Comunidade angolana on-line (By Angola Acontece)
Autoridades não deverão adoptar atitude de expulsar cidadãos da RDCongo Angop
O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Francisco Furtado, afirmou quarta-feira, em Luanda, que do seu ponto de vista, o Governo angolano não deverá adoptar a atitude de explusar, em jeito de retaliação, os cidadãos do Congo Democrático que residem legalmente em Angola.
Francisco Furtado falava em conferência de imprensa por ocasião dos 18 anos da criação das Forças Armadas Angolanas em exército nacional único, que se celebra nesta sexta-feira (9).
Segundo o general do Exército, o parlamento da RDCongo decidiu unilateralmente, através de um decreto, ordenar a expulsão de todos os angolanos residentes nesse território, mesmo em situação legal.
"Nós não devemos enveredar por este caminho (retaliação), porque se realmente isto acontecer, quem perderá é a República Democrática do Congo, pelo facto de existir mais situações volumosas de cidadãos congoleses ilegais em Angola do que angolanos em condições de ilegalidade na RDCongo" referiu a alta patente angolana.
O general Francisco Furtado frisou que as autoridades angolanas não têm qualquer intenção de expulsar cidadãos estrangeiros, mas sim aqueles que, de forma ilegal, entram no país com o objectivo de causar prejuízos a economia angolana e a segurança nacional.
09 Oct 2009
Fonte:Angop [Comentar]
Registe-se no Ponto de Encontro e faça amigos, nós já aderimos!
Comentários
incormado De catete
Francisco nao fala politica. Corram esses zairenses do Pais urgentemente. Nao se esqueçam que sao eles que trousseram a desordem em angola, mercado em tudo quanto é canto, construcoes anarticas, burlas ...
branco angolano
NAo e es tu que vais no congo mandar tam bem xee la vem brazza BEm feito hehe ANGola dos branco sempre hehe
INVESTIGAR O NANDÓ
Cuidado com o NANDÓ.Gosta de meter a mão em bens alheios.Acabemos com o corrupto.
Ngunga
O Ruanda e o Burundi anunciaram a expulsão de todos os cidadãos congoleses residentes naqueles países.
DON YALA LONDRES
quem ess tu agora as coisas mudarao em angola nao tem o chef da imigrassao agora casos da imigrassao tem a ver agora com as FAA tens saudade da gurra nem acabo nao vais conseguir s gostas d angola como ques mostrar diz pra nos quanos Cabo verdianos Mobicanos Gnes Ptgueses Igleses e mais ate chines senegales malianos podes esquecer q entrao e sairao so no ano passado para d ser palhasso oq angola e angolanos precisao d ser respeitado pra todo q e strangeiro incluindo vc eo teu president pq nao vao e saibao a cor do vosso fin as criancas da PRE ainda nao estudarao significa sera mto feia IDIOT
Mudar a vossa consiencia luanda
Falam tbem dos cabo verdianos e santomeses
Oshirumbo
a retaliação resolve-se retalhando-se tambem camaradas, o d outras formas pensam apoio ao nossos alidos no Congo.CBla
Furtos
Como este sr pode conhecer a história de Angola, se ele também é filho de cabo verdianos? Teve de conhecer melhor a história da sua descedência (Cabo Verde)
eu
acho que o senhor nao conhece a historia de angola
para o radical bacongo
sí o bakongos no congo-brazavil oficiamente
falam france e o bacongo no rdc-zaire falam
oficial lingala pq axo ki deveria ir para lá
dizer á eles para falarem kicongo pq em
angola tbm temos linguas nacionais e ki existe somente em angola,é dus angolano
verdade
O camara ,lamento muito mas ja chegou o teu tempo .es tu ! somente tu q comencaste com estes problemas de estrangeiros em Angola .o camara esqueceu se dos estrangeiros q xtao no poder como ndando,zedo,pitra neto etc ....cuidado .acho q daqui a nada vai pra rua!!!
o tribalista
se estao a expolsar entao faremos o mesmo e ja
pedro
os angolanos sao muito estupidos
Bacongo Radical
Os bairro controla pelo Bacongo realmente nao rende, vamos a guerra, nao vamos a ceitar o que o correu em 1992, muito quere ja a proveitar nos umilhare e receber os nosso bem e as nossas casas, nao podemos a ceitar sermos assinado no Congo e depois em luanda, quem tem arma melhor que com esta arma proteja 10 casa do seu conterano, ele nao vao matar os Congoles democratico mais sim os Bacongo do UIge, zaire e cabinda, por isto fica antento, ele nao sabe separar nada em nada ja que o angola é identificado no nome portugues e nos no nome kicongo. ai vao confundir de novo quem vao matar. ola na mao de ninguem ja nao morremos. a discriminacao ja é de mais, nos nao podemos pagar pelo nosso sanguem o conflito de JSE e cabila, que ele resorva o seu problema sem usar o sanguem dos Bacongo
GELOSO MARIA NDUKULIA
Um charlatão, que à custa da doença alheia, enchia os bolsos, fazendo-se passar por médico, foi detido, esta semana, em Luanda, depois de ter causado a morte a um bebé.
O pantomineiro, da República Democrática do Congo, não é, infelizmente, um caso isolado. Antes dele, só este ano, já tinham sido detidos 199 impostores, muitos dos quais estrangeiros, que se faziam passar por médicos.
É gente desta, capaz de tudo para enriquecer – falsos médicos e farmacêuticos, traficantes de diamantes e de drogas, “pastores do demónio”, que vêem da inocência das crianças a razão de todos os males, “purificando-as”, com a escravatura e a violação -
que tem sido expulsa de Angola. Mesmo, assim, acentue-se, dentro das regras internacionalmente estabelecidas.
Os estrangeiros honestos, de todas as nacionalidades, vivem descansadamente entre nós, ganhando a vida legalmente e contribuindo para a reconstrução e progresso do país. São bem-vindos, ninguém lhes quer mal, os persegue. O mesmo não acontece com os angolanos residentes na RDC, que regressam, agora, na maioria, de mãos a abanar, agredidos, insultados. Uma vez mais, damos uma lição a África e ao mundo.
Garsta-Mersca
Tens a certeza de que a pessoa quem tu tratas de religioso nao vive segundo as passagens biblicas que ele neste espaço tem lançado ? O que te faz estares certo do que dizes ? Tens contigo provas das coisas que afirmas ? Esta passagem biblica esta bem gravada no meu coraçao [ todo aquele que se exaltar sera humilhado e todo aquele que se humilhar sera exaltado ] Por acaso eu me estou exaltando ? De que maneira me estou eu exaltando se quando lanço mensagens relativas a biblia nao mençiono nem o meu proprio nome ? Eu te perdoo pois tu nao sabes o que dizes . E se fosses melhor do que eu nao terias dito nada disso que disseste . Isto te encomoda que eu lançe comentarios acerca de coisas boas enquanto que outras lançam comentarios acerca de tribalismo , racismo , odio , raiva ? Caso isto te encomode tudo que eu tenho a dizer é que tu precisas ter um encontro verdadeiro com o senhor , aproxime-te dele para que ele se aproxime de ti e para que ele transforme a tua vida assim como ele transformou a minha . Eu sou verdadeiro em Deus , as vezes falho por nao ser perfeito mas verdadeiro eu sou e serei e no çeu eu estarei , eu nao estarei no çeu por eu ser uma boa pessoa , ninguem a nao ser Deus é digno de ser considerado bom , eu estarei no çeu porque estou pronto a fazer tudo aquilo que é preciso para que eu la esteja , no ceu . Ninguem precisa contactar-me porque eu nao falo acerca de mim mesmo mas sim acerca daquele que tem o poder de vos salvar , a saber Jesus-Cristo .
Anónimo Acerca do racismo :
Somos todos um em Cristo. A Bíblia diz em Gálatas 3:28 “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
O racismo é um pecado. A Bíblia diz em Tiago 2:8-9 “Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores.”
Todos os homens têm o mesmo sangue. A Bíblia diz em Atos 17:26 “E de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação.”
Deus aceita as pessoas de qualquer raça, cultura e nação. A Bíblia diz em Atos 10:34-35 “Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.” [apocalipse 7:9 ][ Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; ][Em Apocalipse 7:9 João nos transmite uma linda e interessante mensagem a respeito do Céu, o lugar onde as pessoas passarão a eternidade com o Senhor: ele diz que haverá pessoas de TODAS as raças, tribos, línguas e nações, adorando ao Cordeiro. Esse texto faz meu coração bater mais forte][ 1 de Sanuel 16:7][Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.]O estado do nosso coraçao é o que mais importa aos olhos do nosso Deus o todo poderoso .[Graça e Paz meu irmão.
Atos 10.34-35 diz ( Então, falou Pedro, dizendo : Reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; Pelo contrario, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que e justo lhe é aceitável ).
Podemos observar meu irmão, que Deus não faz acepção de pessoas ou seja de nacionalidade, raça, sexo, cor, posição social ou de religião e sim que todas as pessoas ouçam e creiam no evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo para que todos possam ser salvos por toda a eternidade.
Agora e uma opção de cada um, Deus não obriga a ninguém e fazer ou não fazer a sua vontade.
A vontade e desejo do Deus vivo e único e que todas as pessoas possam ser salvas, mas que depende somente de cada um em querer ou não quer fazer a sua vontade.][Atos 10:34-35]
Paz do Senhor.
Anónimo
destablizaçao do espaço deles como assim ? se sao os bakongos quem querem ver estes dois paises se unirem .
Julho Wumba Mbanza Kongo
Os angolanos idetificam langas como as pessoas quem falam lingala. Agora, angolanos expulsados de RDC, muito não falam portuges, falam lingala. Como esta povo vai ser considerada. Esta situação pode trazer outra confusão que os 2 pais não precisam este momento. Os bakongo estão ver isso como uma destabilização de espaço deles.
Filomeno .
Mais moi je dis : 1 angolais mort equivaut a 100 congolais morts . Um angolano morto equivale a 100 congolenses mortos , assim eu disse assim é e assim sera . On est prêt a vous egorger et prêt a vous envoyer en enfer pour que vous puissiez voir a quoi ressemble Satan le diable .
