assassinos nem os mandantes.Não seriam eles que deviam denunciar essa gente?Porque será que dizem sempre que só falarão na altura certa?Terão que ser os outros a fazer o trabalho por eles?Não são os próprios que sofreram,os familiares dos que morreram que devem escrever os livros, fazer as denuncias?Eu acho que sim, mas o que acontece todos os anos por esta altura é o choradinho do costume blá blá, e nada Pepetela, mais Pepetela, Rui monteiro mais rui Monteiro que ainda ninguém acusou sequer de um insulto ou de uma bofetada.Custa ver como passados tantos anos,tantos mortos, tantos torturados e.....................a montanha pariu um rato.Não sou apologista de vinganças, apenas gostaria que quem foi vitima chamasse os bois pelos nomes.
Kissonde: Se Pepetela não tem culpas no cartório que escreva sobre o 27 de Maio. Caneta é que não lhe falta.....
Anónimo: O problema é outro.Pepetela vende muitos livros em Angola e noutros paises do Mundo.O Carlos Pacheco...............inveja é o que é.
Anónimo: Não é de agora que pepetela é critico.Desde a decada de setenta em que foi vice ministro da educação de onde saíu a seu pedido,nunca mais aceitou nehum cargo nem no governo nem no partido.Além disso se lerem bem a entrevista do Carlos Pacheco verão que não acusa o Pepetela de absolutamente nada, até diz que nem com ele falou.
dim: a historia ja vem sido desturpada, criancas de hoje nao sabem o que foi o 27 de maio qual a informacao que os livros lhes darao nao sei: so foram herois, criminosos, ou entao deuses, para completar as paginas do livro de historia temos que contar o sucedido.
onde estao os restos mortais dos militantes do 27 de maio onde estao? esta angola nunca sera potencia ate que os responsaveis enatao sao atribuidas as culpas, por uma angola livre porque ela e uma mama de panos pretos sem sorriso qu chora por justica, justica,justica, justica ,justica, justica, quem serao culpados xe espera tenha cuidado que a DISA anda ai.
Kissonde: È verdade que Pepetela é um grande critico do Mpla e do seu governo e esquemas, isso é o que ele mais denuncia nos seus livros. Mas se esteve envolvido nos crimes de 27 de Maio e só porque virou agora critico, não se pode passar uma esponja sobre o passado dele, nem de ninguém, porque muitos pagaram com as suas vidas a libertação de todos os angolanos. Doa a quem doer quem tem culpas no cartório, no minimo assumi-las.
Anónimo: O Pepetela deve ser julgado quando o MPLA sair do poder ao contrario sera sempre protegido pelo sistema
Anónimo: Q Carlos pacheco era mais comunista que os comunistas, neto era o seu Deus.Agora é um homem capitalista bem rico, Neto virou diabo e dr comunista virou fascista.P que o Pariu que vá contar essa a outro.
Kissonde: Da mesma forma que pAulo Jorge pediu desculpa a Carlos Pacheco, da mesma forma que Samakuva pediu desculpa aos angolanos, eles mostraram a grande nobreza de quem admite ter errado. só é lamentavel que quem mais errou e continua a errar em Angola se julguem seres superiores oas outros e nem admitem a hipótese de terem errado e consequentemente também pedir desculpas pelos erros cometidos. E assim vamos nós andando com quem nos governa e sente ainda como se nos fizessem um enorme favor! Vão ter que ser bazados pelo povo nas eleições!
Chipa Tch'onguuê(AQUI MESMO): Não duvido mesmo que o Pepetela tenha feito esse papel, ainda no dia 1 de janeiro deste ano o vi fazer o mais triste dos papeis numa grande demonstração de gratuita violência em defesa de uma morbidêz qualquer e apenas para vincar uma posição de força moral que ele não possui.
