Irmãos de José Van Dunem respondem a réplica de Pepetela Semanário Angolense

A carta de Artur Pestana – Pepetela, refutando qualquer tipo de participação na repressão do 27 de Maio e assumindo ter pertencido apenas a uma comissão criada pelo Bureau Político do Mpla com o objectivo de seleccionar entre os depoimentos dos detidos na altura, os que seriam mais elucidativos para serem transmitidos pelos órgãos de informação, foi rebatida pelos irmãos de José Van-Dunem.

João Van Dunem(1) e Francisca Van Dunem(2), consideraram o conjunto de afirmações no mínimo falaciosas. “Pepetela pretende que não participa na repressão quem ajuda a organizar a propaganda que a «legitima», para tanto escrutinando depoimentos obtidos através de métodos de todos conhecidos e seguramente incompatíveis com padrões mínimos de humanidade”.

Os irmãos Van Dunem concordam em absoluto com o rompimento do silêncio, manifestado pelo escritor, e alertam que “factos que pertencem à memória colectiva nacional e que constituem ainda factores de grande perturbação e instabilidade, é necessário termos absoluto cuidado. Importa, também, agirmos com coerência dignidade, seriedade intelectual e coragem política – o que certamente não faltará a Pepetela.”

Assim, convidam o escritor a responder se estava ou não “ao corrente da violência, da coacção, da tortura com «Nguelelo» e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes com que eram extraídos os depoimentos que afirma agora terem sido seleccionados por uma comissão que integrou? Sabe ou não o cidadão Artur Pestana, ou seja o escritor Pepetela, que os cidadãos cujos depoimentos escrutinou não tiveram direito a garantias mínimas de defesa, não foram presentes a qualquer tribunal e que a maior parte deles «desapareceu», para sempre, sem que as respectivas famílias tenham sequer tido a possibilidade de lhes dar um enterro digno?”.

“Meu caro, Pepetela, cada um de nós convive como pode com os demónios que nos atormentam. Ainda que o quiséssemos, não nos poderíamos escusar a conviver com os nossos. Mas, por favor, é preciso respeitar o sentimento das famílias daqueles que se matou ou ajudou a matar.”

João Van Dunem e Francisca Van Dunem, respondem assim a réplica de Pepetela, publicada na edição 139 do Semanário Angolense, onde o escritor nega ter participado em qualquer tipo de Tribunal na altura.

Esgotada a paciência e a confiança, Pepetela, recorde-se, manifestou ainda que esperou em silêncio que o MPLA “viesse a público defender, numa prova de lealdade, o bom-nome daqueles que o serviram desinteressadamente em todos os momentos”.

(1) Jornalista, residente em Londres
(2) Jurista, residente em Portugal

Leia na integra em www.semanarioangolense.com

Nota: Pela delicadeza inerente ao tema, pedimos antecipadamente que todas as reflexões aqui publicadas sejam feitas com o máximo de seriedade e respeito.


26 Nov 2005
Fonte:Semanário Angolense    [Comentar]

Comunidade angolana on-line (By Angola Acontece)

Registe-se no Ponto de Encontro e faça amigos, nós já aderimos!



Comentários
raimundo sangeperé    jodaangola@hotmail.com
acho muito interessante estas polemicas que querem levantar agora contra grandes nacionalistas como pepetela. Pepetela é um grande cidadão angolano e o mais huamano que conheço, inteligente, intelectual, defende sempre Angola em todos os lugares. Nunca trabalhou na DISA, nunca foi policia... Agora querem-no crucificar! E chamam de Pula e outras coisas... A independência de Angola foi feita também com brancos e ele foi um, mestiços etc. Temos até no Governo os assassinos da UNITA E FNLA, com altos postos e certamente a eles vocês não questionam os milhares de mortos que eles fizeram... Hoje o memento é de Paz , armonia, concordia solidariedade, amor, reconciliação, reconstrução com todos, inclusive com os Kwachss. Agora querem difamar um cidadão integro como o nosso Pépétela? Voçês não se importam com os assassinatos que os fraccionistas fizeram no dia 27 de maio e querem agora procurar culpados em todo lado. Democracia é também responsabilidade. E se pode mmuito bem dar uma opinião sem chamarem ele de pula etc.

Anónimo    
Não foi só em Angola. Nas outras ex-colónias portuguesas, a seguir à independência, todos os que quiserem prosperar (algumas vezes sobreviver) tiveram que estar filiados nos movimentos que tomaram o poder e compartilhar as suas acções. Eram alturas de desvario marxista e práticas estalinistas. Principalmente na área dos intelectuais, todos foram chamados a desempenhar "o seu papel" quer tivessem embarcado nos projectos marxistas da altura ou não. Normalmente o papel dos intelectuais, na maioria das sociedades, é o de oposição mas naqueles momentos foram de apoio e colaboração. Alguns porque acreditavam no delírio esquerdista outros porque queriam sobreviver e se eram brancos (Pepetela, Mia Couto, etc) mais tinham de mostrar abnegação e dedicação. Agora, cheios de prémios e vivendo entre Portugal e o Brasil, assumem-se como oposição patriótica mas nunca as responsabilidades. Quem lê os seus livros vê a denúncia dos crimes do passado pós-independência mas estes crimes parece que nunca passaram por eles. Não me parece que se consiga construir uma sociedade esquecendo o passado. Em Portugal também se está à espera que os revolucionários que quase mergulharam o país numa guerra civil em 75 morram todos para se conseguir discutir o assunto com seriedade. É pena.

none    none
Tudo muito triste... mas na realidade nem netistas ou nitistas eram pessoas com dignidade humana. Recordo-me que a lavagem cerebral desses individuos eram tao baixa que ate dentro da propria familia ja nao existia unidade e isso para nao falar dos vizinhos, colegas e etc.(praticas somente cometidas pela gestapo ou pide portuguese). Claro que foram cometidas barbaridades em nome do comunismo, racismo, stalinismo e ambicao ao poder. Mas, um pouco de reconciliacao nao ficaria mal, e como exemplo temos a Africa do Sul. Aceitar culpas e pedir desculpas nao custa muito, mesmo depois de todas essas mortes em ambas partes, nitista e netistas.

nacionalista-lisboa-amadora    
ate que se prova o contrario pepetela é inocente,viva Angola

simiti (Em nome da Verdade)    Portugal
Todo o tempo é tempo para nos reconciliarmos connosco e com outros . Em nome da Honestidade Intelectual, que tanto foi defendida pelo Escritor Angolano Pepetela, seria bom escrever um livro (romance histórico) onde se exponha toda a verdade.E nisto, de facto reconheceriamos a honestidade de Pepetela, e seria uma forma de contribuir para a História de Angola. Fora disto todo o trabalho feito por si,Pepetela, não passará de uma serventia ao Regime Político de Angola.

Prreto Alves    Fora
Se existe verdade e sinceridade, o dos Santos deve dizer em público:quantos angolanos estudavam no liceu salvador correia, nos anos 60 e 70? deve responder, mas sem hipocresias, com um "i". Os angolanos não têm direito à história verdadeira de Angola, ou será que Angola existe apenas há 30 anos? Onde estão as estatísticas comparativas, a nível geral, antes da independência e depois? Têm medo de queê? Deixem de lavar roupa suja e larguem o poder em benefício de quem quer trabalhar e desenvolver, construir, o que permitiram destruir em apenas 29 anos.

Paz    pela terra
Pelo facto de a justiça não funcionar, devemos juntar-nos e, de uma forma muito inteligente e imparcial, começar a pendurar pelos pés, e mandar para o inferno, os porcos que mataram, mataram, mataram e continuam a matar, sem qualquer hi´pótese de oposição. Temos que matar esses assassinos, sem dó nem piedade. Não vamos esperar pelos tribunais. Angola completamente livre de assassinos sanguinários, corruptos e destruidores da pessoa humana. Em frente.

Anónimo    Lisboa
Sobre o artigo em causa, gostaria de expressar a minha opinião, no sentido de todos esquecerem o passado nefasto e tribulado por que passaram tantas famílias angolanas e outras. O momento é de aposta e esperança.`Há que arregaçar as mangas e empreender mecanismos de prosperidade laboral, acreditando, no entanto, nos políticos que façam de igual para igual. Trago Angola no coração ... deixem trabalhar, quem sempre desenvolveu e não destruíu, sempre dignificando a pessoa humana. Párem com o racismo mórbido entranhado nos vossos cérebros e comam a comida que está no prato. Trabalhem e não fiquem ociosos por "TOLERÂNCIAS DE PONTO". Acordem dos 31 anos de inércia, incompetência e total destruição dum país, outrora fértil e, hoje, com uma imensa sementeira de " bombas e minas ", que devem ser levantadas, A CUSTO ZERO, pelos militares e políticos responsáveis, já e a partir de ontem, e quando terminarem a " TAREFA ", retomam os respectivos afazeres nos seus pelouros. Dêem a oportunidade aos construtores de facto e párem, imediatamente, com a DESTRUIÇÃO TOTAL DE ANGOLA. Chega de experiências, as invenções chegaram antes do nascimento das pessoas, ainda vivas, em Angola.

Fernando Ngoio    Benguela
Fernando Pereira, o da clínica? Esse sabe demais, esteve na mesma onda, e não só ... não penses que te vai dizer alguma coisa.

PAULO SANTOS    Luanda - ANGOLA
Porque não fazer essa pergunta, se estava implicado ou não, ao senhor Fernando Pareira, mais conhecido como KARIPANDE?

Carlos Pires    caupires123@aol.com
Caro Joao Vandunem Gostava imenso de entrar em contacto contigo.De um amigo, que nunca esquece de ti.

Anónimo    lisboa
Quando o então presidente dr Antonio Agostinho Neto morre na União Sovietica foi nomeado uma comissão de inquérito presidida por varios médicos da confiança do presidente que tinham sido grandes amigos de route e figuras ilustres do mpla. Foi nomeado como presidente de uma junta de inqueríto sobre a morte do camarada neto o fundador do mpla vivo na altura dr Hugo José Azancot de menezes em socorro de um outro médico que passa a ser médico assistente do presidente porque anteriormente ele era assistido por médicos cubanos. Porque razão essa comissão é logo dissolvida ? Porque razão essa comissão constituida por amigos e campanheiros e medicos foram logo calados não deixando os objectivos serem atingidos.

anónimo    lisboaxx
Falar só do Pepetela é um grande erro , é uma ponta do iceberg. porque motivo só agora o josé eduardo dos santos permetiu que se falacem desse caso atravez dos seus satélites no exterior bem pagos. porque motivo só agora justamente a beira das eleições se querem explorar questões tão graves a proximidade das eleições? Sera que ha um grupo que se quer afirmar no poder levantando questões senciveis para aglutinar mais votos? porque razão todos esses políticos que conviveram tantos anos na cumplicidade e se apoiaram entre eles agora tendo em conta a nova realidade e depois de se terem liberta do de um grande impecilio consideram eles que conseguia desfarçar as suas negociatas que já morreu ,agora querem abrir outros dossiers para ditrair a atenção dos problemas tão graves que não resolveram . Eles todos são uns bandidos ,os que eles querem é distrair o cidadão menos esclarecido que estão preocupados com problemas básicos de sobrevivência. Esses dirigentes tambem são bandidos porque queram com isso levantar problemas raciais como um instrumento venenoso de dividir angola e tirar dividendos piolíticos.

Manuela    Angola
Força Xiquinha, pela vossa tomada de posição. A nossa família acima de tudo e de todos, independentemente das ideológias de cada um. Deu-me um aperto tão grande no coração quando alguém fez um comentário e falou na minha amiga de infância Virinha. Aproveito para informar a um anónimo que não mataram só negros inteligentes, também muitos brancos nacionalistas, tais como Helder Ferreira Neto e Cita Alves.

oloingo    
pepetela voce e o onambue, carlos jorge e veloso como ex DISAS vao ter que localizar os corpos de nito alves ,jose vandunem, monstro imortal, virinha,pedro fortunato, bakalof, johnson, luis kitumba e irmaos, aires machado,paulito,david ze,artur nunes, urbano de castro, xarula de azevedo, cita vales, kiferro, militantes da JMPLA do neves bendinha, bairro operario e outros milhares que nao cabem neste site.nao se esquecem de pedir ajuda ao beto vandunen, rui monteiro, lucio lara,ludi kissassunda,luis rosa lopes e outros.ok

barra    
vontade nao vos faltou e falta de arrasar todos os negros angolanos inteligentes de angola, tomar o mpla de assalto e recolonizar angola a boa maneira do pensamento portugues.o vosso grupo que eliminou friamente o grande combatente e esclarecedor nito alves tinha esta visao em mira e partiram a accao com um rescaldo de mais de 60.000 autoctones misteriosamente sumidos do mundo dos vivo.

leao    
oh, pepetela porque que o sr. que tao bem fez a nacao em 27 de maio. defendendo a causa de angola e do mpla, nao vive no pais a muitos anos.sera que acredita nos kazumbis, tem medo de que? e de quem? esta sua precaucao e refugio nas terras de teus pais e avos de nada serve. voce mesmo vai ter que dizer a verdade. bom seria comecar ja a esvcrever o livro negro do 27 de maio e a vossa profunda intencao com tanta morte assim.

balumukeno    
olhe nao ti deves esquecer da caricatura que fizeste a Jose eduardo dos santos, qdo assumiu a presidencia em /79.voce e ruth lara mulher de lucio lara. foi por pouco que voce nao engoliu JEsantos.e isto justifica a tua fuga precipitada a anos no estrangeiro.

kidimuene    
este sr. nao se pode esquecer da "toupeira e do melro que canta" os jovens devem perguntar o que significa estes termos. pepetela explique por favor!

patriota    
olha pepetela ve se busca alguns depoiementos escritos do rui de carvalho, francisco simon or manuel berenguele ja falecidos no entanto, mais que juntamente com voce e ndunduma rasgaram os coracoes de milhares de angolanos ao meio.

big    
pepetela explque tambem se houve o mesmo tipo inquerito fascista em malange ou nao.malange correu sangue vivo dos filhos do mpla, atraves das vossas maos.o mundo precisa saber,sr. luis pestana"pepetela".fale?

kalundu    
sr. pepetela voce e os teus comparsas deverao declarar a angola a razao das mortes de david ze, artur nunes e urbano de castro.soubemos que o sr. os mandou atirar numa vala comum no cemiterio de 14. porem deve dizer ao povo quais foram as culpas desde 3 queridos filho de angola.