Bacongo Radical
um bacongo morto sao 3 cabeca de shungura, a guerra ja esta declarado, nao vamos tolerar massagre de 1992. a guerra nao sera so em angola mesmo na europa
Ngunga
Assassinar tudo que é congolês que vive na nossa terra será o lema a seguir dentro de dias.
O nosso ministro da defesa já pediu que as FAA,Marinha e forca aérea para ficarem de prontidão,porque a qualquer momento serão chamados para cumprir a nobre missão de matar congoleses no nosso território e no território da RDC.
Vai ser uma grande chacina!!kkkkkk
anônimo - URGENTE ANONIMO
POR FAVOR A MINA DIAMANTIFERA DO LUÓ PRECISA UMA VISITA URGENTE DAS AUTORIDADES COMPETENTES, MUITA EXPLORAÇÃO FALTA DE SANIDADE FALTA DE SEGURANÇA NO TRABALHO, FALTA DE MEDICAMENTOS NO POSTO MÉDICO, ORGÃO DE DIFUSÃO MASSIVA IMPRENSA,ETC O QUADRO POR LÁ É DESOLADOR, SÃO ESTRANGEIROS A CAUSAREM TUDO ISTO.
Zulo
A situacao e politica, mas quem fala e um militar. Onde estao o presidente e o primeiro ministro? O grau de ignorancia e falta de interesse do povo por parte do executivo em Angola e preocupante. O Jes nao esta interessado pela vida de nenhum angolano, abrem os olhos.
SM f
Acho inteligente! mas nao devemos"ignorar" a accao dos nossos vozinhos, faz tempo que se debate silenciosamente pelo controle visual efectivo das fronteiras um fagerado cordao de seguranca com meios e homens manobrando constantemente interligando batalhoes e claro que uma via em forma de M25 que quase daria a volta ao paiz permitindo maior mobilidade as patrulha fronteiricas...alguem disse que falar è facil mas dificel de se fazer ora bem o livro sagrado ensina que a palavra veio
primeiro e se estabeleceu.
Algures a Asia
Gente burra pa. Ainda nao perceberam que se optarmos pela retaliacao, o congo Democratico vai proibir a construcao da ponte sobre o rio Zaire para ligar Cabinda ao resto do pais cuja estrada tem de necessariamente passar pela RDC?.
Luís R. Luanda
Ngunga - Tantos erros a escrever... Porquê???
EL 26 europa ocidental
morte com os zairenses,gorilas sujam o nosso país.
Zulo
Sr. Furtado, quantos angolanos voces do Mpla e o vosso presidente expulsaram das suas casas um Luanda? Sabem o numero? O voces do Mpla nao respeitam o Congo or Angola. Nao tem controlo das fronteiras e roubam o nosso dinheiro. Fora com o Jes da presidencia, sabemos que ele e o novo Mugabe.
mario
furtado e nome de cabo verdiano,este sr nao e angolano
PEDRO
QUEM COBRE E AJUDA OS ESTRANGEIROS SÃO OS ANGOLANOS . COMO É QUE ELES ENTRARAM EM ANGOLA? ONDE ESTAVAM OS SERVIÇOS DE MIGRAÇÃO E FRONTEIRAS CORRUPTA POR UM SALDO? DEVERIAM SER ISONERADOS TODOS, POIS A SITUAÇÃO DA GASOSA VAI CONTINUAR CONFORME EM CABINDA ACONTECE NESSA CEITA RELIGIOSA DO LUCOLA, É O PRÓPRIO SENHOR CENA QUE TRATA OS DOCUMENTOS AOS MALIANOS E SENEGALESES E OUTRAS RAÇAS DE NACIONALIDADE DUVIDOSAS QUE FREQUENTAM A TAL CEITA DE NOME SILLA, QUE INCLUSIVE A PROPRIA CULTURA TIVERA ENCERRADA,MAS PELA A CORRUPÇÃO E INFLUÊNCIAS DO SENHOR CENA A CEITA ESTÁ ABERTA.SENHOR SENA DEIXA DE PROTEGER OS ZAIRENCES NO LUCOLA ISSO AGORA DA CADEIA ESSA VOSSA CEITA SILLA VAI TE DAR PROBLEMAS AI EM CABINDA NO BAIRRO LUCOLA.
bakongo uige
ai ha coisa ,o jes esta na mao dos langas,nao pode piar,ver ouvir e calar.
Anónimo
Conseguiram o que queriam. Agora é só marchar, bombardear e depor o Kabila filho. O pior é se o tiro sai pela culatra.
Rui Lisboa
Mas o que se passa?onde é que ando o presidente??o primeiro ministro??a autoridades maiores que deveriam estar a defendwr o povo Angolano nestas alturam?cambada de palhaços se algum Angolano sair ferido desta porca vergonha por parte doa zazas esses governantes devem paga-las, so são Presidentes por nome porque não considero meu Presidente aquele que olha pela situação dos Angolanos
Ngunga AO Mussa
Tu ainda não percebeste que és um grande analfabeto?
Você escreves mal em português,expressa-te muito mal e ainda por cima não sabe ler.
vai lá gozar com a c.o.n.a da sua mãe seu f.d.p sem cultura.
Generas sempre generas Dos Santos preso nas maos dos generas
Mas o presidente da republica esta a onde:porque esse general esta ca a ladrar.esse caso é do primeiro ministro com o presidente.se o general falo e porque o nosso presidente dos Santos nao ten forca em Angola.hoje quen manda sao os generas em Angola.
bala na camara gueto-junto do povo
O CEMGFAA, perdeu uma grande oportunidade para estar calado,não estamos em guerra e quem deve se pronunciar em nome do governo de Angola é o Ministro da comunicação Social, e em outro caso o PR, todos sabemos que quem explora as minas de diamantes são os generais, por isso o conflito surgiu porque os militares decidiram expulsar os Congoleses que estavam a prejudicar os bolsos dos militares e dai as consequencias, Pensem pensem e tenham a coragem de apontar o dedos aos culpados, quem sofre é o povo sempre
Nervoso Luanda
É vamos ver se este general está só a falar de boca pra fora porque quando a TAAG, foi proibida de voar também falaram mais não proibiram nada agora vamos ver se os dirigentes, têm vergonha na cara.São sempre os Angolanos expulsos,porque, aqui no nosso país está cheios deles.
Fervura
Temos que agir com calma , mas verdade sera dita , temos que expulsar de Angola todos cidadaos dos dois Congos seja qual for a legalidade de entrada em Angola e o povo Angolano tem que comecar e as forcas da ordem apenas limitam-se a ver.
MATA QUARENTA CHINA
Isto dá mais uma licâo aos nossos compatriotas e irmâos Angolanos no sentido de incentiva- los em cessarem de tratar os outros de " LANGAS " e " ZAIRENSES ". Porque sendo eles verdadeiramente ZAIRENSES, nunca estariam sujeitos a expulssâo do Kongo. A verdade é uma: eles chegam em Angola sem o português na boca. Mas sâo verdadeiros Angolanos de NATUREZA.
sangrenta camufingo
nao e por descriminaçao mas todo mundo sabe como ele sao arrojados sao inteligentes mas so usam a inteligencia para roubarem aldabrar e fazer negocios roubam crianças trazem drogas nos orificios vem como o rouque esta e tudo langa
Pizzaria Mumbembe
os que fala frances vao na sit Africa Time e vao ver a versao da RDC, muitos politico da RDC na oposicao no asilo estima que a relacao entre Eduardo dos Santo e Cabila ja nao é saudavel, o povo so sao vitima, hoje vai falar o grande opositor congole antigo ministro do mobuto o Ngwanda vai pronucia sobre este assunto, repito quem quer ver a verssao da RDC vai na africa Time, por que isto é tema em nos sit Congoles. voces so vao asustar cabinda esta ocupado, quem lembra bem deste caso, isto comeso quando a RDC reclamou Angola esta ocupar os seu teritorio do Petroleo. so falta as armas falar neste momento, segundo algums especialista, ouve ja avioe frances, descaregar as Armas moderno na RDC e formar as forca de kinshasa, da aqui a 5 anos cabinda ja nao sera mais Angola eu voz garanto isto, se calhar ate a norte de Angola uige e zaire tambem deixara de ser Angola.
O culpado
Foi voce o culpado disso, general caboverdiano. Quantas vezes eu te avisei neste forum, que Angola nao deve expulsar ninguem do Congo, porque todo o norte de Angola e o Zaire, sao terras deixadas de herença pelos reis do Congo, a esses povos. A mania dos politicos angolanos, serem criados dos europeus e escravos da divisao geografica "absurda", do Reino do Congo, é que esta a trazer esses conflitos. O Reino do Congo nunca acabou para os povos do norte de Angola e Zaire, eles estao nas teras de Tata Nimi ya Lukeny, herança dos dois povos. Criem um espaço comum e deixam os povos gozarem do direito de circular livremente nas sua compropriedade.
MATA QUARENTA CHINA
Estou com tanto medo se a guerra arrebentar de novo na regiâo. Já que so a pouco respiramos o cheirinho da paz !!!
Zita Manuel Jose Cabinda
NAO FACA AOS OUTROS O QUE NAO GOSTAS QUE TE FACAM! isso e o principio da regra do OURO ensinado por Jesus. E bem do conhecimento de todos que o Governo do MPLA desde alguns anos tem repatriado Cidadaos Congoleses desde as provincias das Lundas, Cabinda e outras provincias. Sera isto retaliacao? Nao! Porque Se nao gostas que te facam, nao facas a outros. Em minha analise o Governo Congoles tambem esta a Defender o seu territorio como os Angolanos estao fazendo.
Anónimo
Voces malanginhos sao falsos. Aqui dizem arros, mais a noite dizem funge. Porcausa de voces, o mpla e o que.
Malanjinho
General,
Iniciaste bem, mas no fim arraste porque quem sempre inicia com estas besteiras, e Angola!!!
Os congoleses iniciram a ajudar os angolanos deste muito tempo! Mais, voces sempre a maltratar os congoleses! Tem que ter consciencia!!!