Agora não me admira também que motivados pelo espírito de bem servir brancos opurtunistas como pepetela, dunduma e outros tenham raia a barbarie no 27 de maio. Isto contudo não implica que haja semelhanças entre eles e brancos como eu, a cita vales e outros. Portanto caros comentadores falem por favor do a do b ou do c, e não generalizem pois não me revejo representado por esses camaradas que se julgam filhos prodigos e únicos do mpla. Do mpla sou muito mais eu que sempre o servi em troca de nada, do que esses que recebem casas, carros, etc.
Anónimo: ...nao sabia que tambem Ambrosio lukoqui tivesse participado naquela massacre.pouca vergonha.perdeu-se toda uma intelectualidade ,jovens de malanje,kuanza-norte,bengo ,uige,luanda...comandantes comprometidos com a dipanda.era-se uma vez a geraçao que perdeu-se e ANGOLA ainda continua a pagar aquele error histórico...
familiar de un desaparecido: alguem me pode dizer onde está o comandante Dimuka? o meu Dimuka ,desapareceu ...o comandante Ricardo Domingos ,vulgo Dimuka,eras a nossa esperança,tanto tempo no exilio,1ºLeopolville
(Kongo-belga) e logo Brazaville...pra acabares assim ? tirado numa vala comum? os teus filhos e irmaos fomos perseguidos e humilhados...mas a vida levou-nos tao longe da terra,o Joka já é todo un man,o Mingo já faleceu...,oh porque nosso Dimuka;no Songo ainda te esperam...,a tia Pemba ,ainda vive sempre lá no povo.Oh nossa esperança,ainda me lembro quando ...volta pra noís.porque tanta mentira,tanta intolerancia? aquela DISA...mald...DISA.Aos nossos mortos,uma lágrima de dor e esperança.
ex-colono tuga(Lisboa): à boa maneira do MPLA só falta culparem o colono por este genocidio. Faço uma pergunta, porque ~´e que um grupo de cidadãos angolanos não leva os responsáveis por este genocidio ao Tribunal Internacional de Haia? Alguns dos responsáveis ainda estão vivos, só que agora nenhum assume a culpa, procurem-nos.....alguns vivem aqui na terra do Tuga....
Anónimo: Perdoemo-nos uns aos outros, morreram todas as racas no fraccionismo, o mais importante e que os que mataram continuam numa boa, que os do MPLA, do Nito Alves e muito recentemente a UNITA, por isso nao nos escadalizemos com o 27 de Maio, porque todos que mataram nesta Angola, mae patria, vivem bem e so nos o povo, o que temos e de muito suor, estamos a passar mal, choramos diariamente os nossos mortos, principalmente criancas que morrem porque a pobreza atingiu niveis impossiveis de se imaginar, e so irmos ao Hospital Pediatrico de Luanda, que espelha a realidade angolana, os choros de tristeza e gritos constantemente, que somos capazes de perguntar o que e a independencia, so nos resta uma solucao perdir perdao a Deus pelos malfeitores.
Anónimo: Este é o episódio mais triste da história de Angola e é preciso falar-se dele para que as pessoas que de alguma forma participaram dele, como autores ou como vitimas, esqueçam este episódio triste e fiquem de consciência tranquila.
Não podemos condenar particularmente uma pessoa ou outra como estão a fazer agora com pepetela, pois muitos outros participaram e ninguem fala deles,(o própio Agostinho Neto autor moral deste massacre,e sabendo-se disso dou graças a deus o facto de ja ter morrido era um homen mau e sem escrupuylos pois existem outras formas de impôr a ordem), o importante é haver uma reconciliação entre todo o povo angolano.