kiasamba    
nao ha duvidas para ninguem de que pepetela e seu grupo de assassinos e que deram o golpe do 27 de maio.por isso e que angola esta no que esta.JE so nao foi a vida por intervencao sovietica, mais ao grupo pepetela tambem tinha os dias contados.objectivo matar todos os negros inteligentes dentro do partido, para melhor reinarem.

izua    
pepetela, nduduma, rui monteiro,lucio lara, onambue,veloso, carlos jorge,faceiras,saturnino,ludy kissassunda a hora esta chegando.. cuidado falem enquanto e cedo qual foi o vosso plano p/ os jovens angolanos saberem a verdade.e que os proprios vossos filhos que respiram sobre grandeza sobre as ossadas dos inocentes filhos de angola possam refrear a apetencia a segregacao e arrogancia e orgulho.

uevu    
a historia esta preste a dizer que nito nao matou nem mandou matar ninguem. pepetela este grande facinora sabe muito bem , o gato(do mpla)testemunha viva sabe quem matou dangereux, bula e saydi mingas, o petrof sabe muita coisa embora seje um bom cobarde.helder neto o carcereiro fascista da Disa auto suicidou-se. e pena que o diamula ja faleceu p/ contar toda a verdade sobre pepetela e o seu grupo de assassinos.

kuimbila    
amigo pepetela, chega de mentiras e rodeios.voce e o teu grupo tornaram negros e amargos os dias e as vidas de milhares de angolanos.no rank da carnificina nao ficam a dever a Jonas savimbi,hitler,mussulini,stalin,salazar, franco,etc.voces fuzilaram os vossos proprios companheiros de luta. heroicos comandantes da 1a regiao. o baluarte da luta armada do MPLA. foi a vossa inveja por nao terem feito nada contra o colonialismo e o oportunismo que sempre vos caracterizou e acompanha nos dias de hoje, que vos fizeram levar a gulhotina nito alves, monstro imortal,bakalof, ze-vandunen,luis kitumba,virinha e centenas mais de proeminentes figuras politicas de angola."mais o vosso dia esta perto"

ASSIM-ASSIM    
O 27 de Maio foi um dos momenos mais dramáticos da nossa vida colectiva. Nessa altura, cometeram-se actos de uma imensa barbaridade, não se poupando mesmo inocentes. Mas, o 27 de Maio foi o confronto de dois projectos e de duas culturas de intolerância: uns negavam os outros, e foram aos extremo de esgrimir os seus argumentos pela via das armas. Primeiro, os Nitistas, julgando-se portadores de uma determinada legitimidade. Depois os Netistas, suportados na vitória pela armas e legitimidados pelo poder que continuaram a deter. No 27 de Maio não hou ve santos: todos foram pecadores, embora os Netitas tenham sido mais pecadores que os outros. Eles deviam ter sido comedidos na repressão. Exageraram, e por isso não se libertam desses «fantasmas». Hoje, quase 30 anos depois, ainda se discute um assunto como esse que teve tamanha gravidade. E discute-se com demasiada emoção. A tal ponto que se perde o norte e se desvaloriza o cerne do problema. Os Nitistas negam que queriam tomar o poder pela força - mas na realidade queriam. E se o tivessem conseguido, talvez fizessem peior do que aquilo que os Netistas lhes fizeram. O Nito nao era santo algum; o Neto muito menos. Todos eles estavam possuídos por demónios, resultado da cultura de intolerância que haviam abraçado. Temos agora este esgrimir de acusações e de contra-acusações e elegem-se apenas alguns culpados, sempre os mesmos. Porém, os repressores estenderam-se por todo o lado e por todo o país, de Cabinda ao Cunene, do mar ao Leste. É legítimo os filhos dos desaparecidos reivindicaram a verdade. Mas muitos deles, se tivessem tido acesso á verdade, possivelmente viessem a saber que os seus pais desaparecidos não terão sido tão inocentes como eles hoje julgam. De igual modo, os filhos de alguns carrascos que

HUMBO KALUNGA    LISBOA
as bricaderunhas de "peçonhas" os nossos mais velhos no poder sabem muito bem até porque temos muitos becos que nos ajudem a tal tipo de coisinhas. é impressionante que até de quem podiamos esperar mais tambem nos deixe ficar assim! epa admiro-te muito mais assim não dá! é melhor oferecermos o país!

Breyner-Benguelense    Bº de Angola-Diáspora
que a historia deve ser sabida pelos angolanos interessados isto é verdade,porque se não ficamos sem passado,mas tem que haver meios proprios para esse debate,porque as trocas de acusaçães não nos levão a lado nenhum,por isso deixam de incendiar as mentes dos angolanos pondo uns contra outros,há sitios próprios para debater,se não voltamos ao passado...

mona ya kilulu    USA
U caso Van Dunem pertence ao passado. Todos os paises que passaram uma independencia dos poderes coloniais tiveram dificuldades e muito for feito na confusao da guerra de libertacao. Jose Van-dunem tentou fazer um golpe de estado. Isto e um facto que ninguem podera negar porque pertence a historia. Quando se tenta un golpe the estado pada destabilizar um pais e nao se sucede nessa intentona, entao deve-se tambem pagar o preco. Hoje dizer que o processo de justica era errado nessa altura e um disparate dito por aqueles que nao conhecem a Historia mundial. Se fossemos hoje perguntar todos os facts do passado de todos os paises entao as guerras nunca iriam parar nunca. Eu tenho dificuldade em excrever enm Portugues e por tal nao posso esprimir o que quero, perdoem-me por isso. O que eu quero reinterar e o facto que nos nao podemos voltar para tras e nao podemos continuar a falar do passado porque se nao nao vamos avancar. Morreu muita gente, muita gente ficou no exilio para sempre, perdeu-se muita vida e esparance, agora ha certa paz no pais. Vamos olhar para a frente e vamos por o passado a descancar. E preciso lembrar tambem que muitos dos crimes contra a humanidade foram feitos por rstrangeiros que estavam no pais. Angola, como sabe-se muito bem, teve ajuda the Cuba e Russia, as gentes desses dois paises fizeram atrocidades e barbaridades incriveis contra o povo. Nessa alatura Angola nao podia defender-se propriamente contra esses excessos, e um facto bem conhecido. Para que falar do Van-Dunem agora? Para que falar do passado barbaro? qual e a vantagem hoje? Or sera que se pretende criar confusao outra vez levantando o passado? E se ele tivesse conseguido o golpe de estado, sera que ele nao teria feito tambem barbaridades? Cada um que olhe na sua consciencia e se for honesto e quizer paz, entao olhe para a frente e deixe o passado passar. O povo ja sofreu demasiado. Basta de tanto sofrer!

NUNCA TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER MEU PAI    LUANDA
Nasci aos 11/02/1977 e ate hoje sinto na pele A MORTE DE MEU PAI por parte dos ASSSASSINOS DO 27 de MAIO. hoje com 28 anos,minha mae sempre chora quando insisto em querer saber detalhes de tamanha barbaridade. sei que vivemos um momento de paz mas ignorar o sofrimento de milhares de Angolanos clamando por justica e direito de poder fazer um funeral digno aos seus torna-se num crime duplo a nacao. parece que existe gente a querer passar uma burracha sobre a historia que ainda nos tortura dia e noite, so quem perdeu alguem e continua a viver o pesadelo dessa tragedia sabera que a justica e um esclarecimento historico profundo a nacao angolana contribuira para uma paz verdadeira em Angola. POR FAVOR ALGUEM ME PODE INFORMAR ONDE POSSO OBTER MAIS INFORMACOES SOBRE O 27 DE MAIO?.... OBRIGADO

Kalu Pura    
Nas ultimas 2 semanas a Namibia tem sido assolada por uma onda de descoberta de valas comuns (por sinal muito perto da fronteira com Angola) datadas dos anos 80, do periodo deles de "luta de libertacao"... Ha varios anos que varias organizacoes da sociedade civil namibiana vinham reclamando ao governo a instituicao de uma comissao de verdade e reconciliacao, mas este sempre se recusou, em nome de nao "reavivar fantasmas do passado"... A verdade e' que entre as ossadas descobertas ocasionalmente por construtores, ha vitimas de todos os lados e mais alguns: da SWAPO contra militantes seus, do exercito sul-africano contra a SWAPO e tudo a volta, do grupo etnico maioritario da SWAPO contra grupos etnicos minoritarios... enfim! Resultado, a paz podre que tentaram instaurar em vez de abrirem o processo da verdade acabou por rebentar-lhes aos pes e a vista desarmada: alguns jornais publicaram fotografias de ossadas humanas a serem exumadas em praias sob o olhar estupefacto e horrorizado de turistas... os tais que pretendiam atrair varrendo todo o tipo de "lixo" para debaixo dos tapetes! Um espectaculo que poderia bem ter sido evitado, tivesse o governo ouvido o clamor da nacao! Agora, perante a evidencia indesmentivel, a SWAPO ja comeca a dar sinais de comecar a aquiescer a inevitabilidade da VERDADE HISTORICA...

Marilú    Luanda
Por favor informem-me como fazer parte do "Movimento do Ajuste de contas" na diàspora/França. Ao Sr. Noé Tico, ainda que fosse a nação inteira a ser julgada não importaria, o que o povo busca é a verdade e a justiça aos criminosos sejam eles quem forem e quantos forem antes das próximas eleições. Não vão os carrascos fraudar as eleições outra vez e continuarem no poder por mais 30 anos porque já estão a falar de adiamento mas adiamento também calha bem porque aqui a malta terá mais tempo de se preparar e angariar simpatia internacional. Aos fomentadores de racismo párem com isso e não se esqueçam que unidos venceremos. Eles mataram e matam brancos, pretos mulatos, albinos, cafusos e tudo quanto tem um palmo de testa. A luta não é de côr mas sim justiça para os criminosos, se perdermos tempo a discutir côr o inimigo vai-se rir e aproveitar para se reorganizar com maiores mentiras e hipócrisias. A Luta Continua e Unidos Venceremos por uma Angola livre e democrata.

angolano    
Sim no site da associacao 27 de Maio tem muita materia sobre a tao propalada intentona. Foi horrivel tudo que se passou.

ZecaOndjiva    
Já fiz umas buscas e encontrei matéria em que confirmo que do lado do Nito Alves existiam brancos (Sita Vale, Rui Coelho, etc) o que deita por terra o argumento que lutavam contra a importancia dos brancos e mulatos no seio do MPLA. Nestes breves estudos descobri que eram todos muitos jovens, ingénuos e puros! E que já estavam marcados no seio do MPLA! E que muitos dos fuzilados nada tinham mesmo a ver com a intentona! A Associação 27 de Maio tem muita matéria de interesse para quem quiser conhecer melhor o que se passou!

Angolano    
Nao tenham medo entao, ha tempos atras nao disseram-nos que o Savimbe era o unico monstro comparado ao hitler? Afinal de conta ainda ha muitos mostros por ai? Por isso digo que has mesmas declaraçoes ja nao nos convencêm,. Sou um cidadao que ja nao aceito ser manipulado por quem quer que seja.Andao ai muitos assassinos ha solta. justiça ,igualidade,paz, e liberdade.

Angolano    
Nao tenham medo entao, ha tempos atras nao disseram-nos que o Savimbe era o unico monstro comparado ao hitler? Afinal de conta ainda ha muitos mostros por ai? Por isso digo que has mesmas declaraçoes ja nao nos convencêm,. Sou um cidadao que ja nao aceito ser manipulado por quem quer que seja.Andao ai muitos assacinos ha solta. justiça ,igualidade,paz, e liberdade.

Tuga 1    Lisboa
Desculpem lá, mas alguém sabe dizer-me onde posso encontrar mais informações acerca desse famoso 27 de Maio (de preferência na NET)? Vejo que é marco na história de Angola e gostaria de perceber melhor o que se passou. E da história de Angola ainda só tenho algumas luzes. Preciso de saber mais. A quem me poder ajudar, os meus agradecimentos

Miragem    Manchester/UK
Ja muito se ouviu falar sobre o assunto acho se nao for agora quem quiser ser o proximo presidente de angola ou partido governo devera colocar este assunto no seu programa eleitoral e fazer cumprir.Nao tenham medo de dizer desculpa aos familiares sigam o exemplo da africa do sul com a sua comissao da verdade.existe muita desinformacao e preciso reconstruir ate as mentes e as pessoas,por favor kotas nao deixem o pais todo nao conhecer a sua propria ou verdadeira historia.

Noe Tico    Kuito
Estimados compatriotas, todas as ideias aqui apresentadas sao muito bonitas antes da sua execucao. Porque voces ja imaginaram, quantas pessoas teriamos em tribunais, caso fosse realmente criada uma COMISSAO DA VERDADE E RECONCILIACAO? como na Africa do Sul? Pois entao vejamos os numeros de assassinos que ao longo destes anos todos se foram criando : a UNITA matou BUEEE, o MPLA matou BUEEE, a FNLA matou BUEEE, a FLEC matou BUEEE. E quanto a isso, nao vale a pena dizerem que na UNITA quem mandava matar era apenas o Savimbi, nem que no MPLA que mandou matar foi A. Neto ou Zedu, ou que na FNLA quem mandava matar era apenas o Holden. Nada disso, todos mandavam matar ou matavam. E agora estao todos em Luanda, em altas mansoes e grandes carroes, quando por exemplo uma das vitimas do Comboio do Zenza, ate agora nao consegue uma Junta Medica para o exterior, mas o homem que meteu o Comboio a Ferro e Fogo esta folgadinho da vida com carro e casa nova. Por isso, pensem bem quantas pessoas teriam que ser julgadas, o numero total de assassinos para serem julgados em Angola eh tao grande que nem caberiam na Cidadela. Fui...!!!