Quando que os angolanos vao maltratar os Santomeses ou Caboverdianos?
Anselmo Antonio anselmoantonio@yahoo.com.br(Cabinda)
Eu fico sem entender porque e que os Congoleses vivem aqui ao seu belo prazer,montam baracas insitius improprios,ventam prasinhas,capelas,roubam,nos empregos,fazem barulo na calada da noite,falicificam documentos,vendem nos passeios,sao falsos medicos,falsos enfermeiro,entram ilegalmente nosso territorio,mas estam a expulsar os Angolanos que que estam legalmente no Congo,e quanto que aqui temos miliares deles a cometerem crimes diverso tudo isso sobe ollhar inpavido e sereno do nosso governo,eu pergunto-me assim sera que esta gente tambem ja infetissaram o nosso governo aqui em Cabinda o processo decoria muito bem no que toca o repatriamento agora ja esta tudo canselado porque vamos continuar a repartriar os elegas porque nos como povo em geral que convivemos com eles estamos a sofrer imenso,por favor meus governantes nao e a toa que o nosso povo votou em vois,nao vamos expulsar os legais mais vamos repatriar os miliares de ilegais que aqui estam por favor.......
Republica do KONGO,Capita MBANZA KONGO
Uma soluçao para resover a crisi de 3 paises vizinhos e simpre a independencia do KONGO da 4 provincias CA,UI,ZA,BEN
Cambachito Lau - Malange .
Todo congolês que vem em angola com intençoes de trabalhar e contribuir para o desenvolvimento do paîs é bem-vindo . Uma coisa que eu detesto acerca de certos congolenses é o facto deles terem o habito de querer impor a sua cultura . Paremos esta guerra inutil que nao nos levara a lugar nenhum , o que eu gosto de certos congolenses é que eles sao amantes de Deus e muitos congolenses aqui em angola têm travado muitos bruxos na area espiritual atraves de Jesus cristo isto eu nao posso negar , muitos congolenses-angolanos cristianos quando angola encontrava-se em guerra eles nas suas igrejas oravam pedindo a Deus que protegesse os inocentes e nao so . Epah a vida é bela . Estamos hoje aqui amanha estaremos debaixo da terra e serviremos de almoço e jantar para os salalés . Devemos nos respeitar uns aos outros e como muitos ja sabem : a uniao faz a força : a inveja a raiva e o odio e o racismo nos separam e nos fazem perder a inteligencia e a verdadeira sabedoria .
assassino
matem todos os langa que encontrarem aqui em angola eu ja matei 4 deles estou a procuramais
MBONGOMPASI TAUNTON,M.A
EH CAMARADA PATRIOTICAS,DEIXA DE INTRARAR COM UMA GUERRA QUI NAO EXISTE.NAO DEIXA O PULA NOS DIVIDIR COME FIZERAM NO TEMPO COLONIAL.SOMOS TODOS BANTU(LUNDA,KONGO E DE MAIS EMPERIOS...)O QUE O GOVERNO CONGOLAIS FEZ E SO PARA PROVAR O GOVERNO ANGOLANO QUE ELE PODE TAMBEM FAZER O QUE O GOVERNO ANGOLANO ANDA FAZER...MAIS INFELIZMENT QUEM ESTA A PAGAR PRECO E SO O MESMO POVO.TODOS FILHOS DO UIGE E BANZAKONGO QUI VIVEM NO CONGO,SAO ELES QUI ESTAO A SER VITIMA NESTE SITUACAO.O MESMO POVO QUANDO DEPOIS DE SEREM REPATRIADOS VAI SERE CHAMADO EM ANGOLA DE LANGA...POUR FAVOR VAMOS ORAR A DEUS O DONO DO MUNDO PARA A PAZIGUARE COM ESTE SITUACAO...OH O SR NGUNGA NAO APROVEITA NESTE SITUACAO PARA ROUBAR OS BENS DO NOSSOS IRMAOS.CONVERT-TE DA SUAS MALDADES..
Anónimo
porque travao meu comentario f....p...
Anónimo
Bakongos a nivel do mundo, fiquem atentos com os malanginhos. Comecam ja a compra armais!
Anónimo
Quem langa afinal,pessoa que nasceu no congo ex-zaire .Se nos vamos apontar o dedo nenhuma ministro generais embaxadores pastores medicos comerciantes governadores etc vai ficar em angola.Tentar os dito langa proveniente do reino do kongo e tentar integridade territorial da africa.O Jes governo e dirgido pelo estes dito langa.A falta de trabalho creia este tipo de problemas.Em certos paises do mundo os que trabalham mais sao os imigrantes um exemplo a grande britania,que os indianos sao mais forte da economia deste pais.
Anónimo
E por isso que o senhor Jose Eduardo gosta de malange e la aonde lhe fica facil implorar lhe ensinou como se bate palmas
digam nao aos malanginhos!
Isti de ispirito de revolta e coisa dos malanginhos. Hoje sao os langas e amanha serao os bakongos. Os malanginhos nao gostam dos bakongos, isto de retalhacao contra os congoleses e somente uma ponte para uma possivel discriminacao contra os bakongos. os malanginhos e que estam por trais desta confusao toda.
Anónimo
Este e um Governo sujo porque e desonesto contra a sua propria nacao Trata-se de um problema serio o presidente da Republica vinha a Televisao a media em geral fazendo uma conferencia de imprensa para esplicar as medidas que pretende tomar ao seu povo mais nao deve estar em batatas fritas e um vinho na mesa e amanha vem inaugurar semaforo em Malange voces tenhem muito medo dele
JÁ NAO ENTENDO NADA RFA
AOS MUITOS ANGOLANOS REVOLTOSOS QUE DEFENDEM OS DITOS ANGOLANOS EXPULSOS PELO GOVERNO CONGOLES.NAO SAO ESSES ANGOLANOS QUE TANTAS VEZES MARGINALIZAM E CHAMANDO LHES DE ZAIRENSES COMEM PESSOAS?É CURIOSO ESSA ;PORQUE SOUBEMOS TODOS COMO RETORNADOS SAO TRATADOS PELOS SEUS COMPATRIOTAS.ENGANAI QUE NAO VOS CONHECE.
bakongo uige
cambada de imcompetentes,vamos os meter nos seus lugares,os langas so dao despesas,langas fora de angola.
DEMONIO
quem percura acha a muito tempo o governo angolano diveria tomar medida sobre este situaçao. muito cidadao vive no congo alongos anos agora deixarao tudo que ja construirao tudo iso é salda do mpla o rezultado é este.
kinzzoti ao filomeno
ah comoé que eles vam voltar para caboverde se hai nao nada so hai vucanes e agua solgada mesmo voce se vas para estados unidos encontras todo de mao beijada vas dizer que nao eu nao porque quero para angola ? o jes apanhou boleia dos russo cabou de meter parentes deles como tu que nao sabes nada de angola ,conclusao nao vejas que ate o ze ja nao quer abandonar o poder anda com revienque de atipicas voces enganam os menos atentos.
Filomeno .
Kito desdentado por favor nao me estragues o nome ..Filomeno e nao Felomeno . Em primeiro lugar eu lhe gostaria dizer que muito me agradaria calar-me mas eu nao me posso calar porque nem sequer abri a minha boca ..nôs neste espaço escrevemos e lemos nao falamos e ouvimos , por isso seria correcto se escrevesses [para de escrever] ao invés de [ cala-te]. Em segundo lugar analfabeto é o imbecil que permitiu que tivesses acesso a internet , loucos como tu nao deveriam nem chegar perto de um teclado .
Kiala Suisse
Angola é uma não civilizada e não devemos nos comportamos como uma nação não civilizada,se o governo da RDC decideu expulsar os Angolanos residentes na RDCongo nós devemos lhes mostrarmos que somos mais civilizados do que eles, mas se eles continuar a expulsar os Angolanos ai o governo de Angola tem que tomar medidas, não só expulsando os seus cidadãos mais também cortar relações diplomatica com a RDC e veremos quem vai perder com isso, na verdade não seremos nós os Angolanos.
Kuma Kwa Kié Caxito - Bengo
Olhem para este general-zinho Cabo-verdiano,dando ordens em Angola!! Nao temos dirigentes natos capazes de dizer isto que este tàpioca disse? é desta meneira que o nosso Pais està ser neocolonizado diplomaticamente pela meia duzia de crioulos. Cabo-verdiano e general em Angola!! Esta Republica, é mesmo das bananas:(vergonhoso) e muita burrice.-
Mona Bata
Como pode expulsar os estrangeiros se ele veio de Cabo verde e o presidente de S.Tome
Filomeno .
Se angola é de todos os angolanos nascidos na america e congo , porqué muitos nao param de dizer que angola esta sendo dirigida por santo-menses e cabo-verdianos que na verdade nem sao cabo-verdianos nem santo-menses mas sim homens e mulheres que nasceram aqui mesmo em angola e que talves nunca meteram os pés em cabo-verde ou em sao-tomé . José Eduardo dos Santos é um puro angolano , corrupto ele é e eu muito bem disso sei , mas angolano ele tambem é .
Kito para o felomeno
Olha felomeno, vc es un analfabeto. vc nao sabes nada de politica por isso cala-te. Quem te disse pra alguen ser Angolano tenhe que falar a lingua Portuguesa? O PORTUGUES e uma lingua dos portugues e nao de Angolanos os Angolanos verdadeiros falam o kicongo, Kinbumdo,Umbundos e outras nossas liguas nacionais. Se queres correr com os langas vai ate a Isabela dos Santos e espulsa o Nsidika Dokolo, este e un langa sem 100%.
Patrick U S A
Sim o irmao epalanga tem razao angola e de todos angolanos nascidos na america
nos congos ou em qualquer parte do mundo.
Filomeno .