Julio Cesar: Só dá para chorar. Já para já quantos mulatos morreram como fraccionistas. Não será que foi uma atitude contra os negros intelectuais. Não vivi isso, era pequenino, mas envergonhe-se toda a nação por tais praticas hediondas. Nunca em Angola, pelo menos diz a história, os homens foram tão maus como em 1977 no MPLA.
miragem(manchester): esta de que o zedu estava em cima do murro foi boa e sinto-me com esperanca de que um dia vamos esclarecer tudo isto mas no dia que dos santos for corrido do poder.o mpla continua refem do passado,partido comunista nao existem correntes de opiniao,partido do sim-sim,todos concordam com a forma e modelo em que se esta a dirigir o pais,no mpla sempre houve a cultura de adoracao incondicional ao chefe mesmo que este se desvia dos objectivos e estatutos e ate a unita logo que se livrou do seu ditador deu uma grande licao como um partido deve ser aberto e discutir os assuntos em liberdade sem medo discordando e defendendo cada um a sua ideia para o bem comum.nas proximas eleicoes temos que dar uma resposta clara a esses senhores...
Anónimo: Estas é uma das paginas,que anda bem marcada na memoria dos Angolanos,Que haja coragem politica de uma vez,sem recentimentos,desconfianças, em exclarecerem o que se passou ha naçao.
Que os responsaveis , assumam has sua responsablidades,
Hoje o mundo quer julgar os crimes mais horriveis da humanidade.Nao pessam que ficando calados tudo acabou.
Anónimo: Estas é uma das paginas,que anda bem marcada na memoria dos Angolanos,Que haja coragem politica de uma vez,sem recentimentos,desconfianças, em exclarecerem o que se passou ha naçao.
Que os responsaveis , assumam has sua responsablidades,
Hoje o mundo quer julgar os crimes mais horriveis da humanidade.Nao pessam que ficando calados tudo acabou.
Kissonde: Não sou nem nunca fui do Mpla. Mas já comprei varios livros do Pepetela e só me apetece deitá-los numa fogueira. Pepetela está envolvido no 27 de Maio e nunca foi capaz de assumir. Luandino Vieira já fugiu para Portugal e pelos vistos Pepetela também vai fugir, porque tem muito para pagar. Ele escreve o que quiser, mas foi cumplice do genocidio, como tantos outros. Nesta data, devemos homenagear as vitimas do 27 de Maio, executados sem julgamento sequer e que tinham todo o direito de terem uma opinião diferente. E ainda muita gente acredita nos slogans e nas consecutivas mentivas deste governo do Mpla que se perpetua no poder há já 30 anos. E talvez a guerra não tivesse durado tanto tempo e se teria feito as pazes mais cedo. Os vencedores do 27 de Maio continuam no poder e devem ser varridos nas próximas eleições! Juntemos os nossos votos e não deixemos que exista batota novamente como existiu em 1992, porque é impossivel Santos ter tido uma diferença tão pequena de votos para Savimbi e o Mpla ter tido uma diferença muito grande para a Unita nos votos para a assembleia da republica.
Anónimo: O computador, näo teria memória para aguentar tanta babuzeira! é muita pena mesma, estudar, para continuar a ser o mesmo obtuso de sempre...acho que a miséria, tem estado a dar cabo da mente de muita gente em Angola...um dia escrevem que o poder escureceu mesmo! outro dia já escrevem, que quem manda säo os luso tropicalistas....sempre com desculpas de mau pagador! mas alguém que tem a mente minimamente lúcida, pode acreditar que em Angola quem manda säo os luso tropicalistas? sím, implantem a cultura de näo assumir responsabilidades...e passaräo a vida a ver fantasmas.....