ZecaOndjiva    
Afinal quem queria matar quem? Os mulatos e brancos matar os pretos? De que lado? Só sei que sou branco e um amigo meu bem preto e que jogava a bola comigo e me carregou ao colo para fora do campo um dia que levei uma joeilhada nos tomates, foi nitista e eliminado. Aquele era nitista mas não era por ser contra os brancos de certeza absoluta! Por isso a história central do golpe ser por causa dos brancos e mulatos está mal contada. Existiam outras questões e penso que politicas. Por isso mesmo estou interessado em saber as verdadeiras intenções do Nito Alves. É essa a minha curiosidade! Não são as mentiras que correm por aí!

fapla    
hoje so se fala dos que o governo matou que e reprovavel,por nao terem apoio juridico e terem sido torturados. sera que esses senhores se esqueceram dos discursos incendiarios e racistas dos nitistas incluindo o sr ze vandunem que incitavam a violencia racismo e tribalismo numa altura que angola se debatia com uma guerra feroz e a independencia aindapor consolidar.sera que as pessoas se esqueceram que esses discursos levou muitos jovens pra morte.quem matou bula eurico dangereux e tantos outros.caros van-dunem deixem-se de achar os nitistas como os bons da festa que poderia destruir a nossa fresca independencia.voces sempre tiverem ambicao pelo poder desde o tempo do colono e agora ainda andam com fezadas .oa fraccionistas nao foram os meninos bem comportados da intentona e no processo da altura foi o que foi.passou a historia.london

Kassinda    USA
Leitores: Pepetela nao eh o unico. Talvez os Van-dunen quizeram desabafar desferindo golpes ao Pepetela pelo desaparecimento dos seus entes queridos. Perguntai a JES, Henrique Santos "Onambue", Franca Ndalu, Kopelika,Ludy Kissassunda, Fsceira e outros tantos. Como eles diziam no passado, dizemos nos agora. "Os nossos Herois serao vingados". O movimento do ajuste de contas existe muito silenciosamente esperando apenas o lugar e momento certos para se saldarem as contas. O 27 de Maio de 1977 estah indelevelmente gravado na memoria dos Angolanos. Todos nos de uma forma ou outra perdemos um pparente, um amigo. Vingaremos as vossas vidas. Kassinda USA

dim    nunes83@hotmail.com
verdade, nao interesa a quem vais prejudicar e assimque se faz os homens com coragem e sensatez nao tenha medo da morte por esta mora contigo e um dia has de pagar peols danos morais cometidos a estas mama que tanto amaram os seus filhos e que perdream num descalabrio por Senhores intitulados donos de angola, a verdade e dura e crua mais a que se enfrentala para que nossos antequeriodos descanssem em paz nao tentes usufruir do bem estar que este medonho partido te esta a cutir se ppor detras de uma bola mentira ha uma verdade, entao senhor pepetela esta na hora de fazer o galo cantar duas vezes o povo angolano merece descanco, nao te deixes cair em boas tentacoes do MPLA mais livarai-te do mal que carregas no teu ombro porque jesus so ha um e este morreu para uma justa causa. estas sao as palavras de alguem que exige explicacoes de seu antequrido. Os criminosos serão punidos, mais uma vez venho por este modo exprimir as minhas simpatias para aqueles que sofreram mais o desaparecimento dos verdadeiro negros angolanos, vos que pensam que estão a atingir patamares estão enganados a luta sempre continuo e a vitoria nunca foi certa, palavras do povo angolano, os erros cometidos no passado estarão a ser confiscado no futuro e que futuro e este uma democracia mal implantada monde o poder politico e mais forte que as necessidades do povo angolano. Este mesmo senhor Pepetela que tanto escreve sobre o mal que existe em Angola também e um participante do aniquilamento dos patriarca s angolanos então porque não escrever um livro sobre a verdade sobre o 27 de Maio ja e altura das mames sofredoras saberem do verdadeiro sucedido e seus filhos desculpas são precisas todos sabemos que o erro e humano mais ate quando, então foste tu Sr. Pepetela que os entrevistaste ou seja os mandas-te prestar depoimento sobre os seus interesses no processo de evolução de Angola não e? O povo angolano carece da verdade e eis nos aqui em terras tão longínquas a pedir a vossa satisfação. Sempre foste um homem astuto embora não o pareces já zelaste pelos direitos do povo angolano então a verdade, não interessa a quem vais prejudicar e assim que se faz os homens com coragem e sensatez não tenha medo da morte por esta mora contigo e um dia hás-de pagar pelos danos morais cometidos a estas mama que tanto amaram os seus filhos e que perderam num descalabro por Senhores intitulados donos de Angola, a verdade e dura e crua mais a que se enfrenta-la para que nossos antequeriodos descansem em paz não tentes usufruir do bem estar que este medonho partido te esta a cutir se por detrás de uma bola mentira há uma verdade, então senhor Pepetela esta na hora de fazer o galo cantar duas vezes o povo angolano merece descanso, não te deixes cair em boas tentações do MPLA mais livrai-te do mal que carregas no teu ombro porque Jesus só há um e este morreu para uma justa causa. Estas são as palavras de alguém que exige explicações de seu antequrido. Os criminosos serão punidos, mais uma vez venho por este modo exprimir as minhas simpatias para aqueles que sofreram mais o desaparecimento dos verdadeiro negros angolanos, vos que pensam que estão a atingir patamares estão enganados a luta sempre continuo e a vitoria nunca foi certa, palavras do povo angolano, os erros cometidos no passado estarão a ser confiscado no futuro e que futuro e este uma democracia mal implantada monde o poder politico e mais forte que as necessidades do povo angolano. Este mesmo senhor Pepetela que tanto escreve sobre o mal que existe em Angola também e um participante do aniquilamento dos patriarca s angolanos então porque não escrever um livro sobre a verdade sobre o 25 de abril já e altura das mames sofredoras saberem do verdadeiro sucedido e seus filhos desculpas são precisas todos sabemos que o erro e humano mais ate quando, então foste tu Sr. Pepetela que os entrevistaste ou seja os mandas-te prestar depoimento sobre os seus interesses no processo de evolução de Angola não e? O povo angolano carece da verdade e eis nos aqui em terras tão longínquas a pedir a vossa satisfação. Sempre foste um homem astuto embora não o pareces já zelaste pelos direitos do povo angolano então a verdade, não interessa a quem vais prejudicar e assim que se faz os homens com coragem e sensatez não tenha medo da morte por esta mora contigo e um dia hás-de pagar pelos danos morais cometidos a estas mama que tanto amaram os seus filhos e que perderam num descalabro por Senhores intitulados donos de Angola, a verdade e dura e crua mais a que se enfrenta-la para que nossos antequeriodos descansem em paz não tentes usufruir do bem-estar que este medonho partido te esta a cutir se por detrás de uma bola mentira há uma verdade, então senhor Pepetela esta na hora de fazer o galo cantar duas vezes o povo angolano merece descanso, não te deixes cair em boas tentações do MPLA mais livrai-te do mal que carregas no teu ombro porque Jesus só há um e este morreu para uma justa causa. Estas são as palavras de alguém que exige explicações de seu antequrido

Só Estou a Ver    Onde Quiserem
E qual é a origem desse pula pepetela, ele bumbou sim a lista, p'ra apagarem as pessoas, e quanto ao 27 de maio, se quiserem saber a mais pura das verdades, falem com o JES, ele sabe!!!

Anónimo    Cauime@hotmail.com
Pepetela bailou na corda bamba. No fundo está é a responder como os réus de Nurenberga: "cumpri ordens", no caso, ordens do bureau político do mpla. O escritor divorciou-se da sua consciencia individual e tenta clamar por uma defesa partidária. Devia era imediatamente escrever um romance sobre o 27 de maio. O volume de vendas seria inédito. E vejam, ele Pepetela, Ndunduma, Carneiro, Veloso... e depois dizem que nao foram os mulatos e brancos a extinguir a negralhada. Foi nessa que a minha progenitora ficou viúva. A sra. dona Maria Eugénia Neto nem faz ideia, se calhar.

Anonimo    
Aproveitaram-se do 27 de Maio para aniquilar os NEGROS intelectuais de Angola. Pois, enganaram-se! Estamos aqui, vivos e cheios de energia para dirigir este pais. Angola e' dos AFRICANOS!

Anonimo    
O 27 Maio so e' tabu, porque se nega a discutir isso abertamente. Um pedido de desculpas formal as familias e a nacao resolveria-se este caso.

Angolano    
Este assunto do 27 Maio so esta em tabu por culpa do MPLA. Ja se deveria ter resolvido isso se tivesse pedido desculpa a Nacao e as familias afectadas. De nada vale esconder-se. Ate quando? Estao a deixar os problemas para os outros? O povo angolano nao vai voltar a guerra porque ja sofreu demais, mas e' preciso sarar tudo. Tudo mesmo. Mais tarde ou mais cedo isto tudo vira ao de cima. Quanto ao escritor Pepetela decepcionou-me bastante com a intervista.

ZecaOndjiva    
Alguém é capaz de publicar a defesa de Nito Alves no seu depoimento? Alguém é capaz de dizer como foi e onde, fuzilado o Nito Alves? Alguém é capaz de dizer onde está sepultado o corpo de Nito Alves? Alguém é capaz de esclarecer os objectivos reais (não a ficção do Agostinho Neto e seu grupo vencedor)da intentona do Nito Alves, com documentos? Alguém é capaz de enunciar os companheiros cabecilhas de Nito Alves e suas funcões e como foram punidos (Massacrados)? Alguém é capaz de dizer como foram julgados ou detectadas as participações e importância de cada um na intentona? Existem muitas mais perguntas que nós, povo Angolano queremos saber, mas que está no segredo dos Deuses! Mas nós queremos saber como foi e porquê! E queremos a verdade e a verdade é a intenção dos golpistas e não a acusação que pesa sobre eles e as mentiras espalhadas com o objectivo de chamar a razão da repressão sobre os vencidos! Só queremos a verdade baseada em documentos e decltarações dos intervenientes! Porque a verdade virá ao de cima um dia!

Perdoa-se o pecado confessado.    Obrigado Angonoticias
Muito obrigado Angonoticias. Isto e' que e' o jornalismo: a Impartialidade. Afinal de contas todos nos(FNLA,MPLA e UNITA) temos sangue nas maos. Mesmo depois de mais de 50 anos os criminosos Nazis continua a serem preendidos. Como foi o pedido de Angonoticias; temos que ser sensiveis. Seria melhor que deixassemos os que foram vitimas comentar. A dor e' individual. Quem nao sofreu na carne e osso deve evitar comentar.

Don    por aí
Mas porqué, que temos que abrir já este processo, neste momento, quando só estamos a tres anos de paz? näo sabemos todos já, com algúns anitos, que há coisas que devem esperar o devido momento para ser discutidas, resolvidas? para qué forçar as coisas? realmente, para os interesses superiores da naçäo, (com todo o respeito as vítimas), este assunto é prioritário? näo temos aí, mais de 700 mil pessoas com caréncia alimentar básica? deve haver muito mais? näo temos aí, milhares de desmobilizados, homens que fizeram a guerra, para integrar e proporcioanr condiçöes de vida dígna? vamos pôr em risco, os vivos, por causa dos mortos(com todo o respeito aos mortos)? näo há, pelo mundo fora, muitos processos similares ao nosso, com assuntos similares a este, aparcados, esperando pelo momento oportuno?näo estäo aí os países da America Latina, antiguos países sovieticos, na ásia,etc? e qual é o momento? näo sei...o que for necessário! a igreja esperou milhares de anos, para reconhecer muitas responsabilidades históricas....quizás, se devia constituir a tal comissäo...mas deviamos ir com pês de chumbo, neste assunto!e seria bom, näo apontar nomes de algúns, omitindo de outros...é feio,acusar sem provas, manchar o nome das pessoas...e mais, fazendo-o cobardemente, sob anonimato!

nacioalismo    ----------
o 27 de maio deve ser um dia feriado nacional,para assim reconhecermos os erros cometidos publicamente e refletirmos de maneira consciente e coerente..........um bom cidadào reconhece os seus defeitos

serio    ++++++++++
meus caros compatriotas nào vou sustentar um debate polemico perante a uma gravidade da nossa historia que todos devemos conhecer,e respeitala.é importante saber que nem todos os qui fazem a historia podem ou tenhem a oportunidade de a contar conforme os seus pontos de vista.o nosso partido (mpla)deve dar esplicaçoes a nova geraçao sobre os eventos e pedir desculpas a todos os angolanos,indeminizar as familhas dos difuntos e arrepender-se completamente de todos esses erros para que nào se repitam..........e aprender a honrar a confiaça do povo assim como dos seus militantes e aprender a os ouvir.para évitarmos novos conflitos entre os angolanos

Nkoma    Zimba
Possas, ate que enfim um deles se manifestou. Mas porque reagiu, se ja se reclama os acontecimentos do 27 de maio a mais de 15 anos? Tem remorsso? Relacha irmao Pepetela, vosse so fez a tua parte, ate porque fasias parte dos PALANCAS BRANCAS, entao alvo do chamado grupo golpiste. Aproveitando a ocasiao, quero pedir ao grupo dos PALANCAS NEGRAS para resolverem este pendente e nao simplesmente ignorar o choro de milhoes de Angolanos, como tem feito ate agora. Os nossos ant-queridos nao mais voltam mas um pedido de desculpa e importante neste periodo de reconsiliacao. Mano Zedu, Mano Ludy(o principal)dizem algo porque a historia esta a ser transmitida a nova geracao, ate o Manguxi esta a ser mal visto. Metam as cabecas a funcionar e aceitam que este caso nao acabara no silencio, como o MPLA quer, porque os candengues continuam perguntar pelo:PAI, MAE, TIO, TIA, AVO, PRIMO, PRIMA, AMIGO, AMIGA e VISINHO. Os Angolanos que querem mesmo entender o 27 de maio, procuram ver fotos do primeiro congresso do MPLA e nao teram duvidas que ainda nao estava cumprido o objectivo da luta armada de libertacao.