Voçes os congolenses falam é muito pah , querem guerra ? Voçes que nem foram capazes de correr com os rebeldes provenientes do rwanda sem a ajuda das forças armadas angolanas . Estes congolenses estam fazendo isto somente para que o governo angolano deiche em paz os congolenses que ilegalmente vivem e trabalham no nosso paîs , mas adivinha algo ! isto nao acontecera nôs vamos correr com todos os ilegais . Nôs aceitaremos receber todos os angolanos que falam português porque os congolenses que nôs mandamos de volta pro congo falam lingala e françês . Nao me venham ca mentir dizendo que certos dentre estes angolanos que foram expulsos do congo sao angolanos que esqueçeram a lingua oficial do seu paîs , todos estes que estam sendo expulsos devem ter em sua posse uma prova valida que prova eles serem quem eles dizem ser [ Angolano(a)s ] . Nous ici comenceront a faire la même chose , on va expulser tous les porcs congolais qui presentement se trouvent dans notre territoire .
Epalanga kinshasa
ANGOLA NAO E APENAS UM PAIS,MAS E UMA NACAO NENHUM MEMBRODD
DESTA NACAO TEM O DEREITO DE DESCRIMINAR UM OUTRO MEMBRO DA
NACAO ANGOLA .
doctor lingua
o gorno do congo deve entender que os langas em angola fazem trafico dos orgons de pessoas,enquanto que o angolano no congo prefer trabalhar para sustentar a familia,existe uma boa diferensa do comportamento do congoles e o angolano.
Yuri Lukeny Reino Unido
Este Sr quer dar de sua opinião quando todos sabemos : ele não tem opinião nenhuma ; e todos nós sabemos também : foi por imiscuir-se nos assuntos que não é da competência do exercito que isso aconteceu – e é claro uma táctica sem qualquer sentido cuja a intenção era elevar seu nome a grandeza de defensor dos interesses angolanos , o que no meu entender não faz qualquer sentido , pois é do conhecimento de todos : o que as altas patentes aí fazem é apoderar-se das riquezas tal e qual cidadãos CD fazem . Parece que este Sr não tem qualquer noção do que fala . Vejamos : "Nós não devemos enveredar por este caminho, porque se realmente isto acontecer, quem perderá é a RDC, pelo facto de existir mais situações volumosas de cidadãos congoleses ilegais em Angola do que angolanos em condições de ilegalidade na RDC". Então o que é que foi que a nossa parte fez? Agora vejam , o último paragrafo : "O general Francisco Furtado frisou que as autoridades angolanas não têm qualquer intenção de expulsar cidadãos estrangeiros, mas sim aqueles que, de forma ilegal, entram no país com o objectivo de causar prejuízos a economia angolana e a segurança nacional" . Mas , do ponto de vista legal existe alguma distinção entre o que é ou não "cidadão estrangeiro ilegal" , e cidadão estrangeiro ilegal e que "entram no país com objectivo de causar prejuízo a economia" e a "segurança nacional"? Não me parece . E mesmo que na constituição em preparação não conste ... Cidadão estrangeiro "ilegal" é todo aquele que de forma não licita – do país vizinho incluído – adquirir a nacionalidade . E sabemos muito bem : cidadão nacional natural de um país , não tem ele próprio direito vitalício a nacionalidade adquirida . Talvez seja aqui que o país vizinho joga . 15h50
mateus da costa mateusrio3@hotmail.com
A RDC esta certa se voces expulsam nossos irmãos africanos eles têm o direito de fazer o mesmo. porque que não expulsam os franceses, americanos e tugas, voces autoridades angolana não valem nada, os langas são nossos irmãos.
DIASPORA CONGOLAIS
Os angolanos têm de cada mania tentar pensar que Angola está em cima dos outros país, mas saibem que Angola é que expulsa os seus vizinhos. Porquê que estão irritados quando os vizinhos qerrem fazer o mesmo? Agora digão ma lá desde de quando tempo que essas pessoas vivem no Congo sem papeis? E desde de quando tempo que os congolêses vivem ilegal em Angola? Porque o congo também Congo está expulsar os citadãoes en situation irrégulière. Congo e Angola agora chegou a vez de tratar todas contendas. É também que deve se tratar o problema do PETROLEO que Angola rouba no largo de BANANA(Moanda). Fala-se dos congolês que vão extrair vosso diamante ilegalmente, ok isto é mão mais agora o nosso PETROLEO que vosso governo rouba sem coitado vos derem nada como é que fica? Zona de interesso comum . O bloco 14 é Congo ou Angola pronto acabou. Aqueles que falão em guerra se é isto a solução, comencem então vamos ver quê que vão ganhar.
Tijesus da Mabele Quartel General
Quem da cabo da economia nacional são voçes com os vossos investimento no exterior. Cambadas de la-drões
Muanza EDUARDO muanzaeduardo@yahoo.fr
O NOSSO GUVERNO TAS AGIRE COMO NA EPOCA DE NAZISMO NA ALMNHA DO D.D.R JA TAMOS EN 21 CECULO.VOCES SABEM O NUMERO DOS ANGOLANO RECIDENTE NA R.D.C DESDE O TEMPO COLONIAL QUE JA TEN BIZAVOS UN VELHO DE 109 ANOS VAI SERE ESPULSADO DEVIDO DE VOSA ATITUDE STUPIDA .PENCAM COM CRIANCAS MESMO COM CABELO BRANCO QUE JA TEM O ZE DU NAO PENSAS EN PRIMO DE BEL DE PAZ NAO E NUNCAS VAI TER COM ESSA ATITUDE.
Anónimo
Olhem na foto o bacongo Francisco Furtado . A filha deste senhor Furtado usa micacon .
GELOSO MARIA NDUKULIA
Considero uma atitude inteligente. Deve-se dialogar e não criar conflitos. O problemas dos langas é a ambição de se enfiar nas zonas diamantiferas que a maioria dos angolanos não pisam naquelas localidades. Nestas areias deveriam, somente ir naquelas minas os angolanos. A culpa em parte cabe mesmo aos donos que exploram essas minas que ficam rodeiados pelos Congolenses para serem melhor explorados. Caso fosse uma celebração de contratos, isso sim pois consumado o tempo ou renova-se ou regressam a casa (país). A exemplo da Africa do Sul que nas suas minas trabalharam muitos estrangeiros que lá foram como trabalhadores com um contrato firmado para 1 ano e caso quizessem renovar era mais um ano ou seis meses. Ofeka yatunguila Tchikale, assim disseram os mais velhos. Paciência, torelância e ponderação é uma atitude sábia.
avilos os Angolanos,
os Angolanos, acho eu, nao sao contra os bakongos, porque estes sao legitimamente Angolanos. Angola ama os bakongos, porque eles sao nosso sangue. Os ditos bakongos descriminados sao aqueles que se assimilaram aos langas. conheço varios bakongos que vivem de habitos, costumes e cultura 100% langa. Quem vive como langa é langa ou discipulo de langa, assim sendo nao vejo como estes podem escapar a descriminacao. Em contra partida conheço bakongos que até da gosto de te-los como nossos queridos irmaos, porque estes vivem como Angolanos.
Vakulukuta Zürich, Switzerland
Este General é fala atoa, em angola existem poucos congolaises, quero dizer congolaises de verdade, o que existem lá são filhos e netos ou mesmo bisnetos de angolanos, por força das guerras os pais, âvos emigraram para o então Zaïre de Mobutu... e com o fim da Guerra sentiram a necessidade de voltar na terra dos seus antepassados.... Mais acontece que em angola são marginalizados e chamados de Zaïrenses!.... Loucos são o MPLA com esta sua politica, separatista e para eles poderem reinar bem... Caros irmãos somos todos angolanos e irmãos, parem de incitar a violencia.. pois é isto que o MPLA quer..... Luenda buka... viva os bakongos
Anónimo
irmaos muitos criticam-nos pelo nosso comportamento contra os langas. a verdade é que as outras nacionalidades que vivem em Angola comportam-se imcomparavelmente melhor que estes langas. vejam o que os langas trouxeram à Angola: pagar gasosas(corrupçao),Doutores falsos, documentos falsos, Pastores ladroes, numeros elevado de Igrejas com fins lucrativo,roubao diamantes, agitam a populacao com boatos sem fundamentos. sao eles que andao a espalhar boatos do tipo,"o falano e x nao sao Angolanos, eles tem x no banco da Suiça, voces Angolanos deviam fazer golpes, o vosso governo cuzido assado, voces sao burros etc etc etc", na europa mais de 80% dos passaportes Angolanos sao falsos(sao eles), para nao falar doutros comportamentos selvagens. sem exagero, nao precisamos dos langas para nada. Eu sou Cristao, mas acho que ajudar pessoas que nao mostram vontade de mudança é perca de tempo. Eles estao pagando pelos seus pecados.Vejam que eles nao pensam em melhorar o Pais deles, pelo contrario, estao piorando cada vez mais.Em Angola é raro encontrar Angolanos acima dos 50 anos que vivem aldrabando, mas ja vi varios Congoleses acima dos 70 anos que vivem graças a burlas.
ZeZé Mambu Luanda
Continuam a nos tratar de langas, porque emigramos nos Congos, porque falamos lingala, e muitos dos nossos parentes não conseguem se expressar devidamente em português, mas não querem deixar as nossas terras Uige, Cabinda, Zaíre provicias potencialmente ricas em petróleo, agricultura e outros minerais, que sustentam a economia do nosso país, se continuar assim vamos acabar por abandonar esta capital e recuar para as nossas províncias, lá veremos se este abusos ão de persistir, pediremos a nossa auto determinação expulsaremos todas as empresas que exploram o nosso petróleo e veremos se esta boca que mandam não vai acabar, dizem que Angola é rica em petróleo mas de onde é que vem este recurso, nas terras do norte de Angola, do povo marginalizado excluído, isto um dia se não mudar vai mudar,
kambeu kambeu004@hotmail.com
OLHA O GOVERNO ANGOLANO DEVE SIM ADOPTAR A MESMA MEDIDA POIS NÃO VEMOS O PORQUE É QUE SO OS ANGOLANOS DEVEM SOUFRER E OS LANGAS NÃO POR ISSO POVO ANGOLANO MÃO A OBRA CORRER COM ESTES LANGAS TODOS ATE É PORQUE JA ANDAM POR AQUI A FAZER PINCHOS DE CAO JA ERA TEMPO
osvaldo diogo oswaldojorge@hotmail.com
é verdade não podemos expulsar cidadãos da RDCongo, porque isto pode traser inimizade entre os dois paises., vamos tratar este assunto de um modo amigavel para que ambas parte saiem alegres e satisfeito
Langa de Nascencia - Angolano de Nacionalidade
O que nao entendo e como e que os dois Governos mantenhe-se calados. Noutras medias falam de possivel desastre humanitario principalmente dos Congolenses que foram repatriados. Isto no esta cheira bem.
aNGOLA TEM QUE SER UM ESTADO FEDERAL
Esta a proximar as eleiçoès presidenciais, conhecemos muito e bem a estrategia do MPLA-PT liderado pelos Criolos, "Dividir para Reinar" é o mecanismo do MPLA como sempre para manter o poder. desta vez vamos por termo a este estrategia, vamos avançar no extremo e preparar a nossa defesa e defender o nosso direito inalienavel. recuamos todos para a nossa regiào norte (Zaire, Uige e Cabinda) e proclamamos a nossa autonomia completa face do regime criola e neocolonialista de Luanda. chegou o tempo de definir o nosso futuro dentro do mosaico angolano. A nossa terra Kongo dia ntotela tem tudo que nos permitira a desenvolver fora do sistema da dependencia centralista kimbundista e criola. Viva o Estado Kongo Autonoma. Kimfuamfua, kimpinga mpinga.