Vakulukuta(Zürich, Switzerland): Para melhor esclarecerem esta situação, o parlamento angolano deveria criar uma comissão de inquerito para se apurar a verdade, qual foi o papel deste ou daquele...simplesmente para ficar na história...mais digo-vos que este sr. Pepetela, participou e apontou quem deveria ser executado ou não...perguntam-me eu falarei e explicarei.. a minha tesé
Lula ko kazu(Luanda): O Senhor Pacheco é um bom filho angolano-africano. Se tivessemos 10 elementos no MPLA com este tipo de carácter, coragem política, já em Angola teriamos uma governação a bem do povo. Infelizmente, pessoas como o Sr. Lopo do Nascimento, Marcolino Moco e Abel Chivukuvuku, subiram no Monte de Querob para falar com o Sr. Deus e nunca mais voltaram para falar alguma coisa ao povo. Digo isto porque o Sr. Lopo Do Nascimento sendo ele do MPLA e ex-Primeiro Ministro de Angola seria a pessoa mais autorizada para salvar este País na situação que se encontra , mas coitado não tem coragem política , tem medo do seu companheiro Jose Eduardo Dos Santos que está cercado de anti-motins e também apoiado pelos Luso-angolanos, Cabo-Verdianos e Brasileiros. Mas louvamos a iniciativa do Sr. Pacheco, bom filho desta Pátria e acredito que muitos estarão na mesma linha de pensamento, o que falta mesmo para os angolanos é a coragem política, porque têm medo de morrer como o malogrado Mfulumpinga, que foi morto pela política do Jose Eduardo. Esta política de matar quem defende o povo foi iniciada pelos mesmos senhores que estiveram a frente dos massacres do 27 de Maio nomeadamente o Presidente Agostinho Neto, Ludy Kissassunda, Lucio Lara, Manuel Monteiro,Jose Eduardo Dos Santos, Pepetela, Ndunduma, Iko Carreira, Ambrosio Lukoqui, Pasocoal Luvualu,Paulo Jorge e tantos outros angolanos de origem luso. Estes senhores desde que venceram a dita intentona golpe do dia 27 de Maio até hoje tomaram as rédias deste País com o Sr. Zé Dú como boneco a frente do País, mas na verdade, quem dicide ssobre as grandes questões dos País são os luso-angolanos, São Tomenses, Cabo-Verdianos e Brasideiros, em detrimento da grande maioria e verdadeira família angolana que vive numa miséria extrema sem água potável, sem residências, sem saneamento básico, sem ruas, e sem nada, a exemplo das populações das Lundas, do Uíge, do Bengo, do Kuando Kubango, do Zaire, da própria Luanda (Sambizanga, Cazenga, Kilamba-Kiaxi, Estalagem,Palanca, Sapu, Marçal, Rangel, etc, etc. Meus senhores políticos e apolíticos, sobretudo os professores universitários, os alunos universitários, e os intelectuais em geral façam alguma coisa para tirarem este povo nesta miséria inventada por esses senhores que hoje andam só de Jeeps, e dominam os Bancos, as grandes empresa petrolíferas, diamantíferas, as agencias de trasportação área, os portos, a direcção da policia, das FAA, os Grandes hoteis, a organização empresrial, etc, etc. O que estamos ver nos balcões da BFA é lastimável. Será que as nossas irmãs negras só servem para lhes alugar apartamentos e ficarem confinadas dependentes destes senhores milionários que lhes carinham os seus belos pelos nas pernas? A situação é precária em todos os níveis, porém, podemos virar o curso da história se formos inteligentes no dia das eleições,. Fico por aqui senão o computador não teria memória suficiente para reter as minhas palavras que andam bem cheias nos meus pulmões. Vamos apoiar a Selecção Nacional para esquecermos um pouco dos nossos problemas, mas saibam que cedo ou tarde todos os que nos fazem mal serão chamados à barra da justiça, iniciando aos tutores do 27 de Maio; Amém! - Fui...
MuanaKongo: O Mpla é um dos partidos politicos mais antigo do continente africano. Como todas organizaçôes politicas, o Mpla tem a sua propria historia. Uma hoistoria feita de baixos e altos. O 27 de Maio foi um dos pontos culminantes da historia do Mpla. O cruzamento entre duas correntes politicas diferentes, entre duas dialecticas diametralmente opostas. Aconteceu o que aconteceu, pois foi uma consequencia logica na evoluçâo de toda organizaçâo humana com suas imperfeiçôes.Naquela altura, o ideal comunista que servia de fundamento ao Mpla perdeu toda a sua substância. Resultado: muitos militantes daquele partido ficaram na esquina.A revoluçâo do palacio. Hoje, o ideial nâo é de acusar os outros do que aconteceu em 27 de Maio. O desejo do povo é de fazer a luz em torno do que se passou para que os que foram mortos sejam dignificados.