Kalu Pura    
Nao fosse o assunto que e’ e nao estivesse nele envolvido o nome de um premio Camoes, duvidaria da autenticidade da assinatura de um premio Nobel aposta a um dos comentarios nestas humildes paginas. Mas quaisquer duvidas que porventura ainda me sobrassem seriam desvanecidas pelo conteudo de tal comentario. Saramago faz jus a espinha dorsal do pensamento filosofico que partilha com Pepetela: o materialismo (historico e dialectico) e a negacao da verdade como conceito absoluto (“toda a verdade e’ relativa”). E’ nessa dialectica marxista-leninista que ambos assentam a sua ficcao narrativa, com relativo sucesso literario (aceita a relatividade da critica literaria?), mas com um enorme custo real do ponto de vista humanistico: o da negacao da realidade objectiva do ser humano concreto (este foi, alias, o pecado capital do “socialismo cientifico”). Foi na relativizacao, compartimentacao e atomizacao da VERDADE que lhes permitiu a negacao de “algumas verdades” em favor de “outras” mais suportaveis, que alguns dos nossos intelectuais encontraram respaldo para o que de outro modo seriam, no minimo, sentimentos de culpa insuportaveis. Mas, queira-se ou nao, a VERDADE EXISTE - em particular para os orfaos, pais e irmaos a quem nao se pode simplesmente dizer: e’ mentira, os vossos pais, filhos e irmaos nao foram presos, nem torturados e muito menos mortos! A verdade existe sim e, como diz o ditado popular, tal como o azeite vem sempre ao de cima! Por isso nao me posso conformar com a ideia de que um acontecimento que teve um impacto tao traumatico e devastador sobre a sociedade angolana seja simplesmente enterrado com os seus principais protagonistas, quando centenas, senao milhares, de orfaos, viuvas e um grande numero de familias angolanas continuam sem saber o que e porque realmente aconteceu com os seus entes queridos, ou sequer onde estao os seus ossos, ja para nao falar na simples admissao oficial da sua liquidacao sumaria e na emissao das respectivas certidoes de obito, que sao basicos direitos humanos e de cidadania de todos nos! Para mim, eh precisamente o respeito que devemos a TODOS os mortos do 27 de Maio que exige que a verdade e nada menos do que a verdade venha completamente ao de cima. E nao so o respeito pelos mortos: a construcao de um futuro de paz e harmonia para nos os ainda vivos e para as geracoes dos nossos filhos, netos e bisnetos exige que todos os fantasmas do nosso passado sejam completamente exorcisados e as suas cinzas completamente varridas, sob pena de as almas dos nossos mortos jamais virem a gozar da paz eterna que lhes eh devida! Como nos aconselha o senso comum, ha que enterrar os nossos mortos condignamente, mas a nossa prioridade deve ser cuidar apropriadamente dos vivos, senao viveremos para sempre como mortos-vivos em eterno estado de luto num pais mal assombrado… Agora que a paz institucional entre o MPLA e a UNITA parece ser irreversivel, os acontecimentos do 27 de Maio e todos os contenciosos ainda pendentes da guerra que devastou o pais por decadas que pareciam nao ter fim deveriam sim ser objecto de algo assim como a ‘Comissao para a Verdade e Reconciliacao’ que tanto ajudou a Africa do Sul a enfrentar o seu futuro com optimismo e com espiritos mais ou menos pacificados. E tal evento, que deveria assumir foros de um verdadeiro Komba Ditokwa Nacional, deveria realizar-se mais cedo do que tarde!

Anónimo    
Este tema nao se esgota com a edicao de um artigo. Penso, sinceramente, que Angola devera debrucar-se numa conferencia nacional ainda que sem caracter deliberativo em qualquer estadio da sua existencia para harmonizar o pais e sicatrizar definitivamente os amordacamentos do passado que ainda nos torturam por arrogancia e desdem dos seus autores e mentores. O fim da guerra ainda nao e sinonimo de paz. Precisamos da verdadeira paz - a do espirito.

Vândalo    
Você Pepetela, Jaime Bunda, foste um dos protagonista do massacre com Ndunduma, Onambue e Lúcio Lara. Todos vocês queriam acabar com os pretos inteligentes. Agora queres negar? Que cobardia!

muana cabinda    tchiwa
Aqui no territorio do Ngoio, todos os dias há 27 de Maio, nas pessoas, no peixe do mar, nos macacos enfim... os ambientalistas calados povo a morrer lentamente com o peixe contaminado, o governo não se pronuncia para não perder parceria com administração Bush. até quando? sabem quais as despesas dos óbitos? o peixe fresco subiu no subissimo e as tartarugas marinas byby. so pensa no petroleo, povo que dizem defender nada. tenho tanto odio dos deputados do mpla-pt circulo cabinda como meros espectadores veem navios de injustiças a cruzarem o oceano atlantico. traços de convivencia motorizadas, bicicletas e chapas de zinco é o unico que o Diouf (Anibal Rocha), aprendeu e sabe fazer. hasta quando señores!

Tripa Vazia    
Todos nós sabemos que Pepetela teve o seu papel na entifada de 27 de Maio. Agora já não pode dar-se de inocente! Afinal são mais de 80.000 almas de autóctones que se foram!

ANGOLANO ISLANDIA    
O 27 de maio é e continua ser um dia horrivel, sombro da nossa historia,faz parte das paginas negras da nossa historia/poste independncia. Que criem ja comissoes,como na Africa do para julgar todos estas crimes, e que os actores confessem os seus actos. sem que haja rancores e odio.Monstrando os locais onde foram enterrados os familhares das victimas,nuhum espirito de reconciliaçao e de irmandade. Queiramos ou nao, todos Angolano fomos afectado directa ou indirectamente. Que haja coragem de criarmos uma comissao, é que possa de uma vez lavar o caso.apaziguando os ispiritos ainda recentido.

Luanda    LUANDA
Se no 27 de Maio foram mortas mais de 50.000 angolanos, esses partidários do mpla e muitos deles ajudaram o mpla a tomar o poder. Foram mortos sem pena, imagino quando upa's, quanto fnla's e quanto unita's, oca's e outros não partidários que o mpla liquidou. Este massacre (27 de maio) foi perpretado em pouco tempo. Multipica por 30 anos de poder, sem contar as mortes indirectas.

Anónimo    
Ha um proverbio Do Amboim diz " o mungupa a ulila choxi yo mema" nao se come a chimguba por baixo da agua, confiando de q nunca e ninguem vira a saber!!!Por detraz do Sr escritor mais nomes virao a superficie... Dai entao saberemos dos autores, responsaveis dos eliminadores fisicoes dos nossos herois e irmaos inocentes.

Maria Antunes    Luanda
Só são os dirigente da UNITA que falam a verdade, recordo-me quando Dr. Samakuva disse-nos que culpados fomos todos nós na destruição de Angola e todos devemos reconstruir uma Angola melhor de que esta alguns recusavam em aceitar afirmação. Quando é que o elementos do MPLA assumirão as despesas deles? Fingidos de santinhos, quando é que vão pedir desculpas ao povo angolano? Se a UNITA e FNLA já o fizeram?

Anónimo    
O cota Pepetela, cheio de prestígio hoje em dia, afinal foi também um deles?

Rita Santa Marta    Lisboa
Os executores do Regime na primeira República, agora esquecem-se do bárbaros actos praticados pela Direcção de Informação e Segurança de Angola, a célebre DISA, que depois mudou de nome e que agora ainda continua, a manter os mesmos laivos assassinos. A História, faz-se limpando o que de mais trágico ela teve. O 27 de Maio de 1977, não afectou apenas a família Van-Dúnem. Afectou e afecta muitas famílias angolanas. E por isso, o paradigma desta história toda, ou se tem a coragem de se pôr a nu o que se passou, ou então que as famílias afectadas, indiquem e solicitem a instâncias internacionais, a divulgação dos horrores, das valas comuns e que se compadeçam com a actual Violação de Direitos Humanos em Angola, contrariando alguma praxis política e discursiva, que propagandeia várias opiniões, mas sem sentido. A bem da História e da Paz em Angola, haja defitinivamente seriedade.Rita Santa Marta-Lisboa.

Kam's/Los Angeles    
Concordo com Mussiango no tocante o destapar de mentiras e com ZecaOndjiva no concernente reconciliar implica abrir todos os dossiers pendentes. Não podemos aprender com erros que negamos ouvir ou saber. Não será preciso concretizar o slogan: "Para um Futuro Melhor Juntos na Reconstrução da Nação" com mentiras. Pepetela assumiu indirectamente o seu papel sujo e forcado na chacina de 27 de Maio. Outros nomes foram citados. Agora, cabe aos assassinos explicar-nos como e que chegaram a uma decisão que dizimou muitas vidas. Não se trata de incriminar ninguém; contudo, queremos saber da verdadeira história de Angola. Os Van Dunens estão a fazer a sua parte tal como uma jornalista, que havia perdido o pai na era PINNOCHET, ajudou na incriminação do ditador depois de quase 10 anos. Vamos ainda ouvir mais. Porem, a pergunta e: será benéfico ouvirmos tudo a partir de fora ou convirá criar condições e estômagos para lavarmos a roupa suja e descartável em casa? Todos foram monstros no passado. E o próprio passado provou que foi um desastre total proceder com zombies. Chegado o momento de arrancar com uma nova Angola, e imprescindível sabermos de tudo porque existem ainda pessoas que pensam continuar com os métodos caducos para infundir o medo no seio do povo. Pelo bem da democracia, vai ser necessário desvendar tudo. Quanto ao governo, ou melhor o partido maioritário, aconselho a fazer vista grossa, deixando cada qual levar a sua cruz.

marreco, Morro Bento    Luanda-
Salvo algumas excepções, os comentários são feitos por gente nova, gente que como eu, não viveu nem sentiu na carne as consequencias do 27 de maio, embora carregue alguma triteza na alma por saber que perdeu um ou outro familiar no 27 de maio, não importa aqui o lado da barricada. O que me pergunto, como jovem, tenho os meus 34 anitos, é se de facto a acusão e a contra acusão, mesmo que nos prometermos a nós mesmos e todos, que não haverá punições, e que buscamos só a verdade para reconciliar os espiritos, como dizia, o que me pergunto é se não estaremos a cimentar perspectivas de ódio que nos levarão, num futuro não distante a novas revanges, vinganças etc,quem me garante que mesmo havendo o compromisso de apenas confessarmos os crimes que cometemos ou ajudamos a cometer, não haverá uma ou mais familias inconformadas a clamar junto de um tribunal a condenação daqueles que mataram o seu ente-querido? e entretanto uma vez condenado este criminoso, como dizer a sua familia que nao deverá pedir justiça tb porque um outro familiar seu foi morto, na guerra UNITA MPLA FNLA etc,etc. O que me parece é que nos vamos meter numa alhada sem fim porque, uma coisa esta clara, É QUE TODOS MATAMOS E TODOS MORREMOS, a guerra levou filhos em todas as casas, e quem matou o filho de uns foram os filhos de outros e os filhos de outros tb mataram os filhos de uns....em fim, a mim me parece que a unica justiça, justa e possivel, é mesmo o perdão cego, ou seja perdoar quem nos fez mal e esperar que sejamos perdoados por aqules que fizemos ou um familiar nosso tb lhes fez mal. Não me tragam mais aqui tribunal internacional, justiça internacional etc,etc, pois o exemplo de trinta anos de guerra já nos ensinaram como o mundo das relações internacionais, usam estas instituições não para fazer justiça, mas para defesa de interesses politicos e economicos circunstanciais,o caso mas actual é guantanamo....Tenhamos coragem para perdoar quem nos fez mal aos nossos familiares esperando que tb os nossos sejam perdoados, nesta roda sem fim.... PS: tb sou um Van-Dúnem, e pelo que sei dos meus, na familia tivemos inocentes e culpados, durante o 27 de maio e a guerra civil, como me posicionar?????? e se todas as familias fizessem este exercicio, como se posicionaria o país??? Marreco

Anónimo    Algures em Angola
Bom dia malta. Como estao? espero que tudo bem...A justica deve ser feita e digo mais e lenta mais um dia ha de chegar. Os crimes de Kinkuzo, 27 de Maio, Zenza do Itombe, Fogueiras da Jamba, Mortes na cadeia de Muxinda, Mortes em Cafunfu por causa dos Geradores (para mais dados consultem Relatorio Rafael Marques)e tantos outros crimes abominaveis ao olhos do Senhor Jeova devem ser esclarecidos e os culpados condenados de acordo as responsabilidades os inocentes devolvidos em paz para casa. Nos ja sofremos muito ou melhor continuamos a sofrer. Em Cabinda ainda ha muita matanca (FLEC e as FAA) porque nao comecarmos a falar da verdade porque conhecereis a verdade e ela (verdade) vos libertara. E bem verdade que Cristo disse que Pai perdoai-lhes porque nao sabem o que fazem....mas os que em Angola cometeram crimes sabiam o que estavam a fazer"exterminio" das minorias ou seja aqueles que pensavam o contrario eram pura e simplesmente eliminados. O que voces acham da situacao das Lundas onde familias perdem suas terras em desfavor das empresas diamantiferas? Pessaoas presas arbitrariamente por empresas de Seguranca com Teleservice, Alfa 5, Mamboji e outras? Quanda na cadeia as pessoas morrem de malnutricao severa e aguda? Como e que haja leitores aqui que dizem que se deve esquecer coisas deste genero? Todos nos acredito que tivemos algum parente sacreficado (morto, assassinado) tanto pela (FLEC, UNITA, FNLA e MPLA)estes senhores os verdadiros cuplados devem responder perante o povo (Tribunal livre e independente) e digo mais aqueles que tentam a todo custo esconder estes criminosos, assassinos, devoradores de humanos, vampiros...tambem devem ser julgados. De Cabinda ao Cunene na realidade um so povo com as suas diferencas mas unidos e Venceremos. Ngiele

neves quitando    berlim
... nosh queremos consolidar a paz e eh este a mensagem que tem de ser... para outros efeitos eh necessario criar Intituicöes para o efeito... aqui e depois anonimo näo vai ajudar ninguem e gostaria de pedir o senso daquela angolano para enterrar o anonimato e deixarmos de acusar os outros... eh necessario a discussäo mas aqui eh o lugar falso... eu vivo na Diaspora e evito atacr os herois angolnaos / herois em varios aspectos... Umbundu, bankoncos, etc somos todos angolanos com o mesmo passado, sofrimento e futuro... discussäo eh bom mas com normas...neste SITE näo ha normas

Marilú    Luanda
Ao Sr. Zeca Amaral obrigada pelo seu comentário mas veja bem: Não é uma questão de ser incendiária ou de não ter amor pelo meu país ou pelos meus concidadãos; antes pelo contrário... quando se ama de facto zela-se pelos interesses uns dos outros de forma incondicional.Também não é uma questão de guardar râncores ou desconhecer a palavra de Deus conforme um comentador quer dar a entender porque se há alguém que de facto conheço e temo è Deus, o Todo Poderoso e único Soberano. Tudo nos parece muito fácil quando toca a pele dos outros mas não deve ser assim porque hoje a dos outros e amanhã a nossa quem sabe? Tudo que eu pretendo vêr é justiça por favor entendam-me. Quem é que neste mundo não gosta de justiça? talvez apenas aqueles que nunca tenham sido injustiçados mas ainda que assim seja quem é que não sente dôr com a dôr do outro? Estou ciente que não sou a única pessoa neste mundo com sede de justiça por tudo quanto é negativo, tudo que tira a dignidade e o direito ao ser humano de viver neste mundo que Deus criou para todos. Quando eu digo justiça não quero dizer repetição da carnificina do 27 de Maio aos "culprits" porque seria voltar ao sistema de "Vendeta"que há muito foi substituido por um novo chamado "Democracia" e também porque na minha maneira de vêr a morte não é punição e ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. A Comissão da Verdade e Reconciliação e o Tribunal Internacional da Justiça que julga crimes contra a humanidade talvez não tenham funcionado nòutros países (conforme muita gente erradamente pensa) mas quem sabe se não vai funcionar em Angola e trazer a verdadeira paz e reconciliação que o povo Angolano tanto anseia? Limpa-se tudo, esclarece-se tudo, os inocentes voltam para as suas casas e suas famílias, Angola fica com uma história verdadeira e registada para as futuras gerações e os responsáveis pelos crimes contra a humanidade praticados no nosso país ficam no lugar que a lei criou para criminosos? Porquê tanto medo meus amados concidadãos? Caso haja alguém interessado em discutir esta situação sob uma perspectiva bíblica falo-hei com muito prazer, mesma via. Um abraço muito sincero.