Anónimo
E a situacao dos netos do Kitumba?
sincero luanda
Bem q o governo langa langa merecia isto. Mais os langas aqui em angola nada tenhem haver com isso. Desde que estejam legais.
¨PARA O ZE
Obama diz estar honrado por receber Prêmio Nobel da Paz
Publicidade
O presidente americano, Barack Obama, disse se sentir "honrado" por receber o Prêmio Nobel da Paz, indicou nesta sexta-feira um funcionário do governo americano. Obama, que não estava entre os favoritos deste ano, foi premiado "por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", indicou o Comitê Nobel da Noruega.
Obama alcança nova marca na história; leia perfil
Veja os vencedores do Nobel da Paz desde 1980
Veja os nomes dos ganhadores do Prêmio Nobel em 2009
O secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, ligou para Obama pouco antes das 6h (7h no horário de Brasília) acordando-o com a notícia de que ele foi o vencedor do prestigioso prêmio anunciado em Oslo. "O presidente ficou lisonjeado por ser escolhido pelo comitê", afirmou o representante.
Ben Curtis04jun.09/AP
Presidente Barack Obama faz discurso em Cairo, no Egito, por uma aproximação com mundo muçulmano
Rompendo com a tradição, ele não foi acordado pelo comitê para ser avisado, com cerca de uma hora de antecedência. "Acordar um presidente no meio da noite não é algo que você deve fazer", disse o chefe do comitê Thorbjoern Jagland nesta sexta-feira.
Jagland afirmou que os cinco membros do comitê também temiam que o nome do vencedor vazasse antes do anúncio oficial em Oslo, como algumas vezes ocorreu no passado.
Quando informado por um email da agência Reuters de que muitas pessoas no mundo ficaram surpresas pelo anúncio, um dos principais conselheiros de Obama, David Axelrod, respondeu: "Nós também".
Conquista
Obama conquistou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira por dar ao mundo "esperança de um futuro melhor" com seus trabalhos para a paz e pedidos para redução do arsenal nuclear.
O Comitê do Nobel na Noruega elogiou Obama por "seus extraordinários esforços para fortalecer a cooperação internacional entre os povos".
O primeiro presidente negro de seu país, Obama pediu pelo desarmamento e trabalhou para restabelecer o processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o posto em janeiro.
"Muito raramente uma pessoa com a mesma amplitude de Obama capturou a atenção do mundo e deu ao seu povo a esperança de um futuro melhor", disse o comitê.
O comitê deu o prêmio a Obama menos de nove meses após ele assumir a Presidência. Apesar de estabelecer uma agenda internacional ambiciosa, ele ainda tem de conseguir avanços no Oriente Médio ou na questão do programa nuclear iraniano. Ele também enfrenta escolhas difíceis sobre a condução da guerra no Afeganistão.
No mês passado Obama presidiu uma reunião histórica no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que aprovou por unanimidade uma resolução promovida pelos Estados Unidos pedindo aos países que detêm armas nucleares que fechem seus arsenais.
Obama é o terceiro membro importante do Partido Democrata dos Estados Unidos a vencer o prêmio nesta década depois do ex-vice-presidente Al Gore vencer em 2007 ao lado do painel climático da ONU e de Jimmy Carter vencer em 2002.
O prêmio será entregue em Oslo em 10 de dezembro, data do aniversário da morte de seu fundador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel. O prêmio inclui uma medalha, um diploma e um cheque no valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,4 milhão).
Que vergogna e a ingratitude do MPLA.
De 1961 a 1975, a maioria dos refugiados autoctonos angolanos estiveram no Congo Democratico e no Congo brazzaville. as bases militares dos guerileiros do MPLA e da FNLA como movimentos de libertçào estavam instalados nos ambos Congos. Hoje os Congoles sào maltratados pela politico maquiavelica do MPLA Criola. isto nos monstram claramente que Angola està ainda sob o jogo neocolonial. os defenderam os interesses portugueses em Angola estào a liderar Angola. Acho que temos mais uma luta a fazer para nos libertar completamente do jogo neocolonial do MPLA, se for possivel, recuar mais e definir definitivamente o futuro politico e constitucional da mosaica autoctona angolana. Angola é liderada pelos nào africanos. TEREMOS APOIO POLITICO E MILITAR DOS AMBOS CONGOS.
Bakongo Luanda
É bom que as instituições do nosso país, estejam atentas e bastantes cautelosas, nos seus pronunciamentos tal como fez o General Furtado, também é importante que haja uma sensibilização séria no seio das nossas populações, ao apelo a calma, uma vez que deve se reconhecer que estas situações podem estar na origem de situações de crises e de violência no país. Sendo assim gostaría de chamar a atenção ao internauto que me antecedeu, que faz uma confusão clara entre os bakongos que residem nos bairros como a petrangol, mabor, palanca, etc e os Congoleses, por causa de algumas características semelhantes que ambos apresentam, sabe-se que vários angolanos emigraram para os congos durante o período colonial e a guerra de libertação, hoje estas pessoas regressaram ao país e são confundidos com congoleses sob pretextos de não falarem português, o que é normal para uma pessoa cujo a língua materna não foi o português. por isso pede-se bastante cautela e muita vigilância da parte dos serviços da ordem pública de forma a reprimir todo acto que visa incitar a violência.
Irmao Tapado
Agora comesso a ver manpelas sem jeito Os Zazas ate tomaram uma decisao intelizente pelo parlamento Zairence numa situacao dessas
O man Ze Du deve estar igual ao Adolf Hitler quando lhe diceram que os Russos ja estao no territorio Alemao
Nunes dos cabinda Cabinda
Sim, Irmaos Nos angola nao deveriamos expulsar os cidadao dos dois congo daquela maneira, nos aqui em cabinda vimos: que nao era policias mais era tropas frontalistas eles maltratava, tipo uma guerra entrar nos postos medicos,escolas, lojas casas ate nos proprio Cabindianos ha alguns que fora repatriado. nos somos humanos existe uma maneira que podes tratar ser humano.
Anónimo
Ser simples é ser incrível
Irmao Tapado
Quer dizer o official ainda esta encorajando ilegais a continuarem com os seus actos de violacao de fronteiras ate fico sem jeito,Se eu foce este official eu chamava atencao au ministro das relacoes externas e enternas para verificar a legalizacao daqueles individuos que temham a minima das condicoes que se exige para ser considerado emigrante por exemplo um enprego uma residencia official ect.Os Angolanos emigrados nos Congos sao livres de escolherem se querem continuar nestes paizes ou recressar ao paiz natal ,agora isto que este offial esta dizendo so esperava ouvir duma Zungueira ou um Candogueiro
Luareco Lisboa
Eis como eu faria:
1-Expulsar os ilegais
2-Não renovar os documentos dos cidadãos legais e expulsá-los quando os ditos documentos caducassem.
3-Cortar relações diplomáticas com a RDC
4-Invadir militarmente a RDC se houver mais provocações.
anonimo benguela
expulsar todos langas? e a nossa Isabel vai ficar sem esposo? eu vou enganta-la.
Mussa Ngunga ninguem precisa da tua soridaridade
Ninguem quer aqui soridaridade do Ngunguinho, se os do Uige, zaire, cabinda nao sao aceito de Angolanos, esse que estao vir é que vai lhe aceitar de angolanos, se alingua que voces ten manha de identifecar Angolanos que a TUGA nao fala por que tenha tanto interresse a soridarizar com esse irmao para depois ser maltrado de LANGA zairense Zaza nao sei que nome mais.
Ti-Mino mino.daniel@gmiel.com
a rdc tomou uma atitude a ati-social,que nós os angolanos não temos que gerir a mesma atitude porque se assim for seram eles a perderem.mais a q vermos bem isto!
Mabuidi ku nkamba Mabuidi kunkamba@Ymail.com
Angola nao precisa de congoles so precisa de saotomista e caboverdiano para governar o pais porque o pais esta cheio dos burros.Como o porugues que colonisou e burro e ninguem teem capacidade de governar Angola se nao for saotomista e caboverdiano...A historia vai fazer lembrar a historia que duracao do tempo.,
EL 26 europa ocidental
andam com banheiras de micatis na rua mijam na rua no palanca temos que implementar um assasinato a esses tipos,para mim matar um zaírense é mesmo quando estivesse a matar uma mosca odeio tudo e todos saiem da nossa terra.
Zairense come pessoa.....