Luafwa Lwa Nkandi(Luanda): E´muito doloroso quando pensamos no que aconteceu em 27 de Maio de 1977, também é muito doloroso quando recordamos as barbaridades ocoridas logo após a proclamaçâo da independencia de Angola em 11/11/1975, outra depois das eleicões de 1992, também e´doloroso recordar a marginalizaçâo do Chipenda que acusado também de conspirador (fraccionista), será que nós nascemos, crescemos e moreremos sempre a sofrer? Já e´tempo dos Angolanos pensar no futuro e deixar de se distrair com as sombras do passado. Perdemos muito tempo com aldrabisses de varias ordens dos nossos liders. Digo todos liders.Criaram condiçôes para que nos odiassemos uns aos outros. Vamos também continuar a falar do massacre dos Bakongos? também é doloroso. O que recomendo aos meus compatriotas é que se crie uma comissão de historiadores para documentarem todas ocorrencias do passado e nós apartir de agora comecarmos a dar um maior focos na criaçâo de um estado democratico de direito onde estes males não tenham morada. Para finalizar sugiro que se fissesse o levantamento de todos os individios que se destacaram na luta de libertaçâo do Pais. ex: Nito Alves, Dr. Jonas M. Savimbi, Holden Roberto(ainda em vida) , Osvaldo Vandunen, etc...e dar estes nomes a algumas ruas da cidade de Luanda e das ruas de outras do Pais. ex: Av. Revolucao de Outubro pode passar a ser chamado Av.Dr.J.M Savimbi, Av. Lenine, pode passar para Av. Nito Alves. Vamos pensar isto.
Povinho(Orlandofonseca3hotmail.com): Os factos sao e serao sempre factos.Portanto eles nao mentem.
A maior parte dos acusados naqueles massacres, foram brancos ou Mulatos,que foram os reponsaveis na producao dos imensos vales comuns onde so os coitados dos pretos Angolanos foram ai enviados.
Mas se o nosso pais nao esta sendo neocolonizado porque razao os grupos minoritarios usurparam o lugar da maioria negra? Se alguem pensar que tenho preconceito racial esse alguem nao ama Angola.Sempre disse que o pais pertence a todos nos quer sejamos pretos, brancos Albinos, ou mulatos. Mas, o ironico e o que se passa hoje no pais, onde a minoria branca ou mulata comlexada a muito tomou o lugar da maioria negra.
Nao e prudente comprarar os EUA onde moro e o meu Pais Angola. Mas nao e mal nenhum sublinhar, que todos os que moram nos dois paises sao seres humanos.Apesar de haver certa diferenca de mentalidades devo dizer que nos EUA os pretos sao o grupo minoritario, e tem tambem grande poder, nas decisoes dos assuntos do pais. Mas ironico seria eles tomarem o lugar da maioria branca.
Por mais que queiramos esconder a verdade, e que o conflito Angolano ainda necessita de alguem do tipo Martin King para defender as liberdades civis dos pretos em Angola.Parece paradoxal para muitos no caso Angolano, mas, e um facto quer queiramos quer nao.
Doutra forma um dia Rui Monteiro e companhia assumirao a presidencia de Angola e ai sim teremos ja um aparthed confessado.
Estamos Juntos.
Povinho
Miami Florida EUA
Casimiro Salunga(Baltimor,U.S.A.): Homenagem A Todos Que Tombaram No 27-05-77
Nito Alves,Bakalovf,Jose Van-Dunem,Pedro Furtunato e tantos outros,foram mortos sem sequer serem julgados.Mas o porqu^e desse nao julgamento?Fica dificil de se entender,se os mercenarios que nao eram menos criminosos foram julgados con aquela ponpa toda que se assistiu,e que ate deu direito a intervencao do Papa,que os nossos acusados criminosos nacionais nao tiveram direito ao mesmo julgamento.