Mauro    China
apenas axo que ja deveria estar resolvido este caso do 27 de maio. No more coments

Mussiango Banzo Capitão    
Pedir eu perdão por aquilo que fizeram-me,eu vivi e sei,seria negar a minha pròpria consciência. Apenas quem não viu e viveu os dias horrìveis na cadeia de São Paulo e outros nos outros sitios em celas por aì sem condições nenhumas. Por isto se alguém acha no direito de fazer um apelo de consciência julgando conhecer melhor a verdade,então mostre-nos. Não basta dizer que solução sem aceitar a verdade. Como jà vimos e sabemos,muitas verdades aparecem sempre ditas pelos ditos defensores honrosos do que não importa. Bastais ler as palavras do senhor ALBERTO NETO,Embaixador de Angola no Brasil. O que aconteceu com o AGOSTINHO NETO foi aquilo que eu disse e isto é apenas para dizer que o então senhor Presidente AGOSTINHO NETO teve naquele ano o princìpio do seu fim politico. Conhecemos do senhor JONAS SAVIMBI nas eleições de 1992. Conhecemos também do senhor HOLDEN ROBERTO com a tomada de CAXITO em 1975. Conhecemos do senhor Presidente JOSÈ EDUARDO DOS SANTOS com as mortes do senhor MFULUMPINGA LANDO VICTOR,RICARDO DE MELO,os escandâlos do ANGOLAGATE,MENSALÃO praticada pelos seus colaboradores directos,enfim...A verdade dòi mais não mata o mundo. Agora a mentira com tantas ilusões,meu(s) senhores...Aceitem a verdade Zeca Amaral senhores. Ainda alguns fomos postos nas FAPLA. Não posso melhor ser e aconselhar aos que não gostam da verdade. Descapotear as mentiras é o que devem fazer os bons Angolanos e não serem defensores dos malvados do MPLA,FNLA e UNITA. Apenas estragaram Angola e não oferecem esperanças nenhumas. Os que não gostam...,o que querem? FIM

Zéca Amaral    
Marilú e Massiango Banzo Capitão, sois jovens, tende mais cuidado com o que escrevem, não sejem incendiários, podemos ser críticos mas não destrutivos, amem ANGOLA, quando voltarem a escrever dispam da vossa consciência a camisola que invisilmente trazem vestida e ajudem a consolidar a harmonia, o amor e a estabelidade de Angola, indicando soluções para ultrapassarmos conflitos e não invocando ódios ou tentando copiar soluções estrangeiras, como "tribunais da verdade", etc, etc., que como voçês bem sabem não funcionam, não se esqueçam da última palavra de JESUS na cruz, quando estava aproximando-se o seu fim "PAI PERDOAI-LHES ELES NÃO SABEM O QUE DIZEM"...

Angaolano Inocente!    USA
então se o q se pretende é trazer a tona as mortes do 27 de Maio acho q seria justo criar-se uma COMISSÃO DA VERDADE E RECONCILIAÇÃO a semelhança do que passou na Africa do Sul e trazerem todas mas todas as mortes a mesa! Porque se fizermos isso quase todo o mundo aparecerá com as mãos manchadas de sangue!!! Todos sabemos q em Angola houve muitos mortos de Cabinda ao Cunene ao longo das ultimas 3 decadas! E mesmo no 27 de Maio não morreram só nitistas do outro lado tambem morreram uns quantos! Alguns dirão mas o Governo Angolano matou 1000 e nós só matamos 10, ainda assim terão q responder por esses 10 mortos! Ainda q tivessem morto apenas 1 teriam q responder por essa vida! Então amigos ai encontraremos muito pouco inocentes nesse processo! Vamos, mãos a obra a contactar o Bispo Desmond Tutu da RSA para recolha de experiencia e vamos criar de uma vez essa Comissão! Essa de meia duzia de oportunistas e chantagistas volta e meia e meia volta vir a imprensa fazer ameaças contra A e B não se sabe com q intenções não esta correcto! Isso não contribui para a tão pretendida pacificação dos espiritos! A PAZ não é só a ausencia de guerra; de tiros! Venha a COMISSÃO DA VERDADE E RECONCILIAÇÃO e de uma vez por todas atribuam-se de maneira justa e isenta as responsabilidades de quem as tem e dai venham as punições que a Comissão deliberar! Depois disso e definitivamente se deverá colocar uma pedra sobre essas questões para sempre, para sempre! Viva a PAZ, viva a RECONCILIAÇÃO NACIONAL, viva ANGOLA!

Anónimo    
uma das passagens que Nito Alves inclui, nas 13 teses:"Na natureza e na sociedade humana não há pois verdades ou mentiras: existem apenas coisas, factos, fenómenos e processos. As nossas representações e juízos a respeito deles é que podem ser verdadeiros ou falsos, certos ou erróneos. Neste sentido, a descoberta da verdade é um processo submetido a leis e critérios científicos"! Voçés näo querem verdade nenhuma...voçés querem que as pessoas se inculpem, se autoimolem, se flagelem, e deiam moniçöes para justificar actos de vingança inconfessos! por isso gostam sempre de omitir nomes e apresentarem outros em primera linha: Lucio, Veloso, Erminio, Onambwe, etc...os outros só foräo inocentes, enganados,etc..jogam as vítimas! lobos com pele de cordero.....

Pantufas    Luanda
Ja começa a confusao, antes do Pleito Eleitoral, seja como for a Verdade deve ser dita...para refazermos a Historia Politica do nosso Pais, que esta muito mal contada...Os que Participaram nos Massacres de 27 de Maio de 1977, que tenham coragem, sem aldrabices, de contar com Verdade como é que foram os Factos...na basta contar, mas tambem escrever, para Edificarmos a nossa Historia...

anonimo    
amigo kidi, nao nos podemos esquecer do entao secretario adminstrativo do mpla.lucio lara.

kidi    
pepetela nao esta sozinho neste processo.nao se esquecam que esta intelegenticia politica foi forjada especialmente para eliminar valiosos filhos de angola, para que a extensao do colonialismo portugues tivesse proeminencia.neto foi de certo dilubriado e aticado ao odio atraves da mentira politica bem orquestrada por essa rede de malfeitores. no entanto ele tem a sua quota parte neste processo,por ser o chefe.o povo sabe quem sao eles que arrancaram as falsas acusacoes que pesaram sobre nito alves, jose vandunen , bakalof e outros.so para lembrar que rui monteiro, iko carreira, nduduma,herminio escorcio,veloso,e outros que a historia trara no devido tempo foram os autores morais de tamanha facanha.

Mussiango Banzo Capitão    
A Verdade deve ser dita sempre e sempre. Seja em favor ou desfavor do MPLA,da FNLA e ou da UNITA. Apenas senhores sem os pés assentes no solo é que têm medo dela. Foi bom o senhor PEPETELA ter dito isto,como também foi e é boa a réplica dada pelos irmãos VAN-DÙNEM. Um dia havereis de saber que ANTÒNIO AGOSTINHO NETO abandonou a cimeira da OUA em 1979 depois de o apresentarem o Filme sobre as MORTES do 27 DE MAIO DE 1977 quando os anteriores senhores seus homològos como MOBUTU,SENGHOR,HOUPHÖUET BOIGNY,BONGO e outros armaram a estratégia e depois dos considerandos a volta,dizeram-o,então senhor AGOSTINHO NETO,você diz"que o MPLA não mata e outras mais coisas,como explicas isto,aquilo e aqueleoutro". Tomando ele a palavra e querendo negar como era do hàbito,pediu provas. Foi-lhe passado o FILME e apresentado uma exposição fotogràfica. Digo-vos que no ano anterior na CIMEIRA da OUA no SUDÃO,quando o senhor JULIUS NYERERE da TANZÂNIA estava a ser fustigado por causa da presença das suas forças no UGANDA para derrubarem o senhor IDI À MIN DADÀ,ele tivera instigado o senhor JULIUS NYERERE para abandonar a Cimeira e ir-se embora afim de não ouvir as criticas. Em 1979,apanharam-o e quem levou as coisas foi mesmo um individuo da DISA que vive hoje no...Precisamos de todas as verdades e denunciar as macabrices de todos porque as victimas somos todos nôs. Apenas aqueles que não perderam os seus familiares é que não sentem. Isto não vai dar a guerra nenhuma. Devem pagar pelos males que fizeram e nada mais. Sou pela verdade e defesa dos Jornalistas Angolanos que por isto quer eles sejam Brancos,Pretos,Mestiços ou Albinos. Estou convosco,caros Jornalistas Angolanos que nos ajudam aestarmos sempre informados. Devemos dizer não a malvadice. Devemos exigir e sempre o Respeito das pessoas pois que não são apenas os que politicos que são gente. Mesmo os animais selvagens ou domésticos gostam de viver em paz e para isto é necessàrio que se respeite as pessoas o que não acontece em Angola depois do 11 DE NOVEMBRO DE 1975. FIM

joana    hollad
o sr sabia que antigamente os escravos tinham o nome dos patroes eses vandunes ja sao bisnetos que nen sabem qual e asua origem eu pelo menos tenho duas origens que a portugal e pungodango conheces?

victoria    holland
nao perguntem so os vandunes eles eram criancas perguntem aos kotas em luanda quase nao houve nada perguntam em malanje o que se passou chassina nao podiamos falar nem chorar eu propia estava a chorar ameacaram mais eu nao me esqueci dos tais ainda vou justar contas quando eu la chegar ainda os conheco dois ja morreram

anonimo    anonimo
Não a muito tempo, neste ano e neste media, o ex-Camarada Carlos Alberto BETO VAN-DUNEM falou que se falasse toda a gente ficava de BOCA aberto .Então JES o PGR, Carneiro,General, não pode tratar do assunto ??????

Anónimo    
São muitos. Pepetela não é o único. Andam por aí:mataram barbaramente. A ordem veio do propriuo presidente Neto, o tal fundador da nação. Leiam o Semanário Angolense dedicado aos 30 anos da independência e conhecerão parte da história. Agora, estão a ser fustigados pelos canzumbis dos mortos. O inferno vos espera, senhores assassinos do 27 de Maio...

VERDADE    
A verdade não existe. Se a verdade existisse, teria de existir sempre e então ter-nos-íamos apercebido de que, além das mudanças de todo o tipo que acontecem, e continuarão a acontecer, haveria qualquer coisa que se manteria imutável, constante, e essa seria a verdade. Não há nenhuma verdade dessas; há muitas verdades e, como eu creio ter escrito alguma vez, as verdades são muitas e têm que lutar umas com as outras e depois logo se vê o que resulta. Resultará uma ou outra verdade mas sempre serão verdades transitórias, que abrem ou fecham caminhos. A verdade com maiúscula, com letra grande, isso não é coisa que exista, embora algumas pessoas, creio, acreditem que sim e vivam ou tentem viver em função disso. Para mim, a verdade não existe... não há verdades históricas e acabou. JOSE SARAMAGO

Kizua    Cabinda
os meus respeitos ao Padre Kongo. tenham la calma ao tratarem do caso Cabinda poderao ser inadvertidamente usados por interesses estranhos ao Pais e quiça ao proprio Continente Africano! independencia de Cabinda não é, não pode ser a solução! PAZ, HARMONIA, DIALOGO SINCERO e RECONCILIAÇÃO devem ser privilegiadas. Em Angola se derramou muito sangue nas ultimas decadas, houve muitos muitos mortos de todos os lados, só o PERDÃO poderá restituir definitivamente a PAZ e garantir o desenvolvimento desta potentosa Angola, para o bem de todos! A VINGANÇA não servirá jamais os interesses do Povo de Angola! Um abraço irmão, que Deus lhe bendiga!

VERDADE    VERDADE
É de agradecer a coragem que o ANGONOTICIAS teve de primeiro tornar transparente tudo no contexto de informação ou seja informar ao bem da verdade, AFINAL de contas nisso de PECADOS devemos todos nós ter coragem de ver a nossa HISTÓRIA com realismo e coragem todos nós temos pecados e rabinhos de palha, e para o « ESCRITOR PEPETELA» QUE TAL UM ROMANCE EM ABONO DA VERDADE É PRECISO CORAGEM afinal tanto O MPLA, UNITA E FNLA a história vai se encarregar de julgar um por um

BEM AVENTURADOS OS POBRES EM ESPÍRITO    
Não julgueis para não serdes julgados, pois, conforme o juízo com que julgardes, assim sereis julgados; e, com a medida com que medirdes, assim sereis medidos. Porque reparas no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Como ousas dizer ao teu irmão: "Deixa-me tirar o argueiro do teu olho", tendo tu uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás para tirar o argueiro do olho do teu irmão. Não deis as coisas santas aos cães nem lanceis as vossas pérolas aos porcos, para não acontecer que as pisem aos pés, e, acometendo-vos, vos despedacem

Padre K. Congo    Cabinda
Eu quando falo, a porque so bandido, todos nome que nao tenha prestigio é dada contra mim, e agora estao aver os masacrado do povo, é assim que faz em cabinda, e tambei fizeram no meu irmao Mfulumbinga landu, abre olhor joves futuro deste Pais esta nas vossas mao, o julgamento seja com for sera feito quando tiver Flec o outro partido no poder.