El26 é mesmo Burro, pra ti o Angolano tem que ser textado na lingua Portugues, gostaria ate dizer as sua cultura, linguas materna, tradicao tem que a provar, a lingua Portugues é uma lingua estrangeira, eu conheco muito Senegales fala bem portugues, sabe onde aprenderam algums na escola, pra min o Angolano so deve ser idetificado atravez da sua cultura, tradicao e lingua materna, isto é uma vergonha falar no Zairense, Zambiano, Nigeriano, Marroquino deve ser idetificado na lingua ingles o frances, entao se tu quer identicar o Angolano na lingua portuguesa entao o proprio Portugues vai ser identificado em que lingua, burro. nos voces Angolanos nao somos portugues, deve preocurar as vocas identidade. repito es burro ja aprovaste isto, quem pensa assim nao é Angolano, Angola tem mau, tem rio, tem cumida tem tudo que se podera fazer identidade Angolano. voce deve fica mesmo ai na alemanha, so sai kaka na tua boca.
Ngunga
Os LANGAS tem os dias contados e devem começar já a prepara as suas bichanas e começarem já a partir como os outros estão a fazer antes que não seja tarde.
Nós não precisamos de LANGAS em Angola pá!
O que é,que Angola ganha com a presença dos Langas na nossa terra?
Nada, se não a criminalidade!
Esses sujos e malcheiroso devem ser combatidos com todos os meios ao nosso dispor inclusive as MUTIMBAS!
Tudo quanto é LANGA que vive no nosso país deve ser desarmado as casas,carros, tudo que tem em Angola,porque quando saíram da RDC eles não trouxeram nada. Tudo que eles tem foi conseguido com as nossas riquezas, por isso devem ser desmantelados e se possível talha-los.
Franco Atirador Londres
Caros cidados em toda Angola,avisar aos retros que teem 5 dias para comecar a bazar,caso contrario podem comecar a expolsa-los a todos sem excepcao.Caça aos langas para ja.eles causam mais males a nos do que nos a eles.Poetanto langas comecar a correr enquanto e cedo e a caça ainda nao comecou.
Laundao Luanda
Oh Sua Excia Gen Furtado, esta opiniao é tua apenas. Nada tem a ver com os Angolanos no Geral. Se as autoridades da RDC expulsao os nossos irmaos que inclusive vivem lá há mais de 30 anos e legalmente, o sensato é RETALHAR. Correr com todos os LANGAS que andam em Angola, Luanda ZAZAS, nomeadamente, Palanka, Mabor, Petrangol, etc, e 99% deles em condicões ilegaias ou seja, com B.I, Passaport, Cartas de Condução Angolano FALSOS! Portanto, ja que o governo da RDC, adoptou esta medida, é sens ato nós fazermos o mesmo e arrumamos melhor a casa, deixando de existir em Angola, "LUANDA" proliferação de igrejas ou seitas religiosas, falsificação massiva da moeda nacional, pirataria de varia ordem, zunga e venda de produtos diversos em varios e auase todos cantos da capital angolana, em fim.
md luanda luanda
do mesmo jeito que eles estao a repatriar os nossos irmaos tambem deviamos fazer o mesmo todos pra terra deles nao precisamos deles pra nada pelo contrario eles é que vem sao bem recebidos e fazem negocios escuros nao corremos com eles porque angola e congo tem fortes laços de amizade nem o kabila consegue resolver nesse caso vamos correr com eles tambem do marteres do palanca hoji henda do cassenda podem ir pra vossa terra nao precisamos de voces pra nada.
da verdade Luanda
é uma pena que hoje tehamos que enfrentar este triste cenário entre países vizinhos Angola e RDC, infelizmente o que está a se passar em nada dignifica o continente, e sobretudo a raçã negra. penso que e como disse o nosso Chefe do Estado Maior das forças Armadas, Angola não deve proceder a mesma atitude que a RDC, antes pelo contrário é preciso que se chega a uma posição de consenço e passando pela via diplomática. Tanto em Angola como no Congo residem cidadãos de ambas as nacionalidades, embora se reconheça que os nossos compatriótas no Congo são muito mas numerosos que os congoleses em Angola, uma vez que estão ai, a mais de 6 décadas.
Ngunga
O facto do general Furtado ter dito que Angola não vai agir como agiu o parlamento congolês,isso não quer dizer que Angola não poderá fazer o mesmo.
Essa é a opinião dele e não do estado angolano.
Olha que a TAAG já suspendeu os voos para a RDC e é uma posição firme do governo que o general Furtado não previa.
Angola deve chamar de imediato o embaixador angolano na RDC e expulsar o embaixador congolês em Angola.
Nós não precisamos dos cidadãos congoleses na nossa terra,até porque eles não fazem nada de bom se não andaram nas ruas a falar alto e sem civismo.
Acho que a nossa populacão deve estar preparada para correr com esses cães congoleses da nossa ainda que tenhamos que usar meios bélicos para desbaratar esses porcos nojentos e mal cheiros que estão na nossa terra.
Mambo Cabinda
Estou,preucupado com os nossos irmao que a muito tempo vivem no Congo Dem.Estao a regressar a casa sem nada,e isto me faz recordar as palavras do Dr.Savimbi que dizia, o primeiro e o Angolano,ja estamos a ver o comportamento dos langas,nao querem ver niguem nas terras deles espero que o coverno cumpre as profecias d Mano Mbimbi.
Anónimo
acredto q nao devemos encarar este problema com emocoes a flor da pele. o mesmo tem varias implicoes historicas a se ter em conta. porem o mais importante e:
NO VIOLENCE!!! VIOLENCIA NAO!
nao se esquecam da sexta feira sangrenta...
EL 26 europa ocidental
O camarada Furtado estás a te humiliar,o repatriamento os zaírenses tem que continuar,asidentidades falsas que possuem,BI,passaportes cedulas devem ser bem investigadas o tempo que reside em angola e o processo do pedido de nacionalidade angolana,também deve ser elaborado um novo sistema tem que se fazer o texto da lingua portuguesa,para quem pedir a nacionalidade angolana.em Luanda,onde o governo central situa é o sitio onde há mais zaírenses ilegais em todo mundo luanda tem mais zairenses que no próprio zaíre,matar matar matar e apagar o zaíre do mapo de africa e mandar todos eles no jardim geológico...
NDOKO NDOKO
Epa, estes compatriotas vão estar a aumentar a venda a rua de micates feitos com óleo de carro. È preciso estar atento. O Governo não esta a reagir por causa do Sindika Dolokolo, temos que estar alheios a estes parentimos e manda-los de volta para Matongué.
Anónimo
Nesta história de expulsões parece-me que a cautela da numenclatura no poder é a de não virem a perder os interesses económicos pessoais intalados na RDC
dondo lucala
este cab verdiano pensa que fazer apolitica é como cozinhar cachupa , mistrurar feijao ,arroz , milho , madioca maboque ,carne etc , este é um assunto do ministerio das relaçoes exterior e nao da defesa . ahaha so tem que ser mesmo mpla que manda generais para os assuntos politicos puxas ja nao prende.
ATENTO Luanda
Os Langas, esquecem-se que, em Angola, Luanda "Mabore, Petrangol (capital Palanka", sao os bastioes destes individuos que todos eles vivem ilegalmente, com identidade angolana falsa e duvidosa... Angolano que sou, sou a favor de retalhação ou seja, correr com todos esse langas de Angola e ai sim veremos quem é quem... Angola nao precisa dos langas para nada, alias, se o Governo Angolano depra-se com graves dificuldades de falsificação do Kuanza-Moeda Nacional, Dolare Americano, falsificação do B.I, Passaportes, Cartas de Condução, Pirataria de varia ordem, Proliferação de Igrejas ou Seitas Religiosas, venda ambolante, zungueiras, venda de produtos diversos ou montagem de bancadas em tudo que é canto, ruas e companhia, nao nos esqueçamos, que estes habitos sao dos Zazas, ou sumplesmente langas senao mesmo, Irmaos da RDC. Portanto, caso o Governo pensar em expulsar os langas que andam por cá, muitos dos vários problemas que enfermam a sociedade Angolana, terao o seu termino. Poratnto, RETALHAÇÃO, faz bem a todos nós.
angotuga
Parabéns pela posição muito sensata Sr. General, há que ser tolerante, embora Angola não deva, claro, deixar de afirmar a sua soberania sobre o seu próprio território, exigindo vistos de entrada aos cidadãos estrangeiros. No meu caso, que até nasci em Angola, tenho que esperar meses por um visto para visitar a terra que me viu nascer e acho muito bem!Saudades da minha terra!
Wadibaka
Eu sou de opiniao que o Governo Angolano tambem deveria tomar uma posicao radical em realacao aos cidadaos da Republica democratica do Congo, porque o que eles estao a fazer nao e certo de acordo com o direito internacional, por isso e que nos deveriamos linchar estes langas.
Sapalo
Angola devia chamar de eimediato o embaixador de Angola no Congo e expulsar o embaixador congolês em Angola e toda escumalha suja congolesa que vivem em Angola mesmo os que estão legais.
Kandengue Luanda
Lamento que os Congoleses (Zairenses)de hoje, ainda nao se tenham despido das atitudes anarquicas e autoritarias sem reflexo, à semelhança do que acontecia na era mobutista. Parece-me que este tipo de comportamentos leva-nos a um estudo profundo sobre as nossas relaçoes com aquele pais vizinho, para que, se necessàrio, fazermos algumas alteraçoes de relacionamento. As autoridades congolesas,(zairenses)de novo perderam de vista que foi graças aos angolanos que desde os primordios, a administraçao, a economia do Baixo Congo,e uma parte da segurança daquele pais so foi possivel graças a entrada de angolanos. Se eles continuarem assim, entao, o nosso governo também deve agir assim, porque também estamos cansados da presença de congoleses(zairenses) que estao no nosso pais desde ha anos, obtendo a nacionalidade fraudulentamente, trafico de documentos oficiais,riquezas etc. E vejam bem, metade do palanca, mais de metade da mabor, mais de metade da petrangol, metade do uige, mbanza congo, moxico, cabinda, etc sao povoados por zairenses em detrimento do verdadeiro angolano. Nao perderiamos nada expulsando do nosso pais os congoleses (zairenses).
Gorila
o snr general nao tem que vir a praca publica manifestar 1 "ponto de vista pessoal" sobre 1 tema tao candente! porque nao divulgar antes a posicao oficial do Governo Nacional, para evitar chatices mais tarde?!