Quem leu o livro do Comandante Iko Carreira,primeiro Ministro da Defesa da Republica Popular de Angola,apercebe-se das criticas que ele faz a Agostinho Neto,mas so que estas criticas so surgem depois de Neto morto.
Sera que Iko Carreira proximo colaborador de Agostinho Neto nao lhe conhecia os defeitos,ou nao os criticou por conveniencia de momento?Ninguem pode negar o papel de Agostinho Neto na nossa luta de libertac~ao.Mas tambem `e certo,que se houvesse critica honesta da parte daqueles que so criticam Neto depois de morto e por conveniencia,o destino do nosso Pa`is seria diferente.Os que conhecem a historia nao escrita,mais verdadeira,do M.P.L.A.,sabem bem que Matias Migueis e Jose Miguel foram assassinados pela direcc~ao do M.P.L.A. da epoca,e que Iko Carreira foi um dos que discordou.
E quantos mais sabemos disso e continuamos calados?
Jose Manuel Paiva,o Comandante Bula,Garcia Neto,Minerva,Galiano,o Comandante Jacob Caetano Joao,conhecido como Monstro Imortal,cuja a cabeca estava a premio,tanto foi o trabalho que ele impos aos Portugueses com a sua valentia,Helder Neto,Juca Valentim,Zeca Matoso,David Ze,Artur Nunes,Avelino Mingas o Saydi,Sita Vales,Virinha,Pombal,e a lista seria muito mais longa se tentassemos citar todas as vitimas do chamado Fraccionismo,que nao foi mais do que o resultado das contradicoes que os Angolanos carregam consigo,e ate hoje nunca houve coragem politica para se discutir a situacao do Pa`is que `e de todos nos,sem preconceitos nem paixo~es.
Neste aniversario de mais um triste 27 de Maio,pergunta-se:
Em defese de que interesses,tantos Angolanos tiveram que perder suas vidas?
Quantos senhores instigadores da chamada intentona instigaram muitos Angolanos ingenuos atirando-os para o precipicio e vivem hoje tranquilamente em Luanda ou Lisboa?
Quem pode hoje definir quem `e a chamada reacc~ao interna e externa?E em relacao a que?
Quantos ainda continuam fies `a dita ideologia em nome da qual matarm seus irmaos?
Facamos deste 27 de Maio,uma nova base de partida na tolerancia mutua como Angolanos,sem muitos -ISMOS,que ja trouxeram muita morte e miseria para todos n`os.Que havemos de morrer um dia ,ninguem duvida.Por isso,nao apressemos a morte de mais ninguen acusando-o de
FRACCIONISTA
Mussiango Banzo Capitão: Tenho sempre dito que o MPLA,a FNLA e a UNITA,todos eles não estão isentos de culpa das barbaridades que fomos e continuamos a ser vitimas desde a triste independência de Angola em 1975. Senhor CARLOS PACHECO pelo menos até agora foi a primeira pessoa que talvez leu sempre as minhas palavras sobre isto em que falo sobre o"Filme que os Chefes de Estado Africanos em 1979 na Libéria" mostraram ao então Presidente Agostinho Neto sobre as Chacinas que foram cometidas com o 27 DE MAIO DE 1977 que ninguém esquecerà jamais como também ninguém não esquece as fogueiras da Jamba,os crimes do São Pedro da Barra,etc,etc. Triste é que gente como o senhor WADGIMBI entre outros para lhes garantir imunidade que um dia espero tenha fim e seja retirada,continuam sentir-se tão felizes porque não têm vergonha do Mal que fazem. È uma tristeza isto. Porém,não sabia das palavras do então senhor DIOGÈNES BOAVIDA bem como da participação do senhor AMBRÒSIO LUKOKI e mais alguém como o senhor PAULO JORGE que no entanto não teve mal maior mais até sabe vir ao de cima reconhecer e aceitar o mal que ninguém apagarà da memòria de todos nôs. Apenas quase dois anos de idade(concretamente dezassete-17-meses) de diferença existem com a Independência de Angola. Porém,não deixo também de condenar o comportamento de Populismo barato baseado no Racismo que o grupo do senhor NITO ALVES levantava para ludibriar os menos incautos para os eus intentos. Que não se deixem levar pelas palavras loucas e enganadoras de politicos de que casta pertençam. Cada um que procure ser livre e independente de sua consciência.