Anónimo    
É por isso que os homens têm medo de deixar o poder. Tão com medo de serem julgados, como acontece agora com Hissen Abré, Pinochet e outros tantos.

Hermeneutico    Los Angeles
Não sou nenhum filósofo, mas acredito por todo mal que causamos a outras pessoas, um dia pagaremos a factura. Cá se faz, cá se paga. Os camaradas que estiveram na repressão do fraccionismo esquecem-se que são homens e não escaparão da JUSTIÇA FINAL!!!

Anónimo    
Houve vítimas inocentes? sím houve, como qualquer processo revolucionário, lamentavelmente! Mas que a ala Nitista, que se quer passar de vítima agora, tinha planos para limpar o governo, isso tinha...há provas contundentes! näo há dúvidas, eles começaram...agitaram...e por pouco conseguem...säo responsáveis também de tudo o que aconteceu! Mas, näo é o momento para falar desse assunto e ponto! no devido momento, näo se sabe quando, já se falará...mas agora näo! e preparem documentos, porque do lado do M. há documentaçäo bastante, que prova que havia sím agitaçäo, mobilizaçäo e predisposiçäo,etc para inverter o processo revolucionário! Os cabecilhas, Inocentes näo foräo!

Marilú    Luanda
O que me faz espécie é que enquanto Toninho Vandúnem andou no poleiro do MPLA, filho querido do Zédu que inclusivamente se ouvia o rumor que estava a ser preparado pelo papai para assumir presidência da república um dia..., a família Vandúnem não se lembrou de trazer à tona o caso do 27 de Maio. O Toninho caíu do poleiro acusado de corrupção de alto nivél e agora querem justiça do 27 de Maio... a justiça é do 27 de Maio ou da queda do Toninho? acho tudo isso muita hipócrisia mas pronto, tudo bem. Agora falando dos crimes cometidos pelo MPLA e seus carrascos no 27 de Maio, sou da opinião que neste mundo todo crime quer cívíl quer político tem que ser julgado mais cedo ou mais tarde e claro, à medida que o mundo se vai democratizando, povos de todas as nações claman por justiça porque justiça é um dos principais tenentes da Democracia.Não é a questão de se crer trazer de volta memórias tristes mas é tudo uma questão de se limpar o lixo que é varrido e guardado debaixo do tapete para fingir que está tudo limpo por cima. O MPLA assasinou muita gente com a desculpa da tentativa de golpe de estado. Mais tarde,quando o caso começou a perder control, o próprio falecido Presidente Dr. António Agostinho Neto reconheceu que havia cometido um erro gravíssimo causado por emoções momentâneas quando pediu que se fizesse vingança pela morte dos heróis do MPLA mas os assassinatos já tinham sido cometidos às centenas mas nunca pediu perdão ao povo e a melhor maneira de o fazer seria pelo menos entregar os corpos às respectivas famílias para um funeral condigno porque na nossa tradição funeral é muito importante porque nos traz uma sensação de paz e tranquilidade espiritual. O MPLA matou, esfulou, fez e desfez no 27 de Maio e continua fazendo porque é o mesmo grupo que continua no poder até hoje. O MPLA pensa que o povo esqueceu e que está tudo bem mas estão enganados meus caros amigos, chegou a hora da justiça e as vossas portas serão batidas para prestação de contas quando menos esperarem por isso preparem-se. Não pensem que os Angolanos vítimas do 27 de Maio são as ùnicas pessoas que querem vêr este assunto resolvido; O mundo inteiro quer vêr justiça, o mundo inteiro está cada dia a engajar-se mais e mais em questões de justiça; justiça para Estados corruptos, justiça para assassinos, justiça para terroristas, justiça é o tema actual deste século. Por isso caros amigos comecem a aguçar os dentes porque vai ser com eles que terão que abrir as covas onde enterraram os filhos alheios como se fossem cães, sem nenhuma dignidade de homem e quantos deles estavam inocentes? Não era com os dentes que nos mandavam capinar as cadeias quando nos prendiam no 27 de Maio? Lembram-se? pois tinham as armas encostadas às nossas cabeças e ai de nós que não obedecessemos às vossas ordens masoquistas lembram-se? pois agora vão vêr o outro lado da moeda porque cá se fazem e cá se pagam. Eu tinha apenas 17 anos de idade nem sequer sabia o significado de golpe de estado ou de fraccionismo mas prenderam-me sem dó e sem piedade, só me queriam arrancar o cabelo com todo òdio que até hoje não consigo entender como nasceu porque afinal de contas nunca vos tinha visto antes.Sobrevivi e aqui estou hoje porque quem me deu a vida foi Deus e só ele me pode tirar. O MPLA e sua DISA tentaram tudo para acabar comigo mas não conseguiram porque Deus me guardou, me guarda e me guardará sempre. Quanto aos comentaristas que são da opinião que não se fale mais deste assunto acho que talvez tenham também rabos de palha e têm medo de pegar fogo ou talvez não tenham sofrido a carnificina do MPLA directa ou indirectamente por isso querem silêncio. Vamos continuar pedindo pela justiça até que ela seja feita e não nos limitemos apenas nos nossos recursos nacionais (porque a maioria está corrompida) devemos ir mais além. Existe muito país e muita organização internacional interessada em julgar crimes contra a humanidade ainda que tenham sido cometidos hà cem anos atráz e devemos usar sobretudo estes meios. Nunca è tarde para se ser comtemplado pela justiça por isso caros compatriotas em Angola e na diàspora vamos abrir as nossas bocas e usar os nossos dedos para escrever pedindo ajuda até que a justiça chegue de algum lado. Aos amantes da paz, justiça e prosperidade que Deus vos/nos guarde para que possamos vêr com os nossos olhos o fim dos ìmpios que praticam iniquidade contra os inocentes. A Luta Continua e Unidos Venceremos.

Zéca Amaral    
Porquê nesta altura, falar do 27 de Maio, dos crimes de Kincuzo, das fogueiras da Jamba, doutros assinatos ignóbeis e crimes contra a HUMANIDADE, que foram perpectuados no nosso país, numa altura em que estamos a sarar as feridas, numa altura em que a divisa deve ser; dar as mãos e olhar para a frente, vamos esquecer a página negra da nossa história, porque a Família VAN DUNEM, esteve dos dois lados, também matou e foi morta e também indirectamente mataram-se, porquê, levantarem nesta altura fantasmas, vocês VAN DUNEN's esquecem-se que sempre foram os protegidos desta terra, tanto no tempo do colonialismo, como agora na Angola independente. Quem comenta, perdeu o pai e dois irmãos, que foram mortos na intentona golpista do Zé VAN DUNEN, Nito Alves e Sita Valles, contra o governo de Agostinho Neto e também perdeu outros familiares muito queridos mortos pela repressão do governo de então e já perdoou e pôs um ponto final. Quem está vivo está, quem morreu morreu e, esperamos que daqui a 20 anos os historiadores imparciais se debrucem sobre estes factos da nossa história, apresentem do ponto de vista à distância o que poderia ter sido feito para evitarmos todas estas catrástrofes que atrazaram o nosso país em mais de 100 anos, é preciso é recuperar o tempo perdido e não é com acusações que vamos recuperar, olhemos para os nossos jovens, não vamos incutir neles a vingança e o ódio.

Nebraska    
Estas guerras privadas, em busca de protagonismo usando o nome da nacao e do povo...nao e problema do povo angolano. Facam a vossas vinganca de maneira privada e em locais privados e nao perturbem as novas geracoes e o desenvolvimento de angola. Se nito alves triunfasse na altura tal como prova o decurso da historia da politica africana, seria uma porta aberta pra sucessivos golpes e caos... e de modo nenhum estou a defender alguma parte ou individuo implicado.... ...Egoistas! so pensavam no trono...e nao nas consequencias da chacina... Queremos eleicoes e desevolvimento, nao tentem distrairnos com historias vossas

Kalu    USA
mas se vamos falar de mortos recordemo-nos q nessa contenda existiam duas partes; a ala golpista de Nito Alves de um lado e Governo Angolano de então! E q eu saiba todos mataram e todos morreram! A questão q se pode colocar talvez seja quem matou mais e quem matou menos! Porque do lado do Governo tambem houve mortos vitimas de assassinatos barbaros! Tambem existem familias q perderam seus ente-queridos, como fica isso afinal! Esses senhores embarcaram numa aventura golpista com uso de violencia e a coisa saiu-lhes mal! A medida e alcance da resposta admito q foi exagerada, desmedida, de todo inaceitavel por parte do Governo da epoca, quanto a isso estamos todos de acordo! Por isso mesmo acho q o melhor ainda será o PERDÃO mutuo e apelo a RECONCILIAÇÃO de todos os Angolanos! O contrario a isso seria o retorno a violencia sem fim!

Baco diaspora    
Nao choremos os nossos morto,nos seguiremos o mesmo destino,o homem que capturou Nito Alvez,ele ja morreu chama-se Gen.Margoso,foi uma pena ve-lo a morrer e confenssar como capturou Nito Alves,e antes e morre o sr.ge.Margoso dizia que nao teve culpa na sua captura e dizia (Nito nao fui eu,Nito nao tenho culpa).Quem mandou Margoso quem foram os culpados pela morte de Nito? es a questao.Entretanto meus amados leitores nao choremos pelos nossos mortos cada um de nos tem um dia de partir deste mundo,e ninguem ficara nenhum sequer.fui

kanbindongolo    huambo
sabiam ou nao os imraos van-dunem que as diferencas tambem devem ser tratadas ou no seio do partido ou no seio parlamento e nao em reunioes clandestinas e nao empunhando armas para derrubar o que eles consideraram um governo com demasiados brancos e mulatos. Isto e pensamento dum intelectual? (e os tais van-dunem que estvam muito atarefados com os mulatos e brancos no governo afinal nao e que agora vivem em portugal e na inglaterra e nao na nigeria, no sudao ou no lesotho?) porque e que confundiram os paises se angola devia ser so para pretos como era a ideologia que apresentavam (porque e que nao dao o exemplo e vivam no congo democratico e nao em portugal e inglaterra!!!) kambada de sanguinarios foram sim quem este no tal 27 de maio!!! entao este e metodo de se resolverem os problemas? olha que quem com fogo vem com fogo morre pa!!!

Observer US    
Escritor que participou numa commisao que ajudava a tortura de fraccionistas? E este mesmo escritor ganhou o Presimo Camoes e fala-se dele com0o candidato ao Premio Nobel de Literatura. So em Angola.

Quo Vadis    Diáspra
É muito fácil, julgar os acontecimentos de ontem, com a perspectiva de hoje! hoje, é muito fácil dizer: o Cda Pepetela esteve deste lado! e se tivesse do outro o qué que teria acontecido? provavelmente hoje näo estaria a dizer o qe está a dizer! netas dinámicas, tudo isso de assisténcia jurídica,etc..säo balelas! sím, säo balelas..recordo-me agora, do Fuzilamento do General Ochoa, o Cubano que construiu o Aeroporto da Catumbela! pois aquele processo, teve toda a aparencia de legalidade, com degradaçäo militar,etc...mas claro, foi tudo aparéncia...a senténcia estava dictada, a máquina do poder já tinha decidido! creio que foi o que aconteceu com o Grupo do Nito..näo se aperceberam a tempo, que a máquina do poder é implacável...foi constituida uma comissäo para averiguar os factos! ora, o qué que acontece quando Nito comparece perante ela? confirma a acusaçäo de estar a fomentar uma fracçäo! vai e acusa o poder...e o resultado, é o que todos já sabemos...mas este assunto...morreram mais angolanos no 27 de Maio, ou durante todo o conflito entre M. e U.? e se agora todas as vítimas deste processo começassem a pedir responsabilidades? porqué que vosses lutarao durante trinta anos, e agora se entenderam? porqué que näo o fizeräo antes?este assunto, é muito complicado..mesmo que formarem a tal Comissäo, as conclusöes se forem exculpatórias para os vencedores, näo seräo aceites pelas vítimas! e vai ser um ciclo vicioso..estes näo aceitäo, aqueles também näo aceitäo! resultado: crispaçäo, ressentimento, ódio, acusaçöes,etc..léva-nos isto a alguma parte? aquí, parece que há mesmo que socorrer-se desta palávra mágica cristiana: perdäo! o ser humano, a psicologia social humana, sempre encontrou mecanismos de autoproteçäo, antes equícovos inevitáveis:näo quero falar neste assunto...é assunto esquecido...näo me leva a lado nenhúm...enterremos os mortos e cuidemos dos vivos...näo interessa chorar por leite derramado,etc,etc...eu creio, sinceramente, que trazer a público este debate, sabendo, que näo se vai conseguir obter da parte dos vencedores o que se quer, é perturbar a täo necessária tranquilidade neste processo de pacificaçäo! a história já tem referentes: näo abrir a caixa de pandora!pelo menos enquanto éles estiverem por aí....

ADEPTO DO 1ª DE AGOSTO    
O 27 DE MAIO FOI UMA VERDADEIRA BARBARIÉ A QUAL NENHUM ANGOLANO DEVE ESQUECER, DE MODO A NÃO SE REPETIR.O QUE O GOVERNO DE ANGOLA DEVE FAZER É PUBLICAR OS LOCAIS ONDE ESTÃO ENTERRADOS OS CORPOS,DE MODO QUE OS SEUS FAMILIARES REALIZEM UM FUNERAL CONDIGNO AOS SEUS ENTEQUERIDOS.DEVE-SE JULGAR OS RESPONSAVÉIS POR TAIS ACTOS, POIS, TAL AÇÇÃO PERMITIRIA MOSTRAR QUE NINGUÉM É IMPUNE, PERMITINDO ENTÃO AS FAMILIAS DAS VITIMAS UM CERTO SENTIMENTO DE "JUSTIÇA". QUANTO AQUELES QUE DEFENDEM QUE NÃO SE DEVE LEVANTAR ESTE ASSUNTO,PORQUE PODERÁ POR EM RISCO A PAZ, CITO ESTA FRASE DA REGRA DE SÃO BENTO, PARA MEDITAREM: " ...NON FALSUM TESTIMONIUM DICERE, HONORARE OMNES HOMINES(...)MORTUUM SEPELIRE(...).IRACUNDIAE TEMPUS NON RESERUARE.DOLUM IN CORDE NON TENERE, PACEM FALSAM NON DARE. ISTO É,"não dizer falso testemunho, honrar todos os homens;enterrar os mortos;não ter ódio dos outros; não ter dor dos outros no coração;não fingir que se fazem as pazes". ESPERO QUE A DOCUMENTAÇÃO SOBRE OS PROCESSOS DOS JULGAMENTOS SUMARIOS OU INEXISTENTES,SEJAM PUBLICADOS, POIS,CONSTITUI PARTE DA NOSSA HISTÓRIA E ESTA FARÁ O DEVIDO JULGAMENTO NA ALTURA CERTA. POR UMA PAZ VERDADEIRA EM ANGOLA, AS DEVIDAS RESPONSABILIDADES DEVEM SER APURARADAS, PARA QUE TAL NÃO VOLTE A SUCEDER.