DIVIDIRAM O MESMO POVO EUROPA
TEMOS DIRIGENTES SEM VISAO OU POUCO INTELIGENTES QUE SÓ PREOCUPAM SE DO PODER QUE NAO CONSEGUEM RESOLVER PROBLEMAS DE POUCA GRAVIDADE.DESTA XENÓFOBIA NOS ANGOLANOS PERDEMOS PORQUE HÁ UM SECULO QUE OS ANGOLANOS VIVEMOS LÁ E SÓ AGORA QUE SOMOS EXPULSOS.MEU KONGO DIA NTOTILA.....ta onde nzinga mbandi
O Lupa Luanda
Isto não deve ficar assim... Precisamos agir bem e sem atender a estas provocações que podem atrazar o nosso crescimento depois de várias décadas. Na verdade, precisamos fazer uma investida para resgatar os bens dos nossos compatriotas. Quanto aos RDCeanos q cá estão ainda nos mantemos calados.
BOA GENTE
É com muito agrado que vejo que há mesmo certos angolanos quem sabem bem dicernir a situação, como é caso de NINGUEM É DE NINGUÉM certamente por caso de ser poliglota aplausos meu irmão. Temos de condenar os doi governos principalmente o governo angolano. Alha bem desde do ano 1900 o angolano nunca pricisou de documentos para viver no Congo. No Congo angolano nunca foi considerado de legal ou ilegal.É preciso ler as imprensa dos dois país para poder bem comentar. Porque afinal até hoje em dia há angolanos quem vão estudar e se fazer tratar no Congo, acho que o contrário não acontesse. Então neste situação Angola também têm a perder. Lembras-vos que Congo antes destas situação nunca expulsou angolanos ilegal ou criminosos mais Angola sempre o fez sem respeito dos direitos humanos. Olha deixem os intelectuais comentarem.
FALA A VERDADE RFA
NAO CONCORDO COM ESTAS AFIRMACOES.O SENHOR DEVE SABER QUE OS ANGOLANOS ESTAO JÁ IMPLATADOS NA RDC NOS ANOS 30; 40 E 50 ISTO É ANTES DA INDEPENDENCIA DO CONGO.ALIAS NOS ANOS 50 O CONGO SOB A OCUPACAO BELGA TINHA EXPULSOS OS ANGOLANOS QUE LÁ VIVIAM.O CONGO TORNOU SE INDEPENDENTE EM 1960 E SERVIU SE COMO RETAGUARDA DOS MOVIMENTOS DE LIBERTACAO PARA ANGOLA LEVANDO EM 1961 UMA FUGA MASSIVA DOS ANGOLANOS DAS PROVINCIAS DO NORTE COMO CABINDA ;UIGE ;ZAIRE; MALANGE;LUNDA; MOXICO PARA CONGO E ZAMBIA.DESES PAÍSES A RDC É QUE ACOLHEU TALVEZ 80% DOS ANGOLANOS.PRATICAMENTE ESSES ANGOLANOS TALVEZ POR TRATAR SE DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS NUNCA FORAM CONSIDERADOS NEM LEGAIS OU ILEGAIS.MUITOS DELES INTEGRARAM SE NESSES PAÍSES E DEPOIS DA INDEPENDENCIA SURGIRAM GUERRAS QUE NOS TODOS SABEMOS QUE ATÉ 2004LEVARAM MUITOS ANGOLANOS A FUGIR DE NOVO.DIGO VOS SAO MILHOES DE ANGOLANOS A VIVER NA RDC;MUITOS DELES VOLTARAM E FUGIRAM DE NOVO PREFERINDO VIVER PARA SEMPRE ONDE ESTAO.SAO GERACOES DE MUITOS ANGOLANOS A VIVER NA RDC AO CONTRÁRIO DAS AFIRMACOES DO SENHOR.HOJE NAO ENTENDO COMO QUE TRATAM(TRATARAM)OS VOSSOS IRMAOS DE ZAIRENSES COMEM PESSOAS HOJE REVOLTAM DE MANEIRA PELA QUAL SAO EXPULSOS.O SER HUMANO MERECE RESPEITO;ALIAS DESDE ANOS QUE A ONU TEM AVISADA O GOVERNO DE ANGOLA DE MANEIRA PELA QUAL ZAIRENSES SAO EXPULSOS DE ANGOLA. SERÁ QUE O GOVERNO ANGOLANO ESTÁ PREPARADO DE ACOLHER OS MILHOES DE ANGOLANOS DOS CONGOS? O GOVERNO TEM A LEGALIDADE DE EXPULSAR OS QUE VIOLAM AS FRONTEIRAS MAS TEM QUE SER COM TODO HUMANISMO IMFORMANDO ANTES OS RESPECTIVOS GOVERNOS DOS CIDADAOS EM CAUSA E NAO DE MANEIRA QUE O TEM FEITO.OS POLITICOS DEVEM FAZER TUDO PARA QUE NO FUTURO SITUACOES DESTE TIPO NAO SE REPITAM.DE TUDO ISTO SÓ AS POPULACOES QUE SOFREM
Sandra sandramariassispaulo@hotmail.com
É realmente uma pena que isso esteja acontecer não de uma maneira passiva e inumana angolanos nós sabemos que o congo não há ainda uma constituição segura como a nossa a rebeldia é longe da nossa em termos de civilização nós somos 100 eles sabem talvez o que segnifica ser ilegal mais infelizmente é o mundo em vivemos por isso sei que apesar dos apesares nossos dirigentes saberão o que fazer pque sei que estamos capacitados pra isso resolução passiva assim são os angolanos um povo passivo.
Anónimo
Barak Obama recebeu o premio nobel da paz para o ano de 2009, mas entao nao era o estadista de renome internacional (JES) que era o cabeca de lista para o premio?
Kikolo
entre angolano e congoles quem comeso invadir o territorio do outro primeiro é o angolanos nos 50, 60 e 70. os Angola que estao ate hoje no Congo quer dizer nao sofre de preseguicao, se hoje estao ser preseguido a razao é um que provocou asituacao é Angola pronto, se eles tive preseguido no Congo ja estaria abwe em Angola. por isto voce que disse no congo te preseguia talvez era ladrao isto é normal que gosta de agurdar o criminoso no seu Pais.
Lumona Henrique Simao Ladeira lumonaladeira@yahoo.fr
Queridos amigos de Angola,é logico ver o nosso error ou a nossa falha politica. Vamos resolver efficazmente os problemas da nossa gente e aqueles dos estrangeiros residentes no nosso pais seguindo o espirito equilibrado de respeito dos diritos humanos e dialogando com os militares e politicos. Muito obrigado. Lumona Ladeira. Antigo combatente politico.-
andrew
estes caes do mpla deviam e expulsar todos congoleses ilegais. o congoles nunca respeitou o angolano. sera voces nao sabem disso. eu vivi no RDC e sei o que estou falar
atencao!
Bakongos fiquem atentos, os malanginhos so andao a espera duma oportunidade para vos darem cabo.. Os malanginhos nao gostam dos bakongos
Anónimo
OS congoleses, estão a fazer isto, para chamar a nossa atenção. Eles sabem que a malta não lhes demos confiaça. Porque afinal,o congo não tem nada para nós e param ja de enviarem peixe e sal, os famintos dos congoleses.A unita coisa que Angola recebe do Congo, é so problemas. Todos bandidos, venhem dai.Como é possivel, weste Africanos, entrarem em Angola, ja com o nosso bilhete apartir da RDcongo? Deviam mazer tomar esté pais e oucupar militarmente.
Antonio Bernardo Cunha abcu@chevron.com
E de lamentar a forma como os nossos compatriotas estao sendo tratados no territorio congoles, mesmo sob olhar silencioso das autoridades locais que tanto dizem conhecedora das leis internacionais sobre emigracao. Na verdade e que nos (angolanos) somos mesmo civilizados ao ponto de nao agirmos com esta retalhacao que poderia culminar numa autentica desgraca para os ditos langas. Para mim, deixo um apelo aos S.M.E que a recolha destes ilegais nao pode parar por causa dessa retalhacao, pelo contrario deve-se agora atribuir responsabilidades aos coordenadores dos bairros para que constantemente passem mensagem aos cidadaos nacionais que albergam os tais emigrantes em apartamentos arrendados.Assim podera em parte facilitar que os mesmos possam abandonar o pais de forma segura, carregando consigo os seus bens materiais.
Ninguem é de Ninguem AO Betochacua
Betochacua eu nao sei do que falas. portugues intendo, tambem frances, lingala e Deutsch, mais nao sei do que falas, se for o caso de ANGOLA e RDC, estou contra atitude dois Governo, todos nos que estamos ca na europa viemos ilegal, depois de alguns tempo comesaram nos legalizar, portugal, Espanha, franca por exp: legalizaram todos estrangeiro que estiveram na situacao ilegal no seu pais e muitos deles hoje beneficias os direito como cidadao national da quele Pais algums ate ja se naturalizaram. no caso de Angola ne todos congole pensa viver em angola com um ducumento falso Angolano, mais o que lhe obriga fazer isto, angola nao tem politica da imigracao. conseguir uma residencia em Angola talvez´pode ser facil para os Congoles o pais vizinho, mais onde vai se informa para legalizar a sua situacao, nao existe sitio da informacao, nao passa os anucio nos Jornal ne na radio e TV onde os estrangiero pode vir legalizar a sua situacao, se o proprio Angolano tem problema serio para ter informacao por seu causa e como um estrangeiro vai ter. servico da informacao e os anucio do governo sao pouco nos jornal e Radio. eu so digo uma coisa todo é urgulho da sua nationalidade, mesmo os congoles sao orgulhoso da sua nationalidade, vivemos com ele ca na europa, ate pode ja ter nationalidade frances, Ingles, holandes mais sao sempre vaidoso com nationalidade congoles. so quero dizer assim estou contra a politica dos dois governo, somos da SADC tem que aver o dialogo, ate eu apoiava um tribunal da SADC que poderia estar resover esse caso, se existi-se tribunal da sadc eu acho este caso o governo Angolano ne congoles poderia reagir assim, cada um fazia queixa neste tribunal. se ja temos mesmo carta da conducao, estamos a pensar no futuro ter mesmo economia e dinheiro entao por que vamos se matar, se o futuro nos diz vamos viver junto uma SADC sem frontera com uma identidade e mesmo dinheiro, agora por que quremos se matar um ao outro.