Manuel Elavoko: Carlos Pacheco, eu nao te conheco e nunca te vi, mas gostaria encorajar-te para que prossigas neste caminho.
A verdade deve ser dita. As valas comuns devem ser mostradas e se dar um bom funeral a muitos camaradas que foram manietados por uma cupide de egoistas que se aproveitaram da fraqueza de Neto e do seu complexo pela negritude, e entao deram o golpe de bau'. Estes egoistas estao ainda vivos e ostentam ate cargos de direcao, chefia, deputados, membros do Governo, escritores, esbanjam a massa toda e fazem o martirizado povo autotone passar mal a ponto de morrerem de colera. Colera e'uma doenca de gente pobre, gente suja, de locais sem higiene. Pois e' isso que somos, mesmo com os diamantes e o petroleo debaixo das nossas pernas.
Va' mais longe e diga mesmo que o Presidente Jose Eduardo dos Santos durante o processo do fraccionismo, esteve em cima do muro com um pe' em cada lado. Se os fraccionistas triunfassem, saltava do outro lado, como perderam, saltou do lado de Neto. Obviamente tambem nao deixa de possuir os ditos complexos que muitos outros possuiam naquela altura.Pois ele deve sentir-se menos africano, excepto claro a cor da pele.
Pois eu tambem preciso saber da morte do meu tio, dizem que foi amarrado num saco de rafia e foi atirado durante a noite num rio e como ele milhares de pessoas tiveram a mesma sorte. Eram amarradas ou acorrentadas uma a outra em composicao variada, com bracos e pernas partidos e atirados ao rio. Outros eram levados no alto mar, algemados e a uma altura de mil metros eram atirados para a agua. Fala-se do monstro Imortal que ate lhe furaram os olhos com pontas de cigarros acessas. Do Nito nao imagino, ate suas proprias fezes deve comer.
Por isso, essa casta de pessoas devem falar apenas a verdade. Desculparem-se perante os seus actos. Que tenham coragem agora e nao fujam ao esclarecimento, pois sabemos quase tudo, precisamos da confirmacao deles e dar bom destino as ossadas dos martires do 27 de Maio.
voz do sul: ha dipanda foi precipitada , hoje africa e o que se ve e oa olhos nao mentem . agora agostinho neto era um bebado foi para antiga cccp tratar do figado e foi fisgado .
Jovem indgnado(Lisboa): Como jovem angolano gostava que de uma vez por todas se cabasse com o "nevoeiro" do que foi o 27 de Maio. Não esquecendo-o, mas através do esclarecimento dos envolvidos, porque só assim a História de Angola terá a página que falta. Os perpetuadores de execuções sumárias têm e devem ser rsponsabilizados.
Jovem indgnado(Lisboa): Como jovem angolano gostava que de uma vez por todas se cabasse com o "nevoeiro" do que foi o 27 de Maio. Não esquecendo-o, mas através do esclarecimento dos envolvidos, porque só assim a História de Angola terá a pági
Nito Alves(27 de Maio): Todos sabem o grande culpado das mortes.....o maior assassino de Angola: AGOSTINHO NETO.Tambem já está nos quintos dos infernos...tudo o que lhe fazia sombra , limpava o sarampo.Foi o maior bandido pós indeendencia.