Anónimo    Portugal
Pepetela é um grande escritor Angolano cuja obra literária conhece bastante bem, tenho admiração pelo escritor Pepetela,contudo foi uma pena ter tido o percurso político que se lhe conhece e pelos vistos não se demarcou do MPLA na devida altura em que os inimigos políticos dos seus camaradas foram mortos e pura e simplesmente desapareciam, foi uma pena realmente não o ter feito atempadamente de modo a que agora não tivesse as mãos manchadas de sangue de irmãos Angolanos. Sem o querer desculpar, também o mesmo aconteceu por parte da UNITA que utilizou esses métodos, e contra quem a certa altura ousou apontar o dedo a Jonas Savimbi e tentou demarcar-se, foram mortos militantes e sua famílias, tudo muito lamentável, as feridas ainda não estão saradas e vão ter que passar algumas gerações para que isso comece a acontecer.

***    ****
Os ASSACINOS de ontem hoje negam tudo. Os que foram seleccionados para serem divulgados foram todos mortos. Como e que o Exmo Camarada Pepetela participando na seleccao dos que haviam de ser publicados na RNA e TPA-conforme reconhece na sua replica, afirma peremptoriamente que nao participou nas torturas e asscinatos? Directa ou indirectamente o Exmo Camarada PEPETELA e um dos assacinos, porque ajudando a legitimar os assacinatos por via da grande maquina propagandistica na altura tambem assacinou. Que o Exmo Camarada PEPETELA va enganar os cegos, mudos, surdos, sem querer ofender estes grupos-desculpem-me. Ou o Exmo Camarada Pepetela na altura nao estava ciente de que o seu clientelismo politico havia de desimar vidas de milhares de angolanos, inclusive os inocentes. Desejo que o Exmo Camarada Pepetela sonhe todos dias com os mortos que ajudou a dizimar. Boa sorte!!!!!

Anónimo    
Candengue como sou... gostaria apenas de referir as pessoas que conhecem e viveram a profunda História de Angola, desde os primórdios da Luta pela Liberdade (epóca da Rainha N´ginga) até a contemporaniedade, que ESCREVESSEM A HISTÓRIA DE ANGOLA. Que editassem vários volumes sobre a nossa História. À final, a História é importante para que não se volte a cometer os mesmos erros. De resto, toda esta discussão me é estranha, porém, a melhor maneira de penalizar o MPLA, é não votar neles em 2006 e seguintes eleições. Até darem provas que já se preocupam com o BEM-COMOM e o BOM-SENSO!!!

ZecaOndjiva    
Reconciliar é abrir todos os processos pendentes, falar deles, descobrir corpos, homenagear as vitimas, muitas delas inocentes mesmo. Tenho a certeza de que só assim se paicificarão os espiritos de muita gente que ainda não dorme e sofre pelo desaparecimento sem saberem sequer como foi. Não compreendo como é que algumas pessoas escrevem aqui que este assunto não deve ser discutido na sociedade Angolana. Então a esses pergunto: Só se deve discutir as bruxas que o Savimbi queimou? É só essa a reconciliação que querem? E não se querem reconciliar com os familiares das vitimas do 27 de Maio? Essa reconciliação só poderá ser feita com a criação de uma comissão que se encarregará de: 1ª Inscrever todos os desaparecidos pelos interessados e contabiliza-los. 2º Procurar descobrir os lugares onde esses corpos foram enterrados, 3º Devolver aos familiares para que tenham uma cerimonia digna, 4º Fazer sim um monumento onde todos os Angolanos sintam e homenageiem essas vitimas e que fique para a história e para que se não repita. Penso que só está contra estas minhas ideias quem tem de alguma maneira culpas no cartório e por isso não quer falar neste assunto. Já desafiei Pepetela a escrever um livro que explique o 27 de Maio, não me interessa a perspectiva, interassa-me sim conhecer os factos e desenvolvimentos do ocorrido nessa data fatídica. Isto é que é reconciliar os Angolanos, é dar paz de espirito aos que ainda hoje sofrem!

Anónimo    
caros conterrâneos, é com muita magoa q recorda-mos esse assunto do 27 de maio, uma pagina negra da nossa história. Mas ñ nós devemos esquecer dos inocentes q foram assassinados, por isso seja quem for q tenha culpas, deverá ser julgado pelos crimes q fez!acredito q + tarde ou + cedo a verdade virá ao de cima, ñ só em relação ao 27 maio, mas tb todas epocas q foram cometidos crimes contra os nossos irmãos.

Chipa Tch'onguuê    Cô Viê
Certamente o Zé Vandunen viveu um pouco mais que Garcia Neto Dangereaux e outros que foram mortos pelos golpistas. Poderá até ser que algumas das vítimas tenham sido mortas pelo próprio zé Vandunen. Estão para aqui a ressuscitar fantasmas porquê. O que é que o zé vandunem ou outro fraccionista qualquer foram mais que os meus irmãos ou os milhares de irmãos de todas as famílias angolanas que foram vítimas deste processo? Os meus irmãos eram inocentes não tentaram nenhum golpe de estado e eu estou aqui calado em prol da nação angolana. Seria bom que os jornalistas e juristas (em londres e lisboa) tivessem um pouco mais de respeito pelos demais mortos de todas as casas de angola. Querem o quê? Que eu comece a exigir guerra contra a Unita porque matou os meus irmãos? Que o samakuva venha a público dizer que sabia que estavam a matar pessoas da forma que todos sabemos? Por respeito aos outros deixem de se sentir especiais.

Anónimo    
Este tema é muito sensível para todos. Não acho seja esta a altura para se escrever a história do 27 de Maio. Recordo que muitas famílias perderam filhos, irmãos, sobrinhos, familiares de todos os graus e não podemos esquecer que houve vítimas e agressores de parte a parte. Não podemos minimizar todo ao MPLA de Neto. Curiosamente perdi familiares de um lado e do outro, por isso estou ciente da delicadeza do assunto. Por outro, este espaço não é o local indicado para um debate sério e sincero sobre o assunto.

POR FAVOR LEIAM    USA
Sempre que aparece alguém a dizer as verdades , os oportunistas chamam-lhe maluco ou "suicida". o QUE ACONTECE É QUE o MPLA COMPRA os pobres de espírito de todos os partidos com dinheiro , ou com o poder . Vejam o exemplo do ex-Ministro da Comunicação Social , que agora é Embaixador .Quando em 1975 ele era Ministro da Informação da FNLA ,foi assistir os soldados do ELNA a apertar os testículos do Sr. António Cardoso , então Director da Rádio Nacional .Vocês viram o SR. António Cardoso a receber alguma medalha ? NÃO ! Ele foi tão preso político como o camaleão do Sr. enfermeiro Mendes de Carvalho, que também meteu a sua colher no 27 de Maio , tal como o seu filho torturador WADIGIMBI . O kota só foi intercer , quando começaram a entrar pessoas também da sua família .Desde 1976 o povo angolano compreendeu , que salvo raras excepçoes ,SÓ OS INTELECTUAIS , LUTARAM PARA QUE DE ACORDO COM AS CLASSES SOCIAS , que sempre existirão, TODOS TIVESSEM O INDISPENSÁVEL para viver condignamente . Os intelectuais , tal pelo Cônego Manuel das Neves , Dr.Mário Pinto de Andrade , Afonso Dias da Silva , Migueis , Gentil Viana e tantos outros pioneiros, ou da 2a. geração de revolucionários ,desta sangrenta independência , JÁ TINHAM um padrão de vida muito aceitável .FORAM PARA A CLANDESTINIDADE ou actuaram na clandestinidade , para lutar pela independência e beneficiar as classes mais desfavorecidas . Eles já eram favorecidos .A MAIORIA DOS ILETRADOS ,foram arrastados e enganados , por aqueles que só com a 4a. classe sabiam que não podiam subir mais do que ser enfermeiro ,ou escriturário dactilógafo , lutaram porque queriam substituir o branco , ocupando os seus lugares (mesmo sem estudar)e roubando , da mesma forma que os colonos fizeram. Isso foi o que aconteceu . ESTÃO A ESTRANHAR , roubam até dizer BASTA . Desde 1975 PRENDERAM , MATAM quem lhes pode dificultar a tarefa de SUBIREM mesmo sem paraquedas , PERSEGUEM FAZENDO A VIDA NEGRA A TÃO BOA GENTE COMO VOCÊS NEM PODEM IMAGINAR . Vocês não conhecem a história de tantos reis medievais europeus semi-analfabetos que decapitaram , mandaram prender , ou puseram no manicómio as próprias mulheres , irmãos e até filhos por causa do poder ? É que a IGNORÂNCIA É A MÃE DE TODOS OS VÍCIOS . Se o Nito Alves fez ou aconteceu , será que os milhares de angolanos do M que foram fuzilados pelo próprio M ,grávidas , muitos menores mandados buscar das faculdades no exterior eram loucos ? Mesmo hoje que já há quadros formados no governo e partido a maioria sai directamente da Faculdade sem experiência e são escolhidos apenas aueles que dizem "AMEN",ou são GRAXAS ou já demonstraram que gostam muito de dinheiro e para terem o poder podem ser comprados . Por isso VEMOS ACUMULAÇÃO DE CARGOS SEM PRECEDENTES , por pessoas que só reproduzem O QUE OS CONSULTORES ESTRANGEIROS escrevem , pagos a preço de ouro . Se dizem que os negros não podiam estudar , como é que os Presidentes Neto e dos Sanos estudaram no Liceu Salvador Correia ? Os pais do último eram pedreiro e quitandeira respectivamente . Já viram como está o ex-Liceu Salvador Correia (creio que MUTU YA KEVELA) hoje ? Será que o General Ciel da Conceição "Gato", ou o sr. Paulo Jorge merecem menos uma medalha que o Sr. Zau Puna ou Tony da Costa Fernandes ? Por favor : Deixemos de ser cobardes !

Jose    Lisboa
Tenho 21 anos e vivo em Lisboa há alguns, estudei até a 8ª classe em Angola mas quase tudo sobre a história real de Angola que sei aprendi em Portugal, porque em Angola estudavamos uma história segundo o MPLA com muita fantasia à mistura, o que sabemos nós do 27 de Maio, eu sei que se tratou de uma tentativa de calar e aniquilar uma facção do MPLA que não se revia no partido na altura. Não sei se o Pepetela, cuja obra muito aprecio, estava envolvido nos julgamentos brutais, como se relata, mas se estava no mínimo devia pedir desculpas se não, tem uma boa oportunidade de abrir o baú!

José Mutombo    mutombo_0603@hotmail.com
É dificil comentar o artigo em questao, vendo que nao vivi esse periodo em vivo, e pela idade apenas ouvimos as tristes histórias que muitos angolanos viveram, sentiram no osso ena carne. mas contudo nao deixo de dizer que actualmente vivemos num mundo aberto e que os crimes cometidos há mais de 50 anos nao podem ser impunes. quem sabia que hoje em dia o PINOCHÉ do CHILE fosse retirado a imunidade que gozava para comparecer diante das barras do tribunal e outros ? quem imaginava que muitos paises, multi-nacionais, bancos etc... hoje em dia tivessem a reparar os danos matériais, morais contra familias e vitimas do holocausto ? quem sabia que o Isene Abré, SHARON etc fossem interpelados pela justica? espero que um dia seja o caso de angola. os autores dos teatros do genocidio angolano sejam da unita, do mpla, fnla, 27 de maio, sexta feira sangrenta etc... um dia que haja justica para darem licao na geracao vindoura. alem disso o PEPETELA é um perigoso, agitador. quem leu o seu livro O CAO E OS CALÚS poderá confirmar isso analizando bem o conteudo. separar a classe autochtona dos naturais, para melhorem reinar.

Anónimo    
Zé Van-dunem e cita vales, foram mortos pelo fascismo angolano do MPLA. Isso foi uma vergonha. Pretos contra pretos.

Anónimo    
<<... matem-me! ...e do mesmo jeito matarao a nossa nacao!>>

Don Corleone    por aí
Diz o velho dictado que, "se um assunto näo é da sua incumbéncia, näo pergunte! se o fizer, fá-lo na maior das discreçöes, mas mesmo assím, se está a meter onde näo é chamado! mas uma vez, ¨nós, os africanos, mostramos a nossa imaturidade genuina..que eu saiba: na Alamanha por exemplo, os arquivos da stazi, estäo em público, mas devidamente protegidos...näo se estäo a atirar pratos as cabeças...nem na Russia, nem nos outros países do Antigo Bloco socialista...parece näo ter nexo, mas tem! a questäo é, donde querem chegar? o qué que querem? somos ingénuos, contuniamos a ser ingénuos...ainda näo dominamos o "fenómeno do poder"! o poder meus senhores, o poder! näo brinquemos com o poder! bom, no fundo no fundo, maldita essa geraçäo de Angolanos...por amor de deus..näo sabem, näo querem viver em paz? outra vez? tive a oportunidade de ler o depoimento do Nito Alves! é triste ler aquilo..tem o prémio da exceléncia em ingenuidade! näo comprêndia os mecanismos do poder! mas foräo eles inocentes? Tem mais culpa a cobra que tenta atacar, ou quem mata a cobra para se defender? realmente foi assím täo inocente o movimento Nitista, capaz de gerar tamanha resposta? por último, o Sr Pepetela, deve calar-se....e este assunto deve aparcar-se, até que dessa geraçäo só restem vestígios...näo queremos mais problemas....

AI NAO SABES?    
Viver com medo e morrer silenciosamente. Falar demais as vezes tras azar... Que seja entao este o nosso destino..