Inconformado
Será que nao ha diplomacia?! estamos em outro tempo será que nem com os vizinhos conseguimos viver em PAZ já chega a porcaria do governo que temos a saúde da população e a nossa educação ou mudamos de actitude ou entao vamos ficar CEGOS (olho por olho um dia acabamos por ficar ceguinhos)
Os nossod governantes tem muito que aprender temos que ser civilizados e pessoas de bem.
Já agora se for para fazer alguma coisa o genro do JES (o marido da Isabelinha) é Zairense :P podem começar por ele
Uma chega ao internauta Jonas Sidonio Svimbi Burro
Meu caro amigo o que é k queres dizer com (ca se faz ca se paga)? quer dizer k estas dar razão aos congoleses? seu parvo se não les e não acompanhas o evoluir da vida politica nacional e internacional então te calas, não uses os nomes de grandes homens para falares lixo. Quem está a pagar? o congo? por serem os primeiros a serem expulssos de angola? ou os angolanos seja mais explicito e transparente seu analfabeto politico.
MAU TITULO A ESTA NOTICIA MALANGE
QUEM NUNCA BATEU CAFE? SERA Q OS MWANGOLES ESTAO A FICAR FOFOS Q ATE OS LANGAS LHES AVACALHAM? Desculpem a linguagem mas nao me pude conter! Ate do congo vos estao a tundar?
BIG BOSS
è a primeira vez que compatilha as minha ideia com este General. vamos resover as coisa nas calma e sabedoria, eu sei o goveno Congoles vai repender do seu caso assim como disse o ani.
bamba vita botelho Luanda minha Banda
Primeiro os Angolanos os Angolanos Sempre, devemos tratar todos do jeito q eles nos tratam, q se f ser superior porq eles lucram e apanham-nos a pata. ANGOLA SEMPRE
Anónimo
Mais duas estrelas para ti general mas tens que dizer ao senhor Cena em Cabinda para acabar com aquela ceita ilegal dos zairenses e estrangeiros de origem duvidosa que tem aquela ceita de nome silla no bairro lombo-lombo (lucola)
A voz do povo Quero falar
Estás de parabens Sr. General, bem pensado isso é que o Parlamento Congoles devia ter feito antes. sobre a expulssão dos Angolanos ilegais no (s) Congo acredito mais de 10 não iriam encontrar. Porque os Angolanos lá não procuram nada, mas sim esses k estão a ser vitimas de maus tratos e apropriação dos seus bens são angolanos k ja lá vivem a + de 30/40 anos, refugiarão-se, re-assentaram-se, criaram familias e condições socias e insseriram-se nas comunidades congolesas, Este gesto do Gov Congoles, viola automaticamente a convensão das N. Unidas sobre os povos, refugiados etc na qual o Congo em membro com estado signatario, e no ambito da UN, SADEC, União Africana em fim. A decisão tomada pelo Gv. Angolano é, foi e continuará a ser legitima porque estes Congoleses k da qui foram expulsos eram ou são maioritariamente para desestabilizar a nossa economia, por em risco a integridade territorial e em causa s segurança do nosso pais. Porque se quiserem viver em angola podem, mas desde que cumpra as lei do pais acolhedor, não invadir as areas mineiras como esses faziam. Agora digam-me uma coisa alguem mexeu os Congoleses que estão no Palanca, mabor, petrangol, os Kwanzas, Rocha Pinto, Hojy ya Henda, Sapu, ou mesmo nas provcs do Uige, Cabinda, Moxico ou Zaire? a resposta é ninguêm. É por isso que o parlamento Congoles que se cuide por k quem perde com essa bagunça toda é o congo todos nós sabemos tanto faz nós os angoalnos como os proprios congoleses, alias isto vai ficar marcado na historia, estão aproximar o fogo da polvora. Mas ninguem esta mais interessado nisso.
Anónimo
Mais um resultado para aqueles angolanos que vendem a nossa nacionalidade,Ou que trocam a nossa a nocionalidade bens economicos
Bue Fixe Luanda
De acordo com a lei o Sr Furtado na funcção que excerece NAO deve comentar assuntos politicoas e limitar se so e unicamente aos assuntos que dizem respeito as FAA em egral.
Assuntos de imigração e/ou retaliação neste caso dizem respeito a repectivamente o Ministerio do Interior e/ou Governo .
Garcia Luanda
So esperro que nao nos confunsudem espulsao os regrresados como eu e deixao os Zairenses tal como Dokolo.
BETOCHACUA Londres
Esta vai pra o senhor ninguem e de ninguem nao sei se entendes bem o portugues ou lingala governo quando diz que ja nao tenhe angolanos residentes no congo ele esta a mencionar os ilegais nao os legais pq o problema aqui e legalizacao nao expulsao anartica que os nossos brother ai do norte pq ate ja esqueci o nome do pais pq nao quero associar-me com este tipo de gente estao a praticar ele estao a expulsar pessoas que situcao regularisada e estudantes aposto que eles nao xtao ilegais
Cao Coco Corobo
Gostei do comentario do ANI, é um comentario sabio da vozao. so quem tem vizao é que pode fazer esta analize. estas a poiado minha sra o sr nao sei.
Anónimo
Acho uma decisao muito certa neste momento, estamos em vespras de realizar a copa de Africa e nao estamos preparados para nso por em confusao mais apos a taca de Africa ai sim eu apoio quaisquer decisao que que se possa vir a tomar.
Isabel dos Santos Angolana
Minha sobrinha devorcia hoje mesmo esse Zairense e manda o Gajo de Volta Bandido Neh...
Anónimo
As autoridades até podem não expulsar os congoleses de Angola. Mas as autoridades não podem e nem vão impedir os angolanos, a população de varrer com eles do território angolano! Como é que os angolanos vão ficar de braços cruzados depois de se ver as imagens que passaram na TPA? Angolanos que viviam na RDC há mais de 40 anos, que já tinham a sua vida feita, foram escorraçados para fora da RDC como se fossem cães, criminosos, e depois roubam tudo o que pertence a esses angolanos. Então a população vai ficar só a olhar? Sem fazer nada? Enquanto aqui em Angola os congoleses estão a viver bem, a montar negócios, a levarem bué de kumbú para a terra deles, e s serem bem tratados pelo nosso governo? Não!!! Desculpem mas a população tem e deve fazer alguma coisa em solidariedade com os nossos compatriotas. É varrer de Angola todos os congoleses, todos da África Central e Austral. Se varremos os karkamanos e todos os que lhes acompanhavam?! Ou os congoleses também já se esqueceram? Então vamos lhes fazer lembrar. Vamos varrer com todos esses de Angola.
aní
eu,concordo plenamente com as autoridade,isso so vai mostrar ao mundo que ainda somos educados e o estado congolês vai sentir-se confuso e envergonhado com o comportamento do genero que não tem fundamento, uma coisa é ilegal a outra élegalmente,mas, parece que eles não conseguem fazer a distinção que deus protege os dois povo
Anónimo
Mais duas estrelas para ti general mas tens que dizer ao senhor Cena em Cabinda para acabar com aquela ceita ilegal dos zairenses e estrangeiros de origem duvidosa que tem aquela ceita de nome silla no bairro lombo-lombo (lucola)
foi um sinal de deus...
Os malanginhos confusionistas e assassinos devem estar bem dismoralizados com esta noticias, queriam a proveitar a oportunidade para matarem os bakongos que eles tanto odeiao.. Atencao bakongos, este sinal foi um aviso de deus para vos mostrar que os malanginhos so andao a espera duma oportunidade para a cabarem com todos voces. Nao fiquem distraidos!
critão Luanda
É vamos ver se este general falou a verdade porque quando a TAAG foi proibida de voar também falaram a mesma coisa.Quem sofre somos nós povos e eles!!!!!! NA BOA VIDA.
antonio soyo
Aqui está alguém que pensa como um chef, há tantas maneiras de resolver este conflito em vez de sofrer o povo mais pobre, alguém já viu um filho de um governador, ministro, administrador entre os reprimidos? são os pobres que sofrem, mas asseguro-vos que ainda existem filhoa das autoridades angolanos no Congo que là estudam. Vamos evitar que o pior aconteça este povo. E se uma explosão ou guerra em Angola ou no Congo, onde as pessoas vão ser recusado? Tudo pode acontecer a qualquer momento. Esta merece análise caros angolanos e congoles.
Anita Bailundo
Este problema não é dos militares; é problemas do Ministério das Relações Exteriores e do Parlamento.Vai mazé para a caserna.
Anónimo
Mais duas estrelas para ti general mas tens que dizer ao senhor Cena em Cabinda para acabar com aquela ceita ilegal dos zairenses e estrangeiros de origem duvidosa que tem aquela ceita de nome silla no bairro lombo-lombo (lucola)
Don por aí
Será que vão expulsar também o Luyeye Lua Sole e sua família? que pena....
Vitangui Luanda
Devemos aplaudir a decisão, pois reflete certa maturidade e experiência. Angola deve tornar-se forte, mas noutras bases
Candimba Lubango
Nesta hora é preciso muita concentração, para não deixar mancha no bom nome que angola vem grageando até a este momento.
Nkala Mbwa
O forte não retalha,prima-se pela razão,pelos princípios e leis que universalmente aceites,contudo, as autoridades angolanas deverão continuar a expulsar todos ilegais absolutamente todos.
Anonimo Luanda
Ai que tanta falta o mais velho Jonas!!!!!!!!!
jonas Sidonio Svmbi Los Angels
Ka se Faz Ka se Paga!!!
ngololo22222
tabem nao discordo...mas nao podemos deixar isso impune sabendo que estamos sendo maltratados e depois oque vao falar e pensar os angolanos desterrados brutalmente da RDC?situacao pra pensar bem,somos todos africanos mas eles nao sabem disso
Actor Luanda
Pela primeira vez apoio uma decisao inteligente deste momento, estas de parabens.