Anónimo    Luanda
O Embaixador Hermínio Escórcio recentemente em entrevista ao Angolense, edição número 138, disse que assinava hoje, novamente por baixo todas as decisões que o Neto tomou a respeito dos acontecimentos do 27 de Maio de 1977, entre elas, recorde-se, no dia 28, a celebre decisão de que «não haveria perdão para os fraccionistas», como defendeu igualmente e falando no plural que «não vamos erigir estátuas a favor de quem iniciou ou foi cúmplice dessa mortandade». Por ser quem é ninguém diz nada? Só o Pepetela é que paga? Também sou vítima e não quero o peixe miúdo na grelha.

SOLUCAO    CP
"Siga-se o exemplo do Uruguai, que me parece ser o melhor, onde, por determinação do presidente Jorge Battle, se criou em 2000 uma “Comissão para a paz” que se encarregou de abrir investigações sobre as pessoas desaparecidas durante a ditadura militar. O Presidente José Eduardo dos Santos agora apostado, ao que tudo indica, em introduzir novas regras de governação democrática no país, poderá porventura ser o factor decisivo na abertura desta agenda dos direitos humanos. Se não for ele, com certeza será outro presidente no futuro. O objectivo, na minha opinião, não é penalizar os responsáveis pelas violações aqui enumeradas. Em nome da pacificação dos espíritos, considero que ninguém deve ser imputado, convocado ou conduzido ante um tribunal a fim de prestar declarações. Os militares deverão, sim, ser chamados pelo presidente a integrar uma comissão de investigação e auxiliar na localização das covas onde se enterraram cadáveres. Concordo que será um cenário complicado, com várias etapas mais ou menos longas, possivelmente de anos, mas só o diálogo sereno e construtivo permitirá aos vários actores desse processo - políticos, militares e a própria sociedade civil - estabelecer consensos e contrapartidas. Por fim, localizadas as ossadas, seria de justiça que as mesmas fossem removidas para um local condigno - uma tumba comum - , onde se poderia erigir um memorial a lembrar que tragédias como a do 27 de Maio nunca mais se deverão repetir em Angola."

Nao nos iludamos...    
Já estou a imaginar o que certos oráculos obscuros irão profetizar: que é um atentado à “paz e à reconciliação nacional” levantar estas questões delicadas porque, segundo eles, são temporalmente inadequadas e passíveis de gerar mais ódio e divisões entre os angolanos. Falso argumento esse. Para citar Luis Pérez Aguirre (1941-2001), sacerdote jesuíta, uruguaio, “a paz não é um malabarismo de interesses egoístas.[…]. Não nasce de frios armistícios entre exaustos beligerantes. Nem sequer é pura coexistência e não se deleita com ambientes de “guerra fria””. Diria antes ser uma agenda que se constrói em cima da verdade e da justiça social. Sem estes dois valores a Democracia não é possível. Em Angola a democracia é ainda uma miragem. Não obstante a democracia parlamentar, falta um estado de Direito que dê espaço às vozes da cidadania. São estas vozes justamente que, na questão dos desaparecidos, podem vir a ter um papel central.

Hitewa do Cunene    luanda
Estimados irmaos, penso que é importante que se diga a verdade, mas nao para despertar odios acumulados. Penso que todos cometemos erros, mas se nós fizermos dente por dente e olho por olho, cairemos num circulo vicioso que só trará mais dor e muitas lagrimas. Rencociemo-nos, as geraçoes do presente e do futuro nos agradecerao eternamente se perdoarmo-nos mutuamente. Vivam os povos de Angola irmanados e unidos.

Verdade    
Ignorar todas estas feridas significa menosprezar a sociedade civil e os seus mais recônditos queixumes e sofrimentos. Nem todas as pessoas ofendidas por essas arbitrariedades militavam no MPLA. Houve de tudo um pouco, prenderam-se e assassinaram-se membros da UNITA e da FNLA. E até pessoas sem partido. O rolo de repressão acabou por atingir segmentos inteiros da sociedade. Em Malanje, por exemplo, uma escola perdeu de repente dezenas de estudantes que foram metralhados a sangue-frio, à luz do dia, por um grupo de extermínio, cujos chefes respondiam a ordens dimanadas do Estado

Kizua Fernando    kf12@hotmail.com-Luanda
O MPLA e a UNITA são especialistas em fazer desaparecer Angolanos acreditem se quiserem que hoje temos individuos destes dois partidos como Pepetela, Muteca, N zau Puna Jorge valentim e muitos outros que nunca viverão sossegados, pelas mortes de Angolanos em que colaboraram directa ou indirectamente. A UNITA sempre foi mais "matumba" e descarada a matar. O MPLA tem várias tacticas incluindo a da morte lenta para quem se imcompatibiliza com José Eduardo dos Santos. Que o sistema os proteja sempre. . .

Magoado    
“estou magoado com os senhores do MPLA. Mataram-me dois filhos e até hoje nem uma palavra. Tão-pouco uma certidão de óbito. Até ao fim da vida a minha alma não sossegará enquanto não me disserem onde os meus filhos jazem”.

Anónimo    
Pepetela confessa-se sem admitir rigorosamente nada Não sei bem porquê, mas sempre tive nas minhas previsões meteorológicas sobre a evolução do clima político angolano, que Artur Pestana, vulgo Pepetela, seria o primeiro a “confessar-se”, na sequência do furacão que em Maio de 77 retirou a vida à dezenas de milhares de jovens do meu país. Tudo aconteceu, como se sabe, pela força bruta de um processo de eliminação física de antigos camaradas, sem paralelo na história politica africana. O carácter singular deste processo, não me canso de salientar sempre que toco no dossier, tem a ver com o facto dele ter ocorrido dentro do mesmo espaço político-afectivo, o que o transformou numa manifestação da mais pura antropofagia partidária dos tempos modernos. A minha previsão, finalmente, confirmou-se, embora de forma muito parcial, porque de facto não houve qualquer confissão da parte de Pepetela. Antes pelo contrário. Pelo que está escrito pelo seu punho, ficamos quase convencidos que ele faria o mesmo se a história voltasse para trás. Esperava, sinceramente, que o antigo Vice-Ministro da Educação da República Popular de Angola fosse o primeiro a reconhecer, no mínimo, a irracionalidade que se apossou de todas as cabeças pensantes que gizaram e executaram toda aquela estratégia repressiva, que se prolongou por mais de um ano, na vertente relacionada com a eliminação física dos supostos implicados. Este prolongamento no tempo é uma outra particularidade que reforça o carácter singular do processo Maio/77 no contexto africano. O internacionalmente aclamado escritor limitou-se a confirmar o que todos nós já estávamos carecas de saber, embora mesmo assim, a sua declaração se revele da maior importância para constar no processo histórico que um dia destes será feito. Pepetela confirmou que houve uma comissão a que ele emprestou o seu “know-how”, enquanto analista de depoimentos de pessoas torturadas para efeitos de divulgação pública. Pepetela ignorou de forma ostensiva e chocante a condição das pessoas que prestavam esses depoimentos, tendo resumido o seu trabalho ao de um militante que serviu desinteressadamente o seu partido em todos os momentos. O partido que hoje lhe volta as costas. É evidente que mesmo assim, a história da tal comissão está muito mal contada, pois toda a gente sabe que os seus membros, mais de uma dezena segundo Pepetela, foram activos interrogadores dos detidos, com recurso a vários tipos de violência, onde se incluía a promessa da vida a troco de confissões mesmo que falsas por parte dos supostos fraccionistas. O que era preciso era falar e muito. Contar tudo o que se sabia e o que não se sabia. Só assim, aconselhavam os membros da tal comissão, haveria uma possibilidade remota de safarem o pêlo. Com todo o respeito que temos pela opinião dos outros, não pode haver bom-nome a defender num processo a que Pepetela associou a sua pessoa e que se saldou em dezenas de milhares de vítimas inocentes. Pepetela, quer queira quer não, deixou as suas impressões digitais em todo este processo, que agora ficam muito mais visíveis com o seu elucidativo depoimento. Pepetela não precisava sequer de desmentir a sua participação como membro de algum tribunal da época, porque em todo este processo os tribunais foram os grandes ausentes. Tudo se passou à margem da Declaração Universal dos Direitos Humanos por força da tristemente célebre “orientação legal” de Agostinho Neto que foi cumprida à risca pelos seus subordinados, com rasgos de uma “imaginação criadora”que ultrapassou todos os limites da bestialidade. “Não haverá perdão para os implicados. O processo será especial.”- assim se pode sintetizar a referida orientação que determinou o rumo dos trágicos acontecimentos que se seguiram ao 27 de Maio de 1977. Seja como for, ainda estamos esperançados que Pepetela volte ao assunto e nos conte toda a verdade, como escreveu José Fuso a partir de Lisboa, num texto que fazemos questão de publicar nesta coluna. Ainda estamos esperançados que o Prémio Camões de Literatura reconheça quão negativo foi o papel dos intelectuais do seu partido na época, porque, com um pouco mais de coragem, bem poderiam ter ajudado a evitar a catástrofe que se abateu sobre o país. Todos sabemos que é fácil falar e dar conselhos a esta distância temporal dos acontecimentos, mas todos nós também sabemos que é, sobretudo, nas conjunturas de profunda crise, que emergem os grandes homens que ficam na história com gestos largos. Em Angola somos um pouco o país da “Maria vai com as outras”, onde as sucessivas conjunturas de crise raramente souberam produzir estas figuras de referência, o que explica, em parte, a situação depressiva em que nos encontramos, trinta anos depois do país se ter tornado independente. Angola tem sido de facto, como escreveu Manuel dos Santos Lima, um país de anões e mendigos, embora alguns apareçam como gigantes nas telas de uma comunicação social míope e bajuladora. Wilson Dadá

Anónimo    
Já em 1977 Nito Alves e josé Vandúnen queriam mudanca. O regime que eles tentaram derrubar continua no poder e a matar, simplesmente para perpetuar a oligarquia. Angolanos, se vós tendes juízo e memória nao votem no MPLA!

sou eu mesmo    
Há muito mais casos delicados que teram que vir ao de cima, ao longo desses anos todos!

Santos e pecadores    
Chorar com os olhos secos, sob o olhar silencioso de Lenine.

Anónimo    
Muita gente em Angola ainda não percebeu qual é a verdadeira reconciliação que o MPLA quer. O MPLA está a usar a UNITA para a recociliação, mas o MPLA já não tem medo da UNITA. Tem medo é dos familiares das vitimas do genocidio de 27 de Maio. Se as vitimas foram 60.000, entre familiares directos e indirectos existem 1.000.000 de angolanos que clamam justiça. E é disso que o MPLA tem medo. É dos que estão ligados às vitimias e que um dia quererão justiça. É com esses que JES e companhia se querem reconciliar. Ainda ninguém percebeu a estratégia da reconciliação do MPLA? Eu já percebi. Por isso é que ninguém fala no 27 de Maio, o maior genocidio de todos os tempos em Angola. Quem sabe coisas referentes ao 27 de Maio que as ponha cá para fora. Os Van Dunens que estão em Inglaterra e Londres que falem, bem como os outros. Contem tudo, porque ninguém se abre! Enconbrem-se todos com medo. Falem, não sejam cobardes!

Avo Teixeira    Ottawa
Joao Van Dunen voce tem toda a razao. Da-lhe com a aquela forca. Ja comecamos a saber da verdade. Ha muito mais por desvendar. Este eh soh o inicio.

Em nome da PAZ    katambor
Os incondicionais do regime que abrem aqui a boca para tratar os opositores de Hitleres e de Salazares, deveriam reflectir sobre esta e outras situacoes que fazem com que em Angola nao haja Santos de um lado e demónios do outro. O vosso maniqueismo é sinónimo de desonestidade intelectual e de arrogancia dos escrevem a História com olhos de "vencedores" ou de "Povo eleito " para governar eternamente o nosso POaís.

Anónimo    LUANDA
Tambem sou uma vitima desta barbarie, minha mae foi preza em 1977 deixando quatro filhos o maior deles com 9 anos de idade, fomos visita-la na cadeia 2 ou 3 vezes na cadeia e ate agora nunca mais ouvimos nada dela,acreditamos que esteja morta mas pelo menos que nos deem o direito de fazer um funeral condigno, por favor digam aonde foram enterrar tantos corpos ASSASINOS!

PORQUE TANTO SEGREDO ? QUEM QUER SER PROTEGIDO ???    QUEREMOS SABER AQUILO QUE PASSOU DIA 27 MAIO 1977
Todos os que directa/indirectamente participaram neste genocidio sao criminosos de Guerra, o povo tem a legitimidade de saber quem foram os assassinos. Nao havera revolta nenhuma, quem esta em causa é o MPLA, se ele é um partido de criminosos o povo angolano vai saber julga-los. Quem esta em posse de dados dos desaparecidos, mortos, provas, etc, esta com a consciencia pesada, mas nada melhor que informar o que sempre esteve no segredo dos Deuses. Nao tenham medo, toda a gente sabe que o MPLA matou Nito e comapnhia muitos deles sem provas de tribunais, foram mortos pelo Ex-Presidente e sua cupula incluindo o JES. Qual é o medo ?? bring it on. Estamos fora do comunismo, da opressao, da intmidacao, mas se isso for para pegar em armas again, por favor nao ha possibilidade nenhuma. MPLA matou MPLA a UNITa nao pegaria em armas para se vingar disso. Que as almas do dia 27 de Maio de 1977, victimas do regime do MPLA descansem em paz, um dia serao homenagiados pela nova geracao.

Diabo Vermelho    Luanda
Quando a violência é entronizada como instrumento de política, o resultado é uma hecatombe moral que provoca milhares de vítimas inocentes. A escolha da violência se freios não foi apenas o 27 de Maio; é a História trágica do movimento libertador. Haja a coragem para encontrar uma solução razoável que ponha termo à memória de sangue que invade oa lares angolanos. De um ldo e de outro, houve violência gratuita e bárbara. É preciso parar. Senão, a pandora continuará a vomitar demónios pela sua boceta. Não seria melhor parar? Não sei.

Anónimo    
Nasci em 1973, sou simpatizante do MPLA, mas sempre me interessei em saber os factos por detras do 27 de Maio. Os meus pais e familiares mais velhos nunca me quiseram falar sobre isso, nem tampouco responder as minhas perguntas curiosas. Como qualquer outra familia que residia principalmente em Luanda na altura, a minha tb perdeu alguns entes queridos. O q passou, passou, jamais poderemos desfazer o passado, mas ha necessidade de dialogo e reparacoes. Nem sempre os q que fazem a Historia podem escreve-la, mas a grande familia angolana precisa de saber da verdade.